Home Blog Page 778

Sensedia fecha parceria com Builders para alavancar soluções

A Sensedia, empresa especialista no gerenciamento de APIs, firmou uma parceria com a Builders, empresa especializada em transformação digital e destaque TOP 10 Negócios em Expansão 2022 da Exame.

O objetivo é unir as capabilities da Builders e a excelência de integração de APIs da Sensedia para potencializar as soluções aos clientes das empresas, uma vez que as ofertas de ambas se complementam. Sammuel Garcia, CEO e founder da Builders, relata que a movimentação visa ampliação de mercado.

“A Builders vem crescendo exponencialmente e, em 2023, entra em uma nova fase onde vai expandir suas ações. Uma parceria estratégica como a da Sensedia é fundamental e vai possibilitar o acesso a novos mercados e complementar nossas soluções de plataformização, viabilizando o acesso à soluções de API”, conta.

A aproximação faz parte de um projeto lançado pela Sensedia, o SPIN, programa de parcerias por meio do qual organizações podem atuar como distribuidoras das soluções Sensedia, complementar seu portfólio incluindo os produtos e serviços da empresa em sua oferta, ou embarcar as soluções de API para potencializar uma plataforma já existente, aprimorando seu funcionamento e ampliando seu alcance.

Adilson Cavati, Diretor Executivo de Vendas da Sensedia, conta que a Builders veio para somar. “Buscamos sempre por conexões que nos ajudem a entregar mais valor para nossos parceiros. A Builders se mostra alinhada com a nossa visão de mercado e, por isso, essa parceria complementa nossas soluções em diversos projetos que estão em expansão”, afirma.

Conforme explica Sammuel Garcia, a Builders possui competências sólidas em Value Streams, Customer Experience, Service Design, Platform Engineering e SRE, o que contribui para uma abordagem integrada em projetos de transformação digital. “O principal benefício da parceria para os clientes é o acesso a soluções que auxiliam no aumento da produtividade, modernização de sistemas, simplificação de conexões e aceleração da inovação dos ecossistemas”, conclui.

O relacionamento entre as empresas já é antigo e foi crescendo ao longo dos anos, com atuação estratégica em projetos e patrocínio da Builders ao evento da Sensedia, o APIX 2022um dos maiores eventos de APIs da América Latina, segundo a Exame. Vale citar que tanto os fundadores como alguns Builders já passaram pela Sensedia, o que torna a parceria ainda mais significativa para a história das empresas.

Sobre a Sensedia

A Sensedia apoia empresas a se tornarem mais digitais, conectadas e abertas. Seja com o propósito de integrar canais, habilitar ecossistema de parceiros ou criar arquiteturas modernas multi-cloud/híbridas. 

Sobre a Builders

A Builders é um ecossistema de negócios, que tem como objetivo desenvolver continuamente produtos e ecossistemas digitais, a partir de uma visão contínua de transformação de curto, médio e longo prazo. 



Douglas Gomides, Igor Moraes e mais: E-Summit divulga primeiros palestrantes

O E-Summit chega a sua quarta edição e pela primeira vez o congresso de marketing digital acontece em dois dias, 1º e 2 de junho, no Instituto SEB – A Fábrica. Nomes do mercado de marketing e estratégias vão se apresentar em quatro palcos e compartilhar seus cases em conjunto com ativações sensoriais e instalações relacionadas ao universo digital que estarão espalhadas pelo espaço.

A organização divulgou a lista dos primeiros palestrantes confirmados, tem especialista em tráfego, ecommerce, LinkedIn, produção de conteúdo e growth na grade de conteúdo. São eles: Igor Moraes, Douglas Gomides, Ramon Campos, Valter Rito, Matheus Ferreira, Higor Franco, Marcelo Sales, Felipe Martins, Marília Dovigues, Lucas Vasconcellos e André Patrocínio.

Criado em 2020, o E-Summit conta com conteúdo específico para a área, o evento promove networking e proporciona experiências imersivas ao público. O evento nasceu da expertise da Etus, gerenciadora de redes sociais.

“Esse ano teremos muitas surpresas, com uma estrutura maior e prontos para receber pelo menos o triplo dos visitantes de 2022, são quatro palcos que serão ricos em conteúdo e excelentes atrações”, comenta a Marília Dovigues, head de marketing na Etus e organizadora do E-Summit.

André Patrocínio, CEO da Etus e um dos idealizadores do E-Summit, comenta sobre a quarta edição e o que o público pode esperar: “O objetivo principal é fomentar a ideia de democratizar o marketing, mostrar o poder e dar acessibilidade desta área a todos. Por isso, fazer esse evento em Ribeirão vai de encontro com essa ideologia, para fortalecer o cenário local e gerar uma experiência única, trazendo players de mercado pela primeira vez a Ribeirão”, fala o CEO da Etus.

Segundo lote disponível

O evento já está com os ingressos à venda com cinco opções para acompanhar todos os palcos do E-Summit:

– Ingresso Social (valor reduzido mediante doação de 1kg de alimento);

– Ingresso Diário;

– Ingresso ALL PASS (dois dias);

– Ingresso VIP.

O evento com 10 horas de conteúdo em cada dia, é realizado pela Etus e espera reunir mais de 1000 pessoas presenciais. Em breve, a organização irá divulgar a grade de palestras e atrações artísticas. As inscrições para o E-Summit 2023 podem ser feitas pelo site do E-Summit.

Serviço:

E-Summit 2023

Data: 1º e 2 de junho, das 9h às 19h

Local: Instituto SEB – A Fábrica, R. Mariana Junqueira, 33 – Centro



Presentes para o Dia das Mães devem estar em conformidade com normas técnicas

Com a chegada do Dia das Mães, começa a busca pelo presente ideal. A data é considerada uma das mais lucrativas para o comércio durante o ano e, por isso, o consumidor deve ter cuidado na hora da compra. É o que alerta o vice-presidente de Produtos da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Marcos Zevzikovas.

Os produtos elétricos são algumas das opções para presentear no Dia das Mães. No Brasil, eles são certificados compulsoriamente por um Organismo de Certificação de Produtos acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, mais de 170 produtos, como ar-condicionado, prancha de cabelo, torradeiras, entre outros, precisam ser testados e certificados, principalmente no quesito segurança elétrica e outros critérios técnicos de avaliação da conformidade antes de chegarem ao mercado.

Para garantir a segurança desta mercadoria, é fundamental que o consumidor verifique se o produto escolhido apresenta o selo de identificação Inmetro na embalagem, assim como o do Organismo de Certificação de Produto (OCP). “Esse selo é a evidência de que o produto passou por testes e certificação que asseguram a sua conformidade com as exigências previstas na legislação, garantindo assim a segurança do produto”, explica Zevzikovas.

Os eletrodomésticos que fazem barulho, como aspiradores de pó, secadores de cabelo, liquidificadores e outros, também precisam exibir em local visível na embalagem o selo de ruído do Inmetro, que informa a potência sonora do aparelho e fornece dados sobre o som emitido por esses aparelhos, permitindo que o consumidor escolha o produto mais adequado.

Quando se trata de roupas, é importante verificar se a etiqueta contém todas as informações necessárias para garantir uma lavagem correta e também identificar a composição do tecido. Além disso, a etiqueta deve estar escrita em português e o consumidor deve adquirir peças somente no mercado formal, evitando a compra de produtos falsificados ou com informações incorretas que possam oferecer riscos.

“É importante ressaltar que algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ao entrar em contato com certos tipos de tecidos. Portanto, é fundamental que o consumidor verifique as informações contidas na etiqueta”, esclarece o vice-presidente de Produtos da Abrac.

Muitos consumidores também optam por presentear as mães com cosméticos. Nesses casos, Zevzikovas recomenda que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem ou folheto explicativo, que deve seguir as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com informações básicas sobre advertências e restrições de uso, a marca, lote e validade, ingredientes/composição, fabricante/origem, entre outras. A verificação de tais informações é necessária e demonstram que o produto está registrado na autarquia e foi testado.

Nas situações em que o consumidor constatar alguma irregularidade, é possível fazer uma manifestação pela Ouvidoria no Portal de Serviços do Inmetro, ou pelo telefone 0800 285 1818. Já em casos de acidentes de consumo envolvendo um produto ou um serviço, deve-se relatar no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Para produtos cosméticos o canal de reclamação junto à Anvisa é o “Fala.BR”.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.



Boa Noite RH celebra a parceria entre a ABRH-PR e o Isae Escola de Negócios

A ABRH-PR fechou uma parceria com o Isae Escola de Negócios focada no desenvolvimento de carreiras, com cursos que utilizam a metodologia de Learning Agility. Os programas estão alinhados com as tendências mais importantes no mundo dos negócios da última década, e a aprendizagem rápida é o critério mais utilizado mundialmente para mensurar o potencial de liderança.

“A metodologia tem foco no potencial humano e na capacidade de aprender com a experiência e transformar este aprendizado rapidamente em ação, fortalecendo comportamentos voltados ao autoconhecimento, agilidade com pessoas, agilidade com mudanças, agilidade mental e agilidade para resultados”, explica Tania Mara Lopes, Diretora de Educação e Coordenadora do Curso de Learning Agility do Isae Escola de Negócios.

São mais de 100 cursos corporativos nas áreas de Governança, Inovação, Sustentabilidade e Desenvolvimento de Lideranças. Os associados da ABRH-PR e seus dependentes terão benefícios, como descontos de acordo com a modalidade escolhida – além dos cursos e 116 horas. Há MBAs presenciais, online e híbridos da FGV, graduações e pós. A parceria com a Associação inclui, ainda, a locação de salas no Isae e orientação acadêmica para escolha do curso.

Palestra sobre learning agility

O lançamento oficial da parceria será no dia 11/05 (quinta-feira, às 19h), no “Boa Noite RH”. A coordenadora Tania Mara Lopes vai apresentar os principais conceitos e aplicações práticas do learning agility, com alguns exercícios voltados ao fortalecimento do potencial individual. “Podemos trabalhar a metodologia de learning agility aplicada a identificação, avaliação, desenvolvimento de altos potenciais na organização, assim como na construção de uma cultura voltada a aprendizagem”, complementa Tania.

Para a ABRH-PR, a parceria está conectada com a missão da associação, de estimular o desenvolvimento de pessoas para alavancar os negócios. “É nossa premissa trabalhar o sucesso das organizações a partir do sucesso do capital humano”, destaca o presidente, Gilmar Andrade.

Os cursos do Isae Escola de Negócios ofertados para associados da ABRH-PR vão atender executivos, gestores, analistas e profissionais da área de RH, proporcionando a aprendizagem prática, crescimento profissional, networking, potencialização de competências e certificação reconhecida pelo mercado.

Para participar do evento de lançamento, é necessário se inscrever previamente. As vagas são limitadas, no link: https://www.sympla.com.br/evento/boa-noite-rh-11-05-palestra-learning-agility-com-tania-mara-lopes/1959590.



SP inaugura Laboratório de Medição de Umidade de grãos

Prezar pela segurança alimentar da população paulista ao mesmo tempo em que busca preservar o elevado padrão de qualidade da produção de grãos no Estado e garantir fiscalização para um comércio mais saudável e justo. Estes são os objetivos do novo Laboratório de Medição de Umidade de Grãos, inaugurado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) no último dia 24 de abril, na zona sul de SP.

Os medidores de umidade têm como função avaliar a quantidade de água presente em grãos como soja, milho, café, trigo, feijão, entre outros, sendo este um parâmetro crucial para a determinação de seu peso e preço no mercado. Ao fazer análise, este tipo de laboratório também garante que os produtos estejam dentro das faixas de erros permitidas pela regulamentação metrológica em vigor.

“A medição correta da umidade dos grãos é um parâmetro essencial para garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. Uma medição inadequada pode levar à presença de fungos e bactérias, comprometendo a segurança alimentar e a saúde da população”, garantiu o vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Claudio Torelli.

A manutenção de padrões de grãos de alta qualidade também é essencial para a economia do país, já que a produção agropecuária é responsável por 24,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2022, conforme aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Desta forma, a circulação de produtos inadequados pode trazer prejuízos financeiros significativos para os produtores rurais, além de comprometer a qualidade do produto exportado e a reputação do Brasil no mercado internacional.

Para Torelli, a criação de um laboratório de medição de umidade de grãos, é fundamental para garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, bem como para promover a confiabilidade das medições realizadas e aprimorar a produção agropecuária do país.

A inauguração contou com a presença do secretário da Justiça, Fábio Prieto, que destacou a importância do Laboratório. “O trabalho a ser realizado aqui será essencial para o estado de São Paulo e o país no setor do agronegócio devido a necessidade da medição correta”, afirma o secretário da Justiça.

De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo, estima-se uma economia de 1% para os produtores de grãos nos 310,9 milhões de toneladas das produções das safras 2022/2023 em todo o Brasil com a criação do laboratório. Já em São Paulo, considerando apenas os grãos de soja, milho, feijão e arroz na safra de 2022/2023, foram produzidas 149 milhões de sacas de 60 kg cada, gerando uma receita em torno de R$ 20 bilhões de reais.

“O novo Laboratório de Medição de Umidade de Grãos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), será um avanço para maior qualidade da agricultura na região”. É o que afirma o vice-presidente de Relações Institucionais da Abrac.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, serviços, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.



Sanfarma comemora 25 anos com foco no mercado de bem-estar

Empreender é uma missão por vezes difícil. No Brasil, um verdadeiro desafio. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), praticamente quatro em cada cinco empresas fecham suas portas nos primeiros dez anos de atividades. Nem a metade delas completa sequer os primeiros cinco anos. Por isso, chegar a uma marca expressiva de 25 anos não é algo tão comum em âmbito nacional e que normalmente só se obtém com uma combinação de persistência, gestão eficiente e qualidade do produto.

A Sanfarma iniciou suas atividades em 1998 abastecendo o mercado com compressas de gaze. Com a expansão dos negócios, o número de produtos saltou para mais de 50 destinados aos segmentos de primeiros socorros, cuidados especiais, testes de gravidez, esporte, bem-estar, higiene, beleza e laboratorial.

Sua capacidade produtiva anual atualmente é de mais de 240 milhões de compressas de gaze e 150 milhões de compressas de TNT, além de 5 milhões de ataduras de crepe, 70 milhões de curativos, 10 milhões de testes de gravidez e 100 toneladas de algodão hidrófilo e hastes flexíveis. 


Presente em 85% das farmácias do Brasil

Entre os parâmetros que se pode usar para dimensionar a atuação da Sanfarma no mercado nacional está, por exemplo, o fato de que a linha “Confira”, de testes de gravidez da marca, está presente em cerca de 85% das farmácias registradas no Brasil (porcentagem apurada pelo setor comercial da empresa).

Parte desta participação em uma significativa fatia do mercado pode ser atribuída à tecnologia empregada nos produtos, que permite detectar a gestação com pouco tempo e indicar o número de semanas, além de apontar os dias mais férteis por meio de um teste de ovulação.

A pesquisa constante também é um elemento presente para desenvolvimento de soluções voltadas aos cuidados com a pele em todas as fases da vida, como a linha que utiliza a substância pantenol como princípio. O ativo proporciona cuidados também aos cabelos e unhas por meio de uma solução que reúne produtos naturais como óleo de amêndoas, lanolina e manteiga de karité.

Bem-estar com entretenimento

Com foco no bem-estar, e sabendo que a diversão também faz parte disso, em 2023 a Sanfarma estará presente na Festa do Peão de Americana, a segunda maior do gênero e uma das maiores festas populares de todo o Brasil, que neste ano chega à sua 35ª edição.

Um palco considerado ideal para uma empresa que está entre as maiores do Canal Farma, ocupando a 15ª posição em unidades na categoria não medicamentos e a 38ª no geral, segundo pesquisa elaborada pela Close-Up International. O Canal Farma engloba todos os laboratórios farmacêuticos do país e é visto como principal aliado da indústria farmacêutica na distribuição e vendas de seus produtos e medicamentos. É através dele que a indústria mantém contato direto com os consumidores e tem a oportunidade de identificar seus desejos e necessidades.



Pais só voltam a dormir bem depois dos 6 anos da criança

A universidade de Warwick, no Reino unido, realizou um estudo, publicado no ano de 2019, acompanhando 2541 mulheres e 2118 homens na Alemanha que estavam esperando o nascimento de seus bebês, e foram acompanhados por 6 anos após o evento, tendo que responder quantas horas de sono eles tiveram anualmente, também precisando atribuir uma nota de 1 a 10 para a qualidade do sono. 

Foi comprovado na pesquisa que as mães dormem muito mal no primeiro ano de vida do bebê: a cada noite elas dormem menos 40 minutos, comparando com a noite anterior. E a nota atribuída a qualidade do sono chega a 1 para mães de primeira viagem e 1,7 para as que já têm filhos. Esse número tem muita diferença comparado aos pais. Eles dormem menos 13 minutos comparando com a noite anterior. Dados esperados devido às demandas maternas institucionalizadas. Esses números voltam a normalizar geralmente após os 6 anos de vida da criança. O estudo completo está publicado no Journal Sleep.

Muito se têm feito para tentar diminuir esse tempo de distúrbios do sono, pensando em acelerar esse processo e ajudar mães, pais e, principalmente, bebês a dormirem, foi criado o curso “A Fórmula do Sono para Bebês”, que foi baseado nas técnicas do especialista em sono infantil e pediatra americano Dr. Harvey Karp, autor do livro “O Bebê Mais Feliz: Guia para um Ótimo Sono”. Esses métodos consistem em ajustar o sono dos bebês com treinamento diário de associações do sono, ruído branco, posições para a segurança do bebê e ambiente propício ao sono.

Márcia dos Santos, que é pesquisadora e fundadora do curso afirma que “os ensinamentos do Dr. Harvey aliados à determinação e foco dos pais, vem sendo um alívio para muitas pessoas que antes sofriam com noites mal dormidas. Sei o quanto pode ser desafiador ficar meses sem dormir direito e que essa situação pode ser agravante para diversos males à saúde do corpo e da mente”.

Profissionais da área do sono apontam que dormir mal pode causar uma série de danos à saúde. De acordo com uma cartilha educacional, desenvolvida pela Associação Brasileira do Sono, dormir um sono de má qualidade ou não dormir as horas necessárias, pode afetar diretamente o desempenho intelectual de uma pessoa adulta, o controle de peso corporal, a memória, além de contribuir para o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão. 



Indústria do setor elétrico marca presença em feira na África do Sul

Com mais de duas décadas de atuação no mercado elétrico, a KRJ participa da Enlit Africa. De 16 a 18 de maio, o evento, que acontecerá na maior capital da África do Sul, reunirá as principais novidades de empresas locais e internacionais relacionadas aos setores de engenharia elétrica, iluminação, eletrônica e serviços elétricos.

Durante os quatro dias, a empresa brasileira levará para a feira seu portfólio de conectores e soluções inteligentes – que atendem às principais concessionárias de energia do Brasil – com destaque para os conectores perfurantes de média tensão da família KARP. O objetivo principal é fechar grandes parcerias e alavancar os negócios da fábrica.

De acordo com Marcelo Mendes, gerente geral da KRJ, a feira na África do Sul é uma das principais vitrines do ano para o setor. “A KRJ chega na Cidade do Cabo com alta expectativa de negócios, muito network, e, mais que deixar nosso cartão corporativo, queremos compor parcerias que gerem frutos para a empresa, e que consigamos somar algo com cada visitante ao nosso estande”, pondera.

Com o foco para a indústria de iluminação e engenharia elétrica, a feira atrai expositores e profissionais da indústria de vários setores, incluindo fabricantes, engenheiros, arquitetos, designers, revendedores e especialistas do setor. “O aumento da urbanização, e, por consequência, maior consumo de energia, automaticamente transfere-se ao nosso setor a responsabilidade de fornecer tecnologias compatíveis com esse crescimento”, observa Mendes.

Site krj.com.br

Facebook – KRJ Conectores

Twitter – @KRJCONECTORES

LinkedIn – KRJ Conectores



Lei 14.457/22: empresas com CIPA são obrigadas a dar treinamentos sobre assédio

Em 2021 foram registrados mais de 52 mil casos de assédio moral e mais de três mil com relação a assédio sexual, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Esses dados comprovam que esse tipo de violência é uma realidade dentro do mercado de trabalho. Um estudo global realizado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em cerca de 121 países, mostrou que 1 a cada 5 colaboradores já sofreu algum tipo de violência ou assédio no ambiente de trabalho.

O assédio moral é uma prática que tem como característica comportamentos abusivos que causam constrangimento, discriminação e desrespeito em relação a vítima. Esse tipo de violência pode ser praticada por qualquer pessoa, independente do nível hierárquico.

Sendo um problema que afeta a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, além da produtividade e a reputação das empresas. Fernanda Duarte, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, explica que nos últimos quatro anos foi possível perceber uma intensificação do assédio

Ela comenta que “a partir deste ambiente de assédio as pessoas se sentem coagidas e têm a autonomia tolhida. Então, vão se sentindo sozinhos e isolados no local de trabalho. Esta vivência se relaciona com sintomas depressivos”.

Visando trazer melhorias dentro desse cenário, foi criada a Lei 14.457/22 que obriga as empresas a fornecerem treinamentos sobre assédio moral e diversidade a cada 12 meses. A nova lei tem como objetivo conscientizar os funcionários e gestores sobre a importância de prevenir e combater a prática no ambiente de trabalho.

Ela também exige que as empresas adotem medidas preventivas para evitar o assédio moral, como a criação de canais de denúncia, o acompanhamento psicológico dos funcionários e a implementação de políticas de respeito à diversidade. O não cumprimento da lei pode resultar em multas e outras penalidades.

Thalia Sousa, analista jurídica na Lexly, empresa que oferece soluções jurídicas digitais, faz algumas observações no que diz respeito à nova legislação e como as empresas e Recursos Humanos podem implementá-las dentro do mercado de trabalho.

Ela afirma que “com a nova lei, as empresas passarão a ter uma obrigação legal com relação à tratativa do assédio dentro do ambiente de trabalho, como haverá uma fiscalização pelos órgãos competentes, é de extrema importância que exista um treinamento nas empresas”.

Para a profissional, um dos pontos cruciais quando se fala em assédio moral no trabalho é a capacitação e mentoria para que recursos humanos e gestores estejam preparados para identificar esse tipo de conduta e combatê-la.

Ao ser questionada sobre dicas práticas de como empresas possam implementar estratégias tangíveis de combate ao assédio, Thalia afirma que “elaborar um código de ética e conduta com base nos valores da organização é um começo para que todos os colaboradores estejam em conformidade com boas práticas de convívio”.

A Lexly junto com um time de especialistas jurídicos produziu um manual de como criar e implantar um código de ética dentro das empresas e garantir um ambiente de trabalho mais íntegro. O material pode ser baixado gratuitamente na biblioteca virtual para recursos humanos.

Thalia completa afirmando que benefícios de apoio jurídico são uma opção para levar educação jurídica dentro das empresas e garantir mais segurança para os recursos humanos e colaboradores.



PPAG 2023 aponta parcerias com o terceiro setor

O Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) do Governo de Minas, com as metas de 2023, está atualizado, e a peça, que contém quase mil páginas, traz informações detalhadas de todos os programas que o estado pretende priorizar ao longo do ano. A previsão orçamentária para o cumprimento do PPAG este ano é de aproximadamente R$ 117 bilhões, distribuídos em diversas áreas.

Há uma clara intenção do governo de se aproximar do terceiro setor por meio do fomento e apoio a órgãos e entidades na captação de recursos e parcerias. Esse é o conteúdo constante nas diretrizes estratégicas de dezenas de programas de diversas áreas de atuação, mas não deixa claro quanto pretende direcionar para essas empresas.

O único programa cujo público-alvo que, de fato, é direcionado para entidades do terceiro setor está alocado na pasta da Educação, e contempla o atendimento às escolas Família Agrícola. A previsão do programa para este ano é de gastar cerca de R$ 25,4 milhões em todo o estado de Minas Gerais.

“Não podemos cravar que esta é a totalidade de recursos que serão direcionados para o terceiro setor, cujo papel é importantíssimo nas ações de promoção social que nem sempre o poder público dá conta de absorver. Mas há motivos para nos preocuparmos”, aponta o advogado Guilherme Azevedo, especialista no terceiro setor.

“O PPAG não tem a obrigatoriedade de elucidar, em detalhes, como vai distribuir os recursos dentro de cada programa. Então prefiro acreditar que a intenção governamental de criar um elo com essas instituições, como está constando nas diretrizes estratégicas de boa parte dos programas, vá permitir realmente investimentos que auxiliem o setor”, pontua.

Por isso, o jurista chama a atenção para a relevância do PPAG. Embora seja uma peça fictícia, tal como a Lei Orçamentária Anual (LOA), ela serve como referência para que os cidadãos exijam a obediência do estado a todos os atendimentos previstos na Constituição Federal. “O estado tem uma responsabilidade com os seus cidadãos, mas a tendência é que esse dever seja cumprido se houver uma consciência maior da população. É papel do povo cobrar ações e transparência, e o PPAG é um documento que pode auxiliar nisso”, pontua Guilherme Azevedo.



Estudantes de escolas públicas de BH participam do Dia Mundial do Scratch

Estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte vão participar do Dia Mundial do Scratch no sábado, dia 13 de maio. A partir do contato com a ferramenta de programação, os participantes serão incentivados a criar animações, jogos e narrativas interativas para desenvolver habilidades, resolver problemas e expressar sentimentos por meio da programação em blocos.

Anualmente, as pessoas da comunidade criativa do Scratch organizam eventos em escolas, espaços não formais de ensino ou qualquer outro ambiente para apoiar e incentivar a comunidade da aprendizagem criativa, além de promover oportunidades de trocas de conhecimento e compartilhamentos de projetos. A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec), que faz parte da Scratch Education Collaborative (SEC), rede global das organizações que utilizam a ferramenta, vai promover um encontro especial para o Dia do Scratch na capital mineira. 

Os participantes dos projetos Garotas Applicadas e Liga da Robótica, desenvolvidos pela Avec, terão diversas experiências com a ferramenta Scratch, sendo incentivados a imaginar e criar ideias e projetos a partir das atividades propostas. Entre as dinâmicas, uma oficina de Stop Motion, para produzir e fotografar uma história relacionada a algum esporte com massinha de modelar, e uma competição de sumô entre robôs, na qual os participantes serão desafiados a projetar e construir com peças Lego um robô que tenha a melhor estratégia e desempenho para vencer o duelo.

O encontro contará com a presença da Trincabotz, equipe de robótica aplicada à competição do Cefet-MG, que fará uma apresentação dos robôs de competição que desenvolvem e programam, e dos alunos de uma escola pública de Ribeirão das Neves, que irão com um professor de educação física para expor e propor um jogo desenvolvido por eles. Além disso, as participantes do Garotas Applicadas terão um momento de roda de conversa com mulheres pretas que estão no mercado de trabalho da tecnologia. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a participação das mulheres nas áreas de ciências e tecnologia e uma troca de experiências.

De acordo com a presidente da Avec, Carmelita Vidigal, ”além de ser uma data que incentiva, valoriza e reforça a atuação da comunidade do Scratch, será mais uma oportunidade de os participantes do Garotas Applicadas e da Liga da Robótica criarem soluções para problemas e testarem as habilidades desenvolvidas nos respectivos projetos, além de escutarem experiências e aprendizados de especialistas da área de tecnologia”. Ela conta que, com a parceria do Centro Universitário Una, serão disponibilizados laboratórios de informática e espaços físicos do campus Aimorés da universidade para a execução das atividades no Dia do Scratch.



E-commerce de vinhos lança campanha inspirada na declaração do IRPF

A campanha de IRPF (Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas) ganhou destaque em todo o país nos primeiros meses de 2023. A Receita Federal já recebeu mais de 15 milhões de declarações, e a expectativa é de que 39,5 milhões de contribuintes informem os dados ao “leão” até 31 de maio, último dia para a entrega. Segundo o órgão, mais de  20 milhões de cidadãos ainda não tinham enviado as suas declarações até o final de abril.

Nesse panorama, a Evino, maior e-commerce de vinhos da América Latina, preparou um mês de maio diferente. Pela primeira vez, ao longo de todo o mês, a marca lança a campanha “Restituição Imediata”, que aposta no conceito da restituição na compra de vinhos selecionados.

Criada pela agência de publicidade Innova AATB, de São Paulo (SP), a campanha tem como defesa do conceito um tema que é resultado do mapeamento das oportunidades do mês de maio. “A pesquisa aponta que, normalmente, os brasileiros deixam a declaração do imposto de renda para a última hora, uma atitude que gera comoção da imprensa e mídias em geral”, destaca a agência.

“Pela primeira vez, em maio, a gente quis fazer diferente e criar uma campanha comercialmente forte e atual”, afirma Eduardo Souza, diretor de digital do Víssimo Group.

“Na essência, é sobre o poder que o vinho tem de transformar os momentos comuns em extraordinários. Por isso, a Evino vai trabalhar com este tema na campanha, que busca oferecer ao consumidor oportunidades diferenciadas para comprar vinhos”, completa.

Mauricio Fernandes, diretor geral de atendimento da Innova AATB, ressalta que a IRPF gera muito assunto, não apenas na mídia especializada, mas também nos grandes jornais, podcasts e redes sociais.

“Resolvemos aproveitar esse tema para criar uma promoção proprietária, e com grande potencial de perenidade, para surfar nas comunicações da época”, explica.

A campanha conta com a participação do ator e humorista Rafael Infante, conhecido em todo o Brasil por fazer parte do elenco do Porta dos Fundos, produtora de vídeos de humor veiculados na internet. Nas imagens publicitárias, Infante segura um leão no colo – em alusão à IRPF -, enquanto propõe um brinde com uma taça de vinho tinto.

Para mais informações, basta acessar: https://www.evino.com.br/



Redução de estrogênio na menopausa traz risco de osteoporose

A menopausa pode ter um impacto significativo na saúde óssea feminina. Durante esse período, a diminuição dos níveis de estrogênio pode levar à perda óssea e aumentar o risco de osteoporose. Para ajudar a prevenir essa condição, as mulheres devem adotar hábitos saudáveis de vida, como uma dieta rica em cálcio e vitamina D, além da prática regular de atividade física. Inclusive, o aumento das quedas entre idosos pode estar ligado à fragilidade óssea durante a terceira idade.

Segundo a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), houve um acréscimo de 35% no número de notificações de quedas acidentais envolvendo pessoas com mais de 60 anos na cidade de São Paulo no último ano. De acordo com dados do Siva (Sistema de Informação para a Vigilância de Acidentes), sob a gestão da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, ocorreram 13.075 comunicações de quedas entre a população idosa em 2022, enquanto em 2021 o número registrado foi de 9.671.

Conforme registros do SIH (Sistema de Informação Hospitalar), a quantidade de internações decorrentes de quedas aumentou praticamente na mesma medida. Os dados apontam que em 2021 foram 3.055 internações – já em 2022 esse número passou para 3.903, um aumento de 27,75%.

Segundo o médico ginecologista, Dr. Rafael Lazarotto, durante a menopausa, a produção de estrogênio e progesterona diminuem, resultando em um desequilíbrio no controle de formação e reabsorção óssea, que poderá levar à perda óssea e aumentar o risco de osteoporose em mulheres. “É importante que essa área seja observada com atenção na menopausa, praticando exercícios regulares e consumindo alimentos ricos em cálcio e vitamina D. É necessário também consultar um médico para avaliações, planejamentos preventivos ou de controle de danos, caso já esteja instalada a doença”, avalia o especialista.

Lazarotto ressalta que a reposição hormonal pode ser útil para cuidar e prevenir a perda óssea relacionada à menopausa, já que o estrogênio ajuda a manter a densidade mineral do osso. No entanto, a terapia de reposição hormonal (TRH) deve ser prescrita pelo médico e avaliada individualmente em cada caso, levando em consideração os riscos e benefícios para a saúde da paciente. “Não se trata apenas de repor o hormônio, mas de suplementar o cálcio, a vitamina D e antirreabsortivos ósseos”, disse.

De acordo com o ginecologista, além da reposição hormonal e dos tratamentos específicos para a osteoporose, é importante que as mulheres na menopausa adotem um estilo de vida saudável para manter a saúde óssea. “O ideal é ter um planejamento feito por uma equipe multiprofissional, composta por educador físico e nutricionista. Pois a prática regular de atividades físicas, focando em carga progressiva com finalidade correção da baixa massa muscular, caminhadas, corridas e dança podem ajudar muito nessa fase”, esclarece o médico.  

Lazarotto salienta que uma alimentação balanceada, rica em nutrientes como cálcio, vitamina D, vitamina K e magnésio é fundamental para manter a saúde óssea. “Por fim, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool também é importante para prevenir a osteoporose”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: www.rafalazarotto.com.br

Instagram @rafalazarotto

 



Startup conquista benefício inédito em Viçosa (MG)

Em 2011, o CMIT (Conselho Municipal de Inovação Tecnológica) de Viçosa (MG) assinou a Lei Municipal de Inovação (2.204/2011), que concede benefícios para empresas de tecnologia. Doze anos depois, em março de 2023,  a Contajá Contabilidade Online – startup de solução contábil que utiliza tecnologia e otimização de processos – foi o primeiro negócio a conseguir a aprovação necessária.

A medida tem como objetivo incentivar e fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica no município por meio de facilidades tributárias, como isenção de taxas, redução de alíquotas e adiamento, por um período determinado, do pagamento do ISS (imposto Sobre Serviços) e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O diferimento fiscal é um incentivo para as startups que, por vezes, têm de lidar com entraves financeiros, sobretudo em seu estágio inicial. Com a benesse, a startup pode usar os recursos com assertividade em elementos como pesquisa e inovação.

“A Contajá abriu portas para outras empresas em termos processuais e documentais. É como se tivéssemos pavimentado o caminho”, afirma João Henrique Silva Costa, CEO da Contajá. Costa foi quem reuniu os documentos e analisou a legislação, além de movimentar o processo e os servidores da Prefeitura para que a startup conseguisse o que está previsto em lei.

O CEO da Contajá, acrescenta que a empresa apresentou toda a documentação necessária e efetivou o canal de comunicação com o município, elementos que foram essenciais para a conquista. Viçosa contém 10738 empresas ativas, sendo que 228 empreendimentos iniciaram as atividades este ano. Na cidade, o tempo de abertura de um negócio é de 1 dia e 6 horas, segundo indicativos do Mapa de Empresas, organizados a partir da base de dados do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Sophia Curcio Ferreira Freitas, chefe do departamento jurídico da startup, explica que a legislação prevê uma série de benefícios fiscais para empresas de base tecnológica: “Com tais prerrogativas, teremos impulsionamento para investir na prestação de serviços e ampliar a gama de atuação, atingindo ainda mais empreendedores em nosso país”, afirma. “Um ponto-chave do processo foi a reativação do CMIT, responsável pela análise e concessão de tais benefícios fiscais”, complementa.

João Henrique destaca que a cidade de Viçosa conta com um amplo número de profissionais e estudantes e estimula o empreendedorismo e desenvolvimento de inovações – aplicação tecnológica que é utilizada, inclusive, para superar as barreiras físicas que o município impõe.

“Temos orgulho de sermos os primeiros a conquistar os benefícios fiscais concedidos pela Lei Municipal de Inovação e, acima de tudo, a certeza de que abrimos as portas para que mais empreendedores e inovadores possam contar com o apoio de Viçosa para concretizar os seus sonhos e ideias”, diz Costa.

Para mais informações, basta acessar: https://contaja.com.br/



Neuromarketing pode ajudar a melhorar a conversão, diz CEO

Cada dia mais, o comércio eletrônico ganha a aderência dos consumidores do Brasil e do planeta. Não à toa, a modalidade deve crescer 55,3% em todo o mundo até 2025, segundo dados do relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS,. No país, o e-commerce deve expandir 95% nos próximos dois anos.

Apesar das perspectivas positivas, a indecisão dos e-consumidores preocupa as equipes de marketing das empresas do Brasil. Em média, 78% dos usuários entrevistados pela Opinion Box revelaram que têm o hábito de desistir da compra de um produto ou serviço nas etapas finais de pagamento. Aliás, 15% dos participantes afirmaram que abandonam o carrinho de compras virtual com frequência.

Segundo análise da própria Opinion Box, os dados podem representar um desafio para muitas empresas, mas podem ser uma oportunidade para que os negócios que atuam no ambiente on-line descubram o que motiva isso para, assim, investir em estratégias para suprir esses gargalos.

Na visão de Giovanni Ballarin, CEO da agência de marketing digital Mestres do Site, um elemento pode ajudar a mudar a situação: o neuromarketing.

Ballarin explica que o neuromarketing prevê o comportamento do consumidor por meio do processamento das informações. “O objetivo é levar o ser humano como centro da demanda dos produtos e serviços”, diz ele.

Segundo Ballarin, através das ferramentas que o neuromarketing dispõe – escaneamento cerebral e atividades fisiológicas -, é possível melhorar a segmentação de clientes e tornar as ofertas e design mais eficazes.

“Entender o que uma pessoa sente ao ver uma oferta, informação ou conteúdo é muito poderoso para quem sabe usar essas informações e desenvolver soluções que vão satisfazer as necessidades dos seres humanos”, afirma o empresário.

Diante disso, prossegue Ballarin, o neuromarketing pode auxiliar gestores de marketing e empresários na busca por seus resultados. “Tudo parte do princípio de que o cérebro humano sofre influência dos estímulos que recebe e um bom estrategista usa isso ao seu favor”, complementa.

Para exemplificar, o CEO da agência de marketing digital Mestres do Site destaca os principais elementos que podem auxiliar gestores de marketing e empresários na busca por seus resultados com o neuromarketing nos tópicos a seguir:

1 – Usar gatilhos mentais

“Use gatilhos mentais para incentivar ações de conversão. Os estímulos podem levar o consumidor a tomar decisões impulsivas, uma vez que o cérebro entende que é necessário decidir com urgência”, afirma. Ele explica que alguns dos principais gatilhos são: afeição, antecipação, autoridade, consistência, urgência e reciprocidade.

Além disso, é possível utilizar a chamada “prova social”: “Quando o seu cliente em potencial vê que outras pessoas já compraram o seu produto ou serviço e ficaram satisfeitos, tem o impulso natural de comprar para ficar satisfeito também. Isso porque somos sociáveis e temos uma tendência a seguir as decisões da maioria”. 

2 – Utilizar as cores 

“As cores influenciam diretamente no comportamento do público. Todos temos a tendência psicológica de associar cores a sentimentos, por isso, vale a pena usar esta percepção humana para gerar resultados para o seu negócio”, recomenda.

Para Ballarin, vale fazer um estudo detalhado sobre as cores. A partir disso, é preciso considerar as sensações que as cores são capazes de causar e quais, exatamente, a campanha de marketing deseja ativar a fim de concluir a venda.

3 – Explorar os sentidos

O empresário destaca que é possível impactar os clientes por meio da experiência com o uso de recursos sensoriais. 

“Tente trabalhar todos os sentidos, evoque lembranças e desperte a atenção para imagens, cheiros, sons, sabores e demais sensações que ‘toquem’ o seu cliente em potencial em cheio. Assim, a possibilidade de conversão é bem maior”, afirma.

4 – Limitar as escolhas 

“O excesso de opções pode deixar o seu público confuso. Com isso, o consumidor pode ficar indeciso e acabar deixando a compra de lado – e, com isso, voltamos ao dilema dos carrinhos abandonados”, pontua. 

Para resolver o problema, Ballarin ressalta que é preciso manter o foco nas estratégias de marketing digital: “Defina os seus produtos ou serviços, mostre ao consumidor, empregue argumentos de venda e torne a etapa de decisão o mais simples possível”.

5 – Escolher as palavras

Além de um significado objetivo, as palavras podem transmitir emoções e provocar uma série de sensações no consumidor, explica Ballarin.

“Por essa razão, é preciso selecionar a dedo as palavras que serão utilizadas não apenas em campanhas, mas também em espaços como descrições dos produtos e serviços”, diz. 

6 – Buscar e apurar os dados

Não basta usar as melhores estratégias de marketing possível, é preciso buscar e analisar a forma como o consumidor reage a essas táticas.

“Faça uma coleta de dados detalhada e, a partir disso, adapte tudo conforme o que, de fato, traz resultados positivos para a sua empresa”, explica. 

Para mais informações, basta acessar: https://mestresdosite.com.br/



Os impactos da mudança do novo marco cambial

No mês de dezembro de 2022 o Banco Central do Brasil editou a Res BCB 277, que dispõe sobre o mercado de câmbio e o ingresso no país e a saída do país de valores em reais e em moeda estrangeira, e dá outras providências, regulamentando a Lei nº 14.286, de 29 de dezembro de 2021.A Res BCB 277 foi objeto do Edital de Consulta Pública (ECP) 90/2022, de 12 de maio de 2022.

Essa nova Resolução tem por objetivos modernizar, simplificar e trazer maior segurança jurídica, permitindo a realização das operações cambiais com menor grau de burocracia, e de forma aderente aos melhores padrões internacionais. Ela tem como propósito aumentar a estabilidade cambial e a competitividade da economia brasileira, através de medidas como a flexibilização das regras cambiais, a redução da intervenção do Banco Central no mercado cambial e a implementação de instrumentos de gestão de risco cambial. Essas medidas devem tornar as transações internacionais mais simples, e beneficiará principalmente a atuação do Brasil no comércio exterior.

O novo mercado de câmbio deve incentivar a competição entre os agentes do mercado, através da inovação, simplificação e redução de custos operacionais, para trazer para o cliente menores custos, transparência, mais agilidade e segurança nas transações cambiais.

O novo marco cambial pode ter impactos importantes sobre a economia brasileira, incluindo o aumento da competitividade das exportações, a redução da dependência dos fluxos de capital especulativo, o aumento da estabilidade cambial e o aumento do risco para as empresas que operam no comércio exterior. No entanto, é importante lembrar que esses impactos podem variar dependendo das condições do mercado e de outros fatores.

Foram introduzidas modificações nos seguintes aspectos:

  • Equiparação do tratamento das operações de câmbio às demais operações conduzidas no SFN, observado que, no caso de operação com cliente, a instituição autorizada a operar no mercado de câmbio deve ser capaz de comprovar para o BCB que o cliente consente com as condições pactuadas;
  • Estabelecimento de que a instituição autorizada a operar no mercado de câmbio poderá requisitar ou dispensar, conforme sua avaliação, informações e documentos comprobatórios para o curso das operações, considerando a avaliação do cliente e as características da operação;
  • Inserção de dispositivos sobre requisitos para autorização para operar no mercado de câmbio e sobre tratamento a ser dado pelo BCB aos pedidos para essa autorização, bem como sobre sua revisão e seu cancelamento;
  • Os bancos autorizados a operar no mercado de câmbio poderão conduzir todas as operações de câmbio previstas na regulamentação cambial;
  • As sociedades de crédito, financiamento e investimento e as agências de fomento, autorizadas a operar no mercado de câmbio, poderão realizar as mesmas operações cambiais que as sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio;
  • Permissão para que as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio enviem para o BCB, até o dia 5 do mês subsequente ao da sua realização, as informações sobre as operações de câmbio de até US$ 50 mil (cinquenta mil dólares dos Estados Unidos), ou seu equivalente em outras moedas, que não necessitem ser vinculadas a operações de capitais estrangeiros;
  • Equiparação dos requisitos para abertura, manutenção, movimentação e encerramento das contas em reais dos não residentes aos das contas dos residentes;
  • A classificação da finalidade da operação de câmbio passa a ser de responsabilidade do cliente, devendo as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio prestar orientação e suporte técnico para os clientes que necessitarem; e
  • Simplificação e a racionalização do processo de classificação da finalidade das operações cambiais.

Em complemento às alterações introduzidas no mercado de câmbio, decorrentes da entrada em vigor da Lei nº 14.286, de 29 de dezembro de 2021, o BCB editou vários normativos para disciplinar o ingresso e a saída de valores em reais e em moeda estrangeira, o capital brasileiro no exterior, as operações de crédito externo e de investimento estrangeiro direto.

De acordo com Gilson Oliveira Marques, sócio-diretor da MK Consultoria, “Essa mudança objetiva tornar a operação de câmbio menos burocrática, mais eficiente e com um nível de segurança ainda maior para todos os lados”. Em função das alterações na regulamentação, a MK Consultoria elaborou e o Regdrive está disponibilizando uma Tabela Prática, objetivando oferecer aos clientes da MK e ao público em geral, um resumo com uma navegação interativa entre os Anexos III e IV da Res BCB 277, além da conexão com as “Notas auxiliares para classificação de operação de câmbio em geral de mais de US$ 50 mil”.

Adicionalmente, o usuário poderá consultar na Tabela Prática uma indicação das informações e documentos exigidos habitualmente para a contratação do câmbio e a percepção MK Consultoria do risco inerente para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo – LDFT de cada Natureza de Operação.

“Estamos compartilhando e disponibilizando para todos a tabela Naturezas de Operações de Câmbio, que pode ser baixada aqui”, complementa Gilson Marques.

Sobre o Regdrive: O Regdrive é uma plataforma GRC para gestão de governança, riscos, compliance e auditoria interna, desenvolvida pela LYE Consultoria. O Regdrive está no mercado há mais de 10 anos, surgiu para atender demandas regulatórias do SFN. Em parceria com a MK Consultoria, especializada no mercado financeiro, automatiza o compliance regulatório de mais de 200 instituições financeiras, entre bancos, instituições de pagamento, varejistas e montadoras de automóveis.

Sobre a MK Consultoria: A MK Consultoria Organizacional presta assessoria às instituições bancárias e não bancárias, gerindo assuntos relacionados à organização, regulação e supervisão do Sistema Financeiro Nacional. Sua atuação inclui a constituição e o cancelamento de instituições financeiras, análises da estrutura de governança e efetividade dos controles internos. Especialista em Compliance, com acompanhamento de novas normas, disponibilização de biblioteca e programas de compliance organizados e atualizados, além da assessoria para interpretação de normativos.



A utilização do tráfego pago para impulsionar vendas online

gestão de tráfego pago, popularmente conhecida como “anúncio online”, tem sido cada vez mais utilizada por empresas que buscam aumentar sua presença na internet e alcançar novos clientes. Segundo uma matéria publicada pelo portal Propmark sobre a publicidade no Brasil, a previsão é que por aqui a publicidade cresça a uma taxa de 5% ao ano até 2026 e em virtude da pandemia, as atividades de consumo e lazer ficaram mais digitais, o que abriu oportunidade para varejistas e profissionais de marketing digital, além disso produzir e comprar conteúdos em plataformas ficou mais fácil. Esse aumento mostra que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir em publicidade online.

Angélica Bandeira, gestora de tráfego pago e CEO da ABC Agência de Marketing Digital, comenta que a profissão de gestor de tráfego tem sido muito disputada devido a sua popularidade crescente nos últimos anos. Uma matéria publicada no portal Educa Mais Brasil mostra que a profissão de gestor de tráfego ficou entre as cinco mais populares em 2022.

“A gestão de tráfego pago pode trazer diversos benefícios para as empresas que desejam aumentar sua presença na internet”, diz Angélica Chaves. Entre os principais benefícios, pode-se destacar:

– Aumento da visibilidade: as empresas conseguem aumentar sua visibilidade na internet  o que leva o alcance de um público maior;

– Segmentação de público: as plataformas de gestão de tráfego pago permitem a segmentação de acordo com diversos critérios, como idade, sexo, localização geográfica, interesses, entregando assim os anúncios para pessoas com maior probabilidade de compra ou adesão de serviço;

– Métricas precisas e em tempo real: As plataformas de gestão de tráfego pago oferecem diversas métricas que permitem o acompanhamento e a opção de fazer ajustes para melhorar os resultados;

– Retorno sobre investimento ou ROI: o retorno pode ser mais rápido do que outros canais de publicidade offline.

O artesão e proprietário da marca Seu Espaço Místico, Adriaan Zanetti, diz que o tráfego pago é de grande importância para as vendas em seu e-commerce. “Através do tráfego pago é possível alcançar um público maior, mais segmentado e que tenha maior afinidade com meus produtos”, diz Adriaan. 

Já a estomaterapeuta Micheline Sarquis, especialista no tratamento de feridas crônicas em Belo Horizonte, também utilizadora das plataformas de anúncios online, aponta que a internet é uma grande aliada para o desenvolvimento do seu negócio, em especial, quando trabalha com o tráfego pago.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm Forekast, em 2022, a venda on-line teve estimativa de faturamento de R$ 169,59 bilhões. A perspectiva para este ano é de superar esse número e chegar a R$ 185,7 bilhões. Ainda sobre tendências para 2023, o portal Exame.com mostra que os lojistas pretendem expandir ainda mais a estratégia dos negócios virtuais em 2023: a pesquisa indica que 64% dos empreendedores pretendem aprender mais sobre estratégias de e-commerce; 41% querem ampliar canais de divulgação; e 35,5% desejam expandir seu portfólio de produtos.

Sendo assim, é possível ver que o trabalho de tráfego pago realizado nas plataformas digitais vem atuando cada vez mais como uma forma de atrair e prospectar clientes através do meio online, auxiliando de forma direta as marcas e empresas, sejam elas pequenas, médias, ou grandes, a estarem presentes e se estabelecerem no universo digital.



Yakult continua entre as melhores em Satisfação do Cliente

A Yakult do Brasil volta a figurar no ranking do prêmio Melhores Empresas em Satisfação do Cliente na categoria Bebidas Sucos, pelo terceiro ano consecutivo. Em setembro, a Yakult também concorrerá para permanecer entre as 100 melhores empresas no cômputo geral pela terceira vez seguida – que serão anunciadas em setembro em uma cerimônia no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. A filial da multinacional japonesa Yakult Honsha, que completa 55 anos de Brasil neste ano, se destaca entre 3.411 empresas do setor de Bebidas e Sucos na pesquisa que recebeu mais de 20 milhões de opiniões de clientes e envolveu mais de 10 mil marcas, de 207 segmentos do mercado.

As Melhores Empresas são aquelas que conseguiram atingir amostragem mínima para garantir 98% de Confiança Estatística e também no Índice de Satisfação do Cliente (ISC – média MESC) superior a 80%. As empresas são classificadas de acordo com as médias obtidas em ordem decrescente. Todas as empresas que passaram para a segunda fase da seleção foram submetidas a uma auditoria do MESC, que realizou ao menos um processo de Cliente Oculto em seus Canais de Atendimento.

O presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, ressalta que ser novamente reconhecida pelos consumidores por meio da pesquisa do Instituto MESC é motivo de muito orgulho para a Yakult e para todos que trabalham na empresa. “Esperamos estar novamente entre as 100 marcas mais reconhecidas pelos clientes neste ano, como ocorreu em 2022. Agradeço a todos os clientes que nos prestigiaram e reafirmo o nosso compromisso com a produção e o desenvolvimento de alimentos que objetivam o cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas, seguindo a filosofia do nosso fundador, o Dr. Minoru Shirota”, assegura.

A pesquisa
Em parceria com o Google, o Programa de Recompensas MESC seleciona usuários para avaliação, de forma espontânea, de produtos e serviços que consumiram nos últimos 12 meses. Neste ano, o MESC recebeu mais de 20 milhões de opiniões na pesquisa com cunho científico que envolveu marcas de todos os segmentos – de aço e empresas aéreas a shopping centers, call center e construção civil. O projeto também tem parceria com grandes portais de E-commerce de lojas varejistas espalhadas pelo mundo.

Os clientes responderam a um questionário com 30 questões cuidadosamente elaboradas e que se dividem em três dimensões: Valor, Atendimento e Execução. Dessas, duas questões são abertas e dissertativas para complementar o estudo qualitativo, detalhar o sentimento dos clientes em relação às marcas e avaliar 22 dimensões do Índice de Satisfação do Cliente (ISC). Até serem premiadas, as empresas passam por duas fases eliminatórias que envolvem amostras estatísticas – toda empresa, para avançar, precisa atingir 98% de confiança estatística –; e ao menos 70% (média MESC) de satisfação do cliente.

As empresas que passam nas duas fases eliminatórias também são submetidas a uma auditoria de eficácia das práticas para satisfazer os clientes. “Além de uma análise rigorosa de reputação, realizada por auditor MESC, realizamos um processo de Cliente Oculto nos canais de atendimento das empresas que passaram pela segunda fase da seleção. Todo o processo segue rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as diretivas do International Privacy Shield”, afirma o CEO do Instituto MESC, Luiz Rocha. O Instituto MESC, especializado em comportamento do consumidor, patenteou a metodologia que engloba e amplia as principais práticas de mercado para obter o Índice de Satisfação do Cliente (ISC), entre elas o Net Promoter Score (NPS), C-SAT, CES, Share of Wallet, ACSI, BCSI e todas as diretivas ISO.

Mais informações
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 55 anos em 2023. Para outras informações, basta acessar o site ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial Instagram@yakultbrasil



Casa do Fitness começa a atuar como fornecedor oficial Bluefit

A Casa do Fitness, loja conceito especializada em equipamentos de ginástica, recentemente recebeu uma grande notícia: a equipe de homologação da rede de academias Bluefit aprovou a empresa para ser um de seus fornecedores oficiais.

A partir dessa parceria, a loja teve a oportunidade de fornecer equipamentos para várias das novas unidades da franquia que estão sendo abertas. As primeiras academias entregues pela Casa do Fitness já estão, inclusive, funcionando e atendendo ao público da região onde estão localizadas as novas unidades.

Treino para todos, tudo para treinos

Desde a homologação, a Casa do Fitness já entregou equipamentos para inauguração de três novas unidades da franquia em diferentes regiões do país. Os equipamentos entregues incluem esteiras, bicicletas ergométricas, elípticos, equipamentos de musculação e muitos outros.

A Bluefit, por sua vez, tem continuado a buscar a Casa do Fitness para fornecer cada vez mais equipamentos para as novas franquias que estão sendo planejadas.

Bluefit Diadema

Um dos destaques nas entregas é a unidade nova de Diadema da rede de academias, que foi completamente montada utilizando produtos da Speedo. Entre os equipamentos utilizados na montagem da academia estão:

A esteira TR9 Pro da Speedo.

O remo à base de água WaterRower A1.

O Hip Thruster da Speedo é um equipamento que permite fazer a elevação pélvica, guiada pelo aparelho.

A Casa do Fitness é licenciada exclusiva da Speedo Fitness no Brasil.



Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio crônico que atinge o intestino

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) acomete duas vezes mais as mulheres do que os homens e provoca dor e distensão abdominal, inchaço, constipação e/ou diarreia recorrente. Esta condição é comum na população, mas acomete duas vezes mais as mulheres do que os homens, afetando negativamente a qualidade de vida do paciente, tendo em vista que seus sintomas podem persistir por um longo período. 

A gastroenterologista também destaca que existem outros fatores que podem contribuir para a maior prevalência da SII em mulheres, como, por exemplo, a resposta biocomportamental ao estresse, a ansiedade, a depressão e a somatização, além da prevalência de comorbidades associadas à dor crônica, frequentemente associadas à síndrome, como fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, dor pélvica crônica e enxaqueca, o que sugere associação com o status hormonal.  

Segundo a Dra. Marcella Salazar Sousa, gastroenterologista e membro da Comissão da Mulher da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), este fator pode estar relacionado a mudanças hormonais: “Enquanto na população masculina há um predomínio da SII com diarreia, entre as mulheres há mais relatos de sintomas de constipação – redução na frequência das evacuações e fezes mais endurecidas – exceto durante o período menstrual, quando os níveis hormonais caem”, explica. Durante o período menstrual e, quando as mulheres estão mais vulneráveis ao estresse, ansiedade e depressão, os sintomas podem ser mais intensos: “Nesse período, quando há uma queda nos níveis hormonais, há também muitos relatos de exacerbação da dor abdominal, barriga inchada e da sensibilidade retal, quando comparado com outras fases do ciclo menstrual. Já o estresse afeta a barreira intestinal e aumenta a permeabilidade intestinal através de fatores imunológicos que agravam os sintomas da SII”, esclarece a médica. 

Outro fator que pode agravar e causar desconforto aos pacientes com SII é a alimentação. O ideal é manter um estilo de vida saudável, o que engloba a prática de atividade física, que, além de trazer vários benefícios para a saúde, ajuda os movimentos intestinais e aumenta a frequência evacuatória, reduzindo, assim, os sintomas relacionados à síndrome. Evitar o consumo excessivo de cafeína, álcool, bebidas gaseificadas, cigarro, alimentos gordurosos, condimentados e fermentados também auxiliam na redução do desconforto abdominal. 

O diagnóstico da SII é de inclusão e baseado em sintomas, conforme os critérios de Roma IV, que são: o paciente deve apresentar dor abdominal recorrente, ao menos um dia na semana nos últimos três meses, associado a dois ou mais dos seguintes critérios: relação com evacuação, alteração na frequência das evacuações e alterações na forma e/ou consistência das fezes. É importante ressaltar que estes sintomas devem estar presentes nos últimos três meses e terem iniciado, pelo menos, há seis meses. Poucos exames complementares são necessários para exclusão de diagnósticos diferenciais. 

Embora a doença não tenha cura, existe tratamento para auxiliar no controle dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes: “É importante ter uma boa relação médico-paciente e assegurar que, apesar de interferir na qualidade de vida, a doença é uma condição benigna. A conduta terapêutica depende da intensidade e dos sintomas predominantes (diarreia, constipação, dor abdominal e distensão) e incluem também mudanças no estilo de vida do paciente, além das medicações”, afirma a médica. 

Além disso, a gastroenterologista ressalta que a terapia cognitiva comportamental é uma excelente ferramenta para reduzir a ansiedade e o estresse, que são os fatores que também contribuem para a piora dos sintomas relacionados à síndrome.

Este texto não substitui uma consulta médica. Em caso de dúvidas, um gastroenterologista deve ser consultado.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias