Home Imperdível Saiba como planejar uma viagem sem dor de cabeça em 13 passos

Saiba como planejar uma viagem sem dor de cabeça em 13 passos

Se você quer viajar e não sabe como se organizar, o coordenador de Turismo do Sesc Goiás preparou orientações que vão minimizar os riscos.

Ao realizar uma viagem sem planejamento você corre vários riscos. Talvez o dinheiro reservado para a viagem não dê, talvez o clima do lugar escolhido não seja apropriado, talvez o destino escolhido não atenda às necessidades. 

Por isso, um bom planejamento é parte fundamental de uma boa viagem. Para te ajudar a organizar o passeio dos sonhos, o coordenador do Turismo Social do Sesc Goiás, Juliano Barcelos, preparou 13 passos para você se planejar e viajar sem dor de cabeça. 

Passo 1 – Companhia
Com quem você pretende viajar? Vai viajar sozinho, acompanhado? É importante que isso seja definido no início. O companheiro (a) de viagem precisa participar desse planejamento. A viagem tem que ser boa para todos os participantes. 

Passo 2 – Motivação
O que te motiva a viajar? Sua viagem vai atender qual necessidade? Para realizar qual desejo? É a motivação que vai conduzir para a decisão do destino e para o restante do planejamento. 

Passo 3 – Destino
Qual lugar te satisfaz? A praia, o campo, as montanhas? Antes de definir os serviços que você utilizará na sua viagem, defina que tipo de lugar te atende. 



Passo 4 – Época
Em qual época do ano você pretende viajar? É importante alinhar a época certa para o lugar certo. Afinal de contas, quem quer chegar na praia e pegar chuva?

Passo 5 – Recursos Financeiros
Quanto de dinheiro você tem para investir em seu passeio? Alguns gastos são extremamente necessários para que uma viagem ocorra com tranquilidade; outros são, inclusive, obrigatórios, como a hospedagem e o transporte. Outros ainda são tidos como necessários, a exemplo da alimentação. Por fim, existem os gastos desejáveis, que são os passeios, as visitas e tudo aquilo que você deseja fazer, mas que não é obrigatoriamente necessário para que sua viagem aconteça.

Passo 6 – Hospedagem
Decida o tipo de hospedagem. Aqui ainda não é hora de escolher o meio de hospedagem que será utilizado, mas o tipo de hospedagem que você pretende utilizar. Existem várias opções como hotéis, pousadas, hostels, hotéis fazenda, de charme, de campo, de selva, entre outros. 

Passo 7 – Meio de transporte
De que forma você realizará sua viagem? A intenção é ir de avião, ônibus, carro, moto ou outro veículo de transporte? Tenha uma atenção especial à documentação para que sua viagem transcorra de forma tranquila. 

Passo 8 – Organização
Quem irá organizar sua viagem? Você ou uma agência especializada? Se for você, fique atento ao site que disponibilizará o meio de hospedagem que você utilizará, às empresas que disponibilizarão recursos e canais para que você utilize e escolha meios de transporte, seguro viagem, guia de turismo, alimentação e todos os serviços que são necessários para compor seu pacote. 

Agora se você optar pela contratação de uma agência especializada, fique bastante atento às referências dessa empresa para saber se é segura e tem boas avaliações. 

Passo 9 – Conhecendo o destino
Faça uma pesquisa, levante os atrativos, os pontos de interesse turístico, os pontos de visitação e tudo aquilo que o destino escolhido te oferece de opção. Para que o roteiro saia da melhor forma possível é necessário que você saiba o que te espera, não de forma a antecipar todas s surpresas, mas para que você tenha informações suficientes para criar o roteiro ideal.

Passo 10 – Roteiro
Quantos dias você tem disponível para realizar sua viagem? A partir dessa informação, somada àquelas que você já apurou sobre o destino, você vai então montar o cronograma do dia a dia para que a viagem aconteça de forma tranquila e segura, pois ninguém quer fazer uma viagem na correria. Portanto, separe todos os atrativos que você terá condições de visitar para conhecer mais sobre o local, sobre as características da cultura local e as pessoas.