Os números impressionam , foram vendidos 432 milhões de smartphones mundialmente no último quadrimestre de 2016, um aumento de 7% se comparado ao mesmo período de 2015.
A grande surpresa foi o avanço da Apple na reta final de 2016, ultrapassando a Samsung e tomando a liderança mundial entre os fabricantes. Só lembrando que a Apple tem uma linha de smartphones bem menor que a empresa coreana.
A Samsung não só perdeu a liderança mundial, coisa que não acontecia havia 2 anos, como as vendas da empresa caíram pelo segundo trimestre consecutivo. Redução de 8% nas vendas e queda de 2,9% no mercado parece pouco, mas quando falamos de 1,5 bilhão de aparelhos vendidos no ano, isso deve incomodar.
Se não bastasse a Apple, perda da liderança, queda nas vendas, o explosivo Galaxy Note 7 e perder mercado até na Coreia do Sul, a Samsung tem que lidar com a “chegada” em novos mercados das empresas chinesas Huawei, Oppo, BBK e Gionee.
Tudo bem nunca tenha ouvido falar nestas empresas, como no caso da Oppo. Talvez você não saiba mas a empresa é líder de vendas no gigantesco mercado chinês de smartphones e agora está procurando novos mercados fora das grandes nuralhas.
Para se ter uma ideia em números, somando as vendas de Huawei, BBK e Oppo foramresponsáveis por 21,3% de todos os smartphones vendidos no mundo no ultimo trimestre de 2016. Não podemos esquecer de outras empresas chinesas como ZTE, Lenovo e Xiaomi, que agora procuram novos mercados.
No Brasil sabemos que a coisa é diferente. Depois de uma desastrosa entrada e uma saída pela porta dos fundos, dificilmente a Xiaomi deve voltar por essas bandas e investe muito em lançamentos no mercado indiano. A Huawei tem operação local, chegou até homologar smartphones na ANATEL mas não tem o menor interesse em voltar ao mercado local, para ter uma ideia o ultimo lançamento que a empresa fez foi em 2014, mas o interessante e ver a empresa vendendo seus produtos para nossos “hermanos” argentinos e uruguaios. Já a Lenovo tem um line-up de smartphones para o mercado local, mas o foco da empresa é a marca Motorola e por fim a ZTE que está voltando de forma discreta.
Sobre os sistemas operacionais, sem nenhuma novidade: Android continua dominando com folga o mercado com 84,8%, seguido pelo iOS da Apple com 18%. Finalmente aconteceu o que o mercado já anuncia, o triste fim do sistema BlackBerry, que agora tem 0,0% do mercado.