Thiaguinho leva Tardezinha para São Luiz
TARDEZINHA EM SÃO LUíS
Data: 08/07/2023
Horários: abertura dos portões às 16h; início do show às 17h
Local: Espaço Reserva (Shopping da Ilha)
TARDEZINHA EM SÃO LUíS
O Selo iImpact reconhece startups latino-americanas que geram impacto positivo, com base em critérios como boas práticas ESG e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Desenvolvido pela Fundação Dom Cabral e pela Innovation Latam, o Selo iImpact tem como objetivo promover e destacar empresas comprometidas com a sustentabilidade e responsabilidade social, impulsionando o desenvolvimento de negócios que façam a diferença na região. Ao enfatizar esses critérios fundamentais, ele visa fortalecer o empreendedorismo consciente e estimular o impacto positivo das startups latino-americanas.
Na 3ª edição do prêmio iImpact – Latam Positive Impact Startup em 2022, a Exchange do Bem foi uma das 141 startups na América Latina destacadas por seu impacto positivo e inovação em prol do desenvolvimento sustentável.
A Exchange do Bem, criada há 7 anos, é uma empresa social que tem como missão promover o voluntariado, conectando voluntários a projetos ao redor do mundo. Até o momento, a organização já enviou mais de 1.500 pessoas para aproximadamente 150 projetos disponíveis na África, Ásia e América Latina.
“Estamos muito felizes com esse prêmio, pois tudo o que fazemos é sempre pensando em como gerar valor positivo tanto para os projetos que apoiamos quanto para os voluntários que participam de nossas jornadas. O Selo iImpact reafirma o compromisso da Exchange do Bem em criar mudanças significativas e promover o desenvolvimento sustentável por meio do voluntariado”, comentou Eduardo Mariano, CEO da empresa.
Para mais informações à imprensa
Bruna Rodrigues – bruna.rodrigues@exchangedobem.com – (14) 99182-0917
Exchange do Bem
O centenário Laboratórios Osório de Moraes, conhecido em todo o território nacional por produtos como Auris-Sedina e Pílulas Imescard, foi adquirido por um grupo de investidores mineiros, liderado pelo empresário Antônio Carlos Vargas. O valor da transação da compra não foi divulgado, mas a expectativa é que haja um investimento acima de R$ 300 milhões nos próximos cinco anos. O primeiro passo para a expansão da indústria já está acontecendo e nada de pensar pequeno. O Laboratórios Osório de Moraes investe no segmento de prevenção e tratamento da queda capilar. A indústria está produzindo e comercializando nacionalmente uma formulação antiqueda capilar, resultado de mais de 20 anos de estudos clínicos da UFMG, com uso da engenharia genética.
Nome conhecido no cenário da indústria farmacêutica brasileira, Vargas já passou pelo Laboratório Teuto Brasileiro e foi fundador da Pharlab Indústria Farmacêutica S/A. Natural da cidade de Lagoa da Prata, em Minas Gerais, o empresário explica que a entrada no segmento de inovação tecnológica antiqueda capilar é estratégica, pois o setor está em plena expansão no Brasil. “É uma das áreas que mais crescem no mercado nacional. Unimos ciência, tecnologia e a credibilidade de mais de 100 anos do Laboratórios Osório de Moraes, com uma capacidade de distribuição única”, avalia Vargas.
Encontro em São Paulo
Na sexta-feira, dia 7 de julho, os cientistas que estiveram à frente dos estudos científicos que resultaram no desenvolvimento da solução antiqueda capilar, estarão em São Paulo (capital), na sede da faculdade ISMD (Instituto Superior de Medicina), na Vila Mariana, para um bate-papo com cerca de 100 dermatologistas para um detalhamento da pesquisa.
Sobre a formulação desenvolvida pela UFMG
Batizada de ENDCALVE, a fórmula é resultado de mais de 20 anos de estudos científicos e testes clínicos. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCT NanoBiofar), utilizando constituintes inovadores, possibilitando a preservação e o estímulo folicular, comprovado em experimentos envolvendo engenharia genética.
A UFMG recentemente recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o registro definitivo da patente da sua formulação antiqueda capilar. A Patente Registrada, que dá direito à fabricação, distribuição e exploração comercial do produto, foi licenciada pela UFMG ao “Laboratórios Osório de Moraes”, empresa fundada há 101 anos, com parque industrial localizado em Contagem, e com atuação comercial em todo o território nacional.
Segundo a cientista da UFMG, Ana Paula Corrêa Oliveira Bahia, o que diferencia essa formulação das demais disponíveis no mercado é a técnica da terapia combinada, possibilitando o aproveitamento pleno dos princípios ativos biocompatíveis com o poder de penetração da nanoencapsulação. O lipossoma usado na fórmula tem grande afinidade com folículo piloso, favorecendo a liberação local dos componentes com alta performance, propriedade exclusiva dessa formulação.
Ela detalha, ainda, que a tecnologia é inovadora porque inaugura um conceito de tratamento que combina o poder dos seus constituintes biocompatíveis (aceleradores do metabolismo folicular) – responsáveis pelo estímulo do bulbo, disponibilizados diretamente no folículo piloso – frente ao alto poder de penetração das partículas nanoencapsuladas, “componentes nanotecnológicos” (partículas com dimensões menores que 100 nanômetros)”, assegurando a alta eficácia do tratamento. A solução foi desenvolvida com o intuito de promover a recuperação do bulbo capilar, garantindo a estabilidade e biodisponibilidade real de princípios ativos bioidênticos.
Isenta de efeitos colaterais
A cientista relata que os estudos científicos indicaram que o uso tópico da formulação não causa os temidos efeitos colaterais comumente verificados em outras formulações e/ou tratamentos da Alopecia, como disfunção erétil, irritação cutânea localizada, alergias e fotossensibilidade, resultando na alta segurança dermatológica no seu uso: “A ausência dos efeitos colaterais se deve ao mecanismo de ação que utiliza constituintes biocompatíveis, ou seja, componentes produzidos pelo próprio corpo, sem substâncias estranhas como os demais, e sem interação com a corrente sanguínea”.
O produto é eficaz em pessoas que ainda possuam o folículo piloso, pois é ali o foco da ação da formulação, pessoas que estão perdendo os fios, homens e mulheres, que ainda possuem o folículo podem se beneficiar da tecnologia.
A exposição individual do artista plástico, poeta e cineasta angolano Paulo Chavonga intitulada “Onde o arco íris se esconde” começa no próximo dia 8 de julho (sábado), no Museu da Imigração. Entre as obras, o filme “Sonhos exilados”, de autoria de Chavonga, traz a narrativa de imigrantes africanos vendedores nas ruas de São Paulo, relatando suas trajetórias e memórias.
O evento está sendo organizado pelo coletivo conexão Angola Brasil através do projeto “Histórias que pintam África Pelas Ruas de São Paulo”, do Projeto VAI da Secretaria Municipal de Cultura com participação da construtora Pedra Forte, e foca nas múltiplas relações construídas entre Angola e Brasil pelas artes. E Paulo Chavonga e sua obra é uma delas.
A arte de Paulo Chavonga
Artista nascido em Benguela/Angola, vivendo atualmente em São Paulo, tem apresentado um olhar atento para a vida e seus espaços. Da janela de seu ateliê às praças da cidade, ele registra o cotidiano com foco nas pessoas. Apoiado em diferentes suportes e materialidades, tendo a pintura como linguagem central, em uma paleta de tons vibrantes, ele observa a realidade e a transforma em imagem de crítica social, sem que isso o impeça de dialogar com poesia e sensibilidade.
Nessa exposição, Chavonga faz conexões entre trajetórias de imigrantes africanos, a experiência cotidiana em outro país e o universo da representatividade artística. O trabalho envolve perspectiva de resistência sobre a ideia de permanência e resiliência ao pensar arte como contato com a cultura dele. “Histórias que pintam África Pelas Ruas de São Paulo é um compromisso político comigo e com as pessoas ao meu entorno. Nele, eu problematizo o imaginário brasileiro do imigrante e negro através da pintura, da poesia e do cinema”, destaca.
Para focar no aspecto humanista da mostra, o artista conta sua própria história com fotos de sua família em Angola. “Todo imigrante tem uma história e uma memória. Quero criar um olhar humano entre o brasileiro e o imigrante africano. Quero dar voz aos africanos. A mostra reúne também denúncias de xenofobia e racismo, o que tem levado à migração reversa, onde os imigrantes africanos saem do Brasil para outros países ou mesmo para retornarem para sua terra natal”, explica o artista.
A exposição conecta Brasil e Angola
A exposição integra 60 pinturas, uma instalação que reproduz uma barraca de venda de tecidos da Praça da República, 2 vídeos e 12 poemas, que serão apresentados escritos ou em áudios espalhados pelo Museu. No dia da estreia, os poemas serão declamados pelos poetas angolanos Ermi Pazo e Mwana N´gola.
“Em Onde o arco-íris se esconde, temos um percurso que apresenta parte da produção do artista realizada em solo angolano e brasileiro, conectado por fios que tecem a sua história no mundo, se firmando no lastro da memória e das relações”, destaca a curadora Luciara Ribeiro.
“Apresentamos também algumas de suas poesias, fomentando a discussão entre imagem e palavra, entre o que vemos e imaginamos. Com isso, esperamos diminuir as distâncias, seja entre linguagens, seja entre Angola e Brasil, ou entre as vidas internas ou externas deste museu e das artes. Espero que esta exposição possa acolher cada um dos visitantes, possa ser espaço de vozes ativas e inquietantes”, completa Ribeiro.
Quem é Paulo Chavonga
Paulo Chavonga nasceu em 1997 na província de Benguela, na região central de Angola. Começou com sua produção artística em grupos de estudos comunitários entre artistas.
Em 2015, já residente da cidade de Luanda, ingressou na União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP) e no mesmo ano teve a sua primeira individual, a exposição “Passos de Um Artista”, na Mediateca de Benguela.
Entre 2015 e 2017 participou das Mostras de Jovens Criadores da CPLP, com itinerância internacional em países como Portugal e Moçambique, e em 2017 participou da “Expo Conexões”, em Moçambique, para onde retornou em 2019 na “Expo Move your Art”, seguindo para a ”Expofacic”, em Cantanhede, Portugal, naquele mesmo ano.
A partir de 2017, o artista emigrou para o Brasil, vivendo na cidade de São Paulo. Em 2018 começou a frequentar a comunidade HiP Hop da zona sul, realizando vários projetos.
Em 2020, foi selecionado para a ”Bienal Naifs do Brasil”, realizada no Sesc Piracicaba, com curadoria de Renata Felinto e Ana Avelar. Em 2021 participou da residência artística do Museu da imigração do estado de São Paulo, finalizada com a mostra “Rostos invisíveis da imigração no Brasil”. Em 2022 foi um dos selecionados para o 32° Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, com o projeto “Áfrikas: Olhares descoloniais”.
Serviço
08/07/2023 (sábado) às 11h00
Inauguração da exposição “Onde o Arco-íris se esconde”- Museu da Imigração do Estado de São Paulo.
A exposição ficará aberta ao público até 30/10/2023.
Rua Visconde de Parnaíba,1316 Mooca, São Paulo.
Horário de funcionamento: De terça à Sábado: 09:00 às 18:00
Aos Domingos: 10:00 às 18:00.
Entrada gratuita.
A usucapião é um instrumento legal por meio do qual uma pessoa física pode adquirir direitos patrimoniais sobre determinado bem exclusivo de outra, desde que preencha alguns requisitos específicos e determinados pela legislação. A prática também é comumente chamada de Prescrição Aquisitiva e a configuração das condições e adequações está disposta no Código Civil Nacional.
Em resumo, a usucapião é uma forma de aquisição da propriedade, e de direitos reais, que podem ser exercidos continuamente pelo decurso do tempo na posse, sendo que a posse deve ser mansa, pacífica, exclusiva com vontade de ser dono, ininterrupta, não violenta e não clandestina. Ou seja, a usucapião nada mais faz do que transformar um fato (a posse) em um direito (propriedade).
A ação da usucapião pode ser extrajudicial ou judicial. Em relação à modalidade extrajudicial, trata-se de uma inovação trazida pelo artigo 1.071 do novo Código de Processo Civil. De acordo com a advogada Christiane Faturi Angelo Afonso, sócia-fundadora do escritório Faturi Angelo & Afonso Advocacia e Consultoria, a ação nada mais faz do que transformar um fato (a posse) em um direto (propriedade). “Independentemente se for no cartório ou na justiça, reunir documentos que comprovem o tempo e a posse deve ser uma das primeiras coisas a se fazer, é algo indispensável para dar início ao processo”, afirma.
Quanto às etapas que compreendem esse tipo de ação, a advogada salienta que, após reunir a documentação, é preciso levá-la para consulta e análise de um profissional especialista. “Há a verificação se é o caso de usucapião e em qual modalidade se enquadra, para após dar entrada no requerimento que pode ser extrajudicial ou via ação judicial”, explica Cristiane.
Sobre os prazos, segundo ela, uma ação judicial de usucapião dura, em média, cinco anos e o custo é menor, podendo ainda ser requerida a justiça gratuita. Já a extrajudicial pode durar cerca de três a cinco meses, entretanto, o valor investido pode ser maior e será calculado pelo cartório no momento do pedido.
Diferentes modalidades previstas por lei
Para realização do processo de usucapião existem modalidades distintas que são classificadas de acordo com a trajetória e finalidade, após a análise do advogado. A sócia fundadora do escritório Faturi Angelo & Afonso explica cada uma delas:
Extraordinária:
Prazo de 15 anos sem justo título e boa-fé – “Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé. Ele poderá requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis”.
Prazo de 10 anos para moradia habitual – “O prazo será de dez anos se o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo”.
Ordinária:
Prazo de 10 anos com justo título e boa-fé – “Adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos”.
Prazo de 05 anos – “Se o imóvel houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartório, cancelado posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econômico”.
Especial Rural:
Prazo de 5 anos sem justo título e boa-fé – “Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra em zona rural não superior a cinquenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade”.
Especial Urbana:
Prazo de 5 anos sem justo título e boa-fé – “Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural”.
Especial Familiar:
Prazo de 2 anos sem justo título e boa-fé – “Aquele que exercer, por dois anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até duzentos e cinquenta metros quadrados cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural”.
Para saber mais e conhecer os serviços do escritório Faturi Angelo & Afonso Advocacia e Consultoria, basta acessar: https://www.faturiangelo.com.br/
https://www.instagram.com/faturiangelo/
https://www.facebook.com/faturiangelo
Durante as férias de verão nos Estados Unidos, entre os meses de maio e agosto, acontece o Full Sail Labs, uma divisão da Full Sail University dedicada a cursos vocacionais para crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos, com opções que oferecem, na prática, oportunidades para os jovens pensarem no seu futuro.
O evento funciona como uma colônia de férias em Winter Park, na Flórida (Estados Unidos), e oferta acampamentos, workshops e cursos on-line projetados para transformar crianças e adolescentes em criadores de conteúdo. Isso pode ser feito por meio de currículos exclusivos que combinam narrativa, tecnologia e arte por meio da cooperação e da interação com colegas e instrutores – tal como é realizado na Full Sail University, tal ação se dá por meio de métodos de ensino imersivos e aprendizado prático.
“No momento de escolher uma carreira, duas coisas são importantes para os jovens: conhecimento e experiência”, afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University. “Conhecimento porque não é possível escolher o que não sabemos que existe; e experiência porque é necessário entendermos como nos sentimos nessa carreira.”
A educação da Full Sail é ministrada por meio de métodos de ensino imersivos, tanto nos estúdios de produção do mundo real e nas salas de aula da universidade quanto por meio do ambiente de aprendizado on-line. Cada um dos programas é projetado para fornecer aos alunos conhecimento e experiência no mundo real que os prepararão para carreiras em entretenimento, mídia, artes e tecnologia.
Dentre os cursos oferecidos para as crianças de 7 a 12 anos, estão:
Já para os adolescentes de 13 a 17 anos, os cursos oferecidos são:
Dentre todas estas opções, cabe ressaltar que, a semana de encerramento da programação, que vai de 31 de julho a 4 de agosto, terá como opções para as crianças os cursos “MakeCode Arcade” e “Stop Motion Animation”, e para os adolescentes, os cursos “Unity Game Design” e “3D Modeling”.
“É essa união da teoria com a prática que permite escolhas mais certeiras, e é exatamente para auxiliar esse processo que a Full Sail University desenvolveu o Full Sail Labs”, completa Olival.
Para saber mais, basta acessar: https://pt.fullsaillabs.com/main-summer-camp-2023
A TelevisaUnivision anunciou hoje que divulgará seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2023 na quinta-feira, 20 de julho de 2023. A empresa realizará uma teleconferência para discutir os resultados às 12h (horário de Brasília).
O webcast ao vivo e a repetição da teleconferência estarão disponíveis em investors.televisaunivision.com. A chamada também poderá ser acessada discando (800) 225-9448 (dentro dos EUA) ou (203) 518-9708 (fora dos EUA).
Sobre a TelevisaUnivision
A TelevisaUnivision é a principal empresa de mídia em língua espanhola do mundo. Alimentada pela maior biblioteca de conteúdo próprio em espanhol e uma capacidade de produção prolífica, a TelevisaUnivision é a maior produtora de conteúdo original em espanhol nos campos de notícias, esportes e entretenimento. Este conteúdo original alimenta todas as plataformas da TelevisaUnivision, que incluem as redes de transmissão líderes de mercado Univision, Las Estrellas, Canal 5 e UniMas, e um portfólio de 38 canais a cabo, que incluem TUDN, Galavision, Distrito Comedia e TL Novelas. A empresa também opera o principal estúdio de cinema mexicano, Videocine, e possui e opera a maior plataforma de áudio em espanhol nos EUA em 39 estações terrestres e a plataforma digital Uforia. A TelevisaUnivision também é proprietária da ViX, a maior plataforma de streaming em espanhol do mundo. Para mais informações, acesse televisaunivision.com.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20230706995668/pt/
Contato:
Relações com Investidores: Betsy Frank | bmillerfrank@televisaunivision.com
Assessoria de Imprensa: Alyssa Bernstein | abernstein@televisaunivision.com
Fonte: BUSINESS WIRE
A Zap Gráfica, empresa com sede em Contagem (MG), promoveu a primeira edição do Papo Zap. O evento contou com a participação de convidados e gestores que estão à frente de setores do negócio, que puderam conferir as palestras com temas variados.
Na ocasião, foram tratados assuntos como a história da Zap, em que os organizadores construíram uma linha do tempo com o trajeto da gráfica, desde a sua fundação e implementação do e-commerce até a construção da matriz e evolução de seus processos. Além disso, foram apresentados os resultados do negócio em 2022, tendo em vista os desafios enfrentados pela pandemia de Covid-19, que teve início em 2020.
De acordo com Matheus Aleixo, gestor e analista de Marketing Digital da Zap Gráfica, a ideia é que as próximas edições sejam realizadas em outras cidades, a fim de aproximar a relação com os parceiros e agregar, ainda mais, a presença da marca por todo país.
“O saldo da realização do Papo Zap foi positivo. Conseguimos nos aproximar e entender as principais dúvidas dos nossos parceiros em relação aos processos de entrega e de impressão”, relata Aleixo.
“Percebemos que muitos parceiros, apesar de serem clientes há anos, não possuíam noção do tamanho e da abrangência da Zap sobre o território nacional”, complementa. “Com isso, foi possível esclarecer dúvidas e estreitar a relação, fazendo um network afetivo”, diz ele.
Marketing Digital
O analista de Marketing Digital da Zap Gráfica conta que os parceiros mais “antigos” da marca ainda possuem certa dificuldade em entender o universo do marketing digital e seu impacto nas vendas.
Por isso, durante o evento, a empresa apresentou alguns dados do uso das redes sociais no Brasil, além de boas práticas de como utilizar o Instagram Comercial e WhatsApp Business.
Comercial e Logística
Rodrigo Franco, coordenador comercial da Zap Gráfica, conta que na primeira edição do Papo Zap, também foi possível apresentar soluções de como vender mais sendo revendedor gráfico, usando produtos gráficos da impressão offset, impressão digital e brindes personalizados.
“Além disso, abordamos um pouco dos nossos serviços como: checagem e criação de arte e apresentamos amostras para revenda, onde a empresa concede um desconto de até 20% para os impressos de divulgação do parceiro”, detalha Franco.
“Com relação à logística, falamos sobre nosso processo de entrega por meio da Zapex e apresentamos dados sobre os envios em todo território nacional, tipos de entrega e benefícios exclusivos para os nossos parceiros”, conclui.
Por último, a empresa possui um projeto denominado de Zapclass, um canal no Youtube que fala sobre a tendência do mercado gráfico e já conta com mais de 100 mil visualizações. O foco do projeto é formar novos revendedores com técnicas de vendas, atendimento, marketing, amostragem de novos produtos etc
Para mais informações, basta acessar: https://www.zapgrafica.com.br/ e para saber mais sobre a primeira edição, basta assistir o vídeo em: https://youtu.be/h5PppJVAljA
A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), revelou que o percentual de famílias com dívidas (em dia ou não) no Brasil chegou a 78,3% em abril de 2023. A parcela é a mesma que foi registrada em fevereiro, mas é maior que os 77,7% de abril do ano passado.
De acordo com a expectativa da CNC, a taxa de 78,3% deve escalar para 78,4% em julho. Além disso, o total de inadimplentes em abril chegou a 29,1% das famílias brasileiras, resultado inferior aos 29,4% observados em março, mas superior a 28,6%, percentual que foi registrado no mesmo período do ano passado.
A Peic também demonstrou que o número de pessoas que não esperam conseguir quitar os seus débitos chegou a 11,6%. Em março, o percentual era de 11,5%, enquanto a taxa estava na casa de 10,9% em abril de 2022.
Paralelamente, dados do “Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil”, da Serasa Experian, apontam que há cerca de 70,71 milhões de pessoas inadimplentes no país, conforme informações de março deste ano.
Na avaliação de Tallisson Souza, advogado especialista em direito bancário, o atual panorama de endividamento da sociedade brasileira é decorrente do desemprego.
“Além da falta de oportunidades no mercado de trabalho, diversos elementos contribuem para o endividamento, como a falta de educação financeira, consumo excessivo, falta de reserva de emergência e a contratação de empréstimos impulsivos”, afirma.
Souza ressalta que o endividamento das famílias é um problema sério no Brasil. “Atualmente, boa parte dos lares conta com, pelo menos, uma dívida. Por causa disso, muita gente vive com ansiedade e estresse”.
Além de sofrer bastante com a situação, prossegue, o endividamento distancia, cada vez mais, as pessoas de suas metas financeiras. Afinal, ter o nome negativado torna mais difícil alcançar sonhos de consumo.
Nesse contexto, o advogado especialista em direito bancário destaca que é preciso ficar atento às principais opções de negociação de dívidas para pessoas físicas e jurídicas.
“Para os cidadãos, vale reivindicar os seus direitos por meio da Lei do Superendividamento, além de evitar contrair novas dívidas e prestar a máxima atenção ao controle de gastos”, recomenda.
“Já para as empresas, por sua vez, é necessário se atentar para a ação revisional e, assim como para os brasileiros em geral, também prestar atenção para não fazer novas dívidas e controlar os gastos de forma assertiva”, complementa. “Lembrando que, para ambos os casos [pessoas físicas e jurídicas] é possível contar com o apoio de um escritório especializado”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://escritoriosouzaadvogados.com.br/
Quase metade (44%) dos consumidores on-line afirmam desistir de uma compra caso o prazo de entrega seja demorado. É o que indica o anuário Trends 2022, feito em parceria entre Octadesk e Opinion Box. Os dados revelam também que os usuários esperam mais celeridade das empresas de e-commerce, uma vez que 73% esperam ofertas de entrega ultrarrápidas.
O levantamento apontou ainda que 25% dos consumidores deixariam de comprar de uma loja que não ofereça entregas no mesmo dia, e 64% se dizem influenciados pelo prazo na hora de escolher.
“As entregas rápidas são um ponto fundamental da experiência do cliente e, para que seja possível oferecer um atendimento de qualidade, é preciso que funcione de maneira precisa desde a captação da matéria-prima até a entrega final”, afirma Josué de Souza, sócio da J3 Flex, transportadora focada na entrega de encomendas para e-commerce.
O marketplace funciona como um shopping on-line, geralmente estabelecido em um site que reúne variados vendedores e lojas, com diferentes ofertas e diferentes produtos disponíveis, para oferecer mais variedade (de sortimento e também de preços) para o consumidor final.
E esta plataforma de vendas cada vez mais faz parte do dia a dia dos brasileiros. Segundo novo relatório do Webshoppers, as transações por meio de marketplaces devem aumentar 54% até 2024, além disso, a maioria dos lojistas brasileiros (84%) que vende on-line usa marketplaces em suas estratégias de marketing digital.
O relatório traz também um dado sobre frete e indica que compras com entrega gratuita cresceram 3 pontos percentuais em 2022, e representam 49% dos pedidos. “Os grandes marketplaces do mercado hoje não possuem 100% de sua demanda de entregas em suas operações logísticas, milhares e até milhões dessas entregas são feitas por transportadoras parceiras”, conta Souza.
A expectativa é boa. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento esperado para o setor é de R$ 205 bilhões em 2024, R$ 225 bilhões em 2025, R$ 248 bilhões em 2026, e R$ 273 bilhões em 2027. O perfil dos compradores é formado majoritariamente por pessoas de 35 a 44 anos, da classe C e moradores da região Sudeste.
Para saber mais, basta acessar: www.enviosj3flex.com.br
A transição pela qual a mulher passa, entre os 40 e 60 anos, da fase reprodutiva até a menopausa é chamada de climatério. Este período é marcado pela diminuição gradual da produção do hormônio sexual estrogênio e dura cerca de quatro anos, de acordo com o Estudo Brasileiro de Menopausas divulgado pela sexta edição da Revista Sobrac da Associação Brasileira de Climatério (Sobrac).
O climatério é marcado pela irregularidade menstrual, enquanto a menopausa é definida pelo fim definitivo do ciclo menstrual, depois de 12 meses consecutivos, quando os ovários já não produzem mais hormônios reprodutivos. Na pesquisa, que ouviu 1.500 mulheres, 26,1% das mulheres afirmaram estar na fase de climatério, com faixa etária média de 52 anos.
O médico ginecologista Rafael Lazarotto explica que o climatério é um período de preparação para a menopausa. “O climatério é o melhor momento de prevenção de todas as possíveis comorbidades que irão ocorrer na menopausa”, diz.
Sintomas do climatério e menopausa
Tanto o climatério como a menopausa possuem sintomas que podem deixar as mulheres desconfortáveis em suas tarefas do dia a dia. Dentre as mulheres ouvidas pela pesquisa, as ondas de calor foram os sintomas mais citados (73,1%) por aquelas que estão na transição menopausal ou na menopausa. A idade média de início dos fogachos foi de 47 anos.
O estudo também mostrou que quase 40% das mulheres não têm conhecimento sobre as duas fases do ciclo de vida da mulher. Muitas delas já estão vivendo um dos períodos, mas cerca de 50% das que ainda estão em idade reprodutiva tampouco têm conhecimento adequado sobre climatério ou menopausa.
Entre outros sintomas presentes nas duas fases, além das ondas de calor, estão suores noturnos, secura vaginal, dores durante a relação sexual, irritabilidade, alterações de humor, perda óssea e aumento do risco de osteoporose, queda na qualidade do sono e riscos à saúde cardiovascular.
“A redução do risco de osteoporose e de fraturas, de câncer de cólon e reto, e mais saúde cardiovascular são alguns dos benefícios que a terapia de reposição hormonal pode trazer”, destaca Lazarotto.
Terapia de reposição hormonal (TRH)
“A TRH é um tratamento que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das mulheres através do alívio dos sintomas”, afirma Lazarotto. O estudo mostrou que mais de 90% das mulheres que se submeteram à terapia relataram essa melhoria. O tratamento médico consiste na administração de hormônios femininos, como estrogênio e progesterona, e pode ser feito por meio de pílulas, adesivos, cremes ou implantes.
A pesquisa apontou que a TRH foi o tratamento mais prescrito, correspondendo a 22,4% das respondentes no climatério. “A terapia deve ser prescrita e acompanhada por um médico para garantir a segurança e eficácia do tratamento”, afirma Lazarotto.
Dentre as formas de administração da TRH estão as pílulas orais, que podem conter apenas estrogênio, ou uma combinação de estrogênio e progesterona – os adesivos são aplicados na pele e liberam hormônios gradualmente. Já os cremes, são aplicados diretamente na pele e podem conter estrogênio, progesterona ou ambos.
Os implantes são administrados através de pequenos tubos inseridos no tecido subcutâneo que liberam pequena quantidade de hormônio na corrente sanguínea durante o dia e são considerados altamente eficazes. “Contém a dosagem personalizada do hormônio a ser reposto e tem ação muito rápida, pois a absorção é mais eficiente”, explica Lazarotto.
Sobre a velocidade de absorção, as pílulas podem levar mais tempo para surtir efeito, já que são absorvidas pelo trato gastrointestinal diferente dos adesivos, cremes e implantes. Alguns métodos podem ter efeitos colaterais diferentes, como sensibilidade mamária ou irritação na pele, dependendo do método de administração e da dosagem.
“A terapia de reposição hormonal não é apropriada para todas as mulheres e os riscos e benefícios devem ser cuidadosamente avaliados por um médico especialista antes de ser iniciada”, lembra Lazarotto.
Para saber mais, basta acessar: https://www.rafalazarotto.com.br/
O mercado de Wellness, ou Bem-Estar, é um dos que mais cresceram na última década. Segundo um relatório recente da consultoria McKinsey, os produtos e serviços que melhoram a saúde, condicionamento físico, nutrição, aparência, sono e saúde mental já formam um mercado que movimenta mais de US$ 1,5 trilhão globalmente, e deve manter um crescimento anual de 5% a 10% ao menos até 2030.
No Brasil, não é diferente. O país está entre os maiores mercados mundiais do segmento, e os brasileiros e brasileiras são conhecidos pelos cuidados com o corpo, o que é evidenciado pelo grande número de academias, sempre cheias, e de pessoas praticando atividades físicas em parques, praças, ruas e praias em todo o Brasil.
Empresários e investidores estão de olho nesse mercado, como o mineiro Fabiano Zettel. “O Wellness é um setor que promete e, particularmente, eu identifico nele uma das melhores apostas do mercado atual. Buscar saúde e longevidade têm se tornado a bandeira oficial dessa geração, e ter produtos diferenciados para esse setor vai determinar quem vai de fato crescer e se destacar”, afirma. Zettel recentemente vem investindo em empresas do segmento, como a Smoov, que vende smoothies, bebidas à base de frutas e outros alimentos saudáveis, e prevê expandir a linha de produtos com outros itens ligados ao universo Wellness.
O tema ficou ainda mais em evidência com a pandemia da covid-19 e a tecnologia tem transformado o mercado e trazendo novas oportunidades para quem deseja empreender nesta área. A McKinsey aposta que conectividade e personalização serão as principais tendências que irão impulsionar o segmento Wellness na próxima década. Estratégia digital, uso de dados, novas experiências de compra e consumo e atualização de propostas de valor são “must-dos” para empresas que querem se destacar neste campo.
No campo da nutrição, os chamados superfoods, ou superalimentos, são grandes aliados para as pessoas com uma rotina corrida que desejam manter a saúde e o bem estar. Esses alimentos concentram importantes nutrientes e compostos bioativos em sua composição, como vitaminas, minerais, aminoácidos, carotenoides e flavonoides. Entre os superfoods, destacam-se grãos e cereais como a chia e a linhaça; frutas como o cacau, o abacate, o açaí e o mirtilo; raízes como a cúrcuma, e o óleo de coco.
Um dos grandes obstáculos para obter uma vida saudável é a falta de tempo, em especial na rotina agitada de grandes cidades. A oferta de produtos, serviços e soluções de Wellness que sejam práticas e acessíveis para quem possui pouco tempo livre disponível é um filão com grande potencial para os empreendedores. “Essa foi uma característica que me atraiu para investir na Smoov. A proposta deles é oferecer uma alimentação natural e saudável de forma prática e rápida”, afirma Fabiano Zettel.
A ADM, líder global em nutrição animal e humana, anuncia as cinco tendências que moldarão o setor de animais de estimação e impulsionarão o crescimento do mercado em 2023. O estudo em nutrição de pets se baseia no panorama anual mais amplo sobre as tendências globais de consumo que influenciam as indústrias de alimentos, bebidas e nutrição animal.
“Consumidores hoje esperam que os alimentos de seus pets sejam feitos de ingredientes no nível de suas próprias refeições”, diz Mark Lotsch, presidente de Saúde e Bem-Estar Global da ADM. “Esta crescente humanização dos pets está cultivando uma abordagem holística ao bem-estar deles, incluindo controle de peso, saúde digestiva e soluções premium customizadas. Com estes principais insights dos consumidores em mente, inovações em soluções de nutrição e bem-estar dos animais ajudarão a atender às mais recentes demandas dos pais de pets”.
Pais de pets modernos tratam seus bichinhos tão bem quanto – ou melhor do que – eles mesmos. À medida que tendências nos humanos cada vez mais informam as inovações em nutrição de animais de estimação, novas formas de apoiar proativamente seu bem-estar geral continuarão surgindo. A maioria dos tutores de pets buscam alimentos, petiscos e suplementos para ajudar a melhorar a saúde física e comportamental de seus animais. Por exemplo, 57% dos tutores no mundo inteiro dizem que alegações de saúde são importantes ao escolher alimentos para comprar e 33% dos tutores nos EUA gostariam de ver benefícios calmantes e ansiolíticos em alimentos e petiscos para pets. Além disso, os clientes querem ver evidências de eficácia de petiscos e suplementos, com afirmações nos rótulos como “clinicamente testado”, “cientificamente estudado” e “recomendado por veterinários”.
Muitos consumidores estão cientes do papel em potencial que o microbioma intestinal desempenha em sua vida cotidiana e, agora, os humanos estão ganhando insight sobre como isso também pode afetar o bem-estar animal. Sessenta por cento dos tutores gostariam que os alimentos e petiscos que compram para seus pets tivessem um benefício de saúde digestiva. Nos EUA, 27% dos compradores de suplementos procuraram informações sobre o microbioma de seus animais nos últimos 12 meses. Notavelmente, cepas de bactérias usadas para bem-estar humano também podem ser úteis para o cuidado dos pets.
Como na nutrição humana, soluções “tamanho único” podem não ser ideais para manter o bem-estar de longo prazo de cada animal. A indústria está mudando para uma nova abordagem, com um entendimento mais profundo de como cães e gatos comem, dormem, brincam e se comportam durante toda a vida. Não é de surpreender que as tendências em suplementos para humanos guiem soluções proativas para o bem-estar dos animais.
A pesquisa constatou que 88% dos pais de pets nos EUA dizem ser importante tomar medidas preventivas para proteger a saúde de seus bichos. Produtos com benefícios direcionados dão aos consumidores a confiança de que o produto entregará os resultados desejados. Além disso, com mais opções em saúde e bem-estar para escolher, pais de pets podem ver quais soluções oferecem maneiras únicas de abordar preocupações específicas. Tutores de pets mais novos tipicamente procuram artigos que possam apoiar a função imunológica e o bem-estar geral para benefícios por toda a vida, enquanto os pais de pets mais velhos muitas vezes buscam soluções adaptadas, como as que cuidam de articulações e mobilidade.
Lançamentos de produtos apresentam a oportunidade de criar uma experiência elevada e agradável para consumidores e seus companheiros peludos. Notavelmente, dois terços dos pais de pets no mundo inteiro gostam de ver produtos com sabores novos e incomuns para seus cães e gatos e mais de 80% dos tutores monitoram se seus bichos gostam do sabor da comida que compram. Alimentos divertidos e lúdicos em cores chamativas, sabores empolgantes e formas interessantes são a tendência para pets e para as pessoas que compram para eles. Sorvete para cães, petiscos que gatos podem apertar e lamber e biscoitos inspirados por festas de final de ano são alguns exemplos da humanização dos bichos.
Uma forma de chamar a atenção dos pais de pets é com cores vivas e sabores culinários vindos da natureza. A mistura personalizada de cores pode atingir um número infinito de tons adaptados à aplicação, como um mordedor em verde profundo feito com azul do suco de jenipapo e amarelo cúrcuma. “Próximo ao natural” e outras pistas de “rótulo limpo” são frequentemente percebidas como de maior qualidade, com 70% de tutores de cães e gatos afirmando que a qualidade dos ingredientes torna um produto mais premium.
Pais de pets modernos compram produtos de alta qualidade, produzidos de forma responsável para toda a família. Mais de 42% dos tutores dizem querer comprar alimentos com ingredientes obtidos sustentavelmente para seus bichos. Além disso, 72% dos tutores afirmam que escolherão um produto se o considerarem mais ecologicamente correto. Em linha com suas metas corporativas, a ADM trabalha para mitigar o impacto ambiental de aquisição, produção e embalagem ao longo de toda a cadeia de valor da nutrição animal. Por exemplo, o portfólio de proteínas alternativas da ADM, incluindo feijões, favas, grãos antigos, frutas secas e sementes, é reconhecido como altamente sustentável e rastreável da fazenda ao prato, com muitos produtores envolvidos em práticas de agricultura regenerativa que apoiam melhorias de sustentabilidade no curto e no longo prazos.
“Como parceiro preferencial para empresas de nutrição animal que pensam no futuro, a ADM está dedicada a produzir alimentos para animais da forma certa, beneficiando pets e seus pais, a indústria e o planeta”, afirma Jorge Martínez, presidente da ADM Pet Nutrition. “Marcas que podem se adaptar agilmente a uma abordagem mais holística ao bem-estar dos animais e uma forma mais responsável de fazer negócios deverão ter sucesso em 2023 e no futuro”.
*Texto originalmente publicado em https://www.adm.com/en-us/news/adm-stories/adm-reveals-five-trends-influencing-pet-nutrition-health–wellness/
Ao passo que celebridades alcançam milhões de pessoas, pequenos influenciadores digitais discursam para uma plateia mais próxima. Influenciadores digitais – ou digital influencers – são pessoas com uma presença substancial nas redes sociais e, com a evolução do marketing, são cada vez mais importantes para as marcas.
Com o avanço da globalização, o marketing digital encontra-se em seu auge e o crescimento do alcance dos denominados influenciadores digitais confirma isto. Através de suas redes sociais estes divulgadores de opiniões compartilham informações e conteúdos sobre tendências e marcas como informa estudo publicado pela Revista Conecta, da Universidade do Oeste de São Paulo, Unoeste.
Segundo o Sebrae, os influenciadores digitais contribuem no processo de compra das empresas, auxiliando na escolha do cliente e é fundamental para gerar a sua fidelização. Um estudo recente realizado pela Nielsen revela que 89% das pessoas confiam mais em recomendações de pessoas que elas conhecem e 84% em sites de marca, depois vem os anúncios da TV com 78% e as propagandas dentro dos programas de TV com 74%.
Segundo Caroline Lafraia – microinfluencidora da área de beleza e coordenadora de influência da agência NZPR Relações Públicas, existem cinco tipos de influencers com base nos números de seguidores: nanoinfluenciadores, com até dez mil seguidores. São aqueles que, apesar de terem um alcance considerado baixo, têm uma forte interação com seus seguidores. Já os microinfluencidores com até 50 mil seguidores, estão segmentados a públicos mais específicos. Eles adotam uma abordagem mais próxima do público, tendendo a um alto engajamento. Há também as macroinfluenciadores, com até 500 mil seguidores e influenciadoras médias, com até 1 milhão de seguidores, que já consagraram seu espaço na internet. Esses tipos de influencer abordam temas que podem ser mais direcionados, mas ainda assim consegue um grande engajamento dos seguidores interessados em determinados assuntos.
Já as celebridades e megainfluenciadores, com mais de um milhão de seguidores, ultrapassam o meio digital, mas mesmo com um imenso alcance e engajamento nas redes possuem uma relação mais distante com seus seguidores do que os outros tipos de influencers.
Segundo Mirelly Roza, influencer digital de apenas 19 anos, residente de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, ela adquiriu conhecimento ao usar os produtos de beleza e resolveu compartilhar. A influenciadora, que já trabalhou com marcas como Glam, Gooldspeel, Barbous beauty, Lanistar entre outras aponta algumas tendências no mercado de beleza, na sua opinião: “belezas minimalistas, com pouco contraste, mas muito polidas. Produtos e rotinas simplificados para o cuidado com a pele, como limpeza, tratamento, hidratação e proteção.”
Micro e mesoinfluenciadores influencers foram os mais contratados pelas marcas em 2022, segundo informado pelo portal Metrópoles, os perfis mais escolhidos para as ações de marketing foram os micro e os macroinfluenciadores. O principal critério de avaliação para contratação foi a taxa de engajamento, que chegou a 76% entre esses grupos.
Karina Oliveira, 36, influencer de Itú, São Paulo, afirma: “trabalho no ramo desde 2008 e desde ali me encontrei em algo que transforma as vidas das pessoas. Sou maquiadora e cabeleireira formada e busco influenciar mostrando quem eu sou de verdade. Tento mostrar com humor que podemos ser o que quisermos. Meu público e muito próximo a mim. E ama essa realidade toda.”
O mercado global do marketing de Influência atingiu 16 bilhões de dólares em 2022, valor que representa um aumento de 1,7 bilhão de dólares em relação a 2016 conforme estudo publicado. Os números mostram que o setor continua crescendo, o que exige que as empresas estejam atentas às tendências para atrair os usuários das redes sociais.
A agência NZPR Relações Públicas @nzpr1 trabalha com gravadoras, festivais, artistas, influenciadoras e influenciadores de diversas áreas do mercado e interessados podem saber mais sobre o assunto no site da empresa.
O Tribunal de Justiça de São Paulo, em decisão recente, condenou instituição financeira a modificar as taxas de juros praticadas em contrato de empréstimo. A decisão traz novo alerta para quem já tem ou pretende contratar empréstimos bancários, no sentido de comparar as taxas de juros praticadas pelos bancos e a taxa média de mercado na ocasião.
No processo em questão, a taxa praticada pelo banco era de 57,72% ao ano. Já a taxa praticada pelo mercado na mesma época era de 18,98%, segundo apuração do Branco Central do Brasil. De acordo com a decisão, o banco deverá restituir os valores cobrados a mais ou compensar a diferença no pagamento do restante do empréstimo feito pelo cliente.
Segundo o advogado Sebastião Rangel, é fundamental que quem teve ou tem algum contrato revise a taxa praticada e compare com as taxas disponíveis no site do Banco Central do Brasil na mesma época da contratação do empréstimo.. “No contrato há o custo efetivo total que ajuda a entender qual a taxa aplicada e quanto será pago no final do empréstimo. Feita esta análise, o ideal é buscar orientação e, conforme for o caso, solicitar a revisão contratual, pleiteando inclusive a aplicação do Código de Defesa do Consumidor”, explica Rangel.
Outro ponto importante é que não cabe mais recurso em relação a esta decisão do TJSP. Sendo assim, ela pode ser utilizada como jurisprudência em processos da mesma natureza.
Entre o final de março e o começo de julho de 2023, a Lojas Avenida inaugurou sete unidades, sendo cinco no Pará, nas cidades de Marituba, Ananindeua, Paraupebas, Marabá e Santa Izabel, além de uma em Goiás, em Águas Lindas de Goiás, e outra em Rondônia, no município de Guajará-Mirim. Com essas inaugurações, o Grupo Avenida ultrapassou a marca de 130 unidades pelo país.
Desde 2022, o Grupo Avenida faz parte da holding sul-africana Pepkor. Essa parceria tem sido fundamental para impulsionar os resultados da empresa e permitir uma expansão rápida. A sinergia entre as duas empresas tem sido evidente, possibilitando o crescimento e a aceleração do plano de expansão da Lojas Avenida.
E o ano de 2023 ainda reservará muitas novidades. A expectativa do Grupo Avenida é de inaugurar mais de 30 unidades entre julho e dezembro, ultrapassando a marca de 160 lojas ainda neste ano.
Outra novidade é a chegada da Lojas Avenida em outros estados brasileiros e no Distrito Federal. Atualmente, há unidades em 11 estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia e Tocantins.
Essa expansão visa ampliar o alcance da marca, consolidando sua posição no mercado nacional de vestuário de moda. Além disso, a expansão da rede também deve gerar oportunidades de emprego diretos e indiretos nas regiões onde são abertas as lojas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.
A abertura de novas unidades é apenas uma das iniciativas da Lojas Avenida em 2023. A rede também investe em logística, parcerias e treinamento de equipe, em busca de concretizar o sonho de ser o varejo de moda mais amado e acessível do Brasil.
Fundado em 1978 pelo empresário Ailton Caseli, o Grupo Avenida iniciou sua trajetória em um espaço de 50 m². Atualmente, a empresa conta com mais de 130 lojas.
Quando se trata de mercado da beleza, o Brasil se destaca no consumo e, também, na produção e desenvolvimento de novos produtos. No segmento de cuidados com os cabelos, de acordo com uma visão geral de mercado, elaborada pela Mordor Intelligence, considerando números de 2023 e previsões até 2028, o consumo nacional de produtos pós-xampu (como condicionadores, cremes, leave-ins etc.), é 4 vezes superior à média mundial registrada.
Outro panorama amplo do mercado de hair care, destacado em publicação do Sebrae, também constatou que os produtos se popularizaram nos últimos anos, isso inclui itens de tratamentos capilares para cuidados mais específicos, como queda dos fios, cuidados com o couro cabeludo e afins. Com isso, uma percepção crescente da indústria tem sido a inserção de ativos dermatológicos em produtos para cabelos. Algumas marcas de hair care possuem em sua gama de produtos ativos como o ácido hialurônico, vitamina C e colágeno vegetal, substâncias que frequentemente são adotadas em formulações para skin care.
Um infográfico, elaborado pela plataforma Gente Globo em 2020, constatou que durante a pandemia, principalmente, houve aumento significativo do hábito de cuidados com a pele, rotinas de beleza e afins. De acordo com Bruna Veneziano, responsável pela comunicação institucional e porta-voz da Skala Cosméticos, o setor de higiene e beleza é movido por essas novidades e tendências. “O ácido hialurônico, por exemplo, se tornou um dos princípios ativos mais desejados para o segmento de hair care nos últimos anos. As marcas consolidaram esse ativo entregando tecnologia de alta performance, pois os fornecedores evoluíram para trazê-lo com qualidade, tecnologia e preço acessível para a categoria’’, aponta. Desde 2022 a Skala adota o uso de princípios ativos como o ácido hialurônico e a vitamina C na formulação de seus produtos.
Ainda de acordo com a representante da Skala, itens com esses compostos tiveram uma boa aceitação no mercado devido às potencialidades que oferecem. O ácido hialurônico, por exemplo, é naturalmente presente no organismo humano e tem a capacidade de reter água, proporcionando maior poder de hidratação e preenchimento.
“Nosso time técnico trabalha especificamente para explorar ao máximo as propriedades dos ativos contidos nos produtos”, explica Veneziano, que também destaca o “fortalecimento da estrutura dos fios, maior elasticidade e menor quebra decorrente de escovação e outros estresses mecânicos, como a escovação e o uso de ferramentas de calor” como principais objetivos da linha de produção da Skala e seus desenvolvedores.
É importante ressaltar que nem todos os ativos de skin care são adequados para uso no cabelo, e alguns podem até ser prejudiciais. Portanto, é essencial ler os rótulos dos produtos capilares e consultar um profissional, como um dermatologista, tricologista ou cabeleireiro, para obter orientação específica sobre quais ingredientes são mais adequados para as necessidades capilares existentes.
Skala busca acompanhar o mercado
Desde julho de 2018, a Skala tornou-se uma marca 100% vegana, cruelty free (livre de crueldade, em português), que utiliza ingredientes de origem vegetal e promove constantes estudos para manter suas fórmulas mais completas. Atualmente, os produtos estão disponíveis em mais de 40 países ao redor do mundo.
Entre os itens oferecidos ao consumidor estão linhas de cuidados para todos os tipos de cabelos, de crianças até adultos. Presente no mercado nacional há mais de 30 anos, conhecida por seus “potões” de um quilo, a Skala Cosméticos possui mais de 150 tipos de produtos em seu catálogo, que vão desde shampoos, condicionadores, cremes de hidratação e cremes para pentear e finalizadores.
Para saber mais sobre a Skala Cosméticos, basta acessar: https://www.skala.com.br/
Quase um quarto do que se paga em alimentos e bebidas é imposto. O gosto amargo da alta carga tributária sobre a alimentação da população brasileira fica evidente na conclusão da pesquisa de opinião pública encomendada pela ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) ao IPRI – Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, da FSB Holding (ex-FSB Pesquisa). O levantamento revelou que, além de rejeitar o aumento de impostos (86%), os brasileiros são favoráveis à redução da atual carga tributária sobre todos os alimentos (85%). A pesquisa aponta ainda que 77% dos brasileiros consideram a quantidade atual de impostos sobre a comida alta ou muito alta.
A pesquisa foi conduzida com metodologia face-a-face, que entrevistou uma amostra de 2.015 pessoas, controlada para representar a distribuição populacional do país de acordo com o sexo, idade, região, escolaridade, condição do município e renda. Trata-se da mesma estratégia de uma pesquisa eleitoral presidencial, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
“A população brasileira confirma, por meio dessa pesquisa, o que vimos falando há anos. O preço da comida precisa ser mais acessível, especialmente em um país onde a insegurança alimentar atinge 33 milhões de pessoas. E estamos falando de comida de todos os tipos, pois todas têm valor nutricional e fazem parte do prato dos brasileiros. Entendemos que o texto da Reforma Tributária reconhece a relevância dos alimentos para a população brasileira. E avaliamos que essa é uma grande oportunidade para os nossos parlamentares atenderem o pleito da população, possibilitando maior acesso ao alimento a todos os cidadãos brasileiros”, propõe João Dornellas, presidente executivo da ABIA.
Brasileiros dizem não ao imposto seletivo
A possibilidade da aplicação de um imposto seletivo sobre determinadas categorias de alimentos e bebidas, com base em premissas controversas que as classificam como “não saudáveis”, desagrada 90% dos brasileiros.
Dornellas explica que, de acordo com a ciência dos alimentos, o que determina a qualidade é a composição nutricional, e não a quantidade de ingredientes ou etapas de processamento: “Um alimento pode ser mais ou menos nutritivo, tendo ele sido processado ou não. Portanto, aumentar a carga tributária sobre determinados alimentos não resolverá qualquer questão referente à saúde da população. Só fará a comida chegar mais cara na mesa dos brasileiros, prejudicando, sobretudo, os mais vulneráveis”.
Recentemente, a opinião popular ganhou um apoio importante: durante um debate em Brasília, o coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, deputado Reginaldo Lopes, declarou que “não defende, em hipótese alguma, o imposto seletivo para os alimentos”. “Se a gente tem que privilegiar alguns alimentos, vamos fazer um cashback e devolver o imposto desses produtos, mas não vamos condenar nenhum produto na cadeia da alimentação”, disse na ocasião.
População com renda mais baixa seria a mais prejudicada
A pesquisa também aponta que a insegurança alimentar é o principal prejuízo percebido pela opinião pública na discussão do imposto seletivo sobre algumas categorias de alimentos: quase 7 em cada 10 brasileiros acreditam que a quantidade de pessoas passando fome no país aumentaria caso a medida fosse aprovada no Congresso Nacional.
Hoje, a média da carga tributária brasileira sobre alimentos industrializados é de 24,4%, enquanto nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), essa média é de 7%. Levando-se em conta os perfis de renda familiar, a pesquisa revela que 89% dos brasileiros que ganham até um salário mínimo são contra o aumento de impostos de maneira geral – até dois salários, o índice é de 86%. Essa rejeição sobe para 91% e 92%, respectivamente, quando o assunto é aumento de tributos para determinados grupos de alimentos e bebidas via imposto seletivo.
“De acordo com o IBGE, 70% dos trabalhadores brasileiros ganham até dois salários mínimos e esse grupo compromete quase 30% da sua renda com gastos com a alimentação. Diante do cenário de insegurança alimentar no país, não podemos aceitar o aumento de carga tributária sobre qualquer tipo de alimento. Sobretaxar qualquer grupo de alimentos elevaria o custo geral da comida no Brasil”, conclui Dornellas.
Os anabolizantes são substâncias proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e seu uso em competições esportivas é fator eliminatório. Segundo dados do Ministério da Saúde, os produtos são drogas que têm como função principal a reposição de testosterona no corpo. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular, ajudando seus usuários a ficarem mais fortes, pois os músculos passam a absorver ainda mais as proteínas.
Os esteróides androgênicos anabólicos podem causar danos irreparáveis ao corpo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aponta ainda que eles podem causar hipertensão arterial, pois a testosterona pode acarretar estreitamento dos vasos sanguíneos e retenção de líquidos, levando ao aumento da pressão arterial e o aumento da massa muscular do coração sem que haja aumento proporcional da sua irrigação sanguínea. “O uso de anabolizante pode ser fatal. Ele pode ocasionar hipertrofia do coração e a perda de contração do órgão, infertilidade, calvície, crescimento de mamas nos homens, problemas de fígado, atrofia do órgão sexual masculino e hipertrofia do clitóris nas mulheres”, afirma o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. “Além das complicações cardíacas, os homens podem ter a redução na quantidade de esperma, impotência sexual e as mulheres masculinização completa, com o engrossamento da voz, redução dos seios e crescimento de pelos no rosto e corpo, além de irregularidade ou interrupção da menstruação”, completa o médico.
Para os adolescentes, que ainda estão em fase de crescimento e desenvolvimento corpo, a utilização dos anabolizantes pode trazer consequências devastadoras, pois pode acarretar o comprometimento do crescimento e da maturação óssea, além de um desenvolvimento sexual precoce e com aumento da frequência e da duração das ereções entre outras questões.
Um estudo da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo aponta que aqueles que ingerem anabolizantes têm uma maior tendência para a formação de placas nas artérias do coração, o que impede o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio ao órgão, pré-requisitos para a ocorrência de infartos e AVCs. A pesquisa mostra também que 25% dos jovens, com média de 29 anos, que utilizam a substância, apresentam essas placas em até três coronárias. Outro fator de risco é que o colesterol bom, ou HDL, se mostra presente em menor quantidade no organismo e apresenta sua funcionalidade prejudicada.
O aumento da competição entre países para atrair profissionais de tecnologia tem crescido nos últimos anos. Para fazer essa medição, desde 1989 o IMD (International Institute for Management Development) sigla em português para Instituto Internacional de Desenvolvimento Gerencial, da Suíça, adotou uma abordagem tripla para medir a mão de obra capacitada em 63 países. No último estudo, em 2022, o Brasil subiu três posições, da 60ª para a 57ª colocação.
O método do IMD mede os recursos destinados ao cultivo de mão de obra própria, avalia até que ponto uma economia atrai estrangeiros e retém talentos e avalia a qualidade das habilidades e competências disponíveis no banco de talentos de um país. Os dados de 2022 mostram o Brasil à frente apenas de México, Bulgária, África do Sul, Colômbia, Mongólia e Venezuela, que é a última da lista.
Quem lidera a lista é a Suíça pelo sexto ano consecutivo. Em seguida, Suécia, Islândia, Noruega e Dinamarca são os cinco países nas melhores posições. Na América do Sul, o chamado Índice Global de Talentos colocou o Brasil atrás do Peru (46º), Chile (47º) e Argentina (56º).
Para Matheus Lúcio, especialista em desenvolvimento de softwares, o cenário de oferta de profissionais de tecnologia no mercado brasileiro é desafiador atualmente. Embora a demanda por profissionais de tecnologia esteja aumentando, há uma escassez de talentos no mercado para atender a essa demanda. “Várias empresas têm dificuldade em preencher suas vagas em áreas como desenvolvimento de software, análise de dados e segurança cibernética”, relata.
A competição por profissionais qualificados
Um estudo divulgado pela KPMG em 2022 mostrou que 88% de 152 executivos de vários países, preveem ampliar seus investimentos em capital humano. A pesquisa mostrou que a insuficiência global de profissionais especializados não é algo novo para o mercado. Já o desafio é a atração de talentos, causado pelo aumento da concorrência provenientes de gigantes da tecnologia e empresas de plataformas, o que preocupa os entrevistados.
Há várias razões para essa escassez de talentos, diz Matheus Lucio. Ele inclui a falta de investimento na educação em ciência da computação e tecnologia e a carência de incentivo para jovens estudantes escolherem carreiras em tecnologia, além da necessidade de programas de formação de talentos e políticas que apoiem o desenvolvimento de carreira. “O Brasil tem um grande número de talentos em tecnologia, mas muitos deles emigraram para outros países devido à falta de oportunidades de carreira e baixos salários”, diz.
O especialista conta que países como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido estão oferecendo incentivos fiscais e programas de visto para atrair talentos de tecnologia de todo o mundo. “O Brasil tem um enorme potencial em tecnologia e pode competir em igualdade com outros países, mas precisa melhorar suas políticas de formação de talentos e incentivar a educação em tecnologia”, aponta.
As soluções para reter profissionais no Brasil
Para atender à crescente demanda por profissionais de tecnologia, é importante que o Brasil invista em políticas que apoiem a formação de talentos em tecnologia e criem um ambiente favorável para a inovação, comenta Matheus Lucio. Ele diz que o país precisa aumentar o acesso à educação em tecnologia e fornecer incentivos para que os estudantes escolham carreiras em tecnologia.
Além disso, o governo precisa implementar políticas fiscais que incentivem a criação de empresas de tecnologia e startups, que possam gerar novos empregos e ajudar a atrair talentos para o país. “Acredito que, com essas políticas, o Brasil pode se tornar um importante hub de tecnologia na América Latina e competir em igualdade com outros países em todo o mundo”, completa.
Para saber mais, basta acessar: mathz.dev