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Dia da Sobrecarga da Terra é um alerta para a humanidade

O Dia da Sobrecarga da Terra ou Overshoot Day, como é conhecido em inglês, trouxe à tona a reflexão sobre como o estilo de vida atual da humanidade tem grave impacto sobre o planeta.  O último Dia da Sobrecarga da Terra, data em que a utilização de recursos naturais pela humanidade ultrapassou a capacidade do planeta de regeneração, ocorreu em 28 de julho, em 2022.

Neste ano o dia 02 de agosto marcará esta data, enfocando que a humanidade consumiu tudo o que os ecossistemas conseguiram produzir ou renovar em um ano, segundo a Global Footprint Network, que realiza este cálculo desde 1971. 

A partir de 1990, três setores ampliaram significativamente as emissões globais de GEE: processos industriais (+174%), transporte (+71%), e fabricação e construção (+55%), onde além de contribuírem para o aumento de emissões de gases que impulsionam o aquecimento global, estes setores estão associados a um alto consumo de recursos naturais, como água e matérias primas, e à utilização de combustíveis fósseis para a geração de energia”, relata Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O cálculo é feito pela GFN (Global Footprint Network) que monitora a pegada ambiental do mundo inteiro. Esta avaliação teve início em 1º de outubro de 2000 e a cada ano tem acontecido mais cedo. A B3 foi a primeira bolsa de valores do mundo a aderir ao Pacto Global, em 2005, e um dos pilares da estratégia de sustentabilidade é induzir boas práticas ESG no mercado.

A WWF ONG (World Wild Foundation) de origem suíça, presente em 162 países e uma das mais respeitadas organizações não governamentais, começou em 2009 a efetuar o cálculo da pegada ecológica no Brasil, inicialmente nas cidades de Campo Grande e São Paulo, através de sua parceria com a GFN (Global Footprint Network).

No dia 13 de agosto de 2015 a terra atingiu a sobrecarga. A data marca o dia em que já foram consumidos todos os recursos naturais disponíveis do planeta. Indicadores das ONGs Global Footprint Network e WWF apontaram que seria necessário 1,7 planeta para sustentar o consumo de toda a população global em 2022.

De acordo com dados da Global Footprint Network (GFN), se for mantido o consumo atual, em 2050, serão necessários quase três planetas para sustentar a população mundial. Por este motivo, é preciso promover a conscientização ambiental da sociedade para que os hábitos de consumo sejam revistos.

Felipe Seffrin, coordenador de comunicação do Akatu, enfatiza a necessidade de ações concretas e efetivas por parte de governos, empresas e consumidores para minimizar ou até reverter esse quadro de sobrecarga. “Mudar nossa forma de produção e consumo, desde a compra até o uso e o descarte, para modelos mais conscientes e sustentáveis, é uma das soluções. Praticando o consumo consciente, podemos regenerar ecossistemas e aliviar a carga pesada que imponham ao planeta”, observa Felipe.

A GFN utiliza a calculadora da Pegada Ecológica global que, por meio de perguntas sobre hábitos de consumo, mede o impacto de um cidadão sobre o planeta. Cada Pegada Ecológica de um país, de uma cidade, de uma empresa ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida.

Em outras palavras, a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade utiliza, em média, para se sustentar.

O consumo médio brasileiro equivale a países de primeiro mundo (2,7 hectares globais/habitante), ou seja, necessita de 1,6 planetas para manter o estilo de vida. Exemplo disso são os paulistanos. Seriam necessários 4,38 hectares/habitante, ou seja, 2,5 planetas face a renda per capta da população. Portanto, hoje o consumo não é realizado de forma consciente, levando a sobrecarga do planeta.

“Diante da emergência da crise climática, os hábitos de consumo precisam ser repensados. Não é seguro continuarmos a destruição do planeta para mantermos padrões de vida que colocam em risco o futuro das próximas gerações. A calculadora da pegada ecológica é um ótimo material educativo para ser divulgado na sociedade”, conclui Vininha F. Carvalho.



Empresas de médio porte podem obter crédito no exterior

Conforme dados do Banco Central do Brasil, em 2022, cerca de 50 mil empresas brasileiras de pequeno e médio porte obtiveram crédito em países estrangeiros, representando um aumento de 10% em comparação ao ano anterior. 

Os Estados Unidos são as principais nações que disponibilizam crédito às empresas brasileiras de pequeno e médio porte, principalmente via Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o qual possui um programa que oferece empréstimos com juros subsidiados e outros benefícios para ajudar as organizações brasileiras a se estabelecerem no país.

A Europa também se mostra com um destino importante destino para empresas brasileiras de pequeno e médio porte que buscam financiamento. O Banco Europeu de Investimento (BEI) oferece uma variedade de produtos financeiros para tais empresas, incluindo empréstimos, garantias e capital de giro. 

Entretanto, a disponibilidade de crédito demanda a observância de uma série de requisitos prévios, tanto para salvaguardar as empresas nacionais quanto as instituições estrangeiras que têm permissão para atender as empresas brasileiras.

“Primeiramente é realizada uma análise de elegibilidade no Brasil mediante a apresentação de documentos e garantia imobiliária, e então é feito um requerimento de crédito para internacionalização e submissão ao fundo escolhido. Para participar desse processo, a empresa deve ter um faturamento anual mínimo de  R$ 24 milhões”, explica Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da  Savel Capital Partners.

A fim de facilitar a inclusão do empresário neste processo, Bravo ressalta que é possível contar com empresas especializadas em consultoria para créditos estrangeiros. “Na IC, por exemplo, possuímos uma estrutura empresarial em Portugal, e a obtenção de crédito ocorre nos Estados Unidos. Todos os brasileiros com uma estrutura de empresa internacional são bem-vindos para buscar crédito nos EUA”, finaliza Bravo.

Para obter mais informações, basta acessar: www.inteligenciacomercial.com



Foz do Iguaçu está em lista de melhores atrações turísticas

As Cataratas do Iguaçu, localizadas no Paraná, foram indicadas pelos usuários do site TripAdvisor como uma das 25 Principais Atrações do Mundo. O ranking foi formado com o resultado do “Travelers’ Choice 2023 – Best of the Best” e tem atrações como Torre Eiffel, na França; Coliseu, na Itália; e Central Park, nos Estados Unidos.

De acordo com o site, o levantamento leva em consideração a qualidade e quantidade de avaliações e classificações dos viajantes para experiências, passeios, atividades e atrações no mundo, durante o período de 12 meses. 

“Ter recebido o prêmio do TripAdvisor deixa mais uma vez Foz do Iguaçu como destino em evidência, uma vez que este prêmio é uma chancela da qualidade e beleza que nossas cataratas possuem segundo as milhões de avaliações positivas que a cidade recebeu”, afirma Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, localizado na cidade paranaense.

Presença constante e principais atrativos

É a terceira vez consecutiva que o atrativo brasileiro figura entre os principais do mundo, sendo a única atração sulamericana na lista. Entre os destaques dos visitantes, lideram as avaliações: o passeio imerso na natureza, a organização e estrutura para visitação.

Além disso, experiências como o sobrevoo nas Cataratas com os helicópteros da Helisul; a aventura com os barcos do Macuco Safari; e os sentidos aguçados da comida brasileira no Restaurante Porto Canoas, com vista para a formação do maior conjunto de quedas-d’água do mundo, foram outros atrativos citados e bem avaliados.

“O título de “Travelers’ Choice 2023” reafirma que o Parque Nacional do Iguaçu, além de ser referência em turismo sustentável e conservação da biodiversidade, é também um marco na vida dos viajantes do mundo todo que visitam e vivenciam uma experiência singular com as Cataratas do Iguaçu, por diferentes ângulos e sentidos”, afirma Mendes.

Foz do Iguaçu (PR) fica  na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai e possui atrações naturais, culturais, arquitetônicas e geográficas. E o Parque Nacional do Iguaçu é considerado referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. O local é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil.

Para saber mais, basta acessar: www.hoteldelreyfoz.com.br 



Advantech lança plataforma para produtos industriais

A Advantech (TWSE: 2395), empresa global que atua IoT industrial, anunciou na última semana o lançamento da IoTMart Internacional, plataforma de e-commerce destinada a atender a diversas categorias de clientes, inclusive de pequeno e médio porte. A empresa espera que a solução contribua com mais de 10% de sua receita total.

O comércio eletrônico internacional vem se tornando cada vez mais significativo no futuro dos mercados de comércio industrial. De acordo com a Research and Markets, o volume total de mercadorias brutas (GMV) do comércio eletrônico B2B (negócios entre empresas) global pode atingir US$ 21 trilhões (R$ 100,62 trilhões) até 2027, com uma taxa composta de crescimento anual de aproximadamente 7%. O Gartner prevê ainda que, até 2025, quase 80% das transações B2B em todo o mundo ocorrerão on-line. 

Jonney Chang, vice-presidente da Advantech Global IoTMart/AOnline Sector, enfatiza que a companhia apresenta a Plataforma Internacional IoTMart para atender desde call centers a modelos comerciais triangulares e serviços digitais.

“O objetivo é fornecer os serviços adequados para atender às necessidades de diversos segmentos, obter um efeito de cauda longa e aumentar a receita”, diz Chang.

Ele explica ainda que, para os clientes existentes, a nova plataforma IoTMart Internacional elimina quantidades mínimas de compra, mantém a disponibilidade de estoque e realiza entrega rápida, além de oferecer serviços expressos internacionais (IoTMart Xpress).

“O recurso acelera a expansão de negócios no exterior e transferências de tecnologia, permitindo uma implementação de POC (prova de conceito) rápida e contínua”, afirma Chang. “Além disso, a solução elimina o incômodo e os custos associados à pressão de estoque, fluxo de caixa, logística e outras operações intermediárias”, completa.

A IoTMart Internacional aceita pedidos globais e fornece serviços de processamento, envio e entrega de encomendas. A plataforma oferece 500 produtos industriais de IoT da Advantech e utiliza previsão de IA (Inteligência Artificial) para fornecer recomendações personalizadas de produtos, a fim de aprimorar a experiência do cliente.

A plataforma também apresenta robôs de armazenamento inteligentes para automatizar as operações de armazenamento, a fim de melhorar a eficiência de separação e estoque, e acelerar o processamento de pedidos, permitindo o envio no mesmo dia para 192 países. O atendimento ao cliente é oferecido 24 horas por dia, 7 dias por semana.

De acordo com o anúncio da empresa, o foco inicial da ferramenta está em soluções de estações de carregamento de veículos elétricos impulsionadas pelos princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

A iniciativa também visa atender aos clientes parceiros de mercados emergentes globais existentes: “Progressivamente, a plataforma deve personalizar aspectos regionais, como moeda, idioma e listagens de produtos em países e regiões, como Japão, Coreia do Sul, Taiwan, China, EUA, Europa e Brasil”, diz a nota.

Além disso, a Advantech pretende recrutar parceiros em mercados emergentes e lançar o programa IoTMart Franchise para acelerar sua presença em vitrines de comércio digital estabelecidas, economizando tempo e custos associados às configurações de infraestrutura. Após o lançamento do IoTMart, a plataforma vai recrutar membros para contribuir com US$ 300 milhões (R$ 1,437 milhões) em receita até 2025.

Rosane Roverelli, Manager Director da Advantech Brasil, explica que a plataforma oferece uma experiência de compra simplificada, com uma interface intuitiva e funcionalidades avançadas. Os usuários podem pesquisar produtos por categoria, marca, especificações técnicas, facilitando a localização do item ideal para suas necessidades específicas. Trata-se de um eCommerce inovador dedicado à oferta de produtos robustos e industriais de alta qualidade e performance. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.advantech.com/pt-br e https://iotmart.advantech.com/s/



Webinar abordará o uso de inteligência artificial na análise de amostras

Especializada na fabricação de equipamentos de metrologia, a alemã ZEISS promoverá nesta quinta-feira (27) um webinar sobre como o uso de inteligência artificial tem revolucionado a forma de análise e interpretação de imagens microscópicas.

Voltado aos profissionais de qualidade, o encontro com o tema “Desbloqueie o potencial da microscopia com IA” terá como destaque a análise de amostras em tempo real, além de oferecer aos participantes a oportunidade de testar gratuitamente o software ZEISS Zen Intellesis pelo período inicial de um mês.

Apresentado pelos gerentes da ZEISS em Soluções de Microscopia, Elysio Neto e Adriano Bernal, o webinar também abordará as variáveis importantes do processo, entre outros temas. Além do conteúdo do curso, os participantes que estiverem on-line ao fim do webinar vão participar do sorteio de um Óculos de Realidade Virtual ZEISS VR ONE.

“O uso de inteligência artificial irá impactar o modelo de trabalho em diversas áreas da indústria. É por isso que os profissionais devem buscar atualização e desenvolvimento contínuo, adaptando-se às novas tecnologias e adquirindo habilidades que complementem o trabalho com o uso de novas ferramentas”, afirma Alan Assiz, diretor da divisão da Metrologia Industrial da ZEISS Brasil.

A inscrição é gratuita e para fazer o cadastro os interessados devem acessar o site https://pages.zeiss.com/ia-revoluciona-imagens-microscopicas.html.

Serviço | Desbloqueie o potencial da microscopia com IA

Data: Quinta-feira, dia 27 de julho de 2023

Local: Ferramenta GoToWebinar (baixar)

Horário: das 11h às 12h

Link: https://pages.zeiss.com/ia-revoluciona-imagens-microscopicas.html



Programação gratuita de férias inclui arte, circo e mais

As férias de inverno de grande parte das escolas brasileiras terminam na próxima sexta-feira, 28 de julho, e muitas famílias ainda não tiveram a oportunidade de aproveitar o período, conforme revela a pesquisa da Trigg, segundo a qual apenas 36,8% dos entrevistados chegaram a planejar viagens para as férias escolares de julho de 2023. O dado se une à pesquisa divulgada pelo Fala Brasileiro que revela que para 84% dos brasileiros, os passeios estão mais caros e inviáveis para a realidade econômica nacional.

Neste cenário, atrações gratuitas tem ganhado destaque, em especial aquelas que contam com vieses educativos e divertidos para a criançada, já que – também segundo o Fala Brasileiro – 92% pais ainda estão em busca de programas para fazer com os filhos no período de recesso escolar deste ano.

Na cidade de São Paulo, uma das regiões brasileiras com o maior número de crianças, centenas de atrações culturais gratuitas estão disponíveis diariamente, como as da Casa de Metal Espaço Cultural que, entre os dias 29 e 30 de julho, contará com: sessões de pintura coletiva sobre chapas de aço com o artista e educador Fabrício de Petta; oficinas de circo e espectáculos com a Cia Edi MaLabares e a Fabrika de Circenses; música ao vivo com apresentações da Banda Cucamonga e da Banda Bolero Freak; e a exposição “Paisagem Invertida – Câmera Pinhole” que oferecerá aos participantes a oportunidade de explorar a arte da fotografia.

Todas as atrações oferecidas pelo centro cultural são gratuitas e não exigem inscrição prévia. Além da programação cultural, o espaço conta com food trucks de guloseimas para que as crianças possam saborear os últimos dias de férias.

Serviço | Programação de férias

Local: Casa de Metal Espaço Cultural – Rua Antonio Comparato 218, bairro Campo Belo – São Paulo/SP. Entrada também pela Domingos Lopes, 321
Data e horário: 29 e 30 de Julho, nos períodos da manhã e tarde (10:00 às 18:00).



Semana de 4 dias de trabalho: líderes e colaboradores avaliam o assunto

Após ser avaliado e aprovado em vários países, como Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, o projeto-piloto da jornada de trabalho semanal de quatro dias chega ao Brasil. Entre setembro deste ano e abril de 2024, a organização 4 Day Week Global em parceria com a empresa brasileira Reconnect Happiness at Work, vão analisar a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho para quatro dias úteis nas organizações que se interessaram em participar do experimento, com base no modelo 100-80-100: em que o colaborador recebe 100% de pagamento, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.

Diante dos bons resultados que o projeto obteve em várias organizações pelo mundo, e do potencial que o novo formato de trabalho tem de se ser bem aceito no Brasil, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP se dispôs a conhecer a opinião dos profissionais da área da Administração em relação à semana com um dia a menos de trabalho.

Segundo a recente pesquisa da entidade, realizada entre 26 de junho e 3 de julho, com 484 profissionais registrados no Conselho (438 administradores, 36 tecnólogos na área da gestão e 10 técnicos), a maioria dos entrevistados é a favor da implementação da jornada reduzida de trabalho, no entanto, o percentual de aprovação varia conforme o nível hierárquico e a modalidade de trabalho em que atuam. 

Os dados avaliados no levantamento mostram que o percentual de profissionais que aprovam semana de quatro dias úteis aumenta na medida em que a atividade pode ser desenvolvida a distância. Nesse quesito, a pesquisa avaliou 460 respostas, desconsiderando quem respondeu que estava desempregado. Entre os 56 respondentes que trabalham 100% home office, 85,7% são a favor do modelo; dos 170 profissionais que atuam no modelo híbrido, 80%; e dos 234 que trabalham no formato 100% presencial, 73,9%.

Ao comparar a opinião de empresários e colaboradores quanto ao novo modelo de trabalho, o percentual varia significativamente conforme a hierarquia. A pesquisa do CRA-SP revela que 114 respondentes possuem o próprio negócio e, entre eles, 57,9% são a favor. Em contrapartida, dos 107 profissionais que atuam em um cargo operacional (assistente, técnico, analista, etc), a aprovação alcançou o maior nível, 92,5%.

O estudo avaliou, ainda, a posição de quem atua em cargos de liderança (coordenador, gerente, supervisor, etc) e entre os 190 respondentes, 81,6% também se manifestaram favoráveis ao novo formato de trabalho.

Desafios na adesão do modelo de trabalho

Questionados quanto aos desafios que as organizações podem encontrar ao optarem pela implementação da semana de quatro dias úteis, os profissionais apresentaram os seguintes pontos: identificação sobre quais setores da economia estariam aptos ao regime; cultura organizacional; responsabilidade e comprometimento dos profissionais com a produtividade; mudança de mindset dos empresários brasileiros e falta de confiança dos líderes, entre outros.

Apesar das possíveis dificuldades apontadas pelos entrevistados, o índice de profissionais que considera possível manter 100% da sua produtividade atual trabalhando um dia a menos na semana chega a 65,4%. No entanto, na opinião de 252 (52,1%) respondentes, apenas algumas organizações e alguns profissionais estão preparados para adotar esse modelo.



Doença hepática esteatótica requer atenção para diagnóstico

A Doença Hepática Esteatótica ou esteatose hepática, que até pouco tempo atrás era chamada de Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA), é uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura excessiva no fígado, não relacionada ao consumo excessivo de álcool. A doença tem se tornado cada vez mais prevalente devido ao aumento da taxa de obesidade e por estar frequentemente associada a hábitos de vida pouco saudáveis, incluindo dieta inadequada e comportamento sedentário.

Um desafio enfrentado no diagnóstico da esteatose hepática é o fato de ser uma doença silenciosa, muitas vezes não apresentando sintomas perceptíveis. Isso torna difícil a identificação precoce e pode levar a complicações mais graves no longo prazo. As principais causas são a obesidade, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica e, como consequências, há o risco de evolução para cirrose e câncer de fígado, além do maior risco de doenças cardiovasculares como infarto e AVC, conforme relatado por Dr. Thomas Cotter, da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia, da Universidade de Medicina de Chicago, nos Estados Unidos.

As principais formas de prevenção são a mudança de estilo de vida, alimentação saudável, exercícios físicos, emagrecimento e tratamento do diabetes e da obesidade. Estudos recentes mostram que a condição pode progredir para estágios avançados, como a cirrose hepática, sem que o paciente perceba qualquer sintoma relevante. Portanto, é fundamental estar atento aos fatores de risco e realizar exames de rotina para detectar a doença, mesmo na ausência de sintomas.

O diagnóstico da esteatose hepática geralmente começa com uma revisão abrangente do histórico médico e um exame físico. Os exames de sangue, como testes de função hepática, são necessários para avaliar a extensão da doença, a saúde do fígado e identificar possíveis anormalidades. Em alguns casos, podem ser exames adicionais de diagnóstico por imagem como ultrassom, ressonância magnética, elastografia hepática ou biópsia hepática, para confirmar o diagnóstico e determinar a gravidade da doença.

É importante observar que a maioria das pessoas com esteatose hepática não apresenta sintomas perceptíveis, tornando a detecção precoce e os exames regulares essenciais, de acordo com o estudo do Dr. Curtis Argo, da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia do Sistema de Saúde, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos.  

Alguns sintomas que podem ocorrer incluem fadiga, desconforto abdominal, perda de peso inexplicada e uma sensação geral de mal-estar, mas não se deve esperar que surja algum sintoma para procurar avaliação médica.

Uma meta-análise, conduzida pela Dra. Wenjie Dai, do Centro da Província de Hunan para Controle e Prevenção de Doenças, em Hunan, na China, com dados de 24 estudos, envolvendo 35.599 indivíduos, demostrou uma prevalência média de doença hepática gordurosa de 60% em pacientes com diabetes tipo 2 e de 80% em indivíduos com obesidade. É um quadro reversível desde que a pessoa com esteatose hepática não apresente cirrose, que é o estágio final da doença hepática.

Não são todos os pacientes com gordura no fígado que vão evoluir com alguma doença grave do órgão, mas existe o risco de progressão para cirrose e até mesmo o câncer de fígado. Além disso, uma grande preocupação é a de doenças cardiovasculares, que tem se mostrado a principal causa de morte, de acordo com outro estudo realizado pelo Dr. Zobair Younossi.

A forma mais grave da doença, em que a gordura no fígado tem inflamação, atinge em torno de 6 milhões, conforme aponta outro  estudo conduzido pelo Dr. Younossi, do Centro de Doenças do Fígado, do Departamento de Medicina, do Inova Fairfax Hospital, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Esse mesmo estudo também aponta que, na América do Sul, há uma estimativa que 30% dos adultos tenham doença hepática gordurosa.

Estima-se que no Brasil há 16,8 milhões de adultos com diabetes, de acordo com o Ministério da Saúde. Comparando esse dado com a meta-análise, citada acima, a incidência da Doença Hepática Esteatótica no país, refletindo as tendências globais, pode ter uma estimativa em torno de mais de 10 milhões de adultos.

Diante dessa realidade que apresenta um cenário preocupante, é fundamental promover a conscientização sobre a esteatose hepática e incentivar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

“O tratamento envolve a adoção de mudanças no estilo de vida, incluindo a perda de peso gradual por meio de uma dieta saudável e equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de álcool, se aplicável. Em casos mais graves, podem ser necessários medicamentos específicos e acompanhamento médico especializado. Por meio de uma abordagem multidisciplinar envolvendo médicos, nutricionistas e profissionais de saúde, é possível reduzir o impacto dessa condição no Brasil e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados”, diz Fernanda Canedo, gerente médica da Novo Nordisk.

 

 

 

 

 



Setor de fusões e aquisições no Brasil prevê reação até 2024

Desde meados de 2022, a incerteza e a cautela têm sido os denominadores comuns entre os investidores envolvidos na atividade global de fusões e aquisições, mas as expectativas apontam para 2024 como o ano da recuperação. Isso se reflete no relatório “Do stand by ao infinito“, elaborado pela LLYC em colaboração com a iDeals e a M&A Community, que analisa as tendências que marcarão a atividade de fusões e aquisições nos próximos meses, com base nas opiniões coletadas por meio de uma pesquisa com 110 profissionais do setor da Espanha, Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Panamá, México e Estados Unidos, e entrevistas aprofundadas com quinze especialistas, incluindo gerentes de private equity, banqueiros de investimento e advogados.

Metade dos entrevistados acreditam que a recuperação poderá ocorrer em 2024 e os outros, enquanto a outra metade acham que poderá ocorrer antes, no terceiro e quarto trimestre deste ano. No entanto, todos os profissionais concordam que a desaceleração da atividade tem sido perceptível. Os motivos também parecem claros, ligados à maior dificuldade de acesso ao financiamento e seu impacto sobre os preços. Além disso, a incerteza geopolítica, o cenário macroeconômico e o aumento das taxas de juros causaram um desalinhamento nas avaliações que surgiu como o principal motivo da paralisação para 40% dos entrevistados, uma tendência comum para a região ibérica e latino-americana.

No Brasil, o mercado de Fusões e Aquisições (M&A) tem enfrentado desafios significativos em 2023, marcado por incertezas políticas e restrições no acesso ao crédito que abalaram consideravelmente o cenário econômico local. O início do ano foi especialmente complicado, com o país passando por mudanças governamentais e eventos relacionados ao crédito que geraram uma forte contração no crescimento econômico.

Apesar dos desafios, o mercado de M&A no Brasil ainda apresenta oportunidades, especialmente em infraestruturas aeroportuárias e na área da saúde, que são as mais procuradas no país. A maior parte do volume investido em Fusões e Aquisições está concentrada no middle market, exceto no caso do Brasil, onde as grandes empresas representam a maior parte do mercado de M&A. A idiossincrasia dos investimentos brasileiros pode estar relacionada a essa preferência por operações maiores e mais complexas.

Para Luis Guerricagoitia, diretor sênior da área de Comunicação Financeira e um dos autores do relatório, as previsões apontam para uma retomada da atividade de fusões e aquisições no próximo ano e, diante desse cenário, os fundos, os investidores industriais e as empresas devem estar preparados. “Com este relatório, a LLYC quer esclarecer as principais tendências a serem levadas em conta para enfrentar a recuperação em uma posição vantajosa. Como afirmam os especialistas consultados, a reputação e a comunicação são reafirmadas como ferramentas fundamentais para levar uma operação a bom termo”, conclui.

No cenário de private equity, os últimos dois anos foram difíceis para os gestores, com poucos fundos com liquidez devido aos ruídos intrínsecos no país. No entanto, há perspectivas otimistas para o retorno do private equity ao mercado brasileiro, especialmente com indicadores positivos surgindo, como maior interesse no mercado de médio porte, taxas de juros mais baixas e maior atratividade do Brasil como destino de investimento.

Embora os desafios persistam, há sinais de recuperação e uma nota de otimismo no horizonte para o mercado de fusões e aquisições no Brasil. À medida que os indicadores econômicos melhoram e as incertezas diminuem, espera-se que o mercado de M&A retome seu crescimento e atraia mais investidores em busca de oportunidades promissoras no país.



ANPD será o “Procon” da proteção de dados

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aplicou a primeira multa por violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e a tendência é que as penalidades se tornem cada vez mais frequentes. Há necessidade de adequação das empresas para evitar sanções cujo valor pode variar entre 2% do faturamento da empresa e R$ 50 milhões, além do cuidado que as pessoas devem ter em divulgar suas informações pessoais. Para Ulisses Penteado, CTO da BluePex® Cybersecurity, a ANPD será o “Procon” da proteção de dados.

Como amplamente divulgado, uma empresa do ramo de telefonia recebeu duas sanções de advertência e uma penalidade administrativa. Por se tratar de uma microempresa, o valor para cada infração ficou limitado a 2% do seu faturamento bruto, totalizando R$ 14 mil. A multa, publicada no dia 6 de julho no Diário Oficial da União, é resultado do Processo Administrativo Sancionador 00261.000489/2022-62 aberto pela ANPD.

Para Ulisses, esse tipo de situação se tornará cada vez mais comum porque a ANPD será para a LGPD o que a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) é para o Código de Defesa do Consumidor (CDC). “O CDC e o Procon permitiram ao consumidor igualar forças com as empresas. Com a LGPD não é diferente. Anteriormente, os dados pessoais eram das empresas. Agora, são de quem de fato devem ser: das pessoas”, ilustrou.

Mesmo com a atuação da ANPD, que deve se fortalecer ao longo do tempo, Ulisses reforça a importância da conscientização das pessoas perante seus dados e recomenda responsabilidade. O mesmo também vale para as empresas, que devem promover a implantação e adequação perante à lei que garante a proteção de dados. “A lei ‘já pegou’ e não tem mais volta. Os clientes vão começar a exigir cada vez mais essa adequação, porque a proteção de dados pessoais é uma condição mundial e exigida como requisito para fechar contratos”, finalizou.

Sobre a BluePex® Cybersecurity

A BluePex® Cybersecurity é uma empresa com mais de duas décadas de experiência na fabricação de tecnologia para o mercado de cibersegurança. É certificada com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, do Ministério de Defesa do Brasil, e é pioneira ao receber o selo VB-100, na América Latina.



Atlas reúne dicas para empresas que começam a contratar internacionalmente

Contratar talentos em outros países costumava ser uma dor de cabeça para muitas empresas. Várias startups brasileiras começaram seu processo de expansão internacional tentando encontrar talentos no Brasil que tivessem o conhecimento e as habilidades necessárias para as funções determinadas. Esse processo reduzia o pool de talentos que podia ser acessado e, de tão reduzido, muitas vezes as pessoas acabavam indo de uma empresa a outra, inflacionando salários e aumentando a rotatividade.

Com a diminuição da resistência ao trabalho remoto e o crescimento dos serviços de EOR – Employer of Recordas empresas entenderam que o seu pool de talentos pode ser global em vez de local e que não é preciso abrir novas entidades pelo mundo para contratar pessoas legalmente, pois uma EOR já tem todas as entidades abertas e pode contratar para seus clientes. Esse caminho tem se tornado cada vez mais comum e eliminado fronteiras de conhecimento.

Pensando nisso, o executivo Carlos Butori, VP da Atlas para a América Latina da HRTech Atlas, reuniu algumas dicas para as empresas que estão começando a sua expansão:

Conhecer as leis trabalhistas e aspectos culturais do país em que pretende entrar

Existe uma grande variação entre direitos e deveres do empregador, horário de trabalho,  compensação, forma de pagamento, licenças, rescisão e indenização entre os países, muitas vezes dentro de uma mesma região. Além disso, é essencial levar em conta aspectos culturais na contratação de funcionários estrangeiros ou mesmo quando estamos considerando uma política de mobilidade global. O executivo recomenda que o empregador consulte a página da Atlas dedicada às especificidades de mais de 160 países, atualizada constantemente pelos profissionais locais.

Diminuir o risco, o investimento e a distração

Na fase inicial da expansão – comumente chamada de “discovery” -, as empresas precisam dedicar algum tempo entendendo o mercado e testando a aceitação de seu produto ou serviço. É o momento em que a equipe de expansão precisa estar inteiramente focada na inteligência e no crescimento da operação. Não há espaço para dedicar pessoas a estudar sobre leis de outros países e nem pode assumir riscos – por isso, a contratação de um EOR é importante nessa fase. Uma empresa do setor poderá cuidar de todo o processo de contratação de talentos locais, sem necessidade da empresa cliente investir na abertura de entidades próprias.

Levar em consideração experiência de quem será contratado

A integração dos primeiros funcionários fora do país não é simples. Eles conhecem menos sobre a marca, estarão em outro fuso horário e provavelmente falam outro idioma. O empregador deve verificar a experiência e o onboarding que o seu EOR está apto a oferecer, assim como a ausência de terceiros no processo. O funcionário precisa ter suporte no idioma e fuso locais, receber sem atrasos, ter acesso a bons benefícios e sentir que a empresa contratante está cuidando de sua chegada e integração de maneira cuidadosa e inclusiva.

Adaptar a comunicação

Equipes multiculturais tendem a enriquecer o conhecimento da empresa, tanto sobre particularidades de diversos mercados, como trazendo expertise em outras áreas de negócios e isso será muito benéfico para a equipe que está no país de origem. Porém, alguns ajustes serão necessários. O empregador deve tomar cuidado com fuso horário e idioma de comunicação para que os recém chegados não se sintam isolados. Também é válido oferecer treinamentos culturais de ambos os lados e o estabelecimento de uma comunicação constante e transparente.

Essas orientações são determinantes para as empresas que desejam expandir suas operações globalmente e superar as barreiras relacionadas à contratação de talentos em diferentes países. As operações via EOR tornam os processos menos burocráticos, inclusive no que tange questões como gestão de folha de pagamentos e impostos.



Mais empresas brasileiras estão recorrendo às nuvens híbridas para obter auxílio

Diante do duplo desafio de fornecer maior conectividade e segurança de data centers locais, um número crescente de empresas no Brasil está adotando arquiteturas híbridas, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Private/Hybrid Cloud – Data Center Services 2023 para o Brasil revela que as empresas brasileiras estão se voltando para plataformas de hospedagem gerenciadas que oferecem uma experiência semelhanteànuvem, juntamente com tecnologia robusta e hiperconectividadeànuvem pública. Uma expectativa crescente de hiperconectividade de clientes e empresas levou a uma alteração na arquitetura híbrida, diz o relatório do ISG.

“Mais fornecedores de serviços brasileiros estão entrando no mercado de hospedagem gerenciada”, disse Bernie Hoecker, sócio, líder de transformação de nuvem corporative da ISG. “Aqueles que estão focados em serviços de nuvem privada estão mostrando um crescimento mais robusto do que aqueles focados em serviços de nuvem pública.”

De acordo com o relatório do ISG, muitas empresas que migraram para a nuvem pública com pressa de reduzir custos perceberam posteriormente que algumas cargas de trabalho poderiam ser processadas com mais eficiência em ambientes de hospedagem ou colocation. Do ponto de vista empresarial, há vários motivos para mudar de nuvens públicas para nuvens privadas, principalmente para empresas no Brasil, diz o relatório do ISG.

Enquanto as nuvens públicas são precificadas em dólares e estão alinhadas com os custos globais de infraestrutura, a hospedagem gerenciada é precificada em reais e está alinhada com os custos incorridos no Brasil. Uma mudança na paridade da moeda de 2020 para 2022 criou uma diferença de preço que tornou a hospedagem gerenciada mais competitiva no Brasil, diz o ISG.

Adicionalmente, de acordo com o relatório do ISG, a nuvem pública usa um modelo de preços granular que facilita o gasto excessivo, enquanto uma plataforma gerenciada oferece esquemas de preços simplificados que são mais fáceis de entender e controlar. Por fim, as preocupações com a soberania de dados, controle de acesso a dados, privacidade e conformidade são mais prontamente abordadas no ambiente de hospedagem gerenciada, diz o relatório do ISG.

“As nuvens híbridas podem realmente oferecer o melhor dos dois mundos”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global da ISG Provider Lens Research. “Eles permitem que as empresas aproveitem os recursos das plataformas de nuvem pública sem a necessidade de transferir todos os seus dados para um data center de terceiros.”

O relatório também examina como mais fornecedores estão oferecendo AIOps e FinOps nas nuvens para integrar automação e controle financeiro em uma única plataforma.

O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Private/Hybrid Cloud – Data Center Services para o Brasil avalia as capacidades de 43 fornecedores em quatro quadrantes: Managed Services for Large Accounts, Managed Services for Midmarket, Managed Hosting e Colocation Services.

O relatório nomeia Edge UOL e Equinix como Líderes em três quadrantes cada, enquanto Kyndryl, Matrix, TIVIT e T-Systems são apontadas como Líderes em dois quadrantes cada. Accenture, Ascenty, Capgemini, Claranet, Dedalus, EVEO, HostDime, Logicalis, Nextios, Scala Data Centers, Skymail, Under e Wipro são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, inovTI, Takoda e V8.Tech são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição da ISG — em um quadrante cada.

Versões customizadas do relatório estão disponíveis na Ascenty, DataEnv, EVEO, inovTI, Scala Data Centers, Skymail, Takoda e Under.

O relatório ISG Provider Lens™ Private/Hybrid Cloud – Data Center Services 2023 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de fornecedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e fornecedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

Contato:

Contatos para Imprensa:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

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thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE



Expertise alemã em comércio internacional: lições para o Brasil

De acordo com o relatório da Trade and Investment Barriers Report 2020 o país possui uma economia voltada para o comércio internacional. A Alemanha é conhecida por sua ênfase na inovação e na produção de bens de alta qualidade, o que lhe confere uma vantagem competitiva significativa nos mercados internacionais.

Segundo dados gráficos de performance logística do World Bank, a Alemanha é uma das principais economias exportadoras do mundo, aparecendo em 3º lugar mundial. Essa posição é resultado de uma combinação de fatores, incluindo uma sólida base industrial, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e a busca por parcerias estratégicas com outros países.

Cada vez mais o governo alemão, por meio do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia, tem adotado políticas comerciais voltadas para a promoção do comércio exterior. Essas políticas incluem o apoio financeiro e fiscal às pequenas e médias empresas, a promoção da inovação e o fomento de parcerias internacionais. Essas medidas têm contribuído para o fortalecimento da posição da Alemanha no comércio global.

Um exemplo prático da expertise alemã em comércio internacional é o setor automobilístico. Empresas alemãs, como BMW, Volkswagen e Mercedes-Benz, têm uma presença forte nos mercados internacionais, devido à reputação de qualidade e inovação de seus produtos.

É importante ressaltar que cada país possui características específicas e contextos distintos. Portanto, o Brasil deve adaptar as lições aprendidas da expertise alemã ao seu próprio cenário e necessidades. No entanto, a busca pela inovação, qualidade e parcerias estratégicas no comércio internacional pode ser um caminho promissor para fortalecer a economia brasileira e expandir sua presença nos mercados globais.

Para o especialista do mercado de trade Brasil-Alemanha Luis Campos, a expertise alemã em comércio internacional oferece lições valiosas para o Brasil, baseadas em estratégias como a promoção da inovação, a busca pela qualidade e o estabelecimento de parcerias estratégicas. Para ele, “O Brasil pode identificar oportunidades para impulsionar seu comércio internacional e fortalecer sua posição na economia global, mesmo que o país encontra-se em outro contexto econômico e territorial, a Alemanha é referência em estratégias políticas e de logística, além de estar aberta a investir no Brasil”. 



Últimos dias de férias: Grande São Paulo reúne atividades e exposições

Com os últimos dias das férias escolares se aproximando, pais e filhos se ocupam em busca de atividades e passeios para se divertir nos dias de folga, e a Grande São Paulo não decepciona. Recheada de atividades para toda a família, a capital paulista conta com diversas opções de passeios gratuitos e a preços populares para todos os públicos.

Em cartaz no Centro Cultural Fiesp, no coração da Avenida Paulista, a mais recente edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) reúne obras de mais de 180 artistas de 39 países. Fazendo referências à ficção científica e à interação de inteligências artificiais (IAs) com seres humanos, as obras exploram a intersecção da arte, tecnologia e ciência em instalações interativas. A exposição fica em cartaz gratuitamente até 27 de agosto.

Na outra ponta da avenida, a Japan House São Paulo apresenta duas mostras inéditas para o público: “Japão em miniatura – Tatsuya Tanaka” e “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses”. A primeira traz uma seleção de 37 obras do fotógrafo e miniaturista Tatsuya Tanaka, que cria cenários que remetem a cenas do cotidiano japonês a partir da reinterpretação de objetos comuns do cotidiano, de acordo com o conceito tradicional “mitate”. Dentre os destaques está a obra inédita, criada especialmente para a exposição, inspirada na culinária brasileira, criando uma cena praiana em um prato de arroz com feijão.

Já a segunda mostra, em cartaz no segundo andar da instituição nipônica, explora a cultura e as características do Japão a partir de mais de 120 brinquedos, desde aqueles com mais de meio século de existência e que mantém sua popularidade até hoje, até peças criadas recentemente e que podem ser encontradas facilmente nas casas japonesas contemporâneas. No mês de julho, a JHSP também realiza uma série de atividades paralelas à temática da mostra, voltadas para o público infantil, como oficinas com brinquedos e visitas mediadas.

Já na região central da cidade, localizado no prédio do Palácio das Indústrias, antiga Prefeitura da cidade de São Paulo, o Museu Catavento oferece uma programação especial para os amantes das ciências e das artes. Dividido em quatro grandes seções (universo, vida, engenho e sociedade), o museu oferece uma visão leve e descontraída das ciências e do mundo, com experiências lúdicas e interativas para adultos e crianças, aguçando a curiosidade e a vontade de aprender se divertindo. Até o final de julho, o espaço oferece uma programação especial para as crianças, com espetáculos teatrais que promovem a conscientização sobre a preservação de florestas e oceanos, além de oficinas de transformação de objetos.

Ainda na Grande São Paulo, em Santo André, o Sabina Escola Parque do Conhecimento conta com um acervo voltado para as ciências, onde as crianças podem buscar fósseis de dinossauro com ferramentas usadas nas escavações arqueológicas, conhecer mais sobre o planeta Terra em experiências interativas e sensoriais, além de visitar o Planetário, considerado o mais moderno do país, capaz de reproduzir brilho, cor e cintilância semelhantes a mais de 6 mil estrelas em um ambiente 360°.

Serviço:
FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313
Período: até 27 de agosto de 2023
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 20h 
Entrada gratuita. Mais informações no site centrocultural.fiesp.com.br

Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses
Local: Japan House São Paulo, 2º andar – Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP 
Período: até 12 de novembro de 2023
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) pelo site.

Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka
Local: Japan House São Paulo, térreo – Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP 
Período: até 8 de outubro de 2023
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) pelo site.

Museu Catavento
Local: Av. Mercúrio s/n, São Paulo/SP
Período das atividades Férias no Catavento: até 30 de julho
Horário de Funcionamento: terça a domingo das 9h às 17h. Bilheteria fecha às 16h.
Ingressos a partir de R$7,50 na bilheteria ou pelo site do museu.

Sabina Escola Parque do Conhecimento
Local: R. Juquiá, s/n – Vila Eldizia, Santo André – SP
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (bilheteria das 9h às 16h); sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30 (bilheteria das 9h30 às 16h30)
Entrada a partir de R$10,00 na bilheteria. Mais informações no site https://sabina.org.br/.



Governo quer 30% da merenda escolar fornecida por agricultores familiares

Um Acordo de Cooperação Técnica entre os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Saúde (MS), Educação (MEC) e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) prevê que 30% da alimentação da rede de ensino seja adquirida de agricultores familiares. Os recursos para a compra de alimentos destinados à alimentação de estudantes da rede pública de ensino virão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), também do governo federal, para o qual já estão destinados R$ 5,5 bilhões.

A participação de agricultores familiares como fornecedores de produtos que compõem a merenda escolar tem ligação com outro programa, o de Aquisição de Alimentos (PAA), relançado em março passado e prevê aumento do valor individual que pode ser comercializado pelos agricultores familiares, passando de R$ 12 mil para R$ 15 mil, nas modalidades doação simultânea, formação de estoques e compra direta. No PNAE, segundo tabela reajustada em 2021, há previsão de pagamento de até R$ 40 mil para agricultores familiares que fornecerem alimentos para a merenda escolar.

Para além de ações incentivadas pelo poder público, a aquisição de alimentos da agricultura familiar, aquela realizada por pequenos proprietários rurais e que utilizam como mão de obra membros da própria família, também pode ser feita por quem depende de matéria-prima para produção de itens que vão compor a merenda escolar, como é o caso de sucos e iogurtes. Essa foi a escolha da administradora de empresas Karla Lira Mota Sampaio, que há 12 anos gerencia o próprio negócio, uma fábrica de produtos lácteos e sucos que abastecem escolas no estado do Ceará.

Ela explica que a busca por fornecedores oriundos da agricultura familiar foi uma escolha baseada na necessidade de garantir maior qualidade aos produtos fabricados pela empresa. Segundo a empresária, contou na decisão a vontade de fomentar a economia local e a produção de pequenos produtores.

“As cooperativas da agricultura familiar foram fundamentais nesse processo de mudança na nossa política de aquisição de matéria-prima, pois firmamos parceria não apenas para venda de mercadorias, mas de incentivo ao acesso de mercado dos produtos beneficiados da agricultura familiar cearense”, explica ela, acrescentando que atualmente “nossos produtos são produzidos a partir de frutas cultivadas pelo pequeno agricultor e do leite tirado em sítios de famílias que fazem parte de cooperativa da agricultura familiar do estado do Ceará”.

A opção por produzir alimentos que vão fazer parte da merenda escolar da rede pública de vários municípios cearenses em parceria com fornecedores oriundos da agricultura familiar também possibilitou a geração de valor para a empresa, destaca Karla Sampaio. A administradora explica que a iniciativa contribui com a sustentabilidade do negócio, ao mesmo tempo em que garante retorno financeiro e social para os agricultores.

“O que hoje produzimos na empresa garante a mudança na vida de dezenas de famílias. Ao viabilizar o acesso ao mercado de produtos como frutas e leite, beneficiados em nossa empresa, auxiliamos na agregação de valor e na garantia da qualidade do processo de industrialização. Assim, é possível o acesso a um mercado cada vez mais preocupado com questões sociais, que optam por empresas que são socialmente responsáveis. Acreditamos que não produzimos apenas alimentos para o corpo. Produzimos e mudamos histórias”, ressalta.

Acordo de Cooperação Técnica durará 48 meses

Segundo informações do governo federal, o Acordo de Colaboração Técnica atende às orientações do PNAE em relação à merenda escolar que deve ser fornecida aos estudantes da educação fundamental e estabelece novos critérios para assegurar maior bem-estar e nutrição às crianças e aos jovens brasileiros. Adicionalmente, a medida fortalece o compromisso do poder público de executar iniciativas que visem aumentar a obtenção de alimentos provenientes da agricultura familiar e diminuir o consumo de produtos alimentícios ultraprocessados.

O acordo terá uma duração de 48 meses e, no Ministério da Educação (MEC), serão coordenadas ações educativas que abrangem o currículo escolar, com o envolvimento de outros setores, com foco no tema da alimentação e nutrição, bem como no desenvolvimento de práticas saudáveis de vida.

Um dos motivos que levaram à adoção da estratégia entre os ministérios se deve ao fato de que a má alimentação é um dos principais fatores de risco que têm um impacto negativo na saúde dos brasileiros, especialmente entre os mais jovens. De acordo com os dados do relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional de 2021, 15,7% das crianças menores de 5 anos e 34% das crianças entre 5 e 9 anos, acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apresentavam excesso de peso.



Hospital Regional de Dianópolis contrata nova gestora de profissionais médicos

A MedPlus Serviços Médicos assume neste segundo semestre a gestão de colaboradores da área de saúde do Hospital Regional de Dianópolis (HRD), no Sudeste de Tocantins (TO).

O contrato celebrado com o estado estabelece uma parceria para garantir ao HDR profissionais capacitados para prestação dos serviços hospitalares de urgência e emergência, internação de forma ininterrupta 24 horas, 7 dias por semana. E procedimentos ambulatoriais (exames, consultas e procedimentos eletivos) 12 horas, 5 dias por semana.

“Quando a gente garante, na região onde a pessoa mora, esse atendimento de qualidade e a possibilidade de realizar os procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade que são a maioria das demandas, nós liberamos espaço nas unidades maiores – que são os hospitais da capital – para que eles façam os atendimentos mais complexos e assim otimizamos os recursos e de fato promovemos a saúde pública”, enfatiza Tiago Simões Leite, médico e diretor da MedPlus. A empresa assinou o contrato com o Estado após vencer a licitação nº 393/2022,  no ano passado.

Vantagens públicas

Neste tipo de parceria o estado fiscaliza a prestação de serviço exigindo periodicamente a emissão de relatórios dos procedimentos e serviços realizados para avaliar a qualidade do tratamento. “É o mesmo sistema que julga a excelência das instituições particulares e faz com que pontualidade, o bom atendimento e a qualificação dos profissionais sejam motivo de sucesso para o público”, explica Tiago Simões Leite.

Suporte regional

O HRD fica a 320 quilômetros da capital do estado, Palmas, e além de atender Dianópolis, com 22.424 moradores, é suporte para mais oito cidades da região sudeste do Tocantins: Taguatinga, com 16.825; Ponte Alta do Bom Jesus, com 4.591; Novo Jardim, 2.745; Porto Alegre do Tocantins, com 3.170; Almas, com 6.979; Taipas do Tocantins, com 2.166; Rio da Conceição, com 2.171 e Conceição do Tocantins com mais 4.087. Ao promover a assistência de saúde pública – em casos de média e baixa complexidade – a essa população de mais de 65 mil habitantes o hospital contribui para organizar o fluxo de pacientes da rede hospitalar do Estado.

Terceirização

Há dez anos no mercado, a MedPlus Serviços Médicos intermedia a contratação de profissionais especializados para unidades de saúde públicas e privadas no Brasil. Está entre as maiores empresas do ramo atuando em cinco estados. Por meio de Sociedade em Conta de Participação (SCP) organiza o trabalho médico em cerca de 35 clínicas e hospitais garantindo a realização de plantões médicos e serviços ambulatoriais especializados complementares para a rede pública de saúde.



Mercado de salgadinhos exige estratégia e posicionamento

Com o retorno dos eventos e outras atividades culturais, o consumo de comidas rápidas como os salgadinhos prontos voltaram a crescer. Segundo o relatório “State of Snacking”, divulgado pela Mondelēz International, 71% dos consumidores comem snacks pelo menos duas vezes por dia, posicionando o alimento como um item básico da sua rotina mundialmente.

Um outro levantamento, feito pela Euromonitor, empresa especializada em pesquisa de mercado, mostra também que as vendas de salgadinhos, até 2026, devem movimentar cerca de R$ 89,3 bilhões. Desde 2021, a categoria de snacks vem apresentando um forte crescimento no segmento e elevando o faturamento em 11% acima esperado para aquele ano. 

De acordo com Pedro Rodrigues, diretor da Milho de Ouro, empresa fabricante de salgadinho, a perspectiva de alta exige que as empresas do setor criem novas estratégias de marketing para aprimorar a comunicação com os consumidores. De acordo com ele, uma das melhores estratégias é investir em novos produtos e no aperfeiçoamento da identidade visual dos alimentos.

Sobre o assunto, o executivo respondeu algumas perguntas sobre o plano de expansão da Milho de Ouro para os próximos anos.

Quais são as tendências no mercado de salgadinhos?

Pedro: Os snacks seriam uma grande aposta, pois acredita-se que o consumo deles devem crescer ainda mais no mercado brasileiro. E isso é por consequência do comportamento do consumidor; as pessoas estão com suas rotinas cada vez mais dinâmicas e com pouco tempo para se alimentarem com uma refeição convencional e esses alimentos têm ajudado a esse público.

Como a Milho de Ouro está se posicionado no mercado de snacks e qual é a expectativa de crescimento?

P: A Milho de Ouro toma suas decisões baseadas no comportamento do mercado. Ao observa-lo, foi percebido que cada vez mais as pessoas estão aumentando o consumo dos snacks. Com isso, o foco está em captar novos clientes, aumentando a distribuição dos produtos da marca onde ainda não são comercializados. Portanto, acredita-se que com estratégia o crescimento será significativo, algo acima de dois dígitos ao ano.

Quais os principais desafios a serem enfrentados pelas marcas no mercado de snacks?

P: Criar cada vez mais variedades de sabores, formatos, pensar sempre na qualidade e também no preço, para democratizar a alimentação equilibrada. Esses são os principais desafios no mercado de snacks e são os maiores compromissos com os clientes.

Quais serão os investimentos da Milho de Ouro para o segundo semestre de 2023?

P: As ações estão concentradas em criar produtos cada vez mais saborosos e trazer uma experiência diferenciada para os clientes. Seguem-se, também, com investimentos em tecnologias e processos produtivos, marketing e ampliação de canais, expandindo a capilaridade de atuação e market share.

A Milho de Ouro trabalha com processos relacionados às práticas ESG? Detalhe, por favor.

P: No momento já foram implementadas algumas práticas de ESG no âmbito Ambiental com a “Eu reciclo”. Na parte social, busca-se sempre criar diversidade na equipe, o que ajuda a fortalecer cada vez mais a cultura institucional da empresa.

Sobre as embalagens, são todas recicláveis? Detalhe um pouco mais.

P: Todas as embalagens dos produtos da Milho de Ouro são recicláveis. Com o projeto “Eu Reciclo” uma empresa externa cuida de tudo aquilo que é descartado pela instituição. Isso é muito importante para todos e ainda ajuda-se a gerar novos trabalhos.

A Milho de Ouro é uma empresa especializada na produção de salgadinhos e snacks à base de milho, trigo, polvilho e batata, que atua no mercado desde 1992. A indústria da companhia fica localizada no município de Embu das Artes, na Grande de São Paulo e sua produção mensal supera 600 toneladas de alimentos. A empresa está presente em todos os estados brasileiros com as marcas ‘Lobits’ e ‘Tira Teima’ que, juntas, somam mais de 60 opções de produtos ao consumidor.

 



Aumenta o número de casos de síndrome de olho seco no DF

Os brasilienses já começam a sofrer os desconfortos provocados pela redução nos níveis da umidade relativa do ar. A estiagem, característica dos meses de julho a setembro no DF, causa não apenas problemas respiratórios, mas afeta, principalmente, a saúde ocular. Nessa época, os oftalmologistas percebem um aumento dos atendimentos relacionados nos consultórios, sendo a Síndrome do Olho Seco uma das maiores queixas dos pacientes. Esta é uma condição ocular caracterizada pela produção insuficiente ou pela má qualidade das lágrimas produzidas. Além do clima e da poluição, fatores como envelhecimento, uso excessivo de eletrônicos, condições médicas como artrite reumatoide e efeitos colaterais de medicamentos podem desencadear a síndrome.

A Síndrome do Olho Seco não tem cura e, caso ignorada, pode causar uma baixa significativa da visão. Usuários de lentes de contato precisam ter ainda mais cuidado, pois com a maior evaporação das lágrimas há um aumento no atrito das lentes com a superfície ocular o que pode resultar em irritação e, em alguns casos, lesões corneanas. E, ao contrário do que se possa pensar, o excesso de lacrimejamento também pode ser um sintoma de olho seco, indicando que os olhos estão tentando compensar a falta de umidade.

O oftalmologista Eduardo José Rocha, especialista em Olho Seco, Alergias, Superfície Ocular, Pterígio, Blefarite, hordéolo e calázio do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), empresa do Grupo Opty no Distrito Federal, observa ainda também um aumento no número de crianças e adolescentes que vêm apresentando o problema devido ao uso excessivo de computadores e smartphones. Segundo ele, a exposição prolongada a vídeos e imagens em movimento pode ser prejudicial à visão pois, ao focar nas telas, a frequência das piscadas é reduzida pela metade. “Essa diminuição na taxa de piscar influencia na evaporação do canal lacrimal, levando à insuficiente lubrificação dos olhos e resultando em ressecamento ocular, explica. O médico destaca alguns pontos que podem ajudar a identificar e evitar maiores problemas:

O que é a Síndrome do Olho Seco?

Em um paciente saudável, o filme lacrimal é composto por três camadas: gordura, água e muco e o equilíbrio entre esses componentes que garante proteção adequada para os olhos. As glândulas meibomianas produzem a camada lipídica e desempenham um papel crucial ao reduzir a evaporação das lágrimas. Estão dispostas verticalmente, uma ao lado da outra, no interior das pálpebras superiores e inferiores. Quando fica disfuncional, essa camada torna-se mais fina, o que provoca instabilidade do filme lacrimal e maior evaporação da lágrima.

Quais são os sintomas mais comuns e como eles podem ser diferenciados de outras condições oculares?

Os mais comuns incluem sensação de ardência, coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz e visão embaçada. Só um exame realizado por um oftalmologista consegue distinguir se os sintomas são em decorrência da Síndrome do Olho Seco ou de outras condições oculares, como alergias oculares, conjuntivite ou problemas refrativos, por exemplo. Então a orientação é nunca se automedicar e procurar sempre um especialista para diagnosticar corretamente o problema.

Que grupos de pessoas são mais propensos a desenvolver a síndrome do olho seco?

Estão mais propensos a desenvolver a patologia os idosos, mulheres (especialmente após a menopausa), pessoas que usam eletrônicos por longos períodos e ainda aquelas com certas condições médicas, como diabetes e problemas hormonais.

Quais são os efeitos a longo prazo da síndrome do olho seco?

 Se não for tratada adequadamente, a síndrome do olho seco pode causar danos à superfície ocular, aumentando o risco de infecções oculares, inflamações e cicatrizes corneanas. Ou seja, essa condição pode afetar a acuidade visual e, consequentemente, a qualidade de vida da pessoa.

Existem fatores ambientais ou hábitos diários que podem agravar os sintomas da síndrome do olho seco?

Sim, alguns fatores ambientais e hábitos diários podem agravar os sintomas, como exposição a ambientes secos, fumaça de cigarro e uso excessivo de dispositivos digitais sem pausas regulares para descanso ocular.

Como é a abordagem geral de tratamento para a síndrome do olho seco?

Geralmente, os médicos receitam lágrimas artificiais sem conservantes, de gel ou de uso noturno, para aliviar os sintomas, pois fornecem mais lubrificação aos olhos. Também é necessário mudanças no estilo de vida, como evitar ambientes com ar-condicionado, aumentar a ingestão de água, usar umidificadores de ar e moderar o tempo de exposição às telas. Entretanto, nos casos mais graves pode ser necessário a utilização de anti-inflamatórios e/ou imunossupressores e quem sabe até realizar procedimentos cirúrgicos. Apenas um oftalmologista pode determinar o tratamento mais adequado para cada paciente.



Aleph Farms Apresenta Primeira Solicitação de Carne Cultivada na Europa

Aleph Farms, uma empresa de agricultura celular que aprimora a sustentabilidade, a segurança alimentar e o bem-estar animal em nossos sistemas alimentares, anunciou hoje que submeteu uma solicitação para aprovação regulatóriaàAgência Federal de Segurança Alimentar e Veterinária (FSVO) suíça com o objetivo de vender os primeiros bifes de carne cultivada do mundo sob a marca Aleph Cuts na Suíça. A submissão faz parte da cooperação de Aleph com a Migros, a maior empresa de varejo da Suíça, que tem sido essencial na avaliação do processo de aprovação regulatória específico do país.

A Aleph Farms tem aproveitado a experiência e a infraestrutura de líderes na produção de alimentos, incluindo a Migros, que investiu pela primeira vez na empresa em 2019 para ajudar a acelerar o aumento de escala, as atividades de entrada no mercado e a comercialização de carne cultivada em todo o mundo. Juntos, a Aleph e a Migros realizaram extensas pesquisas de consumo na Suíça e navegaram pelas complexidades do cenário regulatório do país para novos alimentos. Como parte do contrato, as duas empresas continuarão desenvolvendo uma estratégia de entrada no mercado que envolve a distribuição e comercialização de carne cultivada mediante canais de serviços de alimentação de alta cozinha na Suíça.

“Os sistemas alimentares afetam a todos e será necessário um esforço coordenado entre reguladores, inovadores e operadores históricos para garantir a segurança alimentar de modo que ajude a humanidade a viver dentro de seus limites planetários”, disse Didier Toubia, Co-Fundador e Diretor Executivo da Aleph Farms. “Na Aleph Farms, consideramos com cuidado as parcerias que refletem nossos valores fundamentais e compromissos de sustentabilidade. Junto com a Migros, estamos estabelecendo a célula bovina como a terceira categoria de produtos alimentícios de gado, ao lado da carne bovina e do leite. Estamos na expectativa de trabalhar em estreita cooperação com a Agência Federal de Segurança Alimentar e Veterinária da Suíça para permitir o acessoànutrição de alta qualidade e inovações que transformam o mundo.”

A Suíça é um país com grande afinidade com a inovação. Segundo uma pesquisa realizada conjuntamente pela Aleph Farms e Migros, 74% dos consumidores suíços estão abertos a experimentar carne cultivada e são motivados a experimentá-la, sobretudo pela curiosidade e pelo desejo de se alinhar a princípios como sustentabilidade e bem-estar animal.

A agricultura celular, junto com a pecuária sustentável, pode ajudar a aumentar a resiliência e a estabilidade no fornecimento de proteínas e gorduras animais aos restaurantes na Suíça. Além disto, a aceitação pelos consumidores suíços, conhecidos por uma atitude preocupada com a qualidade em relação aos alimentos, pode contribuir ainda mais para o crescente impulso da carne cultivada em todo o mundo.

Ainda este ano, a Aleph Farms planeja lançar Aleph Cuts em Singapura e Israel em quantidades limitadas, bem como oferecer experiências de degustação exclusivas com curadoria de parceiros selecionados, pendente de aprovações regulatórias. A equipe reguladora da Aleph está trabalhando de modo semelhante com autoridades reguladoras em diversos mercados ao redor do mundo, incluindo a Suíça, a fim de garantir a total conformidade com os respectivos requisitos de segurança.

Sobre a Aleph Farms

A Aleph Farms, uma empresa de agricultura celular com sede em Israel, aumenta a sustentabilidade, a segurança alimentar e o bem-estar animal em nossos sistemas alimentares, ao diversificar o fornecimento e descentralizar a produção de proteínas e gorduras animais de qualidade como complementoàagricultura animal sustentável.

Fundada em 2017, a empresa lançou o primeiro bife de corte fino cultivado do mundo em 2018, o primeiro bife de lombo cultivado do mundo em 2021 e colágeno cultivado em 2022. Sob sua marca de produto, Aleph Cuts, a empresa está lançando seu primeiro produto, o Petit Steak cultivado, obtido a partir de células não modificadas de uma vaca premium Black Angus.

Por suas contribuições para a liderança climática, incluindo um compromisso líquido zero feito em 2020, a empresa recebeu os principais elogios do Fórum Econômico Mundial e das Nações Unidas.

Para mais informação, siga a Aleph Cuts no Instagram e Facebook, a Aleph Farms no Twitter e Linkedin, ou pelo site www.aleph-farms.com. Acesse nosso kit de imprensa aqui.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Grande investimento da Toshiba Materials na segunda unidade de produção irá aumentar a produção de esferas de nitreto de silício

Toshiba Materials Co., Ltd. (presidente e diretor executivo: Takao Shirai) anunciou hoje um grande investimento numa nova unidade de produção que irá aumentar significativamente a capacidade de produção de esferas de nitreto de silício. A unidade será construída nas instalações da Oita Operations, no norte de Kyushu, Japão, e prevê-se que o projeto de 7 bilhões de ienes (cerca de US$ 50 milhões) comece a funcionar em janeiro de 2026.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230725775749/pt/

Toshiba Materials: Image of silicon nitride balls (Graphic: Business Wire)

Toshiba Materials: Image of silicon nitride balls (Graphic: Business Wire)

Os avanços contínuos na eletrificação de automóveis exigem melhorias e soluções de desempenho que vão além das baterias de alta tensão e tempos de carregamento mais curtos. Uma medida para melhorar o desempenho é a integração de motores, inversores e desaceleradores. Embora isso aumente o risco de corrosão eletrolítica[1] em rolamentos de motores[2], esse é um problema que pode ser superado com rolamentos híbridos com esferas de cerâmica com pistas internas e externas de aço. As vantagens adicionais de excelente resistência, resistência superior ao desgaste e propriedades de isolamento estão posicionando cada vez mais as esferas de cerâmica como a solução de escolha.

A Toshiba Materials está investindo proativamente no aumento da produção de esferas de nitreto de silício para veículos elétricos. Em julho de 2022[3] a empresa anunciou uma expansão da produção em sua sede central em Yokohama que aumentou a produção em 50%. Quando a nova unidade de Oita atingir sua capacidade total, a capacidade de produção será 2,5 vezes maior que a do nível de 2022.

A Toshiba Materials continuará com fornecimento estável de produtos de alta qualidade e contribuirá para o aumento do uso de veículos elétricos ecologicamente corretos.

Notas

[1] Corrosão eletrolítica: dano a um rolamento causado por uma corrente que o atravessa

[2] Rolamento: uma peça que permite que um eixo gire suavemente em uma máquina. Formado por uma pista interna, esferas e pista externa.

[3] Comunicado de imprensa da Toshiba Material, 19 de julho de 2022

https://www.toshiba-tmat.co.jp/pdf/en/news/new20220719.pdf

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



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