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Alimentação influencia na fertilidade dos casais

Atualmente, a rotina de muitas pessoas não possibilita uma alimentação adequada, o que acaba por resultar no consumo de comidas rápidas e industrializadas, com baixo valor nutricional e alto índice glicêmico, e a frequência de tal hábito apresenta potencial para desencadear reações adversas no organismo ou até mesmo quadros mais graves como o aumento do risco de doenças como câncer, obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração, conforme as informações presentes no Guia Alimentar, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. No caso da obesidade, por exemplo, tem sido observada a associação entre o distúrbio e a infertilidade feminina.

De acordo com um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ao redor do planeta, 1 em cada 6 pessoas é acometida pela infertilidade e, de acordo com o artigo “O impacto da obesidade na fertilidade feminina e masculina: uma revisão narrativa”, publicado em dezembro de 2022, mulheres com quadros de obesidade apresentam menores probabilidades de conceber e de passar por gestações normais, em comparação a mulheres não obesas. São menos gestações espontâneas e mais disfunções menstruais em virtude da doença.

O artigo em questão aponta também que uma alimentação hipercalórica, baseada em quantidades elevadas de açúcar, gorduras saturadas, fast-food e alimentos ultraprocessados colabora para os quadros de infertilidade.

Em resposta ao fato apontado por estudos, Fernanda Fernandes Lazzaron Galante, profissional especializada em nutrição clínica ortomolecular e fitoterapia, e que também é terapeuta integrativa, atuando no nicho de saúde da mulher e fertilidade, indica que uma boa alimentação pode ajudar a melhorar a fertilidade tanto das mulheres quando a dos homens. Abaixo, alguns dos principais benefícios apresentados pela nutricionista:

Equilíbrio hormonal: Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes ajuda a regular os hormônios envolvidos na reprodução e na função sexual.

Peso saudável: Manter um peso saudável pode melhorar a fertilidade, uma vez que a obesidade ou o baixo peso podem afetar negativamente a produção hormonal e a função reprodutiva.

Qualidade do esperma: Uma dieta rica em antioxidantes, vitaminas e minerais pode ajudar a melhorar a qualidade e a quantidade do esperma, o que é essencial para a fertilidade masculina.

Função ovulatória: uma alimentação balanceada pode melhorar a função ovulatória nas mulheres, aumentando as chances de engravidar.

Saúde do útero e do endométrio: nutrientes adequados e uma dieta equilibrada podem ajudar a manter um útero saudável e um endométrio receptivo, o que é crucial para a implantação e o desenvolvimento do embrião.

Redução da inflamação: uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, como frutas, vegetais, peixes ricos em ômega-3 e grãos integrais, pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que pode ser benéfico para a fertilidade.

Estresse oxidativo: uma dieta rica em antioxidantes ajuda a combater o estresse oxidativo, o que pode afetar negativamente a qualidade dos óvulos e dos espermatozoides.

A especialista em nutrição e fertilidade pontua também que para otimizar a fertilidade através da alimentação, é importante consumir uma variedade de opções saudáveis, como frutas, vegetais, proteínas magras, grãos integrais e gorduras saudáveis. Além disso, é recomendável evitar o consumo excessivo de cafeína, álcool e alimentos processados. “Lembre-se de que cada pessoa é única, e a dieta ideal pode variar de acordo com as necessidades individuais”, completa Fernanda Galante.

Naturalmente, em alguns casos será necessário entrar com suplementos. Por isso, é fundamental avaliar de forma individual cada caso.

Outro ponto importante, sempre que o casal está se preparando para engravidar, o parceiro deve também passar por uma avaliação e correção de eventuais deficiências nutricionais e ajustes na alimentação, pois sabe-se que uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar na qualidade espermática. 

Mais informações disponíveis em https://www.clinicafernandagalante.com.br/

https://www.youtube.com/@fernandagalantenutri/featured

https://www.instagram.com/fernandagalantenutri/



Em 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem

Para despertar o comprometimento das pessoas para realizar o descarte correto e contribuir para a mudança cultural em direção à economia circular, a UNESCO, agência da Organização das Nações Unidas voltada para a Educação, Ciência e Cultura, instituiu esta data.

A realidade de ter apenas 4% da população brasileira separando os itens recicláveis, segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) publicados em 2022, demonstra que a busca por soluções para transformar o problema dos resíduos em oportunidade de geração de empregos e renda é um processo urgente.

“No ano de 2022, o brasileiro gerou 81,8 milhões de toneladas de lixo. A destinação final ainda é um desafio, pois 39% dos resíduos sólidos coletados continuam sendo encaminhados para aterros sanitários, ocasionando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Brasil é o quinto maior gerador de lixo eletrônico no mundo. Em 2022 foram coletadas 11,3 toneladas de lixo eletrônico, e mais de 50 mil itens, como smartphones, tablets, fones e baterias, volume 22% maior que no ano anterior.

Um estudo encomendado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico aponta que 23% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados em 2021 no Brasil. O mesmo levantamento indica que houve um incremento de 14,3% na produção de plástico reciclado pós-consumo, chegando a mais de 1 milhão de toneladas. “Vemos uma jornada consistente em direção a uma economia circular mais robusta e resultando em produtos com maior valor agregado para retornar ao consumidor”, considera Fernando Henrique Diniz, responsável por economia circular e modelos de negócios na BASF.

Os conceitos de um artigo publicado em 2020 pela renomada revista Nature Climate Change elaborado por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostrou que as crianças exercem um importante papel quanto à conscientização sobre o meio ambiente dentro de suas famílias, pois, uma vez interessadas e preocupadas com o tema, tendem a incentivar seus pais a também fazer ações de melhoria em relação à reciclagem.

“A sociedade precisa assumir um compromisso com a sustentabilidade. Para que esta mentalidade consiga prosperar é preciso que ocorra uma integração e trabalho colaborativo dos diversos elos da cadeia, como os fornecedores, clientes, indústrias, as marcas de consumo, cooperativas, startups, enfim, todos os envolvidos deverão ter motivos muito especiais para comemorar esta data tão importante”, finaliza Vininha F. Carvalho.

 



Lançamento mundial do primeiro tecido elástico inerentemente resistente ao fogo

Com base na reputação confiável de um amplo portfólio de produtos de proteção, o Tecasafe® 360+ representa a próxima evolução do vestuário de trabalho, combinando a proteção de tecidos resistentes ao fogo (FR) com o conforto e a facilidade de uso da tecnologia elástica inerente.

No limiar entre uniforme de trabalho e roupa casual, o Tecasafe® 360+ é a representação do tecido protetor da tendência de conforto elástico que conquistou os maiores mercados de vestuário de consumo nos últimos anos.

Ao combinar uma mistura patenteada de materiais resistentes ao fogo inerentes com as inovadoras qualidades de elasticidade das fibras XLANCE®, o Tecasafe® 360+ responde a tudo o que os profissionais modernos de tecidos resistentes do fogo solicitavam: segurança, conforto e uma linda aparência.

“Adicionar a tecnologia elástica ao vestuário resistente ao fogo inerente representa um momento decisivo para um mundo de usuários finais que confiam em tecidos resistentes ao fogo para se manterem seguros e confortáveis no trabalho”, disse Michael Laton, vice-presidente de Estratégia Global e Inovação da TenCate Protective Fabrics (TCPF). “A nossa equipe tem a honra de compartilhar este momento significativo junto com nossos usuários finais, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.”

Disponível nos mercados da América, Europa e Ásia-Pacífico, o lançamento mundial do Tecasafe® 360+ representa o primeiro lançamento mundial de um produto da TenCate Protective Fabrics – uma conquista importante no cumprimento do plano estratégico de cinco anos da fabricante têxtil.

Com a comercialização mundial, informações em vários idiomas sobre o tecido resistentes ao fogo de referência já estão disponíveis para todos os públicos na experiência virtual do Tecasafe® 360+.

Sobre a TenCate Protective Fabrics

Como líder mundial na produção de tecidos de proteção, a TenCate Protective Fabrics permite que milhões de pessoas no mundo inteiro sejam excelentes no que fazem. Gerações de profissionais da indústria em segurança industrial, bombeiros, médicos, militares e policiais confiam em nossos tecidos para segurança, conforto e confiança. Para saber mais, acesse tencatefabrics.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Imprensa: John Stoehr, chefe de Comunicação Global, j.stoehr@tencatefabrics.com



Planejamento, Estratégia e Transformação em evento com Leandro Roldão

O SEPRORGS realiza, no dia 19 de maio, às 11h30, a primeira edição do Mesas TI de 2023. A palestra, com o tema “Planejamento e Estratégia: Transformação Digital”, será ministrada por Leandro Roldão, Executivo de TI com mais de duas décadas de experiência na gestão de Tecnologia, Negócios e Inovação.

Formado em Engenharia da Computação, Especialização na França em Sistemas, Pós-graduação em Tecnologia, com MBAs Executivos pelo Instituto BBS – Brazilian Business School em Gestão, Empreendedorismo e Novos Negócios e Marketing, Gestão de Projetos e Gestão Financeira, Roldão foi reconhecido como um dos Executivo de TI mais Influente do Brasil pelo Optimize Group no 4CIO Brasil em 2023 e listado entre os CIOs Mais Engajados pelo grupo IT Midia em 2020, além de Executivo de TI DESTAQUE no Brasil em 2022 pela 4Network CIO.

“O planejamento e a estratégia são fatores fundamentais para a transformação das empresas, seja no âmbito digital, seja no de gestão, e falar sobre isso com uma das mentes mais destacadas do nosso mercado nestas áreas é uma oportunidade que nenhum empresário deve perder”, comenta Rafael Krug, presidente do SEPRORGS.

Para Roldão, é importante entender que a Transformação Digital não começa com a Tecnologia da Informação: na verdade, está sempre está centralizada nas pessoas. “Tudo começa e termina com pessoas”, afirma o palestrante.

O Mesas TI tem patrocínio Platinum da Dell Technologies, Silver da Dinamize e apoio da Match IT.

Para participar, os interessados devem entrar em contato com o SEPRORGS através do link: https://wa.me/message/PGWYPLOMELSZC1



Upcycling é prática recomendada nos setores de moda e joias

Reciclagem de materiais que seriam descartados, com o propósito de prolongar sua vida útil, é denominado como upcycling, inglês para reutilização, e já alcança o mundo da moda, um dos segmentos que mais causa impactos ao meio ambiente, devido ao alto volume de materiais produzidos e descartados com frequência, conforme aponta Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae.

O avanço de sistemas como o de upcycling é saliente no cenário brasileiro em decorrência dos índices elevados de detritos não aproveitados na atualidade. Dados divulgados em meados do ano passado pela Agência Brasil revelam que das 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis produzidos no país, menos de 4% passa por reciclagem, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

Situado dentro do mercado da moda, o segmento de joias tem grandes contribuições a fazer dentro dos novos projetos de produção sustentável. Já em 2019, um relatório da ONU lançado no Fórum Econômico Mundial em Davos aponta a indústria joalheira como beneficiária do reúso de lixo eletrônico, pois muitos desses objetos apresentam em sua composição  metais como ouro, prata e cobre, que podem ser reciclados e utilizados ​​pelos produtores para criação de joias em iniciativas sustentáveis.

Sobre o tema, Renata Paranhos Costa Prado, CEO da Opalas Joias, empresa que trabalha no atacado produzindo joias de prata com pedras naturais, comenta que, num momento de maior ênfase em pautas ambientais, a indústria de joias é cada vez mais cobrada por melhores práticas em sua rede de fornecimento, uso de materiais, bem como uma maior transparência nas operações.

Com relação a produção, a especialista explica que a prata é uma matéria-prima reutilizável, por exemplo, sendo o metal utilizado pela empresa 100% reciclado. “Reutilizamos desde joias antigas, onde a prata é fundida novamente e transformada em outra peça, e principalmente do reaproveitamento de lixo de chapas de raio-x onde pode ser encontrado vários metais juntos, e é separada a prata”, explica.

Nos últimos anos, o setor de joias é mais um que participa de iniciativas ecológicas em benefício do ecossistema. Há alguns anos, o governo federal brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente, vem apresentando projetos que visam ampliar o descarte adequado e o reaproveitamento do lixo eletroeletrônico.

Mais informações estão disponíveis em https://www.opalasjoias.com.br/



Nexsan ultrapassa meta de lucro do primeiro trimestre e anuncia planos

Sob essa nova gestão, a primeira ação da Serene Investment Management LLC foi trazer líderes de tecnologia experientes para promover uma nova era de crescimento e resultados a partir de nova visão de inovação, entrega de produtos de alta contínuos e de satisfação incomparável de clientes. Um desses líderes experientes de tecnologia é o novo CEO da Nexsan, Dan Shimmerman, que conta com um histórico de sucesso na entrega de visão estratégica, execução e valor para todas as partes interessadas no setor de tecnologia.

“O futuro é incrivelmente promissor para toda a Nexsan, incluindo nossos clientes e parceiros leais,” explica o CEO da Nexsan, Dan Shimmerman. “A gestão da Serene está comprometida a investir na empresa e impulsionar o crescimento contínuo. Nos foi fornecido o capital essencial necessário para seguir inovando e entregando soluções de armazenamento de dados econômicas e altamente confiáveis que excedem as demandas específicas e fundamentais há mais de 20 anos.”

Como parte da aquisição no início do ano, a Serene manteve funcionários e líderes centrais para garantir continuidade dos negócios e seguir o compromisso da Nexsan de excelente experiência de suporte ao cliente. Ao longo da aquisição e reestruturação, a Serene tem sido firme em manter o alto nível do suporte ao cliente da Nexsan que inclui cobertura e presença global da equipe de suporte.

No ínterim, a Nexsan negociou bons contratos de aliança estratégica com sua rede global de parceria para estabilizar a cadeia de suprimentos e iniciar o serviço continuado para todos os clientes finais e fornecedores.

No início de abril, a Nexsan também participou do show centenário da NAB (Associação Nacional de Emissoras dos Estados Unidos) em Las Vegas, Nevada para demonstrar confiabilidade, economia e inovação contínua nas linhas de produtos marquee SAN e de armazenamento de arquivos que inclui E-SeriesUnity e os avanços empolgantes do cofre de dados Assureon.

Para mais informações sobre o futuro dos produtos empresariais de armazenamento da Nexsan, acesse https://www.nexsan.com/products-landing/.

Para mais informações sobre os principais usos da Nexsan, acesse https://www.nexsan.com/whats-your-business/.

Sobre a Nexsan®

A Nexsan® é líder global em possibilitar clientes a armazenar com segurança, proteger e gerenciar dados. Constituída em 1999, a Nexsan conquistou reputação por entregar armazenamento mais confiável, seguro e econômico, ao mesmo tempo em que mantém a agilidade para seguir entregando soluções de armazenamento e gestão de dados com propósito que atendem os requisitos de TI, dos negócios e orçamentários complexos e em constante mudança. A tecnologia patenteada da Nexsan é ideal para diversos usos incluindo setor financeiro, de saúde e ciências da vida, governamental, militar, aplicação da lei, educacional, mediático e de entretenimento e de centrais de atendimento. Para mais informações, acesse: www.nexsan.com.

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Contacts

Matthew Pugh
443-527-1552
mpugh@pughandtillerpr.com



Thales fecha contrato plurianual para nova geração de eCovers de passaportes

ARLINGTON, Virginia–(BUSINESS WIRE)–A Thales, líder mundial em oferecer soluções de passaporte eletrônico à mais de 40 programas nacionais em todo o mundo, anuncia um novo contrato de eCover de passaportes dos EUA com a U.S. Government Publishing Office (GPO) (Agência de Publicações Governamentais dos EUA) pelos próximos 10 anos.

Desde 2005, a Thales entregou mais de 127 milhões de eCovers e cooperou com a GPO para fornecer tecnologia e componentes seguros para capas de passaporte dos EUA. A GPO fabrica o passaporte norte-americano, incluindo muitos de seus componentes, para o Departamento de Estado, que então personaliza o livreto para viajantes dos EUA, funcionários do governo e diplomatas.

A incorporação de tecnologia de segurança eletrônica em materiais das capas de passaporte altamente duráveis oferece outro grau de segurança, pois os dados armazenados eletronicamente são protegidos contra alteração ou falsificação. O eCover da Thales maximiza e integra todos os atributos exigidos em um passaporte eletrônico: maior segurança, durabilidade e estética.

“Oferecer aos cidadãos, empresas e governos maior segurança de documentos de identidade é uma missão chave da Thales”, disse Tony Lo Brutto, Vice-Presidente Executivo de Soluções Biométricas e Identidade da Thales na América do Norte.“Como líder mundial em segurança digital com a mais extensa experiência a longo prazo em coberturas eletrônicas em todo o mundo, a Thales oferece continuamente as soluções mais sofisticadas para proteger identidades pessoais de documentos de viagem, completa.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em alta tecnologia que investe em inovações digitais e tecnologias essenciais – conectividade, big data, inteligência artificial, segurança cibernética e tecnologia quântica – para construir um futuro em que todos possamos confiar e que é vital para o desenvolvimento de nossa sociedade. O Grupo oferece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes – empresas, organizações e nações – a superar seus desafios nos mercados de defesa, aeronáutica, aeroespacial, transporte e identidade digital e segurança, tendo sempre pessoas à frente do processo de tomada de decisão. Com 77.001 funcionários em 68 países, o Grupo gerou vendas de € 17,6 bilhões em 2022.

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1 Excluindo o negócio de Transportes, que está sendo alienado

Sobre a Thales nos EUA

Nos EUA, a Thales conduziu recursos significativos de pesquisa e desenvolvimento, fabricação e serviços durante mais de 100 anos. Hoje, a Thales está presente em 22 estados, operando 46 diferentes instalações e empregando cerca de 4.000 pessoas. Trabalhando em estreita cooperação com clientes e parceiros locais nos EUA, a Thales está apta a satisfazer os requisitos mais complexos de todos os ambientes operacionais.

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Thales Group
Identidade Digital e Segurança
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IMPRENSA

Relações de Mídia da Thales
América do Norte
Matthew Cox
+1 (540) 426-6505
matthew.cox@thalesgroup.com

Relações com a Mídia da Thales
Identidade Digital e Segurança
Vanessa Viala
+33 (0)6 07 34 00 34
vanessa.viala@thalesgroup.com



The Estée Lauder Companies emitirá US$ 2 bilhões em notas sênior

A oferta foi feita segundo uma declaração de registro efetiva submetida pela The Estée Lauder Companies Inc. junto à Comissão de Valores Mobiliários e com vigência a partir de 20 de maio de 2021. O encerramento da oferta deverá ocorrer por volta de 12 de maio de 2023.

A Empresa pretende usar os recursos líquidos da oferta para fins corporativos gerais, que podem incluir que podem incluir despesas operacionais, capital de giro, despesas de capital e resgate e pagamento de empréstimos de curto ou longo prazo, incluindo títulos comerciais pendentes à medida que forem vencendo. Na pendência de qualquer aplicação específica, a Empresa poderá inicialmente investir fundos em títulos negociáveis de curto prazo.

BofA Securities, Inc., Citigroup Global Markets Inc., J.P. Morgan Securities LLC, BNP Paribas Securities Corp. e MUFG Securities Americas Inc. são os administradores conjuntos da oferta. Cópias do suplemento e do prospecto anexo podem ser obtidas, quando disponíveis, entrando em contato com a BofA Securities, Inc., 201 North Tryon Street, NC1-022-02-25, Charlotte, NC 28255-0001, Prospectus Department, pelo telefone gratuito 1-800-294-1322; Citigroup Global Markets Inc., c/o Broadridge Financial Solutions, 1155 Long Island Avenue, Edgewood, NY 11717, pelo telefone gratuito 1-800-831-9146 ou por e-mail em prospectus@citi.com ou J.P. Morgan Securities LLC, c/o Broadridge Financial Solutions, Attn: Prospectus Department, 1155 Long Island Avenue, Edgewood, NY 11717, ou pelo telefone 1-866-803-9204.

Uma cópia eletrônica do suplemento e do prospecto anexo também estará disponível no site da Comissão de Valores Mobiliários em http://www.sec.gov.

Este comunicado à imprensa não constitui uma oferta de venda ou a solicitação de uma oferta de compra de tais notas, e estas notas não serão vendidas em qualquer jurisdição em que tal oferta, solicitação ou venda seja ilegal antes do registro ou qualificação sob as leis de valores mobiliários de qualquer uma dessas jurisdições. Uma declaração de registro referente às notas entrou em vigor em 20 de maio de 2021, sendo esta oferta feita por meio de um complemento de prospecto.

Sobre a The Estée Lauder Companies Inc.

The Estée Lauder Companies Inc. é um dos principais fabricantes, comerciantes e vendedores mundiais de produtos de qualidade para cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias e cuidados com cabelos, sendo um administrador de marcas de luxo e prestígio a nível mundial. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 150 países e territórios sob nomes de marcas, incluindo: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Lab Series, Origins, M·A·C, La Mer, Bobbi Brown Cosmetics, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Darphin Paris, TOM FORD, Smashbox, AERIN Beauty, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, KILIAN PARIS, Too Faced, Dr.Jart+, e a família de marcas DECIEM, incluindo The Ordinary e NIOD.

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Relações com investidores:
Rainey Mancini
rmancini@estee.com

Relações com a mídia:
Jill Marvin
jimarvin@estee.com



Eaton continua expansão de eMobilidade na Europa para apoiar o crescimento dos v

TURIM, Itália–(BUSINESS WIRE)–A Eaton, empresa de gestão inteligente de energia, anunciou hoje que continua expandindo e evoluindo seus recursos de design empresarial, tecnologias e operações de eMobilidade para apoiar fabricantes globais de veículos eletrificados. Esses upgrades apoiarão os esforços da Eaton direcionados ao fornecimento de soluções de veículos elétricos para carros de passageiros, veículos comerciais e OEMs (fabricantes do equipamento original) fora da estrada mundialmente.

“A eletrificação dos mercados de veículos automotivos e comerciais requer novos recursos para satisfazer o setor em mudanças”, afirmou Mark Schneider, presidente de eMobilidade da Eaton. “Estamos vendo um aumento na demanda global por soluções de veículos eletrificados que são projetados e produzidos nas nossas unidades europeias”.

Produção de componentes de eletrônica de potência para fabricantes globais de veículos elétricos em Montrottier

O negócio de eMobilidade da Eaton investiu em uma unidade de produção de ponta para componentes de eletrônica de potência em Montrottier, na França. A produção de altos volumes está programada para iniciar na metade de 2023. As tecnologias de eletrônica de potência aproveitam a expertise da Eaton na gestão de energia de alta tensão, resultando em inversores avançados de tração de veículo e conversores CC/CC com um foco em densidade e eficiência de energia.

Inclusão da produção de eMobilidade na unidade de Tczew

Neste ano, a Eaton também expandiu a unidade atual em Tczew, Polônia, de forma a incluir recursos para veículos eletrificados a fim de atender a demanda de clientes europeus e globais. A transformação da unidade foi marcada por uma celebração feita pelos funcionários da planta, líderes da empresa e representantes do governo.

“A adição dos produtos de eMobilidade a uma das nossas principais unidades reflete a capacidade da Eaton de fornecer aos seus clientes as soluções de que eles precisam durante a transição de veículos tradicionais com motor de combustão interna para trem de força eletrificados”, afirmou Schneider.

Design da premiada tecnologia de proteção de circuitos Breaktor desenvolvida na unidade de Bonn

A unidade da Eaton em Bonn, Alemanha, vem sendo uma instalação sofisticada de design e testes de engenharia elétrica há muitos anos, e foca em controles e proteção industriais e distribuição de energia. A equipe em Bonn está aproveitando essa expertise e os recursos elétricos e aplicando-os aos sistemas de veículos elétricos com o design da tecnologia de proteção de circuitos Breaktor® – ultrapassando as soluções de proteção de circuitos em veículos elétricos atualmente disponíveis no mercado.

Essa nova solução de proteção de circuitos foi considerada “Melhor tecnologia” na categoria de Eletrificação no anual Dia Tecnológico dos Parceiros de P&D da Hyundai-Kia Motors Corporation. O reconhecimento segue outros prêmios recentes concedidos à tecnologia de circuitos Breaktor da Eaton, incluindo o Automotive News PACEpilot e o Gasgoo Award 2022 – Principais 100 atuantes na cadeia de suprimentos de novos automotivos da China no segmento de eletrificação de trem de força.

Nova unidade em Karlsruhe, Alemanha, serve como base para serviço de engenharia e interação com clientes

No ano passado, a Eaton inaugurou um novo escritório e instalação laboratorial em Karlsruhe, que contém várias estações de trabalho e um laboratório. Devido à sua proximidade com os principais fabricantes e fornecedores, o novo escritório serve como base para serviços de engenharia e interação com clientes na região. Em breve, haverá um novo laboratório de testes e inovação para o teste de eletrônica de potência e produtos de distribuição de energia, permitindo um rápido prazo nos testes dos mais recentes produtos de eMobilidade. A Eaton também está expandindo a produção de eMobilidade em Gummersbach, Alemanha, e Györ, Hungria, aproveitando as instalações de fabricação do setor elétrico da Eaton.

A Eaton é uma empresa de gestão inteligente de energia dedicada a melhorar a qualidade de vida e proteger o meio ambiente para as pessoas em todos os lugares. Somos guiados por nosso compromisso de fazer negócios corretamente, operar de forma sustentável e ajudar nossos clientes a gerenciar a energia, hoje e no futuro. Ao aproveitar as tendências globais de crescimento de eletrificação e digitalização, impulsionamos a transição do planeta para a energia renovável, ajudamos a resolver os desafios globais mais urgentes de gestão de energia e fazemos o que é melhor para nossos acionistas e a sociedade em geral.

Fundada em 1911, a Eaton está comemorando seu 100º aniversário como empresa listada na Bolsa de Valores de Nova York. Reportamos receitas de US$ 20,8 bilhões em 2022 e atendemos clientes em mais de 170 países. Para mais informações, acesse www.eaton.com. Siga-nos no Twitter e LinkedIn.

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Thomas Nellenbach
thomasjnellenbach@eaton.com
(216) 333-2876 (cel)



Prestex investe em tecnologia para rastrear cargas

De pequenas peças para insumos ou ampolas de medicamentos até um home care completo de UTI ou um grande maquinário para indústria da transformação. O transporte de cargas pelo modal aéreo emergencial é um dos mais estratégicos do país pela segurança e agilidade. Geralmente significa milhões em deslocamento, além da continuidade de uma produção, ou do abastecimento de um produto. Neste sentido, acompanhar cada km percorrido torna-se fundamental e a tecnologia na rastreabilidade é uma grande aliada nesta confiabilidade.

Rastreamento e segurança de carga são aspectos indispensáveis na logística moderna, pois garantem a transparência e a integridade das mercadorias no processo de transporte e distribuição. Pensando nisso, a Prestex, empresa especializada em logística emergencial aérea B2B, desenvolveu um sistema próprio de rastreamento que permite que o cliente acompanhe na palma da mão cada etapa de sua carga. 

O sistema da Prestex permite que o cliente visualize todas as etapas de sua carga via app, computador ou tablet. Desde 2009 a empresa vem investindo em novas tecnologias, sendo uma das pioneiras no país a ter um app de rastreamento de cargas. 

“O rastreamento das nossas cargas é comandando pelo nosso departamento Operacional. Combinamos uma arquitetura em nuvem AWS para hospedar nossos sites, inclusive o de rastreamento, onde temos um alto fluxo de transações diariamente”, explicou o CEO e fundador da Prestex, Rodrigo Lizot. 

De acordo com Lizot, para manter a eficiência dos serviços, a Prestex utiliza tecnologia de ponta. “Dessa maneira garantimos a segurança e eficiência, priorizando a alta performance. Nossa preocupação não é somente entregar, mas também informar”, disse. Pelo sistema é possível checar a localização em tempo real, alertas de movimentação de carga, controle de velocidade, alerta de desvio de rota, indicadores de falhas e previsão precisa de entrega.

Medicamentos – Lizot explica, ainda, que alguns tipos de cargas demandam cuidados adicionais como, por exemplo, os medicamentos. “Neste caso, a rastreabilidade começa já na etapa de produção, quando cada produto recebe uma identificação única.” Ao longo do percurso, os medicamentos são monitorados e registrados em cada etapa, desde que deixam o fabricante até a chegada ao destino.

SAP – Recentemente, o departamento financeiro da empresa também passou por modernização com a implantação do SAP Business One com a b2finance, permitindo que os processos contábeis, fiscais e de folhas de pagamento se tornassem mais eficientes. 

“Estamos sempre investindo em tecnologia para melhor atender nossos clientes. Temos como lema redefinir a logística e é isso que estamos fazendo”, finalizou o CEO da Prestex, Rodrigo Lizot.



VertiGIS Networks entra no mercado de serviços da América do Norte

A Esri, líder mundial em software do sistema de informações geográficas (SIG), lançou o ArcGIS Utility Network em 2018. A VertiGIS Networks é uma linha de produtos de última geração — desenvolvida a partir do zero — que permite às concessionárias de serviços visualizar, traçar, analisar e editar seus dados do ArcGIS Utility Network em navegadores da Web e em aplicativos nativos com fluxos de trabalho on-line e off-line.

“O ArcGIS Utility Network é uma base comprovada para as concessionárias armazenarem e gerenciarem seus dados de rede. As soluções fornecidas pela VertiGIS Networks oferecem essa base aos usuários finais por meio de aplicativos web modernos e eficazes que facilitam o trabalho com dados complexos”, disse Jeff Rashid, diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais – Serviços e Telecomunicações na Esri.

“Estamos realmente entusiasmados em ver que a VertiGIS também está oferecendo soluções em nuvem – isso possibilita um modelo de entrega rápido para que concessionárias de serviços de pequeno e médio porte reduzam o tempo de valorização e para que seus usuários possam aproveitar imediatamente a energia fornecida pelo Utility Network.”

Além de oferecer uma experiência de usuário de última geração, a VertiGIS Networks pode automatizar a troca e a sincronização dos dados das concessionárias entre o GIS e o SAP ou outros sistemas empresariais. Isso significa que as concessionárias evitam duplicar a entrada de dados em seus sistemas ao mesmo tempo que garantem a qualidade e integridade de seus respectivos bancos de dados. O Centro de Integração e Certificação SAP (SAP ICC) certificou a solução para ser integrada ao SAP S/4HANA.

Drew Millen, diretor de tecnologia da VertiGIS acrescentou: “Estamos focados em garantir que a VertiGIS Networks habilite os usuários finais a acessar perfeitamente dados precisos e de alta fidelidade para seus fluxos de trabalho. Solucionamos esta necessidade com o design UX elegante e com nossas estratégias de web e mobile-first, assim como com integrações de back-office corretas para garantir que os dados são precisos e atuais”.

Sobre a VertiGIS

A VertiGIS é um fornecedor com liderança em soluções de gerenciamento de ativos espaciais e sistemas de informações geográficas (GIS), além de ser um desenvolvedor de software. Seu foco é o desenvolvimento de soluções de software e serviços que habilitam os profissionais de concessionárias, governo, telecomunicações e infraestrutura a conectar seus processos de negócios à tecnologia de gerenciamento espacial. O portfólio de produtos VertiGIS é usado por mais de 5.000 clientes e milhões de usuários finais do mundo inteiro e foi idealizado para aprimorar os recursos dos principais software GIS, principalmente o ArcGIS® da Esri. Para mais informações, acesse vertigis.com.

Sobre a Esri

A Esri, líder mundial do mercado de software de sistema de informações geográficas (GIS), inteligência de localização e mapeamento, ajuda os clientes a liberar todo o potencial dos dados para aprimorar resultados operacionais e de negócios. Fundada em 1969 em Redlands, Califórnia (EUA), o software da Esri é empregado em centenas de milhares de organizações do mundo inteiro, incluindo empresas da Fortune 500, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos e universidades. A Esri possui escritórios regionais, distribuidores internacionais e parcerias que fornecem suporte local em mais de 100 países em seis continentes. Com seu compromisso pioneiro com a tecnologia geoespacial e análise, a Esri projeta as soluções mais inovadoras que utilizam uma abordagem geográfica para solucionar alguns dos problemas mais complexos do mundo, colocando-os no contexto crucial da localização. Visite nosso site em esri.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Drew Millen – Diretor de Tecnologia, VertiGIS
drew.millen@vertigis.com

Lisa Cottrell – Vice-presidente de Marketing Global, VertiGIS
lisa.cottrell@vertigis.com



Prêmio de inovação Furukawa Electric Awards está com as inscrições abertas

As inscrições de projetos para a edição 2023 do Furukawa Electric Awards já estão abertas. As empresas interessadas em participar dessa premiação, que tem como foco a inovação no uso de soluções Furukawa, poderão inscrever seus projetos até o dia 19 de junho – a divulgação dos cases vencedores será feita no evento Furukawa Summit, marcado para setembro.

Os projetos podem ser inscritos em seis categorias: Datacenter, Enterprise, Hospitality/Health, IoT for Industry, Telecom e Utility/Smart City. As inscrições são gratuitas e estão abertas a empresas e clientes de todos os países da área de atuação da Furukawa Electric LatAm. Na terceira edição do prêmio, o Furukawa Electric Awards teve 62 projetos inscritos, sendo 37 do Brasil e 25 de países onde a Furukawa Electric LatAm atua – principalmente da América Latina -, dos quais 11 foram reconhecidos como mais inovadores.

“O Furukawa Electric Awards tem como objetivo reconhecer os casos de inovação envolvendo o uso de produtos, soluções e tecnologia Furukawa, especialmente no ano em que a empresa inicia a comemoração de seus 50 anos no Brasil”, explica Luiz Henrique Zimmermann, que faz parte da comissão organizadora do prêmio. “Nesse caso, a inovação abrange a modificação de antigos costumes ou formas de fazer, a aplicação de novos conceitos e produtos, com efeito de renovação ou repaginação”, acrescenta.

Os projetos podem ser inscritos em seis categorias: Datacenter, Enterprise, Hospitality/Health, IoT for Industry, Telecom e Utility/Smart City. As inscrições são gratuitas e estão abertas a empresas e clientes de todos os países da área de atuação da Furukawa Electric LatAm. Na terceira edição do prêmio, o Furukawa Electric Awards teve 62 projetos inscritos, sendo 37 do Brasil e 25 de países onde a Furukawa Electric LatAm atua – principalmente da América Latina -, dos quais 11 foram reconhecidos como mais inovadores.

O endereço do site para inscrições – e também para mais informações e o regulamento do prêmio – é www.furukawaelectricawards.com.



Carreira de UX Design ganha força no Brasil

A procura por cursos focados na carreira de UX Design vem aumentando no Brasil. De acordo com levantamento realizado pela Alura, o número de pessoas buscando por cursos relacionados à formação em design cresceu 40,7% no ano de 2022.  

Em destaque está a formação em UX Design, a mais procurada por estudantes de acordo com o levantamento. Seguido pelos cursos de Design Gráfico, UX Research, Design System, UX Research.  

De acordo com Ruth Silva, UX Designer do Smart Online, plataforma fiscal da Online Applications, o UX no Brasil é relativamente novo, mas está ganhando mais força dentro das empresas a partir da pandemia do Coronavírus.  

“O isolamento social nos trouxe a necessidade de plataformas pensadas para a experiência do usuário e suas necessidades. Ele nos mostrou que os produtos devem ser construídos para gerar valor ao dia a dia”, explica Ruth Silva. O UX Design tem como objetivo desenhar plataformas e produtos intuitivos com foco central na experiência dos usuários, pensando na interação deles com o produto. 

Ruth também aposta: “o mercado ainda está criando maturidade sobre o assunto, mas esta é uma área promissora e que vai trazer muito valor para o futuro se pensarmos na transformação digital”. Com a evolução rápida da tecnologia, os produtos que não conseguirem suprir as necessidades de seus usuários podem perder espaço no mercado. Por isso, as empresas estão se preocupando cada vez mais em desenvolver soluções com melhores experiências. 

O UX Design está entre as três profissões mais promissoras e em alta para 2023, de acordo com o The Next Web. “Para entrar nessa área você tem que ser uma pessoa aberta, estar disposta a conhecer coisas e ser curiosa para desbravar o caminho da pesquisa”, completa Ruth Silva.  



CEAP abre processo seletivo para cursos técnicos gratuitos

Dados do terceiro trimestre de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o desemprego é um dos principais desafios enfrentados pelo Brasil atualmente. A taxa de desemprego no país é de 8,7%, o que representa 9,5 milhões de brasileiros sem trabalho. Além disso, há ainda 4,3 milhões de pessoas desalentadas, ou seja, que gostariam de trabalhar, mas não procuram emprego por acreditar que não encontrariam.

Os jovens são os mais afetados pela falta de emprego, segundo o IBGE. Cerca de 34,9% das pessoas entre 25 e 39 anos estão desocupadas, assim como 30,3% entre 18 e 24 anos. Além disso, muitos jovens também não estão estudando: de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 15% dos brasileiros entre 15 e 29 anos – o equivalente a 7,6 milhões de pessoas – não frequentam a escola formal, não trabalham e nem procuram emprego, sendo chamados de “jovens nem-nem-nem”.

Diante deste cenário, uma das missões do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP) é impedir a evasão escolar e oferecer ferramentas para que jovens tenham mais oportunidades de conseguir um trabalho. A organização oferece uma variedade de cursos, incluindo Administração, Informática, Redes de Computadores, Produção Audiovisual e o curso livre Maker.

“Buscamos estimular reflexões sobre valores, princípios e fatores comportamentais”, explica o diretor pedagógico Paulo Henrique Neiva. “Valorizamos a personalidade e as habilidades de cada um, estimulando o aprimoramento das competências. Queremos desenvolver em cada jovem o senso de autonomia e protagonismo da própria vida.”

O CEAP está oferecendo aos jovens a oportunidade de fazer um ensino gratuito que vai além das competências técnicas, seu foco é formar profissionais verdadeiramente íntegros e bem desenvolvidos socioemocionalmente.

Os cursos técnicos de Informática e Redes de Computadores proporcionam aos alunos uma formação completa, com conceitos básicos e habilidades mais avançadas de programação e desenvolvimento de software. Eles abrangem diversas áreas, desde a introdução aos sistemas operacionais e redes de computadores até a programação básica e avançada em diferentes linguagens. O curso é composto por 4 semestres e o aluno sai com diploma técnico reconhecido pelo Ministério da Educação.

Por sua vez, o curso técnico de Administração de Empresas oferece aos estudantes uma formação completa para se tornarem gestores em empresas e organizações de diferentes setores. Em sua grade, são abordados temas como gestão de pessoas, finanças, marketing, logística, estratégia empresarial e empreendedorismo. A formação em Administração é valorizada pelo mercado de trabalho e oferece boas oportunidades de carreira em empresas de todos os portes e setores da economia.

Por fim, no curso técnico de Produção Audiovisual, os alunos aprendem habilidades técnicas e criativas para a produção de conteúdo audiovisual, desde a linguagem cinematográfica até produção de vídeos para internet, documentários, direção de fotografia, som, edição e pós-produção. Além disso, também inclui disciplinas sobre gestão de projetos e empreendedorismo.

As inscrições para o processo seletivo do CEAP estão abertas até o dia 31/05/2023 e podem ser realizadas clicando aqui. O processo seletivo contará com uma prova presencial que será realizada no dia 03/06/2023. Após aprovado na primeira etapa, o candidato terá uma entrevista com seus responsáveis, com data e hora marcadas pelo CEAP. Os cursos terão início em agosto de 2023.

SOBRE O CEAP

Fundado em 1985, o CEAP é uma organização não governamental sem fins lucrativos que oferece cursos de formação e qualificação profissional gratuitos sob o modelo de escola técnica e profissionalizante. A cada ano, cerca de 1.100 jovens entre 10 e 18 anos, matriculados no ensino regular e em situação de alta vulnerabilidade social, são atendidos pela instituição. Além do enfoque na formação técnica e profissional, o CEAP também valoriza a formação cidadã dos atendidos. Para isso, desenvolveu, ao longo de 37 anos, uma metodologia com dois pilares principais: a educação personalizada, que reconhece cada beneficiário como um indivíduo único e especial, e a participação da família no processo de formação de cada indivíduo. Desde sua fundação, o CEAP já atendeu mais de 20.000 pessoas em situação de alta vulnerabilidade social e obteve um resultado impressionante: 70% dos alunos formados encontram emprego em até três meses.

Site oficial: https://www.ceappedreira.org.br/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/1188578

Instagram: https://www.instagram.com/ceap.pedreira/

Facebook: https://web.facebook.com/ceap.pedreira/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2qzxiF8UhsLAvy6LWCMd3g



Mercado editorial cresce no primeiro trimestre de 2023

O mercado editorial brasileiro registrou crescimento no primeiro trimestre de 2023, segundo dados divulgados na pesquisa realizada pela Folha de S. Paulo. Comparando com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento tanto no preço dos livros quanto no volume de vendas, destacando a resiliência do setor em meio à crise econômica.

De acordo com a pesquisa, o preço médio dos livros subiu 5,3% em relação a 2022, enquanto as vendas cresceram 4,2% no mesmo período. Esse desempenho pode ser atribuído, em parte, às tendências e novidades do mercado editorial. As editoras têm se adaptado às novas demandas dos leitores, oferecendo produtos diferenciados e de qualidade, além de investirem no marketing digital e parcerias com influenciadores.

Outro fator para o sucesso do setor editorial é a escolha de uma editora confiável na hora de publicar um livro. Em tempos de crise, a escolha correta da editora pode ser determinante para o sucesso de um autor. A editora deve ser comprometida com a qualidade editorial, apresentando um catálogo consistente e investindo em profissionais qualificados para revisão, diagramação e divulgação das obras. É essencial que as editoras estejam atualizadas com as tendências e novidades do mercado, para que possam se adaptar às mudanças e continuar a oferecer produtos de qualidade.

A pesquisa da Folha de S. Paulo também revelou um aumento na participação das vendas digitais no mercado editorial, com um crescimento de 8,1% em relação a 2022. Esse dado indica a importância de as editoras estarem atentas às mudanças nos hábitos de consumo dos leitores e investirem em plataformas digitais, como e-books e audiobooks.

Tendências e novidades que podem fomentar o crescimento editorial em 2023

“O mercado editorial está em constante evolução, buscando se adaptar às mudanças na sociedade e no comportamento dos leitores. Para 2023, algumas tendências e novidades podem ser observadas, desde a diversidade de temas até a crescente importância das plataformas digitais”, afirma Rodrigo Regina, Editor-Chefe da Editora Viseu, que destaca algumas das principais tendências que prometem marcar o setor a partir de 2023.

Cada dia mais, o mercado editorial tem se voltado para a publicação de obras que abordem temas relacionados à diversidade e inclusão. Em 2023, espera-se que essa tendência se consolide, com um maior número de livros abordando questões de gênero, raça, orientação sexual, deficiência e outras formas de diversidade.

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é uma tendência global que também se reflete no mercado editorial. Editoras têm buscado utilizar materiais ecologicamente corretos na produção de livros, além de adotar práticas sustentáveis em seus processos internos. Obras que abordem temas ambientais e de sustentabilidade deverão ganhar destaque no mercado.

O crescimento do mercado digital e as vendas de e-books e audiobooks têm aumentado nos últimos anos e essa tendência deve continuar em 2023. Novas tecnologias e plataformas podem surgir, proporcionando uma experiência de leitura ainda mais imersiva e personalizada para os leitores. As editoras precisam estar atentas a essa tendência e investir em plataformas digitais que atendam às demandas do público.

O marketing digital tem se tornado mais importante no mercado editorial a cada ano, e uma das estratégias em alta é a parceria com influenciadores digitais. Em 2023, a colaboração entre editoras e influenciadores deve se intensificar, com o objetivo de promover livros e alcançar um público maior e mais diversificado.

A autopublicação tem ganhado espaço no mercado editorial, possibilitando que autores independentes publiquem suas obras sem a necessidade de passar pelo crivo das editoras tradicionais. Em 2023, espera-se que essa tendência se fortaleça, com a consolidação de plataformas de autopublicação e o surgimento de novos talentos literários.

O interesse por narrativas de não ficção, especialmente biografias, memórias e ensaios, tem crescido nos últimos anos. Em 2023, essa tendência deve continuar, com um número maior de obras de não ficção sendo lançadas, abordando temas atuais e relevantes para o público. A busca por conhecimento e histórias reais pode impulsionar essa categoria no mercado editorial.

Com o crescimento do mercado digital, pode-se observar também uma tendência de livros que combinam elementos híbridos (impresso e digital). Em 2023, espera-se que essa tendência se fortaleça, com mais livros físicos incluindo recursos digitais, como QR codes, que levam a conteúdos complementares online.

Os clubes de leitura e assinaturas de livros têm ganhado popularidade e prometem continuar em alta em 2023. Essa tendência permite aos leitores ter acesso a uma curadoria de obras e facilita a descoberta de novos autores e gêneros. Além disso, os clubes de leitura e assinaturas podem ajudar a fortalecer a comunidade de leitores e incentivar o hábito da leitura.

Outra tendência que pode surgir em 2023 é a de livros interativos e a gamificação da leitura. A incorporação de elementos de jogos e interatividade nas narrativas tende a atrair novos públicos, especialmente os mais jovens, para o universo da literatura. Isso pode abrir caminho para novas formas de contar histórias e engajar os leitores.

O mercado editorial brasileiro tem mostrado sinais de crescimento e adaptação às demandas dos leitores e às mudanças no cenário econômico. O aumento nas vendas e no preço médio dos livros no primeiro trimestre de 2023 é um indicativo que o setor está encontrando formas de se reinventar e prosperar. As tendências e novidades que podem surgir no próximo ano têm o potencial de impulsionar ainda mais o mercado, desde que editoras e autores estejam dispostos a acompanhar as mudanças e investir em inovação.

A escolha de uma editora confiável e atualizada com as tendências do mercado é fundamental para o sucesso de autores e suas obras. E o comprometimento com a qualidade editorial e o investimento em marketing digital são aspectos essenciais para a visibilidade e o alcance das publicações.

O mercado editorial brasileiro tem um futuro promissor, e aqueles que estiverem dispostos a abraçar as novidades e tendências estarão melhor posicionados para aproveitar as oportunidades que surgirem, conclui Rodrigo Regina.



Reforma tributária pode favorecer prevenção de doenças

As condições crônicas não transmissíveis (CCNTs) envolvem câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias, obesidade e saúde mental. Os desafios no enfrentamento dessas condições não se encerram no diagnóstico e acesso aos medicamentos. Para isso, o país se encontra em um momento com oportunidades únicas. Uma delas é através do potencial da reforma tributária desonerar produtos saudáveis e sobretaxar os nocivos, enquanto a outra é destacando as CCNTs no Plano Nacional de Saúde para os próximos quatro anos, que está em plena construção.

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não transmissíveis no Brasil 2021-2030, do Ministério da Saúde, apresenta a taxa de 275,5 mortes prematuras a cada 100 mil habitantes por CCNTs em 2019. Uma das grandes preocupações dos especialistas é o consumo de alimentos ultraprocessados por 18,2% da população adulta, assim como o consumo frequente de bebidas adoçadas (15,0%).

Caso o Brasil aumente o consumo de alimentos ultraprocessados para 29,8%, equivalente ao México, as mortes por ano podem chegar a 113 mil. E no cenário ainda mais preocupante, os Estados Unidos, que têm a taxa de 57% no consumo desses alimentos, seriam aproximadamente 194 mil mortes anuais. Nesse quesito, Niterói, no Rio de Janeiro, dá o exemplo. Lá, recentemente, foi aprovada a lei que proíbe a comercialização de alimentos ultraprocessados nas escolas da cidade. A decisão foi motivada pelo seguinte dado: 37% das crianças atendidas no sistema público de saúde do município estão acima do peso, número superior aos valores nacionais de 30%.

O estudo Premature Deaths Attributable to the Consumption of Ultraprocessed Foods in Brazil, conduzido pelo Dr. Eduardo Nilson, Pesquisador na Fiocruz e associado ao Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens-USP), revela que 57 mil mortes no Brasil no ano de 2019 estão associadas à ingestão desses alimentos. “Temos instrumentos para permitir a redução de mortes pelo consumo de alimentos ultraprocessados. A redução de apenas 20% no consumo desses alimentos, resultaria em 12 mil vidas poupadas”, afirma o Dr. Eduardo.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é parceira fundamental nesse processo. Para isso, é necessário ampliar o diálogo e garantir o direito à saúde, além de reforçar e propor aos e com os usuários do SUS as melhorias na necessárias na APS. “Um dos insucessos no SUS foi a perda do diálogo e a meta, agora, é ampliar a comunicação com o CONASS e CONASEMS”, afirma a Sra. Gilmara Santos, Coordenadora-geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde na Secretaria da APS do Ministério da Saúde.

A Dra. Aline Palmeira, Médica e Pesquisadora no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, comenta sobre a implementação da iniciativa HEARTS como uma forma eficaz para organizar a APS e prevenir doenças cardiovasculares. “O olhar da comunidade e as suas necessidades precisam chegar ao serviço público”. Atualmente são 18 países na América Latina que adotam o HEARTS e, dessa forma, os setores público, privado, multilateral e terceiro setor podem aderir juntos à iniciativa. Outro programa que pode auxiliar nesse avanço é o PEN – Pacote de Intervenções na Atenção Primária à Saúde para as CCNTs, produzido pela Organização Mundial da Saúde. De forma complementar, a Calculadora de Risco Cardiovascular é uma ferramenta útil para o gerenciamento das doenças cardiovasculares, sendo um aplicativo gratuito que estima o risco de ocorrência de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou morte de origem cardiovascular em 10 anos. 

O Coordenador Geral do FórumDCNTs, Dr. Mark Barone, complementa que “determinantes sociais e comerciais da saúde precisam ser vistos com atenção se quisermos efetivamente atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3.4, que visa até 2030 reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar”. Para ele “além da fundamental informatização, que nos permitirá ter dados para tomar decisões sobre as políticas de saúde adequadas, precisamos garantir que a população, em todas as regiões do país, tenha acesso à alimentação e a ambientes saudáveis, e, aquelas com CCNTs, a cuidados de qualidade e medicação sempre disponível”.

Mais informações estão disponíveis em www.ForumDCNTs.org.



Como fazer uma gestão financeira segura do próprio negócio?

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano e 60% fecham antes dos cinco. Isso comprova que, além da vontade de empreender que muitas pessoas têm, a grande maioria não prospera, muitas vezes, por falta de zelo e conhecimento em funções básicas da gestão de um negócio. E para que o negócio prospere, é preciso que o empreendedor esteja atento à questão financeira de sua empresa.

Grandes empresários ou  donos de pequenos negócios precisam, necessariamente,  entender que a importância da gestão financeira é um passo essencial para garantir a sobrevivência do negócio. Ter a coragem, muitas vezes, não é o bastante para garantir a sobrevida de um a empresa. Para isso, alguns passos são fundamentais para garantir a saudabilidade da sua empresa e que ela não seja uma entre tantas que quebram.

Com anos de experiência no mercado financeiro e no papel de empresário do ramo alimentício, o especialista em finanças Wesley Dutra elencou 10 pontos essenciais para que empresários possam avaliar se seus negócios estão calcados em pilares importantes para que sua empresa sobreviva e cresça de forma saudável e ordenada.

  • Desenvolver um planejamento financeiro;
  • Fazer a gestão das ‘contas a pagar’ e ‘valores a receber’;
  • Muita atenção ao fluxo de caixa;
  • Sempre separar finanças pessoais das empresariais;
  • Conferir diariamente os extratos bancários da sua empresa;
  • Iniciar seu negócio, se possível, com um fundo de reserva;
  • Manter o capital de giro da empresa;
  • Honrar sempre as tributações;
  • Ter um bom controle de estoque (caso o negócio exija);
  • Saber realizar a precificação dos seus produtos ou serviços.

“Um olhar minucioso para o fluxo financeiro de sua empresa trará um maior domínio de seu empreendimento e, com isso, as chances de você ser bem-sucedido aumentam consideravelmente. Por não buscar conhecimento sobre assuntos financeiros, os empreendedores acabam sem a real visão de seu negócio, dificultando até mesmo a tomada de decisão estratégica”, reforça Wesley.

Caso o empreendedor ache uma demanda muito grande para absorver em um primeiro momento, ele pode contar com a ajuda de instituições que auxiliam microempreendedores para tarefas como, por exemplo, contratação e crédito. Na plataforma Sebrae, por exemplo, são oferecidos mais de 150 cursos para as mais diversas áreas de atuação.

Para Dutra, capacitar-se é um passo de suma importância para entender, mais do que seu ramo de atuação, mas como fugir das armadilhas que esse universo novo pode trazer para essa nova rotina profissional. “Atualmente temos grandes universidades e cursos focados no empreendedorismo, o que facilita a busca por conhecimento. Alguns temas são de vital importância para agregar conhecimento, entre eles: controle de fluxo de caixa, gestão operacional, gestão de pessoas e conceitos sobre tributação”.

Outro ponto importante é a escolha do ramo de atividade de sua empresa. Fatores pessoais e perspectivas de lucro. segundo Pesquisa da Scout Digital, revela que 42% dos brasileiros que decidem empreender, abriram um novo negócio pela paixão ou desejo de mudar de rumo profissional. “Então, seja pelo emocional ou pela necessidade financeira, ter capacitação para sobreviver em um novo ambiente de negócios sempre será um ponto essencial para se ficar de olho”, finaliza Wesley Dutra.



Consumidores se preocupam com segurança em compras online

Comprar online está se tornando parte da rotina dos brasileiros. Mas o crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos trouxe consigo um aumento no número de tentativas de fraude, o que tem preocupado os consumidores. 

De acordo com pesquisa realizada pela Clear Sale, no primeiro trimestre de 2022, houve aproximadamente 785 mil tentativas de fraude no varejo online, representando um aumento de 23,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Erivelton Cabral, CEO da Weethub, uma assessoria especializada em e-commerces e desenvolvimento de lojas virtuais, enfatiza que oferecer segurança aos consumidores é um requisito fundamental para construir um e-commerce de sucesso. Ele ressalta que transmitir confiança vai além de meros certificados de segurança. 

“Quando o consumidor chega em uma loja virtual que acabou de conhecer, o primeiro ponto que ele vai observar é se aquele é um local seguro para comprar. Transmitir segurança para o usuário, vai muito além dos certificados. Cada detalhe mínimo pode influenciar, desde as fotos usadas nos produtos até a estrutura da loja virtual como um todo”, afirma. 

Com o constante surgimento de novas lojas virtuais, também aumenta o número de criminosos que se aproveitam da inexperiência dos consumidores para aplicar golpes. Esse cenário é especialmente prejudicial para os novos e-commerces, uma vez que os consumidores tendem a optar por lojas já estabelecidas, sentindo-se inseguros em relação a um site recém-lançado.

Por este motivo, é fundamental que a loja virtual apresente uma boa estrutura para quebrar qualquer objeção. Erivelton aponta os principais elementos para tornar uma loja mais segura. São eles: certificados de segurança, canais de contato e endereços físicos bem expostos, página institucional com informações sobre a loja e imagens de produtos com boa qualidade.

Falta de segurança pode aumentar as taxas de carrinhos abandonados

A falta de segurança pode resultar em altas taxas de carrinhos abandonados, conforme revela uma pesquisa da Opinion Box com mais de 2.100 consumidores. O estudo aponta que 56% dos entrevistados consideram a segurança como um fator fundamental na escolha de uma loja virtual.

Apesar do aumento nas tentativas de fraude, os números representam apenas 2% do total de compras realizadas no comércio eletrônico. Isso sugere um nível maior de maturidade tanto por parte dos consumidores quanto das empresas em relação à segurança nas vendas online, uma vez que as compras digitais se tornaram um hábito consolidado no Brasil.



África do Sul receberá membros do BRICS em agosto

A África do Sul está bem posicionada geograficamente dentro dos BRICS. Na confluência do Índico e do Atlântico Sul, o país é uma ponte ideal entre as Américas e a Eurásia. Com suas crescentes responsabilidades dentro dos BRICS, é também a ponte para impulsionar o crescimento econômico entre o continente africano e o mundo.

O país africano tornou-se membro dos BRICS em dezembro de 2010 e sediou a primeira cúpula no continente africano em 2013. A principal agenda para a entrada da África do Sul no bloco era fortalecer as relações Sul-Sul e impulsionar o comércio, facilitando um melhor acesso aos mercados dos países membros, promovendo práticas comerciais mútuas, atraindo investimentos e criando um ambiente favorável aos negócios. Os fatores críticos para a sua participação no BRICS foram os desafios triplos resultantes de seu legado de apartheid de pobreza, desigualdade e desemprego.

Para a grande maioria da humanidade que vive em países em desenvolvimento, uma desaceleração significa mais miséria e uma melhora tardia na qualidade de vida. A nova fase da globalização significa que o fluxo de capital e tecnologia não pode mais ser do norte global para o sul global. É aqui que a África do Sul deve desempenhar um papel crítico. Como uma economia dinâmica do vasto continente africano e membro  dos BRICS tem a responsabilidade de liderar o caminho para o crescimento colaborativo.

O já lento crescimento econômico da África do Sul foi ainda mais afetado pelo início da pandemia de Covid-19 em 2020. Atualmente, a economia do país está se recuperando, mas em um ritmo lento, com crescimento estimado em 1,9% em 2022. Nestes tempos difíceis, a adesão da África do Sul aos BRICS provou ser particularmente benéfica. O Novo Banco de Desenvolvimento aprovou um empréstimo de US$ 2 bilhões para o Programa de Emergência Covid-19 ao governo da África do Sul para apoiar a recuperação econômica do país após a pandemia. O banco foi formado inicialmente para mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos BRICS, economias emergentes e outros países em desenvolvimento.

Em uma declaração antes da 14ª cúpula do BRICS no ano passado, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa mencionou: “A colaboração entre os BRICS na área da saúde e, em particular, na resposta à pandemia do Covid-19, colocou a África do Sul em uma melhor posição para responder eficazmente às emergências de saúde atuais e futuras”. Os BRICS também manifestaram grande apoio à proposta indo-sul africana, apresentada em outubro de 2020, de renunciar a certas disposições do acordo de Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio com relação à prevenção, contenção e tratamento do Covid-19.

Em termos de relações comerciais, a Conferência das Nações Unidas (ONU) de 2010 sobre Comércio e Desenvolvimento em seu Relatório de Investimento Mundial colocou a África do Sul entre as 20 principais economias prioritárias para investimento estrangeiro direto no mundo. Segundo relatórios recentes, em 2021, mais de 17% das exportações da África do Sul foram destinadas a outros países dos BRICS, enquanto mais de 29% de suas importações totais vieram desses países. Portanto, os países dos BRICS hoje não apenas se tornaram parceiros comerciais significativos, mas a associação está se fortalecendo rapidamente. O comércio total da África do Sul com esses países atingiu R702 bilhões em 2021, acima dos R487 bilhões em 2017.

A África do Sul também continua a atrair investimentos diversificados dos países dos BRICS. Enquanto o governo está trabalhando para mobilizar fundos de diferentes fontes para financiar seus ambiciosos projetos de construção de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, o Novo Banco de Desenvolvimento também tem desempenhado um papel importante ao estender o apoio financeiro . A África do Sul já recebeu US$ 5,4 bilhões do Banco para melhorar a prestação de serviços em áreas críticas.

O turismo é um dos principais contribuintes para o crescimento do país. No entanto, como resultado das restrições de viagem durante a pandemia, a África do Sul teve que arcar com perdas críticas em sua indústria do turismo. Turistas de outros países dos BRICS representaram 65% de todas as chegadas à África do Sul em 2018, indicando que esses mercados devem dar importantes contribuições para a recuperação desse setor. Com seu programa eVisa, a África do Sul visa tornar as viagens e o turismo mais fáceis e baratos, especialmente para visitantes da Índia e da China. Em um relatório recente, o South African Tourism disse que espera um crescimento de 64% em relação ao ano anterior nas chegadas da Índia em 2022.

Como membro do G20 e do Grupo dos 5, a África do Sul utiliza sua participação nos BRICS para promover uma abordagem voltada para o desenvolvimento em fóruns multilaterais, abordando questões urgentes como mudança climática e comércio agrícola. A África do Sul é a única nação africana no G20 e desempenha um papel representativo para todo o continente. Sua adesão aos BRICS fortaleceu o aspecto político das discussões e também recebeu apoio de seus parceiros nas questões africanas relacionadas à paz, segurança e desenvolvimento, o que se destaca na agenda do Conselho de Segurança da ONU.

De acordo com Ziaad Suleman, presidente do Grupo de Trabalho de Economia Digital do Conselho Empresarial dos BRICS da África do Sul, sobre como a agenda dos BRICS mudou ao longo dos anos com o avanço da digitalização, 60% da população da África tem menos de 25 anos. Assim, a digitalização é outro foco importante para o país. Ele acredita que a tecnologia na nuvem e outras formas de educação digital são oportunidades notáveis ​​para eles.

A iniciativa Smart Africa é um exemplo importante de como os países do continente se uniram para o bem comum. A união entre 30 países e várias corporações globais trabalha para um único mercado digital no continente africano. A África do Sul está liderando um esforço para aprofundar o uso da Inteligência Artificial e sua implantação para esforços de desenvolvimento.



Com 4% do PIB, Brasil mantém protagonismo na mineração

O Brasil é um dos maiores produtores de minério do mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração, somente em 2022 mais de 1 bilhão de toneladas de minério foram produzidas em terras brasileiras. O setor também é um dos grandes empregadores do país, pois gera cerca de 1 milhão de postos de trabalho, contando os empregos diretos e os indiretos.

A mineração é responsável por 4% do PIB brasileiro. Dos 1 milhão de postos de trabalhos gerados pela atividade, 200 mil são empregos diretos e outros 800 mil são indiretos. Além disso, algumas dessas empresas estão listadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3, e figuram entre as maiores mineradoras do mundo.

Os resultados da mineração estão presentes no dia a dia, em talheres, pregos, celulares, automóveis etc. Além disso, a mineração é fundamental para a nova economia. A geração de energia limpa, por exemplo, é viabilizada a partir da mineração, pois elementos como lítio, grafite e cobalto devem ser minerados para integrar as usinas eólicas, solares e geotérmicas, e, também, as baterias. 

No entanto, o crescimento da mineração no Brasil também levanta questionamentos acerca dos danos socioambientais causados pela atividade. Em março deste ano, uma Frente Parlamentar da Mineração Sustentável foi criada no Congresso Nacional. O grupo conta com deputados e senadores que buscam discutir soluções que evitem com que desastres ambientais causados pela mineração voltem a acontecer no país.

Segundo Clarissa Nepomuceno, advogada e sócia do Nepomuceno Soares Advogados Associados, existe um gap entre a capacidade produtiva da atividade de mineração no Brasil e as políticas de fiscalização e controle do mercado. “O investimento em maquinário para a exploração mineral e as cifras arrecadadas com a atividade são grandes. No ano passado foram mais de 250 bilhões de faturamento com a extração de minério de ferro, o que demonstra uma grande capacidade produtiva”. 

De acordo com a advogada, apesar do crescimento da mineração no Brasil, “as políticas de controle desse tipo de atividade não são tão efetivas, o que facilita a ocorrência de desastres naturais e problemas de ordem humanitária, como temos percebido nos últimos anos”, completa. 

Para Clarissa, as empresas brasileiras precisam construir negócios que se preocupam com a sustentabilidade corporativa e, assim, praticarem a chamada “mineração sustentável”. “As companhias precisam se adequar ao cenário não só brasileiro, mas global, de proteção ao meio ambiente e das boas práticas empresariais. Diante desse panorama, entra o ESG, cuja agenda se baseia em práticas corporativas que não comprometem o meio ambiente, nem a sociedade, tampouco acarrete problemas de governança para as companhias”. 

A Agência Nacional de Mineração investiga, atualmente, quase 140 denúncias de extração ilegal de minério de ferro em Minas Gerais. Já no Amapá, a Polícia Federal investiga o esquema de garimpo ilegal de ouro na região da Amazônia.

De acordo com Clarissa Nepomuceno, as boas práticas ESG funcionam também para a prevenção desse tipo de ocorrência, já que as empresas adequarem as suas atividades aos parâmetros valorizados para o mercado e que possuírem transparência em suas ações, com base na Governança, reduzirão os riscos da sua atividade, evitando multas e problemas futuros com as autoridades: “É questão de tempo até que as autoridades descubram brechas e ações irregulares das empresas que praticam o garimpo ilegal e a extração de minério de forma inadequada. Por isso, é necessário que as práticas de sustentabilidade corporativa sejam implementadas”, explica. 

A advogada completa dizendo que o objetivo dessas mudanças não é acabar com a mineração. “Queremos mostrar que essas adequações são necessárias para a sobrevivência do negócio ao longo do tempo e, que, ainda sim, é possível proteger o meio ambiente e a sociedade e praticar uma mineração limpa, com sustentabilidade, evitando a poluição do ar, das águas e a destruição das paisagens, e considerando a importância da mineração para a economia e para a sociedade”. 

Nepomuceno Soares Advogados e Associados

O Escritório Nepomuceno Soares está no mercado há cerca de 10 anos. Com sede em Belo Horizonte, o escritório de advocacia atua com a implementação da Agenda ESG e com a estruturação das boas práticas corporativas nas empresas. Além da sustentabilidade corporativa, o escritório é especializado em Compliance, Direito Ambiental, Direito Civil, Direito Desportivo, Direito Tributário e Direito Empresarial.



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