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AIDA: Nova Era na Gestão de Riscos Humanos

A KnowBe4, plataforma de segurança cibernética de renome mundial que aborda de modo abrangente a gestão de riscos humanos, anunciou hoje um novo conjunto inovador de agentes de segurança nativos de IA concebidos para automatizar e aperfeiçoar a gestão de riscos humanos – AIDA.

O AIDA é um conjunto de agentes que aprimora a abordagem para a gestão de riscos humanos ao aproveitar múltiplas tecnologias de IA para criar treinamento personalizado, adaptável e altamente eficaz a todos os usuários finais que realmente mudam o comportamento. Dando suporte a todo o conjunto de agentes está o SmartRisk AgentTM. O SmartRisk Agent aproveita os dados comportamentais do usuário final de todos os produtos da KnowBe4 para ajudar a medir o risco cibernético em pessoas. As pontuações de risco multidimensionais deste agente são originadas para tornar mais fácil aos profissionais de segurança perceberem problemas potenciais nos níveis de usuário, grupo e organização.

Segundo uma pesquisa LastPass 2024, mais de 95% dos profissionais de segurança cibernética acreditam que o conteúdo gerado por IA torna a detecção de phishing mais desafiadora. Este avanço tecnológico nas mãos de maus atores criou uma nova geração de ataques de engenharia social altamente convincentes que a formação da conscientização sobre segurança universal não consegue combater.

“O AIDA não é meramente o próximo passo na gestão de riscos humanos da KnowBe4, mas um salto quântico adiante”, disse Stu Sjouwerman, Diretor Executivo da KnowBe4. “Ela oferece um conjunto de agentes nativos de IA que transformam a forma como os profissionais de segurança abordam a gestão de riscos humanos. O AIDA capacita as organizações a se manter na vanguarda sobre ataques de segurança cibernética baseados em IA, medindo pontuações de riscos humanos para compreender melhor e mitigar ameaças dentro do panorama de riscos.”

Os quatro primeiros agentes que foram liberados incluem:

  1. Agente de treinamento automatizado: Usa IA com 316 indicadores influenciando 37 fatores em 7 áreas de conhecimento para analisar o histórico de aprendizagem dos usuários finais, função, pontuação de risco, padrões de comportamento e até mesmo idiomas para que o AIDA possa atribuir automaticamente o conteúdo mais relevante e atrativo.
  2. Agente de geração de modelos: Ao aproveitar a IA generativa, o AIDA cria modelos de phishing altamente realistas que podem espelhar vetores de ataque atuais. Os indicadores de engenharia social, ou bandeiras vermelhas, estão baseados em Estrutura de Escala de Phish da NIST.
  3. Agente de atualização de conhecimento: O AIDA oferece atualizações de conhecimento em intervalos ideais, garantindo que os usuários finais realmente apliquem conceitos cruciais de segurança.
  4. Agente de teste de política: O AIDA gera questões inteligentes com base em políticas específicas de segurança e conformidade de uma organização.

O AIDA está disponível como um complemento para clientes da KnowBe4 com uma assinatura KnowBe4 nível Diamond. Para mais informações sobre o AIDA, acesse https://www.knowbe4.com/products/AIDA.

Sobre a KnowBe4

A KnowBe4 capacita as forças de trabalho a tomar decisões de segurança mais inteligentes todos os dias. Com a confiança de mais de 70.000 organizações ao redor do mundo, a KnowBe4 ajuda a reforçar a cultura de segurança e a gerenciar riscos humanos. A KnowBe4 oferece uma plataforma completa de primeira categoria orientada por IA para Gestão de Riscos Humanos, criando uma camada de defesa adaptável que fortalece o comportamento do usuário contra as mais recentes ameaçasàsegurança cibernética. A plataforma HRM+ inclui módulos para treinamento de conscientização e conformidade, segurança de e-mails em nuvem, formação em tempo real, antiphishing colaborativo, agentes de defesa de IA e muito mais. Como a única plataforma de segurança mundial deste tipo, a KnowBe4 utiliza conteúdo, ferramentas e técnicas de proteção de segurança cibernética personalizados e relevantes para mobilizar forças de trabalho a se transformarem da maior superfície de ataque ao maior ativo de uma organização.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informações, entre em contato com Kathy Wattman em pr@knowbe4.com | 727-474-9950.

Fonte: BUSINESS WIRE



Prêmio HR First Class celebra destaques no setor de RH

Aconteceu no final de novembro, no Espaço Boulevard JK, em São Paulo, a 4ª edição do Prêmio HR First Class – uma das maiores e mais respeitadas celebrações de RH do país. O reconhecimento tem como objetivo destacar boas práticas em RH e os profissionais de destaque na área de gestão de pessoas.

Os vencedores nas categorias de Head e Fornecedores para RH foram escolhidos por votação popular. Já os cases finalistas, apontados a partir de uma curadoria feita por profissionais especializados em cada uma das categorias, passaram por uma votação secreta do Comitê do HR First Class – formado por executivos de alto escalão de grandes companhias, para indicação dos vencedores.

Para abrilhantar a noite de premiação, o evento contou com apresentações exclusivas de Afonso Nigro, Luiza Possi e Rinaldo Viana. Os vencedores foram: 

Profissional de RH/Head do Ano:
Indiara Manfre (BRF) – Diretora de Gente

Benefícios: Alelo

Recrutamento e Seleção: LinkedIn

Facilites e Services: Sodexo

Educação e Treinamento: Escola Conquer

Tecnologia para RH: Sólides

Cases Atração e Retenção: Camil

Cases Comunicação Interna e Endomarketing: Wheaton

Cases Diversidade, Inclusão e Equidade: Scania

Cases Educação Corporativa: Leroy Merlin

Cases Programas de Saúde e Bem-estar: A. C. Camargo Cancer Center

Cases Práticas de Sustentabilidade e ESG: Arteb

O Prêmio HR First Class contou com patrocínio da Amil Saúde, Safe Care Benefícios e Hospital e Maternidade Sepaco. Empresas apoiadoras: Encaso Comunicação, Didáctica, Bisutti, Kronberg e Uniglobe. A realização é da Scaldelai Projetos de Crescimento.



Clube Sírio promove festa de Natal para crianças da Santa Casa de Misericórdia

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O Esporte Clube Sírio, por meio do Departamento de Filantropia Sírio do Bem, promoveu em 25 de novembro, uma festa de Natal para crianças em tratamento oncológico da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo.
  
As crianças foram recebidas com carinho e passaram um dia importante no clube. Além do almoço, elas participaram de brincadeiras e assistiram a uma apresentação de ballet clássico da Ecco Cia de Dança que arrancou sorrisos e aplausos. O ilusionista Felipe Kardman trouxe momentos de fantasia e diversão. Cada criança recebeu uma touca ou peruca lúdica, uma das iniciativas do Departamento de Filantropia Sírio do Bem. Essas perucas são confeccionadas pelos voluntários do Projeto Perucas dos Sonhos, e têm como objetivo elevar a autoestima das crianças que perdem seus cabelos durante o tratamento oncológico. “Mais do que isso, elas promovem uma sensação de alegria e leveza, fundamentais para potencializar os efeitos da quimioterapia, já que, como se sabe, um estado emocional positivo contribui para o bem-estar físico e mental”, ressalta Rita de Cássia Halti, diretora do Sírio do Bem, que encabeça a iniciativa.
O momento mais aguardado foi a chegada do Papai Noel. A festa continuou com a entrega de presentes especiais pelo Papai Noel, fruto do trabalho das voluntárias do projeto, que assumiram o papel de madrinhas. Cada voluntária escolheu brinquedos, roupas e calçados para as crianças, pensando com carinho nas necessidades de cada uma.
O cuidado não ficou restrito às crianças. As mães também foram lembradas com uma lembrancinha especial. “Foi um gesto simples, mas repleto de significado, que emocionou e trouxe alegria para essas mulheres que tanto precisam de um momento de acolhimento e reconhecimento. São guerreiras incansáveis que dedicam suas vidas ao cuidado dos filhos”, frisa Rita de Cássia.

O Departamento de Filantropia Sírio do Bem nasceu em abril de 2018, idealizado pela diretora Rita de Cássia Halti. O projeto, que começou como uma iniciativa para confeccionar perucas lúdicas, cresceu e se tornou um departamento robusto, que hoje ultrapassa os muros do Esporte Clube Sírio. Suas ações se expandiram para atender crianças em tratamento oncológico, além de orfanatos, asilos, casas de longa permanência, e causas humanitárias que vão desde os refugiados da Síria até comunidades no Rio Grande do Sul. 

A cada ano, esse projeto se renova e reafirma seu compromisso de espalhar amor e esperança.

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Alcon reforça a importância da tecnologia na melhora da qualidade de visão após a cirurgia de catarata

De acordo com o IBGE, mais de 14,7% da população brasileira é composta por pessoas com mais de 60 anos2. A longevidade ativa é também uma realidade global. Mais de 10 milhões de americanos com 65 anos ou mais estão atualmente empregados, número que deve chegar a 15 milhões em 20322, enquanto trabalhadores com 55 anos ou mais já representam um quarto ou mais da força de trabalho na Itália e no Japão3, por exemplo.

Acompanhando o movimento da longevidade ativa em todo o mundo, a Alcon, líder mundial em cuidados com a visão, realizou em 2023 a pesquisa Alcon Eye On Cataract Survey, estudo realizado em dez países com pacientes pré e pós-cirurgia de catarata, com mais de 50 anos.

Esse estudo mostrou que, globalmente, entre os aspectos do envelhecimento, a visão é o segundo fator mais importante, após a memória. No Brasil, essa resposta foi de 89% dos entrevistados.

Os resultados revelaram também que para 78% dos brasileiros, a qualidade de vida melhorou após a cirurgia de catarata. E a visão ficou melhor para 91% deles. Após a cirurgia, 47% deles também disseram sentir ter a visão de alguém ao menos dez anos mais jovem.

Tecnologia a favor da longevidade ativa

A Alcon Brasil reforça a importância da tecnologia nos procedimentos que ajudam a população de mais de 50 anos a terem melhor qualidade de visão e de vida.

Entre elas, destacam-se as lentes intraoculares de correção de presbiopia (vista cansada), as PC-IOLs (lentes intraoculares de correção de presbiopia), que permitem, em um único procedimento – a cirurgia de catarata – a correção de dois problemas de visão ao mesmo tempo: a catarata e a presbiopia.

Os benefícios dessas opções de lentes ficaram evidentes nos resultados da pesquisa. Os pacientes com catarata relataram que tiveram uma melhora na qualidade de vida após a cirurgia, incluindo 81% dos pacientes que receberam qualquer PC-IOL. 1

“A cirurgia de catarata deve ser uma prioridade, especialmente para aqueles que desejam envelhecer de forma saudável e ativa. Enquanto a Alcon continua investindo em pesquisa clínica e tecnologia de ponta, os resultados da Pesquisa Alcon Eye On Cataract são essenciais para destacar o impacto humano das lentes de alta tecnologia, como as lentes intraoculares para correção de presbiopia”, disse Fabio Almeida, diretor da unidade de negócios Cirúrgica e gerente-geral da Alcon no Brasil.

Referências:

  1. 2023 Alcon Cataract Survey

  2. Pesquisa IBGE, 2022 – População cresce, mas número de pessoas com menos de 30 anos cai 5,4% de 2012 a 2021
  3. Dychtwald K, Morison R, Terveer K. Redesigning retirement. Harvard Business Review. February 15, 2024. Accessed May 8, 2024. https://hbr.org/2024/03/redesigning-retirement.

  4. Root J, Schwedel A, Haslett M, Bitler N. Better with age: The rising importance of older workers. July 26, 2023. Accessed April 5, 2024. https://www.bain.com/insights/better-with-age-the-rising-importance-of-older-workers/

Código veeva: BR-CLM-2400007

Sobre a Alcon

A Alcon ajuda as pessoas a verem melhor e de maneira brilhante. Como líder global em cuidados com a visão e com mais de 75 anos de história e experiência, a Alcon oferece o mais amplo portfólio de produtos para melhorar a visão e a vida das pessoas. Os produtos das divisões Cirúrgica e Vision Care (Cuidados com a Visão) impactam anualmente mais de 260 milhões de pacientes com catarata, glaucoma, doenças da retina e erros de refração em mais de 140 países. São mais de 25 mil colaboradores em todo mundo, dedicados a aprimorar a qualidade de vida dos pacientes por meio de produtos inovadores, parcerias com profissionais de oftalmologia e programas que promovem o acesso a produtos e a procedimentos oftalmológicos de qualidade. Saiba mais no site da Alcon.

Contato:

Agência Truly

Priscilla Granzotto

+55 19 99328-9980

priscilla.granzotto@agenciatruly.com

Alcon

Luiza Barros

+ 1 817 751 6658

Fonte: BUSINESS WIRE



TÜV Rheinland inaugura escritório no Rio de Janeiro

A TÜV Rheinland, uma das líderes mundiais em serviços de inspeção e testes, acaba de inaugurar um escritório na capital fluminense. O espaço, já em operação, está instalado no Edifício Almirante Barroso, no centro da cidade, junto às principais empresas do mercado.

O Rio de Janeiro está recebendo investimentos públicos nos setores de saúde e infraestrutura, e privados feitos pela indústria automotiva que produzirá novos modelos de veículos na região, e a abertura do novo escritório permite uma aproximação ainda maior junto aos clientes do Rio de Janeiro, além de propiciar um atendimento mais próximo aos mercados tradicionais estabelecidos no estado, como óleo & gás e energia.

“Empresas destes segmentos precisam ter uma política de inspeção e manutenção para garantir a segurança de seus colaboradores, profissionais terceirizados, comunidades do entorno, além de ações para prevenir e mitigar possíveis riscos ambientais. A inauguração deste novo escritório da TÜV possibilita uma maior proximidade e interlocução com esse mercado, que para nós é estratégico”, explica Paulo Cintra, Regional Business Stream Manager Industrial Services South America da TÜV Rheinland.

A realização constante de serviços de inspeção, testes e avaliações para certificação, como ensaios para testar equipamentos e sistemas pressurizados, ensaios não-destrutivos de materiais, inspeção industrial de plantas onshore e offshore, e testes funcionais de segurança são fundamentais para as empresas garantirem o bom funcionamento, segurança e o compliance com a legislação. O trabalho da TÜV Rheinland aborda todo o ciclo de vida de uma planta industrial, desde as especificações, projeto, fabricação, instalação e operação até a modificação, manutenção e desativação.

“Nossa atuação ajuda empresas a conhecerem os riscos relacionados a possíveis falhas em seus ativos e a visão técnica nos processos de produção. Isso permite aos gestores avaliarem como reduzir os custos mantendo a segurança operacional, por meio de um sistema de gerenciamento de integridade de ativos harmonioso e funcional, mantendo a integridade da planta e respeitando os requisitos legais”, completa Paulo Cintra, da TÜV Rheinland.

Importância do setor na economia

No Brasil, o setor de óleo e gás contribui com 10% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Os valores arrecadados são distribuídos desde a União até os municípios, e, por lei, parte do montante total é destinada a investimentos em educação, saúde e políticas sociais. Além disso, o setor está na base da cadeia de outros setores produtivos, fornecendo energia e insumos para a indústria de mineração, metalurgia, química, transportes, entre outros.



Aumento da CSLL tenta compensar reoneração da folha, mas enfrenta resistência

Em meio à instabilidade política e às incertezas econômicas, o governo busca a aprovação de um pacote fiscal no Congresso: o Projeto de Lei n.º 3394/2024, que propõe aumentar temporariamente a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e faz parte de uma estratégia para equilibrar as contas públicas. No entanto, o cenário político instável em Brasília, agravado por episódios de explosão em novembro, traz incertezas sobre o avanço do projeto.

A elevação da CSLL visa compensar as perdas de arrecadação causadas pela reoneração gradual da folha de pagamento. Até 2028, 17 setores econômicos que contribuem com base na receita bruta desde 2011 voltarão ao regime de tributação sobre a folha salarial. O governo estima que essa transição resultará em uma queda na arrecadação. Para mitigar o impacto, o PL propõe aumentar a CSLL de 9% para 10% para empresas em geral, de 20% para 22% para bancos e de 15% para 16% para seguradoras e outras instituições financeiras, com retorno às alíquotas atuais em 2026.

Segundo Pedro Ivo Fontes, redator e advogado da área federal da Econet Editora, o governo espera que as arrecadações adicionais desse projeto atinjam R$21 bilhões em 2025, amenizando os efeitos da reoneração e contribuindo para o equilíbrio fiscal.

O projeto de lei também prevê o aumento permanente da alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre Juros sobre Capital Próprio (JCP), de 15% para 20%. Essa medida, segundo Pedro Ivo Fontes, pode desestimular a distribuição de lucros por essa via, aumentando os custos para investidores e acionistas. Isso porque, com a tributação mais elevada, empresas podem reconsiderar o uso do JCP, o que impactaria a captação de novos investimentos e a atratividade de ações no mercado. “No entanto, para o governo, a medida é uma forma de reforçar a arrecadação e mitigar déficits fiscais”, ressalta Pedro Ivo Fontes.

Além disso, o PL 3394/2024 sugere a eliminação do crédito presumido de PIS/Cofins para fabricantes e importadores de cigarros e bebidas que utilizam selos de controle e equipamentos contadores. Na prática, essa medida elevará os custos operacionais desses setores, reduzindo benefícios fiscais que atualmente aliviam parte da carga tributária. “Isto é, por um lado, a eliminação do crédito visa aumentar a arrecadação; por outro lado, pode pressionar os preços finais dos produtos e afetar a competitividade dessas empresas”, comenta Pedro Ivo Fontes.

Resistência e preocupações com a competitividade

O redator da área federal da Econet Editora alerta que empresários e analistas manifestam preocupação com o impacto do aumento da CSLL na competitividade das empresas e na capacidade de atrair investimentos. Além disso, outros riscos previstos incluem o repasse de custos ao consumidor e a redução das margens de lucro, especialmente para setores mais sensíveis.

A proposta do PL também enfrenta resistência no Congresso. “Muitos parlamentares e representantes do setor produtivo questionam a viabilidade de novos aumentos de tributos em um contexto de recuperação econômica ainda frágil”, afirma Pedro Ivo Fontes.

Uma visão favorável

Embora tenha gerado resistência, a proposta de elevação da CSLL encontra defensores que destacam seu potencial de fortalecer as contas públicas sem recorrer a medidas de austeridade mais severas. 

Para os especialistas que defendem a medida, o aumento temporário da contribuição pode garantir recursos para manter políticas públicas e serviços essenciais, além de ser uma alternativa viável para assegurar o equilíbrio fiscal em um momento delicado da economia. “A arrecadação adicional poderia ser direcionada a programas sociais e investimentos estratégicos, promovendo um retorno econômico no médio prazo”, observa Pedro Ivo Fontes.



Viagens rodoviárias crescem 33% e aquecem o turismo no país

As viagens rodoviárias registraram um aumento de 33% no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Transportes Terrestres (Abrati). Esse desempenho movimentou o turismo nacional, mesmo em um período com poucos feriados prolongados, conforme informações do Ministério do Turismo.

A proximidade de São Paulo com cidades que oferecem turismo cultural, gastronômico e natural reforça o interesse por roteiros de curta duração. Além disso, a infraestrutura de rodovias como a dos Bandeirantes, a Castelo Branco e a Dutra facilita o acesso rápido a destinos que atendem a diferentes interesses e perfis de visitantes. Abaixo, os principais atrativos de dez cidades a poucas horas de São Paulo:

Mairiporã: turismo de aventura e áreas verdes

Localizada na Serra da Cantareira, Mairiporã é um destino com opções para trilhas, como a do Pico do Olho D’Água, esportes off-road, como 4×4 e motocross, além de cachoeiras e espaços para atividades ao ar livre.

Guarulhos: opções gastronômicas, compras e eventos

Guarulhos oferece uma ampla rede de restaurantes, shoppings como o Internacional e o Parque Shopping Maia, além de uma agenda cultural diversificada. Para o turismo ecológico, o Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira é um dos destaques da cidade.

Itapecerica da Serra: templos e mata atlântica preservada

Itapecerica da Serra concentra atrativos como o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, os templos Kinkaku-ji e Enkoji, além de áreas preservadas de mata atlântica, que incluem trilhas e opções de contato com a natureza.

Atibaia: capital nacional do morango e turismo ao ar livre

Atibaia é reconhecida oficialmente como a capital nacional do morango e realiza anualmente a Festa das Flores e Morangos, atraindo turistas de diversas regiões. Outros atrativos incluem a Pedra Grande, popular para esportes radicais, e o teleférico que liga o centro da cidade ao Morro do Santuário.

Guararema: turismo cultural e histórico

Guararema oferece atrações como o Parque da Pedra Montada, a Ilha Grande e o Trem de Guararema. A cidade também é conhecida por um centro histórico com construções preservadas, lojas de artesanato e restaurantes.

Joanópolis: cachoeiras e lendas regionais

Joanópolis é conhecida pela Cachoeira dos Pretos, com mais de 150 metros de altura, e por suas lendas regionais, como a do lobisomem, que inspiram eventos culturais. A cidade também conta com turismo rural e trilhas ecológicas.

Bragança Paulista: gastronomia e turismo náutico

Bragança Paulista possui atrativos como o Lago do Taboão e a Represa do Jaguari, voltados para esportes aquáticos e passeios ao ar livre. O município também é conhecido por sua produção de linguiça artesanal.

Ibiúna: áreas naturais e esportes aquáticos

Ibiúna, localizada na Serra de Paranapiacaba, é cercada por áreas de preservação ambiental e lagos como a Represa de Itupararanga, que atrai visitantes para esportes aquáticos e atividades náuticas.

São Roque: rota do vinho e cultivo de alcachofras

São Roque é destaque pela Rota do Vinho, que reúne vinícolas, adegas e restaurantes especializados. A produção de alcachofras, celebrada em eventos locais, também é uma atividade importante no município, que combina turismo gastronômico e histórico.

Juquitiba: turismo ecológico e atividades aquáticas

Juquitiba, localizada no Vale do Ribeira, é conhecida por trilhas ecológicas e passeios de rafting. A cidade é um destino procurado por quem busca contato com a natureza e atividades ao ar livre.

Plataforma reúne informações de todas as cidades em um único app

Essas cidades fazem parte da plataforma Destinos Inteligentes, que centraliza informações sobre atrativos, restaurantes, eventos e serviços em um único aplicativo. Cada município também possui um site próprio, oferecendo mais praticidade para planejamento de viagens.

De acordo com Edimar Martins, CEO da GovTech, “essa tecnologia não apenas facilita a experiência dos turistas, mas também auxilia no desenvolvimento estratégico das cidades. O aumento das viagens rodoviárias reflete o interesse por destinos próximos a grandes centros urbanos, que atendem a diferentes perfis de visitantes e segmentos turísticos”, finaliza.

Website: https://guia.destinosinteligentes.tur.br/cidades/SP 

App: https://4et.us/DestinosInteligentes 



Assessoria de imprensa tem de ser mais criativa nesta época

Bill Gates, fundador da Microsoft, disse: “Se eu tivesse apenas um dólar, investiria em Relações Públicas”. Essa frase se tornou famosa não só por se destacar numa matéria da Forbes sobre a importância da comunicação corporativa, como por estar espalhada por toda a web. No Brasil, esse tipo de trabalho é vinculado à assessoria de imprensa e vem sendo realizado em grande parte por jornalistas – reservando a esse profissional o melhor piso da categoria, segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Mas se engana quem pensa que, por entender a dinâmica das redações, os assessores de imprensa têm vida calma nos meses de dezembro e janeiro. Há que ser criativo.

Ainda sobre a matéria da Forbes, ela reforça o pensamento de que a grande vantagem da boa cobertura da mídia é que ela traz múltiplos benefícios pelo preço de um. Além de apoiar vendas, oportunidades de investimento e reconhecimento geral da marca, artigos bem-posicionados sobre determinada empresa ou executivo podem impulsionar a otimização de mecanismos de busca com links externos, aumentando a visitação do site da marca. Também pode melhorar a reputação do cliente, refletindo em ganho de credibilidade e autoridade.

De acordo com a canadense Crystal Richard, relações públicas e uma das autoras do livro “Get Covered! – Como elaborar, lançar e contar a história de sua startup para obter mais clientes”, independentemente do tamanho e do segmento de atuação de uma empresa, uma coisa é certa: toda marca precisa ganhar visibilidade. Embora o trabalho de assessoria de imprensa tenha sido lapidado e sofrido importante transformação nos últimos anos, uma parte considerável do seu modus operandi permanece a mesma, ou seja, é preciso haver dedicação na pesquisa e desenvolvimento do texto, conhecer bem a estratégia de marketing e o público-alvo do cliente, fazer matérias capazes de gerar identificação e engajar pessoas, além de oferecer à imprensa material relevante.

Conhecer a dinâmica das redações é outro ponto fundamental para evitar dissabores e fracassos. “Muitas agências, nesta época do ano, sabendo que vários jornalistas, editores e produtores saem de férias ou trabalham no sistema de rodízio, se convencem de que não têm tanto o que fazer pelos seus clientes”, diz a jornalista Heloísa Paiva, que lidera a agência Press Página há 23 anos. “Essa postura acaba resultando na perda de grandes oportunidades, já que muitos repórteres, antes de entrar em férias, preparam matérias atemporais para serem veiculadas no período das festas de fim de ano e férias de verão. Isso sem mencionar a concorrência acirrada que os assessores de segmentos específicos enfrentam quando o cliente encara esta época como a melhor oportunidade do ano. Ou seja, dá para fazer muita coisa entre janeiro e fevereiro – lembrando que planejar com antecedência e entender as necessidades dos jornalistas de redação são passos cruciais para garantir que o conteúdo desenvolvido para os clientes não só ganhe destaque, mas também contribua positivamente com informação de qualidade”.

Segundo Heloísa, também os clientes – principalmente aqueles com mais experiência –, sabem que, mesmo que não tenham conteúdo inédito para compartilhar, o período é ótimo para avaliar sua estratégia de liderança de pensamento, bem como a forma com que têm se relacionado com seu público-alvo. “Especialmente com startups em estágio de crescimento, quando tudo se move rapidamente, é importante garantir que as estratégias de comunicação mantenham a tração e a relevância para conversas de mercado mais amplas”.

A jornalista reuniu mais cinco dicas essenciais para assessorias de imprensa que desejam maximizar sua eficácia durante o período das festas de fim de ano e as férias de verão:

  1. Personalização para cada veículo de imprensa. “As plataformas de distribuição de notícias para jornalistas de todo o país repetem algumas vezes durante o ano o quanto é importante conhecer o público-alvo do cliente antes de construir um mailing. Ainda assim, tem muito assessor de imprensa mandando pauta de beleza para revista da construção – o que gera alguma animosidade desnecessária. Entender as preferências editoriais de diferentes meios de comunicação e adaptar os press releases para atender às especificidades de cada um pode aumentar as chances de publicação em espaços editoriais”.   
  2. Conteúdo extra. “Incluir materiais visuais atraentes, como infográficos, fotos inéditas e vídeos, é altamente recomendável – sempre que possível. Esse material extra, dando apoio a uma boa matéria, pode ajudar a destacar o conteúdo em meio a uma enxurrada de informações típicas deste período”.        
  3. Agilidade e disponibilidade. “Outra coisa que faz toda a diferença é a disponibilidade para atender demandas de imprensa. Sendo assim, quem está apto a atender rapidamente aos jornalistas, oferecendo informações adicionais e facilitando o contato com fontes que possam enriquecer a história, está um passo à frente da concorrência”.                                                                                                          
  4. Utilização de dados, estudos e pesquisas. “Cada vez mais, as agências de comunicação estão entendendo que não adianta incluir no texto que o cliente é o maior ou o melhor em determinada área de atuação, sem que se possa provar com base em dados divulgados por entidades respeitadas. Outro recurso que enriquece muito um press release é trabalhá-lo como uma matéria jornalística, trazendo números críveis, citando estudos e pesquisas. Esse tipo de prática está intimamente relacionado ao ganho de autoridade e credibilidade – não só da marca, mas também da agência”.                                  
  5. Monitoramento e análise de resultados. “Outra dica valiosa é utilizar ferramentas de monitoramento para acompanhar o alcance e o impacto dos comunicados enviados ao longo do ano ou desde o início do contrato. Analisar esses dados contribui para ajustar estratégias em tempo real e é bastante útil para aprimorar as campanhas no ano seguinte”.



Marca brasileira cita as cores que serão tendências em 2025

Desde 2014 a Tintas Eucatex elege a sua “Cor do Ano” com base em um estudo abrangendo as últimas  tendências mundiais. O levantamento mais recente foi feito por profissionais multidisciplinares coordenado pela consultoria de tendências Tendere.

A marca do brasileiro Flavio Maluf, indicada na lista da Forbes Agro100, apresentou sugestões das paletas de cores para o próximo ano indicando, ao todo, 42 tonalidades divididas em quatro grupos criativos. Dentre elas, o destaque da coleção é para a tonalidade nomeada de “Sombra da Floresta”. Segundo estimado pela campanha da marca, a cor será a grande protagonista do ano de 2025 no catálogo da marca.

Com tons de verde, azul e cinza, a cor escolhida é, segundo o estudo encomendado pela companhia de Flavio Maluf, um convite ao relaxamento e à reflexão. Segundo publicado no site oficial da campanha, a escolha manifesta “um convite ao relaxamento e à reflexão: essa tonalidade evoca a calma das árvores centenárias, o frescor de um rio cristalino e a serenidade de um dia nublado”.

A campanha, apresentada na página Cor do Ano Eucatex, destacou as sensações geradas pela tonalidade e os motivos dessa escolha. Em entrevista ao site PaintShow, Argemiro Sanches, gerente de Marketing e Produtos da Tintas Eucatex, detalha que a cor reflete o desejo dos brasileiros por um ambiente mais tranquilo. “A serenidade de Sombra da Floresta traduz o nosso desejo por dias melhores, mais calmos, com o frescor da tranquilidade. É um descanso aos olhos, ao corpo físico e à mente”.

Segundo a Dra. Patricia Sant’Anna, CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere, empresa de consultoria e tendências mercadológicas, a tonalidade do ano leva em conta as relações culturais e mercadológicas. “O tom se equilibra em nuances acinzentadas, que reforçam a elegância e promovem segurança emocional, características que tornam a tonalidade ideal tanto para ambientes residenciais quanto corporativos”, destaca.

Campanha mostra a cor do ano para 2025

A página oficial da Cor do Ano também incluiu quatro grupos de paletas de cores com base nas tendências analisadas. A empresa apresentou as propostas com o objetivo de oferecer opções que atendem a diferentes estilos e necessidades, desde a valorização de raízes culturais até a busca por uma conexão com a natureza.

A primeira paleta apresentada foi a “Pop Tropical – Origens”, inspirada nas culturas indígenas e africanas. O grupo busca reforçar a conexão com a natureza e as origens culturais, com cores que fazem referência a elementos como a terra, as matas e o céu. Entre as tonalidades estão Sombra da Floresta, Pau Brasil, Tatuagem de Henna, Arara Azul e Floresta Amazônica.

A segunda proposta, chamada “Latino Urbano – Gráfica Cidade”, mistura referências das décadas de 1950 e 1980, adaptadas ao contexto contemporâneo. O objetivo é transmitir a busca por aceitação e o desejo de destaque. As cores sugeridas para essa paleta incluem Sombra da Floresta, Campo de Futebol, Eclipse, Roxo Púrpuro e Café Torrado.

A terceira paleta, “Karioka – Jardim da Paz”, foca na reconexão com a natureza e no estímulo ao bem-estar. O grupo propõe um estilo de vida mais sustentável, com cores que remetem à tranquilidade e ao equilíbrio. As tonalidades incluem Sombra da Floresta, Vulcão, Cacau, Pão de Forma e Hortelã Refrescante.

Por fim, a paleta “Sofisticado – Essência” foi criada para quem busca um estilo minimalista, com cores e materiais de alta qualidade. O grupo enfatiza a ideia de simplicidade e elegância. As cores incluem Sombra da Floresta, Sons do Mar, Eclipse, Clorofila e Reflexo do Lago.



Empresa fornece dicas eficientes para economizar energia elétrica

A conta de energia elétrica é um dos itens de maior impacto no orçamento dos brasileiros. Diante do aumento constante das tarifas e a crescente preocupação com a sustentabilidade, encontrar maneiras eficazes de economizar energia tornou-se uma prioridade para os consumidores.

Seja em residências, escritórios, edificações comerciais ou industriais, a adoção de práticas que reduzem o consumo sem comprometer o conforto ou a produtividade pode gerar economias significativas e ainda contribuir para a preservação ambiental.

Além disso, a conscientização sobre o uso racional da energia começa em casa, onde pequenas atitudes podem resultar em grandes economias como, por exemplo, desligar aparelhos quando não estão em uso, regular o uso de ar-condicionado e aquecedores, entre outros.

“Este tema deve ser dividido em duas partes: economia de energia dos aparelhos de utilização que são ligados à instalação elétrica e economia de energia dos componentes da instalação. São exemplos do primeiro caso, uma pessoa utilizar em sua residência, por exemplo, uma geladeira, ou uma máquina de lavar roupas com selo A do Procel, que identifica produtos com alta eficiência energética. No segundo caso, a solução é o uso de componentes da instalação elétrica que, por suas características e, principalmente, pela forma como foram projetados, têm eficiência energética aumentada e, consequentemente, apresentam menores perdas de energia”, explica o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM.

O professor ainda revela que a compra dos eletrodomésticos cabe exclusivamente ao consumidor, enquanto, no caso das soluções econômicas planejadas no projeto de instalação elétrica, é o projetista quem deve adotar medidas que resultem em uma instalação elétrica mais eficiente.

110 ou 220 V?

O consultor técnico da COBRECOM esclarece que existem raras exceções onde o consumo é diferente dependendo da tensão, porém, mesmo nestes casos, a diferença é quase desprezível. Isso significa que, na prática, podemos considerar que o consumo de energia de um aparelho, medido em kWh pelo medidor da distribuidora de energia elétrica é o mesmo em 110 ou 220 V.

Moreno lembra que a tensão de 110 V não existe mais no Brasil faz algumas décadas, porém é comum as pessoas leigas se referirem a ela. Em seu lugar, a tensão elétrica padronizada em todo o País é 127 V, com valores de 115 e 120 V em alguns locais.

Além disso, em alguns casos a escolha pela instalação em 110 ou 220 V não depende do morador, pois há regiões onde a instalação elétrica pode ser feita somente em um dos casos, conforme definido pela distribuidora de energia local. Porém, há cidades em que há as duas opções coexistindo na mesma instalação.

Materiais que serão usados na instalação elétrica

A correta escolha e dimensionamento dos materiais é muito importante para evitar desperdícios de energia na instalação elétrica. Quando mal escolhidos ou dimensionados, os produtos da instalação elétrica podem aquecer mais do que o normal e, esse calor excessivo significa perda desnecessária de energia e, com isso, aumenta na conta de energia elétrica.

“O uso de produtos piratas em geral, e dos cabos elétricos irregulares em particular, é um dos principais motivos de aumento na conta de energia. Isso porque, tais produtos piratas aquecem mais do que o normal, e este calor não é utilizado para nada e ainda por cima é registrado pelo medidor de energia do consumidor”, informa Moreno.

Equipamentos eletrônicos

A escolha dos aparelhos eletrônicos pode interferir na economia de energia. Por isso, a utilização de equipamentos com alta eficiência energética e que tenham o Selo do Procel é uma boa alternativa para reduzir a conta de energia.

“O Selo Procel de Eficiência Energética é uma marcação voluntária de algumas poucas famílias de eletrodomésticos e aparelhos de ar-condicionado. Isso significa que não abrange muitos outros produtos. Para que o consumidor escolha o produto mais eficiente quando existe o selo Procel, o indicado é sempre comprar o produto com selo A ou B”, recomenda o consultor técnico da COBRECOM.

Hilton Moreno indica que, quando não tiver o selo Procel, o consumidor deve procurar na placa afixada no produto ou no seu manual, a informação de qual é a sua potência, em W (watt), ou diretamente o seu consumo, em kWh (quilo watt hora).

“Quanto menor esses números, menor o consumo de energia. Assim, por exemplo, dois televisores com a tela de mesma dimensão, se um deles tiver potência de 200 W e o outro de 230 W, deve ser escolhido, por motivo de economia de energia, o televisor de 200 W”, completa.

Automação

Hilton Moreno aponta que a automação sempre é aliada da eficiência energética, ou seja, da economia de energia, porque ela promove o uso racional do aparelho e, consequentemente, da instalação elétrica.

“A automação de um sistema de iluminação pode manter as luzes acesas somente quando houver necessidade, apagando-as quando elas não se justificarem. O mesmo vale para outro exemplo, como o ar-condicionado, onde a automação pode ligar e desligar o aparelho mantendo a temperatura no nível desejado, ao invés de o aparelho ficar ligado o tempo todo gastando energia desnecessariamente”, exemplifica.

Revisão da instalação elétrica

Hilton Moreno esclarece que a verificação periódica de uma instalação elétrica é grande aliada na economia de energia, porque pode identificar componentes que estejam aquecendo mais do que o esperado, sugerindo sua troca, reduzindo assim o desperdício.

Energia fotovoltaica pode ser uma boa opção

Segundo Hilton Moreno, o investimento em geração fotovoltaica em uma residência, comércio ou indústria deve ser sempre avaliado caso a caso, por um profissional qualificado, pois o cálculo do retorno do investimento leva em consideração alguns fatores, onde o mais importante é, sem dúvida, qual o valor da conta de energia elétrica historicamente pago por aquele consumidor.

“Quanto mais alto o valor da conta de energia, mais se justifica investir em uma geração fotovoltaica própria. Se o consumidor tiver interesse no assunto, deve procurar um profissional ou empresa comprovadamente especialista no assunto para solicitar um estudo de viabilidade técnica e econômica para implantação de geração fotovoltaica em sua edificação”, completa.



Filtração industrial pode ajudar na redução de emissões no setor petroquímico

A indústria petroquímica está entrando em uma nova era, marcada pela adoção de tecnologias avançadas de filtração industrial. Essa inovação surge como um marco transformador, prometendo não apenas impulsionar a eficiência operacional do setor, mas também consolidar um compromisso com práticas ambientais mais responsáveis. A iniciativa aponta para um equilíbrio entre alta produtividade e sustentabilidade, redefinindo padrões em um dos mercados mais desafiadores do mundo.

Os novos sistemas de filtração desempenham um papel crucial no controle de partículas e gases emitidos durante os processos produtivos. Equipamentos de última geração são capazes de capturar resíduos industriais com eficácia sem precedentes, prevenindo sua liberação na atmosfera e reduzindo significativamente a poluição ambiental.

Segundo Fabio de Oliveira, gerente da Asstefil, “além dos benefícios ambientais, a implementação de filtros de ponta na indústria petroquímica promete melhorar a eficiência dos processos. Ao minimizar o acúmulo de resíduos nos equipamentos, estas soluções reduzem o desgaste das máquinas e otimizam o uso de recursos, resultando em ganhos operacionais substanciais”.

A manutenção e substituição periódica dos filtros são essenciais para garantir o funcionamento ideal dos sistemas. Este compromisso com a excelência operacional permite que as empresas não apenas atendam às rigorosas exigências ambientais, mas também operem de forma mais sustentável e eficiente. “A adoção de tecnologias avançadas de filtração representa um investimento estratégico para o setor petroquímico”, afirma Fabio de Oliveira, gerente da Asstefil.

“Estamos testemunhando uma transformação que beneficia tanto o meio ambiente quanto a produtividade do setor”. Esta inovação marca um novo capítulo para a indústria petroquímica, demonstrando que é possível alcançar excelência operacional e responsabilidade ambiental simultaneamente.



Inovações tecnológicas impulsionam o agronegócio

O agronegócio é um dos principais impulsionadores da economia brasileira, tendo, no ano passado, registrado 23,8% de participação no Produto Interno Bruto (PIB). Ao responder por um real a cada três gerados no país, ocupa 28,34 milhões de brasileiros economicamente ativos e responde ainda por 42% das exportações nacionais, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

Ao longo dos anos, muitos dos que atuam nos ramos agrícola e pecuário vêm aderindo aos grupos de consórcios e utilizando créditos, quando das contemplações, em setores como o de veículos pesados, que incluem caminhões, implementos rodoviários, máquinas e implementos agrícolas, bem como nos de imóveis, serviços e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, adquirindo bens ou contratando serviços para atualizar e rentabilizar suas atividades no agronegócio.

Constantemente, observam-se renovações tecnológicas, que, segundo o economista austríaco Joseph Alois Schumpeter, são o motor do desenvolvimento capitalista. “Schumpeter afirma que novos métodos de trabalho ou a introdução de novos equipamentos são fatores que, aplicados por empresários empreendedores, alteram a dinâmica e as condições de equilíbrio da economia, impulsionando-a para novos ciclos de desenvolvimento”, detalha Luiz Antonio Barbagallo, economista da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Tendo por objetivo melhor lucratividade, lavradores e agropecuaristas buscam estar acima da média produtiva do mercado. “Schumpeter popularizou a ideia da destruição criativa, em que novos produtos e formas de trabalho substituem antigos modelos de negócios”, complementa Barbagallo.

“Fator de orgulho nacional, a agricultura brasileira é uma das mais competitivas”, afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. “Concorrendo no mercado externo, ela precisa constantemente se reciclar, adotando mecanismos atualizados de produção, incluindo equipamentos avançados e agregando modernas tecnologias. Hoje, o Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo”, completa.

Um dos exemplos mais recentes de inovação tecnológica no campo é o uso de drones, que transforma o método de gerenciar culturas agrícolas, monitorando irrigações e safras, coletando dados em tempo real e realizando levantamentos.

Para acesso a essa e outras inovações, é necessário que haja financiamentos sustentáveis que possam contribuir para o sucesso do planejamento, com custos adequados. “O Sistema de Consórcios é uma alternativa para produtores agrícolas, pecuaristas e para empresários que atuam para esse segmento econômico”, destaca o economista da ABAC. “Com características próprias, tais como baixo custo, prazos adequados, manutenção do poder de compra, entre outras vantagens, o mecanismo é um aliado do agro empresário”, acrescenta.

Pecuarista confirma economia com o consórcio

Para Walman Pereira Cavalcante, dentista, solteiro, 29 anos e pecuarista junto com a família, em Marajá do Sena, no Maranhão, o consórcio está presente na sua atividade agropecuária há alguns anos. Já adquiriu vários bens como, por exemplo, um quadriciclo, para deslocamentos nas fazendas, em razão do relevo acidentado da região. Mais recentemente, foi contemplado com um crédito de R$ 125 mil para aquisição de um drone DJIT2P, com três baterias e carregador, visando diversos usos no campo. Cavalcante explica que “o consórcio não é vantajoso apenas pelo baixo valor da parcela mensal e pelo custo final do bem. A flexibilidade na utilização do crédito, dentro do segmento, é uma vantagem que permite escolher o equipamento mais adequado para proporcionar mais rentabilidade em virtude da economia proporcionada pela redução dos gastos nas atividades na fazenda”.

Para exemplificar, Cavalcante lembra que “para semear capim especial destinado à engorda do gado e para pulverizar o pasto com defensivos, utilizava grande número de trabalhadores durante um mês inteiro para cada uma destas atividades. Com o drone, o tempo ficou reduzido para um dia e meio por ação, além de contar somente com dois funcionários, o piloto do equipamento e um ajudante”.

Ao calcular os atuais custos em comparação aos anteriores, explica que “além da vantagem de o consórcio não ter juros, apenas taxa de administração, tem ainda parcelas bastante acessíveis e longo prazo para pagamento. A economia proporcionada pela redução das despesas com a mão de obra tem sido mais um aspecto positivo, por se tratar de total significativo no planejamento e no balanço geral”. O pecuarista destacou ainda que o equipamento está em uso apenas há seis meses e que, apesar do pouco tempo, já observou resultados positivos.

Ao contar com um rebanho de bovinos para corte entre 800 e 1000 cabeças nos 250 hectares de suas propriedades, distantes 360 km da capital São Luís, Cavalcante concluiu que “o retorno do investimento feito pelo lance ofertado deverá ocorrer em menos de dois anos. Em contrapartida, as parcelas mensais do consórcio terminarão somente em 2028, permitindo antever uma boa lucratividade futura”.

A evolução do consórcio de pesados

A análise dos totais de participantes ativos do consórcio de veículos pesados no período compreendido de dezembro de 2019 até outubro deste ano, registrou avanço de 151,8%, saltando de 335,08 mil, naquele ano, para 843,65 mil, até 2024.

Na divisão, a maior parcela, os 2/3 de participantes ativos, que se destina ao transporte, aumentou de 223,39 mil, em 2019, para 517,45 mil, em 2023, anotando progresso de 131,6%. Somente em outubro de 2024, alcançou 562,43 mil, volume maior do que o atingido em dezembro do ano passado.

No terço complementar, de 111,69 mil participantes com cotas de equipamentos agrícolas, existentes em dezembro de 2019, também houve evolução de 131,6%, e atingiu 281,22 mil, em 2023. No décimo mês de 2024, somou 281,22 mil, acima do alcançado no final de 2023.

“O bom desempenho setorial deve ser creditado à utilização cada vez maior da tecnologia e de técnicas inovadoras”, afirma Rossi. “O consórcio, presente há mais de 60 anos, continuará sendo importante mecanismo de planejamento financeiro do agronegócio, um dos pilares econômicos nacionais”, conclui.



TUMI apresenta coleção inspirada em Seul com celebridades

A TUMI Travel, marca internacional de viagens e estilo de vida, introduz novas técnicas, silhuetas e cores que incorporam a influência da capital da Coreia do Sul na cultura moderna, e revela a atriz Mun Ka Young, o jogador de futebol Son Heung-Min e o piloto de Fórmula 1 da McLaren, Lando Norris, como embaixadores da marca.

Seul é uma metrópole que combina modernidade com tradição, sendo um epicentro cultural, tecnológico e econômico da Ásia. A cidade é conhecida por sua arquitetura arrojada, como os arranha-céus futuristas e os palácios históricos, como o Gyeongbokgung, que refletem sua rica herança cultural.

Segundo a matéria publicada pelo portal Terra Brasil Notícias, a capital coreana também é um centro de inovação, com uma infraestrutura tecnológica avançada, sendo pioneira em redes 5G e smart cities. A cidade é famosa por seu estilo de vida dinâmico e pela moda moderna.

O equilíbrio entre inovação e respeito pela tradição histórica, arquitetônica e cultural foi a fonte de inspiração para a nova edição da marca, que introduziu a estampa Seoulite, que captura os detalhes gráficos da energia elétrica da cidade, a nova cor Olive, que evoca sua paisagem montanhosa, e um design funcional com elementos tecnológicos que refletem a modernidade e a tecnologia do local.

Para celebrar o lançamento dos novos modelos Voyageur Leather e 19 Degree Frame, destinados à mulher moderna, a TUMI convidou a embaixadora global, a atriz sul-coreana Mun Ka Young, para protagonizar uma campanha imersiva que transporta os espectadores para as ruas de Seul. Para adicionar realismo às imagens e ao conteúdo, a marca trabalhou com especialistas sul-coreanos, o diretor Taejong Song e o fotógrafo Kim Hee June. Song e Kim mesclam fotografia de estilo de rua com técnicas cinematográficas, mergulhando os espectadores na rotina diária de Mun enquanto capturam a energia e a arquitetura urbana da cidade.

Como marca do segmento de viagens, outra estratégia da TUMI foi apresentar ao mundo os diferenciais e as peculiaridades de Seul por meio de suas malas de viagem, mochilas, bolsas e acessórios. Essa jornada mundo afora tem início com a campanha intitulada “Made For Moments That Make Us”, em parceria com Son Heung-Min, que busca mostrar o jogador em seu ambiente natural, no Estádio Tottenham Hotspur, e sua rotina dinâmica de treinos e partidas, combinada ao uso dos novos modelos da coleção.

“Fiquei pessoalmente empolgado por esta campanha ser filmada no meu lar longe de casa”, disse Son Heung-Min. 

Em continuidade à proposta, a companhia internacional apresenta a vida do piloto de Fórmula 1 da McLaren, Lando Norris, durante uma de suas passagens pela Riviera Francesa, com a nova linha masculina Turin. O cenário escolhido para a captura das imagens foi um château à beira-mar na França, com fotos feitas pela fotógrafa Emma Panchot e direção de Arnaud Uyttenhove.

A homenagem à história de Seul inclui ações como um curta-metragem com os embaixadores da marca, que ilustra a rotina movimentada deles, entre viagens e atividades pessoais e profissionais, sempre acompanhados pelas bagagens e acessórios TUMI Travel.

TUMI Travel

Desde 1975, a TUMI Travel é uma marca de luxo para negócios, viagens e desempenho de classe mundial. Com a fabricação de malas de viagem, bolsas, mochilas e acessórios de viagem, a TUMI empenha-se em capacitar viagens como um parceiro vitalício. A sua sede encontra-se nos Estados Unidos e, no Brasil, é possível visitar a loja oficial que se localiza no Shopping Iguatemi e Shopping Higienópolis, Outlet Premium Itupeva e o site Oficial da marca.



Portugal está entre os menores custos de vida da Europa

Portugal está entre os países com menor custo de vida na Europa, de acordo com informações da empresa de tecnologia financeira Nomad. Por mais que o país não esteja nas primeiras posições entre os poderes de compra mais fortes do continente, a relação entre salário e despesas básicas é equilibrada, proporcionando uma qualidade de vida melhor e mais acessível a pessoas de diferentes classes sociais.

Ainda conforme a Nomad, o custo de vida para uma pessoa nas cinco principais cidades portuguesas procuradas pelos brasileiros é de € 2.000 em Lisboa (mais barata que 55% das cidades da Europa Ocidental), € 1606 no Porto (mais barato do que 72% das cidades da Europa Ocidental), € 1400 em Braga, € 1544 em Faro e € 1224 em Coimbra. 

Braga e Coimbra são duas cidades majoritariamente universitárias, o que ajuda a explicar os preços mais razoáveis para o custo de vida.

Segurança pública é outro fator que atrai brasileiros a Portugal

O aspecto financeiro somado a outras questões, como segurança e saúde públicas, assim como o mercado de trabalho português, tem atraído cada vez mais brasileiros a viver no país. Segundo dados do Governo Federal, o número de pessoas que trocaram o Brasil por Portugal está na casa dos 360 mil em 2024.

Em 2024, Portugal também foi classificado como o sétimo país mais seguro do mundo pelo Global Peace Index, indicador que avalia a segurança pública e paz em 163 países com diversos critérios técnicos, a fim de estipular um ranking. Na Europa, Portugal só perde para Islândia, Irlanda, Áustria e Suíça, respectivamente.

Saúde pública está acessível para estrangeiros no país

Conforme informações do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portugal, divulgados pelo jornal português Executive Digest, o sistema de saúde pública do país conta com cerca de 800 mil estrangeiros registrados, com os brasileiros sendo uma das nacionalidades mais presentes.

A maioria dos inscritos, conforme o SNS, estão na região de Lisboa e Vale do Tejo, seguida pelas regiões norte, centro, Algarve, Alentejo, Madeira e Açores. 

Cidadania portuguesa facilita entrada de brasileiros no país

Em busca da qualidade de vida elevada que Portugal pode proporcionar, mas sem o desejo de enfrentar tanta burocracia, centenas de milhares de brasileiros já investiram no reconhecimento da dupla nacionalidade.

Segundo o Ministério da Justiça de Portugal, entre 2010 e 2023, quase 500 mil brasileiros filhos, netos ou casados com cidadãos portugueses conseguiram a cidadania portuguesa.

David Manzini, CEO da Porto Cidadania Portuguesa, assessoria especializada no reconhecimento da dupla nacionalidade, explica os benefícios que os luso-brasileiros garantem ao ter a cidadania de Portugal. ‘’Ao reconhecer a cidadania, a pessoa passa a ter os mesmos direitos que qualquer cidadão português nativo, isso inclui a possibilidade de morar, estudar e trabalhar em Portugal ou qualquer outro país da União Europeia com menos burocracia’’, afirma.

Manzini reforça que a qualidade de vida é um dos principais desejos de quem procura sua empresa para reconhecer o direito. ‘’É comum os clientes externarem essa vontade tanto de resgatar seus laços e cultura ancestral, quanto se mudar de maneira mais prática para Portugal, principalmente em busca de oportunidades de emprego ou para estudar em uma universidade’’, conclui.

 



AM Best Solicita Comentários Sobre Propostas de Revisão dos Critérios de “Transferência Alternativa de Riscos (ART)”

A AM Best está solicitando comentários de participantes do mercado de seguros e outras partes interessadas sobre um rascunho de actualização do seu procedimento de critérios, “Transferência Alternativa de Riscos (Alternative Risk Transfer, ART)”, disponível na seção de metodologia do site da AM Best até 20 de fevereiro de 2025.

A principal atualização proposta para “Transferência Alternativa de Riscos (ART)” (a ser renomeado “Classificação de Cativos e Outras Entidades de Transferência Alternativa de Risco”) estabelece uma abordagem clara da AM Best para a atribuição de Classificaçõesde Solidez Financeira (Financial Strength Ratings, FSRs) e Classificaçõesde Crédito de Emissor (Issuer Credit Ratings, ICRs) a entidades de células incorporadas individuais.

As alterações no rascunho de critérios incluem o seguinte:

  • Nomeação e definição das empresas de células e as diversas estruturas de células utilizadas no setor de seguros

  • Mapeamento de como fatores específicos das empresas de células não incorporadas e das entidades de células incorporadas individuais são analisados dentro da Metodologia de Classificaçãode Crédito da Best (BCRM) e como isso apoia o processo de atribuição das classificações FSR e ICRs

  • Estabelecimento de um nível operacional de base para que as células incorporadas individuais sejam consideradas para atribuição de classificações

  • Definição de que as equipes analíticas da AM Best provavelmente utilizarão partes externas para ajudar na confirmação das capacidades operacionais e legais básicas de uma entidade de célula

  • Afirmar que a abordagem do elo mais fraco continua sendo o caminho para classificar empresas de células não incorporadas

  • Inclusão de um apêndice com as solicitações de dados de empresas de células

A AM Best não espera que as revisões na Transferência Alternativa de Riscos (ART) afetem ratings já publicados.

O rascunho dos critérios está disponível em https://web.ambest.com/ratings-services/regions/americas/centro-regional-para-a-america-latina/metodologia-de-classificacao-de-credito-da-am-best.

Ao enviar comentários para a caixa de metodologia, os comentaristas podem escolher uma das três opções a seguir: permitir que meus comentários sejam publicados e incluir minhas informações de contato; permitir que meus comentários sejam publicados, mas manter minhas informações de contato anônimas; ou não publicar meus comentários (ou seja, confidenciais). Os comentários por escrito devem ser enviados até 20 de fevereiro de 2025, por e-mail para um dos seguintes endereços de e-mail, de acordo com sua seleção:

  • Para permitir que seu comentário seja publicado, incluindo suas informações de contato, envie um e-mail para Methodology.Public@ambest.com.

  • Para permitir que seu comentário seja publicado, mas manter suas informações de contato anônimas, envie um e-mail para Methodology.Anonymous@ambest.com.

  • Para não publicar suas informações de contato nem comentários e manter todas as informações confidenciais, envie um e-mail para Methodology.Private@ambest.com.

AM Best é uma agência global de classificação de crédito, editora de notícias e provedora de análise de dados especializada na indústria de seguros. Sediada nos Estados Unidos, a empresa faz negócios em mais de 100 países, com escritórios regionais em Londres, Amsterdã, Dubai, Hong Kong, Cingapura e Cidade do México. Para mais informações, visite www.ambest.com.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Guanabara recebe o 1º lugar no Prêmio Maiores e Melhores

A Guanabara conquistou, na terça-feira passada (26), em São Paulo, o primeiro lugar como melhor empresa na categoria “Transporte Rodoviário de Passageiros”, durante o prêmio “Maiores do Transporte e Melhores do Transporte“, promovido pelas Revistas Transporte Moderno e Technibus. A premiação reconhece as empresas que se destacam por sua excelência operacional, inovação e contribuição para o segmento no Brasil.

Com uma longa trajetória, a Expresso Guanabara destaca sua posição como referência no segmento, sendo eleita três vezes a melhor empresa de transporte rodoviário do Brasil. “Este reconhecimento é resultado de um esforço contínuo de aprimoramento, que inclui a modernização da frota, investimentos em tecnologia e um atendimento focado na experiência do cliente”, afirma Rodrigo Mont’Alverne, gerente de marketing da Guanabara.

Para o gerente, o prêmio ressalta o papel da empresa na promoção de soluções de transporte que conectam pessoas e regiões. Essa conquista reforça o compromisso da Guanabara em manter os mais altos padrões de qualidade e seguir como exemplo de inovação e eficiência no setor.

“Este prêmio nos enche de orgulho e reforça nossa missão de oferecer o melhor serviço de transporte rodoviário. É uma conquista de toda a equipe e dos nossos clientes, que confiam em nosso trabalho”, destacou Rodrigo.

A premiação das Revistas Transporte Moderno e Technibus é um dos mais prestigiados eventos do setor, evidenciando empresas que se destacam em suas categorias por meio de critérios rigorosos de avaliação.

Mais informações estão disponíveis no site da empresa.



Estudo aponta dados de confiança do empresário industrial

Em estudo divulgado no Portal da Indústria, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentou recuo em novembro de 2024, refletindo o aumento do pessimismo em relação à economia brasileira. Segundo os dados na publicação, o índice caiu 0,6 ponto, atingindo 52,6 pontos, em comparação com os 53,2 pontos registrados no mês anterior. Apesar da queda, o indicador ainda se mantém acima da linha divisória de 50 pontos, o que denota confiança, embora em nível mais moderado.

Conforme informado na publicação, o componente que avalia as condições atuais foi o mais afetado. Esse índice recuou 0,5 ponto, fechando o mês em 48,3 pontos, abaixo do patamar que indica otimismo. O relatório indica que o principal motivo foi a avaliação negativa da economia brasileira, cujo subíndice caiu 1,7 ponto, registrando 42,5 pontos, o menor valor dos últimos meses. O estudo informa ainda que, por outro lado, as condições das próprias empresas se mantiveram praticamente estáveis, com leve alta de 0,1 ponto, atingindo 51,2 pontos.

O relatório também destaca que o Índice de Expectativas, que mede as projeções para os próximos seis meses, caiu 0,7 ponto, fechando novembro em 54,7 pontos. Embora o otimismo prevaleça, o indicador reflete um ajuste nas expectativas, especialmente quanto à economia brasileira. Nesse aspecto, o estudo apontou que houve uma queda de 2,5 pontos, com o índice marcando 46,7 pontos, um retorno ao território pessimista. Já as expectativas relacionadas às empresas mostraram resiliência, mantendo-se em 58,6 pontos.

Segundo a análise divulgada, os dados revelam que o cenário econômico do país tem gerado preocupação entre os empresários. O otimismo em relação às condições das empresas contrasta com a percepção negativa sobre o ambiente macroeconômico. Nota-se no documento que este desalinhamento pode ser atribuído a incertezas econômicas e políticas, que afetam a confiança dos setores industriais em relação ao crescimento sustentado.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de equipamentos para construção civil Trans Obra afirmou que os dados apresentados pelo ICEI reforçam a importância de estratégias resilientes no setor de locação de máquinas e equipamentos na construção civil, especialmente para franquias de sucesso que buscam consolidar sua presença no mercado mesmo em cenários de instabilidade econômica. “A queda de 0,6 ponto no índice, embora moderada, reflete um pessimismo em relação à economia brasileira, mas o patamar de 52,6 pontos ainda demonstra confiança entre os empresários industriais”.

Ainda sobre o relatório, nota-se que a série histórica do ICEI mostra que o índice permanece acima da média histórica de 51,7 pontos, mas com sinais de desaceleração. Em novembro de 2023, o indicador estava em 50,4 pontos, enquanto o desempenho atual representa um avanço tímido em um ano marcado por instabilidade econômica.

Conforme relatado pela CNI, a pesquisa que fundamenta o ICEI foi realizada entre os dias 1º e 7 de novembro de 2024, envolvendo 1.209 empresas de diferentes portes. Pequenas empresas representaram 40% da amostra, seguidas por 38% de médias e 22% de grandes empresas.

Perguntado sobre o relatório, José Antônio afirmou que a resiliência demonstrada pelas expectativas específicas das empresas (58,6 pontos) é um indicativo de que o setor de locação tem potencial para superar os desafios atuais. Franquias de sucesso que combinam planejamento financeiro robusto e estratégias de marketing eficazes, como as sugeridas pelo Guia Franquia de Sucesso, estarão melhor posicionadas para navegar o momento econômico adverso e se destacar no mercado. “O ICEI não só serve como um termômetro da confiança do empresário industrial, mas também aponta caminhos estratégicos para o segmento de franquias na construção civil, particularmente no mercado de aluguel de ferramentas. A adaptação e a busca por inovação devem ser prioridades para garantir competitividade e sucesso mesmo diante de um ambiente econômico desafiador”.



Especialista explica como a tokenização moderniza o mercado

A tokenização está se tornando cada vez mais importante no mercado financeiro porque possibilita mudar a maneira como os investimentos são feitos e gerenciados. Nesse sentido, a tokenização é o processo de transformar um ativo físico, como um imóvel ou uma obra de arte, em uma versão digital. Quando se diz que um ativo foi “tokenizado”, significa que ele ganhou um certificado digital, chamado de token, que é uma pequena unidade de código. Esse processo é feito usando a tecnologia blockchain, que garante que as informações registradas na rede sejam seguras e não possam ser alteradas ou fraudadas.

O Relatório de Economia Bancária do Banco Central – 2022 mostra que a disseminação da “tokenização” tem o potencial de gerar ganhos concretos em acessibilidade a ativos e promover maior eficiência nas transações. O documento destaca que, em geral, os ativos “tokenizados” podem ser transferidos facilmente, de forma fracionária e em segundos.

Para Nicolau Neto, CEO da Fidúcia SCM, instituição financeira regulada pelo Banco Central, essa inovação está revolucionando o acesso aos investimentos. “Esse modelo permite que investidores menores participem de ativos de alto valor, como imóveis, obras de arte e até ações de grandes empresas, algo que antes estava restrito a grandes investidores com capital substancial. E, o mais importante, garante segurança jurídica e transparência nas transações, criando um ambiente confiável para todos os envolvidos”, explica.

Um exemplo é a tokenização de contratos, um dos serviços da Fidúcia SCM, que em vez do documento físico ou de um arquivo digital convencional, transforma o contrato em um token registrado e validado em uma rede blockchain, garantindo a autenticidade e a imutabilidade do conteúdo.

Como a tokenização é um processo de converter algo de valor em um token digital utilizável, um dos principais pontos de vantagem para o consumidor é, de fato, a segurança, devido ao uso da tecnologia blockchain.  Segundo o Distrito Fintech Report 2023, os investimentos em blockchain no mundo todo chegaram a quase US$ 27 bilhões em 2022, o que mostra o potencial promissor dessa tecnologia de registro e validação de transações.

Nicolau Neto explica que a blockchain costuma diminuir o risco de fraudes no processo, uma vez que as informações são protegidas por criptografia, o que implica numa maior confiança para os investidores, reduzindo as incertezas relacionadas aos negócios.

Além disso, o especialista da Fidúcia SCM reforça que a tokenização inova o mercado ao reduzir a burocracia excessiva, a necessidade de intermediários e os custos elevados para realizar investimentos em ativos de alto desempenho. “Todos esses fatores têm tornado o mercado de ativos digitais uma alternativa mais acessível e atraente para pequenos investidores, que, de outra forma, não teriam acesso a essas oportunidades”, comenta.

O Banco Central tem acompanhado de perto a evolução da tecnologia, refletindo a seriedade com que as instituições financeiras estão tratando a tokenização. Com o suporte de órgãos reguladores, a adoção da tecnologia tende a se expandir de forma mais forte no futuro próximo.

“A tokenização facilita o acesso a investimentos mais rentáveis, mas também oferece uma camada adicional de segurança jurídica, essencial para consolidar a confiança do investidor e garantir a sustentabilidade desse novo modelo no longo prazo”, conclui Neto.

Para o especialista, o futuro aponta para um mercado financeiro mais inclusivo, onde a participação em ativos de alto valor será ampliada. Com a expansão da tokenização de contratos e ativos, novas oportunidades surgem, transformando o mercado global de negócios e investimentos.



Lotus Technology Adota AWS para Inovações em Veículos Conectados

Na AWS re:Invent, a Amazon Web Services (AWS), uma empresa da Amazon.com, Inc. (NASDAQ: AMZN), anunciou hoje que a Lotus Technology (“Lotus”, NASDAQ:LOT), líder mundial em mobilidade inteligente e de luxo, escolheu a AWS como seu provedor de nuvem preferencial para ajudar a apoiar o desenvolvimento de experiências inteligentes em carros de luxo. A montadora de automóveis usará a AWS para implementar sua estratégia Vision80, um plano para transformar a empresa em uma marca mundial de tecnologia de luxo até 2028.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20241202887433/pt/

(Photo: Business Wire)

(Photo: Business Wire)

Com mais de 70 anos de tradição em corridas e liderança automotiva, a Lotus oferece padrões líderes de mercado em desempenho, design e engenharia. A Lotus se dedica a fornecer veículos elétricos de luxo, com foco no desenvolvimento de tecnologias elétricas e digitais de última geração. A Lotus aplicará as tecnologias da AWS – como Internet das Coisas (IoT), análise, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA) generativa – para desenvolver e fornecer recursos conectados, como soluções de direção autônoma, entretenimento informativo imersivo e carregamento hiper-rápido de veículos.

Avanço dos recursos autônomos e conectados para veículos

A Lotus executa sua pilha de software de condução autônoma ROBO Soul na AWS, permitindo que carros e caminhões, incluindo os veículos elétricos de próxima geração da Lotus, realizem automaticamente tarefas como estacionar e conduzir em rodovias. Usando a AWS, a Lotus também desenvolveu o ROBO Galaxy, uma plataforma de ferramentas de direção inteligente, para ajudar os gerentes de frota a aumentarem a eficiência e a acessibilidade dos veículos autônomos nos mercados internacionais. A Lotus utiliza o Amazon Redshift e o Amazon Managed Streaming for Apache Kafka (Amazon MSK) para criar suas ferramentas de condução inteligente e usa o Amazon Glue para a integração de dados. A AWS permite que a Lotus analise informações cruciais – como mapas em tempo real, condições de tráfego e comportamento do motorista – para ajudar a aperfeiçoar os recursos do sistema de direção inteligente e ajudar a oferecer uma experiência de direção mais segura. Por exemplo, o sistema de direção da Lotus usa tecnologias, como a AWS, para frear automaticamente se um objeto estiver muito próximo da frente do veículo.

O Lotus Connect, a plataforma de veículos conectados da Lotus, é executado na AWS e oferece aos clientes da Lotus controle remoto do veículo, monitoramento de status em tempo real, geofencing e rastreamento de veículos roubados para permitir experiências de direção mais inteligentes, seguras e convenientes. Por exemplo, o sistema oferece monitoramento contínuo que envia notificações ao motorista de forma proativa, detecta automaticamente problemas de manutenção e convoca a assistência rodoviária para ajuda sob demanda. O Lotus Connect usa o Amazon Elastic Kubernetes Service (Amazon EKS) para implementar, gerenciar e dimensionar rapidamente aplicativos em contêineres. O módulo de direção autônoma da plataforma de veículos conectados processa a informação sensorial para entender o ambiente de direção e ajudar os motoristas a tomarem decisões, reduzindo o tempo de implementação de seis meses para duas semanas. Além disso, usando o Amazon Aurora, um serviço de banco de dados relacional de alto desempenho com mais de 99,99% de disponibilidade, a Lotus consegue uma latência de aplicativo de menos de 2,2 segundos para sua Lotus Digital Key, uma chave de carro de última geração que pode ser acessada a partir das Apple Wallets dos motoristas. Os motoristas podem compartilhar sua chave digital com familiares e amigos, além de trancar, destrancar e dar partida no veículo pelo iPhone ou Apple Watch sem conexão com a internet ou chave física.

Personalização das experiências do motorista e dos veículos

A Lotus usa a análise da AWS para obter informação empresarial, analisar a compra de carros e fazer recomendações personalizadas. Usando o Amazon CloudFront, a rede de distribuição de conteúdo da AWS, a Lotus oferece renderização 3D de veículos em tempo real para personalização e uma experiência imersiva de compra de carros. Isso permiteàLotus sugerir e visualizar novas configurações de modelos em 3D, dando aos clientes uma ideia de como seus carros ficariam com acessórios, cores e opcionais de acabamento diferenciados, incluindo uma série de designs de edição limitada provenientes de colaborações com parceiros, artistas e marcas de luxo.

“As tecnologias da AWS nos ajudam a acelerar nosso crescimento global, permitindo que a Lotus crie soluções para direção inteligente, carros conectados e experiências personalizadas”, disse Bo Li, vice-presidente da Lotus Technology. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a AWS para aplicar novas tecnologias, como a IA generativa, que nos ajudará a aprimorar os recursos de direção automatizada da Lotus, desenvolver um atendimento ao cliente mais ágil e melhorar a satisfação do motorista. Mal podemos esperar para aprofundar nossa parceria para criar uma experiência melhor e mais responsiva no veículo.”

“O setor automotivo está passando por uma mudança sísmica para a digitalização e eletrificação, e a nuvem está ajudando a impulsionar esse rápido desenvolvimento”, comentou Ozgur Tohumcu, gerente geral de Automotivo e Manufatura da AWS. “Trabalhando de forma colaborativa, a AWS ajudará a Lotus a inovar continuamente em experiências mais personalizadas, conectadas e inteligentes nos veículos. Queremos continuar nossa colaboração, aplicando IA generativa para ajudar a impulsionar a eficiência e trazer novos recursos de carros conectados, recursos aperfeiçoados de veículos alavancando recursos de direção autônoma e experiências de direção elevadas.”

Sobre a Amazon Web Services

Desde 2006, a Amazon Web Services é a nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS tem expandido continuamente seus serviços para oferecer suporte a praticamente qualquer carga de trabalho e conta agora com mais de 240 serviços completos para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análises, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento, implementação e gerenciamento móvel, de segurança, híbrido, de mídia e de aplicativos de 108 zonas de disponibilidade em 34 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 18 zonas de disponibilidade e mais seis regiões da AWS no México, Nova Zelândia, Arábia Saudita, Taiwan, Tailândia e na nuvem soberana europeia da AWS. Milhões de clientes – incluindo as startups de crescimento mais rápido, as maiores empresas e as principais agências governamentais – confiam na AWS para fortalecer sua infraestrutura, tornar-se mais ágil e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse aws.amazon.com.

Sobre a Amazon

A Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão pelo cliente em vez de foco no concorrente; paixão pela invenção; compromisso com a excelência operacional; e pensamento de longo prazo. A Amazon se esforça para ser a empresa mais centrada no cliente da Terra, a melhor empregadora da Terra e o lugar mais seguro para trabalhar. As avaliações de clientes, compras com 1 clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, AWS, Kindle Direct Publishing, Kindle, escolha de carreira, tablets Fire, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das coisas pioneiras da Amazon. Para mais informações, acesse amazon.com/about e siga @AmazonNews.

Contato:
Amazon.com, Inc.

Media Hotline

Amazon-pr@amazon.com

www.amazon.com/pr

Fonte: BUSINESS WIRE



Monge Han lança a HQ Daruma – Perseverança na CCXP

O designer e ilustrador amarelo-brasileiro Monge Han estará na Comic Con Experience (CCXP), uma feira de cultura pop que reúne fãs de cinema, séries, histórias em quadrinhos, entre outros, e acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro, na São Paulo Expo, em São Paulo.

Essa é a quinta edição da CCXP que o artista participa. Ele estará na mesa A23, da área  Artists´ Valley By Bis, para lançar sua mais nova história em quadrinhos Daruma – Perseverança (Ed. Pitaya, 224 páginas). A obra narra a vida de Yumi Gushiken (24 anos), torcedora do Corinthians, moradora de São Paulo, e que desde que conheceu o símbolo do Daruma (boneco japonês que simboliza perseverança, sorte e a realização de desejos) na infância, sempre fez o mesmo pedido. A jovem passa por inúmeras situações, como ser responsável pelos irmãos mais novos Kenji e Sayuri, após a morte precoce dos seus pais; o preconceito amarelo; a fetichização; e uma tragédia, na qual vai recorrer uma última vez ao Daruma, descobrindo um mundo novo e realidades mais profundas e complica­das do que jamais sonhou.

“Nesta história em quadrinhos abordo vários temas com um toque de humor, como discriminação das pessoas amarelas, pois já senti muito isso por conta da minha descendência: minha mãe é sul-coreana e eu sou manauara. É uma forma de conscientizar as pessoas sobre esse tipo de preconceito e também de mostrar representatividade”, conta Monge Han.

E é sobre isso que ele ainda vai falar no sábado, 7 de dezembro, a partir das 15h, quando subir no palco Omni para o painel Histórias Enfim Contadas. “Quero compartilhar histórias pessoais, motivações que levaram a escrever Daruma – Perseverança, abordar como os estereótipos podem prejudicar uma pessoa e convidar o público a uma reflexão”, pontua. 

Já no domingo, 8 de dezembro, a partir das 16h, Monge Han sobe ao palco do Artists´ Valley By Bis para um bate-papo enquanto desenha ao vivo. “Vou ter a oportunidade de trazer curiosidades sobre minha vida e o meu trabalho, enquanto apresento um pouco mais do meu processo criativo. Será uma experiência única e enriquecedora”, garante o artista. 

Serviço: Lançamento de Daruma-Perseverança na CCXP 

Endereço: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, bairro Vila Água Funda. 

De 5 a 8 de dezembro, lançamento de Daruma – Perseverança, na mesa A23, da área  Artists´ Valley By Bis. 

Em 7 de dezembro, a partir das 15h, participação do Monge Han no painel Histórias Enfim Contadas, no palco Omni. E 8 de dezembro, a partir das 16h, presença no palco do Artists Valley By Bis para entrevista e atividade de desenho ao vivo.

A história em quadrinhos Daruma – Perseverança também pode ser adquirida no site da Amazon e pelo Instagram: Monge Han.

Sobre Monge Han

É artista e ilustrador amarelo-brasileiro, criador de histórias em quadrinhos, ilustrações, capas de livros, tirinhas e autor das obras Vozes Amarelas (Ed. HarperCollins) e Daruma: Perseverança (Ed. Pitaya). Formado em design gráfico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), estudou Belas Artes – Artes Impressas na Royal Academy of Art, na Holanda. Monge Han vem expondo seu trabalho em eventos, como a Comic Con Experience Brasil (CCXP), da qual já participou de quatro edições como artista. Também já trabalhou com marcas, como Universal Music (ilustrando o quadrinho oficial da música Modo Turbo, de Anitta, Pabllo Vittar e Luisa Sonza), Cartoon Network, São Paulo FC (ilustrações comemorativas para os dez anos do mundial do clube), entre outros.



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