Os brasileiros não resistem a um churrasco, e não à toa estão sempre buscando maneiras de inovar nessa refeição. Daí veio a chamada “gourmetização do churrasco”, que acabou elevando a qualidade do churrasco tradicional.
O que diferencia a versão gourmet é a priorização de peças menores e tipos de carnes que não costumamos ver nas churrasqueiras, como T-bone, prime rib, ancho, chorizo, linguiças especiais e carnes mais nobres, como o Wagyu. O churrasco gourmet também dá preferência a produtos provenientes da pecuária orgânica.
O modo de preparo também é diferenciado. O uso de grelhas ao invés do espeto e a adição de temperos especiais, escolhidos a dedo pelo churrasqueiro, são parte fundamental da experiência.
Aprenda como fazer o churrasco gourmet perfeito e reúna os amigos no fim de semana para aproveitar o verão:
Escolha da carne
As carnes para o churrasco devem ser compradas em estabelecimentos de confiança, com boa higiene e procedência.
Geralmente, as melhores opções para o churrasco são aquelas embaladas a vácuo. A embalagem traz informações importantes sobre a qualidade da peça e permite conferir a aparência: quanto menos sangue e mais fibras (marmoreio), melhor.
Também é preciso verificar a maciez da peça. Uma carne de boa qualidade deve ser macia ao toque. Quando assada, ela vai desmanchar na boca.
Além de garantir um nível de maturação maior ao corte, deixando-o mais macio, essa embalagem ainda permite que você possa conferir a data de validade, procedência e aparência.
Acendendo a churrasqueira
A churrasqueira precisa ser acesa pelo menos 45 minutos antes do churrasco começar, para que esteja na temperatura certa para preparar as carnes.
Para acender, a melhor solução é usar um papel toalha embebido em óleo de soja ou álcool. Ele deve ser posicionado no meio do carvão aceso. Assim que o combustível esquentar, vai queimar o carvão. É preciso jogar um pouco mais de óleo ou álcool em volta, com cuidado. Claro que o ritual de acender o fogo depende muito de churrasqueiro para churrasqueiro, mas a máxima é sempre a mesma: combustível, fogo, avental e um bom vinho do lado.
Evite acender a churrasqueira com papel comum ou papelão, pois são materiais que soltam fuligem e podem estragar a carne. Além disso, jamais use combustíveis como querosene e gasolina, que são altamente inflamáveis e perigosos.
Para começar o churrasco, espere o carvão virar brasa, pois chamas altas não ajudam a assar a carne. No entanto, não deixe o fogo se apagar, é preciso alimentar a brasa aos poucos durante toda a duração do churrasco.
Capriche nos temperos
Há dois momentos importantes para temperar a carne: antes de assá-la e ao finalizá-la.
Para o primeiro, basta usar sal e pimenta, a preferência é pelo sal grosso triturado no liquidificador. O ideal é não abusar da quantidade.
A finalização, chamada “toillet”, é o segredo do churrasco gourmet. Flor de sal, alho negro e o americano dry rub são boas pedidas para temperar a carne antes de servir, e molhos, como barbecue, chimichurri, mostardas e chutneys, podem acompanhar os pedaços.
Evite usar ervas para temperar as carnes que vão à churrasqueira. Elas queimam com muita facilidade e seu sabor se altera.
Acompanhamentos para o churrasco gourmet
Além dos acompanhamentos clássicos do churrasco, como o arroz, a farofa, o vinagrete e a maionese, dá para oferecer aos convidados acompanhamentos diferentes, feitos na brasa.
É o caso da espiga de milho grelhada, muito tradicional nos churrascos feitos nos Estados Unidos. Depois de assadas, elas podem ser pinceladas com uma manteiga de ervas finas ou um molho de maionese com parmesão.
Quase todos os vegetais ficam deliciosos na brasa. É possível fazer batata, pimentão, abobrinha, berinjela, cebola, tomate, brócolis, palmito e cenoura. asta colocar na brasa, finalizar na grelha e consumir puro, com ervas ou com algum molho. A dica vale também para os cogumelos.
A sobremesa também pode ser feita na grelha. A banana da terra fica ótima quando servida com mel, canela e uma bola de sorvete de baunilha.
As melhores bebidas para o churrasco gourmet
A preferência nacional para acompanhar o churrasco ainda é a cerveja. Cerca de cinco latinhas por pessoa é o suficiente para uma turma que bebe moderadamente. Para variar, o chopp precisa de ao menos dois litros por pessoa para não faltar.
Outra bebida que vai bem no churrasco é a caipirinha. A versão tradicional é feita com cachaça, mas é possível adaptar e usar bebidas como vodca e saquê. Além do limão, priorize frutas da época, que deixam a bebida mais doce e fresca.
Nos últimos anos, a harmonização de vinho e churrasco tem se popularizado, e é ideal para uma refeição gourmet. Algumas combinações que funcionam são o Vinho Malbec com o ancho, o Vinho Cabernet Sauvignon com a picanha e o Vinho Syrah com carnes servidas ao molho barbecue.
Provar um churrasco gourmet é uma experiência única, desde que ele seja preparado corretamente, e essas dicas vão garantir que todos tenham um bom apetite.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA