A Rosetta Stone, empresa líder mundial em soluções tecnológicas para ensino de idiomas, acaba de renovar contrato para oferecer mais licenças de suas soluções avançadas de treinamento em diferentes línguas estrangeiras para a brasileira Stefanini. O objetivo é aperfeiçoar o desempenho de seus profissionais nas negociações com clientes e parceiros internacionais, o que é essencial para o sucesso de seus negócios no Brasil e no exterior.
A parceria entre as duas empresas foi iniciada em dezembro de 2010, com a contratação de centenas de licenças da Rosetta Stone, coincidindo com o início do processo de internacionalização da Stefanini. A empresa de tecnologia brasileira possui forte presença no exterior (34 países, 85 escritórios e 35 idiomas). “Começamos a intensificar nossa atuação junto a clientes e parceiros de negócios em mercados internacionais e percebemos que muitos de nossos talentos precisavam aperfeiçoar, principalmente, o inglês e o espanhol”, afirma Márcia Mazzetto, diretora de RH da Stefanini. A solução ajudará a eliminar a barreira linguística ao mesmo tempo que mostrará resultados que podem ser mensurados.
A Stefanini foi a primeira empresa-cliente da Rosetta Stone no Brasil e, atualmente, conta com licenças da solução Rosetta Stone Advantage, com aulas virtuais, e licenças da solução Rosetta Stone Foundations. “Um dos diferenciais para termos conquistado este cliente e contar com sua fidelidade é o fato de oferecermos sete idiomas diferentes (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, holandês e mandarim) no Rosetta Stone Advantage e 24 no Rosetta Stone Foundations, testes constantes para avaliar classificação e progresso, ferramentas do administrador, além de níveis avançados de ensino”, destaca Milton Isidro, diretor geral da Rosetta Stone no Brasil.
“Na Stefanini, a maior necessidade é de treinamento de brasileiros para que se aperfeiçoem em inglês (85%) e espanhol (10%). Outro idioma requisitado pelos profissionais é o francês 1%”. Apesar de serem oferecidos também os outros idiomas disponíveis, a adesão dos colaboradores ainda não é expressiva, explica Márcia.
Idioma e cultura
A Rosetta Stone Advantage apresenta programas de aprendizado personalizados com base nas metas de cada pessoa, mais de 40 tipos de atividades, lições gramaticais e culturais, tecnologia de reconhecimento de voz para refinar a pronúncia e ampla biblioteca de conteúdo para que a pessoa possa explorar diferentes situações cotidianas e tópicos relacionados a um trabalho ou setor específico. “Isto é muito importante porque o colaborador aprende não só o idioma, mas diferentes aspectos da cultura e termos próprios de sua área de atuação”, reforça Márcia.
A outra opção contratada pela Stefanini é o Rosetta Stone Foundations, ferramenta de e-learning para alunos de nível iniciante a intermediário disponível em 24 idiomas. Sua metodologia consiste em lições cuidadosamente preparadas para introduzir e expandir vocabulário e gramática, com ênfase na produção da linguagem, gerando feedbacks imediatos para todas as respostas a fim de reforçar conceitos importantes e promover o aprendizado correto.
Segundo a diretora de RH da Stefanini, a receptividade dos talentos da empresa aos cursos on-line da Rosetta Stone é muito boa. “Temos hoje muitos colaboradores ativos, que estudam frequentemente os idiomas oferecidos e têm mostrado na prática maior proficiência, contribuindo efetivamente para tornar mais produtivas as relações de negócios da companhia”, destaca Márcia. Ela também informa que os participantes dedicam em média entre 10 e 14 horas ao mês aos estudos de idiomas e avançam pelo menos um nível do Marco Comum de Referência em um ano de formação.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br