O objetivo é fisgar os tutores que querem manter uma atitude mais responsável com o planeta mesmo quando o assunto é o pet.
Embora grandes líderes globais, como o presidente dos Estados Unidos e mesmo o presidente brasileiro, tentem contestar o aquecimento global, há inúmeras evidências científicas de que o planeta Terra está mesmo ficando mais quente a cada ano que passa, e isso se deve à intensa atividade humana.
Transportes, indústria, agricultura e agropecuária são atividades que poluem a camada atmosférica do planeta.
Para que a vida humana e animal não fiquem ameaçadas, é imprescindível que as mais diversas instituições, governamentais, privadas e sem fins lucrativos, ajam juntas para tentar frear os efeitos do aquecimento do planeta.
Além das esferas institucionais, as pessoas também precisam ter uma atitude mais consciente, sobretudo quando o assunto é consumo de produtos que agridem a atmosfera.
Já faz um tempo que o mercado, percebendo a onda eco-friendly, tem apresentado uma gama maior de produto sustentável, aquele que tem uma maior preocupação com o meio ambiente. Atualmente, até lojas de pet shop têm investido nessa proposta de sustentabilidade.
O que são produtos sistentáveis dos pets
O conceito de sustentabilidade não é tão simples assim, ou seja, embora muitas empresas aleguem ser sustentáveis, elas podem continuar tendo práticas ruins, como poluição de mananciais ou exploração da mão de obra.
De forma geral, no entanto, os produtos sustentáveis buscam utilizar os recursos naturais com parcimônia e prudência. Um dos caminhos é optar por matérias-primas fornecidas por empresários que têm áreas de replantio de florestas, por exemplo. Há também quem invista em materiais reciclados, como o papel e o plástico.
Uma das tendências de produtos sustentáveis para os pets é utilizar o bambu como matéria-prima. Brinquedos, utensílios e mesmo roupinhas para os pets podem ser feitos por esse material, cujos principais benefícios são a resistência e a maleabilidade.
Quais produtos sustentáveis é possível encontrar
Os produtos com uma pegada mais sustentável para os pets, por serem mais caros, não são tão comuns assim em lojas de petshop e grandes centros comerciais. Nesse comércio, geralmente, os produtos mais populares são os importados da China, por exemplo, que têm um preço mais competitivo.
No entanto, algumas empresas já têm desenvolvido diversos produtos sustentáveis para os pets: suporte para tigelas de água e ração, bebedouros e comedouros, brinquedos e, até mesmo, roupinhas são algumas das mercadorias mais comuns para os cães.
Para os gatos, arranhadores, tapetinhos e colchonetes são alguns dos produtos mais populares.
Cosméticos
Outro grupo de produtos sustentáveis para os pets é o de “cosméticos”: xampus, cremes e sabonetes são os mais comuns. Sprays hidratantes também já estão sendo fabricados.
As marcas investem em xampus e condicionadores sem parabenos, sem sal e corantes. Também prometem produtos mais concentrados e que deixam um cheiro agradável no pet.
Onde encontrar
Esse tipo de produto, com uma pegada mais consciente, não é tão popular, ou seja, eles não são tão comuns assim nos petshops e lojas especializadas. Apesar disso, é possível encontrar diversos produtos sustentáveis em algumas lojas físicas em cidades como São Paulo, mas, principalmente na internet, através de e-commerces.
Pontos positivos dos eco-friendly para pets
Os produtos eco-friendly para pets costumam ter um design e um material mais exclusivo e resistente. Isto é, os animais acabam tendo peças que duram mais e, além disso, que são mais personalizadas, já que não é todo bichinho que tem uma roupinha sustentável, por exemplo.
Outro ponto positivo desse tipo de produto, obviamente, é não agredir tanto o planeta, já que o propósito desse tipo de mercadoria é, justamente, usar os recursos naturais com mais cuidado e consciência.
Pontos negativos
Embora sejam mais exclusivos e tentem não agredir os recursos naturais, esses produtos tendem a ser mais caros. Como utilizam tecnologias inovadoras e se preocupam em não desmatar ou não explorar a mão de obra, por exemplo, o produto final se encarece e o custo deve ser repassado ao consumidor.
Outro ponto negativo é que os produtos não são facilmente encontrados, ficando restritos a e-commerces ou a centros, como a cidade de São Paulo.