A Awin, uma das maiores redes de marketing de afiliados do mundo, anuncia o Awin Report 2021, relatório que examina como a indústria de afiliados está alimentando o aumento das vendas no e-commerce. O material aponta que 2020, apesar de ter sido um ano muito desafiador para todos, também foi um período de consolidação do modelo de afiliados.

O relatório aponta que dos US$ 3,8 bilhões investidos em anúncios em plataformas digitais, US$ 152 milhões foram investidos diretamente em plataformas de afiliados. Espera-se que ao fim de 2021 o crescimento seja de mais 13%, superando US$ 170 milhões. Outro dado que comprova a consolidação é o crescimento de 72% em vendas geradas por marketing de afiliados no pico da primeira onda da pandemia, em maio no Brasil.

Mesmo com a queda deste crescimento para 49% em junho quando as lojas começaram a reabrir, houve um aumento de 19% nos cliques em publicações em 2020, o que sugere um ano em que a atividade aumentou mais do que diminuiu.  A decisão de muitos cidadãos de evitar aglomerações aumentou o número de clientes no e-commerce e, consequentemente, levou a um aumento de 23% no número de clientes online únicos durante o primeiro semestre.



Durante um ano tumultuado, as empresas buscaram consolo na adaptabilidade e criatividade do canal de afiliados. Não fosse pelo declínio de 43% nos gastos com publicidade, desencadeado por uma queda comparável na confiança do consumidor, não haveria dúvida do impacto que os editores e varejistas do Brasil obtiveram em 2020.

A introdução do recurso First Click à plataforma Awin garantiu aos primeiros usuários um aumento de 15% no tráfego. Além disso, as vendas feitas por parceiros de conteúdo registraram aumento de 4 a 7%. Em compensação um resultado negativo chamou a atenção. A comissão por códigos de desconto diminuiu 1% em relação ao ano anterior. Apesar de ser uma queda pequena, este dado gera certa surpresa pois esperava-se que os consumidores buscassem mais oportunidades de economizar em 2020.

Outros dados interessantes do relatório apontam para crescimento de 3% em comissões pagas por vendas em plataformas sociais, e 5% na vertical de cashback.

Para acompanhar o relatório completo, acesse o link.

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