Uma pesquisa da Kaspersky Lab mostra que um em cada dez usuários mudaria a realidade nas redes sociais para receber mais curtidas nas suas postagens. A pesquisa também mostra que os homens são mais propensos em abrir mão de sua privacidade nas postagens. Um décimo (9%) dos homens publicaria sua própria foto sem roupas, nas mulheres é de 5% e 13% dos homens publicariam fotos de seus amigos usando algo comprometedor.
Para chamar a atenção e garantir um grande número de curtidas, 12% finge estar em algum lugar ou fazendo algo que talvez não seja exatamente verdade. No caso dos homens, essa porcentagem chega a 14%, o que sugere que muitos preferem a atenção nas redes sociais do que compartilhar um retrato real da sua vida.
A pesquisa revela ainda que os homens são afetados pelo número de curtidas que recebem nas redes sociais e são mais propensos que as mulheres a mostrar algo vergonhoso ou confidencial sobre seus colegas de trabalho, amigos ou empregadores. Assim, 14% dos homens disseram que revelariam um segredo de um colega de trabalho, em comparação com 7% das mulheres; 13% estão dispostos a postar um segredo de seu empregador, e 12% mostrariam algo vergonhoso sobre um amigo, em comparação com 6% das mulheres.
Os homens também ficam descontentes quando não conseguem as curtidas que esperam; 24% temem que, se poucas pessoas curtirem suas postagens, os amigos acharão que eles não são populares, em comparação com 17% das mulheres. 29% dos homens também admitiram que ficam incomodados quando alguém importante para eles não curte suas postagens.
E não para por aí: 15% dos homens declararam que postariam uma foto de amigos alcoolizados, contra 8% das mulheres, e 12% dos homens publicariam sua própria foto usando algo comprometedor. A pesquisa mostra que 58% das pessoas ficam incomodadas e descontentes quando seus amigos postam fotos delas que não gostariam que fossem divulgadas publicamente.