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Arandu (SP) recebe a 3ª Edição da Mansão BBQ

A cidade de Arandu, no interior do estado de São Paulo, recebeu chefs, assadores e empresários de todo o país para a 3ª Edição da Mansão BBQ, realizada entre os dias 7 a 9 de julho. Durante três dias de imersão, os integrantes tiveram acesso a quatro cursos com nomes da gastronomia e diversas palestras com os idealizadores do projeto, Alexandre Belório e Leandro Didone.

Pela primeira vez no Brasil, os participantes da Mansão BBQ tiveram acesso a um curso com equipamento genuíno e técnica estadunidense, o American BBQ, ministrado pelo instrutor brasileiro Fire Master Tarsio Inácio, com base em seu conhecimento e técnica texana. Para as aulas, foram construídos equipamentos de fluxo direto, como os usados na defumação nos Estados Unidos, juntamente com a BBQ Custom Equipamentos.

Nesta edição, a imersão recebeu o Masterchef Tenente, especialista em fogo de Chão e Parrilla, e a chef Tallita Machado, especialista em Charcutaria. O evento contou com cinquenta integrantes e, pela primeira vez, abriu vagas para a participação de casais. Ao longo de três edições, o encontro reuniu cento e cinquenta alunos e mentorandos. 

Hoje, o staff da imersão conta com mais de vinte colaboradores, dentre eles a produtora Vilas Mont Filmes, de Bauru (SP), que realiza o trabalho audiovisual, além de Ezor Desing e Studio, responsáveis pela identidade visual.

Fabio Principe, presidente da Dom Principe, empresa que está entre os patrocinadores, chama a atenção para a importância da Mansão BBQ para o setor de churrascaria, sobretudo do segmento de American Barbecue no Brasil.

“A Mansão BBQ representa a evolução do American BBQ no Brasil, trazendo ao país o estilo central Texas, o mais difundido no mundo”, afirma.

Nas palavras de Principe, o encontro é, hoje, o único evento imersivo a reunir profissionais de churrasco e gastronomia do Brasil: “Até então, havia vários eventos onde profissionais falavam para iniciantes. Hoje a maioria dos integrantes da imersão são compostos de homens e mulheres com anos de dedicação ao churrasco e à alta gastronomia, vindos dos quatro cantos do país”.

Para o empresário, o setor de churrascarias tende a evoluir com a chegada de mais profissionais capacitados e técnicos na área.

“Nossos instrutores são escolhidos a dedo, conforme estudo do mercado e demanda. Fomentamos o ensino pautado em três pilares fundamentais: equipamento, técnica e matéria-prima”, relata. “Contamos com um corpo de especialistas que desenha todo o projeto do evento durante quatro meses e, durante a imersão, discutimos o mercado e tendências futuras”, completa.

Alexandre Belório, um dos idealizadores do projeto, destaca que o patrocínio a eventos como este pode ser uma estratégia de marketing eficaz para empresas como a Dom Príncipe.

“O patrocínio a eventos de churrasco oferece uma plataforma para alcançar um público segmentado, aumentar a visibilidade da marca, criar associações positivas e realizar a amostragem e degustação, além de estabelecer relacionamentos valiosos”, afirma. “Essa estratégia pode ser eficaz para impulsionar o reconhecimento e as vendas”, considera. 

Para mais informações, basta acessar: https://instagram.com/mansaobbq?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ== e https://www.domprincipe.com.br/



Experian divulga pesquisa de mercado 2023 sobre análise preditiva e ModelOps para instituições financeiras

A Experian, empresa líder mundial em serviços de informação global, revelou hoje sua detalhada pesquisa de mercado sobre o estado da análise preditiva e o futuro de ModelOps (operações de modelo) para instituições financeiras, intitulada “Accelerating Model Velocity in Financial Institutions” (Acelerando a velocidade dos modelos em instituições financeiras). A pesquisa entrevistou 415 organizações de crédito ao consumidor nos EUA, no Reino Unido e no Brasil, e fornece as principais tendências e insights sobre as tendências de construção de modelos em instituições financeiras em três dos maiores mercados do mundo.

Desenvolvimento de modelo e maturidade de implementação são indicadores de sucesso críticos para as instituições financeiras no que diz respeito a lançar novos produtos no mercado e aumentar sua lucratividade. ModelOps, as atividades operacionais com o suporte de IA que apoiam o desenvolvimento, a implementação e a manutenção de modelo preditivo, têm um impacto direto em como as instituições financeiras buscam automação e como aproveitam os dados e as análises para tomar decisões de forma mais precisa. Infelizmente, a pesquisa descobriu que muitas instituições financeiras sofrem com a velocidade dos modelos (isto é, como os modelos podem ser rapidamente passadosàprodução).

“A velocidade dos modelos tem a ver com acelerar a rapidez com que as instituições financeiras conseguem responder ao mercado e às pressões competitivas, e o que os nossos achados descobriram foi que os entrevistados passam pelo desafio de desenvolvimento e implementação ineficientes que afetam suas tomadas de decisão e, em última instância, a experiência do consumidor”, afirmou Alex Lintner, CEO da Experian Software Solutions. “Nossos achados lançam luz sobre as principais barreiras para desenvolver e atualizar modelos, incluindo escassez de talentos e comunicação dos resultados do modeloàgerência”.

Os principais achados revelam a complexidade do ambiente operacional e a necessidade de processos sofisticados, uma infraestrutura tecnológica robusta e uma mão-de-obra altamente qualificada, capaz de navegar a tomada de decisão baseada em dados. Entre os resultados da pesquisa, destacam-se:

  • O desenvolvimento e a implementação de modelos atualmente levam uma média de 15 meses.

  • Um significante 55% dos credores relatou construir modelos que nunca foram para a produção.

  • Dois terços (66%) das instituições reconhecem que ModelOps moldarão o futuro da indústria nos próximos cinco anos.

“Os achados mostram que as instituições financeiras adotaram modelos de análise preditiva em suas operações e um número significante de entrevistados pretendem implementar modelos em uma série de casos de uso nos próximos um ou dois anos”, acrescentou Lintner. “Ao antecipar o que este mercado precisa, a Experian tem uma ampla gama de ferramentas e insights de dados para ajudar as instituições financeiras a melhorar a sua velocidade de modelo e superar os problemas de transparência dos modelos”.

Para mais informações e para acessar o relatório “Accelerating Model Velocity in Financial Institutions” (Acelerando a velocidade dos modelos em instituições financeiras), acesse https://us-go.experian.com/accelerating-model-velocity-report.

Sobre a Experian

A Experian é a empresa líder mundial em serviços de informação global. Durante os grandes momentos da vida, desde comprar uma casa ou um carro, enviar um filhoàfaculdade, até expandir um negócio ao se conectar com novos clientes, capacitamos os consumidores e nossos clientes a gerenciar seus dados com confiança. Ajudamos as pessoas a assumir o controle financeiro e acessar serviços financeiros, empresas a tomar decisões mais inteligentes e prosperar, credores a emprestar com mais responsabilidade e organizações a evitar fraudes de identidade e crimes.

Temos 21.700 pessoas operando em 30 países e todos os dias investimos em novas tecnologias, pessoas talentosas e inovação para ajudar todos os nossos clientes a maximizar cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, estamos cotados na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e fazemos parte do Índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite nosso centro de conteúdo global em nosso blog de notícias mundiais para ler as mais recentes notícias e insights do Grupo.

Experian e as marcas Experian utilizadas neste documento são marcas comerciais ou marcas registradas da Experian e suas afiliadas. Outros nomes de produtos e empresas aqui citados são de propriedade de seus respectivos proprietários.

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Contato:

Michael Troncale

Relações Públicas da Experian

1 714 830 5462

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Fonte: BUSINESS WIRE



Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração de Impacto Social

Promover o protagonismo e oferecer capacitação para instituições do Terceiro Setor são os principais objetivos do Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS). Promovido pelos Institutos Bancorbrás, BRB, +Brasal, Sabin e Sicoob, em parceria com a Phomenta, a 6ª edição da iniciativa está com as inscrições abertas até o dia 21 de julho. O programa é voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o país que desejam aperfeiçoar técnicas de gestão e captação de recursos.

A primeira etapa do PAIS contará com o curso de Gestão Ágil, que será realizado inteiramente via WhatsApp de forma gratuita. Serão abordados assuntos de alta relevância para as organizações como captação de recursos e/ou liderança. Assim como em 2022, serão selecionadas 40 instituições com maior engajamento para participar da formação avançada por meio de dois módulos, os temas serão: Captação de Recursos e Sustentabilidade Financeira, e Gestão de Pessoas e Voluntariado Estratégico.

A novidade de 2023, é que para tornar o curso via WhatsApp ainda mais interessante e dinâmico, os participantes terão acesso a atividades práticas e recomendações por vídeo, texto e outros materiais complementares. Além disso, foi criado um chatbot exclusivo, com o objetivo de oferecer mais autonomia, otimizar o tempo e ampliar o alcance do projeto.

Segundo Claudio Roberto Nogueira, Diretor Executivo do Instituto Bancorbrás, podem se inscrever organizações que ofereçam atividades gratuitas na área de desenvolvimento social e que apresentem contribuições concretas para as comunidades onde estão inseridas. “O programa visa qualificar profissionalmente os gestores das instituições, para que eles possam oferecer um serviço de qualidade às comunidades, potencializando o seu impacto social”. A próxima fase do programa terá início em agosto, com duração de quatro meses, com encontros online e ao vivo. A previsão é de impactar mais de 500 OSCs ao longo do cronograma.

Para checar os critérios de participação e se inscrever basta acessar o site.

Lançamento da 6ª edição

Em 2023, o Instituto Sabin foi o anfitrião do encontro de lançamento da 6ª edição do projeto, que ocorreu no final do mês de junho. Estiveram presentes representantes dos Institutos Bancorbrás, BRB e +Brasal e Sabin. Gabriel Cardoso, Gerente Executivo do Instituto Sabin, aponta que o PAIS tem demonstrado a força e a potência dos institutos parceiros. “Esses encontros são muito importantes para estreitar cada vez mais os laços de confiança e para que a gente possa consolidar essas relações, que são construídas há 6 anos, e que esperamos que estejam – pelo bem das nossas comunidades – fortalecidas para os próximos anos”.

Claudio Roberto Nogueira, Diretor Executivo do Instituto Bancorbrás, também reforça a importância dessa reunião de todos os Institutos. “É gratificante ver de perto o tanto que já construímos e o tanto de aprendizado e compartilhamento que nós temos. O trabalho que é realizado pelos Institutos, para que tudo isso aconteça, é fundamental. O nosso objetivo é ampliar cada vez mais esse impacto na sociedade”, afirma.

O PAIS foi o primeiro grande projeto apoiado pelo Instituto BRB. “E por isso nós temos um carinho tão grande e entendemos a importância dele para as organizações sociais com quem trabalhamos”, comenta Leila Republicano, Presidente do Instituto BRB. “A gente sabe que quando vamos caminhando nós temos um objetivo e que podemos chegar aonde quisermos, mas quando a gente se une com parceiros e amigos, sabemos que vamos muito mais longe”. Rita Viana, Presidente do Instituto +Brasal, concorda com a colega. “Esta é a segunda edição que estamos participando e só temos a agradecer. Estamos aqui todos os dias escutando e aprendendo cada vez mais, para que assim possamos impactar positivamente a vida de mais pessoas. A última edição foi um sucesso e sabemos que essa será ainda melhor”, comemora.

“É enriquecedor para nós, como instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades, participarmos junto aos demais institutos do PAIS. Enxergamos no programa uma rica oportunidade de potencializar nosso impacto e contribuir junto aos nossos parceiros para o desenvolvimento das OSCs e também do nosso sistema”, comenta Newton Brum, Diretor Administrativo e Financeiro do Sicoob Nova Central.

Resultados positivos

Em cinco anos, o PAIS já acelerou mais de 100 instituições. Com as técnicas aprendidas no programa, as organizações conseguiram captar mais de R$3,7 milhões para investir em seus projetos sociais. “A nossa expectativa é que cerca de 200 pessoas e mais de 150 OSCs sejam impactadas diretamente neste ano”, finaliza Claudio.



Receita publica os manuais com os leiautes da NF-e Ouro como ativo financeiro

Neste mês de julho a Receita Federal publicou o Ato Declaratório COFIS nº 41/2023 no Diário Oficial da União. O documento aprova o manual técnico para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Ouro como Ativo Financeiro (NF-e Ouro).

A “NF-e Ouro” é mais uma obrigação acessória eletrônica que vai fomentar dados para o fisco através do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A publicação do Ato Regulatório convalida todos os esforços despendidos nas últimas décadas pela Receita Federal para criar um sistema inteligente de recepção e processamento de informações,

Conforme a Diretora da Consultoria Fiscal da Econet Editora Empresarial, Elisabete Ranciaro, a implementação de um sistema eletrônico de emissão de documentos fiscais para as operações com o ouro como instrumento financeiro e cambial é fundamental no combate aos garimpos irregulares.

“Serão obrigados à emissão da NF-e Ouro as instituições reguladas e integrantes do sistema financeiro nacional, que possuam autorização do BACEN (Banco Central do Brasil) para operar com ouro, quando este for definido em lei como instrumento cambial ou ativo financeiro”, esclarece Elisabete.

São exemplos de operações em que será exigida a NF-e Ouro:

– Primeira aquisição do ouro, ainda em estado bruto;

– Importação e exportação;

– Compra e venda em operações internas;

– Remessas realizadas por mineradoras com destino a instituições financeiras para as quais irá acontecer sua alienação.

O documento eletrônico irá substituir os antigos modelos de notas que eram emitidos em meio físico (notas fiscais de bloco). “Esse movimento trará mais agilidade, simplicidade e segurança no cumprimento da obrigação acessória nessas operações”, avalia Elisabete Ranciaro.

Já estão disponíveis no site da Receita Federal os manuais técnicos e o leiaute da NF-e Ouro. Lembrando que a emissão desse documento fiscal está em vigor desde o dia 3 de julho de 2023.

 

 

 

 



Ações sociais são temas para a conscientização de atitudes responsáveis

A Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa de ar-condicionado, realizou no mês de junho uma ação social que envolveu 34 estudantes do ensino fundamental. Na ocasião, os alunos participaram de uma palestra didática sobre como atitudes sustentáveis podem ser aplicadas no dia a dia.

Com o apoio de professores, coordenadores, diretores da escola e dos colaboradores da Fujitsu General do Brasil, as crianças receberam um kit com gibi ilustrativo sobre atitudes responsáveis confeccionados pela multinacional e uma apresentação sobre a importância da sustentabilidade e de ter atitudes responsáveis.

“Aqui na Fujitsu General do Brasil, acreditamos que o sucesso de uma empresa vai muito além dos resultados financeiros e comercial. O nosso principal compromisso é contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente, buscando gerar sempre um impacto social significativo e sustentável, afirma o Sr. Akihide Sayama.

A ação realizada ainda contou com uma exposição de ilustrações produzidas pelas crianças que foram colocadas em uma das paredes do escritório central da empresa para marcar a gestão sustentável no Brasil. 

Para os próximos meses, esperamos realizar outras ações desse cunho, pois é de fundamental importância levar este tipo de conhecimento para as crianças e agregar internamente na empresa. O pontapé inicial foi dado para prepararmos muitas atividades desta importância”, finaliza o Sr. Sayama



Salton reforça seu compromisso com a sustentabilidade

Vinícola Salton está diretamente relacionada ao desenvolvimento da comunidade, da viticultura brasileira e da imagem do vinho e espumante nacional no exterior. Por isso, a Salton lançou a Jornada Consciente, que apresenta a expansão da consciência e a integração da sustentabilidade em políticas, processos e prática, unindo iniciativas que englobam aspectos ambientais, sociais e de governança.

Para a empresa, a preservação da biodiversidade de diferentes biomas aos quais suas unidades produtivas estão inseridas é um compromisso para a evolução positiva no combate às mudanças climáticas. O objetivo da vinícola é reduzir o consumo total de água em 10% na unidade de Bento Gonçalves, em comparação ao ano de 2022.

“A mais recente iniciativa foi a otimização do sistema de jateamento de água no equipamento da enxaguadora de garrafas no Complexo Presidente/Jarinu e ampliamos os pontos de leitura de consumo de água, para monitorar com maior precisão cada área na unidade de Bento Gonçalves”, explicou o CEO. Além disso, a empresa buscará estabelecer uma meta de redução de emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1, 2 e 3 aprovada pela ciência e uso de energia renovável em 100% das unidades industriais até 2025. “Estamos comprometidos em avançar nas práticas de conservação da biodiversidade, manejo sustentável e no desenvolvimento da viticultura, engajando nossos fornecedores na adoção de práticas de produção responsáveis e na preservação do meio ambiente”, ressalta Maurício Salton, CEO da Salton.

O intuito da Jornada é não só reunir todas as ações desenvolvidas pela empresa, mas também servir de guia para a implementação e aprimoração de uma agenda de sustentabilidade robusta e definitiva. A Jornada Consciente da Salton está disponível por meio de uma cartilha e é também reforçada em eventos, ações de comunicação interna e com stakeholders, envolvendo todos os atores e etapas do processo produtivo.

Entre as ações da Jornada Consciente da Salton estão:

Equilíbrio entre o bioma, uso da terra e o manejo: com orientações técnicas aos produtores e produtoras rurais sobre como equilibrar produtividade e redução dos impactos ao meio ambiente e obter maior eficiência no uso de recursos naturais para otimizar os processos produtivos, além da implementação do uso de tecnologias que reduzam o impacto ambiental dos produtos.

Equilíbrio entre técnicas de adubação e o uso da terra: a marca apoiou um estudo inédito da UFSM para orientar produtores de uva da Campanha Gaúcha a fim de melhorar o plantio, que contém informações sobre precisão nas doses de nutrientes, o aumento da produtividade, maior qualidade dos frutos, conhecimento compartilhado e o manejo sustentável de macro e micronutrientes.

Otimização no uso de recursos naturais – Gestão Hídrica: a irrigação por gotejamento é uma técnica utilizada pela empresa, na unidade de Santana do Livramento, que busca fornecer a quantidade necessária de água para as plantas. A água depositada em gotículas gera maior precisão e aproveitamento do recurso hídrico. E a água utilizada nesse sistema provém de barragens localizadas em pontos estratégicos da unidade, que são alimentadas com a captação de água da chuva. Nessa unidade também há um sistema de fertirrigação para todo o efluente da propriedade. Com isso, após o tratamento, a água é aproveitada para a irrigação nas áreas nativas e armazenadas em barragens próprias.

Otimização no uso de recursos naturais – Gestão Energética:  cerca de 93% do total da energia consumida corporativamente é proveniente de fontes renováveis. Os esforços de eficiência energética e busca por fontes renováveis, em unidades fabris e novos negócios, contribuem com a meta estabelecida pela marca referente às mudanças climáticas. Um bom exemplo é que desde 2013, a Vinícola conta com energia 100% proveniente de fontes renováveis, adquiridas no mercado livre de energia.

Agenda climática e o inventário de gases de efeito estufa (GEE): a vinícola assumiu voluntariamente o compromisso com ações relacionadas às mudanças climáticas, um dos primeiros passos foi quantificar as próprias emissões. Desde julho de 2022, todos os automóveis da frota da Salton, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, passaram a ser abastecidos exclusivamente com etanol. No ano de 2023, a iniciativa está sendo ampliada para outros estados. A decisão contou com análise detalhada e realização de testes que garantiram equilíbrio entre eficiência dos veículos com a menor emissão de carbono.

Além disso, a vinícola passou a investir em tecnologia com eletrificação da frota de empilhadeiras de forma gradual. A iniciativa foi realizada na unidade de Bento Gonçalves, com objetivo de tornar a operação mais sustentável, além de aumentar a qualidade do trabalho do colaborador.

Uma das ações de mitigação de emissões de GEE é o uso das garrafas aliviadas, que têm um percentual menor de vidro na composição. Essas garrafas geram, em média, 15% menos emissões de CO2 na sua produção e são, em média, 30% mais leves, e sua utilização não interfere na fragilidade do recipiente e nem na alteração do sabor do produto. Em 2022, a empresa trabalhou com 22% de garrafas aliviadas em seu portfólio e para 2023, a expectativa é ter 50% nos próximos três anos.

Outra iniciativa em curso é o estudo de viabilidade técnica e inovação para o uso de resíduos vegetais como alternativa à lenha, a utilização de uma frota mais sustentável – com substituição gradual de combustível fóssil por etanol – e a renovação da frota de empilhadeiras para reduzir os impactos.  

Atualmente, a vinícola conta com mais de 490 colaboradores diretos, naturais do Rio Grande do Sul e de outros 18 estados. São mais de 400 famílias produtoras de uva em solo gaúcho e toda essa cadeia é orientada pelo conceito da sustentabilidade, através dos três pilares que compõem a Jornada Consciente: Produção Sustentável, Relacionamentos Prósperos e Governança.



Férias no Tamboré oferece recreação grátis no Taste Lab e Castelo Inflável

O Shopping Tamboré promove algumas atrações de férias no mês de julho com diversas atividades para pais e filhos compartilharem momentos de diversão em família. São diversos eventos, área para brincadeiras, lançamentos no cinema, além do que o mall já oferece em termos de lazer e gastronomia.

O Taste Lab, novo espaço que vem se tornando uma das importantes atrações do Tamboré, oferece brincadeiras de rua gratuitas de quinta a domingo das 14h às 17h da tarde. As atividades acontecem em parceria com a Estação Kids, a brinquedoteca do Shopping Tamboré. As férias no Taste Lab, localizado no corredor da Decathlon, contará com diversas atividades como: pintura facial, bambolê, bolha de sabão, corrida de saco, amarelinha e muitas outras brincadeiras, todas acompanhadas por monitores.

“Ao mesmo tempo em que se divertem, as crianças vão entrar em um cenário lúdico, repleto de estações interligadas”, explica Malu Thomé, Gerente de Marketing do Shopping Tamboré. “As brincadeiras de rua estão presentes no imaginário de todos nós, mas o mundo moderno tornou essas práticas menos presentes no cotidiano. Vai ser memorável trazer isso de volta”.

Todas as atividades para as crianças no Taste Lab serão gratuitas e monitoradas, realizadas com toda a segurança. “E o melhor, enquanto a criançada se diverte pra valer, os pais podem desfrutar das diversas alternativas gastronômicas que o Taste Lab oferece”, lembra Malu.

Pula-pula inflável com 2500 m² chega ao Tamboré

Até 27 de agosto funcionará no estacionamento do shopping o Jump Around, castelo inflável com pula-pula com área de 2.500 m². A atração conta com escorregadores, estruturas de escalada, pistas, obstáculos e muito mais. A diversão atende a todas as idades e é guiada por monitores que acompanham a experiência.

Podem brincar crianças de todas as idades. Crianças com idades entre 0 e 5 devem estar acompanhadas de um adulto que, neste caso, não paga o ingresso. Haverá desconto especial para PCD, sendo permitida a entrada do acompanhante gratuitamente, quando necessário. Participantes do programa de relacionamento do shopping têm desconto: 1 estrela 5%, 2 estrelas 10% e 3 estrelas 15%.

Outro ponto com atividades para os pequenos será o Parque da Lhama, instalado na Praça de Eventos. Tem piscina de bolinhas, tobogã e escorrega. A atração funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h. Cada ingresso vale para 30 minutos de permanência.

Estreias

Os cinemas do Tamboré recebem dois lançamentos para o período de férias. Dia 6 de julho estreou “Os aventureiros – A Origem“, longa inspirado nos personagens criados pelo influenciador Luccas Neto, diretamente do YouTube para a tela dos cinemas. Outra estreia, em 20 de julho, é “Barbie”. Depois de ser expulsa da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade.

Cliente Estrela

Para ser um cliente estrela no Tamboré e obter algumas vantagens no período de férias é só baixar o App do mall na loja de aplicativos dos principais celulares e fazer o cadastro. Com a primeira compra já é possível obter a primeira estrela, que dá direito a sorteios e outras vantagens. Os benefícios aumentam junto com as estrelas. Entre os benefícios estão descontos especiais nas atrações infantis: Estação Kids, Carrinhos Kids, Jump Around e Parque da Lhama.



ESG entra de vez nas prioridades das empresas de logística

Pesquisa realizada pela consultoria ILOS, em 2022, com operadores logísticos atuantes no Brasil mostra que a maioria (81%) desenvolveu dentro da organização uma área de sustentabilidade. Do total, 30% dos operadores possuem metas de sustentabilidade e 19% tem objetivos dentro de uma área mais ampla, que engloba diferentes ações de ESG (sigla em inglês: Environmental, Social and Governance / traduzindo: Ambiental, Social e Governança).

O termo ESG surgiu em 2004 de uma provocação do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a CEOs de grandes instituições financeiras sobre como integrar práticas ambientais, sociais e de governança no mercado de capitais. Nos últimos anos, o termo ganhou força globalmente, despertando o alerta de empresas nos mais variados segmentos, entre eles o de logística.

Para a compliance officer Elizabete Loz, da empresa Prestex, especializada em Logística Emergencial B2B, o crescimento do setor de logística, aliado às mudanças do perfil consumidor e à busca por eficiência, principalmente após a pandemia, têm incentivado as empresas a investirem em capacitação e inovações, que englobam também práticas de ESG. “A logística movimenta o mundo. Tudo precisa sair de um ponto e chegar em outro, como alimentos, peças, remédios, mercadorias. Se o nosso setor não investir em práticas ambientais, sociais e de governança, estará fadado à estagnação”, alerta.

Elizabete Loz destaca que as práticas de ESG tornam a empresa mais bem preparada para lidar com as expectativas e exigências do mercado frente aos riscos ambientais, implicações sociais e sustentabilidade econômico-financeira. Essas ações aumentam a integridade corporativa, melhoram as decisões estratégicas e a eficiência da gestão, resultando em maior confiabilidade do mercado. “Além disso, quando a empresa faz a sua parte, serve de exemplo, estimulando fornecedores, colaboradores e os próprios acionistas”.

A compliance officer lembra ainda que, diferente do que muitos pensam, as práticas de ESG não precisam ser mirabolantes ou com altos investimentos, mas precisam ter conexão com a cultura e a atividade da empresa. Na Prestex, que atua há 20 anos em Logística Emergencial B2B, atendendo a indústria de transformação e indústria de medicamentos, os exemplos estão nas três letras:

E (environmental/ambiental) – Redução de impressões e uso do papel em mais de 65% no último ano, substituição de copos plásticos por canecas de metal individuais, coleta seletiva do lixo destinado para reciclagem. Está em estudo para os próximos anos também uma estratégia de descarbonização, através da redução de emissão de carbono na atmosfera em parceria com os fornecedores.

S (social) – Programa Jovem Aprendiz, apoiando o ingresso de jovens ao mundo corporativo. Incentivo dos colaboradores para ações sociais (doações de alimentos e chocolates em datas comemorativas, campanha do agasalho). Parcerias com comunidades e entidades em ações de endomarketing. Implantação de plataforma educacional para os colaboradores e iniciativas para estimular a diversidade e a inclusão. Cerca de 50% do quadro da empresa é composto por mulheres. Em julho de 2023, a Prestex também integrou o movimento Vez e Voz do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo (SETCESP), que fomenta o crescimento profissional das mulheres no setor.

G (governance/governança) – A Prestex nasceu de uma empresa familiar e para garantir a perenidade do negócio vem investindo em Governança Corporativa, com estruturação hierárquica e do conselho administrativo; criação do código de ética e conduta dentro do programa de compliance; elaboração das políticas da empresa; gestão transparente para prestação de contas, gestão de fornecedores e parceiros de negócio; prevenção e controle de riscos; investimento tecnológico para gestão corporativa; monitoramento de métricas para satisfação do cliente; participação em entidades do setor. Atualmente o foco está na capacitação dos líderes da empresa, na melhoria de práticas de gestão por resultado e na proteção de dados e segurança da informação.

Elizabete Loz, compliance officer e especialista no mercado, finaliza destacando que só é possível crescer de forma sustentável, valorizando e respeitando as pessoas e o meio ambiente, tendo como base uma sólida governança corporativa. “Isso só é possível com uma cultura de integridade. Independentemente do que aconteça, as empresas precisam fazer o que é certo”.



O cenário de iGaming na América Latina: um jogador em constante evolução para a região

O mercado de iGaming na América Latina está experimentando um rápido crescimento impulsionado pela penetração da internet e pela adoção de videogames na região. Com mais de 650 milhões de pessoas e uma taxa de penetração de internet de 66%, a América Latina está se tornando um mercado-chave para desenvolvedores e distribuidores de jogos, com um valor estimado de 4,1 trilhões de dólares até 2023.

A PayRetailers destaca-se como uma empresa líder em serviços de pagamento para a indústria de iGaming na América Latina. Sua expertise e conhecimento local permitem oferecer soluções tecnológicas adaptadas às especificidades de cada mercado na região.

O Brasil é um dos principais players da região, ocupando o terceiro lugar no número de jogadores em competições globais de videogames. Com 70% dos brasileiros participando de jogos online, projeta-se que a receita do setor de jogos alcance 2,6 bilhões de dólares até 2026. A empresa espanhola se adapta às necessidades desse mercado em crescimento, fornecendo soluções tecnológicas específicas para o mercado brasileiro.

A Colômbia é considerada um dos mercados de jogos online mais atraentes da América Latina, graças ao seu clima de negócios favorável e segurança jurídica. Desde a regulamentação dos jogos de azar online em 2016, o mercado colombiano tem registrado progresso significativo, com uma taxa de crescimento anual projetada de 8,1% entre 2020 e 2025. Aproveitando sua extensa experiência local, a PayRetailers se posicionou como parceira estratégica de plataformas de jogos regulamentadas em toda a América Latina.

Na Argentina, o mercado de iGaming é regulado por províncias, e a legalização dos jogos de azar online em Buenos Aires teve um impacto significativo na indústria de jogos de azar em toda a América Latina.

O Peru tem experimentado um crescimento exponencial na indústria de jogos de azar online e apostas esportivas nos últimos anos. Com a aprovação de leis para regular essas atividades, o mercado de pagamentos digitais do país tem apresentado crescimento constante.

A PayRetailers tem como objetivo expandir-se para novos mercados na América Latina, como Uruguai, Paraguai e Caribe, para aproveitar as oportunidades de crescimento na região. A empresa está comprometida em se manter na vanguarda do setor, oferecendo soluções atualizadas e personalizadas para atender às necessidades de comerciantes e jogadores. Com sua presença local e afiliação a associações de fintech em vários países, a PayRetailers está bem-posicionada para fornecer consultoria e serviços de qualidade a comerciantes interessados em operar na região. Leia mais!

Contato:

PayRetailers

press@payretailers.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Roni Chaves celebra os 60 anos com planos de expansão

Portfólio com mais de 45.000 itens, mais de 300 marcas comercializadas e mais de 15.000 clientes. Esses são números da Roni Chaves, distribuidora de autopeças para o segmento de caminhões pesados e ônibus do Sul do Brasil que completou 60 anos em 2023. Atualmente com cerca de 360 colaboradores, a Roni Chaves experimentou em 2022 um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, e projeta crescer 15% em 2023 ante 2022. 

Hoje, a estrutura da empresa que começou em uma modesta casa de madeira na Avenida Júlio de Castilhos, no centro de Caxias do Sul (RS), permite atender o setor de autopeças de caminhões em todo território nacional. Além da atual matriz em Caxias, com uma área física de mais de 10.000m², a loja possui filiais estratégicas nas cidades gaúchas de Canoas, Ijuí, Passo Fundo e Pelotas, além de Içara e Araquari, em Santa Catarina, e no estado do Espírito Santo, onde mantém um Centro de Distribuição.

Entre os planos está a ampliação do número de lojas físicas: o projeto prevê o aumento das sete atuais para 10 filiais nos próximos anos. “Isso vai ao encontro da característica da empresa de fazer um atendimento presencial.  Somos conhecidos por oferecer soluções a partir da proximidade com o cliente”, observa Julio Cesar Chaves, um dos três filhos de Roni que hoje administra o negócio, ao lado de Anaíse e Afonso – outro filho, Marcos, viria a falecer em um acidente automobilístico em 11 de dezembro de 1993. 

Reforço no E-commerce, ampliação de produtos com a marca própria e exportação também estão nos planos de expansão da Roni Chaves para os próximos anos. “Estamos atentos aos movimentos do mercado, e queremos seguir aliando tradição e modernidade, levando o nome Roni Chaves ainda mais longe”, comenta Anaíse Chaves, diretora administrativa financeira.



Process Mining é uma ferramenta para a melhoria contínua de serviços

O Process Mining é um método que aplica ciência de dados, análise de processos, mineração e tecnologia de processamento para descobrir, validar e melhorar fluxos de trabalho, através de logs sistémicos para metrificar e extratificar o desempenho real de seus processos, revelando sempre os gargalos e exceções inerentes ao negócio com o objetivo de criar Insights e soluções automáticas para a resolução rápida e assertiva.

As visões organizacionais podem revelar os vários recursos dentro de um processo, como interlocutores envolvidos, e a perspectiva de tempo pode demonstrar gargalos medindo o tempo de processamento de diferentes eventos dentro de um processo.

“A mineração de processos se concentra em diferentes perspectivas, como fluxo de controle, organizacional, caso e tempo. Embora grande parte do trabalho em torno da mineração de processos se concentre na sequência de atividades – ou seja, fluxo de controle – as outras perspectivas também fornecem informações valiosas para as equipes de gerenciamento”, afirma o CEO da Abai, multinacional espanhola de terceirização de processos de negócios (BPO) que promove a transformação digital em organizações públicas e privadas, Octávio Fernandes.

 

Por que usar a mineração de processos?

Vários setores de negócios, desde pequenos estabelecimentos como uma pizzaria, até grandes corporações podem utilizar a mineração de processos para melhorar a eficiência e conformidade. Além disso, o Process Mining integra diferentes áreas das organizações, possibilitando que os profissionais entendam completamente como seus principais processos de negócios são executados e identifiquem a causa raiz das ineficiencias e exceções, permitindo a melhoria contínua.

Antigamente, o mapeamento de processos tinha que ser concluído por equipes de pessoas que se reuniam por vários dias para gerar Insights relativos aos processos. Em outras palavras, é um trabalho árduo e moroso.

Mas, felizmente, é possível abandonar todo aquele doloroso mapeamento de processos conduzido por pessoas. Atualmente, os algoritmos poderosos da mineração de processos e a transformação avançada de dados tornam a descoberta e otimização de seus processos rápida, orientada por dados, sem restrições.

O Process Mining é importante pois agora é a era da proatividade e não da reatividade, e fazendo uso dele é possível identificar os problemas antes mesmo de acontecerem, a previsibilidade, eliminando o eventuais erros vinculados ao processo.

Benefícios do Process Mining

  • Processos de pesquisa em toda a empresa – em alta escala e baixo esforço humano;
  • Concentre-se nos gargalos, desvios e processos ineficientes que devem ser repensados ou automatizados;
  • Monitore continuamente os processos e meça as melhorias;
  • Utilizável em qualquer setor: serviços financeiros, telecomunicações, manufatura, saúde ou bens de consumo e além;
  • Analise praticamente qualquer processo em qualquer área funcional: centrais de atendimento, compra para pagamento, pedido para pagamento e muito mais;
  • Simplifique a conformidade, com trilhas de auditoria completas.

O método de Process Mining é apenas uma parte da modernização das organizações, à medida que a necessidade de automação aumenta nas operações de negócios e de TI. A decisão em direção a uma maior automação deve começar com projetos pequenos e bem-sucedidos, podendo ser dimensionado e otimizado para outros processos e outras partes da organização, ou seja, os Quickwins. É importante, nessa hora, contar com Stakeholders e especialistas capazes de ajudar e potencializar a utilização a mineração de processos da maneira assertiva.



Anunciada uma parceria estratégica no combate às doenças cardiovasculares

Os Laboratórios Servier do Brasil e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) anunciam uma importante parceria no campo da prevenção e controle de cardiopatias e comorbidades relacionadas, com destaque especial para a hipertensão arterial. O acordo será formalizado durante o XXXVII Congresso Conasems, que ocorrerá na quarta-feira, 18 de julho, em Goiânia (GO).

A parceria estratégica entre a francesa Servier e o CONASEMS visa utilizar as melhores referências e ferramentas com resultados gerados no engajamento de pacientes para fortalecer o Programa Saúde com Agente, do CONASEMS, para o Sistema Único de Saúde (SUS), com mais de 300 mil agentes de saúde, responsáveis pela atenção e cuidado de mais de 45 milhões de brasileiros pelo SUS.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia também será procurada na parceria para discutir ações e experiências comprovadas para incentivar o automonitoramento de pacientes com hipertensão arterial. A hipertensão é uma condição que afeta mais de 32% da população adulta brasileira, o equivalente a 36 milhões de indivíduos, segundo dados do Ministério da Saúde de 2022. No Brasil, essa condição resulta em 388 mortes por dia.

A pressão arterial elevada sobrecarrega o coração, que precisa exercer um esforço maior para distribuir o sangue adequadamente pelo corpo. Além de ser um dos principais fatores de risco para acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca, a hipertensão é a principal causa de mortalidade em todo o mundo.

Um em cada três brasileiros adultos tem pressão alta, porém, um em cada dois desconhece sua condição. A pressão arterial elevada é responsável por mais de 10 milhões de mortes a cada ano em todo o mundo, sendo que apenas 50% das pessoas afetadas estão cientes de sua condição.

“A Servier, é um grupo governado por uma fundação, comprometida em contribuir de forma contínua com a comunidade médica e fornecer suporte aos pacientes, reconhece que a guerra contra a hipertensão e suas consequências na saúde do brasileiro não pode ser vencida sozinha, precisa agregar parceiros, e buscar abordagens inovadoras que vão além do medicamento, a serviço dos pacientes. A parceria com o CONASEMS traz essa visão ampla, e esperamos agregar mais parceiros na construção desse projeto, que deve ser aberto para todos os brasileiros”, destaca Sandro Albuquerque, Diretor de Acesso ao Paciente e Assuntos Institucionais dos Laboratórios Servier do Brasil.



Reforma tributária repercute intensamente com o atual texto

No último dia 7, sexta-feira, foi aprovado em 2 turnos pela Câmara dos Deputados o texto base da reforma tributária, agora cabe à mesa diretora do Senado definir a tramitação da PEC 45/19 por despacho. Existe a possibilidade de o tema ser analisado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pelo Grupo de Trabalho de Avaliação do Sistema Tributário Nacional.

Na sequência, o texto será analisado pelo Plenário do Senado e, se aprovado por maioria qualificada (49 senadores) sem alterações, será promulgado em forma de emenda constitucional em sessão do Congresso Nacional, mas se houver modificação substancial no texto a PEC obrigatoriamente retorna para a Câmara dos Deputados.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados prevê a criação do Imposto sobre o Valor Agregado (“IVA”) bipartido (“Dual”) que contempla os seguintes tributos PIS, COFINS, IPI, ISS e ICMS, cabendo à União administrar a Contribuição sobre Bens e Serviços (“CBS”), e aos estados e municípios administrar conjuntamente o Imposto sobre Bens e Serviços (“IBS”) por um Conselho Federativo, o que, segundo Ricardo Vivacqua, sócio-fundador da Vivacqua Advogados, ofende o pacto federativo, o qual não pode ser alterado por emenda constitucional por se tratar de uma cláusula pétrea.

O IVA é um modelo adotado por diversos países pois trata-se de um formato economicamente eficiente de aumentar a receita tributária. Na Europa, mais de 20 países adotam este modelo com alíquotas que oscilam entre 17% e 27%.

Ainda não se sabe qual será o impacto do novo modelo tributário previsto na PEC vez que não estabelece alíquota e não foi apresentado qualquer projeto de lei regulando este tema, contudo, a expectativa é de que o custo tributário aumente consideravelmente, principalmente no mercado de serviços, conforme manifestações de diversos órgãos representativos, como a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (“OAB-GO”), a Associação Brasileira de Supermercados (“ABRAS”), e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Para Ricardo Vivacqua “não existem elementos suficientes na PEC para se mensurar se haverá aumento ou não da carga tributária, mas certamente haverá elevação da carga tributária para o setor de serviços se aplicadas as alíquotas base da “CBS” e da “IBS”, principalmente se forem contempladas nestas alíquotas base a perda de receita oriunda de setores agraciados com regimes específicos, ou com as reduções de alíquotas.”

O texto aprovado “simplifica a matriz tributária nacional mas isto não irá afastar a busca do judiciário pelos contribuintes, que deverá ser muito grande, sobretudo por empresas que agregam elevado valor aos seus produtos como as da área de tecnologia. Em um segundo momento a reforma tributária deve reduzir o custo operacional das empresas, com profissionais da área contábil e tributária, o que certamente terá um efeito perverso no mercado de trabalho destes profissionais”, comenta Ricardo.



Cooperativas de crédito dobram número de associados

As cooperativas de crédito mais que dobraram o número de associados em sete anos. Dados do Banco Central (BC) mostram que essas instituições somam mais de 17 milhões de cooperados. Em 2016, período a partir do qual o levantamento do (BC) foi disponibilizado, eram 8,4 milhões.  

Para se ter uma ideia do mercado ocupado pelas cooperativas, a carteira de crédito das cooperativas cresceu 22,4% em 2022. Já o total de ativos do sistema cooperativo alcançou R$ 590 bilhões no ano passado, o que representa crescimento de 28,6% em relação a 2021. O país tem aproximadamente 800 cooperativas singulares de crédito em uma rede que compreende 9,1 mil unidades de atendimento. 

“Esse contexto é resultado da compreensão mais aprofundada dos brasileiros acerca de como funcionam as cooperativas, que têm como objetivo ampliar as condições de acesso a soluções financeiras”, salienta Adalberto Veiga, diretor executivo da Unicred Integração. 

A própria Unicred Integração vem expandindo a participação nas regiões brasileiras. A instituição, fundada no Rio Grande do Sul, entrou há dois anos no Nordeste do país. Conforme Veiga, esses movimentos vão ao encontro de uma análise de mercado que demonstra a possibilidade de avançar com o cooperativismo de crédito pelo Brasil. 

Mesmo no Rio Grande do Sul, onde o cooperativismo é bem consolidado, as instituições financeiras do setor ganham mais mercado. Um relatório, divulgado em junho pelo Sistema Ocergs Organização Cooperativa, mostra que o número de associados cresceu 12%, chegando a 2.613.900. No total, o Estado tem 3,5 milhões de cooperados nos sete ramos analisados.

Mais informações em: https://www.unicredintegracao.com.br/



Pesquisa de satisfação com cliente pode alavancar o negócio

No mundo empresarial altamente competitivo de hoje, entender e atender às necessidades dos clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Uma maneira de obter informações valiosas sobre a satisfação do cliente e melhorar a experiência do usuário é através da realização de pesquisas de satisfação. Essas pesquisas fornecem insights que podem ajudar as empresas a tomar decisões informadas e impulsionar o crescimento.

As pesquisas de satisfação são instrumentos que permitem às empresas coletarem opiniões e feedbacks dos clientes sobre diversos aspectos dos produtos, serviços e atendimento. Ao entender as expectativas e percepções dos clientes, as empresas podem identificar áreas de melhoria, reconhecer pontos fortes e criar estratégias para oferecer uma experiência excepcional.

De acordo com pesquisas realizadas pela Harvard Business Review, um aumento de apenas 5% na retenção de clientes pode resultar em um lucro ampliado em até 95%. Portanto, concentrar-se no cliente é fundamental para estabelecer um negócio próspero e duradouro e, uma das formas de colocar isso em prática, é realizando pesquisas de satisfação.

Além disso, as notas dadas pelos clientes nas pesquisas de satisfação têm influência direta na lealdade e, principalmente, na recomendação da marca. Segundo o Estudo Global: ROI da Experiência do Cliente, 2023, da XM Institute, a probabilidade do consumidor recomendar e confiar na empresa são igualmente afetadas pela satisfação do mesmo. Os dados apontam que depois de uma experiência de 5 estrelas, os clientes têm 3,1 vezes mais chances de indicar o negócio para outras pessoas.

Soluções para a criação de pesquisas de satisfação

Nesse contexto, as empresas podem contar com soluções já prontas para a realização de pesquisas de satisfação, que oferecem recursos personalizáveis de coleta de feedbacks e tomada de decisões estratégicas, além de um banco de templates de pesquisas prontas, análises de dados em tempo real e relatórios detalhados, como é o caso da plataforma WiFire Pesquisas. Tudo isso ajuda as empresas a entenderem melhor seus clientes e adaptarem-se às suas necessidades em constante mudança.

“Acreditamos firmemente que ouvir os clientes é essencial para o crescimento e sucesso de qualquer negócio”, afirma Fábio Carvalho, Responsável de Negócio do WiFire Pesquisas. “Ao adotar uma abordagem estratégica de pesquisas de satisfação, as empresas têm a oportunidade de melhorar significativamente a satisfação do cliente, impulsionar a retenção e fidelidade, e alavancar seu sucesso a longo prazo”, finaliza.



Workshop do setor de TIC movimenta Brasília nesta semana

Nos próximos dias, 20 e 21 de julho, acontece em Brasília a quarta edição do Workshop ABEP-TIC, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC). Realizado sempre na capital federal, o evento promove um importante encontro entre diretores técnicos, administrativos, financeiros e jurídicos das Associadas ABEP-TIC, bem como autoridades dos três poderes dos estados e do DF, com objetivo de debater temas relevantes do setor em busca da melhoria dos serviços prestados à população. A cerimônia de premiação do “Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital” é um dos pontos altos do workshop, pois revela os estados que saem na frente quando o assunto é maturidade e eficiência digital.

O IV Workshop ABEP-TIC conta com dois painéis temáticos. O painel “O papel dos CFOs na era digital: TIC e inovação na tomada de decisões”, tem presença confirmada de José Leal, presidente da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (PROCERGS) e presidente das Associadas da ABEP-TIC, e do Dr. Alex Monteiro, vice-presidente de administração do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Rio de Janeiro (PRODERJ). Já, o painel “Desafios econômicos dos CFOs em um cenário de incertezas 2023/2024”, conta com participação de César Vidotto, diretor administrativo financeiro da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI-MT), e César Augusto Bergo, professor de Especialização em Mercado Financeiro da UnB e conselheiro do Conselho Regional de Economia (CORECON-DF). Ambos ocorrem na tarde do dia 20, com moderação de jornalistas do portal especializado em notícias do setor, Convergência Digital.

Cerca de 18 palestras completam a programação do evento, nos dias 20 e 21, com temas variados, como “Cloud security: perspectivas para 2023 e próximos anos”, “Prevenção de fraudes em sistemas utilizando biometria comportamental”, “Tecnologias exponenciais no setor público”, “A Jornada da transformação digital em finanças” e “Governança de dados e governança da inteligência artificial em iniciativas de governo”.

A solenidade de Premiação do “Índice ABEP-TIC” acontece às 19h do dia 20, e conta com a presença do presidente do conselho das Associadas da ABEP-TIC, José Leal; da chefe de operações do BID Brasil, Paola Arrunátegui; do secretário de governo digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Souza Mascarenhas; e do diretor de relacionamento com clientes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), André de Cesero.

Destaque ainda para a participação da Dra. Edimara Mezzomo Luciano, professora Titular da Escola de Negócios da PUCRS, e de Lara Brainer, diretora da Central de Compras Públicas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

Conheça o Índice ABEP-TIC

O Índice de Oferta de Serviços Digitais foi desenvolvido pela ABEP-TIC com o objetivo de medir o nível de maturidade digital dos estados compor, por meio de indicadores, o pilar de eficiência da máquina pública, que integra a avaliação feita para o Ranking de Competitividade dos Estados, realizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

A ABEP-TIC investiu na criação desse Índice com o objetivo de levar a Tecnologia da Informação e Comunicação para a pauta da discussão pública de desenvolvimento do país, considerando o ambiente digital como a nova realidade da sociedade. Construído a partir da definição da metodologia e compilação de dados originados de pesquisas realizadas, o trabalho conta com o efetivo apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD).

 

Serviço: IV Workshop ABEP-TIC

Data: 20 e 21 de julho de 2023

Local: Windsor Plaza Brasília – SHS Qd. 05 Bloco H – Asa Sul, Brasília/DF

Público-alvo: diretores técnicos, administrativos/financeiros e jurídicos das empresas públicas de TIC

Inscrições: https://shre.ink/98s



Investimentos em Sucesso do Cliente impulsionam negócios no Brasil e no mundo

O Sucesso do Cliente tem se tornado uma prioridade estratégica para empresas ao redor do mundo, incluindo o Brasil. O investimento nessa abordagem vem crescendo de forma significativa, impulsionando negócios e gerando resultados positivos, como apresenta o relatório “Mercado global de Gerenciamento de sucesso do cliente – crescimento, tendências, impacto do COVID-19 e previsões (2021 – 2026)”, conduzido pela Mordor Intelligence.

No Brasil, assim como em outros países, as empresas estão reconhecendo a importância do Sucesso do Cliente como um fator-chave para a diferenciação competitiva e a conquista da fidelidade dos clientes. Segundo o relatório da KMPG, é 7 vezes mais barato manter um cliente do que conquistar um novo.

O crescimento dos investimentos em Sucesso do Cliente é resultado do reconhecimento de que a satisfação do cliente vai além da simples venda de produtos ou serviços.

No âmbito global, um estudo conduzido pela Kustomer, plataforma de Sucesso do Cliente, revelou que 80% das empresas afirmam que a estratégia de Sucesso do Cliente impacta diretamente em seu crescimento. Além disso, 90% das empresas entrevistadas acreditam que investir em Sucesso do Cliente é essencial para a sobrevivência e o sucesso a longo prazo.

Segundo Gisele Paula, CEO do Instituto Cliente Feliz, empresa especialista em Experiência e Sucesso do Cliente, os clientes felizes compram mais vezes, recomendam mais e não cancelam.

No entanto, segundo a CEO, para que isso aconteça é importante que as empresas estejam às etapas que levam a estratégia a conquistar sucesso de fato. As etapas de onboarding, adoção, ongoing e renovação precisam ser acompanhadas de perto pelo time responsável na empresa. E alerta que essa não é um caminho dedicado apenas às grandes marcas, empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar dessa abordagem que coloca o cliente no centro das decisões.

A área de Sucesso do Cliente tem previsão de crescimento de aproximadamente 25% nos próximos 5 anos no mercado global, segundo o relatório “Customer Success Management Market – Growth, Trends, Covid-19 Impact and Forecasts (2021-2026)” da Mordor Intelligence.

Pode-se observar então que o crescimento dos investimentos em Sucesso do Cliente no Brasil e no mundo reflete a compreensão de que a satisfação e o sucesso do cliente são elementos para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios. O relatório ainda aponta empresas que adotam essa abordagem colhem benefícios, como maior retenção de clientes, aumento da receita recorrente e fortalecimento da reputação no mercado.

Nessa direção, o Instituto Cliente Feliz promoverá o C-Success, uma imersão sobre Sucesso do Cliente para empresários e líderes que estão em busca de alavancar os lucros e os resultados do negócio por meio da satisfação e da lealdade dos clientes.

O evento que acontecerá em São Paulo, nos dias 27 e 28 julho, contará com a presença de Luiza Helena Trajano (empresária à frente da holding Magazine Luiza) e de nomes da experiência do cliente no Brasil. As inscrições poderão ser realizadas pelo site da Imersão C-Success.

Mais informações em https://institutoclientefeliz.com.br/imersao-c-success  



IQA traz novo treinamento VDA para profissionais do setor automotivo nacional

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva anuncia o lançamento de um novo treinamento voltado para profissionais do setor automotivo nacional. O Core Tools – VDA aborda um conjunto de metodologias de gestão e ferramentas utilizadas na indústria de automóveis baseadas na Norma IATF 16949:2016, que visa garantir a excelência e a qualidade dos produtos e processos.

Entre as ferramentas disponibilizadas estão a análise de especificação de método e Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (VDA MLA/APQP), Processo de Aprovação Parcial de Produção (VDA 2/PPAP), Modo de Falha e Análise de Efeitos (FMEA), Análise de Sistemas de Medição (VDA 5/MSA) e o Controle Estatístico de Processo (CEP).

Durante o treinamento, os participantes aprenderão a aplicar as técnicas de forma eficaz em suas respectivas empresas, visando auxiliar no desenvolvimento, produção e melhoria contínua de processos e produtos. Além disso, o Core Tools – VDA se tornou um requisito exigido para se obter a certificação VDA 6.3 – Qualificação de Auditores.

“O treinamento desempenha um papel fundamental ao auxiliar as organizações na garantia da conformidade com os requisitos de qualidade, na redução de falhas e retrabalho, e no aumento da satisfação do cliente”, explica Sérgio Kina, gerente de Operações do IQA. “Além disso, a aplicação dessas ferramentas pode ser um requisito indispensável para fornecedores que desejam estabelecer parcerias com montadoras e empresas do setor automotivo.”

Treinamentos VDA

O Instituto da Qualidade Automotiva é provedor oficial no Brasil e na Argentina da Verband der Automobilindustrie (VDA), associação automobilística da Alemanha. Os treinamentos, voltados para a indústria automotiva, são reconhecidos internacionalmente e seguem as diretrizes alemãs, que possuem requisitos altamente atualizados e focados no uso de ferramentas, aplicação e padronização dos procedimentos para montadoras e seus fornecedores.

Inscrições

O treinamento está disponível na modalidade presencial e online. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site https://www.iqa.org.br/treinamento. Para obter mais informações sobre os cursos, incluindo o programa completo, as opções de inscrição e requisitos mínimos de participação, basta visitar o portal eletrônico do Instituto da Qualidade Automotiva ou entrar em contato pelo e-mail falecom@iqa.org.br, ou telefone (11) 3181-9181 (disponível WhatsApp).

 



Atenção à saúde bucal pode evitar doenças mais graves

Comparecer periodicamente ao dentista também deve fazer parte das estratégias de prevenção contra endocardite bacteriana e AVC. É o que defende o cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética, e dono de uma das clínicas mais requisitadas de Belo Horizonte.

Segundo o especialista, o AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. A presença de bactérias no sangue pode provocar uma coagulação capaz de resultar, dentre outras consequências, num acidente vascular cerebral. Caso as bactérias colonizem artérias e veias do cérebro, ocasiona-se um AVC. E, alerta o profissional, uma das principais portas de entrada é a boca.

“A gengivite pode evoluir para periodontite, que gera o risco de endocardite bacteriana e AVC”, afirma o  Dr. Paulo Coelho Andrade. “Com uma quantidade enorme de bactérias, evoluindo para periodontite, as chances de contaminação da corrente sanguínea são ainda maiores”, completa.

A endocardite bacteriana é causada pela doença periodontal, abscesso, foco bacteriano que pode ser causado por trinca radicular, lesões de furca entre outros problemas intraorais. Então deve-se realizar exame tomográfico de 6 em 6 meses para um diagnóstico prévio e consecutivo tratamento.

Na endocardite bacteriana, as bactérias caem na corrente sanguínea e colonizam as válvulas cardíacas, fechando-as, levando o paciente a um infarto no miocárdio. A doença tem um alto índice de mortalidade – estima-se que em torno de 30% dos casos.

“A endocardite é mais uma consequência da relação perigosa entre a bactéria e o sangue. Por isso, cuidar dos dentes é um caminho para se evitar enfermidades mais graves, que podem levar à morte. A simples inflamação de uma gengiva que evoluída para uma periodontite, pode ser a porta de entrada para os órgãos vitais”, adverte Dr. Paulo Coelho Andrade.

Para isso, ele recomenda às pessoas irem ao consultório odontológico pelo menos uma vez a cada seis meses. Em quadros de gengivite, é necessário realizar o tratamento com limpeza e higienização profunda dos dentes. Em quadros mais graves, como uma periodontite, é necessário limpeza e raspagens sub-gengivais para remoção de tártaros e bactérias.



Palácio do Catete recebe a 10ª Edição da Expo Ceviche

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a 10ª edição da “Expo Ceviche 2023” que, este ano, tem como tema principal as “Festas Pátrias do Peru”, feriado nacional da Independência do país do domínio espanhol, celebrado no dia 28 de julho pelos peruanos, com muitas comidas especiais e desfiles cívicos e folclóricos. A Expo Ceviche 2023 é um dos maiores festivais de gastronomia e cultura peruana no Brasil e é patrocinada, há dez anos, pelo Consulado Geral do Peru e organizada pelo chef Oscar Vasquez Solis. O evento também conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro e do Museu da República (governo federal). A escolha do Rio de Janeiro para a realização da 10ª edição também se deu pelo gosto dos cariocas pela culinária peruana. 
Para difundir ainda mais a cultura peruana e promover a culinária do país popularizando principalmente o Ceviche, o Palácio do Catete (Museu da República) sediará o evento que terá entrada franca. De 22 a 23 de julho, de 12h às 18h, o público poderá experimentar iguarias da gastronomia do Peru oferecida por restaurantes peruanos na cidade. Participam da Expo Ceviche mais de 25 expositores, entre eles os principais restaurantes peruanos do Rio como Lima, Cantón, Pisqa, Panka, Ceviche RJ, Ceviche da Fabi, Sabor Peruano, docerias peruanas como La Dulceria, Barraca da Susy e Barraca da Mary, além de barracas de artesanato local e brasileiro.
Entre as iguarias a serem degustadas, além do Ceviche, prato principal da culinária peruana (à base de peixe cru marinado e suco de limão), o público também poderá apreciar pratos como Choros a la Chalaca (aperitivo com mexilhões), Causa Rellena (feita com batata, pimenta amarela picada, suco de limão, ovo cozido e pode ser feita com peixe ou frango), Arroz con Pollo (risoto de frango), Anticuchos (espetinhos de coração bovino), Tiraditos (peixe cru, cortado em forma de sashimi, e de aspecto semelhante ao crudo, e carpaccio, em molho picante), Lomo Saltado (Filé Mignon molho de cebola roxa, tomate, shoyu, vinagre salteado em alta temperatura -Wok), além de sobremesas como Tamales (feitos com farinha de milho), Suspiro Limeño, Alfajores, Picarones (rosquinhas peruanas) e as bebidas mais degustadas como o Pisco (aguardente de uvas), Pisco Sour (com pisco, limão, clara de ovo), Chilcanos (drink com Pisco e Gengibre), Chicha Morada (refresco feito com milho de cor roxa fervido com especiarias e frutas) e a cerveja peruana Cusqueña. 
A 10ª edição da Expo Ceviche também vai contar com uma programação cultural especial. O público que estiver no local poderá conhecer a cultura e o artesanato do Peru através de apresentações de artistas como os grupos Agrupação La Clave (Cumbia e Salsa), Música Afro Peruana, Raíces Norteñas (com apresentação de danças folclóricas pelos dançarinos Danza Marinera e Tondero) que se apresentam no sábado (22) e o DJ Gerardo animando o público nos intervalos. No domingo (23) é a vez das apresentações de dança típicas andinas e da cantora Celina, além de mais uma apresentação dos grupos Fina Estampa e La Clave. Destaque também para a exposição de arte andina pelo artista plástico Adrian Ilave. O evento também terá à disposição dos pais um espaço kids para entreter as crianças com um playground e atividades recreativas.
Na ocasião, também será concedido o Prêmio “Cuchara de Oro” para os restaurantes que mais se destacarem nos dois dias de evento. O prêmio será entregue, domingo (23/7), pelo chef Javier Vargas, Presidente de ARMAP – Associação de Restaurantes Marinhos e Afins do Peru.
  
Serviço:
Expo Ceviche Rio 2023 – Celebrando as Festas Pátrias do Peru.
Local: Palácio do Catete (Museu da República)
Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete RJ
Datas: 22 e 23 de julho, sábado e domingo
Horário: das 12h às 18h



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