Após notícias de que os modelos trocados do smartphone Galaxy Note 7 também apresentaram problemas na bateria e pegaram fogo, a Samsung decidiu suspender a produção do aparelho nesta segunda-feira, 10 de outubro. O cancelamento havia sido especulado por pelo menos dois jornais durante o final de semana. New Yok Times e Wall Street Journal haviam avisado que os executivos da empresa coreana viam a situação como crítica demais e com tendência de trazer ainda mais problemas.
A empresa vem enfrentando um verdadeiro pesadelo com seu ex-melhor smartphone produzido pela marca. O Note 7, lançado em julho, tinha tudo para ser um sucesso e conquistar mercado, mas começou a apresentar problemas sérios na bateria e os modelos começaram a pegar fogo. A empresa convocou um recall e trocou modelos. Mas, na semana passada, alguns Note 7 que foram trocados e deveriam ter o problema resolvido, também incendiaram-se.
A situação virou um redemoinho de más notícias para a Samsung. A semana nem começou e algumas empresas de telefonia parceiras que comercializavam o modelo anunciaram que não irão mais vendê-lo nem fazer as trocas, já que os novos smartphones também apresentam problemas. AT&T e T-Mobile já se posicionaram dessa forma.
Nesta segunda-feira ainda, o consultor de marketing e varejo Tom Cheesewright deu uma dura entrevista em uma rádio americana. Ele disse que a empresa tem feito “asneira” após o recall ter mostrado falhas e a situação está “muito além de embaraçosa”. Cheesewright considera que o impacto negativo para a marca já é grande e pode ainda piorar.
Segundo recall
O caso pode levar a empresa a realizar um raro recall do recall. Mas a consultoria Moor Insights & Strategy, especializada em tecnologia, aconselhou o cancelamento da produção (descontinuar o modelo, no jargão corporativo). A análise considera que a empresa deveria concentrar-se no S7, modelo lançado no começo do ano e muito elogiado, para frear possíveis perdas nos próximos trimestres.
Em sua nota ao mercado desta segunda-feira, a Samsung disse que está “adaptando temporariamente o cronograma de produção do Galaxy Note 7, a fim de tomar medidas adicionais para garantir a questões de qualidade e segurança.”
E no meio desse bombardeio de más notícias, o DailyDot aponta que um suposto e-mail em nome da Samsung está sendo enviado a quem tem o Note 7 com problemas, pedindo que os consumidores não procurem a imprensa para reclamar.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–