A Polycom lançou o Pano (de PANOramic), um equipamento que facilita a vida de quem precisa compartilhar conteúdo em reuniões de trabalho colaborativo. Com o produto, qualquer pessoa em uma reunião de negócios faz o compartilhamento de até quatro diferentes conteúdos, simultaneamente e na mesma tela, posicionando-os lado a lado em um monitor, a partir de qualquer dispositivo e sem a necessidade de conectar cabos, discos ou outros equipamentos externos, como dongles. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
O nome Pano pode parecer estranho, mas é um lançamento mundial e deriva do início da palavra “panorâmico”, pois faz o compartilhamento de conteúdo (como apresentações, projetos ou planilhas) de maneira simples por meio de conexão sem fio a PCs, Macs, tablets, smartphones e até mesmo durante videoconferências ao vivo.
“Os clientes comentaram sobre suas dificuldades em compartilhar conteúdo nas reuniões quando perdiam muito tempo tentando usar um adaptador ou o cabo adequado a seus computadores ou dispositivos”, diz Paulo David, Diretor Regional da Polycom Brasil. “A colaboração torna-se mais produtiva e efetiva quando você faz anotações e discute ideias em tempo real. O Polycom Pano facilita o compartilhamento de conteúdo e se encaixa em qualquer sala de reunião ou espaços colaborativos de trabalho”, diz.
Veja detalhes do produto nesta entrevista com Leandro Zille Dutra, engenheiro de vendas da Polycom do Brasil
O Polycom Pano pode ser adicionado a um monitor touchscreen e os recursos serão expandidos, como funções de anotação e interação em tempo real, utilizando uma caneta ou os próprios dedos. O uso de um monitor 4K aumentará ainda mais a experiência de compartilhamento de conteúdo. Segundo a empresa, o equipamento pode trabalhar com qualquer equipamento de vídeo existente, facilitando a incorporação da tecnologia da sala de conferências.
Ah, para conectividade existe um app para smartphones e computadores, assim para uma conexão é necessário apenas um equipamento (que será o HOST) e as demais pessoas podem se conectar pelos apps. Não existe limitação do número de pessoas em uma sessão, apenas o compartilhamento de conteúdo que fica limitado a quatro simultâneos. O equipamento pode ser alimentado de energia tanto pela sua porta de rede PoE+ quando pela fonte que o acompanha.
Segurança
A segurança recebeu atenção especial, pois o Polycom Pano inclui recursos de segurança incorporados que limitam o compartilhamento ao monitor onde está sendo apresentado o conteúdo, de modo a proteger as informações assim que a reunião for concluída.
“O Polycom Pano é uma solução ideal para toda e qualquer sala de reuniões”, diz Daniel Rogers, VP Global de Canais e UC Vendor Alliances, da integradora AVI-SPL. “O Pano elimina as frustrações da conexão e compartilhamento de conteúdo comuns, liberando os participantes a manterem o foco nas tarefas de missão crítica durante a reunião”.
Preço e disponibilidade
O equipamento está sendo distribuído pelas integradoras parceiras da Polycom (que não fazem apenas a venda, e sim o treinamento e a instalação caso o cliente desejar), e existem pacotes diferenciados de garantia que podem ser adquiridos. Seu preço fica em torno de R$ 10 mil, e a expectativa de vendas do produto é de cerca de 1200 unidades em 2018. Para mais informações, acesse o site.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA