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TriLink BioTechnologies® anuncia expansão da capacidade de fabricação conforme se aproxima o término das obras da instalação de fabricação de mRNA

A TriLink BioTechnologies (TriLink®), uma empresa da Maravai LifeSciences (NASDAQ: MRVI) e fornecedora global de reagentes e serviços de ciências da vida, anunciou a expansão da sua capacidade de fabricação de mRNA para atender aos desenvolvedores de medicamentos em fase tardia. A construção da nova instalação de 32.000 pés quadrados da TriLink, nos termos da cGMP (Boas Práticas de Fabricação Atuais), solidifica seu compromisso com o avanço do campoàmedida que mais terapias e vacinas baseadas em RNA mensageiro (mRNA) entram em ensaios clínicos em estágio avançado.

A TriLink forneceu serviços com certificação GMP (Boas Práticas de Fabricação) de forma confiável a seus clientes desde a inauguração de sua primeira instalação de fabricação cGMP em 2015. Construída para atender a necessidade de um mercado em rápido crescimento, espera-se que a nova instalação cGMP contribua para o desenvolvimento de terapias vitais de mRNA. O edifício foi projetado para a fabricação com cGMP da edição de genes in vivo baseada em mRNA, terapias de células editadas por genes, terapias de substituição de proteínas, vacinas contra o câncer e vacinas contra doenças infecciosas.

“A expansão das nossas capacidades de fabricação cGMP de mRNA representa um marco importante para a TriLink e nossos parceiros”, disse Becky Buzzeo, Diretora Comercial da Maravai LifeSciences. “Em breve, os desenvolvedores de medicamentos poderão aproveitar os mais de 25 anos de experiência da nossa equipe no setor, ajudando a levar terapias essenciais do conceito ao DNA plasmidial até a fabricação de substâncias medicamentosas de mRNA clínico de fase tardia com facilidade”.

A poucos minutos da sede da empresa em San Diego, a nova instalação possui salas limpas ISO 7 e maior capacidade de mRNA (1 g a >50 g por lote), com serviços analíticos internos abrangentes também disponíveis. “Nossa equipe teve muito cuidado ao construir e projetar nossa nova instalação — foi um verdadeiro trabalho de amor”, acrescentou Rob Carpenter, Vice-presidente de Engenharia da TriLink. “Além de ter acesso a uma instalação de última geração, os desenvolvedores também terão uma linha direta com nossa equipe experiente para ajudar na otimização de processos, aumento de escala, validação e recursos de qualificação”.

Para saber mais sobre os produtos e serviços da TriLink, visite trilinkbiotech.com

Sobre a TriLink BioTechnologies

A TriLink BioTechnologies, uma empresa da Maravai LifeSciences, está ajudando a alcançar o poder e o potencial do mRNA. Como líder global em soluções de ácido nucleico e mRNA por mais de 25 anos, a TriLink oferece experiência química e biológica inigualável, serviços de CDMO e materiais prontos e personalizados de alta qualidade, incluindo sua tecnologia proprietária de proteção de mRNA CleanCap®. Líderes farmacêuticos, disruptores de biotecnologia e governos mundiais dependem da TriLink para enfrentar seus maiores desafios, desde a entrega acelerada da vacina contra COVID-19 até a capacitação de tratamentos inovadores em oncologia, doenças infecciosas, cardiologia e distúrbios neurológicos, para permitir planos futuros de respostaàpandemia.

Para obter mais informações sobre o TriLink, visite www.trilinkbiotech.com.

Sobre a Maravai

A Maravai é uma empresa líder em ciências da vida que fornece produtos essenciais para permitir o desenvolvimento de terapias medicamentosas, diagnósticos e novas vacinas. As empresas da Maravai são líderes no fornecimento de produtos e serviços nas áreas de síntese de ácidos nucleicos e testes de segurança biológica para muitas das principais empresas biofarmacêuticas, de vacinas, de diagnóstico e de terapia genética e celular do mundo.

Para mais informações sobre a Maravai LifeSciences, visite www.maravai.com.

Declarações prospectivas

Este comunicadoàimprensa pode conter “declarações prospectivas” dentro do significado das disposições de porto seguro da Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados dos EUA de 1995. Os investidores são advertidos de que as declarações neste comunicadoàimprensa que não são estritamente históricas constituem declarações prospectivas, incluindo, sem limitação, declarações relacionadasàexpectativa de que nossas capacidades de fabricação expandidas simplificarão e contribuirão para o desenvolvimento terapêutico de mRNA, nossa capacidade de atrair e atender aos desenvolvedores de medicamentos em fase tardia, um aumento de terapias baseadas em mRNA e vacinas entrando em ensaios clínicos em estágio avançado, além da nossa capacidade de ajudar a levar terapias críticas desde o conceito até a fabricação de substâncias medicamentosas de mRNA clínico de fase tardia constituem declarações prospectivas identificadas por palavras como “esperar”, “estimar”, “pode”, “em breve”, “próximo”, “programado”, “antecipar” ou “poderia” e expressões semelhantes. Tais declarações prospectivas estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles antecipados, incluindo, sem limitação e incertezas relacionadas a atrasos de construção e permissão, disponibilidade e atrasos na entrega de equipamentos, validação contínua da segurança e eficácia da nossa tecnologia e novos desenvolvimentos científicos e a concorrência de outros produtos. Esses e outros riscos e incertezas são descritos com mais detalhes na seção “Fatores de risco” do nosso Relatório Anual mais recente no Formulário 10-K, bem como em outros relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (U.S. Securities and Exchange Commission). Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles contemplados por essas declarações prospectivas e, portanto, você não deve confiar neles. Essas declarações prospectivas refletem nossas opiniões atuais e não nos comprometemos a atualizar nenhuma dessas declarações prospectivas para refletir uma mudança nas opiniões ou eventos ou circunstâncias que ocorram após a data deste documento, exceto conforme exigido por lei.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Liz Robinson, Supervisora de Contas de RP da CG Life, lrobinson@cglife.com, 847-702-8099

Fonte: BUSINESS WIRE



Demanda por segurança cibernética para 5G impulsiona negócios da SecurityGen

A SecurityGen, fornecedora premiada de soluções e serviços de segurança para o setor de telecomunicações, encerrou o primeiro trimestre de 2023 com um total de 40 operadoras clientes em mais de 20 países, além do estabelecimento de novas equipes nas Américas, Sudeste Asiático e Oriente Médio e África.

Na visão do cofundador e CEO da empresa, Amit Nath, o crescimento contínuo das redes 5G em todo o mundo figura como o principal fator para o aumento da demanda pelas soluções e serviços da SecurityGen. De acordo com dados da GSMA Intelligence, as conexões 5G globais devem dobrar nos próximos dois anos, aceleradas por inovações tecnológicas e novas implantações de rede 5G em mais de 30 países somente em 2023.

“Nossas soluções de segurança cibernética agora protegem redes móveis que atendem a mais de 700 milhões de assinantes em todo o mundo. Durante o ano passado, apoiados por um sólido impulso de vendas e um crescimento de 50% em relação ao ano anterior, expandimos nossa presença com novas equipes no Oriente Médio, Sudeste Asiático e Américas”, relata o executivo.

Nath atribui o sucesso da SecurityGen ao impacto de seu principal produto, o ACE, a primeira plataforma de simulação de ataque e violação totalmente automatizada desenvolvida especificamente para proteger redes móveis.

“À medida que os mundos das telecomunicações e TI convergem, as operadoras estão mais conscientes do que nunca do aumento do risco de ataque cibernético”, explicou. “As operadoras agora são alvos de alto valor para hackers, e nossa experiência e pesquisa mostram que as medidas manuais de segurança não são mais adequadas para o propósito contra ameaças novas e emergentes que vêm com a complexidade extra do 5G”, explica.

De acordo com Nath, outro fator que contribuiu para a expansão da SecurityGen no primeiro trimestre foi o advento de regras de conformidade de proteção ao cliente mais rigorosas, além da atual escassez de habilidades de segurança no setor de telecomunicações. “Tudo isso aumentou a demanda entre as operadoras por soluções de segurança automatizadas eficazes e fáceis de usar”, conclui. 

 



Projeto busca desenvolvimento empresarial entre mulheres

De acordo com dados do Sebrae, em 2022, 34,4% das mulheres são empreendedoras no Brasil. No entanto, a dupla jornada, com uma maior carga de responsabilidades em casa e cuidados com filhos e pessoas idosas, contribui para que as empreendedoras não consigam manter seus negócios em atividade.
 
Para reverter essa estatística preocupante e mudar a vida de muitas mulheres, a começar pelo seu entorno, desde o início de 2022, a empreendedora e profissional de Marketing de Porto Alegre (RS), Daniela Soares, lidera o programa “Mesa de Milhões”, com o objetivo de apoiá-las a investirem no seu rápido desenvolvimento empresarial.
 
Nascida em Porto Alegre (RS), Daniela Soares é publicitária formada pela PUC(RS). Atua há 14 anos na área de marketing e, há 7 anos, é mentora de empreendedoras que querem se posicionar assertivamente na internet através da sua Marca Pessoal. “Nesse programa, as minhas rainhas, como gosto de chamá-las, participam de eventos que buscam acelerar o negócio delas. E esse programa se estrutura em quatro esferas principais para que elas tenham sucesso em seus empreendimentos, como: Mente, Essência, Negócios e Networking”, pontua a empreendedora.
 
Daniela explica que dentro do programa de desenvolvimento são oferecidos às mulheres benefícios como conteúdos estratégicos de diversas áreas como financeiro, marca pessoal e branding, posicionamento digital, networking e ambiência. “É muito gratificante vê-las crescendo o seu negócio no digital com leveza, conhecimento e solidez. E não é só isso, elas estão botando em prática os ensinamentos e prosperando em seus negócios através do digital”, disse empolgada a empresária.
 
Segundo a empreendedora, todas suas alunas juntas já geraram para seus empreendimentos, através de sua mentoria, mais de R$ 4 milhões em receita. Durante os encontros acontecem aulas online e ao vivo toda semana com experts das mais diversas áreas; rodadas de negócios ao final de cada aula de conteúdo; grupo secreto no Instagram e WhatsApp para divulgação de seus negócios entre elas e Networking entre mulheres e potenciais clientes.
 
Treinadoras
 
Especialistas participam como professores do programa, como a advogada e especialista em constelação sistêmica, Ana Carolina Lisboa. Com mais de 12 mil alunas em 17 países, a treinadora de mulheres acompanha pessoas que desejam crescer, mudar, empreender, e realmente olharem para suas próprias vidas através da visão sistêmica.
 
Outra empreendedora que divide seus conhecimentos com o público do programa “Mesa de Milhões” é Camila Farani. Farani é uma empresária, empreendedora, colunista e investidora brasileira. Ela é um dos nomes mais falados quando o assunto é investimento. A especialista já conquistou grande espaço no mercado financeiro. A trajetória da empreendedora começou quando tinha apenas 16 anos.
 
Estima-se que seus investimentos feitos nos últimos 10 anos ultrapassaram os 35 milhões de reais. Farani sempre apostou em inovação e tecnologia nas empresas que investiu. Ela também trabalhou como colunista na Gazeta do Povo, O Estado de S. Paulo e na Forbes. Ela é um dos “tubarões” do Shark Tank Brasil.
 
Outro case de sucesso e ex-aluna do programa que se tornou empresária e também atuou como professora do projeto é a empresária Daiane Todescatto. “Entrei como aluna no programa no ano de 2022, quando estava iniciando um novo modelo de negócio, e senti a necessidade de estar em um grupo de empresárias, onde eu pudesse ser melhor orientada nesse modelo de negócio que estava trabalhando”.
 
Para Daiane, o programa marcou muito a sua carreira profissional. “Foi lá dentro que criei a minha marca ‘Serenata Aromas’, de velas aromáticas. Foi dentro desse programa que tive direcionamento, rota e aprendi muito com as palestras; pude fazer parcerias com outras empresárias”. Segundo a a treinadora o que lhe marcou foi o apoio que recebeu quando enfrentou dificuldades. “Sem concorrência, como acontece no mundo dos negócios”. Após sua formação, Daiane foi convidada por Daniela Soares para fazer parte da mesa como palestrante para ministrar para outras mulheres que estavam adentrando no “Mesa de Milhões”.
 
Quem também foi ex-aluna do programa e atuou também como palestrante é a Gestora Financeira Giuliete Soares. Giu, como é conhecida, é fundadora da Foccus Finanças, uma empresa de BPO Financeiro que terceiriza o operacional e a inteligência financeira de pequenas e médias empresas. 
 
“Foi incrível poder participar da “Mesa de Milhões” 1 e 2. Um verdadeiro divisor de águas na minha vida. Pude contribuir com mulheres incríveis e também fazer um excelente Network. Cada vez mais mulheres precisam conhecer esse projeto”, falou Giu sobre o programa.
 
O programa Mesa de Milhões para mulheres liderado pela empresária Daniela Soares pode ser encontrado em seu Instagram @danisoares.oficial. Para dúvidas e mais informações pelo contato@danisoaresempreendedora.com.br.



Cintia Abravanel abre exposição Intuição Colorida dia 2 de junho no MAAS

Memorial de Arte Adelio Sarro recebe exposição Intuição Colorida da artista plástica Cintia Abravanel, de 02 de junho a 30 de julho. A exposição conta com obras geométricas inéditas em tinta acrílica sobre tela e instalações em grande escala.

Ao entrar no espaço do MAAS, o visitante será imerso num caleidoscópio de cores geradas pelas instalações compostas de ferro e acrílico colorido, que o convidará às suas próprias respostas intuitivas. Cada pintura foi criada por Cintia com uma intenção, seja para evocar uma certa emoção ou destacar características distintas do universo.

A vocação artística de Cintia Abravanel, filha do apresentador Silvio Santos, decorreu em duas décadas trabalhando no teatro, como produtora de peças infantis e diretora do Centro Cultural Silvio Santos. Recentemente fez uma incursão no universo das artes plásticas. Suas obras são uma composição que incorpora seu estilo e consolida sua assinatura.

A expressão artística de Cintia é um amálgama de neoplasticismo, surrealismo e construtivismo. A artista cria uma proposta abstrata que mescla o geométrico de linhas duras, com materiais visuais leves. “Todas as minhas peças são intuitivas e têm a ver com o meu emocional, com o momento que estou vivendo. Eu não paro e penso no que vou desenhar”, relata Cintia.

Ancorada em bases do cubismo, e uso de cores primárias, suas criações retratam mundos paralelos. Dependendo da análise de quem aprecia, podem simbolizar um dinamismo de cores da mesma forma que podem ser encaradas como um portal. “Cintia é uma artista multimídia, que descobre atalhos para a beleza com facilidade e simplicidade”, afirma a curadora Sandra Setti. 

Além das instalações Nascer do Sol e Pôr do Sol, pinturas sobre tela farão parte da mostra na sala Múltipla do MAAS, em Vinhedo. A exposição conta ainda com uma colab, onde a artista irá transformar uma escultura de 2 metros desenhada por Adelio Sarro. Cada qual apresentando sua criatividade em uma obra elaborada a quatro mãos.

A exposição é parte do projeto “Expo no MAAS – PRONAC 210007”, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com realização do Memorial de Arte Adelio Sarro e do Ministério da Cultura, patrocínio da A.Raymond e produção da Cacho de Ideias. 

Grupos, escolas, e universidades podem visitar a exposição e fazer visitas guiadas todas as quartas-feiras. O espaço foi projetado para receber visitantes com deficiência auditiva e visual e possui acessibilidade.

Serviço:

Exposição: “Intuição Colorida”

Artista convidada: Cintia Abravanel 

Curadoria: Sandra Setti 

Produção: Cacho de Ideias

Apoio: Vinhedo Manosso

Local: Memorial de Arte Adelio Sarro

Endereço: Av. Ursa Maior 210, Vinhedo, SP

Período de exposição: de 2 de junho a 30 de julho de 2023

Assessoria de Imprensa: Studio Nana Higa 



Como prevenir acidentes de trabalho no Dia da Indústria?

O Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, é uma ocasião importante para refletir sobre o papel que o setor industrial desempenha no desenvolvimento econômico e social de um país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria representa aproximadamente 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

A indústria é responsável pela produção de bens de consumo, materiais e equipamentos essenciais para a sociedade. De acordo com o Ministério da Economia, em 2020, a indústria brasileira foi responsável por mais de 11 milhões de empregos diretos e indiretos.

Tendo em vista toda a sua grandeza, também é importante pensar na prevenção de acidentes no setor industrial. Seria possível prever comportamentos de forma a evitar acidentes de trabalho?

Existem dados sobre acidentes de trabalho nas indústrias?

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020, ocorreram cerca de 575 mil acidentes de trabalho no Brasil. Esses acidentes resultaram em milhares de afastamentos e, infelizmente, também em óbitos. Portanto, a segurança no trabalho deve ser uma prioridade para as empresas, visando preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores. 

Como prevenir acidentes de trabalho nas indústrias?

Além dos riscos ocupacionais, dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostram que a falta de uma cultura preventiva e a negligência na gestão de riscos são fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes de trabalho. “Portanto, é necessário que as empresas identifiquem, avaliem e adotem medidas proativas para minimizar os riscos associados às suas atividades”, evidencia o CEO da MAPA, Luciano de Paula. 

De acordo com ele, um ponto que merece destaque é a necessidade de capacitação dos trabalhadores. Inclusive, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, mostra que apenas 37% dos profissionais brasileiros têm algum tipo de treinamento relacionado à segurança no trabalho. Investir em capacitação e conscientização dos colaboradores pode contribuir para uma cultura de prevenção e reduzir a ocorrência de acidentes. É possível saber mais sobre o papel do RH na prevenção de riscos de acidentes de trabalho.

“Mas, além da capacitação, existem diversas questões que devem ser levadas em conta. É importante o incentivo às medidas de proteção, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI), contratação de profissionais que estejam alinhados à cultura da empresa, investimento em saúde emocional, fiscalização quanto ao cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs) e muito mais”, pontua Luciano.

Hoje em dia, também é possível afirmar que a indústria impacta o meio ambiente de forma bastante significativa. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente (SINIMA), o setor é responsável por cerca de 21% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Essas emissões contribuem para as mudanças climáticas e a degradação ambiental.

“Nesse sentido, é fundamental que as empresas adotem práticas sustentáveis, como as práticas ESG”, acrescenta Luciano. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a redução de resíduos, a implementação de tecnologias limpas e a adoção de processos produtivos mais eficientes podem contribuir significativamente para a redução do impacto ambiental da indústria.

É possível evitar acidentes com dados preditivos?

Para o CEO da MAPA, a inovação tecnológica desempenha um papel importante na promoção da prevenção industrial, permitindo o desenvolvimento de processos mais seguros e eficientes. “Na verdade, a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da prevenção é uma prioridade. Programas de treinamento e capacitação devem ser implementados para que todos estejam cientes dos riscos envolvidos em suas atividades e sejam capazes de adotar medidas preventivas”, relata a diretora da MAPA.

“Hoje em dia, podemos contar com ferramentas, como testes de personalidade, que oferecem dados preditivos, de forma a identificar e monitorar áreas de risco. Esses dados também podem identificar e monitorar fatores de risco pessoais, como fadiga, distração ou estresse. Com isso, as empresas podem desenvolver e implementar programas de prevenção de acidentes mais eficazes. Da mesma maneira, existem as avaliações psicossociais, que contribuem de forma efetiva para a prevenção de acidentes de trabalho, mas, principalmente, para a manutenção da saúde e qualidade de vida do colaborador dentro do seu contexto de trabalho”, acrescenta.

Por fim, neste Dia da Indústria, é necessário reforçar a importância da prevenção como um pilar fundamental para um setor industrial saudável e sustentável. Somente por meio de ações preventivas e do compromisso conjunto de empresas, trabalhadores e governo, será possível garantir a segurança dos trabalhadores, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento da indústria.



Consultoria de marketing e vendas cresce exponencialmente

A consultoria em Marketing e Vendas, ABM, obteve um crescimento de mais de 300% no ano de 2022. Esse feito expressivo é atribuído à abordagem educativa, respaldada por uma cultura orientada a dados. A aposta da ABM está atrelada a investimento em pessoas e tecnologia com objetivo de coletar e interpretar informações relevantes do mercado, possibilitando a adoção de estratégias mais eficientes e direcionadas.

A empresa estabeleceu parcerias estratégicas com diversas companhias, ampliando sua rede de contatos e fortalecendo sua capacidade de atender a diferentes setores e mercados. Essas colaborações têm sido fundamentais para impulsionar o crescimento e a rentabilidade dos clientes da ABM.

De acordo com Victor Rios, especialista em canais digitais, destaca que o desafio das empresas, torna-se de mais fácil compreensão quando é utilizado uma abordagem consultiva e orientada a dados. As empresas passam desta forma compreender melhor os esforços de marketing e vendas junto aos seus consumidores finais.

O formato metodológico de atuação da ABM relaciona-se ao tato educativo e culturalmente orientado a dados. A partir dessa premissa os esforços da empresa visam um relacionamento duradouro junto aos seus clientes.

Com uma equipe focada no curto e médio prazo, a ABM projeta um futuro promissor. Sua missão é continuar oferecendo soluções baseadas em dados e focadas em resultados, para impulsionar o sucesso de seus clientes.

Para mais informações sobre a ABM e como a consultoria pode auxiliar as empresas a alcançarem resultados expressivos, é possível acessar o seguinte link: www.abm.tec.br



Certificado Digital chegará a 9 milhões de emissões em 2023

O Certificado digital foi deliberado no dia 24 de agosto de 2001, quando o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) ganhou nomeação de Autarquia e, assim, foi criada a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, de responsabilidade e gestão pelo Instituto.

Determinado pela Medida Provisória de número 2.200-1/2001, foi o ponto de partida para a implementação do sistema nacional de Certificado Digital no país. A ICP-Brasil é composta por uma série de entidades que atuam em conjunto para garantir a segurança e a confiabilidade das transações eletrônicas no país. 

Essas entidades incluem a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz), que é responsável por emitir os Certificados Digitais raiz, que são a base da hierarquia de Certificados Digitais no país, e as Autoridades Certificadoras (ACs), que são responsáveis por emitir os Certificados Digitais para pessoas físicas e jurídicas.

Desde o início, a ferramenta trouxe praticidade e segurança para procedimentos realizados digitalmente. Os Certificados Digitais são armazenados em dispositivos ou arquivos criptográficos, como os certificados A1, ou também armazenados em tokens e smartcards, como é o caso dos certificados A3, por exemplo. Ambos garantem a segurança das informações e impedem o acesso não autorizado aos Certificados.

O Certificado Digital é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, tanto no âmbito empresarial quanto nas atividades de pessoas físicas, já que o propósito maior é uma tecnologia desenvolvida que permite a autenticação e a criptografia de informações via assinatura digital, e se tornou uma ferramenta importante dentro desse contexto.

Esse crescimento tem sido impulsionado principalmente pela necessidade de uso do Certificado Digital em diversas obrigatoriedades fiscais eletrônicas, como a emissão de NF-es (notas fiscais eletrônicas), além do aumento da utilização de transações digitais seguras em geral.

Fausto Sperandio, Responsável de Negócio do TecnoSign – operação de tecnologia em certificados digitais da TecnoSpeed – reforça que “se considerarmos que 11,4 milhões de certificados digitais estão ativos e existem 19,2 milhões de empresas no Brasil, ainda existe uma parcela do mercado fora da certificação digital e é um caminho para as software houses contribuírem com esses empreendimentos fornecendo o certificado digital junto com o sistema de gestão, garantindo comodidade e maior segurança.” comentou durante o webinar “Guia da Software House 2023”

No início de dezembro de 2022, o Instituto Nacional de Tecnologia publicou que haviam sido emitidos 6.913.432 certificados digitais no país. E o ano finalizou com 8.424.007 certificados emitidos. 

Ainda de acordo com o ITI em Números, a expectativa para o ano de 2023 é que sejam emitidos 9.694.020, mais de nove milhões de certificados digitais – estes dados são atualizados em tempo real do Instituto. 

Fato é: o uso do certificado digital continua em ascensão, bem como as empresas de tecnologia que atuam com esse tipo de assinatura eletrônica. Desde a implementação da Nota Fiscal Eletrônica, em 2006, o uso do Certificado Digital para a emissão de notas se tornou obrigatório para muitas empresas, e essa necessidade se estendeu a outros tipos de declarações e obrigações fiscais ao longo dos anos. 

Com isso, muitas empresas passaram a adotar o Certificado Digital como forma de garantir a conformidade legal e evitar problemas com o fisco.

Além disso, o isolamento social e a necessidade de evitar o contato físico proveniente da pandemia dos últimos anos ampliou ainda mais o uso do Certificado Digital no Brasil. Muitas empresas e pessoas físicas passaram a realizar transações e registros eletrônicos com mais frequência, o que aumentou a demanda por soluções de segurança digital. 

Outro fator que tem contribuído para o crescimento do Certificado Digital no Brasil é a ampliação da sua utilização em diferentes setores da economia. O Certificado Digital já é utilizado em setores, como o financeiro, o de saúde, o de educação, e o da própria tecnologia, como o caso de empresas de software, que fornecem a emissão ou indicação de certificados por dentro dos seus sistemas de gestão. 

A TecnoSpeed, por exemplo, é uma empresa que desenvolve soluções para softwares e hoje possui uma Autoridade de Registro, o TecnoSign, especializada em credenciar empresas de software que desejam indicar ou emitir certificados digitais para os clientes, incluindo o certificado digital dentro do portfólio de tecnologias de gestão.

Para as empresas, o Certificado Digital pode trazer diversos benefícios além da conformidade legal, como a agilidade na realização de transações eletrônicas e a maior confiabilidade nas transações comerciais. Além disso, o certificado pode contribuir para a imagem da empresa, transmitindo uma mensagem de compromisso com a segurança e a conformidade legal.

E para as pessoas físicas, o Certificado Digital também pode trazer benefícios, como a facilidade na realização de transações bancárias, a assinatura digital de documentos e contratos, e a possibilidade de acessar serviços governamentais de forma segura e remota.

Com a evolução tecnológica e a maior conscientização sobre a importância da segurança digital, é esperado que o uso do Certificado Digital se expanda ainda mais nos próximos anos.



Collab propõe democratização do acesso aos serviços de saúde on-line

Regulamentada recentemente, a teleconsulta ou consulta médica não presencial foi utilizada por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros em todo o país no atendimento a pacientes em 2022. Os dados são do Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). A pesquisa TIC Saúde do ano passado mostra um crescimento do uso de tecnologias por profissionais do setor quando comparado ao período anterior à pandemia, o que, para os pesquisadores, pode impactar positivamente a assistência à saúde.

Atentas a esse cenário a Weclix, provedora de internet fibra óptica do estado de São Paulo, e a YouCast, integradora especializada em soluções de broadcast, OTT, redes e produtos digitais, acabam de anunciar a parceria para lançar a campanha da plataforma ESaúde Assist no Estado de São Paulo.

Num primeiro momento a campanha priorizará a comunicação do serviço de telemedicina, que se trata do atendimento 24 horas de qualquer lugar e que muitos ainda não têm acesso por desconhecimento e por não saberem o quanto a telemedicina tem o poder de revolucionar o acesso à saúde de qualidade de forma muito eficiente, ajudando a superar o acesso limitado oferecido pelo SUS, Sistema Único de Saúde, a recursos imprescindíveis para a manutenção da saúde. Na sequência a campanha mostrará os benefícios das assinaturas completas do ESaúde Assist. Com custo que se propõe a ser acessível para famílias de até 5 pessoas, o ESaúde Assist conecta pacientes a rede particular de saúde para consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem.

Segundo Kátia Andrade, CMO da Weclix, o objetivo das marcas é conseguir atingir uma parcela considerável da população que recorre ao SUS. “Desde o início da operação temos propósitos que vão além de oferecer internet de qualidade. Com essa parceria queremos auxiliar na democratização do acesso aos serviços de saúde on-line, bem como proporcionar dignidade aos atendimentos”.

A CMO da Weclix ressalta que “além de ter um custo mais acessível comparado aos planos de saúde tradicionais, o ESaúde Assist atinge muito mais pessoas, pois possibilita à população a disponibilidade de um leque de especialidades para tratamento por meio da tecnologia”, relata.

Filipe Paula dos Santos, Diretor Comercial e sócio da YouCast, destaca que há diversos atendimentos que poderiam ser solucionados, via telemedicina, sem sobrecarregar os hospitais, o que evitaria a superlotação tão comum no dia a dia das empresas públicas e privadas de saúde. “Para nós é muito empolgante acompanhar o que a tecnologia pode fazer para sanar esse problema que há anos assola o nosso país. Uma boa anamnese em atendimento virtual pode resolver mais de 50% das queixas dos pacientes, ou seja, determinar a primeira linha de cuidados e acompanhar a evolução do quadro em consultas de retorno on-line ou presencial se necessário”.

O executivo ainda acrescenta que por meio da consulta on-line, uma pessoa com dor de garganta, virose ou mal-estar é diagnosticada rapidamente e recebe a receita médica digitalizada sem precisar sair de casa ou pegar fila. “Essa medida reduz, inclusive, o risco de exposição a outras doenças se estivesse no pronto-socorro, além de não precisar gastar com locomoção e estacionamento”, diz.

Lançamento da campanha do ESaúde no Estado de São Paulo

Nos próximos dias a Weclix irá incorporar ao seu portfólio de produtos o serviço de telemedicina fornecido pelo ESaúde Assist para garantir acesso a saúde aos seus clientes onde quer que eles estejam. 

O lançamento da campanha irá acontecer no Encontro Nacional Abrint 2023, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No dia 24 de maio, às 17h30, a provedora estará presente no painel sobre telemedicina da Youcast, integradora de soluções para produção, distribuição e transmissão de conteúdo multimídia e de dados, para falar mais sobre a collab.



IA ajuda a criar novos negócios e impulsiona o mercado de serviços e produtos

Softwares como o ChatGPT e outras ferramentas com IA podem ser utilizados para a fase inicial de construção e ideação do negócio. Como exemplo, por meio da IA o empreendedor pode avaliar quantidades significativas de dados de mercado de uma forma muito mais fácil e rápida do que se tivesse que o fazer manualmente.

Essa tecnologia também pode ser utilizada na criação de modelos preditivos que auxiliem o empreendedor a ter uma previsão se o negócio pode ou não ter sucesso.

Além disso, a IA ainda pode ser uma solução para criar novas ideias entre as equipes criativas de uma startup, tendo como base insights e dados de relevância para o negócio.

Sendo assim, essa tecnologia tem muito potencial nos primeiros passos de um negócio e pode servir como um pontapé inicial para quem está inseguro.

Conforme trecho de entrevista ao talk show Trilha da Inovação, veiculado no portal InfoMoney, a Presidente da Abstartups, Associação Brasileira de Startups, diz que é importante tirar as ideias do papel e começar a executá-las: “Eu costumo dizer que você tem que começar, começa com qualquer coisa”.

Ela complementa: “Eu vejo muitos empreendedores que têm muita dificuldade em começar. Eu vejo pessoas que querem deixar o projeto perfeito e é um erro muito grave isso, porque o projeto nunca vai estar perfeito. Ninguém espera perfeição para utilizar o projeto, porque quem vai dizer se o projeto é bom ou não é o cliente, e o mercado só vai ter acesso quando tiver contato com a solução”.

Depois de criado o negócio com a ajuda da IA e ultrapassada a fase de experimentação inicial, o negócio pode começar a se firmar no mercado e a se expandir com o auxílio das estratégias certas de divulgação, principalmente por meio do marketing digital e de um divulgador de notícias.

IA no mercado de serviços e produtos

A inteligência artificial não tem contribuição apenas na criação de negócios, uma vez que também pode ser utilizada por empresas que já existem – principalmente no setor varejista.

Com a IA sem código, as interfaces ficam muito mais fáceis de arrastar e soltar, possibilitando que qualquer empresa consiga usufruir de suas habilidades para desenvolver serviços e produtos melhores e mais inteligentes. É o que afirma como tendência o portal Forbes.

Segundo o portal, isso já está acontecendo no setor varejista, e um dos exemplos é a Stitch Fix, que já utiliza algoritmos habilitados para inteligência artificial para fazer a recomendação de itens de vestuários aos clientes, com a devida correspondência de numeração e gosto.



Estudantes criam app que prepara jovens para o trabalho

A ideia de um aplicativo para ajudar jovens na preparação para o mercado de trabalho rendeu a estudantes do Ensino Médio do Rio de Janeiro e de Pernambuco o primeiro lugar no Hackathon Janelas para o Amanhã. A iniciativa da ONG Recode e da Petrobras reuniu 354 participantes de todo o Brasil de maneira virtual, no mês de abril, e contou com 31 soluções para desafios sobre o tema “Tecnologia e Mercado de Trabalho”.

O time campeão foi formado por quatro estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), de Quissamã, no Norte do Rio de Janeiro: Livya Souza, Cauê Neves, Chaide Vicente e Kaio Adão; além de um representante da Escola Técnica Estadual Porto Digital (ETE), de Pernambuco, Rian Oliveira. Eles criaram o Roteiro Profissional, o projeto de um aplicativo que oferece teste vocacional e simulação de entrevistas reais para preparar jovens para o mercado de trabalho.

“Durante o projeto, nossas ideias foram fluindo e sinto que conseguimos incluir todas elas na montagem do nosso projeto, fazendo o Roteiro Profissional se tornar um aplicativo completo e de fácil acesso e uso aos usuários”, destaca a estudante Livya, de 17 anos. “Foram dias desafiantes e de muito trabalho, porém todo o processo foi divertido e contribuiu muito para nosso enriquecimento acadêmico e intelectual”, complementa Kaio.

Quem ficou em segundo lugar foi o quinteto formado por estudantes do Colégio Técnico de Campinas: Nicolas Livotto, João Victor Ribeiro, Matheus Lima, Kauan Fernandes e Jhonatan Santos, com a ideia do Vocacciona, uma plataforma para ajudar jovens a encontrarem suas vocações. Já o terceiro lugar foi para o time de Izabella Faria, Gustavo Oliveira, Maria Eduarda Pasche, Estefani Monteiro e Pedro Rezende, uma união entre jovens de institutos e escolas públicas variadas. Eles apresentaram o CodeUp, um aplicativo para centralizar e facilitar o acesso a cursos gratuitos e oportunidades de emprego.

Como forma de reconhecimento aos campeões, cada integrante que ficou em primeiro lugar vai receber um notebook. Já os participantes de times que ficaram em segundo e terceiro vão receber tablets.

Empoderamento digital nas escolas públicas

O Janelas para o Amanhã, uma parceria entre a Recode e a Petrobras, é voltado para alunos de ensino médio e também promove a capacitação de professores e do corpo pedagógico das escolas públicas dos estados de ES, RJ e SP com competências ligadas ao mundo da tecnologia. Entre 2021 e 2023, 280 colégios receberam computadores e equipamentos eletrônicos, além de formações em tecnologia para alunos e professores.

“Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com o empoderamento digital e a transformação social. A tecnologia tem sido uma grande aliada dos educadores para tornar o ensino ainda mais atrativo e preparar os jovens para viver no mundo conectado. Além disso, é importante que os alunos reconheçam uma forma cidadã de uso das plataformas tecnológicas e que se tornem, eles mesmos, protagonistas do movimento para mudar vidas, tech changemakers reais”, destaca o fundador e CEO da Recode, Rodrigo Baggio.

“Tecnologia e inovação são pilares da atuação da Petrobras. Esse hackathon dialoga com esses pilares e também com a estratégia da Petrobras de fomentar o desenvolvimento das comunidades onde atua, além de contribuir para a geração de oportunidades de inserção no universo do trabalho e renda para os jovens”, afirma Marcela Souza Levigard, Gerente de Programas Sociais da Petrobras.

https://recode.org.br/



IHS Towers publica relatório de sustentabilidade de 2022

A IHS Holding Limited (NYSE: IHS) (“IHS Towers”), uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura de comunicações compartilhadas do mundo em número de torres, publicou hoje seu relatório de sustentabilidade de 2022.

O documento abrange as atividades de sustentabilidade de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022 e foi preparado de acordo com as normas da Global Reporting Initiative, mapeando as iniciativas de sustentabilidade da empresa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A abordagemàsustentabilidade da IHS Towers é orientada pelo Pacto Global da ONU, do qual a empresa é signatária desde 2020 e o relatório serve como terceira “Comunicação sobre o progresso” do ano.

Conforme demonstrado no relatório de sustentabilidade de 2022, a IHS Towers continua comprometida com suas partes interessadas mais amplas, incluindo, entre outras, funcionários, comunidades, fornecedores, clientes e investidores. Ao fornecer infraestrutura de comunicação que ajuda a facilitar a conectividade e inclusão digital, sua estratégia de sustentabilidade de quatro pilares, que se concentra em ética e governança, meio ambiente e mudança climática, educação e crescimento econômico e equipe de trabalho e comunidades, busca agregar valor às comunidades atendidas.

Ao longo de 2022, a empresa fez parcerias com organizações internacionais e locais para oferecer programas direcionados com escala e alcance adequados. A IHS Towers também reafirmou a sustentabilidade como um princípio central, estabelecendo-a como um quinto valor fundamental, ao lado do foco no cliente, inovação, integridade e ousadia, para incorporar ainda mais esses valores na empresa e em tudo o que ela faz.

Destaques do relatório de sustentabilidade de 2022

  • Foram gastos US$ 7,5 milhões em iniciativas de sustentabilidade com foco na comunidade, elevando os investimentos na comunidade para mais de US$ 22 milhões desde 2017.

  • Por meio do seu Plano de redução de carbono, a empresa se comprometeu a reduzir a intensidade das emissões de quilowatts-hora (kWh) de Escopo 1 e Escopo 2 de seu portfólio de torres em cerca de 50 % até 2030 – em comparação com a linha de base de 2021.

  • Foram concedidas bolsas de estudos para 18 estudantes de Camarões, Costa do Marfim e Nigéria de acordo com a Iniciativa dos trabalhadores de linha de frente. Lançado em 2021, o programa oferece aos filhos dos funcionários de linha de frente e fornecedores equivalentes a oportunidade de solicitar ajudas econômicas da IHS Towers para estudar em universidades de primeira categoria.

  • Foi concluído o primeiro de três anos da parceria com a Giga, iniciativa da UNICEF-ITU para conectar todas as escolasàinternet. Os dados compartilhados segundo o componente de contribuição em espécie da parceria ajudaram a Giga a determinar que em Ruanda:

    • a distância média de uma escola até a torre mais próxima é de 2,5 km.

    • Mais de 98 % das escolas são visíveis de pelo menos uma torre, enquanto 95 % são visíveis de duas torres e 91 % de três torres.

  • Foi feita uma parceria com a ONG brasileira AfroReggae para financiar o AfroGames, dois centros educacionais nas favelas do Rio de Janeiro que oferecem programação gratuita e aulas de inglês a cerca de 200 moradores cadastrados.

  • Foram entregues projetos de energia renovável e doadas 106 unidades de postes movidos a energia solar de 60W e 100W em três estados da Nigéria para fornecer iluminação pública para comunidades de cerca de 510 mil moradores no total e, em Ruanda, foi apoiada uma iniciativa do Banco de Desenvolvimento de Ruanda que conecta sistemas de energia solar a 1 mil lares no distrito de Rulindo.

  • Foram lançados projetos de perfuração de poços em vários mercados africanos, incluindo Zâmbia, onde foram perfurados 16 poços, fornecendo às comunidades rurais água potável limpa e segura.

  • Foram implementadas 65.533 bateriase vendidas 20.799 para reutilização ou reciclagem.
  • O programa de reciclagem de geradores do grupo doou 77 geradores para escolas, orfanatos e centros de saúde. Cerca de 350 geradores já foram doados desde o lançamento do programa em 2017.

Sam Darwish, presidente e CEO da IHS Towers, comentou: “Tenho o prazer de anunciar a publicação de nosso relatório de sustentabilidade de 2022 e compartilhar o progresso de nossa estratégia de sustentabilidade ao concluirmos nosso primeiro ano completo como uma empresa de capital aberto. Como facilitadores da conectividade móvel, acreditamos que desempenhamos um papel importante no desenvolvimento dos mercados em que operamos e continuamos perseguindo nossa visão de ajudar a criar um mundo conectado onde a conectividade móvel possibilita ainda mais o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

O ano de 2022 foi de grandes realizações, pois aumentamos ainda mais nossa pegada operacional. Com este crescimento, vem a responsabilidade, e uma das principais prioridades de nossa empresa é reduzir o impacto negativo das emissões de gases de efeito estufa, que continuam sendo um desafio significativo para nossa indústria. Foi um grande orgulho publicar nosso Plano de redução de carbono em outubro de 2022 e fiquei feliz em ver as grandes iniciativas ambientais com foco na comunidade adotadas por nossas equipes locais de sustentabilidade.

Este relatório inclui detalhes sobre tais iniciativas, atualizações sobre nossa parceria com a Giga e nossa exclusiva Iniciativa dos trabalhadores de linha de frente,àmedida que buscamos oferecer oportunidades para a próxima geração aprender, desenvolver e prosperar.

Somos apaixonados por gerar impacto social positivo para nosso pessoal, comunidades e partes interessadas em geral. A todos, agradeço a vocês e aos nossos incríveis parceiros por apoiarem nossa agenda de sustentabilidade em 2022.”

Para mais informações, acesse www.ihstowers.com/sustainability

Sobre a IHS Towers: a IHS Towers é uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura de comunicações compartilhadas do mundo em número de torres e é uma das maiores multinacionais independentes de torre de telecomunicações focada exclusivamente nos mercados emergentes. A empresa possui cerca de 40 mil torres em seus 11 mercados, incluindo Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda, África do Sul e Zâmbia. Para mais informações, entre em contato com communications@ihstowers.com ou acesse www.ihstowers.com

Declarações prospectivas

Este comunicadoàimprensa contém declarações prospectivas. Pretendemos que tais declarações prospectivas sejam cobertas pelas disposições pertinentes de “isenção de responsabilidade” (ou seu equivalente) de qualquer jurisdição aplicável, incluindo aquelas contidas na Seção 27A da Lei de Valores Imobiliários dos EUA de 1933, conforme alterada, e na Seção 21E da Lei do Mercado de Capitais dos Estados Unidos de 1934, conforme alterada. Todas as declarações que não sejam declarações de fatos históricos contidas neste comunicado podem ser declarações prospectivas. Em alguns casos, é possível identificar as declarações prospectivas por termos como “pode”, “deveria”, “espera”, “planeja”, “antecipa”, “poderia”, “pretende”, “almeja”, “projeta”, “contempla”, “acredita”, “estima”, “prevê”, “potencial” ou “continua”, bem como a versão negativa desses termos ou de outras expressões semelhantes. As declarações prospectivas contidas neste comunicadoàimprensa incluem, mas não estão limitadas a declarações sobre nossa estratégia de negócios, planos, crescimento de mercado e nossos objetivos, nosso programa de sustentabilidade e Plano de redução de carbono.

Baseamos estas declarações prospectivas principalmente em nossas expectativas e projeções atuais sobre eventos futuros e tendências financeiras que acreditamos podem afetar nossos negócios, situação financeira e resultados operacionais. As declarações prospectivas envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores importantes que podem fazer com que nossos resultados, desempenho ou conquistas reais sejam materialmente diferentes de quaisquer resultados, desempenho ou conquistas futuras expressas ou implícitas nas declarações prospectivas, incluindo, entre outras, as condições macroeconômicas gerais dos países em que operamos; nossa incapacidade de executar com sucesso nossa estratégia de negócios e planos operacionais, incluindo nossa capacidade de aumentar o número de colocações e alterações de locação em nossas torres e construir novos locais ou desenvolver negócios relacionados a setores de telecomunicações adjacentes (incluindo, por exemplo, aqueles relacionados aos nossos negócios de fibra na América Latina e em outros lugares) ou cumprir nossa estratégia e iniciativas de sustentabilidade ou governança ambiental, social e corporativa (ESG) sob custos, prazos e complexidade previstos, como nosso Plano de redução de carbono (Projeto Verde), incluindo planos para reduzir o consumo de diesel, integrar painéis solares e soluções de armazenamento de baterias em locais de torres e conectar mais locaisàrede elétrica; responsabilidade ambiental; e os fatores importantes discutidos na seção intitulada “Fatores de risco” em nosso relatório anual no Formulário 20-F para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2022.

As declarações prospectivas neste comunicadoàimprensa são baseadas nas informações disponíveis para nós na data deste comunicadoàimprensa e, embora acreditemos que tais informações constituem uma base razoável para tais declarações, tais informações podem ser limitadas ou incompletas, e nossas declarações não devem ser interpretadas como indicação de que realizamos uma investigação exaustiva ou revisão de todas as informações relevantes potencialmente disponíveis. Estas declarações são inerentemente incertas e os investidores são advertidos a não confiar indevidamente nelas. É preciso ler este comunicadoàimprensa e os documentos aos quais fazemos referência neste comunicado com o entendimento de que nossos resultados, desempenho e realizações futuros reais podem ser materialmente diferentes do que esperamos. Qualificamos todas as nossas declarações prospectivas por meio destas declarações cautelares. Além disso, podemos fornecer informações aqui que não são necessariamente “materiais” de acordo com as leis federais de valores mobiliários para fins de relatórios da SEC, mas que são informadas por vários padrões e estruturas ESG (incluindo padrões para a medição de dados subjacentes) e os interesses de várias partes interessadas. Muitas dessas informações estão sujeitas a suposições, estimativas ou informações de terceiros que ainda estão evoluindo e sujeitas a mudanças. Por exemplo, nossas divulgações com base em quaisquer padrões podem mudar devido a revisões nos requisitos de estrutura, disponibilidade de informações, mudanças em nossos negócios ou políticas governamentais aplicáveis ou outros fatores, alguns dos quais podem estar fora de nosso controle. Estas declarações prospectivas são válidas apenas na data deste comunicadoàimprensa. Exceto conforme exigido pela lei aplicável, não assumimos e negamos expressamente qualquer obrigação de atualizar ou revisar publicamente quaisquer declarações prospectivas contidas neste comunicadoàimprensa, seja como resultado de qualquer nova informação, eventos futuros ou de outra forma. Além disso, as informações incluídas em nosso relatório de sustentabilidade de 2022, incluindo os destaques fornecidos neste comunicadoàimprensa, estão sujeitas a certas isenções de responsabilidade importantes que devem ser lidas e consideradas em conjunto com estas informações.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Especialista aponta 4 tendências para indústria 4.0

A adoção de tecnologias associadas à Indústria 4.0 abre caminho para o avanço de novos recursos capazes de trazer ganhos de produtividade, agilidade e redução de custos. Segundo a Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), quando perguntados sobre os benefícios que as empresas esperam conseguir com a adoção de tecnologias digitais, a maior parte dos empresários consultados respondeu aumento da produtividade (72%), seguido da melhoria da qualidade dos produtos ou serviços e da redução dos custos operacionais (60%). Enquanto melhorias no processo de tomada de decisão foram apontados por 49% dos entrevistados.

Essa transformação digital, que tem como um dos principais pilares a Internet da Coisas (IoT), vem com desafios para conexão entre pessoas, máquinas e processos para proporcionar, na prática, resultados positivos.

Pelo terceiro ano seguido, a Nexa Tecnologia, empresa que apoia a transformação digital rumo à Indústria 4.0 e acaba de ser reconhecida pela Cisco com o prêmio Partner of the Year, marcou presença na Hannover Messe 2023, em abril em Hannover, na Alemanha e compartilha agora as tendências tecnológicas que ajudarão a moldar o futuro das fábricas conectadas. 

“A tecnologia está imprimindo constantes mudanças no ambiente industrial e em ritmo acelerado. São inovações não somente para infraestrutura da fábrica, mas para comunicação, campo e redes wi-fi”, afirma Sérgio Eler Costa, Diretor de Tecnologia da Nexa, que liderou uma comitiva integrada por clientes e parceiros à feira internacional de tecnologia industrial.

Destaques na Hannover Messe 2023

Segurança do chão de fábrica à nuvem

Com projetos de Indústria 4.0 avançando no setor, as máquinas estão cada vez mais conectadas e com acesso remoto. Dessa forma, a segurança operacional é uma das grandes preocupações das empresas diante das crescentes ameaças virtuais. “Como conectar de forma segura o que está na nuvem com o chão de fábrica? Em mundo multicloud, os dados podem ser hospedados localmente e em diferentes nuvens privadas, públicas ou híbridas. É preciso, portanto, gerenciar e proteger todo o ecossistema. A segurança da nuvem ajuda a gerenciar os riscos, cobrindo servidores e armazenamento no data center, IoT em fábricas, laptops remotos, telefones e todos os funcionários nas filiais”, diz o diretor da Nexa.

Conexão de trabalhadores remotos ao ambiente fabril

A expansão das redes de dados, permitindo o acesso remoto a plantas industriais, está abrindo caminho para a novos recursos produtivos. A feira em Hannover expôs uma plataforma que permite o acesso remoto de especialistas ao chão de fábrica para resolução de problemas por meio de realidade aumentada. A solução é composta por um capacete equipado com uma câmera Real Wear e óculos com aplicativo baseado Android que conecta o usuário a especialistas fora da fábrica.

“Com as mãos livres, quem está no ambiente fabril usa comandos de voz e gestos para chamar com segurança um especialista ou uma equipe de especialistas. Se um técnico júnior, por exemplo, tiver problemas com uma máquina ou equipamento, ele se comunica por meio da plataforma com os especialistas no assunto, que podem trabalhar remotamente e ainda consultar outros especialistas para resolver o problema. Isso representa ganhos de produtividade, agilidade na manutenção de ativos e otimização de recursos uma vez que especialistas podem acessar diversas plantas remotamente”, explica Sérgio Eler Costa.

Tracking de pessoas, processos ou máquinas 

Equipamentos de infraestrutura de rede passam ter disponíveis e integrados todos os sensores necessários de localização para tracking de pessoas, processos e máquinas. São soluções para a gestão de ativos, que é essencial para monitorar custos e reduzir desperdícios. “Um painel centralizado mostra com precisão de 1 metro um Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS) de estoque e equipamentos em seu depósito ou chão de fábrica. Isso representa a capacidade de avaliar como o equipamento é usado, evitar perdas ou roubos e reduzir o tempo de busca por itens perdidos”, afirma o executivo.

Aplicações de sensibilidade mais elevada de real time

Setores de indústria com atividades de difícil acesso, como mineração, óleo e gás e logística, têm hoje disponíveis redes móveis industriais e aplicações de sensibilidade mais elevada, com processo real time utilizando de redes Wi-Fi seguras. Essa tecnologia sem fio permite conectar ativos móveis ou estender sua rede onde a execução de fibra não é viável ou acessível, com conectividade segura e de baixa latência para aplicativos mais exigentes. Com ela, também é possível implantar facilmente e operar em espectro não licenciado. Isso abre possibilidades para que atividades críticas se beneficiem cada vez mais dos recursos trazidos pela conectividade da Indústria 4.0. Os portos e as instalações intermodais representam um ponto de trânsito crucial para mercadorias valiosas e devem ser eficientes, seguros e protegidos.

“A tecnologia disponível hoje oferece suporte à comunicação de dados onde as redes cabeadas não podem ser usadas, permitindo aplicativos importantes, como conectividade do Terminal Operating System (TOS), operação eficiente e consciência situacional para guindastes Ship-to-Shore (STS), tele remotas (por exemplo, guindastes de pórtico com pneus de borracha (RTG) e pórticos montados em trilhos (RMG)) e aplicações autônomas, como, por exemplo, guindastes RTG e RMG automatizados e veículos guiados de transporte horizontal automatizados (AGVs). Com inúmeras implantações em portos e terminais, trata-se de uma solução para configuração rápida, escalável e econômica”, diz o diretor da Nexa.



Engine Alliance seleciona CTS Engines para prover serviços de MRO a motores GP7200

A CTS Engines (CTS) anunciou que foi selecionada para prover serviços de MROàEngine Alliance (EA) para motores a jato com turboventilador GP7200. A EA é uma joint venture 50-50 entre a Pratt & Whitney e a General Electric para o desenvolvimento, produção e serviço do GP7200. O GP7200 é o motor de ponta para aeronaves A380, pois combina a confiabilidade e a engenhosidade dos motores PW4000 e GE90, enquanto fornece o motor mais silencioso e econômico para o A380.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230524005301/pt/

Engine Alliance selects CTS Engines to provide MRO Engine Services for the GP7200 (Graphic: Business Wire)

Engine Alliance selects CTS Engines to provide MRO Engine Services for the GP7200 (Graphic: Business Wire)

“Em 2019, a Engine Alliance mudou seu foco operacional para serviços de pós-venda e suporte ao cliente. A parceria com a CTS irá nos ajudar a atender às altas expectativas de nossos clientes”, disse Amy Johnston, Presidente da EA. “A equipe de liderança da CTS traz uma perspectiva exclusiva que vem de anos de experiência em companhias aéreas, oficinas de MRO e OEMs, e estamos confiantes de que a CTS irá proporcionar os resultados que nossos clientes de companhias aéreas requerem”, declarou Johnston.

“Estamos empolgados com a parceria com a EA para prover serviços de MRO ao GP7200. Esta é uma fantástica oportunidade para aprendermos as melhores práticas das maiores empresas de motores do mundo, enquanto oferecemos qualidade, confiabilidade e tempo de resposta de classe mundial”, disse Vesa Paukkeri, Diretor Executivo da CTS.

Sobre a CTS Engines

A CTS Engines é líder mundial em manutenção de motores já em operação, repensando os negócios como sempre. Com sede em Fort Lauderdale, FL, a CTS Engines é uma empresa de MRO independente que presta serviços completos de manutenção, reparo, revisão e testes para proprietários e operadores de motores de aeronaves com fuselagem larga. Damos orgulhosamente suporte a uma ampla gama de clientes comerciais e militares. Desde 2002, a CTS Engines construiu sua reputação na capacidade de oferecer a seus clientes soluções econômicas e de alta qualidade para manutenção de motores. Nossa missão é manter os motores já em operação de nossos clientes voando por mais tempo e com mais confiabilidade do que qualquer outra empresa de MRO no mundo.

Sobre a Engine Alliance

A Engine Alliance (EA) é uma joint venture 50-50 da GE (NYSE:GE) e Pratt & Whitney (P&W), uma empresa da Raytheon Technologies (NYSE:RTX). Os parceiros em distribuição de receitas incluem a MTU Aero Engines da Alemanha, a SAFRAN Aero Boosters da Bélgica e a SAFRAN Aircraft Engines da França. A EA fabrica e faz a manutenção do motor mais silencioso, confiável e econômico para o A380, o GP7200.

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Contato:

Para mais informação, apenas imprensa:

CTS Engines

Alejandra Meza

AMeza@ctsengines.com

Para mais informação sobre a CTS Engines, acesse nosso site:

www.CTSEngines.com

Fonte: BUSINESS WIRE



PUMA fabricou sete de cada 10 produtos com materiais melhores em 2022

A empresa esportiva PUMA fabricou sete de cada 10 produtos com materiais melhores em 2022, de acordo com o relatório de sustentabilidade 2022 da empresa, devido ao seu aumento do uso de materiais reciclados.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230523005789/pt/

Sports company PUMA has made 7 out of 10 products from better materials in 2022, according to the company’s Sustainability Report 2022, as it further scaled up the use of recycled materials. (Photo: Business Wire)

Sports company PUMA has made 7 out of 10 products from better materials in 2022, according to the company’s Sustainability Report 2022, as it further scaled up the use of recycled materials. (Photo: Business Wire)

Materiais melhores, como algodão e viscose de fontes certificadas ou poliéster reciclado, têm uma pegada ambiental menor em termos de emissões de CO2 e permitem que a PUMA melhore seu impacto ambiental em toda a sua linha de produtos. Desde 2017, a PUMA conseguiu reduzir as emissões de CO2 de seus materiais em 32 %. As emissões totais de CO2 poderiam ser reduzidas em 7 %*, apesar de um crescimento significativo nas vendas.

“Nossa estratégia Forever Better visa tornar a PUMA melhor em toda a cadeia de valor, seja em materiais, emissões de carbono, circularidade ou direitos humanos”, disse Anne-Laure Descours, diretora de Fornecimento da PUMA. “Sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito, mas estamos estimulados pelo progresso que fizemos no ano passado.”

Enquanto a PUMA, que está a caminho de atingir sua meta de fabricar nove de cada 10 produtos com materiais melhores até 2025, continuou alimentando 100 %* de seus escritórios, lojas e armazéns com energia renovável em 2022, seus fornecedores também aumentaram o uso de energia renovável na cadeia de abastecimento, onde se origina a maior parte das emissões de carbono da empresa.

Os principais fornecedores da PUMA, que representam cerca de 80% do volume de produção da empresa, mais que dobraram seu consumo de energia renovável em apenas um ano – de 0,2 % em 2017 para 11 % em 2022. Isso foi conseguido através da instalação de sistemas de energia solar de grande escala em fornecedores selecionados e da compra de certificados de energia renovável. Até 2025, a PUMA pretende mais do que duplicar este número e fazer com que seus principais fornecedores obtenham um quarto de suas necessidades de energia de fontes renováveis.

Mais de 50 % do poliéster usado nas roupas e acessórios da PUMA vem de materiais reciclados e a empresa também começou a aumentar o uso de algodão reciclado.

Ao mesmo tempo, a PUMA progrediu com seus experimentos Forever Better no RE:SUEDE, que testa um tênis biodegradável, e no RE:FIBRE, que visa ampliar as tecnologias de reciclagem de poliéster mais avançadas. Ambos os projetos continuam em 2023.

Para garantir que os direitos de mais de meio milhão de trabalhadores na cadeia de suprimentos da PUMA fossem respeitados, a empresa compilou relatórios de auditoria de 510 fábricas que produzem produtos e materiais acabados em 2022.

O relatório de sustentabilidade da PUMA está disponível em https://annual-report.puma.com. Como resultado do feedback que a PUMA recebeu durante sua primeira “Conferência do povo” em Londres em 2022 e para alcançar o público jovem, partes do relatório de sustentabilidade também serão disponibilizadas em formato podcast no Spotify, com lançamento marcado para 1º de junho de 2023 .

* Inclui certificados de atributos de energia renovável

PUMA

A PUMA é uma das marcas esportivas líderes mundiais, projetando, desenvolvendo, vendendo e comercializando calçados, roupas e acessórios. Por 75 anos, a PUMA impulsionou incansavelmente o esporte e a cultura criando produtos rápidos para os atletas mais rápidos do mundo. A PUMA oferece produtos de desempenho e estilo de vida inspirados no esporte em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. Ela colabora com designers e marcas de renome para levar as influências do esporte para a cultura de rua e a moda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 20 mil pessoas no mundo inteiro e tem sede em Herzogenaurach (Alemanha).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Kerstin Neuber – Comunicações – Corporativas – PUMA SE – Kerstin.neuber@puma.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Uso do biodiesel gera economia e benefícios ao país

O biodiesel é um biocombustível obtido a partir de óleos vegetais, como os de soja, palma, algodão etc., residuais, como o resultante de frituras, e gorduras animais. Por ser produzido utilizando-se recursos naturais, é considerado uma fonte de energia limpa e renovável, tal como as energias solar e eólica, sendo uma alternativa sustentável e econômica ao diesel fóssil e outros combustíveis derivados do petróleo.

Como parte de uma estratégia nacional de transição energética, desde abril deste ano o percentual de biodiesel misturado ao óleo diesel vendido ao consumidor final foi elevado de 10% para 12%, de acordo com resolução aprovada pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). Essa alteração cumpre as novas diretrizes do governo federal, que pretende aplicar um aumento progressivo ao percentual de adição do biodiesel ao diesel – o plano é que, até 2026, a mistura chegue a 15%.

André Lavor, presidente e um dos fundadores da Binatural, empresa especializada em biodiesel que atua no mercado desde 2006, explica que a adição de biodiesel ao diesel é importante para a redução de impactos ambientais e na saúde da população.

“Os benefícios são inúmeros, tanto para o homem quanto para o meio ambiente, visto que o biodiesel desempenha um papel fundamental na redução das emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, na contenção do aquecimento global”, diz. “Porcentagens de biodiesel misturadas aos combustíveis fósseis diminuem a emissão de partículas e gases tóxicos durante a combustão, o que colabora para melhorar a qualidade do ar nas cidades.”

Benefícios à economia

Lavor ressalta que o uso do biodiesel também impacta positivamente as esferas econômica e social do Brasil, trazendo inúmeras vantagens ao país, que é um dos três maiores produtores mundiais de biocombustíveis. “Uma das vantagens é a diversificação da matriz energética brasileira e a diminuição da necessidade por importação de combustíveis fósseis, aumentando a autonomia do país e tornando-o menos dependente de fontes de energia não renováveis”, esclarece.

A resolução aprovada pelo CNPE de aumentar a porcentagem de biodiesel levou em conta, ainda, que esta medida representa a redução de necessidade de importação de óleo diesel. Estima-se que, em 2023, deixe de ser importado 1 bilhão de litros de óleo diesel e, em 2026, 4 bilhões de litros. Também é previsto no texto da resolução um aumento progressivo, até 2026, do valor destinado ao Programa Selo Biocombustível Social, que promove a inclusão de agricultores familiares de todas as regiões do país no mercado de biocombustíveis brasileiro.

O presidente da Binatural reforça a importância do papel do biocombustível no fomento à agricultura familiar e ressalta sua contribuição para a economia circular ao utilizar resíduos de diferentes processos como matéria-prima. “A cadeia produtiva do biodiesel promove a geração de empregos e renda em diversas áreas e estimula culturas agrícolas em pequenas propriedades, o que fortalece a agricultura familiar e permite um desenvolvimento sustentável”, analisa.

Para saber mais, basta acessar www.binatural.com.br



Empresas investem em tecnologia para modernidade do negócio

Tecnologia e o mundo corporativo andam de mãos dadas. Um indicativo disto é um levantamento feito pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, diagnosticando que 85% das empresas ampliaram os investimentos em TI durante a pandemia e que ao menos 75% das organizações incluíram pautas sobre inovações em discussões de negócio.

Ainda que o estudo tenha sido realizado ao longo da pandemia, os dados apontam que as empresas não fecharam os olhos para a adesão de novas metodologias tecnológicas em seu escopo de trabalho. Pelo contrário, as empresas e seus líderes estão cada vez mais dispostos a entenderem o mundo moderno e trazer tais modernidades para seu cotidiano.

Prova disso foi a constatação de que 82% dos executivos ouvidos pela pesquisa assinalaram que as empresas estão abertas para mais investimentos em TI. Neste mesmo barco, 76% dos tomadores de decisão consideram a tecnologia como algo estratégico para suas empresas.

Na prática, empresas que produzem tecnologia já perceberam essa lacuna e estão prontas para suprir essa demanda. Ao menos é o que relata Maria Cristina Diez, engenheira de softwares e diretora-comercial da MOST, empresa provedora de soluções que apoiam processos de onboarding digital a partir de técnicas de Inteligência Artificial.

“Existem diversas razões que motivam os empresários na busca por tecnologia. Entre as principais estão a redução de custo e aumento da produtividade, ainda a melhoria nas tomadas de decisão graças a informações mais precisas e em tempo real, além da diferenciação no mercado por ser inovador e, contudo, a possibilidade de uma melhor experiência do cliente com atendimentos mais rápidos e precisos”, salienta.

Essa metodologia não fica a cargo apenas de empresas que produzem tecnologias. Outros setores também têm suas apostas. Um exemplo é a construção civil. “A engenharia civil também é impactada por estas mudanças que vêm acontecendo. Atualmente a inovação tem surgido em meio à busca da redução de desperdícios, tanto no aspecto material, quanto no aspecto operacional. Estamos em um cenário de acelerada inovação tecnológica, acompanhada de inteligências artificiais, ambientes virtuais, otimizações logísticas e operacionais”, argumenta Laura Paiva, gestora de pesquisa e desenvolvimento e sócia da Projelet, empresa de engenharia e arquitetura especializada em soluções inteligentes para a construção civil.

Laura também lidera a Cuca, uma startup do grupo Projelet, que trabalha pela otimização dos processos da empresa e de seus clientes, trazendo tecnologias computacionais que envolvem o desenvolvimento de aplicações, facilitação na implementação de tecnologias e gerenciamento de dados. Neste outro cenário, a jovem profissional justifica a atividade da tecnologia já entre os alicerces de uma construção.

“Nos canteiros de obras, podemos notar cada vez mais a preocupação com a otimização da planta através de metodologias como o Lean Construction. As necessidades de deslocamento em campo são minimizadas e como consequência ocorrem a redução de tempo e desgaste. Já a utilização da metodologia BIM para acompanhamento da construção também tem se intensificado, sendo possível rastrear as informações de execução, como datas e suprimentos utilizados através de modelos de dados e tridimensionais”, sustenta.

Na medicina novas tecnologias também são realidade. Só que desta vez o objetivo está atrelado ao consumidor final: o paciente. Em evidência está a telemedicina, ou teleatendimento, que não passa de um método de consultas, triagem ou aconselhamento à distância, por meio de sistemas informatizados a consulta ocorre on-line no computador ou telefone do paciente.

“O atendimento por telemedicina permite acesso e é capaz de resolver grande parte das demandas dos pacientes, diminuindo tempo de espera e aumentando as opções de profissionais disponíveis. Seu uso tem aumentado por uma série de fatores como a desnecessidade do deslocamento do paciente até o profissional de saúde, além da ampliação do acesso a médicos e especialidades geograficamente indisponíveis e a diminuição tempo de agendamento do atendimento, gerando agilidade. Pontos que podem gerar economia devido à ausência de deslocamento”, explica o Dr. Celso di Lascio, médico da You Saúde, operadora de planos de saúde.

Em meio a tanta novidade, a pesquisa da TOTVS e da H2R Pesquisas Avançadas traz uma preocupação referente à proteção de dados e ao combate de fraudes. Também está no radar dos executivos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) citada por 18% dos respondentes.

“A LGPD tem a função de proteger os direitos fundamentais de liberdade, privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. As empresas devem se adequar à LGPD, pois esta estabeleceu severas consequências para as empresas que desrespeitem suas determinações como, por exemplo, a multa de até dois por cento do faturamento da pessoa jurídica de direito privado, multa diária, bloqueio dos dados pessoais a que se refere a infração até a sua regularização ou a eliminação destes”, explica o advogado Diogo Montalvão, sócio-administrador do escritório Montalvão & Souza Lima Advocacia de Negócios.

Diogo ainda esclarece que essa preocupação com a LGPD é de fato importante e uma empresa que não a seguir pode ter problemas. “As empresas que violam as determinações da LGPD estão sujeitas a diversas punições, conforme será exposto a seguir. A adequação à LGPD pode ser considerada um fator benéfico para empresas que fazem negócios em outros países, uma vez que muitos destes também possuem leis de proteção de dados como, por exemplo, os países da União Europeia que estão submetidos ao regulamento”, finaliza o advogado.

Além disso, de volta ao estudo, a inteligência de dados é apontada como um dos principais desafios para 33% dos tomadores de decisão. “As tecnologias são fundamentais para garantir e manter de forma ágil e efetiva processos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços e reduzir custos. As empresas que não investem em tecnologia estão fadadas a não serem competitivas e com isso perder agilidade, clientes e receita”, completa Maria Cristina Diez.



Segurança para proteção de dados preocupa empresas

A segurança de dados é uma das principais preocupações das empresas que lidam com software. O aumento do uso da tecnologia e a quantidade de dados gerados cresceu significativamente, tornando esses dados um alvo valioso para hackers e cibercriminosos. Além disso, esse cenário precisa seguir de perto a legislação atual, que exige que empresas protejam seus dados de forma adequada, sob pena de multas e sanções.

Um estudo recente da International Data Corporation (IDC) e da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) aponta que 62% das empresas no Brasil consideram que segurança de TI é uma das suas principais lacunas de habilidades técnicas. Para se ter uma ideia de como a área tem demandado investimentos, somente no Brasil, os gastos com soluções de segurança atingirão US$ 1,3 bilhão em 2023, com crescimento de 13% em relação a 2022.

Para garantir a segurança dos dados, as empresas devem seguir algumas boas práticas. Uma das primeiras etapas é realizar uma avaliação de risco para identificar potenciais vulnerabilidades e ameaças.

O especialista Luciano Bortoloti, coordenador de Tecnologia da Informação da SMAR APD, que atua no segmento de soluções em ERP para gestão pública e soluções em cobranças, comenta que entre as ações para minimizar esses riscos estão a implementação de medidas de segurança física, como a proteção de equipamentos e instalações, e medidas de segurança lógica, como a implementação de firewalls, criptografia e controles de acesso.

“É cada vez mais comum notícias sobre servidores desprotegidos que expõem dados de usuários e empresas. Pesquisas de consultorias do mercado mostram que essa é uma ameaça constante”, avalia o especialista. A fala vai ao encontro do primeiro Cybersecurity Readiness Index (Índice de Preparação para a Cibersegurança) da Cisco, que revelou que penas 26% das organizações no Brasil estão preparadas para enfrentar os riscos de cibersegurança atuais.

No caso da empresa, que transaciona uma grande quantidade de dados variáveis, como boletos de cobrança e tributos de clientes públicos e privados, foi desenvolvido um sistema próprio, para atender as necessidades de melhorias nos processos de autenticação e integração. O sistema atua com o conceito de autenticação centralizada, por exemplo, na validação de documentos por meio de QR Code, com o objetivo de ser mais uma barreira para evitar fraudes na impressão das cobranças impressas.

Outra prática importante é a realização de testes de penetração, que ajudam a identificar vulnerabilidades em sistemas e aplicativos. Esses testes podem ser feitos por equipes internas ou por empresas especializadas em segurança de dados.

“A implementação de políticas de segurança também é essencial. As políticas devem incluir diretrizes claras para o uso de senhas seguras, controles de acesso, uso de dispositivos móveis e ações a serem tomadas em caso de violação de dados. Além disso, é importante realizar treinamentos regulares para funcionários, a fim de conscientizá-los sobre a importância da segurança de dados e como se proteger contra ameaças”, explica Bortoloti.

Os especialistas lembram que as regras de segurança de dados são aplicáveis tanto ao setor privado quanto ao público, com algumas diferenças em relação às leis e regulamentos específicos que se aplicam a cada um.

“Em geral, tanto as empresas privadas quanto as organizações governamentais devem cumprir uma série de leis e regulamentações que visam proteger a privacidade e a segurança dos dados. Nós atuamos com esses dois públicos. Por isso, atenção a essas práticas de segurança, com a formação de grupos de trabalho internos, consultorias e investimentos em tecnologia de proteção estão voltadas para garantir a nossa segurança como empresa e também a proteger dados e garantir a confiança dos clientes”, complementa o gestor.

Para mais informações, basta acessar: www.smarapd.com.br



Bilinguismo: como impacta o cérebro e incrementa o crescimento profissional?

O dicionário Michaelis da língua portuguesa define bilíngue como “o indivíduo que fala duas línguas”. Também são definidos como bilíngue alguém que fala dois dialetos de uma mesma língua, um escritor que escreve em duas línguas, ou um texto escrito em duas línguas. Em linguagem figurativa poderia ser alguém que fala com fingimento ou ambiguidade; fingido, hipócrita, mentiroso.

Conceitualmente o bilinguismo refere-se à capacidade que tem uma pessoa de se expressar e compreender efetivamente em dois idiomas. Essa habilidade vai além de apenas conhecer palavras e frases, envolvendo a compreensão das nuances culturais e contextuais de cada língua.

No mundo globalizado e interconectado, dominar mais de um idioma tornou-se uma habilidade cada vez mais valorizada e relevante. Assim, é fundamental explorar a importância do bilinguismo e do multilinguísmo, analisando seus impactos no cérebro e seu papel no encarreiramento e crescimento profissional.

Vantagens cognitivas de ser fluente em idiomas

Ellen Bialystok, Fergun Craik e Gigi Luk no artigo Bilingualism: Consequences for mind and brain. Trends in cognitive sciences (Bilinguismo: consequências para a mente e o cérebro. Tendências em ciências cognitivas) relatam sobre os efeitos benéficos de falar mais de um idioma no desenvolvimento cognitivo das crianças e essa pesquisa mostrou que o bilinguismo tem um efeito maior na idade avançada, protegendo contra o declínio cognitivo e demonstrou a existência de evidências recentes que o bilinguismo está associado a um atraso no início dos sintomas de demência.

Thomas Bak, Jack J Nissan e Michael Allerhand no estudo Does bilingualism influence cognitive aging? (O bilinguismo influencia o envelhecimento cognitivo?) estudou 853 participantes, testados em 1947 e novamente testados entre 2008-2010. As evidências do estudo sugerem um impacto positivo de quem fala mais de uma língua na cognição, incluindo o início tardio da demência.

Este estudo examinou o efeito do bilinguismo sobre a cognição na vida adulta, controlando a inteligência na infância. Os bilíngues tiveram um desempenho significativamente melhor do que o previsto a partir de suas habilidades cognitivas de base, com efeitos mais fortes na inteligência geral e na leitura. Os resultados sugeriram um efeito positivo do bilinguismo sobre a cognição na vida adulta, inclusive naqueles que adquiriram seu segundo idioma na idade adulta.

Viorica Marian e Anthony Shook no artigo The cognitive benefits of being bilingual (Os benefícios cognitivos de ser bilíngue) relatam que os benefícios cognitivos e neurológicos do bilinguismo se estendem da primeira infância até a velhice, pois o cérebro processa as informações com mais eficiência e evita o declínio cognitivo. 

O controle cognitivo enriquecido que vem junto com a experiência bilíngue representa apenas uma das vantagens que as pessoas bilíngues desfrutam. O bilinguismo tem sido associado a uma melhor consciência metalinguística (capacidade de reconhecer a linguagem como um sistema que pode ser manipulado e explorado), bem como a uma melhor memória, habilidades visuais e espaciais e até mesmo criatividade.

As vantagens cognitivas, neurológicas e sociais observadas em pessoas bilíngues destacam a necessidade de considerar como o bilinguismo molda a atividade e a arquitetura do cérebro e, em última análise, como a linguagem é representada na mente humana, especialmente porque a maioria dos falantes do mundo vivencia a vida por meio de mais de um idioma.

Vantagens profissionais de falar inglês ou espanhol

O professor e economista Diercio Ferreira, autor do livro Seu Futuro no Mercado Financeiro: CPA-20 Certificação Profissional ANBIMA descomplicada cita que “as principais vantagens de ser fluente e mais especificamente ter um curso de inglês no campo profissional é acesso a um mercado de trabalho mais amplo, oportunidades de emprego internacional, maior competitividade e valorização no mercado de trabalho, potencial para melhores salários e benefícios, possibilidade de trabalhar em empresas multinacionais e em equipes internacionais e facilidade na negociação e comunicação com parceiros comerciais estrangeiros”.

A pesquisa salarial da Catho fornece insights valiosos sobre a relação entre fluência em inglês e aumento de renda. Essa pesquisa analisa dados de profissionais de diversas áreas e níveis hierárquicos, permitindo uma compreensão abrangente do impacto do bilinguismo no contexto profissional. De acordo com os resultados divulgados, a pesquisa revela que profissionais fluentes em inglês têm uma média salarial significativamente maior em comparação com seus pares não fluentes.

Por exemplo, no cargo de diretoria, a diferença salarial pode atingir 155%, o que significa um incremento considerável para aqueles que possuem habilidades avançadas no idioma. Essa diferença de salário pode ser atribuída à demanda crescente por profissionais bilíngues em cargos estratégicos, principalmente em empresas com atuação global.

Além disso, a pesquisa também revela que a maior dispersão salarial ocorre no cargo de consultor, com uma diferença salarial de 170% entre profissionais fluentes e não fluentes. Isso indica que a fluência em inglês pode ser um fator determinante para o sucesso e o reconhecimento nessa área.

No entanto, é importante notar que a diferença salarial pode variar dependendo do cargo e do setor de atuação. No cargo de assistente, por exemplo, a diferença salarial é menor, com um incremento de apenas 43% para profissionais fluentes em inglês. Essa variação pode ser atribuída às especificidades de cada função e às demandas específicas de proficiência no idioma em diferentes níveis hierárquicos.

Em resumo, a pesquisa salarial da Catho destaca a importância da fluência em inglês como um diferencial competitivo no mercado de trabalho brasileiro. Profissionais que dominam o idioma têm maiores chances de obter salários mais altos e conquistar cargos de maior responsabilidade, especialmente em setores e posições que exigem interação com empresas e profissionais estrangeiros. No entanto, é importante também considerar outros fatores além do idioma, como experiência, formação acadêmica e habilidades específicas, que podem influenciar o salário e o sucesso profissional de um indivíduo.



Tecnologia facilita classificação fiscal de produtos

O processo de classificação fiscal pode ser um verdadeiro desafio para as empresas. Isso porque boa parte delas dependem das fabricantes para realizar os registros, resultando, muitas vezes, em cadastros inconsistentes.

Supermercados e grandes varejistas são os que mais sofrem com as falhas de classificação fiscal dos produtos no mercado, absorvendo, muitas vezes, o que o fornecedor está executando, sem detalhamento do processo e de forma desorganizada.

“Até grandes empresas sentem dificuldades no processamento de classificação fiscal dos produtos, pois muitos deles não possuem código na nota fiscal, por exemplo, dificultando, assim, a tributação”, explica Thaisa Tribst, gerente de Produtos da Sovos.

Ainda segundo a executiva, cada estado do Brasil tem uma classificação diferente para compra e venda. Por isso, é importante saber exatamente a codificação para não pagar a mais ou a menos para o Fisco e, por fim, ter dores de cabeça com a má execução do processo.

“Produtos importados também costumam causar problemas nesse sentido, já que apresentam um código de barras do país de origem, sem muita padronização”, completa Thaisa.

Fundamental para o bom funcionamento tributário no país, a classificação fiscal garante mais segurança e praticidade às empresas no cumprimento das obrigações fiscais, além de otimizar a gestão de fiscalização governamental. O processo também permite a verificação mais assertiva do cumprimento dos deveres fiscais por parte dos contribuintes.

Conformidade fiscal

Cabe ressaltar que, desde setembro de 2022, tornou-se obrigatório o preenchimento do Global Trade Item Number (GTIN) nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e de vendas de produção própria de medicamentos, brinquedos, cosméticos e tabaco.

A nova obrigatoriedade está sendo realizada em etapas e a previsão é que a partir de junho de 2023 o preenchimento do código GTIN válido e correto seja exigido em todas as operações comerciais de todos os segmentos da economia.

Digitalização é o caminho

Para ajudar as empresas a automatizarem a qualificação e a validação de dados base em operações críticas, como o cálculo tributário ou emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), a Sovos, empresa global de soluções tributárias, desenvolveu o Taxclassify.

Na prática, a ferramenta visa acelerar o processo de classificação e validação dos produtos com mais assertividade, evitando possíveis inconsistências que podem levar à rejeição da nota fiscal emitida.

“O Taxclassify valida e informa todos os dados de produto necessários para a classificação tributária dos produtos, como as NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul), entre outras. Além disso, ele ajuda a classificar tributariamente os produtos que se encaixarem em benefícios como a isenção de impostos, por exemplo”, explica Thaisa.

De acordo com Thaisa, a solução abarca funcionalidades inteligentes que validam atributos fiscais dos produtos informados e também conta com consultores especialistas, que fazem o estudo da NCM.

“Outro grande diferencial de soluções como essa é a flexibilidade. Ou seja, os clientes podem enviar, consultar e receber dados dos produtos em classificação por API ou webhook, bem como por inserção manual. As etapas da classificação são transparentes e controladas dentro da solução, permitindo o acompanhamento de todo o processo de classificação fiscal”, conclui a executiva.



Dicas para acertar na escolha do piso e revestimento em pequenos ambientes

Segundo dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), lofts e apartamentos pequenos são tendência nos grandes centros, como é o caso de São Paulo, onde 76% dos lançamentos têm até 45 metros quadrados. Eles são a escolha de pessoas que trabalham nas capitais ao longo da semana e migram para o interior aos finais de semana, para os solteiros e casais sem filhos na sua maioria. E quando o ambiente é pequeno e integrado, pensar na decoração como um todo é fundamental para deixar o local aconchegante. Por esse motivo, planejar cada ambiente pode ser indispensável para conseguir transparecer a sensação de amplitude nos cômodos e ainda melhorar a organização e disposição dos móveis e objetos. 

Pensando na fase da reforma, duas questões devem ser muito bem avaliadas, pois serão protagonistas nos ambientes: a escolha dos pisos e revestimentos, principalmente em ambientes pequenos e, para auxiliar na escolha, a arquiteta Josi Mizobata, da Cerâmicas Strufaldi, traz algumas dicas:

  1. Cores claras como opção:

As cores claras são adequadas para pequenos espaços, devido a sensação de amplitude. Tonalidades como branco, bege e cinza claro são ideias para este tipo de projeto.

  1. Dica de piso:

Um único tipo de piso instalado em grande parte da residência, principalmente nas áreas interligadas, como a sala, cozinha e área de serviço, cria uma sensação de espaços maiores, pois também aumenta a sensação de amplitude. Caso o piso seja numa tonalidade clara, a sensação será maior ainda.

  1. Revestimentos menores

Os revestimentos menores permitem uma variedade de paginações mesmo num espaço pequeno, dando a possibilidade de personalização, principalmente em áreas que o cliente deseja destacar na sua residência, como o frontão da pia, uma parede de fundo no lavabo ou uma parede na área gourmet.

  1. Revestimentos 3D

Devido ao pouco espaço que algumas casas e apartamentos possuem, o revestimento com relevo em 3D precisa ser usado com muito cuidado. Relevos mais suaves podem ser usados em áreas internas, onde dará um leve toque de movimento, sem se tornar algo muito cansativo.

  1. Estilo industrial vintage

O estilo industrial continua em alta no design e na arquitetura, e combina perfeitamente em apartamentos pequenos, no estilo loft e estúdio, que estão em alta novamente. Um dos tipos de revestimentos mais usados dentro desse estilo são os retangulares, que foram inspirados nos antigos azulejos instalados nos metrôs de Nova Iorque. Além do toque industrial, as tonalidades claras deste tipo de revestimento ampliam o ambiente e ao mesmo tempo é possível criar uma paginação personalizada.

Para mais informações, basta acessar: www.strufaldi.com.br



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