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Bitget: $2.08 Trillion Trading Volume in Q1 2025

Bitget Records $2.08 Trillion Total Trading Volume in Q1 2025; Spot Trading Surged 159% QoQ

VICTORIA, Seychelles, April 15, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3, encerrou o primeiro trimestre de 2025 com US$ 2,08 trilhões em volume total de negociação, incentivado por um aumento acentuado de 159% nas negociaçõesàvista, que atingiram US$ 387 bilhões. O aumento ocorreu em meio a uma maior participação no mercado e impulso sustentado em novas listagens e linhas de produtos principais.

O crescimento de usuários permaneceu forte. A Bitget adicionou 4,89 milhões de usuáriosàsua plataforma CEX e 15 milhões de usuáriosàBitget Wallet apenas no primeiro trimestre, elevando a base global de usuários da plataforma para mais de 120 milhões – um aumento de quase 20%. O token nativo da Bitget, o BGB, teve um trimestre volátil, mas com saldo positivo. O período também marcou a introdução de um roteiro renovado para o BGB, destacando maior utilidade em staking, participação no Launchpad e integrações com novos ecossistemas DeFi. Um cronograma trimestral de queima de tokens segue ativo para gerenciar as pressões de oferta no mercado.

A segurança permaneceu como prioridade, especialmente após um recorde de US$ 2,1 bilhões perdidos em ataques cibernéticos ao setor de criptoativos. A Bitget transferiu cerca de US$ 100 milhões em ETH para a Bybit após uma violação de segurança, um movimento que sinalizou uma rara, porém crucial, colaboração entre bolsas em tempos de crise. Enquanto isso, a Prova de Reservas da Bitget manteve-se consistentemente acima da marca de 130% ao longo do primeiro trimestre. Seu Fundo de Proteção cresceu de US$ 495 milhões em janeiro para US$ 514 milhões em março, refletindo uma tendência cautelosa, porém ascendente, nas reservas de ativos.

“O desempenho deste trimestre mostra o valor de manter agilidade em um ambiente volátil. No próximo trimestre, continuaremos focando em uma infraestrutura de nível institucional e reforçaremos nossa presença no Web3 por meio do nosso ecossistema. A conformidade segue sendo um pilar essencial,àmedida que a bolsa navega por uma supervisão global mais rigorosa, mantendo-se fiel ao seu propósito: ajudar os usuários a negociar com mais inteligência”, disse Gracy Chen, CEO da Bitget.

Além do desempenho dos produtos, a Bitget expandiu sua presença global por meio de eventos presenciais e iniciativas direcionadas. A empresa entrou no mundo do automobilismo ao patrocinar o piloto brasileiro Flávio Sampaio na Porsche Carrera Cup 2025 e realizou encontros focados no Ramadã no Oriente Médio e Norte da África e na Ásia. Mais de 60.000 refeições foram distribuídas durante o mês sagrado, graças a doações de parceiros locais.

A iniciativa Blockchain4Her, lançada em 2024 com US$ 10 milhões destinadosàimplantação de longo prazo, comemorou seu primeiro aniversário. O programa deu as boas-vindas a três novos embaixadores e realizou ativações no Sudeste Asiático e na Europa Oriental com o objetivo de integrar mais mulheresàWeb3.

A Bitget também avançou em sua infraestrutura e integrações. A ferramenta de operação com suporte de IA, Bitget Seed, foi lançada para identificar e listar tokens em estágio inicial com fortes sinais on-chain. As integrações com Zen e o Callpay aprimoraram as plataformas fiduciárias na Europa e na África do Sul. A liquidez do BGB foi ainda mais ampliada por meio das integrações com a Morph Chain e a Bulbaswap.

A Bitget continua a expandir sua infraestrutura, atrair novos usuários e otimizar sua operação para uma maior resiliência. Com um pipeline de usuários robusto, aumento da atividade de tokens e novas parcerias em andamento, a plataforma está pronta para outro trimestre forte.

Para acessar o relatório completo do primeiro trimestre de 2025, acesse aqui.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é líder em bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo mais de 100 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a bolsa Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operar de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de trading, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global de atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais podem flutuar e sofrer volatilidade de preços. Invista somente o que pode perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados nem o investimento principal recuperado. Aconselhamento financeiro independente deve sempre ser procurado, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para mais informações, consulte nossos Termos de Uso.

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001080447)



LYCRA® EcoMade: A Nova Fibra Sustentável para Jeans

A The LYCRA Company, líder global no desenvolvimento de fibra inovadora e sustentável e soluções tecnológicas para o setor de vestuários, anunciou hoje que pré-estreará a sua fibra LYCRA® EcoMade bioderivada na Kingpins Amsterdam de 16 a 17 de abril. A empresa apresentará amostras de jeans contendo quantidades de sementes de seu elastano renovável no seu estande na Área Azul 11. Também oferecerá aos visitantes uma experiência de realidade virtual totalmente imersiva que explorará a jornada dos produtos do campoàfibra.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250414789347/pt/

Join The LYCRA Company at Kingpins Amsterdam, where it will preview its bio-derived LYCRA® EcoMade fiber and promote its revolutionary customized fit solution for jeans, LYCRA FitSense® denim technology.

Join The LYCRA Company at Kingpins Amsterdam, where it will preview its bio-derived LYCRA® EcoMade fiber and promote its revolutionary customized fit solution for jeans, LYCRA FitSense® denim technology.

Programada para ser lançada comercialmente mais tarde neste ano, a fibra LYCRA® EcoMade bioderivada com QIRA® será obtida de milho em grão de Iowa, renovável anualmente, oferecendo transparência da origem da matéria-prima e uma solução sustentável para ajudar a reduzir o impacto ambiental dos vestuários. Essa fibra inovadora, composta de 70% de teor renovável, tem o potencial de reduzir a pegada de carbono da fibra LYCRA® em até 44%*, apresentando o desempenho equivalente da fibra LYCRA® original. É um substituto direto que não requer reengenharia de tecidos, processos ou padrões dos vestuários.

“Nossos clientes e seus consumidores estão cada vez mais buscando produtos que não só atendem aos padrões de alto desempenho, como também se alinham com seus valores de sustentabilidade”, afirmou Arnaud Ruffin, vice-presidente de marcas e varejo da The LYCRA Company. “A fibra LYCRA® EcoMade bioderivada representa um significativo passo adiante no que diz respeito a fornecer soluções sustentáveis sem comprometer a qualidade, e estamos entusiasmados de compartilhar essa fibra inovadora com a indústria de jeans na Kingpins Amsterdam”.

O projeto “7 estilos por 7 dias” na Kingpins mostra como o jeans com elastano feito com a fibra LYCRA® EcoMade bioderivada pode transformar os guarda-roupas masculinos e femininos durante a semana, garantindo conforto, caimento e modelagem duradouros ao passo em que reduz o impacto ambiental. Essa exposição é uma colaboração entre a The LYCRA Company e a Diamond Denim, parte do Sapphire Group sediado no Paquistão, e ajuda a acelerar as jornadas de ambas as empresas rumoàdescarbonização. Estará em exibição no estande de cada empresa.

A ORTA, fabricante de jeans da Turquia, também apresentará amostras feitas com a fibra LYCRA® EcoMade bioderivada e algodão regenerativo em seu estande. De acordo com Sebla Onder, gerente de marketing e sustentabilidade da ORTA, a resposta entusiasmada do mercado frenteàsua coleção-cápsula lançada no final de 2024 lhe dá esperanças de que o setor está genuinamente pronto para uma mudança significativa. “Estamos entusiasmados que o Citizens of Humanity Group, um dos nossos parceiros de marca premium mais respeitados, obteve este tecido sustentável para a sua marca AGOLDE e prevemos, com empolgação, a reação do consumidor quanto a essa coleção nos próximos meses. Também estamos na expectativa de que novas e sólidas colaborações de marca surjam com essa parceria incrível”, afirmou ela.

A tecnologia de jeans LYCRA FitSense®, que estreou na Kingpins Amsterdam em abril do ano passado, será apresentada novamente neste ano. Essa solução inovadora e patenteada oferece um caimento personalizado para vários tipos de corpos por meio da incorporação de zonas de moldagem discretas e direcionadas, permitindo que os estilistas selecionem áreas específicas de moldagem, suporte e elevação. Isso ajuda os consumidores a se sentir mais confiantes e confortáveis em seus jeans. Com base nessa inovação, a SPANX® deu um grande passo na evolução do caimento dos jeans com o lançamento bem-sucedido do primeiro programa comercial do mundo com o jeans SPANXsculpt™ ReDefine em janeiro.

Pelo quarto ano consecutivo, a marca LYCRA® fez parceria com a House of Denim Foundation e os alunos da Jean School para montar a exibição “Estique-se #4: os jeans do futuro, criados pela geração Z”. Cada designer-aluno em destaque exibirá um modelo em jeans com tecidos inovadores com o suporte das tecnologias da The LYCRA Company, incluindo a fibra COOLMAX® EcoMade.

Acesse a página do evento para obter detalhes da exibição e mais informações sobre os produtos.

*Estimativa da avaliação do ciclo de vida da triagem do design cradle to gate para a instalação manufatureira da fibra LYCRA® em junho de 2022, realizada pela Ramboll Americas Engineering Solutions, Inc.

Sobre a The LYCRA Company

A The LYCRA Company é fornecedora líder mundial de soluções tecnológicas e de fibras aos setores de vestuário e cuidados pessoais, comprometida com proporcionar produtos sustentáveis feitos com ingredientes reciclados, renováveis, pré e pós-consumo, que reduzem o desperdício e ajudam a preparar o terreno para a circularidade. Sediada em Wilmington, Delaware, Estados Unidos, é proprietária das marcas LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. A The LYCRA Company agrega valor aos produtos dos seus clientes oferecendo inovações exclusivas que satisfazem a necessidade do consumidor por conforto e desempenho duradouros. Saiba mais em lycra.com.

LYCRA® e COOLMAX® são marcas registradas The LYCRA Company.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Izaskun Hernanz

izaskun.hernanz@lycra.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Ronin Equity e Landon Capital Vendem Heartisan Foods

O grupo de aquisições com foco operacional Ronin Equity Partners, em parceria com a Landon Capital Partners, anuncia a venda da Heartisan Foods, sediada em Barron, Wisconsin, para o The Gellert Global Group. O Gellert Global Group é proprietário de uma subsidiária de queijos especiais, a Atalanta Corporation, que é uma das principais importadoras de queijos de alta qualidade, charcutaria, carnes frias, produtos de mercearia e frutos do mar em todas as partes do mundo. Fundada em 1945 e sob a égide do The Gellert Global Group, a Atalanta é uma das maiores importadoras privadas de alimentos da América do Norte.

Ronin e Landon formaram a Heartisan em junho de 2021 por meio da aquisição e integração simultâneas de três líderes de mercado em queijos especiais: Red Apple Cheese, Barron County Cheese e Cheese Brothers. A North Country Packaging foi adquirida e integradaàplataforma da Heartisan em junho de 2023. A plataforma combinada vende mais de 70 produtos de queijo diferentes em tijolos, rodelas, fatias e formas de salgadinhos (incluindo coalhada, ralados, palitos e pastas), abrangendo uma variedade de sabores (manjericão doce de tomate a pimenta fantasma) e tipos, de queijo defumado a queijo kosher. Vendida principalmente por meio da marca Red Apple, a Heartisan é o grupo de queijos especiais que mais cresce nos EUA, com um crescimento anual de dois dígitos nas vendas.

“Para transformar a Heartisan em uma potência coesa, nossos parceiros de investimento se integraramàequipe, reformularam o setor administrativo e nos ajudaram a criar uma infraestrutura eficaz, do processamento às vendas”, afirma Lori Henningfield, diretora comercial da Heartisan. “Isso nos deu a base para expandir rapidamente tudo – da produção aos produtos”. Apoio comercial e operacional altamente direcionado é uma parte padrão de todos os programas de investimento da Ronin, com vários membros da equipe da Ronin assumindo cargos executivos na Heartisan. “A diversidade alimentar oferecida pela Atalanta, da Gellert Global, traz benefícios que impulsionam nossa evolução, tornando esta venda um próximo passo natural”, afirma Pratap Mukharji, presidente do conselho da Heartisan.

“Consolidar a Heartisan com um especialista de alto nível do setor é a melhor forma de maximizar valor para todos”, afirma David Feierstein, sócio-diretor e cofundador da Ronin. “De forma mais ampla, estamos observando uma onda de operações de consolidação em uma indústria de queijos extremamente fragmentada”, diz Jesse Yao, também cofundador e sócio-diretor da Ronin. “Com a demanda em alta por laticínios ricos em nutrientes, temos visto um aumento no interesse por fusões e aquisições envolvendo empresas da categoria de queijos”.

Como em todas as suas aquisições, a Ronin financiou a compra com investimentos de uma variedade de parceiros limitados, neste caso incluindo Cardinal Equity Partners e First Haven Capital. A Ronin também se associouàfirma de investimentos em capital privado direto, Landon Capital Partners, para a maior parte do capital próprio.

“Houve uma limitação de capacidade em todas as operações da Ronin para as quais levantamos capital, como costuma acontecer com as melhores equipes de investimento direto”, afirma Matt Swain, chefe de Investimentos Diretos e Secundários da Houlihan Lokey. Swain e sua equipe foram responsáveis por captar recursos para todas as operações financiadas da Ronin – todas com excesso de demanda, pelo menos três vezes acima da oferta. “Estamos muito satisfeitos com esta saída”, diz Sundip Murthy, sócio-diretor da Landon Capital Partners. “O crescimento excepcional da Heartisan e a venda bem-sucedida de um negócio com foco doméstico em um mercado difícil para transações ilustram o que pode ser alcançado com um forte alinhamento em investimentos diretos”.

Pouco antes da transação atual, a marca e distribuidora de queijos on-line, a Cheese Brothers, foi separada da Heartisan. Vendendo uma ampla variedade de produtos de queijo diretamente aos consumidores, a receita anual da Cheese Brothers cresceu rapidamente graças a uma base de clientes leais. A Cheese Brothers está sendo vendida por um valor não divulgado.

Desde o primeiro trimestre de 2021, quando começou a investir, a Ronin se comprometeu com cinco investimentos em plataforma, totalizando 23 empresas. Desde a aquisição até hoje, o EBITDA anualizado nas cinco plataformas da Ronin cresceu 30%, chegando a US$ 103 milhões, enquanto as receitas anualizadas aumentaram 35%, alcançando US$ 512 milhões.

A Ronin possui um pipeline atual de cerca de 50 potenciais negócios alimentícios proprietários, com EBITDAs variando de US$ 3 milhões a US$ 70 milhões. A empresa assinou uma carta de intenções para uma compra que espera concluir em maio e é provável que venda uma segunda empresa do portfólio ainda este mês.

Goulston & Storrs e Katten Muchin Rosenman atuaram como consultores jurídicos na Heartisan. Intrepid foi o consultor financeiro exclusivo da Heartisan Foods e de seus acionistas. KeyBanc assessorou a Ronin Equity Partners na transação.

Sobre a Ronin Equity Partners

Com sede na cidade de Nova York, a Ronin Equity Partners representa um novo tipo de empresa de investimentos, impulsionada por uma estratégia de criação de valor com foco operacional. A Ronin faz investimentos em ações de controle exclusivamente nos setores industrial e de consumo, onde a equipe tem experiência anterior. O grupo compra empresas sólidas com altos fluxos de caixa demonstrados, onde o manual operacional da Ronin agrega valor. A equipe da Ronin pode fornecer uma ampla variedade de recursos comerciais e operacionais, incluindo a incorporação de pessoal nas empresas como executivos seniores interinos para construir back-offices robustos e infraestrutura capaz de escalar negócios para crescimento e integrar aquisições. Essa parceria permite que a gerência se concentre inteiramente no crescimento dos negócios sem ser sobrecarregada por operações de back-office. A empresa foi fundada em 2019 pelos sócios-gerentes David Feierstein e Jesse Yao, juntamente com outros ex-executivos seniores da Kraft Heinz, NCR e Diversey. A empresa conta com o apoio de cerca de 75 consultores operacionais dos setores de consumo e industrial.

www.roninequitypartners.com

Sobre a Landon Capital Partners

A Landon Capital Partners (“LCP”) é uma empresa de private equity com sede em Boston, MA e Londres, Reino Unido, que mantém seu foco no mercado de médio porte dos EUA e apoiada por investidores globais de family offices. A LCP tem como meta controlar investimentos em empresas orientadas para o crescimento com EBITDA de US$ 5 a US$ 25 milhões, principalmente nos setores de negócios e serviços ao consumidor, como também em setores industriais de nicho. Como um parceiro confiável para fundadores e equipes de gerenciamento, a LCP traz recursos institucionais com uma mentalidade empreendedora. A empresa se diferencia por seu capital flexível, suporte prático e acesso a uma rede global de investidores orientados para o longo prazo. A LCP concluiu mais de 18 investimentos em plataforma, ajudando fundadores e equipes de gerenciamento a impulsionar o crescimento transformacional e a criação de valor duradouro.

www.landoncapital.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

David Lanchner, dlanchner@lanchner.com, +1 646 302 2435

Fonte: BUSINESS WIRE



Barrichello lança coleção de roupas com sua assinatura

No universo das corridas, a maior atração é a velocidade. Mas, nos bastidores dos autódromos e nas arquibancadas, um outro elemento cresce a cada temporada: a moda no automobilismo, que se transformou em uma linguagem própria.

Em 2025, esse universo ganhou um novo capítulo com a colaboração entre a SOFTSWISS, Rubens Barrichello e a marca italiana Sparco. Lançada durante a SiGMA Americas, a coleção exclusiva busca celebrar não apenas a carreira de um dos maiores heróis brasileiros das pistas, mas também o valor cultural que o automobilismo carrega no país.

Desde as provas de Fórmula 1 até as provas regionais em solo brasileiro, os uniformes, capacetes e macacões, além de equipamento técnico, funcionam como a identidade de cada piloto. E sendo parceira de Rubens Barrichello há mais de três décadas, a Sparco buscou acompanhar os atletas na moda e nas pistas.

Hoje, essa herança segue em peças de vestuário que carregam o número 111, marcando a trajetória de Barrichello. Mais do que um detalhe gráfico, o número se tornou amuleto, assinatura e agora, item de moda. Com a assinatura pessoal de Rubens, cada peça da nova coleção mistura passado, presente e futuro. O que antes era visto apenas nos boxes e paddocks, agora invade o streetwear.

Essa conexão entre moda e automobilismo tem outros nomes: Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, é um dos maiores representantes desse encontro, com sua colaboração contínua com a Tommy Hilfiger. Já o tricampeão mundial Ayrton Senna é homenageado até hoje por marcas como a TAG Heuer, que lançou diversas edições de relógios inspiradas na trajetória do piloto brasileiro.

Outros exemplos reforçam essa simbiose: a Puma e sua parceria de longa data com escuderias como Ferrari; a Hugo Boss, que durante anos foi fornecedora oficial dos ternos da McLaren.

A SOFTSWISS traz à coleção sua filosofia de inovação. Sob o slogan “Engineered for Success”, a empresa reafirma que tecnologia e estilo podem — e devem — andar lado a lado.

“A Sparco esteve comigo em cada curva. Não é apenas um logo — é um símbolo de confiabilidade comprovado pela velocidade”, completa Rubens Barrichello, Diretor Não Executivo da SOFTSWISS na América Latina.



Inflação dos ovos pressiona setor de alimentação fora do lar

O ovo de galinha vem registrando sucessivos aumentos de preço. Somente em março, a alta foi de 13,13%, segundo dados do IPCA. A valorização é reflexo de fatores sazonais, condições climáticas adversas, crescimento da demanda e elevação nos custos de insumos como milho e farelo de soja — combinação que tem pressionado diretamente o setor de alimentação fora do lar.

Embora a produção nacional tenha alcançado um recorde em 2024, com crescimento de 10% em relação ao ano anterior, o aumento dos preços não foi contido. No quarto trimestre, a produção chegou a 1,2 bilhão de dúzias, o maior volume trimestral da série histórica do IBGE. Ainda assim, o impacto dos custos, somado ao aumento das exportações, sustenta a tendência de encarecimento.

“A alta no preço dos ovos afeta especialmente os pequenos negócios, que são a maioria no setor”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel. “Cerca de 85% dos estabelecimentos de alimentação fora do lar no Brasil são de pequeno porte, com estrutura enxuta e margem apertada. Para esses empreendedores, oscilações de custo como essa comprometem diretamente a sustentabilidade do negócio”, completa.

O desafio de manter as margens

Estabelecimentos de alimentação fora do lar que dependem do ovo em suas receitas estão entre os mais vulneráveis à escalada de preços. É o caso da confeitaria Bons Suspiros por Ana Salvá, em Cuiabá (MT), cuja produção exige grandes quantidades de claras. “Não existe a possibilidade de substituir o ovo nas minhas receitas, e isso faz com que a nossa margem, que já é apertada, fique ainda menor”, afirma Ana.

A empreendedora conta que ainda não conseguiu repassar o aumento dos custos para o produto. Essa é uma realidade compartilhada com 32% dos estabelecimentos do setor. Segundo pesquisa da Abrasel, realizada em março, quase um terço dos empresários de alimentação fora do lar não conseguiu repassar os preços, e 59% reajustaram conforme ou abaixo da inflação.

“Há um descompasso entre o ritmo da inflação e a capacidade de repasse”, explica Solmucci. “A lógica do setor não permite aumentos automáticos de preço, como ocorre em outras cadeias produtivas. Quem não consegue ajustar a operação com rapidez, vê a rentabilidade desaparecer”, afirma.

O peso do ovo na operação e nas finanças

Para compreender como o insumo afeta a operação e as finanças, Sérgio Molinari, especialista em mercado de foodservice, destaca um ponto crítico: “O ovo é muito perecível. Você não pode estocar por muito tempo, o que faz com que, mesmo com preços em alta, seja necessário comprar frequentemente, dificultando que o estabelecimento possa se beneficiar de compras grandes para obter melhores preços e se antecipar a novas altas”, comenta.

Ele ressalta que é necessário entender o peso desse ingrediente nas receitas. “De uma omelete até receitas em que é coadjuvante, a inflação dos ovos impactará diretamente nos custos do estabelecimento”, explica.

Para ilustrar o impacto da inflação nos ovos, Sérgio Molinari elaborou um estudo que estima a necessidade de reajustes nos preços de cardápio com base na participação do ingrediente no Custo de Mercadoria Vendida (CMV).

Segundo a análise, quando os ovos correspondem a 10% do CMV, o aumento necessário para manter a rentabilidade seria de 2,3%. Se esse percentual sobe para 25%, o reajuste ideal passa a ser de 5,8%. Quando o ovo representa metade do custo, o índice chega a 11,2%, podendo alcançar 17% ou até 22,5% nos casos em que a receita depende fortemente do insumo.

O estudo revela que, mesmo representando uma fração relativamente pequena do custo total, a elevação nos preços dos ovos dificulta que os estabelecimentos absorvam a alta, especialmente em um cenário de aumento generalizado de outras matérias-primas, salários, embalagens e serviços.

Alternativas para contornar a alta

Sérgio Molinari defende que é fundamental adotar estratégias que minimizem os impactos da inflação. Entre as alternativas apontadas estão o redirecionamento das vendas para pratos com maior margem de lucro e menor uso de ovos, a avaliação da substituição dos ovos in natura por versões líquidas ou em pó, e o controle rigoroso sobre perdas e desperdícios.

A negociação com fornecedores também é vista como essencial para conseguir melhores condições comerciais. Já nos casos em que o ovo tem um peso significativo no CMV, ele alerta que a remarcação dos preços no cardápio pode ser inevitável.



Empresa cria planos de assinatura para limpeza de estofados

A Dr. Lava Tudo, empresa especializada em higienização de estofados, lançou planos de assinatura com o objetivo de atender à crescente demanda por serviços regulares e proporcionar maior comodidade aos seus clientes. Entre os modelos disponíveis, o Plano Sofá e o Plano Perfeito, permitem o agendamento periódico de limpezas, com o objetivo de garantir economia e uma série de benefícios adicionais.

Com os planos de assinatura, os clientes podem agendar os serviços de limpeza de forma recorrente, escolhendo entre frequência semestral ou anual, conforme suas necessidades. Além de oferecer a flexibilidade na definição das datas de atendimento, a empresa estabelece um preço fixo para os planos, buscando facilitar o planejamento financeiro e eliminar surpresas no orçamento.

De acordo com Felipe Ataíde, chefe de operações e sócio da empresa, os planos abrangem principalmente a limpeza de sofás, mas podem incluir serviços direcionados para colchões, cadeiras, tapetes e outros estofados, permitindo aos clientes personalizarem os itens que desejam higienizar.

Os assinantes ainda contam com descontos que podem variar de 20% a 25%, dependendo da modalidade escolhida. “Além disso, os planos ainda oferecem funcionalidades adicionais como cashback, limpeza express e vouchers válidos em empresas parceiras como Uber, Americanas, Carrefour, Petz, entre outras”, ressalta Ataíde.

O atendimento prioritário e a garantia estendida completam o pacote de serviços. Com isso, a Dr. Lava Tudo deseja reforçar o compromisso da empresa em atender bem seus clientes e garantir a qualidade dos serviços.

Satisfação garantida ou reembolso

Um dos pilares do plano de assinatura é a garantia de satisfação dos clientes. Ataíde explica que, caso o serviço não atenda às expectativas, a empresa oferece um prazo de sete dias para que o cliente solicite uma nova realização do serviço ou peça o reembolso do valor pago.

“Em um cotidiano marcado pela falta de tempo e pela necessidade de praticidade, este serviço visa facilitar a vida de quem busca manter seus estofados limpos e bem cuidados ao longo do ano”, finaliza Ataíde.

Sobre a Dr. Lava Tudo

Fundada em 2012, a empresa é especializada na higienização e impermeabilização de estofados. Além disso, conta com mais de 60 opções de serviços em seu portfólio, como limpeza de sofá, tapete, colchão, parte interna de automóveis, ar-condicionado, entre outros.

Por meio da plataforma on-line é possível contratar serviços em Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e demais cidades do país que podem ser executados no mesmo dia, com garantia de sete dias a um ano (dependendo do serviço realizado).

Para saber mais, basta acessar: https://drlavatudo.com/



Illumynt anuncia a conclusão do projeto de descomissionamento do supercomputador

A CNE Direct, Inc., dba Illumynt, tem o prazer de anunciar que concluímos com êxito um projeto de descomissionamento de alto nível para uma das maiores instalações globais de supercomputadores durante o mês de março. Recebemos, testamos e revendemos milhares de racks de servidores completos otimizados para IA e componentes reaproveitados, gerando receitas de vendas superiores às nossas estimativas originais para o projeto.

“Nossa recente conquista se deve principalmente ao nosso foco ampliado nos serviços oferecidos a data centers e outras organizações empresariais. A IA e o aprendizado de máquina estão exigindo atualizações agressivas em hardware, o que resulta em tecnologias anteriores se tornando obsoletas rapidamente e criando várias oportunidades para a Illumynt”, disse o CEO Paul Knight.

As instalações da Illumynt em Columbus, Ohio, Memphis, Tennessee, Amsterdã e Hong Kong estão operando em alta capacidade e se expandindo a cada mês, juntamente com nossas unidades de co-localização em Franklin, MA, Cork, Irlanda e Chon Buri, Tailândia.

Como resultado do projeto de descomissionamento e da expansão de outros programas globais, março de 2025 foi mais um mês financeiramente sólido para a Illumynt, com receitas superiores a US$ 12 milhões. Estamos adquirindo estoque de forma agressiva e continuamente em busca de novas fontes de fornecimento. Entre em contato conosco caso acredite que podemos ajudar.

Para informações adicionais, visite http://www.illumynt.com, ou siga-nos no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/illumynt.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Paul Knight, 978-490-4812

Fonte: BUSINESS WIRE



TIBA amplia operações com a aquisição da SMX Logistics

A operadora logística internacional TIBA, de origem espanhola, anunciou a compra da maioria acionária da empresa brasileira SMX Logistics, especializada em transporte marítimo, aéreo e terrestre. A aquisição marca os 50 anos da TIBA e busca fortalecer sua posição estratégica na América Latina e Caribe.

Com a incorporação da SMX Logistics, a empresa espanhola passa a operar no maior mercado da região, o Brasil, ampliando sua capacidade para mais de 380 mil TEUs por ano (abreviação de ‘twenty-foot equivalent unit’, unidade de medição para contêineres de vinte pés) e 25.700 toneladas aéreas. A companhia também expande sua rede para 70 escritórios e uma equipe global de aproximadamente 1.800 colaboradores.

O CEO da TIBA, Javier Romeu, ressalta que a aquisição foi motivada pela intenção de consolidar a liderança na região. “A escolha da SMX Logistics como parceiro para entrar no Brasil foi pensada levando em consideração aspectos como sua experiência no mercado e uma operação já reconhecida no setor”.

“A SMX Logistics aporta conhecimento do mercado, forte orientação ao cliente e uma equipe profissional com a qual compartilhamos nossa cultura e valores. Além disso, a empresa possui um equilíbrio entre importação e exportação. O Brasil representava a peça que faltava para fortalecer essa presença e ampliar nossa capacidade operacional”, acrescenta o empresário.

Este movimento ocorre em um período de significativa expansão do mercado global de logística de terceiros. Dados da Fortune Business Insights apontam que o setor pode alcançar um valor de US$ 2.546 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta de 10,5%. “O Brasil é o maior mercado logístico da América Latina, com um volume de mais de 6,3 milhões de TEUs anuais. Também é a oitava economia do mundo”, aponta Romeu.

“Seu peso estratégico na região o torna um país-chave para o crescimento da TIBA. E a aquisição da SMX Logistics pretende reforçar nossa presença na América Latina, permitindo oferecer cobertura integral nos principais mercados da região. Sua experiência local e capacidade operacional complementam o alcance global do grupo”, completa o CEO.

A integração das empresas já começou e será realizada de forma gradual, mantendo a estrutura organizacional, marca e canais operacionais da brasileira. O fundador e atual presidente da SMX Logistics, Eduardo Seara, continuará à frente da empresa, ao lado de Javier Romeu, CEO da TIBA.

Ambas as companhias compartilham valores semelhantes, uma visão centrada no cliente e uma cultura voltada para o esforço e a excelência. “A operação marca o início de uma nova etapa de desenvolvimento conjunto. Está previsto reforçar áreas de alto valor como energias renováveis, líquidos a granel, moda, saúde ou mineração, assim como compartilhar sistemas e processos avançados”, finaliza Romeu.

Sobre a TIBA

Fundada em 1975 e com sede global em Valência (Espanha), a TIBA é especializada em transporte marítimo, aéreo e terrestre, além de serviços aduaneiros e soluções logísticas. A companhia atua em mais de 21 países, conta com mais de 1.800 colaboradores e encerrou 2024 com uma receita superior a 607 milhões de euros.

Sobre a SMX Logistics

Fundada em 2012, a SMX Logistics é uma empresa brasileira que nasceu com o propósito de oferecer soluções logísticas integradas, personalizadas e de alto valor agregado. Com uma equipe de 136 profissionais e seis escritórios no Brasil, em 2024 movimentou mais de 43 mil TEUs e 2.700 toneladas aéreas, sendo reconhecida como parceira estratégica no mercado nacional.

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Busca por transplante capilar cresce no Brasil

Impulsionado por avanços tecnológicos e uma crescente preocupação com a estética e o bem-estar, o transplante capilar tem se consolidado como uma solução para milhões de brasileiros que enfrentam problemas de calvície. Historicamente, países como Turquia e Estados Unidos lideraram este mercado. No entanto, o Brasil tem se posicionado como um forte concorrente, combinando técnicas modernas, profissionais altamente qualificados e uma infraestrutura de ponta.

Um estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC) aponta que 80% dos pacientes buscam o procedimento devido à calvície genética, sendo 90% homens, majoritariamente entre 30 e 39 anos. Já entre as mulheres, 50% têm de 40 a 49 anos. A pesquisa mostra ainda que mais de 6.000 procedimentos foram realizados no país em 2022.

De acordo com o Dr. Eduardo Moreira, cirurgião especializado em transplante capilar, o dado evidencia não apenas uma preocupação estética, mas também gera um impacto significativo na autoestima e saúde emocional dos indivíduos. “A alopecia afeta pessoas de diversas idades e gêneros, tornando essencial o desenvolvimento de abordagens personalizadas e eficazes”.

Para o especialista, o Brasil tem se destacado no cenário global, especialmente em comparação com Turquia e EUA. “Embora o primeiro seja conhecido pelo preço acessível e o segundo por suas tecnologias avançadas, o Brasil tem oferecido excelência técnica e um atendimento personalizado. Com um investimento crescente em pesquisa e inovação, o Brasil se posiciona como um dos líderes em transplante capilar, atraindo pacientes de todo o mundo em busca de resultados excepcionais e cuidados de qualidade”, avalia.

O país também tem se destacado no mercado global, especialmente pela adoção de tecnologias inovadoras e pela busca de resultados naturais. Segundo o médico, a técnica Follicular Unit Extraction (FUE) já é amplamente considerada a melhor opção para transplante capilar em todos os aspectos. “Nesse método, os folículos capilares são extraídos individualmente do couro cabeludo, resultando em um tempo de recuperação mais rápido e cicatrizes quase imperceptíveis, proporcionando aos pacientes uma experiência menos invasiva”.

A tecnologia tem contribuído significativamente para os transplantes capilares, melhorando a precisão e a eficácia dos procedimentos. Ferramentas como planejamento 3D e a inteligência artificial têm ajudado os profissionais a identificar as melhores áreas doadoras e a criar resultados personalizados. Além de equipamentos avançados, como micro-motores e sistemas robotizados, que otimizam a extração de folículos na técnica FUE, resultando em cicatrizes mínimas e maior taxa de sobrevivência dos enxertos.

“No entanto, é importante ressaltar que, apesar dessas inovações, a habilidade e a técnica do cirurgião continuam sendo fundamentais para o sucesso do procedimento. A experiência do profissional é primordial para garantir resultados estéticos naturais e personalizados. Assim, enquanto a tecnologia melhora o processo, a expertise do cirurgião permanece insubstituível na realização de um transplante capilar bem-sucedido”, afirma Dr. Eduardo Moreira.

Cuidados no pré e pós-operatório

Para garantir o sucesso do transplante capilar, é essencial que o paciente siga as recomendações médicas. “No pré-operatório é importante evitar medicamentos que possam interferir na coagulação, como anti-inflamatórios e anticoagulantes, além de suspender o consumo de álcool e tabaco, já que essas substâncias podem comprometer a cicatrização”, ressalta o especialista.

No pós-operatório, Dr. Eduardo Moreira sugere que o paciente evite atividades físicas intensas e a exposição ao sol e à água do mar. “Também é recomendado dormir com a cabeça elevada nas primeiras noites para reduzir o inchaço e facilitar a cicatrização. Manter uma alimentação equilibrada e hidratação adequada também é essencial para promover a recuperação. Seguir esses cuidados rigorosamente contribui para resultados satisfatórios e duradouros”.

Mercado paralelo gera preocupações

Embora o setor siga em expansão, conforme levantamento da Mordor Intelligence que projeta que o mercado global de restauração capilar atinja US$ 10,61 bilhões até 2029, um dado significativo mostrado pela ABCRC revela que 12% dos médicos associados ao órgão disseram ter tratado pacientes que necessitavam de reparo de cirurgia anterior feita por profissionais não habilitados ou clínicas clandestinas.

A pesquisa aponta ainda que, desses pacientes, 15% tiveram que refazer o procedimento. Para o médico especialista, ao buscar um transplante capilar é imprescindível que o paciente adote algumas precauções para garantir a segurança do procedimento. “Em primeiro lugar, é fundamental confirmar que o cirurgião é devidamente credenciado e possui experiência específica em transplante capilar”.

“Além disso, o paciente deve investigar a reputação da clínica, buscando feedback de outros pacientes e garantindo que a instituição esteja registrada e em conformidade com as normas de saúde pertinentes. Outro aspecto crucial é evitar a escolha do procedimento apenas com base no preço, pois essa abordagem pode resultar em armadilhas. Essas etapas são fundamentais para minimizar riscos e garantir resultados satisfatórios e duradouros”, finaliza.

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Sistema de relacionamento eficaz pode reduzir turnover

Quase 8,5 milhões de trabalhadores pediram demissão em 2024. O número, revelado por um levantamento da LCA Consultoria Econômica com dados do Ministério do Trabalho e repercutido pelo portal InfoMoney, é um recorde histórico no país.

Anteriormente, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) já havia divulgado outro recorde: a taxa de demissões – proporção de demissões voluntárias em relação ao total de demissões voluntárias – em setembro de 2024 alcançou 38,5%. O acumulado de pedidos de demissões voluntárias, de janeiro a setembro de 2024, chegou a 6,5 milhões e representa um crescimento de 16,1% em relação ao acumulado do mesmo período de 2023.

Em relação a 2022, o aumento é ainda mais expressivo, 22,8%. A análise do IBRE afirma que os números da série mostram uma tendência de alta nas demissões voluntárias, como resultado de uma busca crescente dos trabalhadores por melhores oportunidades de trabalho.

Guilherme Reitz, CEO da Yungas, empresa de soluções para comunicação e gestão de grandes redes de franquias, observa que os recordes históricos refletem uma mudança estrutural no mercado de trabalho. “Esse movimento indica que os profissionais estão cada vez mais seletivos e atentos às condições de trabalho, buscando empresas que ofereçam não apenas salários competitivos, mas também propósito, desenvolvimento de carreira e qualidade de vida”.

Para o empresário, a cultura organizacional e os valores da marca influenciam na permanência dos colaboradores. “Uma cultura organizacional sólida e valores bem definidos criam um ambiente de trabalho positivo, onde os colaboradores se sentem valorizados e conectados à missão da empresa. Essa identificação fortalece o compromisso e a lealdade, reduzindo a intenção de buscar oportunidades externas”.

De acordo com Reitz, é por isso que o processo de recrutamento e seleção deve ser conduzido de forma estratégica, como ferramenta para reduzir o turnover, indicador que mede a rotatividade de funcionários de uma empresa em um determinado período de tempo.

“Um processo seletivo eficaz identifica candidatos cujos valores e expectativas alinham-se à cultura e aos objetivos da empresa. Essa compatibilidade inicial diminui a probabilidade de insatisfação futura, contribuindo para uma maior retenção e engajamento dos colaboradores”, instrui Reitz.

O empresário reforça que a retenção de talentos passa por um conjunto de fatores, para além dos processos de recrutamento mais assertivos. Um ambiente de trabalho saudável, oportunidades claras de crescimento e um propósito bem definido também entram na equação. “Os profissionais querem sentir que fazem parte de algo maior e que estão construindo uma carreira com significado. Quem entender e aplicar essa lógica sairá na frente”.

Impactos da redução de turnover no crescimento de redes de franquia

O CEO da Yungas destaca que um alto volume de demissões voluntárias também aumenta os custos operacionais. “Quando um colaborador sai, a empresa ou franquia perde tempo e dinheiro com novos treinamentos, além de ter que lidar com o impacto na cultura da equipe”.

A consultoria de gestão empresarial e de pessoas Falconi divulgou dados de um estudo de caso em que foi alcançada uma redução de cerca 30% do turnover voluntário em seis meses, com uma projeção da redução de custo anual de R$ 11,3 milhões.

O resultado foi obtido a partir de uma solução de people analytics que gerou um modelo de revisão da jornada do colaborador e suporte aos processos de gestão de pessoas, desde a estrutura de Recursos Humanos até as práticas dos líderes.

“Investir na retenção de talentos é essencial para o sucesso de qualquer rede de franquias. É fundamental implementar práticas que valorizem os colaboradores, reconhecendo que eles são fundamentais para uma trajetória de sucesso”, declara Reitz.

Conforme aponta o empresário, a retenção de funcionários resulta no aumento da produtividade operacional. “Colaboradores com maior tempo de casa possuem conhecimento acumulado e habilidades aprimoradas, resultando em maior eficiência e produtividade”.

Reitz afirma que a retenção reduz o tempo e os recursos gastos em recrutamento e treinamento de novos funcionários, permitindo que a equipe se concentre em atividades estratégicas e operacionais. Além disso, o empresário fala sobre como o turnover elevado compromete a padronização do atendimento e da experiência do cliente no contexto das franquias.

“A alta rotatividade dificulta a manutenção de padrões uniformes, já que novos funcionários necessitam de tempo para se adaptar aos processos estabelecidos. Reduzir o turnover assegura que colaboradores experientes mantenham a padronização, garantindo uma experiência consistente ao cliente em todas as unidades da franquia”, aponta o CEO.

Para o empresário, a retenção de funcionários pode melhorar o nível de engajamento e satisfação dos clientes. “Funcionários que permanecem na empresa por mais tempo desenvolvem um entendimento profundo dos produtos, serviços e cultura organizacional. Essa familiaridade permite um atendimento mais personalizado e eficiente, elevando a satisfação dos clientes”.

Segundo Reitz, no modelo de franquias a consistência é fundamental para a identidade da marca. “Além de melhorar a experiência do cliente e a produtividade, uma equipe engajada e estável fortalece a reputação da marca e contribui para um crescimento sustentável”.

Além disso, o empresário ressalta que um turnover controlado melhora a comunicação interna e o alinhamento entre franqueados e franqueadores. “Com uma equipe estável, a comunicação interna torna-se mais fluida e eficaz. A continuidade dos colaboradores facilita o alinhamento de estratégias e objetivos entre franqueados e franqueadores, promovendo uma colaboração mais harmoniosa e eficiente”.

Para mais informações, basta acessar: yungas.com.br/



Prabem lança plataforma on-line de assistência funeral

A Prabem, empresa do Grupo Riopae, anuncia o relançamento de sua plataforma on-line. Buscando trazer inovação e tecnologia para um setor tradicionalmente conservador, o novo sistema visa oferecer uma experiência mais humanizada e eficiente para as famílias em um momento delicado.

Com interface intuitiva e design responsivo, a plataforma tem como premissa garantir o atendimento 24 horas por dia e flexibilidade na contratação de planos funerários que se adéquem às necessidades e orçamento de cada família. Por meio do sistema, o cliente ainda pode calcular o valor do plano, além da possibilidade de contratar serviços adicionais, como traslado, cremação, coroas de flores e homenagens personalizadas.

De acordo com Vinícius Chaves de Mello, diretor-executivo do Grupo Riopae, a nova plataforma foi elaborada após a identificação de uma demanda crescente por soluções mais práticas e rápidas no setor funerário. “A observação da digitalização dos serviços e a tendência de transição para o on-line em diversos segmentos foram fundamentais para desenvolver uma plataforma mais intuitiva, que atendesse às necessidades de um público cada vez mais conectado”.

O empresário afirma ainda que as funcionalidades foram desenhadas com base na experiência do usuário, priorizando a facilidade de navegação, a transparência nas informações sobre planos e coberturas e a segurança no processo de contratação. “Também consideramos a integração de ferramentas de atendimento on-line, para facilitar o suporte em tempo real aos nossos clientes”.

“A tecnologia tem facilitado a desburocratização do setor, permitindo que as pessoas possam contratar planos funerários sem sair de casa, de maneira rápida e segura. Além disso, a digitalização permite a personalização de planos, maior transparência e agilidade no processo de atendimento e apoio à família”, acrescenta Mello.

Os planos oferecidos podem garantir assistência funeral completa, com seguros de vida e acidentes pessoais, assistência para animais de estimação, clube de vantagens com descontos em estabelecimentos parceiros como farmácias, supermercados e outros serviços essenciais, sorteios semanais com prêmios de até R$ 50 mil, acesso a consultas médicas on-line por meio de telemedicina e auxílio cesta básica.

“Esses benefícios são disponibilizados de forma direta através da nossa plataforma on-line, buscando garantir que os nossos associados possam acessar rapidamente todos os serviços e cuidados oferecidos”, explica o empresário.

Segundo Mello, a tecnologia tem se tornado essencial para simplificar e inovar em segmentos específicos como o funerário. “Ela transforma a maneira como o serviço é ofertado e acessado, tornando-o mais eficiente e com um melhor atendimento ao cliente. Inovar neste segmento é fundamental para atender a um público cada vez mais exigente e em busca de soluções práticas e humanizadas”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://www.prabem.com.br/home



InfinitePay gera economia de R$ 2 bilhões para seus clientes

Ao transformar celular em maquininha de cartão, a InfinitePay, ecossistema de soluções financeiras da CloudWalk, gerou uma economia de R$ 2 bilhões para os clientes em 2024. A conta foi feita a partir do volume de maquininhas que deixaram de ser compradas por empreendedores adeptos da tecnologia Tap To Pay, que transforma smartphones com NFC em terminais de pagamento.

Ainda em 2023, a InfinitePay foi uma das primeiras a oferecer a solução para smartphones Android e a plataforma escolhida pela Apple para lançar o Tap to Pay no iPhone. Hoje, boa parte dos comerciantes e “prosumers” (pessoas que vendem ocasionalmente) da base da InfinitePay aceita pagamentos diretamente no aplicativo sem a necessidade de um equipamento adicional.

Nos últimos dois anos, a InfinitePay lançou produtos dentro da sua plataforma, como Loja Online, Link de Pagamento e Conta PJ. Com essas ferramentas, empreendedores contam com recursos que se complementam, ajudam a prevenir inadimplência e controle de fluxo de caixa.

Para quem busca empreender no segmento digital, há outras ferramentas tecnológicas:

  • Links de pagamento direto: permitem que os clientes concluam compras dentro do aplicativo, facilitando a conversão de vendas;
  • Grupos e listas: permite criar grupos ou listas de transmissão para envolver os clientes e enviar atualizações relevantes, como lançamentos de produtos, promoções exclusivas e dicas úteis;
  • Social selling: a prática envolve manter perfis profissionais atualizados, compartilhar conteúdo relevante, engajar ativamente com o público e construir uma rede de contatos;
  • Mensagens automatizadas para cobranças: lembretes de pagamento programados ajudam empreendedores a manter um melhor controle financeiro.

 



Olímpia impulsiona turismo com investimento em tecnologia

A estância turística de Olímpia, reconhecida como a “Orlando brasileira” por seus parques aquáticos com águas termais – entre os maiores do mundo –, fortalece sua vocação turística com a adoção da plataforma de gestão turística da govtech Destinos Inteligentes, que disponibiliza um aplicativo mobile gratuito e um website reunindo toda a oferta turística do município.

“Nossa gestão tem o compromisso de usar a tecnologia para impulsionar o turismo, que é o grande motor da economia de Olímpia. Com a chegada do aeroporto regional, surgem novas oportunidades de expansão, e contar com uma plataforma inteligente nos permite acessar dados atualizados para orientar melhor os investimentos, captar novos negócios e colocar na mão do turista todas as opções que nossa cidade oferece”, destaca Geninho Zuliani, prefeito de Olímpia.

Com a nova ferramenta, turistas e moradores encontram informações centralizadas sobre a rede hoteleira, os parques Thermas dos Laranjais e Hot Beach, além de diversas opções gastronômicas e passeios como o Vale dos Dinossauros, o Museu de Cera e o Museu de Gelo. O aplicativo disponível gratuitamente para iOS e Android também traz detalhes sobre o comércio local, serviços, guias e agências de turismo, além do artesanato da cidade.

Nos eventos, um dos grandes destaques de Olímpia é seu reconhecimento como Capital do Folclore, com o Festival do Folclore, que acontece anualmente e reúne manifestações culturais de todo o Brasil. Agora, toda essa agenda poderá ser acompanhada na nova plataforma digital.

Gestão pública com dados estratégicos

Além de melhorar a experiência dos visitantes, a tecnologia da Destinos Inteligentes oferece à Prefeitura de Olímpia, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, dados estratégicos da economia do turista. A plataforma permite monitorar leitos disponíveis, empregos diretos e indiretos, mapa de calor da atividade turística e pesquisas de demanda, oferecendo informações para a gestão pública direcionar investimentos e captar novos negócios para manter o turismo como uma atividade pujante na cidade, na região e no estado.

Para Beto Puttini, secretário de Turismo de Olímpia, a parceria com a Destinos Inteligentes será fundamental para o crescimento sustentável do setor: “Com essa tecnologia, temos acesso imediato a dados estratégicos sobre o turismo de Olímpia, o que nos permite tomar decisões mais assertivas para fortalecer o setor. Além disso, a plataforma nos ajuda a promover com ainda mais eficiência nosso rico calendário de eventos e todos os atrativos que fazem de Olímpia um dos destinos mais procurados do Brasil, garantindo que turistas e moradores tenham acesso fácil a toda essa oferta”.

Inovação no turismo

A Destinos Inteligentes é uma govtech especializada em soluções para o setor turístico, presente em seis estados e mais de 70 cidades brasileiras. A startup já foi acelerada pelo EmbraturLab, venceu o prêmio Turistech Hub e participa de eventos internacionais junto com a Embratur, como o Web Summit Lisboa, um dos maiores encontros de inovação do mundo.

Para Edimar Martins, CEO da Destinos Inteligentes, atuar em Olímpia reforça a missão da empresa de impulsionar destinos turísticos brasileiros por meio da tecnologia: “Trabalhar com um dos destinos que mais crescem no Brasil é uma grande oportunidade. Nossa plataforma ajudará Olímpia a otimizar sua gestão turística e a oferecer uma experiência ainda melhor para turistas e moradores”.

Dessa forma, Olímpia se consolida ainda mais como um dos principais destinos turísticos do Brasil, agora com inteligência de dados e tecnologia para aprimorar sua oferta turística e manter o ritmo acelerado de crescimento.

Mais informações no website e app de Olímpia: https://www.destinosinteligentes.tur.br/qrcode/sp/olimpia/index.html



Prova Nacional Docente é antecipada para outubro

O Ministério da Educação (MEC) antecipou para outubro de 2025 a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), exame criado para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e incentivar o aumento de professores nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil e poderá ser utilizada por redes públicas de ensino como critério exclusivo ou complementar na seleção de docentes para a educação básica. As redes estaduais e municipais têm até o dia 17 de abril para aderir à PND. As inscrições, por sua vez, devem ocorrer a partir de junho.

O professor William Dornela, sócio-diretor do preparatório Os Pedagógicos, explica os benefícios da iniciativa. “Com a PND, há uma padronização nacional dos conteúdos e da aplicação da prova, o que facilita para os candidatos, que não precisarão estudar conteúdos diferentes conforme o local da seleção. Além disso, a padronização proporciona um processo seletivo mais uniforme e reduz os riscos de suspensões ou cancelamentos de concursos, algo comum em seleções municipais que não seguem normas estabelecidas, como a previsão de cotas. Outra vantagem é a periodicidade: enquanto os estados levam, em média, cinco anos para realizar um concurso e os municípios, sete anos e meio, a PND será aplicada anualmente”.

De acordo com o professor William, o novo modelo de seleção pode ainda reduzir desigualdades regionais na contratação de docentes. “Muitos locais enfrentam defasagem de professores, e a PND anual permitirá que estados e municípios que aderirem ao modelo tenham um fluxo contínuo de novos profissionais, ajudando a suprir essa necessidade”, explica.

Preparação para a PND

Para se preparar para a prova, Dornela orienta basear os estudos nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação do Conselho Nacional de Educação. “A prova deve seguir um modelo semelhante ao do ENADE das Licenciaturas, mesclando legislação atual e situações práticas. Quem já estuda para concursos estaduais e municipais deve sair na frente, pois o conteúdo estudado pode ser aproveitado. Além disso, os graduandos também poderão participar em igualdade de condições”, ressalta o sócio-diretor dOs Pedagógicos.

O preparatório já adaptou seus cursos para essa nova seleção. “Como a PND tem um formato diferente dos concursos tradicionais, criamos uma nova matriz de cursos e estamos aprimorando nossa didática para preparar os candidatos de forma assertiva”, conclui o professor William.



EUA e China reacendem guerra tarifária com impostos recordes

Em mais um capítulo das tensões comerciais entre as duas maiores potências do mundo, os Estados Unidos anunciaram em abril de 2025 a elevação de tarifas sobre produtos chineses considerados estratégicos para a economia do futuro. Entre os principais alvos estão veículos elétricos, que agora terão tarifa de importação de 125%, além de baterias de lítio, semicondutores e painéis solares. A medida, segundo o governo americano, busca corrigir distorções causadas por práticas industriais desleais da China.​

A decisão americana segue a esteira de medidas anteriores que já haviam elevado tarifas sobre produtos chineses. O presidente Donald Trump afirmou que os EUA agora cobrarão um adicional de 145% em todos os produtos chineses que chegam em seu território.

A resposta de Pequim foi imediata. O Ministério do Comércio da China anunciou novas tarifas de até 125% sobre produtos norte-americanos, incluindo soja, milho e carne suína. Segundo a agência estatal Xinhua, as sanções visam proteger os interesses da economia chinesa diante de atos unilaterais e protecionistas por parte dos EUA.​

A guerra tarifária, iniciada em 2018 durante o governo Trump, parecia ter esfriado com a assinatura da chamada Fase 1 do acordo comercial em 2020. No entanto, analistas alertavam desde 2023 que a concorrência nos setores de energia limpa e semicondutores reacenderia a disputa. “Não é só comércio, é uma batalha por liderança tecnológica e domínio geopolítico”, disse o economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz.​

O impacto já é sentido nos mercados. A montadora chinesa BYD, que planejava expandir operações nos EUA em 2025, anunciou a suspensão dos planos após a nova tarifa de 125%. Enquanto isso, associações de agricultores americanos alertaram para a perda de competitividade no mercado asiático. “Estamos no centro de uma disputa que pode custar bilhões ao setor agrícola americano”, afirmou o presidente da American Soybean Association, Josh Gackle.​

Mesmo diante da retórica agressiva, especialistas defendem que o diálogo ainda é possível. Os Estados Unidos e a China são profundamente interdependentes, e uma ruptura prolongada nas relações comerciais pode trazer consequências negativas para toda a economia global. Organismos como a OMC têm incentivado a retomada das negociações, embora seu poder de mediação esteja limitado pelo atual cenário geopolítico.

Apesar da escalada, Felipe Bernardi Diniz ainda vê espaço para negociações. “O cenário é tenso, mas há canais abertos”. O desafio, segundo ele, será encontrar um equilíbrio entre proteção econômica e compromisso com a agenda climática global.​



Médica explica uso do Endolaser para tratar veia safena

Comum em boa parte da população, as varizes são um problema que atinge cerca de 38% dos brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Mas, ao se tratar de problemas vasculares, existe uma outra situação menos conhecida que também requer cuidados e vigilância: os problemas provocados pela veia safena.

Diante do grande número de pessoas acometidas por problemas vasculares, o tratamento dessas condições evoluiu consideravelmente nos últimos anos, e o endolaser surgiu como uma alternativa moderna para que seus tratamentos se tornassem menos sofridos. É o que afirma a cirurgiã vascular Camila Caetano.

Segundo a médica, o tratamento por meio do endolaser para tratar a veia safena utiliza tecnologia de ponta e é consideravelmente menos invasivo do que a cirurgia tradicional e é indicado, na maioria das vezes, para pacientes que possuem uma insuficiência venosa crônica.

“O procedimento consiste na inserção de um laser aplicado diretamente na veia safena, promovendo seu fechamento e, em seguida, é absorvido pelo organismo de forma segura e eficiente. Isso significa que o tratamento dispensa cortes e a internação hospitalar”, esclarece Camila Caetano.

Para a especialista, o endolaser é um avanço científico no tratamento da veia safena. “Além dos benefícios estéticos, ele melhora a circulação sanguínea e alivia os principais sintomas provocados pela safena doente, como dor, inchaço, e sensação de peso nas pernas, além do aparecimento de vasos e varizes”.

Rápida recuperação é característica do procedimento

Outro ponto a considerar é a recuperação: em poucos dias o paciente pode retornar às atividades cotidianas sem grandes restrições. “Com resultados superiores aos métodos tradicionais, o procedimento tem sido a escolha de muitos pacientes que buscam uma solução para os problemas causados pela veia safena doente e outras condições vasculares, aliando tecnologia, segurança e bem-estar”, finaliza a especialista no tratamento de veia safena.



Fosfato bicálcico impulsiona produção de carne no Brasil

Na engrenagem complexa da cadeia agroindustrial da carne, que se estende desde o campo até a mesa do consumidor, o fosfato bicálcico tem conquistado protagonismo como insumo estratégico para a pecuária brasileira. Fundamental na formulação das rações animais, esse composto químico à base de cálcio e fósforo contribui diretamente para a saúde, o bem-estar e o desempenho produtivo dos rebanhos, refletindo em ganhos zootécnicos, sanitários e econômicos.

Para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), produzir carne de forma eficiente exige mais do que genética ou manejo adequado. A base da produtividade está na alimentação. Rações enriquecidas com fosfato bicálcico proporcionam aos animais os nutrientes essenciais para o crescimento ósseo e muscular, além de fortalecer o sistema imunológico. Com isso, os animais atingem mais rapidamente o peso ideal para o abate, apresentando uma carne de melhor qualidade, com características que atendem tanto o mercado interno quanto as exigências internacionais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o abate de bovinos registrou alta de 15,2% em 2024 e chegou a 39,27 milhões de cabeças abatidas. Esse é o maior resultado obtido na série histórica da pesquisa. Esse desempenho é, em parte, resultado direto da evolução dos sistemas de alimentação animal. A modernização das rações, com maior aporte de macro e micronutrientes, tem se mostrado decisiva para o avanço da produtividade na pecuária de corte.

Além da melhoria no desempenho zootécnico, a qualidade da carne produzida no Brasil é fator determinante para sua competitividade global. Segundo dados divulgados pelo site Notícias Agrícolas, as exportações de carne bovina pelo Brasil chegaram a 219 mil toneladas no mês de fevereiro deste ano, com faturamento de US$ 1,04 bilhão. No histórico das exportações brasileiras, esse foi o melhor resultado já registrado para o mês de fevereiro. Os principais destinos foram China, Estados Unidos e México.

Na avaliação da FarmNews, as projeções para o mercado de carne bovina seguem positivas em 2025, sustentadas pela demanda internacional aquecida e pela expectativa de preços firmes no mercado interno, especialmente durante a entressafra. Esse cenário, no entanto, depende da manutenção de altos padrões na produção, o que inclui uma nutrição animal eficiente e sustentável.

No início dessa cadeia produtiva, está a indústria química, responsável pelo fornecimento de insumos como o fosfato bicálcico, utilizado na fabricação de rações. Anderson Lopes, diretor-presidente da Katrium Indústrias Químicas — fornecedora de insumos para a cadeia produtiva do agronegócio e de produtos para o tratamento de água — destaca que a empresa tem ampliado sua atuação na cadeia agropecuária. “O fosfato bicálcico é uma das fontes mais importantes de cálcio e fósforo, minerais vitais para o crescimento saudável dos animais. É essencial para o desenvolvimento estrutural, sendo determinante para a qualidade final da carne. Investir em nutrição adequada não é apenas uma questão de bem-estar animal, mas uma decisão estratégica de negócios”, afirma.

Lopes afirma que o sucesso da agroindústria da carne está intrinsecamente ligado à eficiência de cada elo da cadeia. “Quando a indústria de rações prospera, há maior demanda por matérias-primas de qualidade, como o fosfato bicálcico. Isso impulsiona a produção na indústria química, gera empregos, estimula inovação e movimenta a economia como um todo. É uma cadeia de valor integrada, onde todos os setores ganham”, explica.

Outro aspecto relevante do uso de rações de qualidade está ligado à sustentabilidade da pecuária. Com dietas mais eficientes, os animais atingem precocemente o peso de abate, reduzindo o tempo de permanência nos sistemas de produção e, por consequência, o impacto ambiental da atividade. Segundo a Embrapa, cada 10% de melhora na conversão alimentar pode reduzir em até 6% as emissões de metano entérico por animal, tornando a nutrição de precisão uma ferramenta estratégica para mitigar impactos ambientais. Essa eficiência é essencial para que o Brasil possa manter sua posição de liderança na produção global de proteína animal, com responsabilidade ambiental e social.

Além disso, a crescente exigência dos consumidores por alimentos seguros, rastreáveis e produzidos de forma ética tem pressionado a indústria a investir em melhorias contínuas. O uso de insumos seguros e eficazes, como o fosfato bicálcico, contribui para atender esse novo perfil de consumo, que valoriza a procedência e a qualidade dos produtos de origem animal. A segurança alimentar, nesse contexto, começa com a alimentação dos animais.

“O fosfato bicálcico não é apenas mais um ingrediente das rações. É um componente estratégico que garante não apenas a produtividade e a qualidade da carne, mas também a reputação do produto brasileiro nos mercados mais exigentes do mundo”, afirma o executivo da Katrium. “Estamos falando de um insumo que conecta inovação, bem-estar animal, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.”

O Brasil, reconhecido por sua robusta indústria agropecuária, encara o desafio constante de produzir mais, melhor e com menor impacto. Nesse processo, a escolha dos insumos certos faz toda a diferença. E é justamente nesse ponto que, segundo Lopes, o fosfato bicálcico se consolida como aliado fundamental da pecuária moderna, desempenhando um papel cada vez mais relevante na construção de uma agroindústria de carne competitiva, sustentável e globalmente respeitada.

 



Cashback 2.0 auxilia o engajamento do consumidor

O conceito de cashback tem passado por uma transformação no Brasil. De um simples retorno financeiro, tornou-se uma estratégia de fidelização e engajamento. Segundo o portal Novo Varejo, o modelo vem sendo amplamente adotado por empresas para reter clientes e gerar valor competitivo.

Com isso, empresas de diversos segmentos têm investido em abordagens mais inovadoras, combinando o cashback com programas de recompensas, gamificação e marketplaces de benefícios. O Banco Inter, por exemplo, oferece um marketplace integrado ao seu aplicativo com cashback em diversas categorias de produtos e serviços, funcionando como uma plataforma de engajamento e fidelização dos seus clientes.

Essa nova fase do modelo, chamada de Cashback 2.0, está centrada na personalização da jornada do consumidor, e na criação de vínculos mais duradouros entre marcas e clientes.

O movimento resultou na criação de soluções tecnológicas, entre elas a GETMORE, startup fundada em 2015 por Edgar Scherer – atual CEO da LiHai, que pivotou seu modelo de negócios para atender a essa nova demanda e se estabeleceu no mercado financeiro e varejista.

Em 2017, antes mesmo do banco Inter, a GETMORE recebeu um investimento relevante ao participar do programa Shark Tank Brasil. Esse aporte possibilitou a pivotagem do modelo de negócio, resultando na transição para o segmento bancário por meio de um marketplace de cashback no modelo B2B2C — lançando no mesmo ano a solução para o Banco Next. O sucesso dessa nova abordagem despertou tanto interesse que, a própria empresa Méliuz — concorrente de mercado — propôs a aquisição da GETMORE.

Ampliação de marca e novos projetos

Também foi reconhecida com prêmios como o Santander X Global Award e participou de programas de aceleração, entre eles Cubo Itaú, Liga Ventures e Visa, que possibilitaram conexões com mentores e oportunidades junto a grandes players do mercado. Com contratos estabelecidos junto a bancos, a empresa expandiu sua rede de contatos, atraindo marcas interessadas não apenas no cashback, mas no desenvolvimento de programas personalizados que integrassem fidelização e uma jornada gamificada.

Após a marca Next — banco digital do Bradesco — adotar a solução, instituições como o próprio Bradesco, Credicard e Itaú também integraram o marketplace, consolidando a presença da GETMORE no setor.

Com a expansão, a empresa ampliou sua estrutura e fortaleceu a equipe de desenvolvimento, permitindo o aprimoramento das soluções tecnológicas e a ampliação do alcance no mercado.

A adoção do cashback como estratégia de fidelização chamou a atenção de empresas de diversos segmentos. A GETMORE participou do desenvolvimento de soluções personalizadas para marcas como Unilever, Riachuelo, Carrefour e BRF, combinando cashback, gamificação e personalização para fortalecer a relação com os consumidores.

No caso da Unilever, a iniciativa Lever Up foi estruturada para impulsionar um e-commerce B2B voltado para pequenos comerciantes. A estratégia adotada permitiu que a participação desse canal no faturamento da empresa aumentasse significativamente. Já na parceria com a Riachuelo, a GETMORE desenvolveu uma solução omnichannel integrada, viabilizando a utilização do cashback acumulado em diversos canais de venda.

Aquisição e novo posicionamento

Com a consolidação no setor bancário, a startup passou a integrar o ecossistema do Will Bank, que adquiriu a empresa como parte de sua estratégia de expansão. Essa movimentação permitiu a incorporação do marketplace de cashback ao banco digital, ampliando sua capacidade de engajamento e retenção de clientes.

“Tínhamos no roadmap o objetivo de fazer um marketplace porque queremos estar em todos os lugares que o nosso cliente precise de nós e, hoje, 40% das nossas transações são feitas on-line”, afirma Felipe Félix, fundador do Will Bank. Esse posicionamento reforçava a necessidade de uma solução robusta e escalável, capaz de integrar fidelização, cashback e marketplace de forma estratégica.

Após esse período de transição, a necessidade de inovação no mercado de fidelização levou ao surgimento da LiHai, uma plataforma que propõe novas soluções para a gestão e personalização de programas de engajamento. A concepção foi tomada por Edgar Scherer, um dos fundadores da GETMORE, em colaboração aos stakeholders que já atuavam na antiga empresa.

O surgimento da LiHai e a evolução da fidelização

Com um modelo flexível e baseado em dados, a LiHai foi desenvolvida para oferecer recursos que permitem a criação de campanhas segmentadas em tempo real, testes de regras de negócio e otimização de desempenho. A plataforma também apresenta integração com sistemas como SAP e Shopify, proporcionando resgates personalizados e soluções escaláveis.

Com a evolução das estratégias de engajamento e retenção, a personalização e a integração multicanal se tornam elementos importantes no setor. A LiHai foi desenvolvida com o objetivo de atender essa demanda, disponibilizando funcionalidades voltadas à personalização de programas de engajamento, e à integração com diferentes canais de relacionamento.



Mercado de crédito de carbono acelera no Brasil

Estudo do Banco Mundial, citado pela consultoria EY em recente seminário que promoveu sobre sustentabilidade, mostra que o comércio de crédito de carbono pode facilitar a remoção de mais de 50% das emissões dos gases do efeito estufa (GEE) do que se não houvesse esse mercado.

Segundo a empresa de pesquisa Climate Policy Initiative, o mundo precisará de US$ 8,1 trilhões a US$ 9 trilhões anualmente, até 2030, e mais de US$ 10 trilhões anuais, entre 2031 e 2050, para que cada país possa cumprir os compromissos assumidos nos acordos da Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir a emissão dos GEE e combater a crise climática.

O Brasil deu um passo nessa direção, ao promulgar, no final do ano passado, a Lei nº 15.042/2024, que disciplina o mercado de crédito de carbono no país. Dessa forma, posiciona-se como um dos fornecedores globais de créditos de carbono, alinhando a conservação ambiental ao desenvolvimento econômico.

De acordo com Fábio Galindo, fundador da Future Climate, especializada em negócios voltados à economia de baixo carbono, existe a perspectiva de que projetos de retenção, conservação florestal e restauração ecológica gerem mais de 150 milhões em créditos anuais. E prevê-se que outros 100 milhões de toneladas de créditos de carbono serão geradas em projetos de reflorestamento, manejo florestal sustentável, agricultura sustentável e carbono azul, capturado e armazenado por ecossistemas costeiros e marinhos, como manguezais, pântanos e pradarias marinhas.

Há uma série de iniciativas sendo anunciadas. No final de março deste ano, por exemplo, o BNDES e a Petrobras assinaram um protocolo de intenções para a contratação de créditos de carbono gerados a partir de restauração florestal na Amazônia. O projeto, batizado ProFloresta+, vai promover a restauração de até 50 mil hectares de terras degradadas e capturar cerca de 15 milhões de toneladas de carbono.

Segundo a edição mais recente do Boletim Informativo: Projetos de Carbono Florestal no Mercado Voluntário Brasileiro, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), atualmente 19 estados brasileiros têm projetos de carbono. São ao todo 151 com Padrão de Carbono Verificado (VCS, da sigla em inglês), da certificadora Verra. Na edição anterior do boletim, eram 139. 

Outra fonte de originação de créditos de carbono que ganhou destaque com a Lei nº 15.042/2024 foi o crédito jurisdicional, por meio de políticas que incentivam a redução de emissões de GEE para promover a preservação florestal e a regeneração natural da vegetação.

Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Piauí já estão desenvolvendo tais programas em diferentes estágios de evolução. Segundo o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal — entidade pública que reúne os nove estados da Amazônia Legal. O Pará, em particular, fechou um acordo para a venda de até 12 milhões de créditos de carbono florestal de alta integridade, provenientes da redução no desmatamento entre 2023 e 2026, por R$ 1 bilhão – cerca de US$ 15 por tonelada de CO2.

Histórico

Segundo Galindo, da Future Climate, o mercado de crédito de carbono global é transacionado em duas modalidades: voluntário e regulado. O mercado voluntário é empreendido por empresas e indivíduos que desejam compensar e neutralizar suas emissões de carbono espontaneamente.

Em geral, são grupos empresariais que, pela natureza de sua atividade, desejam compram créditos de carbono como forma de compensar o impacto que causam ao ambiente, afirma Galindo. Eles contratam com uma empresa do setor florestal, por exemplo, um projeto de regeneração vegetal ou conservação de biomas florestais. “Esses grupos empresariais também têm adquirido ativos como investimento, tornando o setor mais pujante e cada vez mais valorizado”, diz o empresário.

Segundo Galindo, já o mercado regulado de carbono é um mecanismo econômico, definido por lei, que impõe limites de emissão de GEE para organizações e empresas, incentivando a transição energética e, consequentemente, a redução dessas emissões.

Uma das primeiras medidas formalizadas com essa finalidade foi o Emission Trading System (ETS), um Sistema de Comércio de Emissões, na Europa, em 2005, que estabeleceu limites para determinados setores industriais liberarem GEE de seus processos fabris para a natureza. Gradativamente, esses limites foram ficando mais rigorosos.

A experiência internacional mostra que a regulamentação pode impulsionar o mercado de carbono. Na União Europeia, o ETS movimentou € 881 bilhões, transacionando mais de 12 bilhões de toneladas de carbono só em 2023, conforme dados da London Stock Exchange Group. No Brasil, a expectativa é de que a criação de um ambiente regulado a partir da Lei nº 15.042/2024 estimule ainda mais a geração e a comercialização de créditos, consolidando o país como potência no setor.

A regulação do mercado também dinamiza as transações voluntárias. De acordo com estimativa feita pela consultoria McKinsey, espera-se que o volume negociado nesse segmento salte de US$ 1 bilhão para US$ 50 bilhões nos próximos anos.

Para Galindo, a estruturação do mercado regulado é um divisor de águas para o setor. “O Brasil já tem um volume expressivo de créditos disponíveis e empresas preparadas para atender à nova demanda”, afirma. “O desafio agora é consolidar esse mercado, garantindo segurança jurídica e regras claras para atrair investimentos e fortalecer o protagonismo do país na agenda climática global”.



Brasil forma 1ª turma superior em Acupuntura pelo MEC

A Faculdade EBRAMEC celebrou no dia 23 de março de 2025, a primeira Colação de Grau da Graduação em Acupuntura no Brasil, um marco histórico para a Medicina Chinesa no país. A cerimônia, realizada no auditório da instituição em São Paulo, reuniu formandos, professores, autoridades e convidados especiais para celebrar a conquista inédita.

O curso de Graduação em Acupuntura da Faculdade EBRAMEC foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021, lançado durante a celebração dos 20 anos da instituição. Apesar dos desafios impostos pela pandemia da covid-19, a primeira turma iniciou suas atividades acadêmicas em 2022. Esta colação de grau representa a concretização de um marco pioneiro no cenário da Medicina Chinesa no Brasil.

A Acupuntura, uma das principais modalidades da Medicina Chinesa, é uma prática milenar que busca promover a saúde e o bem-estar através da estimulação de pontos específicos do corpo. Reconhecida e incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e inserida no Sistema Único de Saúde (SUS) como uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), a Acupuntura tem ganhado cada vez mais espaço no mundo, com crescente número de profissionais e pacientes em busca de seus benefícios.

A cerimônia foi marcada por discursos, acompanhados de manifestações por parte dos presentes e homenagens aos professores e colaboradores que contribuíram para a formação dos novos acupunturistas. O evento também contou com a presença do Prof. Dr. Xie Dong Ming, convidado especial diretamente da China, que enalteceu a importância da Medicina Chinesa para a saúde e bem-estar da população.

Entre as autoridades presentes, destacaram-se o Prof. Dr. Reginaldo Filho, PhD, Diretor-Geral, Coordenador do Curso, 1º brasileiro com Doutorado em Acupuntura pela Universidade de Medicina Chinesa de Shandong e Membro do Comitê Executivo da Federação Mundial de Acupuntura e Moxabustão (WFCMS) e da Federação Mundial de Acupuntura e Moxabustão (WFAS); a Profª Dra. Vanessa Ruotulo, Coordenadora dos Cursos de Graduação; e as professoras Profª Esp. Simone Felix e Profª Ma. Aline Toffoli, homenageadas pelas turmas do período manhã e noturno, respectivamente, e as paraninfas das turmas, Profª Dr. Eliane Endo e Profª Esp. Fabiana Conte, também foram homenageadas.

A cerimônia também foi marcada por homenagens especiais aos formandos, que receberam mensagens de reconhecimento do Presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação da Acupuntura (CNAA), Dr. Alexander Assunção, e cartas de congratulações da Federação Mundial de Acupuntura e Moxabustão (WFAS) e da Federação Mundial de Medicina Chinesa (WFCMS), entidades com atuação internacional na área da Medicina Chinesa e ligadas à Organização Mundial da Saúde (OMS). As homenagens ressaltaram a importância da formação dos novos profissionais para o fortalecimento e a valorização da Acupuntura e da Medicina Chinesa no Brasil e no mundo.

Em seu discurso, o Prof. Dr. Reginaldo Filho, PhD, ressaltou a importância da conquista para a Faculdade EBRAMEC e para a comunidade da Acupuntura e Medicina Chinesa no Brasil: “Pela 1ª vez na história, celebramos a Graduação em Acupuntura em um curso autorizado oficialmente pelo Ministério da Educação do Brasil”.

A Profª Dra. Vanessa Ruotulo, Coordenadora dos Cursos de Graduação, expressou sua gratidão aos formandos e a todos que contribuíram para a realização do curso: “E uma coisa nós podemos ter certeza: vocês fizeram parte da história da Faculdade e nós fizemos parte da história da vida de vocês”.

Dr. Reginaldo Filho, complementa: “No Brasil, a Acupuntura é cada dia mais aceita, praticada e beneficia a população nas mãos de diferentes profissionais. A busca pela regulamentação da profissão de acupunturista é uma pauta importante para a categoria, visando garantir a qualidade dos serviços prestados e a segurança dos pacientes. A formatura da primeira turma de Graduação em Acupuntura autorizada pelo MEC representa um avanço nesse sentido, impulsionando o reconhecimento e a valorização da Acupuntura no país, os novos profissionais estão preparados para atuar com excelência e ética, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar da população”.

Durante a cerimônia, foram expressos agradecimentos aos professores, familiares, amigos e à Faculdade EBRAMEC, reconhecendo o apoio fundamental para a realização desse sonho. No discurso de formatura, a aluna Beatriz Cremasco mencionou o aprendizado obtido ao longo do curso e a participação do corpo docente na formação da turma.

Com a formatura da primeira turma de Graduação em Acupuntura, a Faculdade EBRAMEC reafirma seu compromisso com o ensino de excelência e com a valorização da Medicina Chinesa no Brasil.



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