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Tecnologia é aliada de políticas públicas no transporte

O transporte público é considerado um serviço essencial para a mobilidade dos brasileiros e, além de oferecer uma forma de deslocamento acessível para quem não tem um veículo próprio, contribui para a preservação do meio ambiente. É o que demonstram os dados da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), que revelam que um único ônibus substitui pelo menos 40 automóveis.

Aliás, de acordo com a ANTP, o ônibus mais comum no transporte por fretamento atende de 40 a 50 passageiros e, portanto, tem vantagem em relação ao espaço viário ocupado por cada passageiro, quando comparado com um carro que transporta cinco pessoas.

Nessa conjuntura, ganham destaque debates a respeito das políticas públicas existentes no âmbito da garantia do acesso por parte da população aos transportes públicos, como tarifa social, benefícios tarifários e gratuidades. 

Na visão de Cassiano Rusycki, diretor executivo da Riocard Mais, o panorama das políticas públicas que garantam o acesso aos transportes teve um avanço maior agora, ganhando relevância no período pós-pandemia, sendo a questão econômica o fator determinante para promover esse debate.

“Nos últimos anos, ficou evidente a necessidade de ações, por parte do poder público, no sentido de promover políticas de apoio a alguns segmentos, como o de comércio e serviços”, observa. “Naturalmente, o setor de transportes foi envolvido nessa questão, o que intensificou o debate sobre o subsídio, de forma a garantir a capacidade de investimento das operadoras sem que isso implique em aumento no valor da passagem e, consequentemente, em um impacto no bolso do trabalhador”, complementa.

Para Rusycki, a adoção de subsídios para o transporte público é uma tendência não apenas no Brasil, mas mundial. “No país, [os subsídios] não eram comuns, mas agora percebemos que é cada vez mais necessária a participação do poder público com aportes e investimentos no setor”.

O diretor executivo da Riocard Mais chama atenção para o fato de que o estado do Rio de Janeiro implementou, em 2010, o BUI (Bilhete Único Intermunicipal), resultado de uma tentativa de minimizar o alto índice de desemprego que havia no estado.

“O BUI chega como uma solução para aumentar a empregabilidade, por reduzir o custo do deslocamento dos trabalhadores que residem em regiões mais afastadas”, afirma. “Devido ao custo elevado da passagem, muitas empresas deixavam de contratar os trabalhadores que residiam longe dos centros urbanos”, destaca.

Ele também destaca que, hoje, mais de dois milhões de pessoas têm acesso ao benefício no Rio, o que permitiu as viagens intermunicipais e possibilitou a criação da Tarifa Social nos trens e no metrô. “Toda essa implementação só foi possível pela existência do BUI, concedido diretamente à população através do CPF”.

Apesar disso, prossegue, vale ressaltar que o problema de transporte não ocorre somente em grandes cidades, mas também nos pequenos municípios. Para Rusycki, isso evidencia a necessidade de uma solução a nível nacional, vindo do Governo Federal. “Dessa forma, mais do que nunca, é necessário um sistema inteligente e interoperável, que possa organizar e fiscalizar a bilhetagem, com dados auditáveis, como temos na maior parte dos municípios do Rio de Janeiro”.

Na análise do diretor executivo, para a implementação efetiva de políticas públicas, como ocorre no estado do Rio, não basta apenas o aporte financeiro por parte do governo, é fundamental que exista um sistema com transparência, controle e organização, que é o papel da Bilhetagem Eletrônica. “É preciso ter a capacidade de contabilizar a utilização do transporte público, os recursos recebidos, os passageiros beneficiados, tudo isso de forma auditável – tanto para o poder público, quanto para os operadores e também para a população”, conclui Rusycki.

Para saber mais sobre as diversas políticas públicas de mobilidade urbana no RJ, basta acessar: riobilheteunico.com.br



Corporações e as startups investidas podem se auxiliar

Um estudo da ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital), revelou que cerca de oito a cada dez (83%) empresas brasileiras de médio e grande porte já possuem iniciativas para investimentos em startups.

Nesse panorama, surgem diversas questões relacionadas às conexões e compromissos que passam a existir entre as corporações e as empresas em estágio inicial que recebem os aportes.

Fernando Asdourian, Head de Marketing e Growth na Valetec Capital, afirma que as companhias que investem em CVC (Corporate Venture Capital) têm a oportunidade de se relacionar com as startups investidas de maneira mais próxima do que seria possível em um modelo tradicional de investimento.

O especialista explica que, ao contrário de uma aquisição total, comumente realizada em investimentos convencionais, o CVC envolve uma participação minoritária, permitindo que a empresa-mãe se beneficie da inovação gerada pelas startups investidas.

“Uma vez que isso ocorre para absorver a inovação na empresa mãe, este investimento é de longo prazo, mínimo de 5 anos a 8 em média”, detalha. “Quando uma companhia decide investir em CVC, tem a oportunidade de estabelecer uma relação mais próxima com as startups nas quais investe, em comparação com o modelo tradicional”, completa.

Colaboração é importante

De acordo com Asdourian, a colaboração entre empresas-mãe e startups investidas desempenha um papel fundamental para o desempenho do CVC. Ao unir recursos, conhecimentos e expertise, ambas as partes podem se beneficiar mutuamente.

“As empresas-mãe podem aproveitar a agilidade e a mentalidade empreendedora das startups para impulsionar a inovação interna, obter insights valiosos sobre novas tendências de mercado e acessar tecnologias emergentes”, afirma. “Por sua vez, as startups se beneficiam do acesso a recursos financeiros, conhecimento do setor e uma rede estabelecida de clientes e parceiros corporativos”, complementa.

Gestoras têm papel de destaque

Na visão de Asdourian, uma gestora de fundos especializada em CVC desempenha um papel crucial ao auxiliar as empresas-mãe e as startups investidas a trabalharem juntas de forma eficaz.

“A gestora deve facilitar a conexão entre essas duas partes, promovendo uma comunicação clara e eficiente, além de fornecer suporte estratégico durante todo o período de investimento”, pontua. “Além disso, a gestora deve atuar como uma ponte entre a startup e a empresa-mãe, facilitando a troca de conhecimento, tecnologia e oportunidades de negócios”, acrescenta.

Segundo o Head de Marketing e Growth na Valetec Capital, uma gestora também pode oferecer mentorias e programas de aceleração personalizados, ajudando as startups a desenvolverem suas capacidades e a se adaptarem às necessidades da empresa-mãe. “Por meio dessas iniciativas, é possível promover a colaboração ativa, a transferência de conhecimento e a cocriação de valor entre as partes envolvidas”.

Colaboração beneficia investidores e startups

Fernando ressalta que a colaboração entre empresas-mãe e startups investidas traz benefícios mútuos para ambas as partes. “As empresas-mãe podem impulsionar sua inovação interna e acelerar sua transformação digital, aproveitando o potencial disruptivo das startups. Com essa colaboração, elas podem acessar tecnologias inovadoras, soluções ágeis e novos modelos de negócios, fortalecendo sua vantagem competitiva e expandindo seu alcance no mercado”.

Por outro lado, prossegue, as startups investidas podem obter recursos financeiros, acesso a uma base de clientes consolidada e suporte operacional e estratégico. “A colaboração com a empresa-mãe pode ajudar as startups a escalar seus negócios de forma mais rápida e eficiente, além de proporcionar uma validação importante para suas soluções no mercado”.

Para concluir, Asdourian reafirma que o modelo de CVC permite que empresas-mãe e startups estabeleçam uma relação de parceria estratégica de longo prazo, impulsionando a inovação, a colaboração e o crescimento mútuo. “Com a ajuda de gestoras de fundos, essa colaboração pode ser facilitada e otimizada, trazendo benefícios significativos para ambas as partes envolvidas”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.valetec.com.br/

 



Empresários apostam na expansão para o mercado dos EUA

O mercado norte-americano é considerado um dos mais importantes do mundo por diversas razões. Os EUA possuem a moeda mais forte atualmente, o dólar, e a maior economia global, com um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 25 trilhões (R$ 119,45 trilhões), segundo dados da Austin Rating, agência de classificação de risco.

A China ocupa a segunda posição, com US$ 18,3 trilhões (R$ 87,44 trilhões), enquanto o Brasil aparece em 12º lugar, com um PIB de R$ 9,9 trilhões, ainda de acordo com as informações do ranking das maiores economias mundiais.

“Elementos como o acesso às maiores companhias do mundo de diferentes setores atraem a atenção dos investidores para o país. Há inúmeras possibilidades de investimento e alta liquidez”, afirma Rafael Borges, CEO da Hidrolight do Brasil SA, empresa que atua com ortopedia e artigos para esporte e reabilitação.

Borges conta que a companhia, que nasceu em 1987, em Garopaba (SC), está investindo na expansão para o mercado norte-americano, com o primeiro contato por meio da store na Amazon US.

“Nosso intuito é mostrar um novo fornecedor para os Estados Unidos que é referência no Brasil e tem capacidade produtiva para essa entrada e permanência no mercado norte-americano”, afirma.

De acordo com o empresário, o registro da marca e de designs são ferramentas estratégicas para a atuação no exterior. “Ter proteção Industrial é uma segurança extra para nossos clientes e prova de autoridade e seriedade para todos os parceiros”.

“Faz parte da cultura da empresa estar à frente”, prossegue, “e sabemos que o mercado dos Estados Unidos é, de fato, do mesmo modo. Tendo esse e outros aspectos em comum, podemos construir uma base forte nessa expansão”, explica.

Camila Borges, sócia e diretora de marketing da Hidrolight do Brasil, acredita que a gestão adequada da propriedade industrial também coloca o empreendimento em uma posição estratégica no mercado internacional.

“Com registros da marca e de alguns de nossos designs em diferentes países, a empresa pode expandir suas operações e explorar novos mercados com segurança jurídica – justamente o que já vem ocorrendo junto ao mercado norte-americano”, afirma. “Assim, a Hidrolight vem aumentando sua participação gradualmente no maior mercado consumidor do mundo”, diz ela.

Segundo Borges, a empresa está determinada a alcançar patamares ainda mais elevados, tanto no Brasil quanto no mundo. “Com uma abordagem que valoriza a inovação e a proteção da propriedade industrial, a Hidrolight está pronta para enfrentar os desafios do mercado global, expandir sua presença e consolidar seu papel de liderança no segmento de fabricação de órteses no Brasil e no exterior”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://hidrolight.com.br/



Full funnel: estratégia é opção para marketing digital

Um estudo recente, conduzido pela Conversion junto à consultoria Leap/KPMG, revelou que a maioria dos profissionais de marketing (66,3%) acredita que o orçamento destinado à modalidade vai aumentar nos próximos quatro anos. Enquanto isso, 28,7% afirmaram que não sabem ou que não haverá mudança, e apenas 5,1% informaram que haverá redução.

Além disso, quase metade (43,6%) dos entrevistados se declararam otimistas em relação aos próximos quatro anos da economia brasileira, ao passo que somente 22,7% disseram que estão pessimistas.

Segundo Rafael Fernandes, founder na Escalade, assessoria de marketing digital, “para buscar resultados expressivos em marketing digital é fundamental acompanhar os indicadores corretos de acordo com cada etapa do funil”. Esse acompanhamento, diz ele, “é fundamental para otimização das campanhas, aumentando a receita e diminuindo o custo”.

Ele explica que em campanhas de marketing digital é importante ter uma estratégia full funnel, ou seja, campanhas com foco em brand awareness, consideração e compra, separando os indicadores e objetivos para cada etapa do funil. 

“No topo de funil, em campanhas de descoberta de marca, a estratégia deve ser a segmentação de acordo com o público-alvo do negócio”, diz. “Além disso, os principais indicadores devem estar vinculados ao acompanhamento do alcance e da frequência, ou seja, a quantidade de usuários e de vezes que cada pessoa vê o anúncio”, esclarece.

Rafael Fernandes também explica que nas campanhas de meio de funil (consideração), onde o usuário já conhece sua marca, as campanhas já podem ser mais específicas com os diferenciais do seu produto ou serviço com foco no tráfego do seu site em páginas mais informativas com formulários para captação de leads – e-mail e telefone – com o objetivo de qualificar para a compra.

“Nessa etapa [meio de funil], acompanhar cliques nas campanhas, taxa de cliques, sessões sem o bounce rate – usuários que entram e efetivamente navegam no site – e volume de leads são as mais relevantes”, pontua. 

Por último, Rafael Fernandes aborda a camada de venda: “Nessa etapa, apelos comerciais e descontos são importantíssimos. Portanto, é importante acompanhar a taxa de conversão (sessões x vendas), custo de aquisição (verba investida x volume de vendas) e entender qual canal está performando melhor, como campanhas Google e Facebook, entre outros”. 

Para concluir, o founder na Escalade lembra que o maior diferencial do marketing digital é a mensuração, que pode ser realizada realtime, utilizando ferramentas gratuitas como o Google Analytics. “Com esses dados, é possível otimizar com agilidade as campanhas com foco em aumentar exponencialmente os resultados e reduzir custos”. 

Para mais informações, basta acessar: http://escalade.digital/



Brasil lidera ranking mundial de ansiedade

A ansiedade atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, o transtorno afeta cerca de 18,6 milhões de indivíduos, conforme dados da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o que corresponde a 9,3% da população. Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%) surgem em seguida, completando o ranking dos cinco países com o maior percentual de registros.

Paralelamente, o maior e mais recente mapeamento global de transtornos mentais da OMS (Organização Mundial de Saúde) também destacou que o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade no planeta.

Na visão de Margarida Ferreira, Psicóloga e cofundadora da Ser Psicólogo, maior plataforma de streaming da área de psicologia do Brasil, o alto índice de casos de ansiedade na população do país é decorrente de vários gatilhos sociais e econômicos, desencadeadores da insegurança emocional, vivenciada no dia a dia dos brasileiros que, consequentemente, vivem “sob pressão”.

Com efeito, a Opas destaca que, em todos os países, são as pessoas mais pobres e desfavorecidas que correm maior risco de problemas de saúde mental e que também são as menos propensas a receber serviços adequados.

A organização também chama a atenção para o fato de que, mesmo antes da pandemia de Covid-19, somente uma pequena fração dos indivíduos que precisavam de cuidados de saúde mental eficazes, acessíveis e de qualidade de fato os recebiam..

De acordo com um artigo da BVS MS (Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde), os transtornos da ansiedade têm sintomas bem mais intensos do que aqueles vivenciados pela “ansiedade” comum, que pode acometer as pessoas em seu cotidiano. Os principais sintomas incluem:

  • Preocupações, tensões ou medos incomuns;
  • Sensação contínua de que algo ruim vai acontecer;
  • Preocupações excessivas com dinheiro, família, saúde ou trabalho, entre outros;
  • Medo extremo de objetos ou situações específicas;
  • Preocupação constante de ser humilhado em público;
  • Falta de controle sobre pensamentos e atitudes;
  • Pavor após vivenciar algo difícil.

Ferreira destaca que os sintomas da ansiedade devem ser trabalhados através da psicoterapia, técnicas de relaxamento, hipnose e dessensibilização sistemática. “Em alguns casos, também é necessário passar por um acompanhamento psiquiátrico para o uso de psicofármacos”, explica a cofundadora da Ser Psicólogo.

De acordo com as informações da BVS MS, a maior parte das pessoas começa a se sentir melhor e retoma suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. O órgão recomenda que as pessoas que sofrem com ansiedade devem procurar ajuda especializada em uma unidade de saúde mais próxima. 

Segundo o artigo, “a combinação de diagnóstico precoce e preciso, tratamento eficaz e acompanhamento por um longo prazo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.serpsicologo.com/



Quectel lança módulo inteligente Android SG885G-WF de última geração, ideal para aplicativos de IoT industriais e consumo de alto desempenho

A Quectel Wireless Solutions, provedor mundial de soluções de IoT, lança hoje seu principal módulo inteligente Android de última geração, o SG885G-WF. Com alto desempenho e funções de mídia avançada, o módulo inteligente é ideal para aplicativos industriais e de consumo que exigem alto poder de processamento e funções multimídia.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230724602559/pt/

Quectel unveils next generation SG885G-WF Android smart module ideal for high-performance industrial and consumer IoT applications. (Photo: Business Wire)

Quectel unveils next generation SG885G-WF Android smart module ideal for high-performance industrial and consumer IoT applications. (Photo: Business Wire)

O módulo é executado pelo Qualcomm® QCS8550 System-on-Chip (SoC) para IoT da Qualcomm Technologies, Inc., fornecendo uma impressionante combinação de flexibilidade e desempenho. Ele suporta Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3 e incorpora a tecnologia Wi-Fi MIMO 2×2, que oferece aos usuários melhores opções de conectividade.

“A Qualcomm Technologies tem o orgulho de cooperar com a Quectel em seu SG885G-WF para levar soluções de conectividade de alto desempenho aos consumidores”, declarou Dev Singh, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm Technologies, Inc. “Ao utilizar a extensa infraestrutura de módulos celulares da Quectel, o SG855G-WF exemplifica os recursos necessários para se adaptaràtecnologia do futuro em IoT e mais além.”

Com capacidade de computação de até 48 TOPS, o módulo oferece recursos robustos de vídeo, incluindo codificação de vídeo em 4K a 120 fps ou 8K a 30 fps, bem como decodificação de vídeo em 4K a 240 fps ou 8K a 60 fps. Isto garante processamento de vídeo suave e de alta qualidade para vários aplicativos.

Medindo 49,0 mm x 51,0 mm x 4,25 mm, o SG885G-WF é adequado para implantações a nível mundial e oferece 12 GB LPDDR5X mais 256 GB de memória UFS. Além disto, o módulo proporciona um rico conjunto de interfaces que incluem LCM, câmera, I2S, PCIe, UART, USB, I2C e SPI. Estes, além da adoção do sistema operacional Android, estendem a aplicabilidade do módulo a uma ampla gama de aplicativos de IoT e M2M, incluindo sistemas de videoconferência, dispositivos de transmissão ao vivo, jogos eletrônicos, computação, robôs, drones, RA/RV, varejo inteligente e segurança.

A Quectel fornece uma diversidade de antenas de alto desempenho que aperfeiçoam muito a conectividade sem fio, visando ajudar os clientes a simplificar seus processos de design. Ao combinar as antenas da Quectel com o módulo Android Smart SG885G-WF, os desenvolvedores de IoT podem reduzir efetivamente o tempo de lançamento no mercado e os custos associados a seus dispositivos de IoT.

Além disto, o módulo oferece a vantagem de perfeita integração com a linha de módulos celulares da Quectel, ao aprimorar ainda mais a conectividade, a flexibilidade e as possibilidades de integração.

“Estamos orgulhosos de lançar nosso novo e principal módulo inteligente Android com a nova geração Quectel SG885G-WF”, disse Norbert Muhrer, Presidente e Diretor de Vendas da Quectel Wireless Solutions. “O poderoso chipset Qualcomm, junto com o suporte para Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3 e tecnologia 2×2 MIMO, oferece aos clientes um módulo poderoso que apresenta opções de conectividade e uma ampla variedade de interfaces. À medida que a IoT se torna madura, a capacidade de habilitar aplicativos que precisam de alto poder de processamento para funções de IA e multimídia se tornou essencial, sendo que o SG885G-WF foi criado para satisfazer estas necessidades.”

O Quectel SG885G-WF também oferece três unidades de LED de flash de alta corrente que suportam os modos de flash e tocha, além da capacidade de gerenciamento de carga que suporta detecção de tensão da bateria, medidor de combustível e detecção de temperatura da bateria. As interfaces de áudio incluem SWR, microfone digital, MI2S e HIFI I2S.

Sobre a Quectel

A paixão da Quectel por um mundo mais inteligente nos leva a acelerar a inovação da IoT. Como organização altamente centrada no cliente, somos um provedor mundial de soluções de IoT com suporte e serviços excelentes. Nossa crescente equipe internacional de 5.900 profissionais define o ritmo da inovação em módulos de telefonia celular, GNSS, Wi-Fi e Bluetooth, antenas, serviços e conectividade de IoT.

Com escritórios e suporte no mundo inteiro, nossa liderança internacional é dedicada ao avanço da IoT e ajuda a construir um mundo mais inteligente.

Para mais informação: www.quectel.com, LinkedIn, Facebook e Twitter.

Qualcomm é uma marca comercial ou marca registrada da Qualcomm Incorporated.

Os produtos da marca Qualcomm são produtos da Qualcomm Technologies, Inc. e/ou de suas subsidiárias. As tecnologias patenteadas da Qualcomm são licenciadas pela Qualcomm Incorporated.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia: media@quectel.com

Fonte: BUSINESS WIRE



INSPAND amplia soluções de t&d com a aquisição da DÓTOS

A INSPAND, empresa brasileira de capital fechado com atuação global em serviços de comunicação e educação corporativa, anuncia a incorporação da DÓTOS, empresa especializada em consultoria e treinamento para empresas que buscam um RH mais estratégico. Com a aquisição, a INSPAND amplia seu portfólio de soluções personalizadas para o mercado corporativo.

Com mais de 20 anos de atuação em consultoria, treinamento e implantação de universidades corporativas, a DÓTOS traz consigo cinco metodologias ativas de aprendizagem e de learning strategy, exclusivas e patenteadas, que visam a evolução crescente e escalável do T&D nas empresas.

“A incorporação da DÓTOS pela INSPAND é uma oportunidade única de unir forças e expertise para ampliar a oferta de soluções para o mercado corporativo”, afirma Cristiano Franco, CEO da INSPAND. “Sua metodologia em desenvolvimento de talentos e lideranças complementam as soluções já oferecidas pela INSPAND”, explica.

Para Glauber Cunha, sócio-fundador da DÓTOS, a fusão permitirá um melhor atendimento às necessidades das empresas, proporcionando soluções ainda mais alinhadas com os objetivos organizacionais. “Estamos entusiasmados em fazer parte da INSPAND e prontos para contribuir com toda a nossa experiência e conhecimento”, comenta Cunha.

Sobre a INSPAND
Fundada em 1995, atua no mercado corporativo há mais de 28 anos, nas áreas de treinamento, recursos humanos, trade, compliance e marketing, aliando comunicação, educação e tecnologia. Já impactou mais de 150 empresas, capacitando mais de 10 mil pessoas, com mais de 12,5 milhões de cursos concluídos.

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Sobre a DÓTOS

Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional, é especialista em criação e implantação de universidades corporativas e idealizadora de 5 metodologias ativas de aprendizagem e de learning strategy. Já atendeu mais de 1000 empresas, capacitando mais de 1 milhão de pessoas com soluções presenciais e online.

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Livro Cogumelos, ilustrado por Goeldi, será lançado em Belém

Breno Aciolly, um dos maiores escritores de todos os tempos – filho de um desembargador nascido em Ipanema no interior de Alagoas em 1921 e falecido no Rio de Janeiro aos 45 anos – terá seu livro “Cogumelos” reeditado com ilustrações de Oswaldo Goeldi como na  primeira edição de 1949.

A iniciativa partiu de seu sobrinho, Rommel Aciolly, que, em parceria com a Oswaldo Goeldi Associação Artística Cultural, homenageia esse ícone da literatura brasileira.

Breno Aciolly, graduou-se pela Universidade de Medicina do Rio de Janeiro em 1946 na universidade de Ciências Médicas. Estreou em 1944, ainda aluno, com o livro “João Urso”, que, foi bem recebido e aclamado pela crítica. Recebeu também o prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio” Graça Aranha” da Fundação Graça Aranha. Em 1955, Breno Aciolly redigiu seu primeiro romance, Dunas e em 1962 lançou “Os Cata Ventos”.

Os contos de Breno Aciolly resumem-se em estudos psicopatológicos e cinematográficos.

Segundo a curadora Lani Goeldi, sobrinha-neta de Oswaldo Goeldi e gestora deste projeto, a iniciativa do sobrinho Rommel Aciolly em reeditar esta obra marca o encontro do escritor com o gravador Oswaldo Goeldi na década de 40.

Esta nova edição terá como encarte um dos desenhos de Oswaldo Goeldi publicado na época e o lançamento da obra será realizado pelo sobrinho Rommel Aciolly, na cidade de Belém, na sede da Academia Paraense de Letras no dia 06/09/2023 às 19h, e posteriormente em outubro na cidade de São Paulo.



Delegação brasileira vai à Colômbia para estudar urbanismo

De um centro manipulado pelo narcotráfico para uma cidade modelo de urbanismo. Essa é a realidade da cidade de Medellín, na Colômbia, que foi reconhecida como um exemplo de sucesso na aplicação do urbanismo social para combater a violência urbana e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. O trabalho que começou em 1990 e foi feito com intensidade até o início dos anos 2000 culminou com o prêmio de “cidade mais inovadora do mundo”, no concurso City of the year, organizado pelo Wall Street Journal em parceria com o Citigroup. 

Diante desse cenário, um curso intitulado “Urbanismo Social: Como tomamos o pulso de nossas cidades?” será realizado na cidade, reunindo especialistas e delegações de diversos países interessados em aprender com as experiências exitosas de Medellín.

Uma delegação brasileira composta por profissionais de diversas áreas estará presente, incluindo Janaína Lima, vereadora de São Paulo e advogada com experiência no setor público, que é a coordenadora da delegação. Além do curso, que acontece entre 10 e 14 de julho, a delegação brasileira permanecerá na Colômbia até o dia 18 onde irá visitar inúmeros locais onde foram implantadas ações eficazes de urbanismo social.

“Medellín é um verdadeiro exemplo de superação e transformação através do urbanismo social. Estou entusiasmada em fazer parte dessa delegação brasileira e aprender com as experiências bem-sucedidas da cidade. Tenho certeza de que essas lições serão valiosas para o Brasil e para o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e eficazes”, destaca Lima.

Nos anos 1990, a cidade de Medellín foi considerada a cidade mais violenta do mundo por conta da dominação do narcotráfico e elevada taxa de homicídios que chegou em 1991 a 381 homicídios a cada 100 mil habitantes. Outra consequência foi a formação de comunidades praticamente sem estrutura urbana alguma. Após o combate ao narcotráfico e a diminuição dos índices de violência (hoje a taxa de homicídios por 100 mil habitantes não passa de 20), no início dos anos 2000 iniciou-se na cidade a implementação de inúmeras ações de urbanismo social.

Um dos exemplos mais notáveis do sucesso do urbanismo social em Medellín é o projeto “Comuna 13”, localizado em uma das áreas anteriormente mais afetadas pela violência na cidade. Com uma abordagem integrada e participativa, o projeto transformou essa comunidade em um símbolo de esperança e superação.

Antes da intervenção, a Comuna 13 era conhecida por altos índices de violência e falta de infraestrutura adequada. No entanto, através do urbanismo social, a região passou por uma transformação impressionante.

Ruas estreitas foram substituídas por escadas rolantes e elevadores, tornando o acesso mais fácil e seguro para os moradores; espaços públicos foram revitalizados, criando áreas de convivência, parques e bibliotecas. “O projeto Comuna 13 é um exemplo inspirador de como o urbanismo social pode transformar comunidades inteiras. Através da criação de espaços seguros, acessíveis e culturalmente ricos, foi possível promover a inclusão social e reduzir a violência. Pretendemos trazer essa experiência para o Brasil e adaptá-la às nossas realidades locais com a ajuda e união entre poder público e iniciativa privada”, afirma a coordenadora da delegação brasileira.



Evino lança termômetro contador e quer encher 5 milhões de taças neste inverno

Como parte de sua campanha comercial de inverno, a Evino, e-commerce de vinhos, criou um contador de vendas chamado “Evinômetro”. O objetivo é ser a varejista que mais vende vinhos aos brasileiros na estação, e a meta estabelecida é “encher” 5 milhões de taças até 31 de julho. Uma garrafa tradicional, de 750 ml, serve cinco taças em média, ou seja, para cumprir o que planeja, será necessário vender 1 milhão de unidades.

O “Evinômetro” servirá não só como um contador de vendas, mas como uma espécie de controle de meta, assim, à medida que as vendas avançarem em direção ao objetivo, serão destravadas novas ofertas no site, app e lojas físicas. 

“Quando as temperaturas baixam, o vinho volta com tudo nos jantares, almoços, encontros de família e amigos”, afirma Eduardo Souza, Diretor de Marketing e Digital do Víssimo Group, pontuando que a Evino “quer continuar sendo a primeira na escolha dessas pessoas”, por isso, quer trazer nesta época do ano “ações atrativas de descontos e promoções”.

Vinhos grátis

Outra novidade é a possibilidade do cliente ganhar um vinho ao fazer uma aquisição. Funciona assim: ao fazerem uma compra, os clientes são convidados a girar uma espécie de roleta, digital para quem comprar de modo on-line, e de forma presencial nas lojas em São Paulo (Pinheiros, shopping West Plaza e na Praça Vilaboim, em Higienópolis), que indicará a garrafa conquistada.

Entre os prêmios da roleta estão os best sellers Portada Reserva Vinho Regional Lisboa 2020, Aimone Vino Rosso d’Italia, Anciano Crianza 3 Years Tempranillo 2018 e Punta Negra Malbec 2022. 

“5 milhões de taças é uma meta arrojada, mas que segue um parâmetro. A ideia surgiu da vontade da Evino de se manter entre as marcas que as pessoas mais pensam quando falamos de vinho, o objetivo é ser líder varejista no segmento”, completa Souza.

Para saber mais, basta acessar: www.evino.com.br 



Economia brasileira pode ter o cotidiano impactado pelo 5G

A tecnologia 5G está mudando a forma como as pessoas podem se conectar e interagir em todo o mundo. No Brasil, segundo informações do Ministério das Comunicações, esse recurso chegou com a promessa de abrir portas para uma infinidade de novas aplicações e serviços, impactando positivamente no cotidiano dos brasileiros, trazendo mais inclusão digital. De acordo com publicação da Agência Senado, 20% da população brasileira permanece sem acesso à internet e a expectativa com a nova conexão é de diminuir esse cenário e expandir a rede digital em todo o território nacional.

Em levantamento recente da Conexis Brasil Digital, instituição que reúne as empresas de telecomunicações e conectividade, com base em informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), desde a sua implementação no Brasil, o 5G obteve mais de 10,1 milhões de usuários em seus primeiros meses, superando a expectativa inicial. Como uma forma de manter os consumidores a par de toda a transformação, a Anatel disponibilizou um painel de acompanhamento para consultas acerca da rede 5G no Brasil.

Para explicar como funciona essa conexão e sobre as mudanças que serão ocasionadas tanto nas relações pessoais até os mais diversos setores da economia, Marcus Policarpo, especialista em rede de telecomunicações e gerente técnico em uma empresa provedora da tecnologia 5G, responde algumas perguntas:

O que é o 5G ou “quinta geração”?

Marcus: O 5G é a próxima evolução da tecnologia de comunicação móvel. É uma rede sem fio mais avançada, capaz de transmitir dados em altíssima velocidade, com menor latência (tempo de resposta) e maior capacidade de conexão simultânea. Em termos práticos, isso significa que será possível navegar na internet, assistir a vídeos em alta definição e utilizar aplicativos de forma simultânea de forma muito mais rápida e eficiente.

Quem pode utilizar essa tecnologia no Brasil?

Marcus: Não somente no Brasil, mas em todo o mundo o 5G poderá ser aplicada em diversos setores, impactando desde o consumidor final, como também a indústria, agricultura e pequenas e grandes empresas.

Para o público em geral podemos citar como um exemplo prático, a implantação significativa da rede de internet em locais que não possuem uma rede residencial com  qualidade, que sofre com interferências constantes advindas de vandalismos, como furtos de cabos das operadoras. Para estes casos específicos poderá ser utilizado um modem adequado que receberá o sinal 5G diretamente da antena sem a necessidade de cabos, dessa forma beneficiando tanto os clientes como as empresas de telecomunicações.

Como as empresas podem ser impactadas por essa tecnologia?

Marcus: Em termos de aplicação no setor comercial, recentemente foi noticiado na mídia um teste realizado no hub de veículos (local onde ficam armazenados os veículos que serão exportados/importados) do Porto de Suape, em Pernambuco, utilizando a rede 5G em conjuntos com uma solução de vídeo analytics.

Essa automatização permite localizar e identificar os carros que estão sendo transportados, permitindo uma organização na disposição dos veículos, trazendo uma dinâmica maior em um ambiente portuário, onde o tempo e espaço são disputados. Além de agilidade e eficiência no controle das importações e exportações de carros.

Já se pode vislumbrar também melhorias significativas em todo o setor industrial, permitindo a implementação de processos de automação mais eficientes, como a utilização de robôs e sensores inteligentes, podendo resultar em maior produtividade, segurança e redução de custos nas fábricas e linhas de produção.

Quais os desafios estão sendo enfrentados para a implantação do 5G no mercado brasileiro?

Marcus: A implementação do 5G requer um investimento significativo na infraestrutura de telecomunicações, incluindo a instalação de novas antenas e novos equipamentos centrais, novos data centers, além da ampliação e modernização dos já existentes. Apesar do  desafio ser grande para as operadoras de telecomunicações, elas estão recebendo muito apoio dos seus fornecedores de infraestrutura. Outro ponto desafiador para o setor, é a necessidade de se instalar uma rede totalmente nova sem permitir a degradação dos serviços existentes das demais redes (2G, 3G e 4G).

A disponibilidade do 5G também requer a alocação de frequências de espectro adequadas, mas segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em comunicado oficial em 23 de junho de 2023, a faixa de 3,5 GHz já está liberada em 1.610 municípios, nos quais vivem 66,4% da população.

Você pode nos dar alguns exemplos de como o 5G pode atuar em diferentes segmentos?

Marcus: Esta nova era, em termos tecnológicos, viabiliza a conexão de uma infinidade de dispositivos, criando uma rede inteligente e interconectada, o que possibilitará  a implantação da automação residencial, cidades inteligentes e agricultura de precisão. Também será possível realizar consultas médicas remotas de alta qualidade, com transmissão de imagens em tempo real, possibilitando diagnósticos mais precisos. Experiências de entretenimento, como jogos on-line, streaming de vídeo e realidade virtual, atingirão um novo patamar. A alta velocidade e a baixa latência permitirão uma interação mais fluida e imersiva.

O desenvolvimento de soluções de mobilidade inteligente, como carros conectados e autônomos, trará avanços em segurança viária, gestão de tráfego e eficiência energética, além de proporcionar uma experiência de viagem mais conectada e confortável.

Para finalizar, o que podemos esperar de um futuro com essa tecnologia?

Marcus: Com o estímulo à transformação digital, com velocidade ultra rápida, baixa latência e capacidade de conexão massiva, a adoção do 5G abre um caminho para uma variedade de aplicações, e pode impulsionar uma mudança em diferentes setores da economia, incluindo saúde, indústria, agricultura e transporte. Isso pode resultar em melhorias significativas na eficiência operacional, criação de novos modelos de negócios e desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas.



Varejo deve aproveitar queda do diesel para reduzir custos

Os varejistas estão diante de uma oportunidade de redução de custos logísticos com a queda do preço do diesel, que caiu 34% no acumulado dos últimos 12 meses, conforme dados de julho da Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP). Como o diesel corresponde de 30% a 35% dos custos de transporte rodoviário de cargas no país, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), a possibilidade de renegociação do valor do frete pode beneficiar não só as empresas de varejo, mas também refletir no preço final do produto.

Porém, os benefícios da redução de custos não são automáticos. Os preços dos transportes que foram definidos em contratos anteriores a 12 meses refletiam um diesel mais caro, mas, em geral, não há cláusulas de ajustes nos valores conforme a oscilação do combustível. Para Camila Affonso, sócia da Massimo Consulting, especializada no setor de Bens de Consumo, este é o momento ideal para as empresas revisarem negociações e realizarem concorrências abertas para a contratação de transportadoras.

“Renegociar com os atuais fornecedores tem a vantagem de manter uma equipe experiente naquela operação, mas a desvantagem de quedas menos expressivas nos preços. Por outro lado, ao realizar um bid e atrair diversas empresas interessadas no contrato, o varejista pode conseguir custos mais competitivos. Neste caso, precisará implementar a mudança de fornecedor, estabilizar a operação e desenvolvê-la até alcançar o ponto ideal”, explica Camila Affonso.

De acordo com a especialista, para elaborar um bid eficiente, é preciso observar as necessidades de cada tipo de varejista. “Não basta olhar para preço: dependendo do produto a ser transportado, é preciso atender a alguns requisitos de segurança ou ainda ter licenças específicas, como cargas refrigeradas ou produtos químicos. Além disso, marcas de alto valor agregado devem investir em uma logística que garanta o nível de serviço demandado. Por isso, o primeiro passo é mapear quais são os fornecedores de transporte que têm capacidade de atender aos requisitos da empresa”, detalha Camila Affonso.

De acordo com a sócia da Massimo Consulting, é fundamental ter uma metodologia apropriada para tornar o processo de bidding mais eficiente. Entre os pontos elencados por Camila Affonso, estão: reunir transportadoras capacitadas e aplicar questionários assertivos para se avaliar diversos itens que pontuarão para qualificar e ranquear os fornecedores participantes. O estudo avalia não apenas os custos e serviços incluídos, mas também a localização de armazéns, o que pode impactar diretamente no planejamento tributário, entre outros.

A atuação da Massimo abrange ainda a negociação (fase em que é fundamental o domínio da estrutura de custos logísticos), a elaboração de contratos e a implementação do novo fornecedor, da estabilização até o ramp up da operação. Além do transporte, a metodologia é válida também para BIDs de operador logístico e armazenagem, áreas em que a Massimo tem larga experiência no Brasil e na América Latina, com indicadores apropriados para cada região e melhores práticas de mercado.

“A isenção e o profundo conhecimento da operação, aliados ao entendimento de como esta se encaixa na estratégia de posicionamento do cliente, são os principais diferenciais da Massimo, cujo foco é oferecer a agilidade e a tranquilidade necessárias para este tipo de transição”, comenta Camila Affonso.



A atividade econômica segue forte, com surpresa positiva para o PIB

No Brasil, a atividade econômica seguiu forte, com uma surpresa positiva no PIB do primeiro trimestre. Esse crescimento foi impulsionado pelo setor agropecuário, que avançou 21,6%. Como resultado, a expectativa de crescimento do PIB para 2023 foi de 1,6% para 1,9%.

Segundo o Ministério da Fazenda, a elevação da projeção se deve ao aumento do crescimento esperado para este ano, que se reflete na divulgação de indicadores econômicos com resultados melhores do que os projetados para o primeiro trimestre e para o início do segundo trimestre.

O economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz projeta um cenário de desaceleração da atividade econômica ao longo do ano, se comparado ao crescimento de 2022. Isto porque os juros atuais se tornam um detrator para a atividade econômica, visto que o grau de endividamento das famílias e das empresas subiu consideravelmente nos últimos meses e o mercado de crédito continua restrito.

Na Zona do Euro, é importante destacar os sinais de enfraquecimento da produção industrial. A inflação ao consumidor desacelerou acentuadamente em maio, com o núcleo dos preços também enfraquecendo. Após algumas revisões positivas da atividade, que surpreenderam mesmo diante do choque de preços do gás, o BCE elevou os juros novamente, para 3,5%.

Na China, a recuperação perdeu força e os dados de março/abril foram decepcionantes, com vendas de imóveis ainda fracas em maio. A produção industrial cresceu 5,6% em abril em relação ao ano anterior, acelerando ante o ritmo de 3,9% observado em março. O impulso inicial da reabertura não foi suficiente para gerar um ciclo de crescimento, e agora o mercado espera mais estímulos do governo. Os dados mostraram um novo declínio no investimento imobiliário, o que aumenta as preocupações sobre as perspectivas para a segunda maior economia do mundo, já que seus motores de crescimento doméstico e de exportação permanecem fracos.



Crescem oportunidades de carreira em Experiência do Cliente (CX) no Brasil

A área de experiência do cliente tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de trabalho brasileiro. De acordo com um relatório divulgado pelo LinkedIn, algumas das profissões em alta para 2023 estão relacionadas a essa área, refletindo a crescente demanda por especialistas em tornar os clientes felizes com as soluções e produtos comprados. 

Segundo o relatório, as vagas de “Especialista em Experiência do Cliente” estão entre as 25 carreiras mais promissoras para este ano. Essa posição envolve a criação e implementação de estratégias para melhorar a jornada do cliente, garantindo que suas expectativas sejam atendidas e superadas. Além disso, os profissionais de experiência do cliente são responsáveis por identificar oportunidades de aprimoramento, solucionar problemas e garantir a fidelização dos clientes.  

As habilidades necessárias para atuar nessa área incluem uma excelente capacidade de comunicação, empatia, resolução de problemas, pensamento analítico e habilidades de negociação. É fundamental entender as necessidades e desejos dos clientes, adaptar-se a diferentes situações e ter uma visão estratégica para impulsionar o sucesso das empresas por meio da satisfação do cliente.  

“Hoje o que eu vejo no mercado é uma alta procura com oferta escassa de profissionais para preencher essa lacuna para atender as demandas complexas de experiência em grandes companhias. O grande desafio é ganhar experiência na área, requisito da maioria das vagas. Por isso, a minha recomendação é buscar realizar projetos/iniciativas dentro da própria empresa que você está empregado, como experimentação sobre o assunto ou colaborar com pequenos negócios para aplicar na prática a teoria estudada nos cursos disponíveis no mercado”, aponta Gisele Paula, CEO do Instituto Cliente Feliz, empresa que atua com consultorias e programas de educação para organizações e profissionais. 

Apesar da demanda crescente por profissionais especializados em experiência do cliente, um dos desafios enfrentados no Brasil é a falta de formação específica nessa área, o que impacta diretamente na oferta de bons profissionais ao mercado de trabalho.  

Para os interessados em formações, é possível encontrar oportunidades de capacitação em instituições especializadas, como cursos, workshops e treinamentos específicos, como é o caso da plataforma lançada há alguns meses pelo Instituto Cliente Feliz.  

As formações trazem conhecimentos práticos e teóricos necessários para atender às demandas do mercado e se tornar um profissional qualificado nessa área, como é o caso da Formação em Customer Experience (CX) e de Customer Success (CS) da Plataforma Educa Cliente Feliz, divisão de educação do Instituto Cliente Feliz que tem a missão de levar mais programas de capacitação ao mercado.  

Gisele Paula, ainda afirma que “diariamente recebo mensagens vindas de executivos de grandes corporações para indicar profissionais da área que atuem tanto na estratégia quanto na implementação/execução do CX nas empresas”.  

A posição de “Especialista em Experiência do Cliente” está entre as carreiras mais promissoras para 2023 não deve ser à toa, ela reflete a importância crescente da área que está com busca de profissionais capacitados e que ainda estão em processo de formação.  



Cartão de crédito pode ser aliado nas férias se usado com prudência

O mês de julho chegou e, com ele, as férias de muitas pessoas. Para desfrutar desses momentos de lazer sem preocupações futuras, é preciso discernimento com os gastos em relação ao cartão de crédito. Se usado de forma planejada e controlada, o meio de pagamento pode ser um aliado na hora da compra. Caso contrário, a tendência é de se tornar um vilão em termos de endividamento. Portanto, saber usá-lo de forma adequada é fundamental.

O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento que caiu no gosto do brasileiro. Levantamento recente do Banco Central (BC) mostra que o uso do cartão, no país, teve alta significativa. Em junho de 2022, a quantidade de cartões de crédito no Brasil chegou a 190,8 milhões, ou seja, um incremento de 77,7% em relação ao mesmo período de 2021, quando o número  era de 107,4 milhões.

Já um levantamento da Serasa, realizado entre os dias 2 de abril e 2 de maio deste ano, revelou que mais da metade dos brasileiros (52%) possui três ou mais cartões. A maioria dos 3.907 entrevistados (36%) se descreve como consumidor consciente e utiliza o crédito como ferramenta de organização financeira com as contas diárias.

O cenário é atribuído, principalmente, às facilidades que essa modalidade de pagamento proporciona, de acordo com a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos. “Aceito tanto em estabelecimentos comerciais físicos quanto virtuais, o cartão de crédito tem vários benefícios. As compras feitas por meio dele são aprovadas rapidamente, diferente do que acontece com o boleto bancário, que leva cerca de dois a três dias úteis. Outro fator é a segurança. Em caso de perda ou furto, basta ligar para a empresa e solicitar o bloqueio ou cancelamento imediato”, explica.

Outra vantagem do cartão de crédito é que permite fazer compras parceladas, com ou sem juros, e também à vista, cujo valor integral é lançado na próxima fatura. “O ideal é que a pessoa consiga pagar o valor total da fatura na data do vencimento para evitar problemas, descontrole financeiro e a cobrança de multa e juros”, alerta Carolina Ramos. De acordo com ela, o cartão também é uma ferramenta que auxilia a organizar o orçamento, pois especifica no extrato mensal todas as despesas que foram feitas em ordem cronológica, com detalhamento do local do gasto, data e valor da compra.

Em tempos de férias, o gerente administrativo Davdison Leite utiliza o cartão de crédito com prudência. “Como forma de viajar com tranquilidade e sem comprometer o orçamento familiar, utilizo comprar as passagens aéreas e diárias de hospedagem com antecedência; assim, quito tudo antes e fico com o limite total para ser usado no caso de uma emergência ou mesmo para compras.”

Viagem internacional – Para quem vai embarcar nas férias rumo ao exterior, além da possibilidade de levar cartões pré-pagos, também pode contar com os cartões de crédito internacionais. “São modalidades de pagamento vantajosas porque oferecem a opção de saque em caixas eletrônicos de outros países. Ou seja, evita que o consumidor transite com grandes quantias de dinheiro e tenha mais tranquilidade para aproveitar as férias”, explica a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional. Ela acrescenta que, ao usar cartão de crédito fora do Brasil, o turista conta com incentivos. É o caso do programa de milhas, descontos em hospedagens, lojas e restaurantes.

Carolina Ramos lembra que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre compras internacionais feitas com cartões de crédito e saques no exterior reduziu de 6,38% para 5,38%. Além desse recuo, os cartões de crédito internacionais são atraentes pelos programas de fidelidade que permitem acúmulo de pontos a cada dólar gasto e oferecem também acesso às salas VIP nos aeroportos. “Alguns também dão direito à assistência de saúde gratuita no exterior”, afirma.

Dicas – Como forma de aproveitar ao máximo o período de lazer e descanso, conhecer lugares incríveis, desfrutar da gastronomia e cultura locais e sem ficar atolado em dívidas, o planejamento orçamentário, antes de fazer as malas, é o primeiro passo. “Planejar os gastos antes de sair em viagem é essencial, pois evita compras desnecessárias e por impulso. Um limite razoável para o uso de cartão de crédito é de 30% dos ganhos líquidos mensais”, diz Carolina.

Ela alerta os consumidores sobre a falta de pagamento do cartão de crédito. “Atenção à data de vencimento da fatura é importante. Imprevistos sempre podem acontecer, mas é preciso controle para que a fatura do cartão esteja em dia, pagando o valor total e não o mínimo. Pois os juros são altíssimos e o não pagamento vai criando uma bola de neve de prejuízos financeiros”, afirma. Ela lembra que os juros do cartão de crédito atingiram 430,5% ao ano em março deste ano, maior taxa em seis anos, conforme o BC.

No caso do não pagamento da fatura do cartão de crédito e sem condições para arcar com essas despesas, a recomendação é entrar em contato com a instituição financeira para saber as alternativas de negociação da dívida. “O recomendável é quitar a dívida o mais breve possível. Nesse período, é importante evitar novas compras parceladas”, orienta.



Fome constante não é necessariamente gula

O descontrole alimentar, aquela sensação de fome o tempo todo, aquela grande vontade de comer sem limites são sintomas que muitas pessoas já experienciaram. Mas o fato nem sempre pode ser relacionado à gula. Questões hormonais, nutricionais, problemas digestivos e até mesmo emocionais podem influenciar no apetite.

Inclusive, há um estudo, “A fome como contexto: a busca por alimentos inibida durante a fome pode retornar no contexto da saciedade” (tradução livre -tradução livre de Hunger as a Context: Food Seeking That Is Inhibited During Hunger Can Renew in the Context of Satiety), realizado em 2017 por pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, cuja conclusão apontou que questões emocionais e comportamentais podem estar ligadas ao fato das pessoas quererem comer mesmo após saciadas. 

“Algumas vezes quando estamos com fome, estamos simplesmente desidratados, ou tivemos uma noite difícil sem dormir ou ainda comemos de maneira muito errada, consumindo muitos açúcares, carboidratos e outros”, afirma o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. 

Ele ainda enfatiza que “é importante que as pessoas tenham consciência do que consomem. Refeições rápidas na frente do computador enquanto trabalham ou assistindo televisão, por exemplo, causam distração e atrapalham a mastigação, além de não dar tempo para que a pessoa se sinta saciada. Com isso, podemos acabar comendo mais do que o necessário.” 

A falta de saciedade traz consequências, pois a alimentação possui uma relação muito próxima com a ansiedade, uma vez que a comida vira uma compensação, uma muleta para ajudar no controle das emoções. “O ato de comer desenfreadamente pode acarretar no ganho de peso e no aumento da ansiedade”, completa o médico.

Para ajudar no controle da fome, o Dr. Rizzieri Gomes lista algumas razões que levam as pessoas a sentirem muita fome: 

  • Dieta pobre em fibras e proteínas: ambos os nutrientes são os que mais dão saciedade ao organismo e retardam o processo de digestão dos carboidratos;

  • Desidratação: sem o hábito de beber água com frequência, é possível que o organismo confunda a sensação de sede com a de fome;

  • Privação do sono: a falta de descanso tende a aumentar os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e de grelina (hormônio que estimula a sensação de fome);

  • Falta de gorduras boas: assim como as proteínas, elas tendem a ser digeridas lentamente pelo organismo o que promove saciedade por mais tempo;

  • Excesso de açúcar e carboidrato refinado: carboidratos como pães e massas são rapidamente absorvidos pelo organismo, provocando um aumento da glicose, o que causa uma saciedade na hora. No entanto, essa alta da insulina dura pouco e, logo depois, o nível de glicose cai, o que causa fome mais rapidamente.



Desenvolvimento sustentável pode ser o caminho para um mundo melhor

Na segunda quinzena de junho, mais precisamente nos dias 17 e 18, a Prefeitura da cidade de São Paulo organizou com o apoio do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e da ONU Brasil o evento “Virada ODS”, com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre a Agenda 2030 e os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, igualdade de gênero e ação contra a mudança global do clima são assuntos que estão no dia e dia e apenas quatro dos 17 objetivos idealizados pela ONU – Organização das Nações Unidas.

“A proposta é que seja criada uma agenda de desenvolvimento sustentável que visa guiar a humanidade até 2030, estimulando e apoiando ações em áreas de importância crucial: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias”, explica Rodrigo Salim, especialista financeiro com mais de 15 anos de experiência em empresas do segmento, graduado em Direito pela Universidade Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pelo INSPER/IBMEC.

Apresentada durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável em 2015, os Estados membros da ONU, incluindo o Brasil, comprometeram-se a adotar uma das agendas mais ambiciosas da história da diplomacia internacional, que ganhou o nome de ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“No Brasil muitas organizações acreditam e buscam um mundo melhor. Através de apoios, ações e promoção de projetos, buscam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”, diz Salim.

O Grupo Wiz Co, por exemplo, informou em seu Relatório de Sustentabilidade 2021, documento que contém os resultados de gestão e metas alinhadas à agenda ESG e aos ODS, que a opção foi priorizar as frentes social e de governança corporativa.

ESG são as iniciais em inglês de “Environmental, Social and Governance”, que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. O objetivo de tal compromisso vai além de evitar a deterioração dos recursos naturais, mas também combater a ausência de práticas corporativas voltadas para as políticas sociais e a falta de uma gestão íntegra.

“Portanto ESG é mais que uma política de compensação, é uma estratégia sólida que deve ser planejada e incorporada pelas empresas em todas as suas ações. Por isso, entender como o ESG é importante para a empresa é fundamental para que ela possa se desenvolver no mundo atual”, explica o especialista financeiro.

No entendimento da Wiz, essas duas frentes possuem maior geração de impacto em razão das operações da empresa, que são focadas em negócios em seguros, crédito, consórcio e serviços para o mercado segurador e financeiro.

Abaixo, todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

• Erradicação da pobreza: desenvolvimento de produtos ou serviços que beneficiam e melhoram a qualidade de vida de grupos economicamente vulneráveis;

• Fome zero e agricultura sustentável: apoio aos pequenos produtores de alimentos e a agricultura familiar;

• Saúde e bem-estar: comportamentos saudáveis e mais acesso aos cuidados com a saúde;

• Educação de qualidade: acesso a treinamento profissional e oportunidades de aprendizagem;

• Igualdade de gênero: oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários e combate a toda e qualquer discriminação à diversidade;

• Água potável e saneamento: estratégias de gestão da água que sejam ambientalmente sustentáveis e economicamente benéficas;

• Energia acessível e limpa: eficiência energética com a utilização de fontes renováveis;

• Trabalho decente e crescimento econômico: condições de trabalho decente e criação de empregos formais em setores intensivos em mão de obra;

• Indústria, inovação e infraestrutura: investimentos em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios que promovam uma infraestrutura sustentável e moderna;

• Redução das desigualdades: criação e implementação de produtos, serviços e modelos de negócios que visam explicitamente às necessidades das populações desfavorecidas e marginalizadas, além de desenvolvimento de políticas de compras que beneficiam pequenas empresas;

• Cidades e comunidades sustentáveis: pesquisar, desenvolver e implantar produtos e serviços que promovam uma mobilidade eficiente, limpa e moderna, espaços comuns verdes e reflexão sobre as melhores políticas de deslocamento dentro do contexto urbano;

• Consumo e produção responsáveis: desenvolvimento, implementação e compartilhamento de soluções para rastrear e divulgar a procedência dos produtos;

• Ação contra a mudança global do clima: reduzir as emissões em alinhamento com os mecanismos de regulação climática;

• Vida na água: pesquisa, desenvolvimento e implementação de produtos, serviços e modelos de negócios que eliminam impactos nos ecossistemas oceânicos e colaboram para sua restauração;

• Vida terrestre: políticas e práticas para proteger os ecossistemas naturais e investir em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de produtos, como o uso de embalagens biodegradáveis.

• Paz, justiça e instituições eficazes: combate à corrupção e à violência; e

• Parcerias e meios de implementação: sociedade civil e Governo atuando juntos em prol dos ODS.

“Para que a agenda de desenvolvimento sustentável seja plena até 2030, as empresas precisam intensificar a busca por temas que possuem mais influência e que geram impactos significativos, priorizando os ODS que têm maior relação com suas estratégias, estabelecendo compromissos, metas e iniciativas ambientais, sociais e de governança”, finaliza Salim.



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID )



Perficient planeja soluções de modernização de nuvem do Microsoft Azure para a Builders FirstSource

A Perficient, Inc. (Nasdaq: PRFT) (“Perficient”), a consultoria digital com liderança global que transforma as maiores empresas e marcas do mundo, anunciou hoje uma parceria bem-sucedida com a Builders FirstSource (NYSE: BLDR), a maior fornecedora dos Estados Unidos de produtos e serviços de construção estrutural para o mercado profissional de construção residencial e multifamiliar, para desenvolver um novo aplicativo nativo da nuvem para a fabricação de treliças para telhados e pisos. A implementação da plataforma de nuvem unificada permiteàBuilders FirstSource melhor dimensionar futuras operações e integrar totalmente novas aquisições em todas as plantas operacionais.

Como parceira do Microsoft Azure, a Perficient orientou a Builders FirstSource no desenvolvimento de um novo sistema nativo da nuvem que unificaria os processos do sistema de execução de manufatura (MES) em toda a empresa e em seus locais físicos de fabricação de treliças. Com uma ferramenta padrão para reforçar as melhores práticas ao capturar análises de trabalho e automatizar integrações com bancos de dados de matérias-primas, a Builders FirstSource aumentou a visibilidade para a disponibilidade de material e melhorou a programação de produção e aquisição, resultando em um retorno mais rápido para seus clientes.

“Precisamos de uma empresa de fabricação mais ágil e unificada. A Efficiency é essencial neste negócio, portanto, quanto mais eficiente pudermos trabalhar em nossas fábricas, mais lucrativo será nosso negócio”, disse Mike McCranie, CIO, Builders FistSource. “Com uma solução de nuvem infinitamente dimensionável podemos mover agora nossas outras tecnologias no local no espaço de fabricação para a nuvem, agilizando assim nossos processos.”

A Perficient foi reconhecida como uma finalista do prêmio Parceiro do Ano da Microsoft nos EUA em 2023 por seu trabalho de desenvolvimento de aplicativos nativos em nuvem com a Builders FirstSource de um grupo de mais de 4.200 indicações enviadas. Os prêmios de Parceiro do Ano da Microsoft nos EUA reconhecem os parceiros da Microsoft que desenvolveram e forneceram aplicativos excepcionais, serviços e dispositivos baseados na Microsoft durante o ano passado. O prêmio reconhece a Perficient por ter um histórico de criação de novos aplicativos nativos da nuvem e por fornecer soluções e serviços excepcionais em desenvolvimento de aplicativos nativos da nuvem.

“Estamos muito honrados por sermos reconhecidos pela Microsoft como finalista do Parceiro do Ano dos EUA em 2023”, disse John Jenkins, vice-presidente, Perficient. “Nossa parceria e experiência com a Microsoft nos permitem criar soluções inovadoras, orientadas para a estratégia e nativas da nuvem que estão transformando o setor de manufatura. Nosso compromisso com a Builders FirstSource e outros clientes torna a Perficient um parceiro confiável para imaginar e executar visões holísticas para os serviços em nuvem do Microsoft Azure.”

A Perficient é uma premiada Parceira de Soluções de Microsoft com mais de 20 anos de experiência no fornecimento de soluções estratégicas por toda a nuvem da Microsoft. Para mais informações sobre a experiência Microsoft da Perficient, siga-nos no Twitter e LinkedIn.

Sobre a Perficient

A Perficient é a mais importante consultora digital do mundo. Nós imaginamos, criamos, projetamos e executamos soluções de transformação digital para ajudar nossos clientes a superar as expectativas de seus clientes, ultrapassar a concorrência e ampliar seus negócios. Com recursos de estratégia, criativos e de tecnologia incomparáveis, proporcionamos grandes reflexões e ideias inovadoras com uma abordagem prática para ajudar as maiores empresas e marcas do mundo a alcançar o sucesso. Negociada no Nasdaq Global Select Market, a Perficient integra os índices Russell 2000 e S&P SmallCap 600. Para mais informações, acesse www.perficient.com.

Declaração de isenção de responsabilidade

Algumas das declarações contidas neste comunicadoàimprensa, que não são declarações puramente históricas, discutem expectativas futuras ou declaram outras informações prospectivas referentes a resultados financeiros e perspectivas de negócios para 2023. Estas declarações estão sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que possam fazer com que os resultados reais difiram materialmente daqueles contemplados nas declarações. As informações prospectivas estão baseadas na intenção, crença, expectativas, estimativas e projeções atuais da administração quanto a nossa empresa e a nosso setor. Você deve estar ciente de que estas declarações refletem apenas nossas previsões. Os eventos ou resultados reais podem diferir substancialmente. Fatores importantes que podem fazer com que nossos resultados reais sejam materialmente diferentes das declarações prospectivas incluem (mas não estão limitados a) aqueles divulgados sob o título “Fatores de Risco” em nosso relatório anual apresentado mais recentemente no Formulário 10-K e outros registros de valores mobiliários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Connor Stieferman, Gerente de Comunicações

314-529-3595

Connor.Stieferman@perficient.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Forescout nomeada líder em inovação pela Frost & Sullivan no relatório Network Access Control Frost Radar de 2023

Forescout, líder mundial em segurança cibernética, foi reconhecida pela Frost & Sullivan como a principal líder em inovação em Network Access Control no relatório Network Access Control Frost Radar de 2023 da empresa de análise. A empresa obteve a distinção de líder mediante seu compromisso contínuo com a inovação de plataformas e um roteiro de tecnologia bem adaptado que permite que organizações em todo o mundo acelerem suas jornadas de transformação digital e tratem de suas principais preocupações de segurança.

Este Frost Radar analisa o setor de Controle de AcessoàRede (NAC), com foco em fornecedores cujas soluções dão suporte a políticas exclusivas sobre como e quando os terminais se conectam às redes. Isto inclui produtos e serviços de NAC que oferecem visibilidade e controle sobre terminais que tentam se conectar ou já estão conectados a redes corporativas. Estas soluções identificam e perfilam com precisão os dispositivos que tentam se conectar a uma rede.

A solução de NAC escalável e de classe empresarial da Forescout com foco no acesso Zero Trust permite queorganizações deem os próximos passos em sua jornada de transformação digital sem interrupção dos negócios e reduzam com eficiência riscos em um ambiente de ameaças em constante evolução.

– Sarah Pavlik, Frost & Sullivan

A Frost & Sullivan observa que as necessidades das organizações evoluíram significativamente nos últimos três anos, de apenas no local para requisitos de acessoàrede híbridos ou totalmente remotos que variam ao redor do mundo. Os diversos dispositivos conectados pessoais e de trabalho que se conectamàrede apresentam mais riscos de segurança e requerem proteção de rede avançada. Para complicar ainda mais esta questão, aparecem os desafios associadosàintegração da infraestrutura existente eàimplantação de soluções de NAC em um ambiente de ameaças diversificado e em evolução. A necessidade de soluções de NAC modernas é mais evidente do que nunca e irá impulsionar o crescimento neste segmento de mercado nos próximos anos.

“Este reconhecimento do setor reforça porque a Forescout é o parceiro de segurança de missão crítica confiável para mais de 3.000 organizações em todo o mundo”, disse Barry Mainz, Diretor Executivo da Forescout. “A abordagem independente de fornecedor na qual acreditamos desde o primeiro dia permite que as organizações aproveitem ao máximo seus investimentos em segurança. Nossa solução NAC líder do setor é a base para permitir a redução proativa de riscos, pois a Forescout pode oferecer um conjunto abrangente de recursos, incluindo detecção e resposta estendidas (XDR), bem como gestão de riscos e exposição (REM) através da plataforma Forescout.”

O relatório NAC Frost Radar de 2023 destacou que a Forescout:

  • Permanece como um dos principais líderes no setor de NAC e continua possuindo uma parcela significativa do mercado.

  • Oferece visibilidade completa de todos os dispositivos de TI gerenciados e não gerenciados sem configuração 802.1X complexa ou atualizações demoradas de infraestrutura

  • Aproveita técnicas adaptadas especificamente para ativos de IoT, TO e IoMT para eliminar pontos cegos da rede.

  • Possui recursos para avaliar a postura de segurança em tempo real sem depender apenas de um agente. Permite que as equipes de segurança detectem e corrijam agentes de segurança ausentes, corrompidos e desatualizados entre o ecossistema de ferramentas existente nas organizações.

Para saber mais sobre o moderno controle de acessoàrede da Forescout, acesse www.forescout.com

Sobre a Forescout

A Forescout Technologies, Inc., líder mundial em segurança cibernética, identifica, protege e ajuda continuamente a garantir a conformidade de todos os ativos cibernéticos conectados gerenciados e não gerenciados: TI, IoT, IoMT e TO. Durante mais de 20 anos, organizações da Fortune 100 e agências governamentais vem confiando na Forescout para oferecer segurança cibernética automatizada e independente de fornecedor em escala. A plataforma Forescout® proporciona recursos abrangentes para segurança de rede, gestão de riscos e exposição, bem como detecção e resposta estendidas. Com compartilhamento contínuo de contexto e orquestração do fluxo de trabalho mediante parcerias do ecossistema, permite que clientes gerenciem riscos cibernéticos e reduzam ameaças com mais eficiência. Para mais informação, acesse www.forescout.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Steve Bosk

Steve.bosk@w2comm.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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