Por Ari Lisjak *
Em 2015, o Google fez um anúncio importante: pela primeira vez, recebeu mais buscas de dispositivos móveis do que de desktops. Desde então, o mundo digital tem se concentrado no desenvolvimento de novos conceitos e estratégias para web design móvel. Portanto, a tendência mobile-first revolucionou a criação de páginas priorizando o design do site na versão mobile e posteriormente adaptando-o para a versão desktop.
As estatísticas falam por si mesmas. Em janeiro de 2021, o Data Reportal registrou 5,22 bilhões de usuários móveis únicos, representando 66,6% da população mundial, o que é realmente impressionante. De acordo com um estudo do Pew Research Center sobre a Geração Z (nascido entre 1995 e 2015), 55% usam seus smartphones pelo menos 10 horas por dia. Embora, de acordo com o Índice Global, 95% das pessoas usam seus dispositivos móveis principalmente para mídia social ou bate-papo com seus amigos enquanto assistem TV, e 72% compraram um produto online no último mês em qualquer dispositivo. Não há mais dúvida da importância do celular.
Com o método de indexação que prioriza o celular, o Google classifica principalmente o conteúdo com base na versão móvel
A mobilidade oferece aos consumidores exatamente o que eles desejam em um único momento e não como um produto em si. Podemos pensar que a mobilidade é um novo paradigma cultural que as empresas deveriam adotar? Pois é, eu penso que sim. Isto significa ter estratégias de transformação digital baseadas na mobilidade, incluindo todos os tipos de empresas, mesmo as do setor B2B (Business to Business).
O mito do mobile first no setor de B2B
Alguns ainda pensam que enviar e receber e-mails em um computador desktop é essencial em uma empresa B2B. No entanto, isso não é totalmente verdade, pois hoje muitos funcionários realizam a maioria de suas transações online por meio de um dispositivo móvel. É evidente que, independentemente da sua natureza, as empresas precisam proporcionar uma experiência agradável nos dispositivos móveis.
Não há dúvida de que os compradores B2B diferem do B2C (Business to Consumer) no que diz respeito à experiência ou jornada do cliente. Geralmente, a complexidade do processo de compra para usuários B2B é mais sofisticada e cara e não é um processo simples como “clicar e comprar o produto X”. Porém, nos últimos anos, vimos como esse comportamento vem mudando e é cada vez mais comum entre os consumidores B2C.
Então, por que as empresas B2B deveriam priorizar os dispositivos móveis?
A otimização de e-mail móvel, por exemplo, é um fator chave no aumento de aberturas, cliques e receita. Como a maioria dos consumidores usa um smartphone para verificar seus e-mails, os sites e outros veículos de comunicação digital de empresas B2B devem funcionar bem em telas pequenas. Aqui estão alguns motivos convincentes pelos quais as empresas B2B devem considerar seriamente o emprego de uma abordagem baseada na usabilidade para dispositivos móveis:
– Adaptação: ao desenvolver um site é importante pensar no mobile porque será mais fácil adaptá-lo ao desktop; caso contrário, serão necessários muitos ajustes.
– Usabilidade: se o acesso à web for intuitivo e fácil, com certeza os usuários poderão realizar mais ações dentro dela. Uma loja online, por exemplo, apresentará aumento nas vendas.
– Velocidade: sites compatíveis com dispositivos móveis geralmente têm tempos de carregamento mais rápidos do que os sites tradicionais.
– Compatibilidade: é mais fácil para os usuários compartilharem seu conteúdo em redes sociais de um telefone celular do que de um computador.
– SEO: como mencionamos no início, o Google indexará mais seu site se ele for adaptado para celulares e se seus consumidores permanecerem nele por algum tempo; caso contrário, você não será mais relevante para o mecanismo de pesquisa.
Você (e sua empresa) estão prontos para o seu site priorizar os dispositivos móveis?
* Ari Lisjak é CEO da Isource Marketing
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