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Pesquisa de opinião: quando e onde usar essa ferramenta



A pesquisa de opinião é uma ferramenta considerada essencial para a tomada de decisão nos mais diferentes segmentos. Essa ferramenta ajuda na identificação de aspectos de comportamento do mercado, de clientes, eleitores ou de qualquer público-alvo que se deseja atingir.

Na prática, o resultado das pesquisas ajudam em um melhor direcionamento, atendimento ao cliente e até na apresentação do produto ou serviço. Essas informações e análises quando aliadas, geram conhecimento e melhores resultados.

Conhecer o público



O objetivo da aplicação de uma entrevista é encontrar o perfil dos possíveis clientes para um produto ou serviço. Logo, é importante entender quais são seus anseios. Por isso, a pesquisa de opinião é apresentada como um estudo científico, pois usa ferramentas precisas para detectar o que pensa o futuro cliente.

Na pesquisa de opinião, dados importantes como: faixa etária, classe social, hábitos e gostos específicos são coletados dos participantes. Com essas informações, é possível desenvolver produtos específicos para sanar os desejos dos futuros clientes.

Saber reconhecer o que o público quer e o que ele precisa são diferentes perspectivas que ajudam na hora da elaboração de um novo produto ou serviço. Para o diretor do Instituto Veritá, Adriano Silvoni: “Uma boa pesquisa começa exatamente com perguntas estruturadas que levem a respostas precisas para a tomada de decisões estratégicas”.

O instituto que está no mercado das pesquisas a 27 anos já realizou mais de 7 mil projetos, com 3 milhões de pessoas entrevistadas em pesquisas de mercado, governo e eleições.

Definir a melhor estratégia

A pesquisa de opinião é uma ferramenta que busca trazer até o pesquisador informações para proporcionar a solidez ao negócio, onde quer que esteja pretendendo entrar. Por isso, os resultados de uma pesquisa de opinião ajudam a definir uma estratégia de abordagem.

Grandes campanhas e produtos de sucesso atingem o seu público no horário e local certos. Sem isso, um investimento em marketing, por exemplo, pode ser muito alto e desvantajoso, caso seja feito sem nenhuma perspectiva ou background do cliente.

Com os resultados precisos indicados por uma pesquisa e uma boa análise deles, a equipe consegue definir o caminho correto para conquistar e reter clientes. Além de determinar quando uma nova pesquisa de opinião precisará ser feita para continuar o processo de evolução do produto ou serviço.

(Re)avaliar um produto ou serviço

O cliente, como protagonista de todo esse processo, quer sempre ter a certeza de que sua opinião é ouvida e que as marcas estão comprometidas em atendê-lo cada vez melhor. Assim, de acordo com dados do Instituto Veritá: “Conquistar novos clientes pode custar até sete vezes mais do que manter os clientes atuais”.

Portanto, investir em uma pesquisa de opinião, após a aquisição do produto ou serviço, também é importante para o bom desempenho da empresa e a continuidade dela no mercado.

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