A brasileira Resource acaba de dar o start na primeira fase de um grande projeto governamental para a automatização dos Recursos Humanos de servidores públicos. O RH Bahia é parte de uma das maiores transformações da história do governo estadual e usa o módulo Human Capital Management (HCM) do ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP. A Resource trabalhou com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (PRODEB).
Durante dois anos, a Resource alinhou o projeto de implementação para que o governo estadual conseguisse maior eficiência na gestão de pessoal. Cerca de 250 mil funcionários públicos estaduais estão, desde fevereiro, com folhas de pagamento, benefícios, planos de carreira e demais processos de RH completamente automatizados e fáceis de consultar.
“A automação dos processos de RH nas empresas públicas e sociedades de economia mista do Governo do Estado da Bahia busca diminuir os erros provenientes de processos burocráticos e manuais, assim como, permitir uma melhor acessibilidade dos dados e qualidade das informações resultando em mais controle e agilidade nas concessões de direitos e vantagens e no suporte à gestão das políticas de pessoas”, aponta o gestor de Negócios do projeto RH Bahia, Wilson Freitas, do governo estadual.
Desde janeiro de 2017 a plataforma está entre em operação nas empresas públicas e sociedades de economia mista. Nessas últimas semanas, o RH Bahia passou por diversas verificações técnicas para confirmar que está funcionando corretamente e preparado para a segunda fase.
Planejada para o segundo semestre, o projeto deve avançar para mais órgãos da administração direta, autarquias e fundações, também automatizando a gestão de pessoal e trazendo eficiência e economia para o estado da Bahia. O objetivo é conseguir automatização de mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado, operando em 417 municípios e em 31 mil locais de trabalho.
O entusiasmo da Resource com o projeto é grande. “O know-how conseguido é enorme e a marca SAP é reconhecida mundialmente. Isso dá muita visibilidade”, diz Marcus Piombo, Vice-Presidente de Operações da Resource. A brasileira de TI destaca que esse é a primeira implementação do SAP HCM na administração pública direta do País.6
A Resource promoveu treinamento para os funcionários se familiarizarem com a nova ferramenta. Entre outubro e dezembro de 2016. Foram 30 diferentes tipos de cursos, com cargas horárias que variaram de quatro a 40 horas. “A experiência conseguida por nós pode ser de grande utilidade para outras implementações em empresas privadas ou governos para automatizar o RH”, comenta Piombo.
Com os planos de crescimento em outros países da Resource, o executivo acredita que isso possa até ser exportado. “A gestão de RH brasileira é uma das mais complexas e soluções desse porte são vistas como exemplares em outros países”, diz Piombo.
Automatização
Com o RH Bahia, os servidores públicos poderão consultar documentos como contracheques e informes de rendimentos, programar virtualmente as férias ou solicitar a inclusão de um dependente no plano de saúde.
Para a administração pública, a plataforma facilita o acompanhamento da vida funcional do servidor em relação a admissões, promoções, capacitação e processo de aposentadoria – que foi encurtado dos atuais 90 para 15 dias, com a solução. Além disso, a novidade possibilitará a diminuição de eventuais divergências de recebimento de pagamentos. O RH Bahia promete ainda eliminar o uso do papel em mais de 90% das ações, o que representa uma economia de R$ 4,5 milhões.