Home Cultura Pesquisa aponta o que as crianças entendem pela palavra solidariedade

Pesquisa aponta o que as crianças entendem pela palavra solidariedade



O que é, o que é faz parte de um estudo amplo promovido pela plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade (EGG) para entender como as crianças brasileiras compreendem os conceitos de certas palavras como gentileza, generosidade, solidariedade, diversidade, sustentabilidade, respeito e cidadania para realizar soluções com metodologias e narrativas mais precisas para que estas palavras ganhem cada vez mais sentido prático junto às novas gerações, em casa e na escola.

Nesta edição, com foco em solidariedade, participaram da pesquisa 73 crianças de 1 a 13 anos, em todas as regiões do país. Abaixo, os resultados dessa sondagem:

“Ajudar” é o sinônimo mais recorrente, sendo que 89% das crianças explicam solidariedade usando como significado de “ajudar”, com 49% das menções. Entre as demais palavras positivas, foram verbalizações como “bondade”, “fazer o bem”, “amar”, “carinho e cuidado”, “ser gentil”, “doar” e “ser feliz”. A palavra “ajudar” foi mencionada por 83% dos participantes, sendo que 67% são meninos e 75% que disseram “amor” e “carinho”, são meninas.



Nas menções positivas, ao invés de explicações ou sinônimos, 7% das respostas são relatos com situações nas quais as crianças identificam a solidariedade (dividir, valorizar, ensinar, preparar, construir, oferecer segurança).

A confusão negativa com “ser solitário” ocorreu com 11% das crianças, com maioria entre 6 a 9 anos e 80% estudantes da rede privada de ensino, têm uma percepção distorcida da palavra, confundindo “ser solidário” e “ser solitário”, por um possível equívoco sonoro.

O estudo já endereça recomendações para professores e familiares preocupados em desenvolver as competências socioemocionais e sócio-transformacionais das crianças:

Para a idealizadora da Plataforma de Educação para a Gentileza e Generosidade, Marina Pechlivanis, para que o conceito de solidariedade seja incorporado, deve ser apenas falado, senão, praticado, como explica Marina “é preciso verbalizar com mais frequência “solidariedade” e exemplificar o que a palavra significa, para que adquira sentido junto às crianças; ser o exemplo para as crianças, na escola ou em casa, fazendo gestos de solidariedade”

Para evitar associações negativas, por conta da similaridade fonética com a palavra “solitário”, poderiam ser feitas algumas atividades para evitar a confusão sonora e semântica entre as palavras, como “criar jogos de memória ou trava-línguas que possam gerar novos jargões; por exemplo: “quem é solidário nunca fica solitário”, e assim, reforçar a origem das palavras, demonstrando a diferença. E identificar atos de solidariedade no dia a dia e em filmes, fazendo com que as crianças tenham exemplos reais”.

A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada via questionário online, de setembro a dezembro de 2021, com uso da análise do discurso para captação dos sentidos produzidos nas narrativas. A proposta aos familiares responsáveis pelos participantes foi perguntar para as crianças: “O que é solidariedade?”, e registrar o resultado, sem edições.

O que é, o que é: solidariedade

Faz parte de um estudo amplo promovido pela plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade para entender como as crianças brasileiras compreendem conceitos integrantes de nossos sete princípios: gentileza, generosidade, solidariedade, diversidade e sustentabilidade, respeito e cidadania.

Educação para Gentileza e Generosidade

A primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade oferece soluções sistêmicas para diversos públicos. Para as escolas, metodologia com 26 planos de aula adaptados da renomada Learning to Give e adequados à nova BNCC, além de cursos e prêmios. Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos e oportunidades de conexão e visibilidade. Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens. Para as empresas, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos. Tudo gratuito, descomplicado, acolhedor e acessível, e com base nos sete princípios da Educação para a Gentileza, Generosidade, Sustentabilidade, Solidariedade, Diversidade, Respeito e Cidadania, que são os 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade (7 PEGG). Entre os mantenedores estão o Instituto Mol e o Movimento Bem Maior.

Pesquisa aponta o que as crianças entendem pela palavra solidariedadePesquisa aponta o que as crianças entendem pela palavra solidariedadePesquisa aponta o que as crianças entendem pela palavra solidariedadePesquisa aponta o que as crianças entendem pela palavra solidariedadePesquisa aponta o que as crianças entendem pela palavra solidariedadePesquisa aponta o que as crianças entendem pela palavra solidariedade



Previous articleAlerta de golpe envolvendo serviços prestados por economistas
Next articleTecnisys celebra mais um aniversário de Brasília
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna