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Quanto tempo para decidir comprar um produto online?



Desde que a internet se tornou algo popular, lá no final do século passado, o hábito online de compras tem se espalhado entre os consumidores. As pessoas compram de tudo e os varejistas querem sempre entender um pouco mais sobre comportamentos e influências do comércio eletrônico. Graças à tecnologia, isso tem sido cada vez mais fácil. A captura de informações e dados sobre a jornada do consumidor tem evoluído e o conhecimento sobre as relações comerciais na rede é cada vez maior.

Entender o comportamento do e-consumidor, acompanhado do processo de compra em si, é uma das chaves para o sucesso do varejo online. As atitudes variam de acordo com o público, o produto em vista, características sociais e hábitos regionais. Por exemplo, o tempo para aquisição de um produto on-line pode ser muito diferente em cada parte do mundo.

Para se ter uma ideia, enquanto na maioria dos países os consumidores levam cerca de 1 hora para comprar roupas, na França são necessárias pelo menos 4 horas – observado como o tempo mais longo nessa categoria. Na contramão desta realidade está a Eslováquia, visto como o país mais rápido quando o assunto é consumo fashion, com aquisições realizadas em menos de 20 minutos, desde o primeiro clique até a decisão final.



Os resultados aparecem em um levantamento da vitrine virtual UmSóLugar, que desenvolveu uma pesquisa envolvendo 13 diferentes países: Alemanha, Brasil, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, República Checa e Suécia.Quanto tempo para decidir comprar um produto online?

Entender o comportamento do e-consumidor, juntamente com o processo de compra em si, é uma das chaves para o sucesso do varejo online. Na verdade, para melhorar a conversão do comércio eletrônico, o primeiro passo, sem dúvidas é reunir informações sobre perfil de seus consumidores. Uma das várias métricas utilizadas para esse tipo de informação é o tempo necessário para concluir o processo de transação, ou seja, o número de minutos, horas e dias gastos por este público para concluir uma compra.

Brasileiros
No Brasil, antes do consumo de fashion ou mobiliário, aparece como destaque a procura por eletrônicos. A pesquisa Webshoppers 2016, apresentada pela Ebit no início deste ano, apontou que o produto Celular/Smartphone foi o mais escolhido como opção de compra, com 26% da preferência dos consumidores online, seguido por Moda Feminina/Acessórios (19%), Moda Masculina/Acessórios (15%), Perfume (12%) e Esporte e Lazer (11%).

Mesmo estando no topo da lista de produtos adquiridos online, o levantamento mostra que somente 15% dos consumidores fizeram a escolha imediata do aparelho comprado. Em média, nota-se que 42% dos compradores demoraram até uma semana para a escolha do artigo ideal e outros 42%, mais de duas semanas.

Tais dados comprovam que quanto maior o valor agregado do produto, maior é a necessidade de pesquisar e buscar o melhor custo-benefício, principalmente diante do incerto cenário político-econômico atual do país, que obriga o consumidor a assumir um perfil mais conservador e ponderar com atenção redobrada o que deve ser levado para casa.

 

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