Home Cultura Portinari integra estratégia comercial que une arte à cultura do café

Portinari integra estratégia comercial que une arte à cultura do café



Umas das mais clássicas telas produzidas por um brasileiro, “Café” é considerada a grande obra-prima de Candido Portinari, onde o artista plástico retrata o ambiente de trabalho de uma lavoura, com homens e mulheres a carregar pesados sacos de grãos que geram a bebida. A pintura, que foi a primeira obra do modernismo brasileiro a conquistar um prêmio no exterior, recebeu menção honrosa na exposição do Instituto Carnegie, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, em 1935, é apenas uma das tantas realizadas pelo paulista de Brodowski, que traz a temática do café – a recorrência ao produto o levaria, inclusive, a ser classificado como “o pintor do café”.

João Candido Portinari, filho do artista, dirige o site do Projeto Portinari, o qual consegue listar, ao menos, mais de 200 obras relacionadas ao café, tais como Meninos Soltando Pipas, de 1947, Café, onde é possível identificar uma cena comum na cafeicultura, de 1942 e Peneirando Café, de 1957. 

“Não conheço nenhum pintor, em toda a pintura universal, que tenha pintado mais um país do que Portinari pintou o seu. E como não poderia deixar de ser, a primeira imagem de sua infância, aquela que ficou gravada em suas retinas até o último suspiro, é a do imenso cafezal do interior paulista.  Não é por acaso que o seu primeiro prêmio internacional, que lhe abriu as portas para a fama além de nossas fronteiras, tenha sido conquistado com sua tela ‘Café’, hoje no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro”, comenta João Candido Portinari, filho do pintor.



Inspiração para além das telas e xícaras 

A indústria de café nacional não se limita apenas às cadeias de produção e exportação. Isso porque, como ficou evidente, o consumo do café também carrega história e cultura. Assimilar tais elementos fundamentais a estratégias comerciais rompe, em muito, com a sensação de que arte e negócios são antagônicos. A ligação simbólica e existencial entre o artista plástico paulista e a bebida inspirou a marca 3corações a reproduzir três grandes obras de Candido Portinari em embalagens de seus cafés: Peneirando Café (1957), Meninos Soltando Pipas (1947) e Café (1942). 

“Acreditamos que o café é mais do que uma bebida. O café também é a expressão da identidade de cada brasileiro, que tem seu próprio jeito de amar o café”, diz Roberta Prado, head de Marketing do Grupo 3corações. “O Brasil vai além do futebol e do carnaval. O Brasil também é o país do café e o país de Portinari, e temos muito orgulho disso”, completa. 

A ideia de ter Portinari como um ponto de referência para agregar arte ao consumo de café partiu de uma série de pesquisas e estudos sobre as obras e vida do pintor. A decisão de homenagear artes que marcam a estética nacional também teve como objetivo apresentar aos amantes de café outra perspectiva sobre a bebida. “Assim como Portinari se inspirou no café para criar seu legado memorável, a 3corações agora se inspira em Portinari para compor linha de cafés que partiu de um insight com o objetivo de mostrar que a bebida está muito além da gastronomia e pode ser arte”, finaliza Roberta Prado.

Para mais informações sobre o lançamento com as obras de Portinari, basta acessar: www.3coracoes.com.br

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