Home Blog Page 16

Innospec e Unesco Iesalc firmam parceria para apoiar estudantes indígenas

A Innospec, empresa global em especialidades químicas, anunciou a parceria com o Instituto Internacional de Educação Superior da UNESCO (IESALC) para lançar um programa educacional destinado a melhorar o acesso à educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para estudantes indígenas no Brasil.

O principal resultado do projeto consistirá em um curso sobre desenvolvimento sustentável e STEM, co-projetado por estudantes e pesquisadores indígenas e não indígenas. Esse curso integrará o conhecimento e a ciência indígenas aplicados às práticas de sustentabilidade, com o objetivo de capacitar diversas vozes na educação STEM. A iniciativa oferecerá treinamento direto a 40 estudantes indígenas, com efeitos cascata que beneficiarão mais 200 indivíduos.

De acordo com dados publicados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), repercutido pelo portal g1, mais de 46.000 indígenas estavam matriculados no ensino superior, quase cinco vezes o número registrado em 2011. No entanto, apesar dessa melhoria significativa, as vozes indígenas permanecem sub-representadas no sistema educacional brasileiro.

Em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte (MG), o programa busca atender aos objetivos expressos por estudantes indígenas durante a recente Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5), que destacou a necessidade de um maior envolvimento na educação STEM. Esse objetivo está alinhado com o novo Pacto para o Futuro da ONU, que enfatiza a proteção e o aprimoramento do conhecimento indígena.

Vali Jerome, presidente de Fuel Specialties da Innospec, afirmou: “Operamos no Brasil desde 2011 e hoje empregamos mais de 300 pessoas. Como um empregador focado em STEM, estamos satisfeitos que o número de estudantes universitários indígenas esteja aumentando. Estamos honrados em trabalhar ao lado da UNESCO para continuar a ampliar a educação, o treinamento e as oportunidades profissionais STEM para estudantes indígenas no Brasil”.



SHIFT faz parceria com a Thales para levar o recurso eSIM a smartphones sustentáveis

Os smartphones modulares da SHIFT, conhecidos por sua facilidade de reparo e design ecologicamente correto, agora suportarão a funcionalidade eSIM por meio da solução de formato físico eSIM da Thales. Ao contrário dos eSIMs tradicionais, que são soldados no dispositivo, a solução da Thales vem em um formato plugável, oferecendo flexibilidade inigualável, permitindo o download seguro e o armazenamento de vários planos de conectividade. Os usuários podem inserir o eSIM em um dos slots SIM do telefone, transformando seu dispositivo em um smartphone habilitado para eSIM e mantendo a compatibilidade com os cartões SIM padrão.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250302364804/pt/

SHIFT partners with Thales to bring eSIM capability to sustainable smartphones (Photo: Thales)

SHIFT partners with Thales to bring eSIM capability to sustainable smartphones (Photo: Thales)

Graçasàsolução da Thales, os clientes da SHIFT se beneficiarão de maior flexibilidade e conveniência, pois poderão armazenar e alternar entre até 10 planos de conectividade, atendendo a diversas necessidades, como planos de conectividade pré-pagos, corporativos ou de viagem.

Com essa parceria, a SHIFT e a Thales estão abrindo caminho para uma conectividade móvel mais flexível e ecologicamente correta, combinando a experiência em conectividade avançada da Thales com o compromisso da SHIFT de produzir smartphones modulares, reparáveis e ecologicamente corretos, estabelecendo um novo padrão para a tecnologia móvel.

“Na SHIFT, acreditamos que sustentabilidade e inovação andam de mãos dadas. Com nossa parceria com a Thales, oferecemos aos nossos clientes a oportunidade de experimentar uma conectividade de ponta, sem abrir mão da nossa filosofia de design modular e do compromisso com práticas ecologicamente responsáveis. Essa solução proporciona a flexibilidade do eSIM, reduzindo a necessidade de múltiplos cartões físicos, diminuindo o desperdício de plástico e promovendo dispositivos mais sustentáveis”, disse Carsten Waldeck, CEO e fundador da SHIFT.

“Temos orgulho de apoiar a SHIFT na transformação de seus smartphones com nossa tecnologia programável EcoSIM. Essa colaboração demonstra como soluções avançadas de conectividade podem se alinhar perfeitamente a objetivos responsáveis. Além disso, posiciona a SHIFT como um novo participante no crescente mercado de eSIM, permitindo que eles testem a demanda por smartphones compatíveis com essa tecnologia, sem comprometer sua visão sustentável”, afirmou Eva Rudin, vice-presidente de Soluções de Conectividade Móvel da Thales.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é uma líder global em tecnologias avançadas, especializada em três domínios de negócios: Defesa, Aeroespacial e Cibernético e Digital.

A empresa desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro, mais verde e mais inclusivo.

O Grupo investe cerca de € 4 bilhões por ano em pesquisa e desenvolvimento, principalmente em áreas fundamentais de inovação, como IA, cibersegurança, tecnologias quânticas, tecnologias de nuvem e 6G.

A Thales tem cerca de 81.000 funcionários em 68 países. Em 2023, o Grupo gerou vendas de € 18,4 bilhões.

VISITE

Thales Group

Digital Identity & Security

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

IMPRENSA

Thales, Relações com a Mídia

Digital Identity and Security

Vanessa Viala

+33 (0)6 07 34 00 34

vanessa.viala@thalesgroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Congresso Nacional debaterá futuro do ESG e sustentabilidade

Nos dias 13 e 14 de maio, São Paulo será palco do Congresso Nacional de ESG, reunindo líderes empresariais, governamentais e investidores no Centro de Eventos da AMCHAM Brasil. O evento promove discussão sobre o futuro do ESG e sustentabilidade, além de práticas responsáveis ​​e inovadoras em Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).

O congresso contará com a participação de palestrantes como: Fernanda Facchini (Natura), Tamara Braga (Petrobras), Regina Magalhães (Microsoft), Gabriel Santamaria (Banco do Brasil), Gabriel Clemente (Vale), Filipe Alvarez (Azul Linhas Aéreas), Lucianne Pessoa (Nestlé Professional), Patricia Pereira (L’Oréal), Cintia Kasai (C&A), Sabrina Petrina (Volkswagen), João Zeni (Electrolux), Alexandro Gandur (EMS), Ana Luiza Silva (Nissan), Rodolfo Sirol (CPFL), Gabriel Prudlik (Diageo), Claudia Veiga (Syngenta), Fábio Junio (Sicoob), Patrícia Ruth (Rumo Logística), Pier Pesce (Braskem), Nathalia Abreu (Zurich Seguros), Jefferson Giorgi (Bridgestone), Renato Costa (Odontoprev), Andressa Borba (Leroy Merlin Brasil), entre outros.

A programação abordará temas cruciais, como mudanças climáticas, inclusão social, diversidade, saúde e bem-estar, inteligência artificial (IA) e integração de metas ESG nas operações empresariais.

Com o tema central “Liderança Visionária – Conectando Sustentabilidade, Diversidade e Inteligência Artificial”, o congresso buscará fomentar a troca de experiências e o networking entre os principais players do mercado, incentivando a colaboração e o avanço de práticas ESG em todas as esferas da economia.

A realização do evento conta com o apoio de entidades importantes, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), o Conselho Federal de Administração (CFA), a Confederação Nacional do Comércio (CNC), entre outras, que representam milhares de profissionais e organizações comprometidas com os temas de ESG e sustentabilidade

Cristiano Lagôas, presidente da Associação Brasileira de ESG, responsável pela organização do evento, destaca a relevância do congresso: “ESG e sustentabilidade são pilares fundamentais para as empresas que desejam prosperar em um cenário de transformação constante. Este congresso é uma oportunidade para líderes se inspirarem e explorarem novas abordagens para um mundo melhor para todos”.

Para mais informações sobre a programação e inscrições, basta acessar: www.congressodeesg.org.br



Marketing de afiliados cresce e se consolida no digital

De acordo com relatórios recentes do setor, o mercado de marketing de afiliados tem um valor estimado atual de US$17 bilhões de dólares e tem crescido de forma acelerada com uma taxa anual de receita do mercado em 10%, impulsionado pelo e-commerce e pelas mudanças nos hábitos de consumo digital. 

Esse modelo de negócios conecta empresas a promotores de produtos e serviços, oferecendo uma alternativa eficiente para a aquisição de clientes e a ampliação da visibilidade das marcas.

Crescimento de um mercado bilionário

Segundo esse mesmo relatório, a projeção para 2030 é de que o setor alcance 40 bilhões de dólares globalmente, acompanhando a expansão das vendas online e a popularização de novas formas de consumo digital.

A estrutura de funcionamento dos programas de afiliados baseia-se em um modelo de remuneração por resultados, como vendas ou cliques, o que contribui para a previsibilidade e o controle dos investimentos realizados pelas empresas.

Segundo pesquisas recentes, 81% das marcas utilizam programas de afiliados como parte da estratégia de aquisição de clientes. Para os afiliados, a atividade representa a possibilidade de obter renda por meio da promoção de produtos de terceiros, sem a necessidade de gerenciar estoque, logística ou atendimento ao cliente.

A flexibilidade do modelo também permite que muitas pessoas vejam nessa atividade uma forma de gerar renda extra, podendo se dedicar de maneira parcial ou integral ao trabalho de divulgação on-line, sendo uma forma viável de ganhar dinheiro na internet.

Mudanças no comportamento de consumo

O constante crescimento do e-commerce e o aumento do tempo de conexão das pessoas na internet criaram um ambiente propício para a expansão dos programas de afiliados. Esse crescimento também reflete a importância crescente dos produtores de conteúdo e influenciadores digitais no processo de divulgação de produtos e serviços.

A combinação de baixo investimento inicial, a possibilidade de trabalhar de casa, potencial de retorno financeiro e flexibilidade tem consolidado o marketing de afiliados como uma alternativa viável para a expansão de negócios e a geração de renda. Com o crescimento contínuo do setor, a participação em programas de afiliados tem se configurado como uma estratégia relevante no cenário digital.



ZAPI GROUP apresentará inovações em gerenciamento de frotas na LogiMAT 2025

O ZAPI GROUP, líder mundial em eletrificação, está apresentando suas mais recentes soluções para os setores de manuseio de materiais e logística na LogiMAT 2025. A inovadora em eletrificação está apresentando a nova tecnologia de navegação autônoma “ANT Locator” da BlueBotics e sua recente aquisição da UBIQUICOM, reforçando sua liderança em gerenciamento de frotas com navegação automatizada de última geração, rastreamento de ativos e sistemas avançados de segurança e localização em “tempo real”.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250311245780/pt/

ZAPI GROUP adds new fleet management solutions from BlueBotics and UBIQUICOM to its portfolio. (Graphic: Business Wire)

ZAPI GROUP adds new fleet management solutions from BlueBotics and UBIQUICOM to its portfolio. (Graphic: Business Wire)

“Durante décadas, o ZAPI GROUP tem estado na vanguarda da eletrificação do manuseio de materiais, fornecendo soluções de engenharia que aumentam a eficiência do equipamento e a segurança do operador, melhorando continuamente o desempenho”, disse Giannino Zanichelli, fundador e proprietário do ZAPI GROUP. “A LogiMAT é o evento industrial ideal para mostrar nossa inovação contínua para o setor de manuseio de materiais.”

Na LogiMAT 2025, o ZAPI GROUP está destacando as principais inovações de seu abrangente portfólio, que inclui:

  • O novo localizador ANT da BlueBotics, uma solução flexível de rastreamento de veículos e gerenciamento de frotas mistas para AGV (veículos guiados automaticamente) ou AMR (robôs móveis autônomos) e fabricantes de empilhadeiras manuais, fornecedores de software terceirizados e usuários finais. Ele pode ser usado para otimizar os fluxos de transporte em locais com veículos mistos, rastrear paletes e melhorar as operações manuais de caminhões graças aos seus relatórios e análises de usos precisos. O localizador ANT é integrado nativamente ao gerenciador de frota AGV/AMR do servidor ANT da BlueBotics ou pode ser integrado ao sistema de gerenciamento de frota, ERP, MES ou WMS existente do cliente. Existem outras opções para uso no exterior e rastreamento de ativos móveis, como paleteiras ou até mesmo funcionários. Veja todos os detalhes do produto.
  • Os sistemas avançados de segurança e localização em tempo real da UBIQUICOM, agora totalmente integrados ao portfólio do ZAPI GROUP, melhoram o gerenciamento, a eficiência operacional e a segurança das aplicações de manuseio de materiais. Esse feito marca a conclusão da sua aquisição anunciada anteriormente.

“A integração dessas tecnologias exclusivas com nossa vasta experiência em projeto e fabricação de componentes de acionamento elétrico aumenta nosso valor para os fabricantes de manuseio de materiais. Essa expansão aumenta nossa capacidade de projetar melhorias e inovações exclusivas para as empilhadeiras e veículos AGV de nossos parceiros”, acrescentou Zanichelli.

Desde 1975, o ZAPI GROUP lidera a transição do setor mundial de manuseio de materiais para a eletrificação, começando com o design pioneiro de empilhadeiras elétricas e evoluindo para fornecer soluções de acionamento totalmente integradas. Na atualidade, a empresa continua comprometida com a capacitação e a inovação, organizando recentemente sua quarta conferência virtual “Future of Electrification”, na qual líderes do setor exploraram as principais tendências e desafios que moldam o futuro da eletrificação em aplicações industriais e fora de estrada.

Os participantes da LogiMAT 2025 podem visitar o estande 8C61, Hall 8, para ver uma demonstração do conjunto completo de componentes de trem de força de eletrificação, gerenciamento de frota e soluções de navegação autônoma do ZAPI GROUP.

Sobre o ZAPI GROUP

O ZAPI GROUP está projetando a transição para um futuro totalmente elétrico com um portfólio de produtos altamente integrado, que inclui controladores de movimento, motores elétricos e carregadores de bateria de alta frequência para aplicação em veículos totalmente elétricos e híbridos. Fornecemos integração de sistemas prontos para uso, software de navegação autônoma e segurança e rastreamento de ativos para gerenciamento de frotas. Como líder global em eletrificação, com profunda experiência em sistemas, inovações de ponta e uma obsessão por impulsionar o sucesso dos clientes, o ZAPI GROUP conta atualmente com mais de 1,7 mil pessoas na sua equipe de trabalho no mundo todo, com uma receita anual total de mais de US$ 700 milhões. Para mais informações, acesse www.zapigroup.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

AnnMarie Carson, Communiqué PR

Tel.: (206) 282-4923 (ramal 119)

E-mail: zapigrouppr@communiquepr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Canon do Brasil apresenta inovações para o mercado audiovisual na NAB Show 2025

A Canon do Brasil confirma sua participação na NAB Show 2025, uma feira mundial de tecnologia, mídia e entretenimento, que acontece de 06 a 09 de abril, no Las Vegas Convention Center, nos Estados Unidos. No evento, a Canon apresentará suas principais inovações em câmeras profissionais, lentes broadcast e soluções para produção de conteúdo audiovisual, atendendo às crescentes demandas dos setores de cinema, televisão e streaming.

Representada por Fabio Zuccaratto Migotto, gerente da divisão Professional Imaging Solutions (IPS), e Clecio Roberto, executivo de contas da Canon do Brasil, a empresa estará no North Hall – Stand nº 2103, onde demonstrará equipamentos de última geração e tecnologias que proporcionam qualidade excepcional na captura de imagens.

“A NAB Show é um evento estratégico para a Canon, pois reúne os principais profissionais e empresas do setor audiovisual em um ambiente de inovação e troca de conhecimento. Nossa presença reforça o compromisso da marca em oferecer equipamentos para as produções cinematográficas e televisivas”, afirma Fabio Zuccaratto Migotto, gerente da área de Cinema e Broadcast da Canon do Brasil.

Entre as soluções que serão apresentadas pela Canon estão as mais recentes câmeras da linha EOS Cinema EOS C400 e C80, lentes RF voltadas para produções profissionais, câmeras PTZ para transmissões ao vivo e sistemas de workflow otimizados para maior eficiência na produção audiovisual. Além da exposição de produtos, a empresa promoverá demonstrações ao vivo e discussões técnicas sobre as tendências do setor.

Para mais informações e agendamentos, basta entrar em contato pelo e-mail: cineprobrasil@cusa.canon.com.

Serviço:
 NAB Show 2025
 Data: 06 a 09 de abril de 2025
 Local: Las Vegas Convention Center – North Hall, Stand nº 2103



Tecnologia aprimora experiência com som e LED em eventos

No universo do live marketing, cada detalhe importa – e a combinação de luz, som e LED tem um papel fundamental para transformar eventos em experiências memoráveis. Seja em um grande festival, em uma convenção corporativa ou em ativações de marca, esses elementos não apenas criam impacto visual e sensorial, mas também reforçam a mensagem e os valores das marcas.

Diante de um mercado cada vez mais exigente, o fator “imersão” ganha relevância nos briefings e projetos deste setor da comunicação que, segundo o Anuário Brasileiro de Live Marketing, investiu 100 bilhões de reais nestas ações em 2024.

Tecnologia é fundamental para experiências imersivas

A integração de luz, som, LED e novas tecnologias, como os KiNECTS, tem sido cada vez mais explorada por diretores e criativos do setor para criar ambientes imersivos e inovadores.

Profissionais da área apontam que a iluminação dinâmica pode contribuir para direcionar o público e destacar momentos-chave, enquanto o som, quando planejado estrategicamente, intensifica a imersão. Já os painéis de LED permitem adaptações em tempo real, exibindo conteúdos alinhados à narrativa do evento, e os KiNECTS são utilizados para automatizar elementos do projeto, integrando luz e movimento.

A Muzik Pro, empresa do setor, atua no fornecimento de iluminação, sonorização e painéis de LED para eventos. Com experiência em grandes produções, a empresa desenvolve projetos voltados para a integração e qualidade dos recursos audiovisuais.

Sandro Andalaft, CEO da Muzik, uma das principais empresas nesse concorrido segmento destaca: “Nossa missão é ajudar marcas e agências para transformar eventos em experiências inesquecíveis. Para isso nossos investimentos são contínuos, principalmente em equipamentos de ponta.” diz o empresário

Projeções mapeadas, painéis de LED de alta definição, sistemas de som 360º e KiNECTS são alguns dos recursos tecnológicos que vêm sendo utilizados para aprimorar a experiência do público em eventos. O uso dessas ferramentas influencia a imersão e o engajamento, mas a implementação exige planejamento e parceiros qualificados para garantir a execução adequada, conforme explica Sandro:

“Além da tecnologia de ponta, a entrega tem que ser com excelência, observando prazos e realizada por profissionais qualificados, não só tecnicamente, mas também no atendimento aos clientes no ambiente da montagem e produção”, destaca Sandro.

A Muzik Pro tem participado de premiações do setor, refletindo sua atuação no mercado e a experiência de Sandro Andalaft diante das transformações da indústria. A empresa foi ganhadora do Prêmio Live em 2022 e recentemente no BeX Awards como fornecedor do ano.



Soluções digitais impulsionam o planejamento logístico em regiões críticas

O uso de dados no planejamento logístico tem ganhado espaço entre empresas que atuam em regiões de difícil acesso e enfrentam desafios estruturais para a movimentação de cargas. A digitalização de processos, com apoio de ferramentas de rastreamento, telemetria e automação, tem contribuído para a tomada de decisões mais rápidas e fundamentadas no setor logístico.

Segundo o Relatório de Tendências em Logística da McKinsey & Company (2023), o uso de dados em tempo real melhora em até 20% a previsibilidade de entregas e pode reduzir até 15% os custos operacionais, especialmente em rotas com alta variabilidade.

A Complex, empresa especializada em soluções logísticas para regiões remotas e grandes projetos, participará da Intermodal South America 2025 como visitante estratégica. O evento, que ocorre entre 22 e 24 de abril, em São Paulo, tem ampliado o foco em inovações tecnológicas aplicadas à logística, com destaque para ferramentas de gestão digital, análise preditiva e integração de dados.

Fabiano Sabino, coordenador programático logístico da Complex, explica que a visita tem como objetivo identificar soluções que otimizem a tomada de decisão. “Tecnologias como BI, sensores e plataformas de gestão integrada têm se mostrado essenciais para empresas que atuam em ambientes com baixa previsibilidade. A digitalização ajuda a antecipar riscos e redirecionar recursos com maior assertividade”, comenta.

Durante a Intermodal, a Complex pretende acompanhar apresentações e visitar expositores que ofereçam soluções voltadas ao controle logístico em tempo real e ao gerenciamento de desempenho operacional. O objetivo é fortalecer a estratégia digital da empresa e ampliar sua capacidade de resposta em operações que exigem logística de alta eficiência.

Com operações voltadas ao atendimento de obras, indústrias e setores de infraestrutura, a Complex busca integrar dados à sua cadeia decisória para reduzir riscos, mitigar falhas e aumentar a produtividade. A Intermodal 2025 é considerada uma oportunidade para identificar soluções inovadoras e consolidar parcerias que fortaleçam o uso estratégico de dados na logística nacional.



CEO da POL e PROMAD fará segunda participação no podcast PG on Air

Joel Rosenbaum, CEO da Publicações Online (POL) e PROMAD, será o convidado do PG on Air, podcast voltado ao setor jurídico no Brasil, no dia 04 de abril, onde compartilhará conselhos para brasileiros que desejam estudar nos Estados Unidos. 

Neste episódio, Joel trará orientações, reflexões e recomendações para estudantes que sonham em estudar nos Estados Unidos. Com base em sua trajetória como ex-aluno de Harvard e Stanford, ele abordará temas como: 

  • Principais etapas para se candidatar a universidades e programas de pós-graduação nos Estados Unidos;
  • Obstáculos enfrentados por estudantes internacionais e formas de superá-los; 
  • Dicas para acesso a bolsas de estudo, obtenção de vistos e alternativas de apoio financeiro; 
  • Diferenças culturais e acadêmicas entre os sistemas educacionais do Brasil e dos EUA; 
  • Benefícios profissionais de estudar no exterior e como aproveitar a formação internacional na carreira jurídica. 

Com anos de experiência em cargos de liderança nos setores financeiro, tecnológico e jurídico — além de uma forte conexão com os ambientes jurídicos e empresariais do Brasil e dos EUA — Rosenbaum traz uma perspectiva única para estudantes e profissionais que desejam investir em uma formação internacional.

“Estudar nos Estados Unidos pode ser uma experiência transformadora, abrindo portas para oportunidades globais e crescimento pessoal. Mas, o processo pode ser complexo e estar preparado faz toda a diferença. Estou animado em participar do PG on Air para compartilhar insights e conselhos práticos que podem ajudar os brasileiros a trilhar essa jornada com mais segurança” diz Joel. 

O episódio será publicado no dia 04 de abril nas plataformas do PG on Air e os interessados poderão acessar o podcast na íntegra. 



Cem mulheres empreendedoras são homenageadas na Câmara de SP

No dia 27 de março, foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a cerimônia “Homenagem a 100 Mulheres Empreendedoras”. A iniciativa foi idealizada pelo vereador André Santos, presidente do Republicanos na capital paulista, em parceria com Fernanda Torres, secretária municipal do trabalho do Republicanos. O evento teve como objetivo reconhecer a atuação de mulheres no cenário do empreendedorismo brasileiro.

Durante a cerimônia, as 100 mulheres selecionadas foram chamadas individualmente para receber um certificado simbólico, em reconhecimento às suas atividades empreendedoras. A programação também contou com a presença de representantes do poder público e de organizações ligadas ao tema.

O vereador André Santos afirmou: “Essa noite foi pensada para dar visibilidade às mulheres que movem nossa economia com coragem, visão e trabalho duro. Vocês são inspiração para outras mulheres e para todos nós”.

Fernanda Torres também se pronunciou: “Nosso objetivo é continuar criando espaços e políticas que apoiem o crescimento do empreendedorismo feminino. Ver tantas histórias de sucesso reunidas hoje só reforça que estamos no caminho certo”.

Uma das homenageadas, Janaina Hassim, sócia-diretora da ConsultMKT, declarou:

“Receber essa homenagem ao lado de tantas mulheres incríveis é uma honra e uma responsabilidade. O empreendedorismo feminino é um caminho de coragem, resiliência e propósito. Levo comigo o compromisso de seguir abrindo portas para que mais mulheres ocupem seu espaço, com voz, força e protagonismo a todo vapor”.



HIV: advogado explica como funciona direito à aposentadoria

Aproximadamente 1 milhão de pessoas vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) no Brasil, segundo dados disponibilizados em 2023 pelo Governo Federal. Apesar de o diagnóstico de HIV ou  Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), por si só, não dar o direito à aposentadoria por invalidez (também chamada de aposentadoria por incapacidade permanente), o benefício é concedido quando fica comprovado que a condição resultou em limitações que impossibilitam o trabalho.

Como explica o advogado André Beschizza, especialista em Direito Previdenciário,  o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)  analisa a documentação apresentada, como laudos e exames que evidenciam a gravidade da condição. Cabe, então, à perícia médica do órgão analisar se as informações fornecidas são consistentes com a realidade e emitir uma decisão após uma avaliação presencial da pessoa.

De acordo com Beschizza, testemunhos de empregadores ou colegas também podem ser úteis para ajudar a comprovar a impossibilidade de trabalhar. “Dependendo do quadro clínico, o INSS pode conceder dois tipos de benefícios: o auxílio-doença, para situações temporárias, ou a aposentadoria por invalidez, quando a incapacidade é permanente e irreversível”, diz.

Nesse segundo caso, de aposentadoria por invalidez, as possíveis situações para uma aprovação incluem: comprovação de dano imunológico grave, doenças oportunistas associadas, efeitos colaterais graves de medicamento, estigma e exclusão social que impedem a reinserção no mercado de trabalho, esclarece o advogado.

Segundo Beschizza, o valor da aposentadoria por incapacidade de quem tem HIV ou AIDS é, geralmente, calculado com base na média salarial do trabalhador. 

“Para aqueles que se aposentaram após a Reforma da Previdência, ocorrida em novembro de 2019, o cálculo considera 60% da média de todos os salários, com acréscimo de 2% por ano de contribuição que ultrapasse 20 anos para homens e 15 anos para mulheres”, afirma ele.

“Em casos mais graves, como a necessidade de auxílio permanente de terceiros, o valor pode ser aumentado em 25%. É importante lembrar que cada situação é analisada de forma individual, podendo haver variações no cálculo, dependendo das contribuições e da legislação vigente”, complementa.

Reativação

Beschizza lembra que, em novembro de 2024, o INSS reativou os benefícios por incapacidade permanente de pessoas vivendo com HIV ou AIDS. Como explica o Governo Federal, em 2016, uma portaria exigiu que fossem feitas perícias médicas para segurados com mais de dois anos de benefício por incapacidade e idade inferior a 60 anos. 

Devido à mudança, houve pessoas que não conseguiram comprovar a incapacidade na perícia médica e tiveram a aposentadoria cessada, recebendo o que o governo chama de “mensalidade de recuperação”. Em 2024, no entanto, uma decisão judicial reverteu a situação.

“Essa decisão foi uma conquista histórica para quem vive com HIV ou AIDS. A reativação da aposentadoria por incapacidade permanente significa mais dignidade, segurança financeira e respeito. Muita gente teve o benefício cortado injustamente após mudanças nas regras em 2016 — agora, com essa decisão judicial, há reconhecimento de que a condição pode, sim, causar incapacidade severa, e que o Estado deve garantir uma renda mínima para quem não consegue trabalhar”, avalia Beschizza. 

O que fazer se o INSS negar o pedido de aposentadoria?

Se o pedido for negado, o trabalhador tem algumas alternativas. Um deles é entrar com recurso administrativo, apresentando novos documentos, laudos médicos ou contestando a decisão. Esse recurso é analisado dentro do próprio INSS, esclarece o advogado especialista.

Outra possibilidade é procurar um advogado e ajuizar ação judicial, que pode incluir pedido de liminar, acelerando a análise do juiz. Na Justiça, é possível solicitar perícia médica imparcial, o que muitas vezes pode mudar o resultado.

“A dica é simples: não aceite o ‘não’ do INSS como definitivo. Muita gente teve o benefício reconhecido na Justiça, mesmo após uma negativa inicial”, orienta Beschizza.

Para saber mais, basta acessar: https://andrebeschizza.com.br/cid-b24-aposentadoria-quais-os-requisitos-e-como-solicitar/



Seguro viagem é proteção indispensável para viajantes

O seguro viagem tem se consolidado como um item essencial para quem planeja viagens internacionais. Além de ser obrigatório para entrada em países que integram o Tratado de Schengen, como Alemanha, França e Itália, e em outros destinos como Cuba e Venezuela, a contratação dessa apólice é uma medida preventiva que pode evitar transtornos financeiros e logísticos para os viajantes.

Essa obrigatoriedade tem como objetivo proteger tanto os turistas quanto os sistemas de saúde locais, que não precisam arcar com custos de atendimento a estrangeiros. Segundo Luciano Bonfim, diretor comercial da Vital Card, países como os Emirados Árabes exigem a modalidade de proteção até mesmo para a obtenção de visto.

“Além disso, Tailândia e Argentina, por exemplo, tornaram obrigatório o seguro com cobertura para COVID-19 após a pandemia. Embora a exigência tenha sido flexibilizada, a contratação ainda é fortemente recomendada”.

Com o aumento do turismo global e a conscientização sobre os benefícios da proteção para viagens, o mercado segue em expansão. De acordo com a Mordor Intelligence, o setor deve alcançar USD 36,24 bilhões em 2029, refletindo o aumento da demanda pela modalidade.

Esse crescimento tem acompanhado o aumento do fluxo de turistas. Um estudo realizado pelo WTM Global Travel Report, divulgado pelo portal Mercado e Eventos, aponta que o turismo global alcançou uma marca histórica com 1,5 bilhão de chegadas internacionais. A projeção indica ainda que, até 2030, esse número pode crescer mais de 30%.

Benefícios do seguro viagem

Embora a lista de países que exigem a modalidade seja extensa, o seguro viagem tem se tornado uma ferramenta indispensável para garantir segurança e tranquilidade em qualquer destino. O diretor comercial da Vital Card explica que é importante analisar a apólice no momento da contratação e conferir as principais coberturas oferecidas.

“O seguro viagem oferece uma ampla gama de coberturas que vão além da assistência médica para doenças preexistentes ou gestantes, como indenização por extravio de bagagem, repatriação sanitária, assistência em cancelamento ou interrupção de viagem e assistência jurídica”, destaca Bonfim.

Ele alerta que mesmo não sendo exigido em países como os Estados Unidos, por exemplo, a contratação do seguro viagem é altamente recomendado devido aos custos médicos elevados. “Uma simples consulta pode custar centenas de dólares. Já uma internação pode ultrapassar US$ 10.000 por dia”.

“Viajar com seguro não deve ser encarado apenas como uma exigência legal de alguns países, mas como uma forma de garantir que qualquer imprevisto não se transforme em uma grande dificuldade. Para os brasileiros, a contratação de uma apólice adequada ao destino é fundamental para evitar problemas na imigração e garantir suporte em situações adversas”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://www.vitalcard.com.br/



Copom eleva Selic a 14,25% ao ano e prevê nova alta em maio

A taxa básica de juros da economia brasileira, Selic, foi elevada em um ponto percentual (pp) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) ainda em março e chegou a 14,25%. O órgão do BC também sinalizou uma previsão de aumento menos significativo para maio, conforme divulgado pelo portal de notícias especializado em economia e investimentos InfoMoney.

O InfoMoney também assinalou que a alta prevista para maio levaria a taxa ao menos a 14,50% e que, de acordo com o relatório semanal de mercado do BC Focus mais recente, a expectativa é de altas de 0,5 pp em maio e de 0,25 pp em junho, o que elevariam os juros a 15,00%.

André Oliveira, sócio da Consórcio Fast, explica como a alta da taxa Selic afeta o crédito tradicional e o financiamento de bens e serviços no Brasil. “Existem muitos fatores que podem guinar a oferta de créditos em geral. A taxa Selic tem papel direto e quando elevada, o crédito fica mais caro, basicamente levam as pessoas e empresas a investirem menos em seus projetos atuais e principalmente os futuros”.

Segundo Oliveira, é nesse cenário de juros elevados que o consórcio pode se tornar uma alternativa mais vantajosa para consumidores e investidores. “Com a taxa Selic elevada, consequentemente o crédito fica mais caro e muitas vezes inviável. Uma das opções é o consórcio. Quando feito de maneira planejada, ele pode se tornar atraente, pois não existem juros e sim taxa de administração, que pode variar bastante de acordo com cada administrador e prazo”.

Cenário econômico aumenta demanda por cotas e facilita venda

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) destacou a funcionalidade do consórcio como autofinanciamento e alternativa de investimento, que possibilita a ascensão do poder aquisitivo do consorciado, e mostrou que o crescimento do setor em 2024, com alta de 7,8% no volume de venda de cotas, esteve dentro do previsto, entre 6% e 8%, no final do ano anterior.

De acordo com a organização, em novembro de 2024, o total de consorciados ativos subiu 9,1%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, e alcançou 11,22 milhões de participantes ativos. O montante acumulado em negociações feitas entre janeiro e novembro de 2024 atingiu R$ 354,13 bilhões, 20,6% acima do valor de 2023.

O sócio da Consórcio Fast revela que a empresa tem observado um aumento na procura por cotas de consórcio devido à alta da Selic. “O aumento significativo da procura por cotas novas, em andamento e contempladas, tem relação direta com o custo de crédito mais alto e o cenário acaba por impactar positivamente na facilidade de venda das cotas de consórcio. Com a demanda mais alta, as administradoras podem abrir mais grupos ou alocar novos consorciados em grupos com vagas, gerando grupos mais saudáveis”.

Oliveira esclarece que a conjuntura de alta demanda nas contratações de cotas de consórcio leva muitos consorciados a alterarem o planejamento e não utilizarem as cotas. Uma forma de reaver parte do valor pago no consórcio é a venda da cota.

Conforme alerta o especialista, alguns fatores devem ser observados por quem deseja entrar em um consórcio nesse momento do mercado. “As melhores estratégias incluem avaliar primeiramente qual o objetivo da compra do consórcio, se o investimento ou a retirada do bem e em que prazo”.

Para Oliveira, a definição é fundamental, pois se a necessidade na retirada do bem for breve, deve-se observar qual o valor do lance a ser ofertado para contemplar a cota, já que no sorteio a possibilidade é remota. “Também é importante considerar qual a administradora contratar e a taxa de administração cobrada”, reforça.

Para 2025, a ABAC prevê um crescimento de 8,0% so Sistema de Consórcios, considerando aumentos de 20,0% para os imóveis, 10,0% para veículos pesados, 6,0% para os veículos leves, 2,0% para as motocicletas, 23,0% para os eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis e 10,0% para os serviços. 

Para mais informações, basta acessar: consorciofast.com.br/



Mercado de mkt digital cresce 30% no Brasil em 12 meses

O mercado de infoprodutos, segmento do marketing digital que vende produtos digitais, no Brasil vive um momento de expansão, com um crescimento de 30% no número de trabalhos diretos e indiretos gerados na Creator Economy em um período de 12 meses, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas desenvolvido em parceria com a Hotmart.

Ainda segundo a pesquisa, compartilhada pela própria FGV, 42% dos entrevistados afirmaram que a venda de produtos digitais é sua principal fonte de renda.

Para o especialista em marketing digital Leandro Ladeira, que já ajudou mais de 45 mil alunos e 1.200 mentorados a criar e vender seus infoprodutos, os dados demonstram que o mercado de infoprodutos vive um momento promissor e acessível. “Ao contrário do que muitos pensam, o setor ainda está em crescimento e se tornou mais acessível. Hoje, é muito mais fácil entrar no mercado digital do que era há 10 anos”, diz.

Ladeira observa que, hoje em dia, o empreendedor digital não precisa mais investir  em equipamentos caros ou conhecimentos técnicos complexos. “Com um celular e ferramentas simples, é possível criar e vender infoprodutos. Plataformas como a Hotmart têm batido recordes de vendas, indicando que o mercado continua aquecido”, afirma.

Tendências e formatos de infoprodutos

Ladeira alerta que, ao contrário do que as pessoas imaginam, o mercado de infoprodutos vai além de cursos on-line e e-books. Ele aponta quatro grandes tendências para os próximos anos:  

  1. Agentes de Chat GPT: venda de acesso a agentes de inteligência artificial, treinados para facilitar ou agilizar o trabalho em nichos específicos;
  2. Produtos High Ticket: itens de alto valor e alta entrega, como mentorias e masterminds, que exigem mais habilidades de vendas e marketing, trazendo um faturamento maior;
  3. Imersões: programas que ajudam na implementação rápida e eficiente do conhecimento; 
  4. Produtos de rápido consumo: planilhas, planners e mapas mentais, que oferecem praticidade a um custo acessível.  

O especialista aproveita para recomendar o funil de vendas no perpétuo como a estratégia mais eficaz do mercado digital, uma vez que combina a previsibilidade das vendas constantes com a injeção de caixa dos lançamentos. 

Ladeira acredita que o mercado de infoprodutos terá um novo salto nos próximos anos, impulsionado pela Inteligência Artificial. “Muitas pessoas poderão perder empregos e precisarão estudar ou empreender. Quem está no mercado digital estará bem posicionado para ensinar essas novas profissões”, prevê. Ele também ressalta que, apesar do avanço tecnológico, a autenticidade e a personalidade continuarão sendo diferenciais.  

Para quem está começando, Ladeira destaca uma orientação: “Tenha pressa para começar e paciência pelo resultado. Crie um plano, coloque em prática e não espere o momento perfeito”.

O método Venda Todo Santo Dia

Dentro desse contexto, depois de mais de 10 anos de experiência com as vendas no modelo perpétuo e a fim de impulsionar o empreendedorismo no mercado digital, Ladeira criou o método “VTSD – Venda Todo Santo Dia”.

O método ensina como vender infoprodutos de forma contínua, previsível e sem depender de poucos eventos, como acontece nas vendas realizadas no formato de lançamentos. O objetivo é reduzir a barreira de entrada e ensinar conceitos essenciais, como tráfego pago, copywriting e funil de vendas.

“É um modelo escalável, de implementação possível, que tem como objetivo gerar empregos, empoderar pessoas e ajudar, especialmente mulheres e mães, a conquistarem independência financeira”, conclui Ladeira.  

Para mais informações, basta acessar: https://www.vendatodosantodia.com.br/pv0622/



Seguro cyber é alternativa para empresas do país

A digitalização trouxe eficiência e agilidade para os negócios, mas também aumentou os riscos de ataques cibernéticos. Segundo um relatório da IBM Security, divulgado pela CNN Brasil, o custo médio de um vazamento de dados no país em 2023 foi de R$ 6,7 milhões, evidenciando a necessidade de proteção.

Nesse contexto, ganham destaque modalidades como o “seguro cyber”, solução estratégica para uma empresa mitigar prejuízos financeiros e reputacionais. É o que ressalta Maria Eduarda Oliveira, especialista em seguro cyber na Genebra Seguros, que explica os principais aspectos dessa proteção.

“O seguro cyber, também conhecido como RC Cyber ou seguro de riscos cibernéticos, é uma proteção voltada para empresas que desejam se resguardar contra incidentes digitais”, explica Oliveira.

A busca por seguro contra ataque hacker cresceu 12,7% entre janeiro e junho de 2024, com uma arrecadação de R$ 110,6 milhões, conforme balanço da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), repercutido com exclusividade pela CBN Globo. Já na série histórica iniciada em 2020, a alta é ainda maior: chega a 512,4%.

De acordo com a especialista da Genebra, as coberturas variam de acordo com as seguradoras, entretanto a cobertura básica cobre reclamações, honorários de peritos e processos decorrentes de vazamento de dados.

“Entre os principais riscos cobertos, estão vazamento de dados (clientes, colaboradores, fornecedores), ataques de hackers (ransomware, phishing, DDoS), extorsão cibernética e roubo de identidade e fraudes digitais, além de custos com recuperação de sistemas e interrupção de negócios”, lista.

Quais são as principais pautas de cibersegurança em 2025?

Os ataques digitais estão cada vez mais sofisticados. De acordo com um estudo realizado pela Sophos e compartilhado pela TI Inside Online, a “persistência dos ataques de ransomware”, “uma nova era de ataques à IA (Inteligência Artificial)” e a “vulnerabilidades na cadeia de suprimentos” devem ser as três principais pautas de cibersegurança em 2025. 

“Cada vez mais, ganham destaque no país golpes financeiros (fraudes em transações digitais) e ataques a cadeias de suprimentos (fornecedores vulneráveis)”, complementa. Oliveira alerta: “Empresas que lidam com grandes volumes de dados sensíveis, startups de tecnologia, instituições de saúde e consultorias jurídicas são alvos frequentes. O seguro cyber ajuda a reduzir os impactos desses ataques”, afirma.

Quem precisa de um seguro cyber?

Segundo a especialista em seguro cyber na Genebra Seguros, qualquer empresa que utilize meios digitais está exposta a riscos, mas alguns setores são mais vulneráveis:

  • E-commerces e fintechs (dados financeiros);
  • Hospitais e clínicas (prontuários médicos);
  • Escritórios de advocacia (documentos sigilosos);
  • Indústrias com sistemas IoT (risco de sabotagem digital).

“A contratação de um seguro cibernético é uma consideração importante para diversas organizações, especialmente aquelas que dependem de dados digitais e tecnologia em suas operações”, reforça a especialista.

Suporte jurídico e resposta a incidentes

Além da cobertura financeira, muitas apólices oferecem suporte jurídico em casos de vazamento de dados, como assessoria em notificações obrigatórias (LGPD), defesa em processos judiciais e negociação em casos de extorsão.

“Algumas seguradoras oferecem suporte jurídico em caso de vazamento de informações sigilosas. Esse benefício é crucial, pois lida com aspectos legais complexos e dispendiosos”, destaca a porta-voz da Genebra.

Importância do seguro cyber em 2024 nunca foi tão alta, diz especialista

Com o aumento da obrigatoriedade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), empresas que sofrem vazamentos podem enfrentar multas de até 2% do faturamento, como destaca o portal Agência Senado. Além disso, a reputação de um negócio pode ser severamente afetada.

Oliveira finaliza: “Nos dias atuais, a relevância do seguro cibernético nunca foi tão alta. Ele protege dados sensíveis, mitiga perdas financeiras e garante a continuidade dos negócios. Para indivíduos, também oferece segurança contra fraudes e roubo de identidade”. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.genebraseguros.com.br/



Número de pessoas detidas por embriaguez cresce no Carnaval

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço da Operação Carnaval 2025, realizada entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. O material, publicado pela Agência Brasil, faz um comparativo com o mesmo período de festividades em 2024, apontando redução em algumas infrações e apreensões, mas aumento em outras ocorrências.

Houve 83 mortes em estradas federais em comparação com 88 no carnaval de 2024 – uma diminuição de 5,7%. No que diz respeito ao número de feridos, houve 1.315 este ano, contra 1.552 no ano anterior – uma diminuição de 15,3%. Em contrapartida, os sinistros totalizaram 1.150 em 2025 e 1.243 em 2024, representando uma diminuição de 7,5%.

A pesquisa também revela que 2.732 motoristas foram multados no carnaval deste ano por misturar álcool e direção. No total, 128 pessoas foram presas por embriaguez ao volante – um aumento de 10,34% em relação a 2024, quando 116 condutores foram detidos dirigindo após consumir álcool.

Segundo Erica Avallone, advogada que atua há mais de 10 anos em favor do direito dos motoristas e proprietários de veículos e especialista em processos administrativos e judiciais de trânsito, este índice é alarmante não apenas por ser uma infração de trânsito, mas também porque a negligência dos condutores está se tornando mais comum.

“A bebida e a direção misturadas são um perigo para a segurança no trânsito, não só para o próprio motorista, mas também para os passageiros e pedestres da via”, avalia.

O que diz a Lei?

Além do Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que trata do crime de “Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência”, a Lei nº 11.705, promulgada em 19 de junho de 2008 e conhecida também como Lei Seca, foi criada com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito provocados por condutores sob o efeito de álcool. Ela define limites para a concentração de álcool no sangue que um condutor pode possuir ao dirigir.

A advogada adverte que o consumo de álcool antes de dirigir pode elevar consideravelmente o perigo de acidentes de trânsito, uma vez que reduz habilidades cognitivas como julgamento, foco, entendimento, coordenação e tempo de reação.

Abordagem de blitz: como proceder

A advogada especialista esclarece ainda que, em episódios de abordagens, os motoristas possuem direitos e deveres. “O condutor questionado pode se negar a realizar o teste, porém isso não é um direito, mas sim uma escolha. A recusa em cooperar também constitui uma infração e é responsabilidade do motorista acatar as instruções do agente de trânsito. Este, por sua vez, deve conduzir a situação sem se exaltar ou abusar da autoridade que possui”, alerta.

Há uma forma legal de contestar uma multa caso o motorista se sinta injustiçado, explica Avallone, pois o agente não possui fé pública — uma autenticação realizada por um servidor, a qual valida a verdade dada aos seus atos.

“O agente de trânsito não tem fé pública, mas pratica um ato que é a constatação da infração no momento da abordagem. Esse ato tem como pressupostos dados pela própria lei de que ele é legítimo, até prova em sentido contrário”, detalha.

“No primeiro instante é necessário verificar o auto de infração de trânsito (AIT) — documento que dá início ao processo de imposição de penalidade, em decorrência da infração que o condutor supostamente cometeu para verificar se ele foi praticado de acordo com a lei”, diz. “Logo, não é indicado que o condutor queira justificar sua infração. Esta atitude pode não surtir efeitos no processo. É um exemplo de por que temos um alto índice de indeferimentos de defesas e recursos administrativos”, completa.

Todo o processo é com base no que a lei determina, e ela própria traz uma “receita” da exata conduta. O agente de trânsito também precisa conhecer o que a lei determina no momento em que ele lavra o auto de infração, aplica penalidades, instaura processo administrativo ou expede notificações, frisa.

“Se essa receita não é cumprida, aí temos uma nulidade e é justamente em cima disso que atuamos. Temos a oportunidade de apresentar defesa e recursos administrativos, até porque o direito de defesa é uma garantia da nossa Constituição Federal, então mesmo que tenha havido cometimento da infração, é possível contestá-la”.

Colaboração como fator-chave

Avallone aconselha que o mais apropriado é cooperar com o agente quando a abordagem ocorrer, pois a recusa já é infração. “Mesmo que o condutor se recuse a realizar o teste de bafômetro, o objetivo, além da segurança, é fiscalizar se ele está sob influência de álcool”, discorre.

“E essa influência pode ser constatada de várias formas: pelo etilômetro, por exame de sangue, exame clínico pericial e também por sinais de alteração da capacidade psicomotora. Então, o agente de trânsito pode atestar, mesmo diante da recusa, a real condição do motorista”, detalha.

Se o motorista apresentar dois ou mais sinais de alteração da capacidade psicomotora, ele pode ser autuado, não pela recusa, mas sim por dirigir sob influência de álcool, o que pode resultar em crime, dependendo dos sinais que forem constatados.

“As principais orientações para um motorista agir de forma tranquila são respeitar o agente de trânsito, seguir suas orientações durante a abordagem e fornecer a documentação necessária, ou seja, tanto a CNH quanto o documento do veículo conduzido”.

Erica elenca duas orientações para um motorista agir de forma tranquila e respeitosa durante uma abordagem policial:

Não oferecer dinheiro: o ato se caracteriza enquanto aliciamento e o condutor pode ser preso e indiciado por suborno;

Fugir do local da blitz: este comportamento pode acarretar problema porque, além dessa infração (dirigir sob efeito de álcool), dependendo da interpretação do agente, pode gerar outra infração (evadir-se do local da blitz).

“A direção segura requer estado de alerta e capacidade de tomar decisões rápidas em situações inesperadas, prezando pelo bem da coletividade. Em resumo, é crucial que todos entendam os perigos ligados à mistura de álcool e direção. O conselho mais importante segue sendo: se beber, não dirija”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.ericaavallone.com.br/



Cooperativa lança app de transporte em comunidades

Atender à necessidade de transporte dos bairros mais pobres e das comunidades em geral. Esse é o objetivo da Cooperativa Nacional das Quebradas, organização que lançou o aplicativo Das Quebradas.

A proposta da nova solução tecnológica é conectar motoristas, entregadores e passageiros em regiões que têm dificuldade de serem atendidas por aplicativos tradicionais, empresas de entregas ou pelo transporte público. 

“A Cooperativa Das Quebradas busca cumprir um direito constitucional de todo brasileiro e brasileira, que é o direito de ir e vir, o direito ao transporte, que não vem sendo cumprido de forma satisfatória às pessoas de baixa renda”, explica Adauto Bentivegna Filho, diretor jurídico da organização.

De acordo com a cooperativa, além de ajudar a população a se locomover e a receber suas compras, a iniciativa também busca gerar renda na periferia. Isso porque a ideia é que os próprios moradores das comunidades baixem o aplicativo e se cadastrem como motoristas.

“O objetivo é auxiliar pessoas desempregadas, que irão trabalhar na hora que puderem e desejarem. Em especial, mães e pessoas que possuem família e precisam ter horários alternativos”, diz Jose Grimalde Santiago, presidente da Cooperativa Das Quebradas.

Para quem deseja trabalhar como entregador de mercadorias ou simplesmente enviar encomendas e se locomover como passageiro no dia a dia, também é necessário baixar o aplicativo e informar os dados pessoais para ter o cadastro aprovado. 

“Estamos na era digital, e hoje as transações comerciais mais seguras e ágeis se dão por aplicativos. A Cooperativa das Quebradas quer ser um instrumento que facilite a vida das empresas e das pessoas, permitindo que mercadorias e transporte pessoal sejam feitos de forma rápida e segura”, afirma Santiago.

Bentivegna Filho explica que existem alguns desafios para toda organização que deseja lançar um aplicativo de transportes e envio de mercadorias. “O maior deles é demonstrar confiança às empresas de que seu produto vai chegar no prazo combinado e com segurança, ou seja, que não será roubado e que a população de baixa renda vai ter um transporte de qualidade e com menor risco pessoal”, argumenta.

“O roubo de cargas é uma praga na vida de empresas que contratam uma transportadora, mas o sistema de entregas da Cooperativa Das Quebradas leva em consideração este problema,  possuindo um sistema de gerenciamento de risco (PGR) dedicado a garantir entrega no prazo combinado e para o destinatário correto”, complementa Santiago.

A Cooperativa Das Quebradas afirma ter ainda o objetivo de fazer parcerias com o poder público e com a iniciativa privada, em busca de sinergia e otimização do trabalho.

Para saber mais sobre os serviços promovidos pela organização, basta acessar: https://www.coopdasquebradas.org.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 170 0008. 

Idealizador do Projeto da Coopdasquedras: GP3 Business – Gerson Tajes, CEO.



Vitafor celebra 20 anos com crescimento de dois dígitos

De acordo com dados recentes da Scanntech, os suplementos nutricionais são uma das categorias mais dinâmicas do varejo alimentar. Nesse mercado aquecido está a Vitafor Nutrientes, empresa 100% brasileira e que comemora duas décadas de atuação em 2025, consolidando-se como um dos principais players do setor no país.

À medida que o mercado de suplementos e alimentos saudáveis segue em curva ascendente, impulsionado pela conscientização das pessoas sobre os cuidados com a saúde e o bem-estar, a Vitafor Nutrientes permanece apostando em inovação, sustentabilidade e qualificação profissional. Tripé que leva a companhia ao crescimento de dois dígitos ao ano, com expansão de atuação tanto no mercado brasileiro quanto no exterior.

Somente em 2024, a empresa aumentou sua produção industrial, chegando à 10,9 milhões de unidades. Atualmente, possui capacidade de produção que ultrapassa 1,3 milhão de itens ao mês.

Fundada em 2005 por Nemecio Rogério, CEO do Grupo Vitafor, a companhia nasceu a partir de uma necessidade familiar, com o propósito de oferecer suplementos a preços acessíveis, desmistificando a ideia de que apenas produtos importados garantem eficácia. Ao lado dele, Débora Dutra, diretora de marketing da empresa, acompanhou esse crescimento.

Hoje, ao completar 20 anos, a empresa está entre os principais players do setor, presente em todos os estados do Brasil e expandindo sua atuação na Europa, onde lançou a Vitafor Europe em 2024.

A empresa conta com laboratório próprio, o VLabor, e criou o Vitafor Science, um portal científico que oferece eventos gratuitos, conteúdos técnicos em vídeos e artigos, protocolos de tratamentos e receitas, atualizações constantes sobre saúde e suplementação para profissionais. “Com base nesse respaldo científico, criamos o Vitafor Science University, com conteúdo on-line on demand, certificados e aprimoramento contínuo. Os profissionais podem fazer cursos e jornadas ministrados pelos maiores especialistas da área”, comenta Debora Dutra, diretora de marketing.

A marca também celebra o aniversário com o lançamento da nova versão proteica Whey Protein WPC – proteína concentrada, que tem como foco combinar benefícios nutricionais, versatilidade e custo-benefício, atendendo diferentes perfis de consumidores-. “Nos concentramos na parcela da população que precisa de suplemento para ter uma vida com mais saúde”, ressalta o CEO, Nemecio.

Ainda sobre produtos proteicos, a empresa acaba de expandir sua atuação para o mercado de snacks saudáveis, lançando a marca Fitzei. São barras de whey protein produzidas na fábrica do Grupo Vitafor, com formulação composta por 12 gramas de proteína, zero glúten, sem adição de açúcares ou gorduras trans, e ricas em fibras e Vitamina E. Estão disponíveis, incialmente, em três sabores: banoffee, paçoca e frutas vermelhas.

Expansão sustentável

Sediada em Araçoiaba da Serra, a cerca de 120 quilômetros de São Paulo, a Vitafor conta com mais de 600 colaboradores. O CEO Nemecio Rogério comenta que “uma empresa só cresce de forma sustentável quando possui um time que também cresce”. Essa filosofia se traduz em investimentos contínuos em treinamento e capacitação. Inclusive, neste ano, a companhia estabeleceu uma parceria com o SENAI Sorocaba para oferecer cursos dentro de suas instalações, visando aprimorar os processos internos e impulsionar ainda mais os resultados.

Na fábrica, são produzidas mais de 270 opções de produtos para todas as fases e necessidades da vida, com o objetivo de promover bem-estar e saúde. Eles são divididos nas categorias: ômega para cada fase da vida; saúde intestinal; beleza e saúde da mulher; uma proteína para cada estilo de vida; linha performance; longevidade e saúde; imunidade. Além da divisão para Fitzei.

“Tudo acontece em Araçoiaba da Serra, com embasamento em ciência e inovação, fatores que nos consagraram como a marca mais prescrita por profissionais de saúde no Brasil por oito anos consecutivos, segundo o Top Of Mind do setor. E do interior de São Paulo, saímos para todo o Brasil e Europa”.

A diretora de marketing, Debora, acrescenta que os oito anos consecutivos de Top of Mind na categoria de suplementação são fruto de um sólido trabalho com os profissionais da saúde. A empresa investe nesse relacionamento, muito pautado em informação, conhecimento e inovações.



CONTENUR chega a Nova York com fornecimento de contêineres

A CONTENUR, empresa especializada na fabricação, manutenção e limpeza de contentores para Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), firmou um contrato de dez anos com o Departamento de Saneamento da Cidade de Nova York (DSNY). Esse acordo faz parte da estratégia da cidade para modernizar a gestão de resíduos urbanos, prevendo a produção, instalação e manutenção de contentores de carga lateral.

A iniciativa faz parte de um plano implementado pela administração municipal para melhorar a limpeza das ruas e reduzir a presença de roedores. A licitação, lançada em março de 2024, teve a CONTENUR como empresa vencedora, marcando sua primeira grande operação nos Estados Unidos.

Os primeiros contentores foram instalados no distrito de West Harlem no dia 1º de maio de 2025. Após uma revisão ambiental, a possibilidade de expansão do projeto para outras áreas será avaliada.

O modelo escolhido para a iniciativa, chamado OVAL, é projetado com atributos que visam acessibilidade e sustentabilidade. Com capacidade de 3.000 litros, os contentores possuem mecanismos que buscam facilitar o uso e acessibilidade para a população.

Os contentores são fabricados com materiais reciclados, que também podem ser reutilizados ao final da vida útil. A fabricação ocorre em unidades industriais que utilizam 100% de energia renovável, reduzindo a pegada de carbono do processo produtivo. A experiência da CONTENUR em contratos de grande escala em cidades europeias foi um dos fatores considerados na escolha da empresa.

Com esse contrato em Nova York, a CONTENUR expande sua atuação internacional e fortalece sua presença no mercado norte-americano, setor considerado estratégico para seu crescimento.

A Contemar Ambiental, filial da CONTENUR no Brasil, atua no segmento de contêineres e soluções para a gestão de resíduos. Com uma unidade de produção no país, a empresa tem como objetivo atender às crescentes demandas das cidades brasileiras. Em seu portfólio de produtos, destaca-se o modelo Oval 3000, o mesmo contentor que vem sendo utilizado pelos nova-iorquinos.



Indústria de cosméticos incorpora ingredientes naturais do cacau em sua produção

No Dia do Cacau (26), quarta-feira, a Ricosti Cosméticos aproveitou a data para destacar o papel dos ingredientes naturais em seus produtos, como a manteiga de cacau 100% natural, principal ingrediente do seu protetor labial. Com compromisso com a qualidade e a sustentabilidade, a marca aposta em fórmulas 100% veganas.

O cacau, amplamente reconhecido por seus benefícios à saúde e ao bem-estar, não se limita apenas a ser uma sobremesa. Quando incorporado aos cosméticos, o cacau e seus derivados oferecem propriedades hidratantes e antioxidantes que promovem o cuidado e a regeneração da pele.

Na linha de cosméticos Ricosti, o protetor labial, formulado com manteiga de cacau 100% natural, é o produto que traz todos os benefícios dessa substância. Desenvolvido para proporcionar hidratação intensa, nutrição e regeneração dos lábios, o produto pode ser usado tanto para os dias mais secos do inverno quanto para as temperaturas quentes do verão.

Além de seus efeitos benéficos à pele, a manteiga de cacau presente na fórmula também auxilia na cicatrização dos lábios. 

Benefícios do protetor labial:

  • Hidratação intensa: a manteiga de cacau é rica em ácidos graxos, o que proporciona uma hidratação profunda e duradoura.
  • Nutrição e cicatrização: auxilia na regeneração da pele, mantendo os lábios macios e saudáveis.
  • Aroma agradável: um toque suave que proporciona conforto durante o uso.
  • Versatilidade: pode ser utilizado por todas as faixas etárias e em todas as estações do ano.

 



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias