…às tecnologias, modelos e contratação dos fornecedores. Já a guarda das mensagens iria contra qualquer política de privacidade.
Produtos de criptografia usado em gateways de internet banking e pagamento, e aqueles utilizados para e-commerce e transações baseados em senha também serão isentos.
O projeto previa o armazenamento por até 90 dias das mensagens e incluía a prisão de empresários e usuários que não obedecessem a lei. A política também queria que todos usuários fornecessem suas chaves de criptografia para o governo. Absolutamente todos seriam incluídos, até mesmo departamentos do governo, instituições acadêmicas e empresas. Todo tipo de comunicação também seria considerado, seja oficial, comercial ou pessoal.
Geralmente, todos os modernos serviços de mensagens como WhatsApp, Viber, Line, Google bate-papo, Yahoo Messenger etc, vem com alto nível de criptografia e muitas agências de segurança levam tempo de encontrar e interceptar essas mensagens.
Oficialmente, o plano do governo era controlar as mensagens oficiais. Um porta-voz chegou a declarar que o projeto não afetaria o cidadão comum. Mas a teoria não sustentou-se e em poucos dias foi destruída com exemplos e citações das falhas do projeto.
O parecer pode ter sido a pá de cal no projeto que ainda corre em consulta popular até 16 de outubro.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br