A Microsoft anunciou na tarde de ontem os vencedores da etapa latino-americana da Imagine Cup, competição global da companhia que transforma projetos acadêmicos em startups de sucesso. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Os vencedores Adam Robo (Brasil), Eranoi (México) e LEXA (Argentina) foram anunciados em um evento na cidade de São Paulo, onde reuniu, pela primeira vez, mais de 180 competidores da América Latina. Os três vão representar o continente na final mundial da competição, que vai reunir 34 invenções de todo o mundo em Seattle (EUA), no próximo mês de julho.
O grande campeão vai receber mais de US$ 100 mil, somando dinheiro, viagens e créditos em nuvem, como subsídio para desenvolvimento do projeto, além de mentoria de Satya Nadella, CEO da Microsoft.
O Adam Robo, que vai representar o Brasil na final mundial, foi criado para oferecer testes de visão rápidos e precisos por meio de um equipamento portátil que pode ser levado para áreas remotas e disponibilizado para pessoas que sofrem com a falta de atendimento médico.
Idealizado pelo empreendedor Juliano Santos, fundador da startup Prevention, o robô aposta nos conceitos mais avançados de inteligência artificial em um equipamento leve, simples e com custo acessível. O Adam Robo, que passou pelo processo de mentoria do Centro Europeu – Microsoft Innovation Center, consegue identificar necessidades oftalmológicas urgentes colaborando com a prevenção da cegueira evitável.
O teste dura cerca de 5 minutos e tem precisão para detectar diversos problemas de visão usuais como miopia, hipermetropia, vista cansada, astigmatismo e daltonismo. O Adam Robo traz escalas de figuras para pessoas não alfabetizadas e optotipo letras para pessoas alfabetizadas.
“O teste é rápido e pode ser aplicado em adultos e crianças de todas as faixas etárias. Os resultados são gerados instantaneamente e digitalizados pelo software do Adam por meio de um aplicativo disponível para Android, web e iOS. O Big Data do sistema armazena todo o mapeamento do paciente, com a indicação ou não de doença oftalmológica, idade, sexo, escolaridade e localidade. Todos os dados podem ser acessados por qualquer oftalmologista por meio de um QR Code”, explica Juliano.
A versão do Adam Robo é fabricada e comercializada em Curitiba, onde já foi testada em Mutirões da Cidadania da Prefeitura que oferecem exames gratuitos para a população. O produto pode ser comprado ou alugado no site ou na sede da Startup. Além disso, novas versões já estão sendo desenvolvidas.
“Já estamos trabalhando em novas verões do Adam Robo, que vão permitir, por exemplo, que o teste seja realizado de modo automatizado e por conversação, de maneira muito mais humanizada. Além disso, já estamos trabalhando para que o Adam aponte diretamente as possíveis doenças, potencializando o trabalho dos oftalmologistas”, completa Juliano.
[/read]
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja também
Japan House de São Paulo recebe palestra sobre robôs humanoides
Empresa francesa apresenta robô para treinamento corporativo via mobile
Robô-advogado que fala português é lançado no Brasil