Muito já se ouviu falar sobre tecnologias de reconhecimento facial e inteligência artificial e até mesmo sobre suas aplicações na publicidade em busca de maior interação entre marcas e consumidores. Consumidores humanos, no caso. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Porque toda essa tecnologia aplicada para cachorros, permitindo a eles que escolham as suas próprias compras, é algo de fato inédito até então.
E é justamente para surpreender que a Petz apresenta seu novo serviço online, o Pet-Commerce. O projeto permite que o cachorro interaja com o site e, a partir do que a câmera captar, a tecnologia de IA identifica se o animal de estimação se interessou ou não por determinado produto, facilitando assim o processo para o tutor.
Veja como funciona:
O processo é bem simples. É preciso que a câmera do aparelho com acesso à internet – computador, tablet, celular – capte toda a face do cachorro. Assim, a inteligência artificial consegue identificar o nível de interesse para a compra de determinado produto – representado por um gráfico de ossinhos que vão sendo preenchidos.
Para que essa identificação seja possível, o sistema de inteligência artificial foi treinado com milhares de fotos de cachorros. “Escolhemos dezenas de raças e até animais sem raça definida. O olhar para a câmera, as orelhas apontando em direção à câmera e um animal sem medo e sem desconfiança, que não vá para trás ao ver o site, são sinais de que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto apresentado”, explica Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou nesse treinamento da inteligência artificial.
Para construir a melhor experiência de navegação possível para os cachorros, foi desenvolvido o primeiro UX para usuários caninos. Para isso, vários aspectos foram considerados. Em primeiro lugar, a visão dos cachorros. Diferente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis.
Além disso, eles não prestam atenção em imagens estáticas. Por isso, todos os produtos do Pet-Commerce são apresentados em forma de vídeos, na paleta de amarelos e azuis. E, pra completar, o áudio também foi ajustado para os cachorros conseguirem perceber melhor o som.
Ao clicar no site, o consumidor encontra todo o tutorial, que ensina o que deve ser feito para que seu cachorro “tenha voz” na hora das compras. É importante, por exemplo, que o som do computador esteja ligado pois, como não se pode sentir o cheiro, além do olfato a audição é um sentido bastante importante para os cães.
“É indispensável que o cachorro esteja bem, brincando, não há necessidade de pegá-lo no colo ou segurar a cabeça, o que pode até causar irritação; basta colocar a câmera bem de frente para que o equipamento possa captar da melhor forma possível as reações do pet”, detalha o adestrador.
A partir do momento que o item é escolhido pelo cachorro, vai para uma pré-seleção no carrinho. A compra só é efetuada depois da decisão do tutor, que deve preencher todos os dados. “Como Pet-Commerce ainda conseguimos estimular as vendas online e trazer novos clientes”, destaca Zimerman.
O presidente da Petz lembra que o Pet-Commerce é exclusivo para cães. Ainda não há estudos, mas no futuro pode vir a ser estendido para gatos, por exemplo.
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