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A Tecnologia Revolucionária de Mineradores ASIC da Bitmanu Remodela o Cenário dos Criptoativos

NOVA YORK, June 15, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — O cenário global de criptoativos experimentou recentemente teve o surgimento de uma nova tendência na forma de um conjunto de mineradores ASIC da Bitmanu. Muitos especialistas do setor consideram essas plataformas de mineração nada menos do que uma maravilha tecnológica com potencial para mudar a maneira como a mineração de criptomoedas será feita nos próximos anos.  

A característica mais marcante dos mineradores da Bitmanu são suas taxas de hash, que estão quilômetrosàfrente de qualquer outro hardware de mineração já construído. Alimentados por essas taxas de hash, os mineradores BM1, BM2 e BM Pro da Bitmanu podem minerar Bitcoin, Litecoin, Dash e Monero com eficiência extraordinária.

Maiores taxas de hash de todos os tempos

  • BM1: Bitcoin 760 TH/s, Litecoin 80 GH/s, Dash 15 TH/s, Monero 6 MH/s
  • BM2: Bitcoin 1220 TH/s, Litecoin 128 GH/s, Dash 25 TH/s, Monero 10 MH/s
  • BM Pro: Bitcoin 3900 TH/s, Litecoin 400 GH/s, Dash 75 TH/s, Monero 32 MH/s

Apesar de seu imenso poder para processar transações, os mineradores da Bitmanu são extremamente eficientes com relação ao consumo de energia. Os consumos de energia para BM1, BM2 e BM Pro são de apenas 650 W, 850 W e 2200 W, respectivamente. O baixo custo de energia, juntamente com altas taxas de hash, permite que os usuários da Bitmanu obtenham lucros que não podem ser igualados por nenhum outro produto.

Lucros Mensais:

  • BM1: Bitcoin $1300, Litecoin $1800, Dash $4800, Monero $3600
  • BM2: Bitcoin $2100, Litecoin $2900, Dash $8500, Monero $6000
  • BM Pro: Bitcoin $6600, Litecoin $9000, Dash $20.000, Monero $22.000

Também é provável que a Bitmanu cause um impacto de longo prazo no mercado de criptomoedas, abrindo-o para pessoas comuns sem nenhum histórico de criptomoedas. Para tornar isso possível, a empresa projetou plataformas de mineração plug-and-play que são fáceis de usar.

“Mesmo que você não tenha conhecimento sobre criptoativos, o convidamos a se apresentar e fazer parte desta próspera indústria”, disse David Letoski, CMO da Bitmanu.

Para saber mais sobre a Bitmanu, visite https://bitmanu.com/

Sobre a Bitmanu: A Bitmanu se destaca como uma importante empresa, dirigida por uma equipe de investidores e especialistas renomados no setor de criptomoedas. A missão da empresa é tornar as vantagens das últimas inovações tecnológicas acessíveis a todos. A Bitmanu orgulhosamente apresenta uma linha impressionante de mineradores de criptomoedas que oferecem retornos excepcionais sobre o investimento com velocidade notável.


Alex Torum
media@bitmanu.com
+1 347 973 5948

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1000825536)



POTTERY BARN TEEN LANÇA A MAIOR VARIEDADE DE DORMITÓRIOS ATÉ O MOMENTO DISPONÍVEL NO APLICATIVO MÓVEL, SITE E EM LOJAS

Pottery Barn Teen, uma marca de portfólio da Williams-Sonoma, Inc. (NYSE: WSM), o maior varejista digital de itens residenciais sustentáveis do mundo, liderado por design, anunciou hoje o lançamento da maior coleção de dormitórios da marca até hoje. Com base na experiência em design de estágios de vida da marca, a Pottery Barn Teen oferece mais formas do que nunca de se preparar para a faculdade com uma nova variedade que apresenta roupas de cama, banho, armazenamento e itens essenciais de decoração para dormitórios. Os clientes podem comprar a nova coleção de dormitórios online, em lojas e no aplicativo móvel Pottery Barn Teen.

A coleção de dormitórios mais robusta da Pottery Barn Teen ainda apresenta itens indispensáveis, incluindo roupas de cama de solteiro XL, toalhas de secagem rápida, sacos de lavanderia, decoração sem pregos, itens essenciais para estudo e soluções de armazenamento. A Pottery Barn Teen elimina suposições de compras de faculdade, ao oferecer uma abrangente lista de verificação dos itens favoritos aprovados para dormitórios. Para ver a lista de verificação, acesse https://www.pbteen.com/pages/pbdorm/college-checklist.html.

A variedade de dormitórios da Pottery Barn Teen apresenta uma gama de estilos estéticos, incluindo uma nova colaboração romântica de inspiração de época com roupas de cama florais e decoração com a desejada marca de moda, LoveShackFancy.

“Nossa nova coleção de dormitórios reúne estilo, qualidade e a funcionalidade necessária para viver em dormitórios. Consideramos cada detalhe do quarto para oferecer uma solução de decoração completa, elaborada com materiais de alta qualidade e foco na sustentabilidade pela qual as marcas Pottery Barn são conhecidas”, disse Jennifer Kellor, Presidente da Pottery Barn Teen. “Estamos orgulhosos de oferecer a nossos clientes compras mais convenientes com nosso novo aplicativo móvel e funcionalidade expandida de envio a lojas.”

A Pottery Barn Teen também oferece uma opção perfeita de envio a lojas para coleta conveniente em qualquer um dos locais de varejo da marca Williams-Sonoma, Inc. em todo o país, incluindo Pottery Barn, Pottery Barn Kids, Pottery Barn Teen, Williams Sonoma e West Elm. Em vez de enviar a um endereço residencial, os clientes podem optar por enviar seu pedidoàloja mais próxima do campus da faculdade, bem a tempo do dia da mudança.

Para saber mais sobre a variedade de dormitórios da Pottery Barn Teen, acesse www.pbteen.com/shop/dorm. Participe da conversa nas redes sociais em @potterybarnteen e@potterybarndorm.

SOBRE A POTTERY BARN TEEN

Fundada em 2003, a Pottery Barn Teen oferece móveis e soluções para criar espaços que refletem quem são os adolescentes e como vivem. Disponível online e em lojas ao redor do mundo, a Pottery Barn Teen traz o melhor em design de qualidade com foco em materiais ecológicos e sustentáveis que têm baixo impacto no meio ambiente. A Pottery Barn Dorm, lançada em 2010, é a oferta da Pottery Barn Teen de móveis de dormitório e itens essenciais com a mesma qualidade e compromisso com o estilo. A Pottery Barn Teen é membro da Williams-Sonoma, Inc. (NYSE:WSM) e participa do The Key Rewards, um programa de fidelidade gratuito que oferece aos membros benefícios exclusivos em toda a família de marcas.

Relações Públicas da WSM

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Molly Terrell

Relações Públicas da Pottery Barn Teen

mterrell@wsgc.com

Lauren Sanchez

Relações Públicas da Pottery Barn Teen

lesanchez1@wsgc.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Solução impede que bad bots obtenham acesso ilegal a aplicações móveis

A Radware, fornecedora de soluções de segurança cibernética e de fornecimento de aplicações, anunciou aprimoramentos em seu Bot Manager como parte de sua abordagem de 360 graus para proteção de aplicações. A solução da Radware ajuda as organizações a evitar que bots maliciosos contornem suas defesas para obter acesso ilegal a aplicações móveis nativos para Android e iOS (Google e Apple).

De acordo com levantamento da Radware, atualmente, 10% dos ataques de bots têm como alvo aplicações móveis nativas. No entanto, muitos dos controles de segurança tradicionais que as empresas usam para proteger seus ativos digitais são limitados em sua capacidade de detectar bots sofisticados no tráfego de aplicações móveis e da Web. O Radware Bot Manager oferece autenticação integrada para dispositivos iOS e Android e novos algoritmos de identidade para que as organizações possam se defender contra ataques de bots distribuídos e direcionados.

“Os ataques de bots estão aumentando não apenas em número, mas também em sofisticação. Para contornar as medidas de segurança convencionais, os bots podem mudar sua identidade, comportamento e endereço IP”, disse Gabi Malka, diretor de operações da Radware. “A defesa contra suas táticas exige uma segurança avançada e proativa que aprimore sua lógica mais rapidamente do que os padrões de bots em constante evolução – que é exatamente o que nosso gerenciador de bots exclusivo faz. O Radware Bot Manager utiliza os mais recentes desenvolvimentos em aprendizado profundo e algoritmos avançados de identidade segura proprietários para bloquear ataques de bots em aplicações móveis nativos em tempo real antes que eles se materializem e afetem sua infraestrutura.”

Para garantir que apenas dispositivos e usuários autenticados possam acessar aplicações móveis nativos para Android e iOS, o Radware Bot Manager agora oferece às organizações uma camada dupla de proteção adicional. A primeira nova camada de proteção fornece mecanismos de atestado proativos que identificam e defendem automaticamente contra emuladores de aplicações móveis, aplicações modificadas e aplicações com sistemas operacionais modificados. A segunda camada adicionada, a Identidade Segura, oferece um mecanismo de identidade de usuário exclusivo que valida solicitações de aplicações e sistemas operacionais para evitar falsificação de identidade, adulteração e ataques de repetição. Juntas, essas novas camadas proporcionam uma detecção mais rápida e precisa de bots envolvidos em ataques.

Os bots mal-intencionados têm como alvo as aplicações móveis para realizar uma variedade de atividades mal-intencionadas. Isso inclui spam de formulários e comentários, criação de contas falsas, negação de inventário, roubo de dados comerciais confidenciais e informações de identificação pessoal (PII) e lançamento de ataques de negação de serviço.

Além da identidade segura e do atestado, a proteção em várias camadas da Radware para aplicações móveis e para a Web inclui análise baseada em intenção, impressão digital de dispositivos e navegadores e inteligência coletiva de bots, juntamente com análise e relatórios detalhados, integração flexível, CAPTCHAs personalizáveis e portal unificado.



Indústria de Alimentos será destaque na APAS Show

O setor da indústria de Alimentos e Bebidas é o maior da economia brasileira. Dados da ABIA, Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, apontam que existem 38 mil empresas nesse segmento, que absorvem 1 milhão e oitocentos mil empregos diretos. A entidade estima que 72% da produção é consumida pelo mercado interno. Com relação ao faturamento, a ABIA estima que 10,8% do total do PIB brasileiro seja gerado pelas empresas alimentícias.

O setor supermercadista é o principal canal de abastecimento de alimentos para o consumidor final. Essa parceria entre indústria e comércio poderá ser vista durante a APAS Show, feira que reúne cerca de 800 expositores voltados para a cadeia supermercadista. Além das empresas de grande porte e das multinacionais, a feira abriga empresas familiares, que apostam no cuidado na elaboração dos produtos.

A Baita Alimentos, de São Paulo, que produz empanados de frangos, peixes e suínos, é um exemplo. A empresa aposta na APAS para aumentar o volume de negócios, no momento em que experimenta expansão. “Estamos crescendo ano a ano e acabamos de inaugurar uma nova unidade de produção para atender a demanda”, explica Márcio Ortega, CEO da empresa. Ele acredita no sucesso da Feira e prepara o lançamento de bananas empanadas para a APAS 2023.



Mamografia: diagnóstico precoce do câncer pode salvar vidas

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama afeta 57 mil pessoas por ano no Brasil, sendo o mais comum entre as mulheres. O instituto aponta que, no período entre 2016 e 2020, os óbitos por câncer de mama ocuparam o primeiro lugar no país, representando 16,3% do total. A taxa de mortalidade ajustada pela população mundial, segundo o órgão, foi 11,84 óbitos a cada 100 mil mulheres em 2020.

Pesquisas feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam, ainda, que a incidência entre as brasileiras nos próximos 20 anos terá um aumento de 47%.

O exame de mamografia, quando realizado no tempo certo, pode impactar positivamente em 90% dos casos, quando se fala sobre a taxa de cura do câncer, evitando até mesmo a retirada da mama afetada. Estudos norte-americanos apontam a importância do exame de imagem no diagnóstico precoce, prevenção e rastreamento da doença, como explica o médico radiologista e CEO da One Laudos, Dr. Augusto Romão. No Brasil, em 2021, segundo o INCA, mais de 66 mil mulheres foram acometidas pela doença. A cada 100 mulheres, 44 foram diagnosticadas com o câncer de mama, um número alarmante para o país.

Embora o exame de toque seja essencial na detecção inicial, é produzindo imagens de alta qualidade das mamas que será possível visualizar mesmo os tumores em fase inicial, que ainda estão pequenos demais para apalpar. “Por isso destacamos a importância do check-up periódico para as mulheres acima de 40 anos, que são as mais afetadas pela doença”, afirma o Dr. Augusto Romão.

De acordo com o médico, quando é descoberto no início, o câncer tem uma maior chance de cura e, por isso, o diagnóstico precoce é de extrema importância para o tratamento. “Essa agilidade salva vidas e evita, muitas vezes, até mesmo a retirada da mama”, diz o especialista.

Além dos exames anuais, é sempre importante que as mulheres, principalmente acima dos 40 anos, estejam atentas aos sintomas que a doença pode apresentar, como inchaços ou vermelhidão de toda ou de parte de uma mama (mesmo que no primeiro momento não se sinta uma protuberância), nódulo único endurecido, irritação de uma parte do seio, dores na mama ou no mamilo, inversão do mamilo, espessamento ou retração da pele ou do mamilo, mamilos expelindo secreção sanguinolenta ou serosa e linfonodos aumentados.

Embora o exame seja um dos mais doloridos e que muitas vezes cause medo, a One Laudos desenvolveu em suas unidades um ambiente com luzes LED cor de rosa, frases motivacionais e musicoterapia, a fim de confortar e relaxar as pacientes durante o exame. “Pensamos em criar um espaço que fosse muito mais do que uma decoração, trazendo conforto e humanidade a essas mulheres que, muitas vezes, chegam tensas e ansiosas”, explica o CEO da One Laudos.

O tumor nas mamas representa 28% dos novos casos de câncer que surgem a cada ano no mundo. Por isso, manter a rotina correta dos exames, além de proporcionar uma chance maior de remissão, também apresenta uma probabilidade maior de redução das possíveis sequelas. Para as mulheres, a dica é realizar todos os exames rotineiros corretamente, além de atenção a alterações nas mamas, pontos essenciais para obter um diagnóstico precoce, além de um tratamento mais assertivo.

 



Reformas sem vistorias podem colocar edifícios em risco

Diferente da situação de vizinhos que moram em casas, a convivência dentro de prédios residenciais está mais interligada e cada alteração em um apartamento pode afetar o restante ou até mesmo a estrutura do prédio

Esse risco reforça a necessidade de vistorias e alvarás antes das reformas. Cada município tem sua exigência a respeito da documentação necessária, assim como as regras para vistoria também podem variar de acordo com cada condomínio. 

O especialista em restauração predial, engenheiro e fundador da franquia Repinte, Paulo Sérgio Ramalho, explica que a Defesa Civil pode intervir e parar a obra em casos que apresentem risco para o edifício ou vizinhos. 

“É fundamental que uma equipe profissional acompanhe esse processo. Pode acontecer de até uma pequena obra causar problemas caso a estrutura já esteja fragilizada e precisando de reparos”, comenta Ramalho. 

Reforma x Restauração 

Paulo Sérgio também fala sobre a diferença entre reforma e restauração. Segundo ele, a restauração tem menos impacto na estrutura pois visa solucionar eventuais problemas alterando o mínimo possível o projeto original. Por outro lado, a reforma tem liberdade para mudar a arquitetura do ambiente, removendo paredes, pilastras e separando ambientes integrados, por exemplo. 

“É comum que prédios ou apartamentos antigos passem por restauração, já em construções mais modernas a reforma é mais comum, pois os moradores sentem necessidade de adaptar a divisão dos espaços de acordo com suas necessidades. De qualquer forma, antes das obras começarem, o condomínio deve ser informado”, finaliza o engenheiro. 



Quais as diferenças entre um investimento em CVC e M&A?

O número de M&As (Fusões e Aquisições, em português) no Brasil caiu 35% nos primeiros dois meses de 2023, como resultado de um panorama macroeconômico mais adverso a nível nacional e mundial. Trata-se do menor valor para o período desde 2020.

No primeiro bimestre, foram anunciadas 179 transações, enquanto 274 transações foram anunciadas em igual período do ano precedente, conforme um balanço da PwC Brasil publicado do portal Fusões & Aquisições

Nesse cenário, muitos investidores se perguntam se há diferença entre M&A e CVC (Corporate Venture Capital), ou se eles são a mesma coisa, afirma Peter Seiffert, fundador e CEO da Valetec. “Embora em ambas as estratégias ocorra a compra de participação, cotas ou ações das startups, e o processo inicial de ambas sejam parecidas até a assinatura do cheque, as semelhanças param por aí”. 

“A principal diferença é o nível de participação adquirida, referente ao grau de controle ou influência sob a investida. No CVC se adquire uma participação minoritária, tipicamente entre 10% e 30% dependendo do estágio”, explica Peter.

“Uma vez que você não tem um controle sobre essa startup, sua influência passa a seguir o que foi negociado no acordo de acionistas”, observa. “Já quando você tem assentos no conselho dessa startup, por exemplo, consegue influenciar a sua estratégia, mas não controlar”.

De acordo com o fundador e CEO da Valetec, o M&A, por sua vez, se caracteriza por uma participação majoritária ou com formação de bloco de controle. “Na maioria das vezes, é uma aquisição total. Então, se compra a totalidade das cotas ou ações da empresa-alvo da startup investida, a partir daí você tem mais do que influência, tem o pleno controle”.

Outra diferença mencionada pelo empresário é o nível de risco das investidas e objetivo estabelecido. “O CVC segue uma lógica de investir e participar de negócios de alto potencial de crescimento e disrupção, mas de elevada incerteza e risco”. Segundo ele, na aquisição, a lógica é incorporar e integrar outra empresa já estabelecida e de menor risco, que quando plenamente incorporada a nova controladora, deverá ampliar resultados como o aumento da participação de mercado, ampliação do escopo, competitividade, redução de custos e despesas, dentre outros.

Na visão do empresário, no CVC uma das formas para gerenciar os riscos inerentes a atividade, é investir na diversificação do portfólio. “É fundamental definir a estratégia de formação do portfólio no início de qualquer fundo ou programa de CVC, esta estabelece diretrizes para a alocação dos recursos, buscando complementaridade e evitando concentração dos investimentos em uma mesma área, tema ou startup”. 

Com isso, complementa Seiffert, o CVC é uma ferramenta mais dinâmica para inovar em negócios fora do mercado central da corporação. “Ele não foca apenas em acertar um investimento que vai se revelar ‘o melhor’ possível para a empresa fazer com startups, mas sim em encontrar o melhor portfólio de investimentos para monitorar o mercado e ajudar a definir os próximos passos na estratégia”, explica. “Isso porque tem a capacidade de abrir diversas frentes e explorar o mercado de uma maneira mais ampla”.

Enquanto, na visão de Seiffert, a aquisição é uma ferramenta para rápido crescimento por meio da incorporação de negócios complementares ao negócio existente, gerando economias de escala ou de escopo, por exemplo. 

Ele acrescenta que, em um investimento através de corporate venture capital, é normal existirem acordos de open-innovation feitos em paralelo. “Os acordos de parceria comercial, desenvolvimento de soluções  em conjunto, são muito estimulados. E, de fato, vemos que muitas empresas que trabalham com os CVC só fazem investimentos na modalidade quando têm a perspectiva de ter projetos de sinergia com as startups que gerem resultados para ambos: startups e corporações”

O empresário explica que os projetos devem ser planejados um a um a fim de garantir resultados relevantes para ambas as partes e evitar eventuais ingerências das corporações nas startups, bem como distração e desvio de foco das mesmas.  

“Em geral, a gente costuma dizer que o corporate venture capital é, principalmente, um jogo de inteligência, vantagem competitiva e sobrevivência. É isso que a gente busca obter com um investimento de CVC, além de retorno financeiro, é claro”, finaliza Seiffert.

Para mais informações, basta acessar: http://www.valetec.com.br



Marketplaces demandam táticas para vencer concorrência

Foi-se o tempo em que, para abrir uma loja e faturar com a venda de produtos ou serviços era necessário investir em um espaço físico. De uns anos para cá, cada vez mais, iniciar um negócio no comércio eletrônico tem se tornado a aposta de muitos brasileiros, fenômeno que deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Para se ter ideia, segundo uma projeção do relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, o e-commerce deve crescer 95% no Brasil até 2025. A nível mundial, a expectativa é que a modalidade avance 55,3% nos próximos dois anos. 

Paralelamente, dados da pesquisa EQI (E-commerce Quality Index), realizada pela Lett, empresa pertencente ao grupo Neogrid, preveem que as vendas do comércio eletrônico da América Latina devem aumentar para cerca de US$ 192 bilhões (R$ 956,93 bilhões) até 2025 – uma expansão de de US$ 44 bilhões (R$ 219,30 bilhões), ou seja, 29,7% quando comparado com o ano de 2022.

Apesar das expectativas positivas, Rafael Fernandes, founder do Festejante – marketplace gratuito para usuários e fornecedores do setor de festas e eventos -, destaca que as vendas no ambiente on-line também demandam atenção, considerando que o mercado on-line está cada dia mais competitivo.

“Não basta apenas cadastrar os seus produtos em um marketplace, é preciso se destacar frente à concorrência disponível no site. E, para isso, algumas estratégias são fundamentais para o cliente escolher o seu produto”, explica.

A seguir, Fernandes lista uma série de orientações que podem ser observados por quem pretende se destacar em um marketplace: 

1 – Fotos de qualidade

“Boas fotos, nítidas e bem produzidas, podem melhorar a conversão”, afirma. Segundo um estudo da Lett, três imagens é o ideal para se oferecer uma boa experiência de compra online. Ainda assim, apenas 33% dos produtos avaliados pelo levantamento possuem pelo menos três imagens.

2 – Descrição detalhada

“Invista em uma descrição detalhada do seu produto, passando pelas características e  diferenciais. Além disso, fazer um comparativo com outros produtos do mesmo segmento auxilia na decisão do cliente, além de indexar mais facilmente aos mecanismos de busca”. A propósito, 36% dos e-consumidores afirmam que informações sobre o produto estão entre os fatores que mais influenciam na decisão de compra on-line.

3 – Preço atrativo

De acordo com a pesquisa EQI, preços e promoções (76,5%) são o principal diferencial de um empreendimento digital. “Verifique se o seu preço está atrativo em comparação a outros do mesmo patamar que o seu, pois, como vimos, o preço é um dos grandes fatores de escolha dentro de um marketplace”, diz Rafael Fernandes.

4 – Informações adicionais

“Em um ambiente altamente competitivo, como tem se tornado, cada vez mais, o mercado digital, é preciso ir além do básico”, afirma. “Por isso, traga informações adicionais que aumentem a credibilidade do seu negócio”. Como exemplo, o especialista afirma que é interessante deixar claro para o público o tempo de mercado da empresa, se ela possui CNPJ, se há endereço físico e clientes relevantes etc.

5 – Respostas rápidas

Por fim, o fundador do Festejante observa que a comunicação com os clientes deve ser uma das maiores preocupações de quem atua com marketplaces. “Não deixe o cliente esperando por horas ou dias. Fique atento às mensagens do seu público, pois está mais do que claro que respostas rápidas ajudam, e muito, na decisão do consumidor”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://festejante.com.br/



Portugal é um dos maiores países em produção de vinhos

Uma bebida que, há séculos, é apreciada em todo o mundo, tendo registros em publicações das mais diversas naturezas desde a Antiguidade, é o vinho. Cada região produtora possui sua singularidade, fazendo com que a bebida apresente características diferentes de sabor, aroma e acidez. Entre as principais nações produtoras no mundo, Portugal destaca-se por ter muitas regiões vinícolas, que resulta em uma grande diversidade de vinhos, entre elas, o Vinho do Porto e o Vinho Verde. 

Segundo a OIV (International Organisation of Vine and Wine – em português: Organização Internacional da Vinha e do Vinho), em 2021, os três maiores países produtores de vinho foram Itália, França e Espanha, seguidos por Estados Unidos, Austrália, Chile, Argentina e África do Sul. O ranking com dez grandes produtores de vinho continua com Alemanha e Portugal.

Em relação à produção de vinhos portugueses, de acordo com a OIV, em 2021, o país cultivou cerca de 977.664 toneladas de uvas, resultando na fabricação de 735,9 mil metros cúbicos da bebida. Ainda segundo a organização, no mesmo período, as regiões vinícolas espalhadas pelo mundo renderam 69,432 milhões de toneladas do fruto, resultando em 26,1 milhões de metros cúbicos da bebida. 

Nilton Serson, que atualmente reside em Portugal destaca que as regiões mais famosas que definem os tipos de vinho em Portugal são: Vale do Douro, Alentejo, Dão, Bairrada (Beira Atlântico), Minho, Setúbal e Madeira, afirma o advogado Nilton Serson, que está em Portugal se especializando em vinhos. Ele ressalta que o país possui 14 regiões de produção vinícola com IG (Indicação Geográfica), que possuem informações detalhadas sobre a origem e características específicas. Transmontano, Terras de Cister, Tejo/Ribatejo, Algarve, Lisboa, Beira Interior e Açores são outras áreas de cultivo.

Dentro das 14 regiões vinícolas, Serson conta que há 31 indicações de DOC (Denominação de Origem Controlada), sistema de certificação internacionalmente reconhecido e utilizado para proteger e promover vinhos de alta qualidade. Segundo “O Guia Essencial do Vinho: Wine Folly”, de Madeline Puckette e Justin Hammack, além do Vinho do Porto, Portugal também produz vinhos secos com mais de duzentas uvas nativas. 

Os principais vinhos portugueses

O Vinho do Porto é um vinho licoroso, produzido especificamente na Região Demarcada do Douro, no norte de Portugal, que recebe a adição de aguardente vínica durante o seu processo de elaboração. “Como o próprio nome sugere, a aguardente vínica é uma bebida feita por meio da destilação do vinho”, explica Nilton Serson

Ele aponta que, entre os principais vinhos portugueses, destaca-se o Vinho Verde, que é o vinho típico do norte do país. “É bem jovem, ou seja, envelhece pouco tempo e pode ser branco, rosé ou tinto”, explica. Já o Vinho da Madeira, assim como o Vinho do Porto, é adocicado e com alto teor alcoólico. Com tamanha variedade de uvas nativas, Portugal produz tintos, brancos e rosés, de mesa ou seco, além de espumante e Moscatel, presente na região de Setúbal.

Harmonização de vinhos

Em relação a combinação de vinhos com os alimentos, Nilton Serson diz que harmonizar vinho com comida é uma prática que deixa a refeição ainda mais prazerosa. “Encontrar o vinho certo para o prato servido pode parecer algo complicado, mas seguindo algumas regras básicas de harmonização, é possível até harmonizar vinho com pratos do dia a dia”.

Segundo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), de Portugal, um dos erros mais comuns é tentar fazer a harmonização com todo o tipo de pratos possíveis. Há regras que auxiliam para uma boa experiência, como equilibrar o peso da refeição com o corpo do vinho, além de ajustar a acidez dos ingredientes com a bebida.

O importante é perceber as características visuais, olfativas e gustativas do vinho, ressalta Serson. “A partir daí, por exemplo, a harmonização de vinhos com massas deverá observar quais são os ingredientes principais do molho. Já para o sushi, por exemplo, deve-se optar por vinhos brancos, leves e frescos, rosés ou espumantes”, completa.

Para saber mais, basta acessar: http://niltonserson.com/



Cicatrizes pós-cirurgia plástica têm tratamento

As marcas no corpo deixadas por cicatrizes podem trazer lembranças das mais diferentes formas, quase sempre dolorosas, sendo os procedimentos cirúrgicos, como mastopexia, cirurgia de prótese de silicone, abdominoplastia e lipoaspiração alguns exemplos. Outras vezes, cirurgias emergenciais, não programadas e realizadas de forma imprevista, também são motivadoras destas “lembranças” estampadas na pele. 

De forma técnica, é possível explicar que uma cicatriz é formada por um tecido fibroso que substitui a pele danificada e pode apresentar uma aparência diferente da pele ao redor,  podendo ser mais escura, mais clara, mais espessa, mais fina ou mais brilhante. Mas, ao contrário do que muitos pensam, elas não são, necessariamente, “definitivas”: atualmente, existem tratamentos clínicos e estéticos que podem amenizar a aparência dessas marcas, ou até mesmo removê-las por completo. 

Para Giancarlo Pincelli, biomédico esteta e sócio da Hell Tattoo, clínica estética especializada em remoção de tatuagem e despigmentação de micropigmentação, o tratamento se difere para cada caso. “Quando, por exemplo, há a existência de tecido queloidiano, utilizamos lasers ablativos que fazem o recapeamento da superfície da pele”, diz o profissional, ressaltando que este “recapeamento” é associado a cremes específicos e até mesmo a pequenas injeções no local com fármacos que irão dar mais qualidade ao tecido, “impedindo que a cicatriz sofra expansão ou que o tecido fibrótico aproveite a região novamente”.

Pincelli explica que alguns casos são menos complexos, como a hiperpigmentação pós-inflamatória, que são aquelas manchas castanhas que ficam em torno da cicatriz e que dão a impressão dela ser maior do que realmente é. Com as tecnologias de laser, é possível resolver a situação em poucas sessões.

Modernização de procedimentos

A possibilidade de eliminar ou diminuir as cicatrizes pós-operatórias é fruto de uma evolução de equipamento e técnicas desenvolvidas por profissionais da área. Para Pincelli, “o tratamento evoluiu muito, principalmente com a chegada dos laser de picosegundos”. 

O procedimento de reparo de cicatrizes tem por característica padrão o fato de rápido, indolor e sem downtime, isto é, o paciente pode retornar diretamente às atividades do dia a dia após o procedimento, já obtendo resultados satisfatórios desde a primeira sessão.

Para saber mais, basta acessar: www.helltattoo.com.br 



Inscrições abertas para o Prêmio da Qualidade IQA 2023

Estão abertas as inscrições para o Prêmio da Qualidade 2023. A premiação é realizada anualmente pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva com apoio institucional da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). O evento, que prestigia projetos de qualidade que impactam o setor automotivo nacional, recebe inscrições até o dia 04 de agosto.

O prêmio é aberto a profissionais ligados às empresas da cadeia automotiva que podem escolher duas categorias de inscrição: “Qualidade no Processo Produtivo” e “Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias”. Na primeira, o objetivo é reconhecer os melhores projetos quanto aos resultados obtidos na otimização de sistemas de produção e aperfeiçoamento dos níveis qualitativos na cadeia produtiva. A segunda vai premiar projetos segundo o grau de disrupção e o respectivo impacto da aplicação de novas tecnologias na qualidade e satisfação dos clientes.

Nesta terceira edição, a novidade do Prêmio é a inclusão da categoria “Qualidade Automotiva no Jornalismo”, que vai reconhecer trabalhos de profissionais de imprensa. “Vamos avaliar coberturas jornalísticas, de diferentes formatos, focadas em práticas e avanços tecnológicos em qualidade e que contribuam para a formação de uma sociedade mais informada e consciente sobre o setor”, explica o superintendente do IQA, Alexandre Xavier.

 

Etapas de avaliação

Os projetos inscritos nas categorias “Qualidade no Processo Produtivo” e “Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias” serão avaliados em duas etapas. Na primeira fase, passarão por uma banca avaliadora, onde serão selecionados os 10 projetos finalistas. Na segunda etapa, os finalistas serão convidados para uma apresentação online para a comissão julgadora, que será a responsável por escolher os três primeiros colocados. Já na categoria “Qualidade Automotiva no Jornalismo”, os materiais vão ser avaliados em uma única etapa.

A banca avaliadora das três categorias será formada por representantes do IQA, Anfavea e Sindipeças. Os três melhores trabalhos de cada categoria serão premiados com o troféu Prêmio da Qualidade IQA 2023 e, com exceção da categoria de jornalismo, os vencedores também ganharão um treinamento.

A cerimônia da premiação será realizada no dia 17 de outubro em conjunto com um dos maiores eventos da Qualidade, o 9º Fórum IQA da Qualidade Automotiva. As inscrições podem ser realizadas até o dia 04 de agosto no site https://www.iqa.org.br/premios-da-qualidade/2023/.



Como usar o Google Trends para criar pauta?

As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que, em seguida, serão colhidas e consumidas pelos leitores. Praticamente tudo pode ser pauta, mas nem tudo é notícia. Se for levado em consideração que a pauta serve como “guia” para que o repórter saiba exatamente por quais caminhos percorrer atrás de informações, fontes e dados para seu texto, não haverá como subestimar sua importância quando se trata de conteúdos noticiosos.

 

Pensar no que será comunicado exige pesquisa, capacidade de apuração, contatos, tempo (curto, geralmente) e, por último — mas não menos importante — criatividade. 

 

De acordo com uma pesquisa da Comscore, o consumo de notícias online na América Latina é liderado pelo Brasil, tendo cerca de 96% dos usuários consumindo conteúdos jornalísticos em seus dispositivos. Por isso, para Jeisa Santos, head de operações do Dino, é importante estar atento aos assuntos que estão em alta, especificamente na internet. 

 

Um dos mecanismos que podem ajudar no momento de pensar nas pautas, é o Google Trends. A principal função desta ferramenta é listar as palavras-chave e assuntos mais procurados no Google — e até mesmo no YouTube, que também é um mecanismo de busca. 

 

A partir da coleta de tais dados, gráficos são gerados assim como uma relação de assuntos em destaque. Tanto relatórios gerados desde 2004 quanto o “rank” relativo às últimas 24h podem ser acessados. A abrangência do Google Trends inclui dezenas de países e entre eles está o Brasil.

 

Os temas das pesquisas são variados e vão desde “Ciência/Tecnologia”, “Entretenimento” e “Esportes” até “Negócios”, “Notícias principais” e “Saúde”. Quando uma das palavras ou assuntos mais procurados são selecionados, o usuário tem acesso a uma página com informações específicas e detalhadas a respeito do fluxo de acessos. Isso inclui, por exemplo, “artigos mais relevantes” e gráficos que exibem “interesse com o passar do tempo” e “interesses por região”. Também há como conferir assuntos relacionados. Vale ressaltar que todo o acesso é gratuito.

 

Google Trends na formulação de pautas

 

“O Google Trends também pode servir como referencial no momento em que o jornalista ou assessor der início à pesquisa por temas que possam render boas pautas”, expõe Jeisa. “Contudo, é preciso lidar com a informação de modo a não cair na mesmice ou ser mais um a abordar determinado assunto”, complementa. Para ela, é necessário ficar atento para:

 

A consulta do conteúdo com o intuito de encontrar ganchos relacionados com o tipo de notícia que pretende elaborar

Por exemplo: entre os trends está um tópico que fala sobre práticas sustentáveis em ambientes corporativos. Estruturar uma pauta a respeito de tal tema garante à notícia o impacto de abordar um tema que está sendo muito procurado na web. Claro, não basta simplesmente tratar do assunto de modo genérico — é neste momento que a criatividade e tino jornalísticos devem ser invocados.

 

A sazonalidade dos assuntos é um fator importante

Essa extensão do Google acompanha tendências, logo, há de se levar em conta que de tempos em tempos os assuntos voltam a ser bem procurados por terem relação com alguma data ou evento específico. Datas comemorativas, programas de TV sazonais, festivais , votações, eleições, por exemplo, são alguns temas cujo jornalista pode trabalhar antecipadamente para garantir melhores resultados na divulgação da notícia.

 

As subcategorias específicas da ferramenta

Trabalhar com assuntos pontuais pode gerar maior visibilidade da pauta, uma vez que o direcionamento da pauta estará bem definido. O Google Trends apresenta categorias gerais, mas dentro delas é possível encontrar temas segmentados. Ao entrar na tela de “Explorar” e selecionar um assunto, há como clicar visualizar outras opções. Em “Ciência”, por exemplo, encontram-se subcategorias como “Astronomia”, “Física”, “Geociências”, etc.

 

Por fim, a head de operações do Dino reforça que ferramentas como Google Trends podem auxiliar jornalistas e assessores em busca de insights para seus conteúdos. “Há, obviamente, muitas outras funções no Trends que ajudam na categorização de informações e pesquisas sobre sua relevância/impacto na web”, comenta. Portanto, explore o Google Trends, experimente seus filtros, tópicos, gráficos, linhas do tempo, etc. O uso da ferramenta é simples e intuitivo e poderá ser de grande auxílio na hora de definir pautas”, finaliza.



Kenvue participará da dbAccess Global Consumer Conference do Deutsche Bank em 8 de junho de 2023

A Kenvue Inc. (NYSE: KVUE) (“Kenvue”), maior empresa de saúde do consumidor do mundo em receita, anunciou hoje a participação da empresa na dbAccess Global Consumer Conference 2023 do Deutsche Bank, em Paris. O CEO e diretor, Thibaut Mongon, e o diretor financeiro, Paul Ruh, estarão em um bate-papo informal no dia 8 de junho de 2023, às 12h30 (horário de verão da Europa Central). Um webcast ao vivo da sessão estará disponível em https://investors.kenvue.com e uma repetição estará disponível no site após o evento.

Sobre a Kenvue

A Kenvue é a maior empresa de saúde do consumidor do mundo em receita. Criada em mais de um século de herança e impulsionada pela ciência, nossas marcas icônicas – entre as quais Aveeno®, bandagens adesivas da marca BAND-AID®, Johnson’s®, Listerine®, Neutrogena®, Tylenol® e Zyrtec® – são recomendadas por profissionais de saúde e têm a confiança de consumidores que usam nossos produtos para melhorar suas vidas diárias. Os membros de nossa equipe compartilham uma mentalidade digital, com uma abordagem de inovação baseada em percepções humanas profundas e trabalham todos os dias para conquistar um lugar para nossos produtos nos corações e lares dos consumidores. Na Kenvue, acreditamos que os cuidados diários não apenas deixam as pessoas bem – eles têm a capacidade de fazê-las se sentirem mais completas. Saiba mais em www.kenvue.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Relações com Investidores:

Tina Romani

Kenvue_IR@kenvue.com

Assessoria de Imprensa:

Melissa Witt

media@kenvue.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Currículo otimizado com IA vira tendência entre candidatos

O Chat GPT chegou trazendo várias mudanças para o mercado de trabalho, inclusive na hora de se candidatar para uma vaga. Agora currículos podem passar por robôs, que realizam uma triagem antes de chegar nas mãos de um recrutador humano. 

E, para aumentar as chances de passar por essa primeira etapa do processo seletivo, candidatos têm usado cada vez mais a inteligência artificial para auxiliar na construção de currículos. 

A ideia aqui não é acrescentar experiências que não possui ou alterar profundamente o CV, mas otimizá-lo. Destacando as habilidades que mais têm a ver com cada vaga que o candidato se inscrever. Ferramentas gratuitas como o Chat GPT podem ajudar muito nesse momento, mas também é importante entender como usar essa ferramenta e quais mudanças podem gerar impacto na hora de se candidatar. Essa otimização do currículo pode ser feita tanto para vagas nacionais quanto internacionais, incluindo trabalhos remotos. 

Para ajudar nesse processo, especialistas como Laura Oliveira oferecem Masterclasses gratuitas de como realizar essas mudanças e aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista. Laura desenvolveu sua carreira em Nova York, onde trabalhou por 6 anos em Investment Sales e Executive Search. De volta ao Brasil, ela dedica-se a orientar profissionais da área de tecnologia que desejam trilhar uma carreira internacional com mais estratégia e intencionalidade.

Com o título “Hacks para dar os primeiros passos na sua carreira remota: como usar a I.A. ao seu favor em processos seletivos?”, a Masterclass oferecida pela Faculdade Sirius abordará temas relevantes para quem busca se destacar em processos seletivos para trabalhos remotos. Passando pela importância do LinkedIn e do currículo para a apresentação do candidato, uso de palavras-chave e métodos de engenharia reversa.

A iniciativa visa oferecer aos profissionais uma oportunidade de se atualizarem sobre as tendências e melhores práticas para a carreira remota.

“Estamos animados em oferecer essa Masterclass gratuita para ajudar as pessoas a darem os primeiros passos em suas carreiras. Acreditamos que a inteligência artificial é uma das principais ferramentas para quem busca se destacar no mercado de trabalho e esperamos ajudar muitos profissionais a alcançarem seus objetivos”, comenta Rafaela Herrera, COO e cofundadora da Sirius, faculdade focada em IA.



Campeonato de futsal vai revelar novos talentos em escolas

A Euro17 Cup, campeonato de futsal que será realizado entre escolas públicas e particulares de São Paulo, está com inscrições abertas e gratuitas, e deve revelar novos talentos para o futebol brasileiro.

Criada para alunos entre 13 e 15 anos de idade matriculados na Grande São Paulo, a competição vai ajudar a projetar escolas por meio da prática esportiva e dar oportunidade para que jovens estudantes possam mostrar suas habilidades no futsal, além de concorrer a prêmios, medalhas e troféus.

“Oportunidade é a palavra que resume a importância de um campeonato como esse. É sempre uma janela para apresentar novos talentos para o nosso futebol”, disse um dos padrinhos do campeonato, o ex-jogador Zinho, campeão mundial pela Seleção Brasileira.

Estimulando a prática esportiva com o exemplo de campeões mundiais

A prática de esportes coletivos é comprovadamente de grande importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes.
Com uma oferta cada vez mais crescente de diversões eletrônicas, muitos adolescentes substituem atividades presenciais e coletivas pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e videogames.

“A prática esportiva estimula o desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes, além de promover o espírito de coletividade para uma convivência mais saudável no futuro desses garotos”, disse um dos padrinhos do campeonato, o ex-jogador Bebeto, campeão mundial pela seleção Brasileira. Além de Bebeto, o campeonato conta ainda com o apoio de outras figuras de peso do cenário esportivo, como o ex-jogador Zinho, além do locutor esportivo Eder Luiz e do Craque Neto, que farão a transmissão da final da Euro17 Cup ao vivo.

O campeonato vai premiar as três melhores equipes com medalhas, troféus e vouchers, além de escolher o melhor jogador, o melhor goleiro e o artilheiro do campeonato. De acordo com a organização do evento, o uniforme personalizado para as equipes, os custos com locação de quadras, árbitros da Federação Paulista de Futebol, plantonistas de emergência e premiações serão todos custeados pela empresa responsável e por patrocinadores, o que facilita a participação de qualquer perfil de escola.

“Nós queremos integrar alunos de várias regiões de São Paulo para fazermos um campeonato que realmente envolva diferentes comunidades em torno da prática esportiva”, disse a superintendente da 17eventos, Ana Carolina.

As inscrições para a Euro17 Cup são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de junho pelo site 17eventos.com.br.



Balneário Camboriú se mantém com m² mais valorizado no país

Santa Catarina tem uma vasta pluralidade cultural e uma economia bastante diversificada, com cinco municípios entre os 100 maiores PIBs do Brasil, segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Há quase dois anos também é no estado que está localizada a cidade com maior valorização imobiliária do país: Balneário Camboriú. Essa alta, impulsionada principalmente pelos imóveis de alto padrão, vem gerando também um desenvolvimento imobiliário em toda Santa Catarina. Segundo levantamento FipeZap divulgado essa semana, com dados de abril, o estado aparece com cinco entre as sete cidades com maior valorização de imóveis acumulada nos últimos 12 meses. E mais, é palco das três primeiras colocadas no ranking com Balneário Camboriú, que somou alta de 21,42% no período; Itapema (+18,34%), também no Litoral Norte; e São José (+18,32%), na Grande Florianópolis. Entre os sete mais valorizados estão também os municípios catarinenses de Blumenau (+16,81%) e Itajaí (+15,17%).

A lista das cidades pesquisadas ainda tem Florianópolis (+12,04%), na 12ª posição, e Joinville (+8,78%) que ocupa apenas a 25ª colocação do ranking, mas, ainda assim, tem valorização imobiliária acima da inflação oficial para o período, de 4,14% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O empresário Jean Graciola destaca que a consolidação do destino Balneário Camboriú é fruto de investimentos públicos e privados, da associação de empresas que visam o desenvolvimento da cidade. “A cidade possui características que atraem não apenas investidores do país, mas também desperta o interesse no exterior. Com a localização estratégica, o perfil dos moradores também vem transformando-se, criando um novo eixo de negócios no país. De uma cidade que pulsava na temporada para uma localidade que tem atraído cada vez mais moradores em busca de qualidade de vida, segurança e índices de Desenvolvimento Humano e Educação”, afirma o presidente da FG Empreendimentos, Jean Graciola.

Balneário Camboriú é o endereço de nove dos 10 mais altos prédios residenciais do Brasil e, em breve, também terá o residencial mais alto do mundo, com projeto já submetido à aprovação nos órgãos competentes. A cidade tem um dos menores territórios do Brasil, com 46,8 km², figurando como segundo menor município de Santa Catarina, segundo dados do IBGE. “Esses dados poderiam gerar estancamento, contudo, o planejamento de Balneário Camboriú sempre foi focado no desenvolvimento, no acolhimento e na valorização do destino, suas belezas naturais e o crescimento ordenado. Dessa forma, juntamente com o turismo e o lazer, a construção civil é a mola propulsora da economia local e vem impulsionando também o crescimento do mercado em todo estado. Com isso, todos ganham, pois o segmento cresce, o desenvolvimento de tecnologias e mão de obra acompanha o ritmo acelerado e o mercado absorve produtos disruptivos e inovadores”, completa Graciola.

Valorização imobiliária nos últimos 12 meses segundo índice FipeZap:

Balneário Camboriú: +21,42%

Itapema: +18,34%

São José: +18,32%

Goiânia (GO): +17,12%

Blumenau: +16,81%

São José dos Campos (SP): +15,80%

Itajaí: +15,17%

Maceió (AL): +14,82%

Vila Velha (ES): +14,75%

Praia Grande (SP): +13,70%

Campo Grande (MS): +13,68%

Florianópolis: +12,04%

Vitória (ES): +11,14%

Recife (PE): +10,96%

Curitiba (PR): +10,86%

João Pessoa (PB): +10,42%

São Caetano do Sul (SP): +10,23%

Manaus (AM): +9,92%

Betim (MG): +9,90%

Osasco (SP): +9,80%

Guarujá (SP): +9,78%

São José dos Pinhais (PR): +9,69%

Santo André (SP): +9,21%

Novo Hamburgo (RS): +9,04%

Joinville: +8,78%



Medicina tradicional e complementar unidas na psiquiatria

A psiquiatria integrativa está ganhando cada vez mais destaque no campo do tratamento de transtornos psiquiátricos. Essa abordagem inovadora combina a medicina tradicional com práticas complementares e alternativas, oferecendo uma visão mais ampla e personalizada para o cuidado da saúde mental.

Desde 2006, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância da abordagem integrativa, com diversos países ao redor do mundo desenvolvendo políticas nacionais e regulamentações específicas para sua implementação. No Brasil, o Ministério da Saúde estabeleceu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em 2006, que estabelece diretrizes para a incorporação dessas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O psiquiatra Cyro Masci, que adota a abordagem integrativa há mais de duas décadas, destaca que a principal característica dessa prática é a integração da medicina tradicional com outras formas de abordagem terapêutica. Masci ressalta que a psiquiatria integrativa oferece vantagens significativas em relação à abordagem tradicional, incluindo tratamentos mais personalizados, adaptados às necessidades individuais de cada paciente, e com potencialmente menos efeitos colaterais.

No tratamento de transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, a psiquiatria integrativa tem demonstrado eficácia. Ao abordar o paciente de maneira holística, considerando não apenas os sintomas, mas também fatores ambientais e estilo de vida, essa abordagem busca reduzir os sintomas, melhorar a qualidade de vida e fortalecer a conexão entre corpo e mente.

A psiquiatria integrativa se baseia em princípios fundamentais, como a avaliação da inflamação crônica, associada a vários distúrbios mentais, e a análise do microbioma intestinal, que desempenha um papel crucial na produção de neurotransmissores relacionados ao humor. Além disso, a avaliação genética auxilia na identificação das causas raiz de transtornos emocionais, possibilitando a criação de planos de tratamento personalizados e mais eficazes.

Para Masci, a principal diretriz da psiquiatria integrativa é reconhecer que não existe uma única abordagem que seja a melhor para todos os pacientes. Cada indivíduo é único e pode responder de forma diferente a diferentes formas de tratamento. Por isso, é essencial avaliar o paciente de forma global, considerando as diversas opções disponíveis, e escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades.

“A psiquiatria integrativa pode ser uma excelente opção para aqueles que desejam uma abordagem mais abrangente e personalizada no tratamento dos transtornos psiquiátricos, bem como para aqueles que enfrentam dificuldades em se adaptar ao tratamento convencional”, conclui Masci.



Mulheres ainda enfrentam tabus em relação à maternidade no mercado de trabalho

Maio, reconhecido nacionalmente como Mês das Mães, é um convite sobre a discussão das dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho em relação à maternidade – que ainda é vista com maus olhos por parte dos empregadores, que questionam o desempenho das mães no trabalho por conta da necessidade de se dedicar mais ao pilar da família quando chegam os filhos. Para alguns, a maternidade e a carreira são papéis ainda difíceis de conciliar. E essa visão reflete nas pesquisas.

Uma delas, divulgada pela FGV (Fundação Getulio Vargas) em 2017, chamada “Licença-maternidade e suas consequências no mercado de trabalho do Brasil”, feita com 247 mil mulheres, mostrou que metade delas perderam seus empregos após a gravidez. O estudo também constatou que as trabalhadoras que saem de licença-maternidade são demitidas em até 24 meses após o nascimento da criança.

Esse fenômeno é chamado por pesquisadores americanos de “glass ceiling” (na tradução para o português “teto de vidro”) e é definido como uma barreira invisível que dificulta que as mulheres sejam promovidas para cargos importantes.

E em relação à realidade brasileira, vale destacar que a Lei 14.020/20 garante a estabilidade de emprego da mulher, a partir da confirmação da gravidez. No entanto, hoje ainda no mercado de trabalho, na hora de escolher um candidato para preenchimento de uma vaga, homens ou mulheres que não têm filhos têm preferência.

O estudo Estatísticas de Gênero, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que em 2021, apenas 54,6% das mães de 25 a 49 anos que têm crianças de até três anos em casa estão empregadas. A maternidade negra, nesta mesma situação, representa uma taxa ainda menor: menos da metade está no mercado de trabalho (49,7%).

Desigualdade e preconceito

Mesmo com a evolução do mercado e as mudanças que ele vem sofrendo, ainda assim, é permeado de desigualdades para as mulheres. Para Melina Lass, sócia diretora da dbm Contact Center, que possui mais de 3.000 mil colaboradores contratados em regime CLT, essa é uma questão cultural. “Pelo fato de os filhos precisarem da mãe nesta primeira infância e a sociedade ainda acreditar que a mulher é a única responsável pelo cuidado deles, os empregadores têm preconceito em contratá-las. Além disso, é comum pensar que esses profissionais não entregarão o desempenho esperado quanto às demandas. Mas essa é uma visão míope”, opina a executiva.

Mãe de dois filhos, Melina deu oportunidade para Eliana Tartaglione, gerente de recursos humanos, que estava em licença maternidade do seu primeiro filho, que hoje tem 11 anos, quando foi contratada pela dbm Contact Center. Na ocasião, a própria Eliana se sentiu insegura em assumir um cargo de responsabilidade, numa nova empresa, quando tinha um bebê praticamente recém-nascido no colo. E o fato de ter sido entrevista por uma gestora de alto escalão, que seria sua superior direta e que também tinha um filho praticamente da mesma idade, a encorajou a aceitar o desafio.

“Me senti acolhida e imediatamente me identifiquei com uma gestora mãe, que entenderia essa situação. É inegável que a maternidade, inicialmente, carrega consigo um misto de mito e medo. E eu mesma tinha esse medo de não conseguir conciliar meu novo papel na estrutura familiar com a carreira, principalmente porque eu era mãe de primeira viagem. Imaginei que se ocorresse algum imprevisto com a saúde do meu filho, por exemplo, estaria amparada por uma gestora que estava vivendo a mesma situação. Fiz a aposta certa de vir para a dbm Contact Center e interromper o plano de ficar em casa até que meu filho completasse seu primeiro ano de vida”, conta Eliana.

A gerente de recursos humanos ainda teve seu segundo filho, hoje com oito anos, e passou por uma segunda gestação e licença-maternidade, sem medo de perder o emprego. E Eliana não romantiza a maternidade. “É uma fase desafiadora, contudo todos os membros das famílias têm capacidade de se adaptar para assumir todas as frentes. Não é fácil, mas também está longe de ser impossível, como pensam muitos empregadores. E quando a mulher se sente segura e amparada pela empresa, é muito mais fácil conciliar as mudanças que a maternidade traz para a vida das pessoas e a carreira”, avalia.

Ela acredita que a pandemia ajudou mães e pais porque desmistificou a relação entre a improdutividade e o home office. “Hoje, quando as mães recebem um atestado médico porque o filho está com febre, conseguem se manter conectadas à empresa por meio do trabalho remoto. E as lideranças perceberam que a modalidade dá certo. Na dbm Contact Center temos essa visão, de que uma ausência física não traz impactos para os dois lados”.

Maternidade é uma escola

Na visão da gerente da dbm Contact Center, a própria maternidade é uma escola. “Quando nos tornamos mães, acabamos descobrindo instintos e habilidades que não sabíamos que tínhamos, que chamamos hoje de soft skills, que são competências comportamentais cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Naturalmente, a maternidade desenvolve resiliência, paciência, capacidade de se colocar no lugar do outro e todas essas características fazem bem para a rotina das organizações”, diz Eliana. 

Aline Godoy é gerente de operações na dbm Contact Center, onde trabalha há 10 anos. Ela é mãe de duas crianças de 7 e 3 anos e concilia duas maternidades e a carreira na empresa e também atesta que é possível ser mãe e profissional ao mesmo tempo, sem prejuízos em um desses papéis.

Aline é mais uma mulher que enxerga a maternidade como sinônimo de aprendizado: é uma janela de oportunidades para a descoberta de novos dons na relação com os filhos, que são colocados em prática no seu dia a dia como líder. “A empatia, por exemplo, é uma dessas características das mães. A gente consegue entender o outro e ajudá-lo para que seja acolhido. Além disso, a maternidade é encantadora. E quando chegamos em casa, para a dupla jornada, recebemos o carinho dos nossos filhos, nos dedicamos a eles e esse tempo de qualidade da nossa vida pessoal é uma forma de reabastecer nossa energia para trabalhar melhor e mais feliz no dia seguinte. Ao contrário do que muitos pensam, a maternidade não é um peso. Ao contrário: traz leveza e uma outra forma de encarar os problemas profissionais”, finaliza. 



PEC das Domésticas: informalidade cresce após 10 anos de lei

No aniversário de 10 anos da PEC das Domésticas, entidades de classe destacam que um passo pelo reconhecimento de direitos foi dado, mas que novos desafios ainda se apresentam, como a efetiva assinatura das carteiras de trabalho e a penalização dos empregadores que não cumprem com as obrigações previstas em lei.

emenda constitucional nº 72, que ficou conhecida como a PEC das Domésticas, foi promulgada no dia 2 de abril de 2013, no governo Dilma Rousseff (PT).

O objetivo foi assegurar os direitos trabalhistas para profissionais do setor, aproximando-o de outras profissões. Em 2015, a lei passou por uma regulamentação que ampliou as garantias previstas para a categoria.

A PEC das Domésticas

Uma PEC é uma Proposta de Emenda Constitucional. Assim, a aprovação da PEC das Domésticas, em 2013, resultou na edição da Emenda Constitucional nº 72, que incluiu um dispositivo na Constituição Federal, o parágrafo único do art. 7º.

Esse artigo dispõe sobre os direitos dos trabalhadores, ou seja, sobre o reconhecimento de situações em que o empregado deve ser protegido e amparado, e o parágrafo incluído estendeu vários desses direitos aos profissionais domésticos. São eles:

  • Salário mínimo fixado em lei;
  • Proibição de redução de salário, salvo disposto em convenção ou acordo coletivo;
  • Salário não inferior ao mínimo para quem recebe remuneração variável;
  • Décimo terceiro salário igual à remuneração integral;
  • Criminalização da retenção dolosa do salário pelo empregador;
  • jornada diária de 8 (oito) horas diárias ou 44 (quarenta e quatro) horas semanais;
  • Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;
  • horas extras remuneradas em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da hora normal;
  • Férias anuais e pagamento da gratificação de 1/3 (um terço) a mais que a remuneração;
  • Licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias;
  • Licença-paternidade;
  • Aviso prévio de, no mínimo, 30 (trinta) dias;
  • Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;
  • Aposentadoria;
  • Reconhecimento das convenções e dos acordos coletivos de trabalho;
  • Proibição de diferença de salários e atividades ou critérios de admissão, por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;
  • Proibição de discriminação de salário e de critérios de admissão do trabalhador com deficiência;
  • Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 (dezoito) e de qualquer trabalho a menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos.

Além disso, o trabalhador doméstico deve ser integrado à previdência social (INSS), e, quando atendidas condições legais específicas, também podem ser concedidos:

  • Seguro-desemprego, em caso de demissão involuntária;
  • Fundo de garantia do tempo de serviço e multa, em caso de demissão sem justa causa;
  • Adicional de 25% (vinte e cinco por cento) sobre as horas noturnas;
  • Salário-família (por dependente menor de 14 anos);
  • Creche e pré-escola para os filhos e dependentes até 5 (cinco) anos de idade;
  • Seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

Para garantir a efetivação desses direitos, em 2015, foi editada a Lei Complementar nº 150, que regulamentou o contrato de trabalho doméstico em relação aos direitos constitucionais implementados pela PEC.

Os 10 anos de PEC das Domésticas

O Brasil tem 5,8 milhões trabalhadores domésticos, a maioria mulheres negras. Em 2013, 33% eram formais. Atualmente, apenas 25% trabalham com carteira assinada. Ou seja, apenas uma em cada quatro domésticas trabalham de formalmente.

De acordo com o PNAD, o Brasil tinha quase 5,9 milhões de trabalhadores domésticos no trimestre encerrado em janeiro de 2023. O número ficou em torno de 2% abaixo de igual período de 2013 antes da PEC.

Mesmo com os direitos garantidos por lei, os dados mostram que a parcela de informalidade aumentou. Até janeiro deste ano, 4,4 milhões atuavam sem carteira assinada, o equivalente a 74,8% do total, ou seja, 3 a cada 4 pessoas.
No começo de 2013, o grupo sem registro era composto por 4,1 milhões, totalizando 68,4% do total.

A parcela com carteira, por outro lado, encolheu na comparação da década. No trimestre até janeiro de 2023, o contingente de formais foi de quase 1,5 milhões, sendo 25,2% do total. Em 2013, era apenas de 31,6%, totalizando 1,9 milhão.

Para alguns economistas, os dados mostram que o efeito desejado com a PEC não foi alcançado, mas que a informalidade segue trazendo problemas para os empregados e empregadores.

Historicamente, os trabalhadores domésticos têm remuneração inferior a outros grupos de pesquisadores pelo IBGE e contam com uma participação maior das mulheres.
A renda média, segundo dados do IBGE, corresponde à média de R$1.087 no trimestre até janeiro de 2023.

O valor corresponde a um avanço real de 6% (sem inflação) ou R$62, que acaba sendo igual ao período de 2013, onde era de R$1025.

Problemas com a informalidade

Além de ser um problema para o empregado, a informalidade e falta de assinatura de carteira de trabalho traz problemas para o trabalhador. O emprego doméstico pode facilmente cair na ilegalidade quando o empregador não se atenta aos detalhes da relação trabalhista.

É muito importante lembrar que até 2 anos depois do término do contrato de trabalho, é possível que a trabalhadora faça uma reclamação trabalhista.

Por isso, o empregador que não regulariza a empregada doméstica, não está seguro durante a vigência do contrato e nem depois do seu término por até 2 anos. Correndo, assim, sérios riscos de prejuízo financeiro.

Como consequência dessa relação vulnerável, a empregada doméstica perde seus direitos e o empregador corre risco de ações trabalhistas.

O contrato de trabalho é muito importante para detalhar o vínculo empregatício e pode registrar todas as informações importantes – como a jornada de trabalho da empregada doméstica e o salário – e oficializá-las no eSocial.



Salário doméstica RJ: negociação segue no governo

O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceterj) negocia junto do governador Cláudio Castro um acordo para chegar a um consenso sobre o piso do Estado do Rio de Janeiro, há cinco anos “congelado”.

Com isso, os trabalhadores acumulam perda salarial, com seu poder de compra cada vez inferior. Enquanto isso, a presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, Maria Izabel Monteiro, deu a tônica à audiência pública sobre a lei do piso regional, realizada pela Comissão de Trabalho da Alerj.

Grupo de Trabalho

A presidente da Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputada Dani Balbi (PCdoB), anunciou, em março, que formará um grupo de trabalho com os deputados e representantes de seis sindicatos de trabalhadores para articular o reajuste do piso salarial regional. Os valores não são reajustados desde 2019, impactando o orçamento de mais de dois milhões de fluminenses, conforme estima a comissão. A medida foi anunciada após audiências com os sindicalistas.

A deputada ainda explicou que o prazo para formalização do grupo é até o dia 1º de maio, quando entrará em vigor o reajuste do salário mínimo nacional.

Atualmente, duas das seis faixas salariais previstas na Lei do Piso Regional RJ estão abaixo do atual salário mínimo nacional, de R$ 1.302.

Elas abrangem profissionais como empregadas domésticas, guardadores de veículos, pedreiros, garçons, dentre outros. Balbi explicou que, como a legislação federal se sobrepõe à estadual, o valor a ser pago aos trabalhadores segue sendo, nesses casos, o salário mínimo nacional, mas a demora para o reajuste do piso regional “demonstra defasagem para os trabalhadores”.

O grupo será formado com um representante de cada uma das seguintes organizações sindicais: Central Única dos Trabalhadores; Central dos Sindicatos Brasileiros; Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; União Geral dos Trabalhadores; Nova Central Sindical de Trabalhadores; e Força Sindical. 

Impacto da falta de reajuste do Salário doméstica 

Desde o último reajuste do piso regional, em 2019, o índice IPCA, principal medidor da inflação no país, foi de 32,5% – o que impacta diretamente no orçamento das famílias, como contaram os trabalhadores durante a audiência.

O deputado Flávio Serafini (PSol) ressaltou a importância do piso regional RJ para garantir aos trabalhadores uma remuneração condizente com os custos de vida de cada estado do país. Ele exemplificou que, no Rio de Janeiro, o custo da cesta básica representa 60% do salário mínimo, enquanto em outros estados é de 40%. “Nós moramos em um dos estados mais caros do país, é na cidade do Rio que fica o metro quadrado mais caro do Brasil”, argumentou o parlamentar.

Também presente na audiência pública, a deputada Elika Takimoto (PT) declarou que a bancada do partido apresentou um projeto de lei autorizando o reajuste do piso regional RJ e convidou outros deputados a assumir a coautoria do projeto para dar mais peso à proposta.



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