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Produtos do Angry Birds fracassam e empresa corta empregos



O jogo Angry Birds foi um sucesso quando lançado. Desde quando foi anunciado, em 2009, mais de 150 milhões de pessoas baixaram o divertido passa-tempo que joga pássaros de uma catapulta para destruir castelos de porcos. Seu sucessor, o Angry Birds 2 já foi acessado por mais de 50 milhões e parecia seguir o mesmo ritmo. Mas a repercussão esfriou e os resultados passados não estão salvando as contas da Rovio Entertainment, dona da marca.

A empresa anunciou que irá cortar 260 postos de trabalho. A notícia vem algumas semanas depois de um começo entusiasmante do Angry Birds 2, porém rápido demais para gerar lucro. Desde o começo do segundo trimestre de 2015, os downloads do game foram ultrapassados por outros lançamentos. Game of War , Clash of Clans e Candy Crush Saga obtiveram o topo das estatísticas de downloads e alguns jogos de produtoras locais em vários países também tiveram bom desempenho.

Mudança de estratégia
O modelo do game é que parece ter ficado ultrapassado. Angry Birds foi projetado para ter uma versão grátis e alguns aprimoramentos pagos, mas nada que influenciasse decisivamente a forma de jogar. A Rovio também investiu muito em produtos físicos para os fãs, bonecos, jogos de tabuleiro, cadernos e canetas são só alguns exemplos. Tudo isso parece que não foi suficiente para fechar as contas. No mercado de games, os sucessos atuais trabalham em outros modelos que oferecem mais jogabilidade com micropagamentos. O Angry Birds não foi projetado para esse mercado de faturamento diferenciado.



A queda dos downloads está comprometendo também a estratégia de franquia da marca para produtos físicos. Menos relevante e conhecido, ninguém está comprando qualquer coisa com os pássaros catapultados. A esperança da Rovio reside agora em um filme que deve estrear em 2016. Mas a mudança do modelo de negócio da empresa já é tido como certa nos próximos meses, independentemente do sucesso do filme. Quem reclama da competitividade do mercado não tem ideia de como isso é mais complicado na indústria de games.

 

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