Home Tech Digital Série de webinários discute qualidade de vida da população idosa

Série de webinários discute qualidade de vida da população idosa



Para discutir os desafios da população idosa no Brasil e Ibero-América, especialmente os efeitos da pandemia da Covid-19, renomados especialistas internacionais e nacionais da área se reúnem, neste mês de julho, na série especial de webinários internacionais “Trilhas da Longevidade: desafios diante da pandemia”. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A iniciativa é realizada pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o Centro Internacional de Longevidade (ILC), em parceria com a instituição Inteligência Educacional. O evento tem o apoio da Unibes Cultural.

Os encontros serão realizados nos dias 9, 16 e 23 de julho e têm o objetivo de discutir, por meio de debates online, conhecimentos sobre os diversos aspectos que envolvem a longevidade, como qualidade de vida dos idosos, saúde, economia e cultura, além das políticas públicas específicas para essa população.

“Precisamos repensar a valorização dos nossos ancestrais e o seu papel na sociedade”, alerta o presidente do ILC, Alexandre Kalache.



Para trocar experiências sobre esses aspectos, o evento reúne especialistas da Argentina, México, Espanha e Portugal, países que carregam semelhanças, mas também muitas características singulares.

“Nosso objetivo foi trazer estudos de casos de culturas mais próximas à brasileira para entender o que deu certo, o que deu errado e o que nós podemos fazer para elaborar uma resposta mais efetiva no cuidado com os idosos, principalmente diante do momento delicado que vivemos mundialmente”, destaca Kalache.

Ele evidencia a importância de entender os elementos determinantes para respostas mais bem-sucedidas nos países da região.  “Na América Latina vemos situações completamente diferentes no México, Argentina e Brasil. Por isso a importância de compartilhar conhecimento, fazer análises profundas e aprender com o que aconteceu”, ressalta.

O primeiro webinário, no próximo dia 9, será aberto pelo chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou. “Os encontros trarão um panorama das políticas públicas realizadas na Ibero-América, oferecendo ao Brasil um bom diagnóstico e ao conjunto da sociedade a oportunidade de discutir esse tema com a profundidade necessária”, ressalta. Um relatório final será consolidado no terceiro webinário, dia 23 de julho, ocasião que contará também com a participação do secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero.

Lançamento
Dentro da série de webinários, a instituição Inteligência Educacional irá lançar a publicação “Trilhas da Longevidade”. O conteúdo da coleção é inédito ao sugerir formas de envelhecimento planejado. O material, composto por quatro livros, propõe mostrar o caminho para proporcionar uma vida melhor e mais feliz para as gerações futuras.

Cada publicação é voltada para um público específico: a pessoa idosa, a família, os cuidadores, além de apontamentos sobre gestão e políticas públicas.

A diretora e CEO da Inteligência Educacional, Milena Araújo, destaca que é preciso estudo e planejamento para que a nação envelheça de forma digna, garantindo o bem-estar para toda a população brasileira.

“Permitir que o assunto seja desenvolvido em um evento internacional, em que teremos opiniões, exemplos, práticas e diagnósticos se faz fundamental para se estruturar propostas e políticas públicas sobre longevidade saudável. Por isso o Webinário Trilhas da Longevidade é tão caro para o assunto”, diz.

Serviço:

Série de webinários – Trilhas da Longevidade – desafios diante da pandemia

Realização: Organização dos Estados Ibero-Americanos

Datas: 09, 16 e 23 de julho

Horário: 11h30 às 13h

Plataforma: Youtube.com/OEIBrasil ou @OEIBrasil

Inscrições para certificação neste link.

 

[/read]  

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Série de webinários discute qualidade de vida da população idosa

 

Veja também
Brasil Game Show de 2020 é oficialmente adiada
LG apresenta novo Monitor UltraWide Gamer
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap