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A cerimônia de premiação do Japan Prize de 2025 foi realizada com a presença de Suas Majestades, o Imperador e a Imperatriz do Japão

A Japan Prize Foundation (Presidente: Ryozo Nagai) realizou uma cerimônia de premiação na quarta-feira, 16 de abril, no Novo Teatro Nacional de Tóquio, no bairro de Shibuya, para conceder o Japan Prize a cientistas que fizeram conquistas criativas e significativas nos campos científico e tecnológico mundial e que contribuíram significativamente para alcançar a paz e a prosperidade para toda a humanidade.

Russell Dean Dupuis, Ph.D. (EUA), vencedor na área de Ciências e Produção de Materiais, e Carlos M. Duarte, Ph.D. (Espanha), vencedor na área de Produção Biológica, Ecologia e Meio Ambiente, estiveram presentes na cerimônia de premiação, e cada área recebeu 1 milhão de ienes, além de um certificado e uma medalha.

Cada ano, os vencedores do Japan Prize são indicados por cerca de 15.500 cientistas e engenheiros renomados de todo o mundo escolhidos através de um rigoroso processo seletivo que dura em torno de um ano. Para 2025, a Fundação recebeu 149 indicações para a área de Ciências e Produção de Materiais e 72 indicações para a área de Produção Biológica, Ecologia e Meio Ambiente. Os vencedores deste ano foram selecionados de um total de 221 candidatos.

A cerimônia contou com a presença de cerca de 1.000 convidados, a começar por Suas Majestades, o Imperador e a Imperatriz, chefes dos três poderes do governo e outras autoridades relacionadas, além de representantes de diversos setores da sociedade. Sua Majestade, o Imperador, proferiu discursos, seguidos pelos discursos dos dois vencedores e pelas felicitações de Fukushiro Nukaga, Presidente da Câmara dos Representantes.

A cerimônia de premiação deste ano pode ser vista nos links abaixo.

Versão em japonês: https://youtube.com/live/zTknLtGyoBQ

Versão em inglês: https://youtube.com/live/EnexU3HBJjY

  • Fotos de perfil dos vencedores do Japan Prize e fotos do dia da cerimônia de premiação serão enviadas para este link.

    https://www.japanprize.jp/press_photo.html

    *Ao publicar estas fotos, inclua o crédito “Cortesia do Japan Prize”.

Sobre o Prêmio Japão

A criação do Japan Prize em 1981 foi motivada pelo desejo do governo japonês de criar um prêmio internacionalmente reconhecido que contribuísse para o desenvolvimento científico e tecnológico ao redor do mundo. Com o apoio de inúmeras doações, a Japan Prize Foundation recebeu o endosso do Gabinete em 1983. O Japan Prize é concedido a cientistas e engenheiros de todo o mundo que obtiveram conquistas criativas e significativas, ajudando a progredir em suas áreas e contribuindo significativamente para alcançar a paz e a prosperidade para toda a humanidade. Pesquisadores em todas as áreas de ciências e tecnologia são elegíveis para o prêmio, com duas áreas selecionadas a cada ano, ao considerar as tendências atuais no desenvolvimento científico e tecnológico. Em princípio, uma pessoa em cada área é reconhecida com o prêmio e recebe um certificado, uma medalha e um prêmio em dinheiro. Cada cerimônia de premiação conta com a presença de Suas Majestades, o Imperador e a Imperatriz, chefes dos três poderes do governo e outras autoridades relacionadas, além de representantes de vários outros integrantes da sociedade.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para consultas sobre este comunicado: Escritório de Relações Públicas do Japan Prize

E-mail: japanprize@ml.prap.co.jp

Fonte: BUSINESS WIRE



Especialista usa IA para cortar até 40% das emissões CO2

A implementação de sistemas baseados em inteligência artificial (IA) tem promovido mudanças relevantes na logística e na cadeia de suprimentos em nível global. Segundo o relatório PwC Global Artificial Intelligence Study, publicado em 2023, a IA tem potencial de gerar até US$ 15,7 trilhões em valor global até 2030, sendo US$ 6,6 trilhões por meio de ganhos de produtividade e US$ 9,1 trilhões via efeitos no consumo. Esses ganhos podem se refletir em cadeias logísticas mais eficientes e sustentáveis.

As soluções adotadas envolvem automação de processos, análise preditiva e integração de dados em tempo real. Em um projeto desenvolvido por profissionais da área técnica na América do Norte, foi estruturado um sistema voltado à etapa inicial de prospecção: a geração automatizada de leads, com foco em obras de construção civil. A ferramenta utiliza filtros baseados em critérios ambientais e certificações sustentáveis, aplicados a uma base de dados pública.

De acordo com dados auditados pela FIA Awards, a arquitetura testada no projeto-piloto da ProspcCO2 permitiu uma redução de até 40% nas emissões de CO₂ em determinadas obras, além de acelerar a entrega de serviços em cerca de 20%. O projeto foi reconhecido com o selo “Platinum” da organização, que destaca iniciativas alinhadas a boas práticas técnicas e padrões éticos internacionais.

“Durante o desenvolvimento do ProspecCO2, criamos uma estrutura inteligente que coleta e cruza dados públicos sobre sustentabilidade diretamente de fontes como relatórios de impacto ambiental, registros de certificações reconhecidas e plataformas abertas que divulgam indicadores de emissões. Com a ajuda de automações e APIs, conseguimos monitorar essas informações de forma contínua, alimentando nossos modelos de IA com dados relevantes e atualizados. Isso nos permite identificar, de forma mais estratégica, quais oportunidades estão realmente alinhadas com práticas sustentáveis. Além de otimizar o esforço comercial, esse processo traz mais eficiência e responsabilidade para a prospecção, conectando nossa operação a empresas que já têm compromisso real com a redução de CO₂”, explica Bruno Lincoln Pereira de Araujo, especialista envolvido no desenvolvimento da solução.

O sistema da ProspecCO2 utiliza tecnologias como IA generativa, aprendizado de máquina (machine learning), n8n, APIs do Google e fluxos de trabalho automatizados. A proposta é direcionar os esforços comerciais a clientes que estejam em conformidade com critérios sustentáveis, como uso de energias renováveis, materiais recicláveis e metas de neutralidade de carbono.

Além dos impactos operacionais, aspectos regulatórios também foram considerados. O projeto segue protocolos como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) e a Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia (CCPA), com foco em privacidade, rastreabilidade e conformidade no uso de dados.

Segundo o relatório Logistics Trend Radar 7.0, publicado pela DHL em 2023, a inteligência artificial está entre os cinco principais campos tecnológicos que deverão moldar o setor logístico nos próximos anos, ao lado de automação, robótica e sustentabilidade. A IA é destacada como fator-chave para tomada de decisões, planejamento de rotas e gestão de demanda.

Sobre Bruno Lincoln Pereira de Araujo

O especialista Bruno Lincoln Pereira de Araujo foi recentemente reconhecido nacionalmente pela FIA AWARD, e ele é autor de livros técnicos sobre inteligência artificial aplicada à gestão, como o livro, Smart & Modern Businesses, utilizado em programas de educação executiva voltados à tecnologia, logística e sustentabilidade. Seu trabalho tem sido referenciado por organizações acadêmicas e regulatórias na Europa, Ásia e América do Norte.



Logística personalizada vira trunfo para Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais relevantes do varejo brasileiro, sobretudo no comércio eletrônico, que segue em trajetória de crescimento. Com o mercado aquecido e maior confiança dos consumidores nas compras digitais, a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de que o faturamento do setor, em 2025, atinja R$ 234,9 bilhões.
À medida que o varejo digital consolida sua presença no cotidiano dos brasileiros, datas comemorativas como o Dia das Mães ganham ainda mais relevância nas estratégias de venda. A antecipação de campanhas promocionais e o crescimento do consumo on-line têm impulsionado os esforços do setor para oferecer uma jornada de compra mais eficiente, com foco na entrega rápida e personalizada. Esse cenário reforça a importância de uma logística eficaz, capaz de atender a picos sazonais como o Dia das Mães, tradicionalmente marcado por aumento expressivo nas vendas.
Para acompanhar essa demanda crescente, empresas do setor logístico têm investido em soluções mais flexíveis e personalizadas. Com experiência internacional e entregas realizadas em 100% dos municípios brasileiros, a J&T Express vem observando uma elevação na procura por operações adaptadas à realidade de cada cliente. “As datas sazonais exigem planejamento logístico diferenciado. No Dia das Mães, por exemplo, é comum que empresas busquem formas de encurtar prazos e garantir a entrega em tempo hábil, mesmo em regiões mais remotas”, analisa Bruno Locatelli, Gerente Comercial Nacional da empresa.
A tendência de personalização acompanha a evolução do varejo digital, que exige soluções sob medida e maior integração entre parceiros. “A customização das operações se tornou uma estratégia relevante. Por isso, estruturamos escopos sob demanda, a partir de reuniões com os clientes e da análise do perfil de cada negócio”, explica Locatelli.
O Dia das Mães é apontado como a segunda data mais relevante para o e-commerce no Brasil, atrás apenas da Black Friday. Em 2024, a previsão era de que as vendas on-line ultrapassassem os R$ 7 bilhões, segundo a ABComm. Para 2025, o mercado projeta números ainda maiores, impulsionados por campanhas promocionais antecipadas e pela crescente adesão dos consumidores aos canais digitais.

A atuação logística, nesse contexto, vai além do transporte: envolve planejamento, integração tecnológica e alinhamento com as estratégias comerciais das marcas. “A comunicação direta com o cliente permite ajustar o modelo operacional conforme a demanda de cada campanha, o que é decisivo para o sucesso nas entregas e representa um diferencial competitivo para as empresas, especialmente em datas comemorativas como o Dia das Mães”, destaca o executivo.



Resolução 4966: como as novas regras impactam o consumidor final

A Resolução 4966 do Banco Central (BC), em vigor desde 1º de janeiro de 2025, visa trazer mais transparência às regras contábeis das instituições financeiras, aprimorando a análise de risco e fortalecendo a confiança de investidores e reguladores. Mas qual é o real impacto para o consumidor final?

Inspirada nas melhores práticas internacionais, a nova regulamentação exige mudanças significativas nos processos e operações das instituições financeiras. A principal alteração está na necessidade de antecipação de possíveis inadimplências, forçando os bancos a provisionarem perdas antes que as dívidas se tornem problemas concretos. Essa mudança influencia na forma como o banco se relaciona e monitora os clientes, e impacta diretamente em estratégias de cobrança e recuperação.

Outro ponto relevante é a nova classificação dos ativos financeiros, que exige uma revisão das políticas de concessão e cobrança. Isso significa que as estratégias de recuperação de crédito deverão ser mais proativas, adaptando-se ao perfil e ao momento financeiro de cada cliente, tornando as negociações e renegociações mais assertivas.

A resolução trará mais qualidade para a análise de risco, concessão de crédito e um direcionamento inteligente e efetivo de antecipação das cobranças, tendo a tecnologia como uma aliada no processo de recuperação do risco de crédito com base em evidências e condições preditivas e prescritivas.

Para atender às novas exigências, as instituições precisarão integrar diferentes áreas, como TI, risco, compliance e contabilidade, promovendo um trabalho conjunto e intensificando o uso de tecnologia e análise de dados. Esse investimento será essencial para garantir conformidade regulatória e permitir a personalização dos serviços financeiros.

Embora, num primeiro momento, a resolução possa levar bancos e fintechs a reavaliarem suas estratégias de crédito, no médio e longo prazo ela deve proporcionar mais transparência, segurança e equilíbrio ao sistema financeiro. A expectativa é que, com processos mais estruturados, os consumidores tenham acesso a serviços mais confiáveis, personalizados e sustentáveis.

Sobre a FICO

A FICO (NYSE: FICO) capacita decisões que ajudam pessoas e empresas ao redor do mundo a prosperarem. Fundada em 1956, a empresa é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar decisões operacionais. A FICO detém mais de 200 patentes nos Estados Unidos e em outros países para tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e crescimento de negócios nos setores de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, saúde, varejo e muitos outros. Com as soluções da FICO, empresas em mais de 80 países fazem desde a proteção de quatro bilhões de cartões de pagamento contra fraudes, até a melhoria da inclusão financeira e o aumento da resiliência da cadeia de suprimentos. O FICO® Score, utilizado por 90% dos maiores credores dos EUA, é a medida padrão de risco de crédito ao consumidor nos Estados Unidos e foi disponibilizado em mais de 40 outros países, melhorando a gestão de riscos, o acesso ao crédito e a transparência.

Saiba mais em https://www.fico.com

Participe da conversa em https://x.com/FICO_corp e https://www.fico.com/blogs/.

Para notícias e recursos de mídia da FICO, visite https://www.fico.com/en/newsroom.

FICO é uma marca registrada da Fair Isaac Corporation nos EUA e em outros países.

Contato:

Informações para imprensa:

InPress Porter Novelli

Cibely Toller

fico@inpresspni.com.br / (11) 99858-8500

FICO

Thais Sabatini

thaissabatini@fico.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Bitget lança programa de afiliados on-chain pioneiro no setor com reembolsos de 40% para apoiar criadores de conteúdo

VICTORIA, Seychelles, April 17, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Bitget, a principal corretora de criptomoedas e empresa Web3, lançou uma adição inovadora ao seu programa de afiliados: a primeira iniciativa de afiliados on-chain no setor de corretoras de cripto, oferecendo aos parceiros até 40% em reembolsos juntamente com as estruturas de comissão existentes. Este programa inovador conecta os ecossistemas de negociação centralizados (CEX) e descentralizados (DEX), capacitando os afiliados a monetizar sua influência de forma transparente em ambos os mundos.

Enquanto os programas de afiliados tradicionais recompensam indicações para negociação spot e de futuros, a extensão on-chain da Bitget permite que os parceiros ganhem reembolsos quando os usuários interagem com o Bitget Onchain, um produto projetado para simplificar a negociação on-chain para usuários de CEX. Os afiliados agora podem explorar o crescente mercado DeFi sem exigir que seu público navegue por configurações complexas de carteira ou sacrifique a segurança.

“A Bitget cresceu para se tornar uma das 5 principais corretoras com o apoio de seus 120 milhões de usuários. Para mostrar nossa gratidão e trabalhar mais de perto com os contribuidores do nosso ecossistema, decidimos recompensar os pioneiros que ajudam os usuários a descobrir todo o espectro de oportunidades cripto – seja na corretora ou on-chain”, disse Vugar Usi Zade, Diretor de Operações da Bitget. “Nossos afiliados pediram maneiras de monetizar o interesse em DeFi sem atrito técnico, e nós ouvimos. Este é mais um passo do nosso lado para apoiar uma comunidade que prospera na interseção da conveniência CEX e da inovação DeFi”, acrescentou ele.

O programa de indicação da Bitget está aberto a criadores de conteúdo, influenciadores e líderes comunitários com mais de 100 seguidores por meio de um processo simples de inscrição. Os participantes compartilham links de indicação exclusivos tanto para negociação tradicional quanto para transações Bitget Onchain. Eles podem ganhar até 50% de comissões sobre taxas de negociação spot e de futuros e até 40% de reembolsos sobre a atividade on-chain. O programa apresenta recompensas em níveis, com os de melhor desempenho elegíveis para os níveis de pagamento mais altos, incentivando o crescimento e o engajamento sustentados.

O Bitget Onchain remove as barreiras tradicionaisàparticipação em DeFi, permitindo que os usuários negociem ativos on-chain diretamente de suas contas spot Bitget – sem necessidade de configurações complicadas de carteira ou gerenciamento de chaves privadas. Todas as transações se beneficiam da segurança de nível institucional apoiada pelo Fundo de Proteção de US$ 600 milhões da Bitget, oferecendo aos usuários proteção de ativos de nível empresarial sem sacrificar as oportunidades do DeFi. A plataforma aprimora ainda mais a tomada de decisão com triagem de ativos alimentada por IA que revela projetos de alto potencial em tempo real, ajudando os usuários a navegar pelo vasto cenário on-chain com confiança, em vez de suposições. De influenciadores do YouTube a administradores do Telegram, o Programa de Afiliados da Bitget democratiza o acessoàpróxima fase de crescimento das criptomoedas.

As inscrições estão abertas agora através do Bitget Affiliate Portal.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo mais de 100 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a corretora Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operar de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de trading, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global de atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais podem flutuar e sofrer volatilidade de preços. Invista somente o que pode perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados nem o investimento principal recuperado. Aconselhamento financeiro independente deve sempre ser procurado, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para mais informações, consulte nossos Termos de Uso.

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001080938)



Kinaxis Inc. pronta para sediar teleconferência sobre os resultados financeiros do primeiro trimestre em 8 de maio de 2025

A Kinaxis® Inc. (TSX:KXS), líder global em orquestração de cadeias de suprimentos de ponta a ponta, anunciou hoje que agendou sua teleconferência para análise dos resultados financeiros do primeiro trimestre encerrado em 31 de março de 2025. A teleconferência será realizada na quinta-feira, 8 de maio, às 8h30 (horário do leste dos EUA), e será conduzida por Bob Courteau, CEO interino e presidente do conselho, e Blaine Fitzgerald, diretor financeiro, seguida de um período de perguntas e respostas. A empresa planeja divulgar os seus resultados financeiros do primeiro trimestre após o fechamento do mercado na quarta-feira, 7 de maio de 2025.

DETALHES DA TELECONFERÊNCIA

DATA:

Quinta-feira, 8 de maio de 2025

HORA:

8h30, horário do leste

REGISTRO DE CHAMADAS:

https://registrations.events/direct/Q4I914161909

WEBCAST:

https://events.q4inc.com/attendee/893796070 (disponível por três meses)

Registro antecipado de chamadas

Os participantes devem se inscrever com antecedência para a chamada ao vivo. Após o registro, as instruções necessárias para participar da chamada serão enviadas automaticamente por e-mail, incluindo informações de acesso e um código PIN exclusivo. No momento da chamada, os participantes registrados discarão utilizando os números do e-mail de confirmação e, ao inserirem seu código PIN exclusivo, serão incluídos diretamente na conferência. É importante que você faça o registro para a chamada pelo menos 15 minutos antes do horário de início.

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder mundial em orquestração moderna de cadeias de fornecimento, que potencializam cadeias de fornecimento mundiais complexas e apoiam as pessoas que as gerenciam, a serviço da humanidade. Nossa poderosa plataforma de orquestração de cadeias de fornecimento com infusão de IA, Maestro™, combina tecnologias e técnicas proprietárias que oferecem total transparência e agilidade em toda a cadeia de fornecimento; do planejamento estratégico plurianualàentrega de última milha. Temos a confiança de marcas internacionais renomadas para proporcionar a agilidade e a previsibilidade necessárias, a fim de navegar na volatilidade e na interrupção de hoje. Para mais notícias e informações, acesse kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

FONTE: Kinaxis Inc.

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Contato:

Relações com a mídia

Matt Tatham | Kinaxis

mtatham@kinaxis.com

917.446.7227

Relações com investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

613-907-7613

Fonte: BUSINESS WIRE



Kinaxis reconhecida como líder no 2025 Gartner® Magic Quadrant™ para Soluções de Planejamento de Cadeia de Suprimentos pela 11ª vez consecutiva

A Kinaxis® Inc. (TSX:KXS), líder global em orquestração de cadeias de suprimentos de ponta a ponta, anunciou hoje que foi posicionada como líder no relatório 2025 Gartner® Magic Quadrant™ para Soluções de Planejamento de Cadeia de Suprimentos pela 11a vez consecutiva. De acordo com o relatório, a Kinaxis foi reconhecida como líder mais uma vez com base em sua integralidade da visão e capacidade de execução da empresa.

A Kinaxis oferece orquestração completa da cadeia de suprimentos por meio do Maestro™, uma plataforma baseada em inteligência artificial com recursos que abrangem o planejamento de vendas e operações (S&OP), a previsão de demanda e fornecimento, o planejamento de produção e execução. A Kinaxis continua a investir em inovação e escala por meio de sua automação orientada por inteligência artificial, arquitetura combinável e uma crescente base global de clientes, especialmente em alta tecnologia, eletrônica e ciências biológicas.

“A Kinaxis apresentou um planejamento completo com base em atributos em escala, o que nos deu uma maior confiança do que outros fornecedores”, disse Karl Alsop, vice-presidente de Planejamento de Suprimentos, Sistemas e Análise na Incora. “O Maestro nos deu uma ferramenta confiável tanto para clientes quanto para fornecedores, com uma visão unificada da nossa cadeia de suprimentos e confiabilidade nos dados. É uma combinação perfeita para o nosso negócio e a base para o próximo passo que queremos seguir.”

“Acreditamos que ser nomeada líder pela 11ª vez reflete a importância desempenhada pela Kinaxis no progresso da transformação da cadeia de suprimentos”, disseAndrew Bell, diretor de produto da Kinaxis. “Desde o pioneirismo no primeiro sistema MRP na memória até o lançamento da primeira plataforma de planejamento da cadeia de suprimentos com base em nuvem, e agora liberando o poder da IA por meio da fusão de recursos preditivos, generativos e de agência, fornecemos de forma consistente as inovações que as empresas globais precisam para lidar com a complexidade atual com mais agilidade e resiliência.”

A Kinaxis tem 40 anos de história de avanços, auxiliando as cadeias de suprimentos mais complexas do mundo a navegarem em meio às mudanças, melhorarem a agilidade e promoverem uma tomada de decisão mais eficiente. O histórico da empresa foi determinante para a evolução da categoria de cadeia de suprimentos, desde a introdução do planejamento simultâneo até a orquestração de ponta a ponta com tecnologia de inteligência artificial, que as empresas globais utilizam atualmente para lidar com as novas disrupções, como as tarifas.

Este reconhecimento mais recente vem depois de a Kinaxis ter sido nomeada Escolha do Cliente no Gartner® Voice of the Customer para Soluções de Planejamento da Cadeia de Suprimentos de 2024, um reconhecimento baseado no feedback direto de profissionais da cadeia de suprimentos. Inovações recentes incluem o lançamento de recursos de IA de agente, uma parceria estratégica com a Databricks com o objetivo de unificar dados estruturados e não estruturados, aprimorar insights preditivos e acelerar a orquestração em tempo real, e uma parceria separada com a Infor que se concentra na expansão da integração de ecossistemas.

Uma cópia gratuita do relatório 2025 Gartner Magic Quadrant para Soluções de Planejamento da Cadeia de Suprimentos está disponível para download aqui.

Isenção de responsabilidade da Gartner:

Nota:

1 Gartner, Magic Quadrant para Soluções de Planejamento da Cadeia de Suprimentos – 2021, 2022, 2023, 2024, 2025

Gartner, Magic Quadrant para Sistema de Registro de Planejamento da Cadeia de Suprimentos – 2014, 2016, 2018

Gartner Magic Quadrant para Sistemas de Diferenciação de Planejamento de Vendas e Operações – 2019, 2017, 2015

Gartner, Voice of the Customer para Soluções de Planejamento da Cadeia de Suprimentos – 2024

A Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em nossas publicações de pesquisa, nem aconselha os usuários de tecnologia a selecionarem apenas os fornecedores com a classificação mais alta ou outras designações. O relatório de pesquisa da Gartner consiste nas opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. A Gartner se isenta de quaisquer garantias, explícitas ou implícitas, em relação a esta pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a uma finalidade específica.

GARTNER é uma marca registrada e marca de serviço da Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas nos EUA e internacionalmente, e MAGIC QUADRANT é uma marca registrada da Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas e são usadas neste documento com permissão. Todos os direitos reservados.

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder global em orquestração de cadeias de suprimentos modernas. Servimos cadeias de suprimentos e as pessoas que as gerenciam em prol da humanidade. Nosso software é confiado por marcas globais renomadas para fornecer a agilidade e previsibilidade necessárias para navegar pela volatilidade e interrupções atuais. Combinamos nossa técnica patenteada de concorrência com uma abordagem centrada no ser humanoàinteligência artificial para capacitar empresas de todos os tamanhos a gerenciar sua rede de cadeia de suprimentos de ponta a ponta, desde o planejamento estratégico de vários anos até a execução, segundo a segundo, e a entrega no último quilômetro. Para mais notícias e informações, acesse kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

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Contato:

Relações com a mídia

Matt Tatham | Kinaxis

mtatham@kinaxis.com

+1 917.446.7227

Relações com investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

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Fonte: BUSINESS WIRE



AI-Media Introduz LEXI Voice no NAB Show 2025 – Alcance Global com Tradução de Voz ao Vivo Baseada em IA

BROOKLYN, N.Y. e NOVA YORK, April 16, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A AI-Media (ASX: AIM), líder global em tecnologia de legendas e linguagem baseada em IA, anunciou hoje o sucesso do lançamento comercial da LEXI Voice no NAB Show 2025 em Las Vegas. A estreia ao vivo da solução inovadora – que oferece faixas de voz em linguagem alternativa em tempo real usando IA – foi recebida com forte interesse por emissoras globais, produtores de eventos ao vivo, plataformas de streaming e líderes empresariais.

O LEXI Voice representa um salto a frente da tradução ao vivo, transformando uma transmissão em um único idioma em uma experiência multilíngue – com vozes sintéticas soando naturais, latência ultrabaixa (~8 – 12 segundos) e sem exigência de nenhum hardware adicional. O resultado: acesso de nova audiência, aumento da receita de publicidade e economia de custos substancial em comparação com a interpretação humana tradicional.

“Os clientes dizem que a LEXI Voice oferece exatamente o que eles precisam: precisão, escala e simplicidade – tudo a um preço disruptivo”, disse James Ward, Diretor de Vendas da AI-Media. “Para muitos, este é o momento em que a entrega multilíngue finalmente se torna comercialmente viável.”

Diferenciadores Estratégicos:

  • Ponto de Preço: Por US $30/h (mais a taxa de legendagem padrão da LEXI), a LEXI Voice reduz os custos de tradução ao vivo em até 90%.
  • Alcance da Plataforma: Funciona perfeitamente com a rede global de codificadores da AIM – Alta (SMPTE 2110 e MPEG-TS), Encoder Pro – HD492 (SDI) e iCap – sem a exigência de nova infraestrutura para os clientes existentes.
  • Vozes de Nível de Transmissão: Os clientes elogiaram o tom natural, a inteligibilidade e a clareza da voz do falante gerada pela IA.
  • Plug-and-Play: Mesmo agendamento, APIs, faturamento e suporte dos fluxos de trabalho de legendagem atuais.

Disponível Imediatamente:

  • Tradução para mais de 100 idiomas
  • Vozes personalizáveis por região, gênero e tom
  • Ferramentas de glossário e fonética para garantir a consistência da marca e do nome
  • Substituição de voz por IA do áudio original com mixagem de áudio completa
  • Suporte para até cinco faixas em idiomas alternativos por canal

Aplicações no mundo real já em andamento: LEXI Voice está atraindo:

  • Empresas de transmissão globais que localizam esportes, notícias e entretenimento, revelando um novo estoque de anúncios
  • Governos e legislaturas garantindo acesso linguístico inclusivo de sessões públicas
  • Empresas expandindo o alcance em prefeituras internas e comunicações com investidores
  • Plataformas de streaming e eventos que ampliam a acessibilidade para diversas audiências em todo o mundo

O lançamento se alinha ao roteiro estratégico da AI-Media para triplicar a receita de tecnologia até o exercício fiscal de 2029 e alcançar um EBITDA de US $60 MILHÕES, conforme descrito nas suas comunicações com investidores no exercício fiscal de 2025. A empresa está focada em impulsionar o crescimento de SaaS por meio do seu LEXI Toolkit em expansão, que agora inclui LEXI Voice, LEXI Brew (Generative AI) e LEXI Translate.

“Foi na NAB foi que os nossos clientes viram pela primeira vez nossa solução completa LEXI Voice ao vivo – e a resposta confirmou o que sabíamos: o mercado está pronto”, disse Ward. “Este produto transforma o que é possível no envolvimento multilíngue em tempo real.”

Para mais informação ou para solicitar uma demonstração privada, visite: LEXI Voice | Break Language Barriers & Grow Your Revenue

Siga a AI-Media no LinkedIn para atualizações contínuas e relatos de sucesso do cliente.

Sobre a AI-Media

Fundada na Austrália em 2003, a AI-Media (ASX: AIM) é uma empresa pioneira de tecnologias especializada em soluções de fluxo de trabalho de legendagens ocultas e de legendagens com base em IA.
Como líder global, a AI-Media fornece tecnologia e soluções de legendagem e tradução ao vivo e gravadas de alta qualidade com base em IA para uma gama diversificada de clientes e mercados em todo o mundo.
Pela primeira vez em fevereiro de 2024, a AI-Media revelou dados inovadores que mostram a superioridade do seu produto de legendagem por IA, a LEXI, em comparação com os fluxos de trabalho humanos tradicionais.
Com a nossa profunda experiência no setor e a sofisticada tecnologia de IA para criar soluções que agilizem e simplifiquem os processos, a AI-Media capacita as principais emissoras, empresas e agências governamentais de todo o mundo a garantir uma acessibilidade total e inclusivo ao seu conteúdo. As tecnologias proprietárias da AI-Media – iCap, LEXI, Alta e o LEXI Toolkit – são utilizadas em mais de 25 países, oferecendo precisão, confiabilidade e eficiência incomparáveis.

Contato com a Mídia:
Fiona Habben
Dirigente de Marketing Global
Fiona.habben@ai-media.tv

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/15d29007-51d7-4d87-a1e9-4b1b17a8d049

Vídeo deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/deb7fa0f-d0c9-4ee2-a4eb-5bb5ca299ed5


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A Dubai AI Week 2025 irá sediar o maior campeonato de IA generativa do mundo com prêmio de US$ 272 mil

Dubai está pronta para unir o ecossistema mundial de IA e promover sua preparação para o futuro durante uma exploração ousada de como a inteligência artificial está transformando nosso mundo na Dubai AI Week, que irá ocorrer de 21 a 25 de abril.

O evento inaugural irá reunir mais de 10.000 participantes, pioneiros da IA ​​e formuladores de políticas de 100 países para explorar o papel transformador da IA ​​nos negócios, na governança e na sociedade.

Com campeonatos internacionais, cúpulas de alto nível, hackathons e uma área de exposição, o encontro irá preparar o cenário para o futuro da inovação mundial em IA.

Sendo a cooperação fundamental para o sucesso do panorama mundial da IA, o evento une forças com importantes entidades governamentais, organizações internacionais de tecnologia e pioneiros do setor, incluindo Meta, IBM, Google, Microsoft, Gartner, OpenAI, Swift, Nvidia, Palantir, Cohere e ElevenLabs.

O evento terá início com o AI Retreat em 21 de abril, um encontro a portas fechadas de líderes mundiais de IA, formuladores de políticas e especialistas do setor com foco na formulação de estratégias de IA e estruturas de governança.

A Assembleia de Dubai para IA irá ocorrer de 21 a 24 de abril, onde formuladores de políticas internacionais, diretores executivos e acadêmicos darão forma ao papel evolutivo da IA ​​nas economias e sociedades.

O Campeonato Mundial de Engenharia Imediata irá reunir os principais profissionais de IA para competir por um prêmio de US$ 272.000 durante dois dias de desafios, nos dias 22 e 23 de abril. Os finalistas irão se enfrentar em quatro categorias: Arte, Vídeo, Jogos e Programação, exibindo sua experiência em criar conteúdo baseado em IA.

Para promover a política e a governança da IA, o Machines Can See Summit, programado para os dias 23 e 24 de abril, irá reunir mais de 1.000 participantes, 20 palestrantes e especialistas que trarão discussões sob o tema “IA do Bem: Tornando o Mundo um Lugar Mais Seguro”. Será um dos fóruns de política e ética em IA mais influentes da região.

O Dubai AI Festival 2025, que terá lugar de 23 a 24 de abril, irá reunir 5.000 participantes, 500 investidores e 100 expositores sob o tema “Capacitando Economias Digitais”. O evento irá conectar líderes, investidores e tomadores de decisão em IA para impulsionar transformações baseadas em IA em todos os setores, ao fomentar a cooperação, o investimento e a revelação de projetos pioneiros de IA que irão redefinir a economia digital.

Além das discussões e competições do setor, a encontro também terá foco em promover a alfabetização em IA entre estudantes e educadores através da Semana da IA ​​nas Escolas, que irá acontecer de 21 a 25 de abril. A iniciativa, que ocorre em escolas de Dubai, visa equipar as gerações futuras com habilidades fundamentais em IA.

Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Sara Al Qarout

Salqarout@apcoworldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Temperatta acelera expansão com foco em marca própria

A Temperatta iniciou um plano de expansão com foco em itens de marca própria. A estratégia tem como objetivo ampliar a atuação regional por meio da diversificação de portfólio e do reforço da relação com os consumidores.

O movimento ocorre em um cenário de crescimento do comércio varejista brasileiro, que registrou alta de 4,7% em 2024, o melhor resultado anual desde 2012, quando o setor cresceu 8,4%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A empresa trabalha com uma linha de produtos de marca própria, com base em seleção interna e receitas baseadas em práticas locais. A intenção é alinhar os produtos às preferências da comunidade em que está inserida. “A marca própria é uma extensão da nossa essência. Ela nos permite inovar, controlar a qualidade e entregar algo que represente de verdade o que acreditamos e o que nossos clientes valorizam”, afirma Fernando Seabra, sócio-diretor da Temperatta.

A ampliação das atividades ocorre em um contexto de mudanças no comportamento do consumidor, com maior atenção a aspectos relacionados à origem e ao perfil dos produtos. No primeiro trimestre do ano, a empresa registrou crescimento de 20%. A meta é dobrar a produção até o final de 2025. O plano também envolve aumento na distribuição, desenvolvimento de novos itens e presença em novos pontos de venda.

A empresa busca ampliar sua atuação mantendo elementos ligados à sua origem e incorporando práticas voltadas à diferenciação no mercado.



Manpower abre 400 vagas para Auxiliar de Vendas

A empresa ManpowerGroup Brasil, atuante no setor de Recrutamento e Seleção, anuncia um projeto de contratação de 464 funcionários para trabalhar por seis dias como Auxiliar de Vendas. As vagas são do Grupo Boticário, e estão espalhadas pelo Brasil — em grandes capitais como Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre — entre outras cidades. Os profissionais interessados podem se candidatar até o dia 30 de abril por meio do formulário ou diretamente no Portal de Vagas da Manpower.

As atividades como atendente incluem a venda de produtos, reposição das mercadorias, montagem de kits, auxílio na abertura e fechamento da loja, além de organização e limpeza.

Os interessados serão elegíveis a vaga se possuírem Ensino Médio completo, conhecimento no pacote Office e experiência na área comercial. A experiência no varejo é considerada um diferencial.

Lista das cidades com vagas disponíveis

Salvador – BA, Lauro de Freitas – BA, Fortaleza – CE, Caucaia – CE, Maracanaú – CE, Eusébio – CE, Brasília – DF, Vila Velha – ES, Vitória – ES, Aracruz – ES, Serra – ES, Timon – MA, Belo Horizonte – MG, Ipatinga – MG, Belém – PA, Ananindeua – PA, João Pessoa – PB, Recife – PE, Jaboatão dos Guararapes – PE, Teresina – PI, Curitiba – PR, Londrina – PR, Maringá – PR, Rio de Janeiro – RJ, Belford Roxo – RJ, Nilópolis – RJ, Nova Iguaçu – RJ, São João de Meriti – RJ, Porto Alegre – RS, Blumenau – SC, Aracaju – SE, Diadema – SP, Carapicuíba – SP, Osasco – SP, São Bernardo do Campo – SP, Santo André – SP.

A organização valoriza a diversidade em todas as formas e incentiva a candidatura de todos os perfis. Para essa oportunidade, buscam-se pessoas que possam integrar na representatividade de pessoas Trans, Negras (pretas e pardas) e Pessoa com Deficiência (PcD), reforçando o compromisso com a inclusão e equidade no mercado de trabalho.

Durante o período de contrato, os selecionados terão direito a benefícios como Vale-Refeição, Vale-Transporte e Seguro de Vida.

Os interessados em integrar o time, podem realizar a candidatura até o dia 30 de abril, por meio do link: https://forms.office.com/r/D7W7uj7zzH 

Vagas abertas para outros setores e localidades, também do Grupo Boticário, estão disponíveis no portal do ManpowerGroup: https://manpower.manpowergroup.com.br/grupo-o-boticario



Páscoa 2025: embalagens criativas ganham espaço

Com a aproximação da Páscoa, microempreendedores do setor alimentício ajustam a produção para responder à demanda do mercado, que deverá faturar R$ 3,36 bilhões, segundo projeção divulgada em pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A embalagem, antes considerada apenas um invólucro, passa a integrar a estratégia de apresentação do produto por meio de personalização e aplicação de detalhes técnicos, contribuindo para a competitividade dos pequenos produtores.

Investir em personalização, detalhes artesanais e materiais diferenciados pode ser o segredo para se destacar em um mercado que valoriza exclusividade e originalidade.

Estudos recentes da Agência Sebrae indicam que a inovação no design e na funcionalidade das embalagens potencializa as vendas no comércio, ao ampliar o alcance dos produtos para novos segmentos. 

A rede Armarinhos Fernando, com 18 lojas na grande São Paulo e interior, por sua vez, fornece suporte aos empreendedores, oferecendo desde moldes e papéis especiais até embalagens com aprimoramentos tecnológicos. Ondamar Ferreira, gerente da loja matriz, afirma que o apoio possibilita respostas rápidas à variação da demanda e fortalece a eficiência operacional dos pequenos empreendedores durante este período de alta movimentação.

“Temos desde moldes e papéis especiais até embalagens sofisticadas, e os dias restantes antes da Páscoa ainda permitem ajustes rápidos na produção e nas estratégias de venda, o que contribui para o alcance das metas comerciais”, destaca Ondamar.



Abu Dhabi lança cluster de Ciências da Vida para promover a inovação na área de saúde em todas as partes do mundo, explorando um mercado de US$ 25,3 trilhões

Abu Dhabi lançou o inovador cluster de Ciências da Vida, reforçando sua posição como um centro global de biotecnologia, MedTech e saúde digital. Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico de Abu Dhabi, pelo Escritório de Investimentos de Abu Dhabi (ADIO) e pelo Departamento de Saúde de Abu Dhabi, o cluster de Saúde, Resistência, Longevidade e Medicina (HELM) foi projetado para impulsionar a inovação na área da saúde, atrair investimentos internacionais e proporcionar benefícios duradouros às populações globais.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250416677620/pt/

Abu Dhabi Launches Life Sciences Cluster to Advance Healthcare Innovation Worldwide, tapping a $25.3 trillion market (Photo: AETOSWire)

Abu Dhabi Launches Life Sciences Cluster to Advance Healthcare Innovation Worldwide, tapping a $25.3 trillion market (Photo: AETOSWire)

Anunciado durante a Semana Global de Saúde de Abu Dhabi, o cluster HELM atuará como uma plataforma para pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções avançadas nas áreas de saúde e ciências da vida. De diagnósticos impulsionados por IA e produção de medicamentos a terapias genéticas e medicina de precisão, o cluster está preparado para capacitar empresas globais a transformar ciência inovadora em soluções escaláveis, acessíveis e centradas no paciente.

Com uma infraestrutura de classe mundial, regulamentações avançadas e localização geográfica estratégica, Abu Dhabi oferece acesso incomparável aos mercados globais. A diversidade de talentos do emirado, suas instalações de biofabricação de ponta e o forte compromisso com a inovação tornam a cidade uma plataforma ideal para empresas de ciências da vida que desejam expandir sua atuação em escala global.

Sua Excelência Ahmed Jasim Al Zaabi, presidente do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Abu Dhabi, afirmou: “O cluster de Saúde, Resistência, Longevidade e Medicina (HELM) de Abu Dhabi oferecerá aos stakeholders locais e globais um amplo conjunto de benefícios, incluindo acesso a tecnologias de ponta, infraestrutura de classe mundial e marcos regulatórios avançados. Ao criar um polo de ciências da vida com competitividade global, não estamos apenas acelerando o crescimento econômico e a diversificação, mas também garantindo que Abu Dhabi permaneça na vanguarda do desenvolvimento de soluções inovadoras de saúde que beneficiarão toda a humanidade”.

Construído para atenderàcrescente demanda global por cuidados de saúde avançados, o cluster foi projetado para enfrentar alguns dos desafios de saúde mais urgentes do mundo, incluindo doenças crônicas e não transmissíveis, que representam mais de 70% das mortes globalmente, além das necessidades de saúde das populações envelhecidas. Ele está aproveitando oportunidades de crescimento no mercado global de saúde, que deve atingir US$ 25,3 trilhões (AED 93 trilhões) até 2045.

Sua Excelência Mansoor Ibrahim Al Mansoori, presidente do Departamento de Saúde de Abu Dhabi, declarou: “O lançamento do cluster de Saúde, Resistência, Longevidade e Medicina de Abu Dhabi representa um avanço ousado na forma como o mundo presta serviços de saúde. Não estamos apenas investindo em infraestrutura, estamos investindo no potencial humano, em descobertas que irão redefinir a longevidade e em soluções que ultrapassarão nossas fronteiras. É aqui que a inovação se transforma em impacto”.

Aproveitando um ambiente regulatório favorávelàinovação, Abu Dhabi capacita empresas a levar tecnologias revolucionárias ao mercado mais rapidamente, moldando o futuro da saúde com velocidade e escala. Seu sistema de saúde baseado em IA e liderança em medicina de precisão criam um ambiente onde a inovação prospera em toda a cadeia de valor.

Como sede de um dos maiores programas nacionais de genômica do mundo, o emirado apoia a pesquisa e o desenvolvimento, fomentando insights de um cenário genômico singularmente diverso, acelerando a inovação e impulsionando a mudança global em direção a tratamentos personalizados. Ao mesmo tempo, Abu Dhabi está fortalecendo seu papel na cadeia de suprimentos farmacêutica global, oferecendo infraestrutura confiável, conectividade estratégica e oportunidades de parceria de longo prazo para empresas que navegam em um cenário global cada vez mais complexo.

Até 2045, espera-se que o cluster HELM contribua com US$ 25,6 bilhões (AED 94 bilhões) para o PIB de Abu Dhabi, atraia US$ 11,5 bilhões (AED 42 bilhões) em investimentos e crie 30.000 empregos de alto valor, apoiando a diversificação da economia do emirado e, ao mesmo tempo, possibilitando um impacto global de longo prazo na saúde.

O cluster faz parte da estratégia mais ampla de Abu Dhabi para liderar globalmente em setores emergentes. Ele segue o lançamento bem-sucedido do cluster de Indústrias de Veículos Inteligentes e Autônomos (SAVI) em 2023, que aborda a mobilidade urbana inteligente em ar, terra e mar – e do cluster de Crescimento Agroalimentar e Abundância de Água (AGWA) em 2024, que trata dos desafios de segurança alimentar e sustentabilidade hídrica.

Fonte:AETOSWire

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Contato:

Chase Burns

ADIO@edelman.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Inteligência artificial triunfa na corrida de drones autônoma mais sofisticada do mundo em Abu Dhabi

A Abu Dhabi Autonomous Racing League (A2RL), parte do Advanced Technology Research Council (ATRC), em colaboração com a Drone Champions League (DCL), concluiu o campeonato inaugural de drones autônomos A2RL x DCL no Oriente Médio, realizado no ADNEC Marina Hall, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Em um grande avanço para o setor de voo autônomo e de robótica aérea, o drone com IA da Equipe MavLab superou um piloto humano líder mundial e venceu o desafio IA vs Humanos. O duelo foi o mais complexo já realizado, envolvendo os finalistas da Copa DCL Falcon — alguns dos melhores pilotos de drone do mundo.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250416644856/pt/

Artificial Intelligence Triumphs in World’s Most Sophisticated Autonomous Drone Race in Abu Dhabi (Photo: AETOSWire)

Artificial Intelligence Triumphs in World’s Most Sophisticated Autonomous Drone Race in Abu Dhabi (Photo: AETOSWire)

Após dois dias de intensa competição, 14 equipes internacionais se qualificaram para a semana das finais, com as quatro melhores avançando para competir em diferentes formatos de corrida desafiadores. Equipes dos Emirados Árabes Unidos, Holanda, Áustria, Coreia do Sul, República Tcheca, México, Turquia, China, Espanha, Canadá e EUA representaram uma mistura de laboratórios universitários, institutos de pesquisa e startups inovadoras.

Cada equipe competiu com um drone padronizado equipado com o compacto, porém potente, módulo de computação NVIDIA Jetson Orin NX, uma câmera frontal e uma unidade de medição inercial (IMU) para percepção e controle a bordo. Sem intervenção humana, os drones foram inteiramente controlados por processamento em tempo real e tomada de decisões orientada por inteligência artificial para atingir velocidades superiores a 150 km/h em um ambiente de corrida complexo.

O traçado do percurso ampliou os limites da autonomia baseada na percepção, apresentando um espaço amplo entre portões, iluminação irregular e marcadores visuais mínimos. O uso de câmeras de obturador rotativo aumentou ainda mais o nível de dificuldade, testando a capacidade de cada equipe em apresentar um desempenho rápido e estável sob condições rigorosas. Isso marcou a primeira vez que uma corrida de drones autônomos dessa escala e complexidade foi realizada em uma pista visualmente tão reduzida, evidenciando a ambição e o desafio técnico do evento.

Destaques do campeonato

  • Vencedor do AI Grand Challenge: a MavLab (TU Delft) estabeleceu o tempo mais rápido no percurso de 170 metros, completando duas voltas (22 portões) em apenas 17 segundos.
  • Vencedor do confronto IA vs Humanos: o drone autônomo da MavLab superou o melhor piloto humano em um confronto histórico entre a IA e humanos.
  • Vencedor da Multi-Autonomous Drone Race: a TII Racing saiu vitoriosa no formato múltiplos drones, em um teste de alta velocidade de coordenação de IA e prevenção de colisões.
  • Vencedor da Autonomous Drag Race: a MavLab (TU Delft) conquistou a vitória na primeira corrida de arrancada exclusiva com inteligência artificial do mundo, demonstrando velocidade em linha reta e controle sob alta aceleração contra as melhores equipes do campeonato.

“Na ATRC, acreditamos que a inovação deve ser comprovada na prática e não ser apenas na promessa”, disse Sua Excelência Faisal Al Bannai, Conselheiro do Presidente dos Emirados Árabes Unidos para Pesquisa Estratégica e Assuntos de Tecnologia Avançada e Secretário-Geral do ATRC. “A A2RL é mais do que uma corrida, é um teste global de autonomia de alto desempenho e demonstra o compromisso dos Emirados Árabes Unidos no avanço da inteligência artificial, robótica e mobilidade de última geração de forma responsável.”

“O futuro da aviação não vive em um laboratório, mas sim em uma pista de corrida”, disse Stephane Timpano, CEO da ASPIRE, a entidade anfitriã da Abu Dhabi Autonomous Racing League. “O que vimos neste fim de semana nos aproxima da escalabilidade em sistemas autônomos presentes na vida diária.” Markus Stampfer, presidente executivo da DCL, acrescentou: “Estabelecemos condições de corrida de elite para o voo autônomo, e a inteligência artificial superou as expectativas. Isto representou um grande avanço tanto para o esporte quanto para a tecnologia.”

Em êxtase após conquistar três títulos importantes, Christophe De Wagter, diretor da equipe MavLab, compartilhou: “A vitória no AI Grand Challenge e na corrida IA vs. Humanos é um marco significativo para a nossa equipe. Isso valida anos de pesquisa e experimentação em voo autônomo. Ver nossos algoritmos superarem as expectativas em um ambiente de alta pressão, e levarem a maior parte do prêmio para casa, é extremamente gratificante”.

O Programa STEM de Drones A2RL X DCL, desenvolvido em colaboração com a UNICEF e supervisionado pelo ATRC, treinou mais de 100 estudantes dos Emirados este ano. Mais de 60% dos participantes obtiveram a prestigiosa certificação do Programa de Operador Confiável e 24 alcançaram notas máximas, demonstrando as habilidades de aviação de ponta desenvolvidas como parte do programa.

Com a final dos drones já registrada oficialmente, todos os olhos se voltam para a 2ª temporada da série de corridas de carros autônomos da A2RL, marcada para o quarto trimestre de 2025 no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi.

*Fonte:AETOSWire

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Contato:

Thushara Mohanan

thushara.mohanan@tii.ae

Fonte: BUSINESS WIRE



Deixar a declaração do Imposto de Renda para depois pode custar caro

Deixar tudo para a última hora é um costume comum entre os brasileiros, mas quando se trata da declaração do Imposto de Renda (IR), essa prática pode sair caro. O prazo para acertar as contas com a Receita Federal vai até 31 de maio, e quem não enviar a declaração dentro do período estipulado pode enfrentar multa que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido, além de juros de mora.

Além disso, para evitar a malha fina e possíveis complicações com a Receita Federal, é essencial que os contribuintes adotem medidas preventivas durante o preenchimento e envio da declaração.

A diretora regional da Unicred do Brasil – Núcleo Multirregional, Carolina Ramos, enfatiza a importância do cumprimento desse prazo para evitar prejuízos financeiros decorrentes de multas, além de manter a situação fiscal regularizada, prevenindo complicações futuras com o Fisco.

“Manter a declaração do Imposto de Renda em dia é fundamental para facilitar o acesso a créditos e financiamentos, pois muitas instituições financeiras exigem esse documento. Além disso, a regularidade na declaração permite ao contribuinte solicitar a restituição do imposto, quando aplicável”, ressalta.

De acordo com Carolina, é importante que os contribuintes, que não tenham feito ainda a declaração, organizem seus documentos e comprovantes de renda, recibos de despesas dedutíveis (como educação e saúde) e informações sobre bens e direitos. “Essa preparação prévia facilita o preenchimento do documento e minimiza a ocorrência de erros”, explica.

A diretora também destaca a importância de revisar todas as informações antes do envio, pois equívocos podem resultar na necessidade de retificação ou até mesmo levar o contribuinte à malha fina. “É importante ter certeza de que o contribuinte reuniu todos os documentos necessários, inclusive os informes de rendimentos em todas as instituições financeiras onde possui conta. Em caso de dúvidas ou incertezas durante o processo de declaração, é aconselhável buscar orientação profissional o quanto antes. Adotando esses cuidados e buscando assistência especializada quando necessário, evita-se possíveis problemas com a Receita Federal”, conclui.



Dispositivo da Cetrel permite gestão e monitoramento hídrico em tempo real

A criação de novas soluções baseadas em tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Big Data, para o gerenciamento eficiente da água, já é uma realidade. Um exemplo desse tipo de inovação é o Hydrotrack, dispositivo desenvolvido pela Cetrel que utiliza sensores avançados para o monitoramento inteligente e de alta precisão de lagos, rios, poços, reservatórios e tubulações em tempo real. Atualmente em fase de testes, o protótipo permite a coleta de dados em cerca de 28 pontos de sete barragens de água localizadas no Polo Industrial de Camaçari, complexo fabril situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Na prática, o produto já possibilita o acompanhamento de parâmetros essenciais, como os níveis de água das barragens. “Se estiverem muito elevados ou baixos, podem comprometer a integridade das estruturas. Com isso, o monitoramento auxilia na identificação de cenários críticos e na elaboração de planos de ação”, explica Calvin Iost, gerente de soluções tecnológicas e inovação da Cetrel.

Segundo Iost, uma das principais vantagens do Hydrotrack é a facilidade de monitoramento de locais de difícil acesso. Como as barragens costumam estar afastadas de infraestruturas elétricas e de telecomunicações, a inclusão do dispositivo torna possível inspecionar vários desses pontos simultaneamente.

“Hoje, conseguimos ter uma visão clara sobre as alterações nos padrões dos parâmetros monitorados. Com base nisso, nossa equipe está avançando para o monitoramento de novos indicadores, relacionados à quantidade e à qualidade da geração de água. No futuro, pretendemos expandir esse acompanhamento para os nossos efluentes, ou seja, para o processo após o consumo”, afirma.

Benefícios da aplicação

O Hydrotrack representa um primeiro passo para a geração de uma base de dados robusta, capaz de viabilizar o desenvolvimento de modelos de inteligência artificial (IA) voltados à previsão de comportamentos ambientais. De acordo com o gerente, as ferramentas de IoT embarcadas no dispositivo utilizam microchips mais avançados que os métodos tradicionais de monitoramento empregados no Brasil. Enquanto as soluções convencionais dependem de infraestrutura elétrica e conexão fixa, os dispositivos do Hydrotrack são alimentados por baterias ou alimentação por energia solar e se comunicam via redes sem fio, o que permite sua instalação em diversas localidades e possibilita rápida substituição em caso de danos.

Em relação à gestão dos recursos hídricos e à sustentabilidade, as chamadas tecnologias de água inteligente ajudam a otimizar o consumo e a tomar decisões com informações mais precisas. “A Cetrel pretende, a longo prazo, monitorar os pontos críticos da sua rede e utilizá-los nos cálculos de balanço hídrico. Isso permitirá determinar com precisão o consumo de água da empresa, os índices de perdas nos processos e outras variáveis essenciais para aprimorar as operações”, destaca Iost.

Embora algumas dessas aplicações ainda estejam nos planos futuros, a primeira fase de implementação testou dados relacionados à vazão de água, utilizando instrumentos de medição como hidrômetros. Nas sete barragens do Polo de Camaçari, as informações sobre níveis de água são coletadas por meio de poços piezométricos — estruturas utilizadas para monitorar o nível da água subterrânea, permitindo acompanhar o comportamento do lençol freático e avaliar a estabilidade das barragens.

Desafios ao longo do caminho

A adoção da Internet das Coisas vem crescendo nas empresas nos últimos anos, mas sua implementação ainda apresenta desafios. No caso do Hydrotrack, Iost ressalta que um dos principais obstáculos foi a jornada de aprendizado. “No Brasil, ainda há poucos profissionais especializados nessas tecnologias, então nosso departamento precisou se aprofundar nos estudos para viabilizar o projeto”, relata.

Além disso, a equipe teve que desenvolver internamente softwares que não existiam no mercado nacional e formar especialistas em análise de dados. “Outro desafio foi trazer para o Brasil equipamentos que aumentam a cobertura de sinal e algumas das ferramentas de IoT. Como nunca haviam sido usadas no país, tivemos que cadastrá-las na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para garantir sua segurança e compatibilidade com os sistemas de telecomunicações brasileiros. Foram muitos investimentos da Cetrel para que o projeto finalmente saísse do papel”, conclui.



QpiAI anuncia o início da era quântica na Índia com um computador quântico de 25 qubits

A QpiAI, líder em computação quântica e IA generativa, anunciou o lançamento de seu primeiro computador quântico, denominado QpiAIIndusQuantum Computer.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250415496522/pt/

QpiAI Gen-1 25 qubit Quantum computer Indus, picture from QpiAI Bangalore centre with CEO Dr Nagendra Nagaraja (Left) and VP of Quantum hardware Dr Manjunath R V (Right).

QpiAI Gen-1 25 qubit Quantum computer Indus, picture from QpiAI Bangalore centre with CEO Dr Nagendra Nagaraja (Left) and VP of Quantum hardware Dr Manjunath R V (Right).

Dr. Nagendra Nagaraja, CEO e fundador da QpiAI, afirmou: “Estamos entusiasmados com nosso plano de comercialização de computadores quânticos, aproveitando a integração em larga escala de qubits e qubits lógicos. Os tempos T1 e T2 do nosso atual computador quântico Indus de 25 qubits são, respectivamente, 30 μs e 25 μs, caracterizados por nosso cluster de eletrônica de controle quântico desenvolvido internamente, e espera-se que aumentem para 100 μs em breve. Além disso, com nossa arquitetura de qubit patenteada, esperamos alcançar um tempo T1 de 1 ms no início de 2026. Com fidelidade de porta de qubit único de 99,7% e de porta de dois qubits de 96%, oferecendo suporte a todos os conjuntos de portas nativas, nosso sistema é integrado aos SDKs de software quântico da QpiAI para o desenvolvimento de aplicações. Em breve, expandiremos para computadores quânticos com 64 qubits. Faremos parcerias estratégicas com fornecedores de componentes, grandes empresas farmacêuticas e químicas, operadores de data centers e hyperscalers para comercializar a computação quântica. Nossa principal propriedade intelectual está no uso de um sistema agêntico baseado em IA para fabricar qubits e ajustá-los finamente, a fim de alcançar os níveis desejados de fidelidade, correção de erros e ruído – com o sistema agêntico AI em nosso data center operando em circuito fechado com o computador quântico”.

O Departamento de Ciência e Tecnologia (DST), que também é acionista da QpiAI por meio da Missão Quântica Nacional (NQM), anunciou o computador quântico QpiAI Indus em uma postagem no LinkedIn.

https://www.linkedin.com/posts/indiadst_worldquantumday-nqm-activity-7317554620015288320-jYgH?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAAEhG18BESsICj9lOj3oH7lnWocQr9DW9Lk

Integração vertical de pilha completa em computação quântica e inteligência artificial da QpiAI

A QpiAI desenvolveu uma tecnologia de computação quântica de pilha completa (full-stack), integrando verticalmente sistemas de IA e computação quântica que combinam inteligência artificial, computadores quânticos, algoritmos, software e aplicações. O sistema QpiAI de primeira geração foi projetado com uma integração eficiente entre computação quântica e HPC, com um data center HPC colocalizado para garantir alta taxa de transferência e baixa latência. A pilha de aplicações quânticas da QpiAI combina compilação quântica orientada por IA com arquiteturas específicas para cada aplicação, a fim de maximizar o desempenho híbrido entre sistemas quânticos e clássicos. As plataformas e produtos de software quântico da QpiAI – incluindo QpiAI-Logistics, QpiAI-Opt, QpiAI-ML, QpiAI-Pharma e QpiAI-Matter – são voltados para aplicações quânticas essenciais nos setores de logística, finanças, descoberta de materiais e indústria farmacêutica.

Tecnologia QPU quântica da QpiAI

Os computadores quânticos QpiAI usam qubits supercondutores e têm um roteiro para experimentar qubits de spin baseados em CMOS em modelos futuros. A geração atual de qubits é baseada em várias arquiteturas de design de qubits supercondutores. Os qubits QpiAI NISQ (Quântico em Escala Intermediária com Ruído) qubits e QpiAI FTQC (Computação Quântica Tolerante a Falhas) baseiam-se na arquitetura de qubit proprietária da QpiAI denominada QpiAI Qubits. Os qubits Transmon são estabilizados e com correção de erros com base nos códigos de superfície com várias distâncias. Para maior confiabilidade na computação tolerante a falhas, os qubits QpiAI FTQC são corrigidos por erros usando códigos Q-LDPC com novas arquiteturas inventadas pela QpiAI para garantir alto desempenho e baixas taxas de erro.

A computação quântica hoje enfrenta desafios limitados de escalabilidade e confiabilidade devido a erros causados por decoerência, ruído e imprecisões nos portões, impactando a prontidão para aplicações industriais. Para solucionar esses desafios, a QpiAI está avançando na mitigação de erros em dispositivos NISQ com esquemas embutidos de códigos de superfície e implementando códigos Q-LDPC dentro do nosso roteiro tolerante a falhas. Nosso objetivo é criar sistemas quânticos escaláveis e confiáveis capazes de suportar aplicações complexas e de alto impacto.

Tecnologia de IA

A QpiAI construiu sistemas avançados de IA generativa e IA agêntica de última geração que podem navegar de forma autônoma por cenários complexos e construir inteligência emergente por meio de modelagem baseada em agentes. Nossa pilha otimizada de dados para inteligência e infraestrutura de alto desempenho permitem modelagem e automação em escalas sem precedentes, garantindo uma transição perfeita para a computação quântica.

Sobre a QpiAI

QpiAI ( https://www.qpiai.tech) é uma startup de deep tech com sede em Bangalore que está na vanguarda da convergência entre Inteligência Artificial e Computação Quântica para solucionar alguns dos desafios industriais e científicos mais complexos do mundo. A pilha integrada verticalmente da QpiAI permite uma inovação contínua em hardware, software e aplicações. O portfólio inclui o QpiAI-Explorer, uma plataforma educacional; o QpiAI-Quantum, que oferece SDKs, compiladores e simuladores para desenvolvimento quântico; o QpiAI-Opt, um potente mecanismo de otimização para casos de uso científicos e industriais; o QpiAI-Logistics, para planejamento de rotas e otimização de cadeias de abastecimento; o QpiAI-Pharma, voltadoàdescoberta de medicamentos e modelagem de proteínas e ligantes; o QpiAI-Pro, uma suíte de desenvolvimento de IA generativa; e o QpiAI Agent-Hive, que viabiliza fluxos de trabalho inteligentes com agentes de IA.

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Contato:

E-mail de contato: info@qpiai.tech

Fonte: BUSINESS WIRE



Fundação Bradesco e ServiceNow modernizam a experiência de professores e alunos

A Fundação Bradesco, o maior projeto privado de investimento social do Brasil, e a ServiceNow (NYSE: NOW), plataforma de IA para transformação de negócios, estão modernizando operações e serviços digitais de educação em todo o Brasil através do Projeto ABC. Esta iniciativa reforça a governança operacional e oferece maior eficiência, agilidade e segurança para aperfeiçoar a experiência de professores, equipe administrativa e alunos.

Com um investimento anual de R$ 1,5 bilhão em educação gratuita e de alta qualidade, além de 40 escolas próprias em todo o Brasil, a Fundação Bradesco buscou uma solução para tornar seus processos administrativos mais ágeis e escaláveis, permitindo que sua equipe visasse a experiência de mais de 42.000 alunos e cerca de 1.500 educadores. Em apenas cinco meses, o Projeto ABC da Fundação Bradesco implementou a Plataforma ServiceNow, com uso de seu abrangente conjunto de produtos e fluxos de trabalho automatizados para centralizar e otimizar serviços essenciais em todo seu sistema educacional.

No centro desta transformação está o Conecta, um portal unificado que centraliza os serviços administrativos e a FaBi, a assistente virtual da Fundação Bradesco, com tecnologia de IA, que permite interações mais rápidas e personalizadas. Desde sua implementação, a plataforma está disponível a mais de 4.000 funcionários em todo o Brasil e já apresentou melhorias significativas. O número de solicitações de serviço dobrou, enquanto o tempo médio de resolução diminuiu 12 vezes, sem exigir aumento de pessoal.

Além disso, mais de 30.000 tickets foram processados ​​em cinco meses, que otimizaram a administração e aceleraram a resolução de problemas internos. O tempo necessário para concluir os processos de compra, que antes levava 72 horas, foi reduzido para apenas 30 minutos através de uma integração com o SAP, permitindo a criação imediata de pedidos. Mais de 18.000 dispositivos agora são monitorados em tempo real, o que garante maior controle e segurança.

Com a plataforma já consolidada, a Fundação Bradesco se prepara para os próximos passos. A adoção da inteligência artificial está no roteiro da instituição para a evolução contínua do ServiceNow, o que reforça seu compromisso com a inovação, a automação e a eficiência na gestão educacional.

“A tecnologia não é apenas uma ferramenta de suporte operacional; é um pilar estratégico para educação. Com o ServiceNow, garantimos que nossos processos se adaptemàescala eàcomplexidade de nossas operações, ao permitir que nossa equipe se concentre no que realmente faz diferença: o desenvolvimento dos alunos”, disse Marcos Stahl, Diretor de Informação (CIO) da Fundação Bradesco.

“Em conjunto, a ServiceNow e a Fundação Bradesco definiram um novo padrão de eficiência e produtividade, servindo de inspiração a instituições no Brasil e na América Latina”, disse Federico Grosso, Vice-Presidente do Grupo para a América Latina da ServiceNow. “Temos muito orgulho de fazer parceria com eles em sua jornada de transformação digital e ajudar a moldar o futuro da educação no Brasil.”

Com a implantação do Projeto ABC, a Fundação Bradesco e a ServiceNow estão comprometidas com a inovação e o uso da tecnologia para intensificar a gestão educacional, ao torná-la mais eficiente, conectada e preparada para o futuro.

Sobre a ServiceNow

A ServiceNow (NYSE: NOW) está colocando a IA a serviço das pessoas. Acompanhamos a inovação para ajudar os clientes a transformar organizações em todos os setores, ao manter um enfoque confiável e centrado no ser humano para implantar nossos produtos e serviços em escala. Nossa plataforma de IA para transformação empresarial conecta pessoas, processos, dados e dispositivos, a fim de aumentar a produtividade e maximizar os resultados comerciais. Para mais informações, acesse: https://www.servicenow.com/br/

Sobre a Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco é o maior projeto privado de investimento social do país, sendo a primeira no Brasil a oferecer educação gratuita e de qualidade desde a educação básica para crianças, jovens e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Atualmente, opera uma rede de 40 escolas próprias em todo o país.

Fundada em 1956 por Amador Aguiar, também fundador do Banco Bradesco, a instituição tem como foco o desenvolvimento pleno de seus alunos. Sua missão é transformar vidas através da educação, ao combinar estratégias didáticas e metodológicas que visam formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e dotados de habilidades que criem oportunidades futuras.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Relações com a mídia da ServiceNow

Emily Scher

Press@servicenow.com

Relações com a mídia da Fundação Bradesco

Paulo Fortes

paulo.fortes@maquinacohnwolfe.com

Fonte: BUSINESS WIRE



São Paulo São e MegaCities ShortDocs comemoram dez anos

A marca São Paulo São e o Festival MegaCities ShortDocs comemoram uma década de projetos de impacto, promovendo encontros em abril no World Creativity Day (WCD) – CCBB do Rio de Janeiro – e em maio no M.I.S. em São Paulo, com a exibição dos melhores curtas-metragens nacionais e internacionais da década, voltados para causas sustentáveis e de impacto social.

A marca e plataforma multimídia São Paulo São foi idealizada em 2015 por Mauricio Machado para conectar cidadãos a suas cidades, estimulando um diálogo sobre soluções para um futuro urbano verde, acolhedor e inclusivo. 

“Poder celebrar os 10 anos da marca São Paulo São, junto com o aniversário do Festival MegaCities ShortDocs, que eu trouxe para o Brasil a convite do professor Carlos Moreno da Paris Sorbonne, representa para mim a celebração e a validação de um propósito e de uma visão”, afirma Maurício Machado. “Esse propósito sempre me impulsionou a conectar pessoas, promover causas cidadãs e buscar soluções criativas para os desafios urbanos, além de uma visão que busca construir cidades mais humanas, resilientes e sustentáveis, e que encontrou no Festival um poderoso aliado”, completa.

O Festival MegaCities ShortDocs, nascido na COP15 de Paris por iniciativa da ONG Métropole du Grand Paris, foi gestado para destacar audiovisuais com iniciativas inspiradoras, focadas em reduzir as causas e os efeitos da crise climática e melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo.

Trata-se de um projeto que estimula e compartilha diferentes ideias – e ideais – para solucionar desafios econômicos, sociais e ambientais vividos em nossas metrópoles no século 21. O festival é promovido há três anos no Brasil pela São Paulo São, em parceria com a ONG Métropole du Grand Paris e a Universidade Paris Sorbonne, e está aberto para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes (530 no mundo), incluindo as 35 mega cidades, o que engloba 17 brasileiras e também a Grande Paris.

Comemoração dupla e necessária

Focado na exibição de documentários de até quatro minutos – e que apontam caminhos criativos e viáveis para melhorar a vida das pessoas em cidades com mais de um milhão de habitantes – a iniciativa procura inspirar, através do audiovisual, projetos sustentáveis e de impacto social.

Os vídeos, que poderão ser vistos no dia 23 de abril no WCD, no Rio de Janeiro, e no dia 17 de maio no MIS, em São Paulo, vão ao encontro do crescente interesse das pessoas por temas ligados às questões climáticas, suas consequências e a urgência em documentar e disseminar soluções para reduzir os impactos ambientais, econômicos e sociais nas grandes cidades. 

Um case especial

Premiada como case de “city branding” no Festival Internacional Europeu de Minsk, na Bielorrússia, na ocasião de seu lançamento, a marca é parceira oficial do Visite São Paulo (São Paulo Convention & Visitors Bureau) e apoiou a Mostra São Paulo e Fotografia. Promoveu também a Design Week em parceria com o Istituto Europeo de Design e, antes da pandemia, foi parceira do Instituto de Design Público em edições da Feira de Intercâmbio e Criatividade, com o apoio do Hotel Tivoli-Mofarrej e da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo. Produziu uma série de curtas sobre bairros de São Paulo, a partir do conceito “Cidade de 15 Minutos” criado pelo professor e cientista Carlos Moreno da Paris Sorbonne e lançado no Brasil pela marca. Além disso, produziu e exibiu programas especiais na TV Cultura para exibir os melhores curtas nacionais e internacionais das duas edições do Festival MegaCities ShortDocs realizadas em nosso país. 

Parceria de impacto

Além de seus vídeos institucionais, a São Paulo São vai apresentar, no WCD e no M.I.S., alguns dos melhores curtas-metragens globais da década, selecionados pelos jurados do MegaCities ShortDocs. A seleção dos filmes foi feita considerando sua capacidade de ilustrar a complexidade dos desafios urbanos e a universalidade da crise climática.

Ao abordar temas como gestão de resíduos, inclusão social, mudanças climáticas, poluição, desigualdade e revitalização urbana, os filmes oferecem uma visão abrangente dos problemas que afetam as cidades e as diferentes formas de enfrentá-los.

No M.I.S., a São Paulo São vai promover um debate sobre o futuro das cidades com a presença de vereadores da bancada socioambiental da Câmara Municipal de São Paulo.

Em um período em que vivemos a realidade trágica dos eventos extremos climáticos, o WCD no CCBB / Rio e o M.I.S. em São Paulo se tornam palcos ideais para essa comemoração de 10 anos das duas marcas. 

São Paulo São apresenta: Festival MegaCities ShortDocs

Dia 23 de abril, às 14h30, no World Creativity Day. Espaço Conceito do Banco do Brasil no Rio de Janeiro: Travessa Tocantins, 1, Centro.
Mais informações: https://wcdrj2025.com.br/

Dia 17 de maio, às 18h. Museu da Imagem e do Som (MIS): Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.
Mais informações: https://mis-sp.org.br/

Oferecimento: Evolve e Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações.
Apoio: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima / TV Cultura / Heineken.
Apoio de mídia: Revista Piauí, Trip, Meio & Mensagem.
Mídia oficial: CicloVivo.



Síndrome de Alagille: Anvisa aprova novo medicamento

A Síndrome de Alagille não é uma doença silenciosa. Causadora de um prurido (coceira) intenso e debilitante, problemas hepáticos e cardíacos, e que em casos extremos pode ser fatal, seus pacientes ganharam um aliado que pode mudar sua história no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o uso do maralixibate para o tratamento da doença, um medicamento que, segundo estudo realizado em mais de 20 países durante seis anos, foi capaz de melhorar a sobrevida livre de eventos (reduzir eventos clínicos) em pacientes com síndrome de Alagille.

“Até então, nós tínhamos apenas tratamentos paliativos e agora existe um direcionado para Síndrome de Alagille que pode trazer uma sobrevida livre de transplante e melhorar o principal sintoma da doença”, diz a gastroenterologista e hepatologista pediátrica, Natascha Sandy, diretora da Sociedade Latino Americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátricas.

A Síndrome de Alagille é uma doença genética considerada rara. A enfermidade é resultado de uma mutação no gene JAG1 ou, menos frequentemente, no NOTCH2, que estão envolvidos no desenvolvimento embrionário de diferentes tecidos. Ela pode ser herdada ou, em muitos casos, corresponder a uma mutação adquirida.

O sintoma mais debilitante da Síndrome de Alagille é, sem dúvida, o prurido intenso, causado pelo acúmulo de sais biliares na pele devido à falha na drenagem biliar. Este sintoma pode levar a distúrbios do sono, dificuldades de concentração, lesões na pele por coceira excessiva e impactar a saúde mental dos pacientes e cuidadores. “O prurido impacta no desempenho escolar, são crianças que, além de não conseguirem acompanhar o mesmo ritmo de todos, sofrem com bullying, impacta na qualidade do sono do paciente e da família, enfim, é um sintoma grave”, explica Maria Teresa Guiotti, gastroenterologista e hepatologista pediátrica do Departamento de Hepatologia Pediátrica do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas – FMUSP.

Outros sinais também costumam surgir na infância, incluindo icterícia (pele amarelada) prolongada, dificuldades no crescimento e problemas cardíacos. A persistência da icterícia neonatal é o sinal de alerta para a possibilidade da síndrome. Além da coceira, ela pode estar acompanhada de problemas cardíacos congênitos, características triangulares na face (com testa larga e proeminente, olhos profundos e queixo pequeno) e o aparecimento de xantomas, que são depósitos de gordura na pele, nódulos de gordura que se desenvolvem nos joelhos e cotovelos, geralmente amarelos.

“Nós percebemos que ele estava sempre com a pele amarelada e com dificuldade de ganho de peso, esses eram os sinais apresentados no início. Quando soubemos do diagnóstico, ele tinha cinco meses, quando começou a apresentar muita coceira. E, nesse calor de Brasília, éramos obrigados a deixá-lo com calça para não se machucar quando se coçava”, conta a analista financeira, Érica Martins Ferraz, mãe do pequeno Marcelo, que convive há dois anos com a doença.

Identificar a Síndrome de Alagille pode ser um processo complexo e demorado, muitas vezes confundido com outras doenças hepáticas infantis. Além disso, existem casos em que os pacientes são assintomáticos, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. É uma síndrome que pode acometer diferentes órgãos e sistemas, mas não obrigatoriamente o paciente tem todos acometidos. Sendo assim, a manifestação clínica varia muito conforme o que está cometido e a gravidade desse acometimento.

“É importante entendermos que a doença é uma consequência da não saída do fluxo biliar do fígado, o pouco que sai, volta, causando uma inflamação grave no órgão, levando à cirrose e à necessidade de transplante. Então, um medicamento que interrompe esse ciclo e que tira o paciente dessa fila, dando à criança uma expectativa de vida de mais 30 ou 40 anos é um avanço importantíssimo”, diz Sandra Vieira, patologista pediátrica, e coordenadora do Programa de Transplante Hepático Infantil do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Uma nova abordagem de estudo

Como os estudos controlados por placebo de longo prazo muitas vezes não são viáveis ou éticos em crianças com doenças raras, uma nova abordagem foi adotada no caso da síndrome de Alagille, em um estudo que comparou os resultados de seis anos dos ensaios clínicos do medicamento maralixibate com uma corte de história natural da doença (grupo de pacientes não tratados) do estudo da Global ALagille Alliance (GALA).

Este estudo, publicado pela revista científica Hepatology em 2024, teve a participação de médicos e pacientes brasileiros, e trouxe dados de 84 crianças diagnosticadas com a síndrome de Alagille e que foram tratadas com o maralixibate. O estudo comparou os resultados de seis anos de ensaios clínicos com o medicamento com dados de 469 pacientes (de 29 países e 67 centros) não tratados.

Ao longo do estudo, foi observado que a sobrevida livre de eventos nas crianças que receberam o maralixibate foi significativamente melhor. Estes dados são os primeiros a demonstrar que, em um período de seis anos, houve benefício de sobrevida em pacientes com a Síndrome de Alagille usando uma terapia intervencionista farmacológica, sugerindo que maralixibate pode atrasar ou evitar a necessidade de transplante hepático.

Outra novidade do estudo é que ele avaliou especificamente o efeito do tratamento com maralixibate em resultados hepáticos clinicamente importantes (manifestações de hipertensão portal, transplante de fígado e morte), diferenciando-o de estudos publicados anteriormente, que se concentraram apenas em prurido e desfechos bioquímicos.



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