Embora a capacidade de armazenamento de um smartphone seja um dos pontos de venda mais importantes para o consumidor, o tipo de armazenamento é muitas vezes esquecido. A maioria dos smartphones Android (e muitos eletrônicos) usam o UFS (Universal Flash Storage) e a maioria dos flagships de hoje em dia usa armazenamento chamado de UFS 3.0 ou 3.1.
Nessa última terça-feira, a Samsung apresentou o UFS 4.0, que usa a memória V-NAND Gen 7 da Samsung e o controlador proprietário com velocidades de leitura sequencial de até 4.200 MB/s e velocidades de gravação sequencial de até 2.800 MB/s. A nova tecnologia de armazenamento também proporcionará uma melhoria de eficiência de energia de 46% nas velocidades de leitura sequencial em comparação com a geração anterior.
O UFS 4.0 suporta até 23,2 Gbps por canal, o dobro do UFS 3.1. A Samsung afirma que essa quantidade de largura de banda “é perfeita para smartphones 5G que exigem grandes quantidades de processamento de dados”, e espera ver a tecnologia ser adotada em aplicativos de VR, AR e no segmento automotivo.
A nova tecnologia de armazenamento pode ser configurada para suportar até 1 TB de armazenamento, então esperamos que isso signifique que começaremos a ver mais smartphones equipados com capacidades de 512 GB e 1 TB.
A Samsung espera que a produção em massa de armazenamento UFS 4.0 comece no terceiro trimestre deste ano, então podemos esperar ver smartphones usando a nova tecnologia no final do ano, ou na série Galaxy S23 que deve ser lançada ainda no primeiro trimestre de 2023.
Fonte: GSM Arena
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA