Com a chegada de novos players no mercado e o incremento de itens de série em modelos de entrada como ar-condicionado, direção hidráulica e kit conectividade, o brasileiro já busca outros opcionais para ter mais conforto e segurança. Um deles é o câmbio automático. As intenções de compra com automóveis equipados com a transmissão cresceram no período de um ano nos sites especializados em classificados de veículos.
As ofertas de automóveis com o opcional também aumentaram. O estoque virtual da Web Motors, um dos sites do setor, cresceu 30,4%, passando de 84,1 mil, em outubro do ano passado, para 109,8 mil, no décimo mês de 2015. Na comparação com setembro a alta foi de três pontos percentuais. A gama de automáticos inclui modelos com transmissão sequencial, que oferece a opção para o comando manual, e o CVT, com marchas continuamente variáveis.
Para especialistas do setor, a procura por carros com transmissão manual ainda é maior, mas o comportamento do brasileiro começa a mudar. “O carro automático deixou de ser um sonho de consumo remoto para se transformar em uma realidade prática. Hoje há diversas alternativas no segmento de seminovos e usados com preços acessíveis”, afirma. “Atualmente, a transmissão automática é o grande diferencial de um veículo, assim como no passado foi o ar-condicionado e a direção hidráulica”, explica Rafael Constantino, gerente de marketing da Web Motors.
Adeus, pelados
A crise do setor automotivo deixou o brasileiro mais exigente. Além de dar preferência para modelos usados, com idade entre quatro e oito anos, o consumidor já não dá tanta importância para os carros “pelados”. Ar-condicionado, direção elétrica e trio elétrico já são itens exigidos na hora da compra.
Os opcionais de conforto já aparecem em mais da metade dos carros anunciados, segundo pesquisa divulgada neste ano por empresas de classificados de veículos online. O ar-condicionado aparece em 77% do estoque virtual, um aumento de 9% em relação a 2011.
Já o volume de veículos equipados com trio elétrico representa 82% do total de anúncios. O vidro elétrico representa 79% e alarme, 66%. A direção hidráulica teve uma alta de três pontos percentuais, passando para 79% dos modelos anunciados.
Opcionais mais robustos também ganham mais espaço. É o caso de DVD Player, sensores de chuva e de estacionamento. O GPS integrado também está em mais veículos, passando de 0,1% dos veículos, em 2011, para 7,6%.
E os itens obsoletos ainda são encontrados nas buscas online por automóveis. Apesar da redução, ainda é possível visualizar modelos com toca-fitas (2%) e disqueteira (3%). Em 2011, os anúncios eram 4% e 5%, respectivamente.