As indústrias elétricas e eletrônicas abriram 252 vagas de trabalho no mês de agosto de 2016, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), apurado com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). Esta foi a primeira expansão no nível de emprego do setor depois de 18 meses de quedas consecutivas. O último resultado positivo havia sido registrado em janeiro de 2015 (742 postos).
O presidente da Abinee, Humberto Barbato, avalia que o desempenho dos últimos meses já indicava uma recuperação no nível de emprego. “Passamos pela fase de redução das demissões e agora começaram as contratações. Esperamos que esta tendência permaneça”, afirma.
No acumulado de janeiro a agosto, as indústrias elétricas e eletrônicas registraram o fechamento de 8,1 mil vagas. O total de empregados no setor eletroeletrônico atingiu 239,9 mil no final do mês passado.
Entre fevereiro e abril de 2016, o período se mostrou dramático. Foram 1.797 vagas cortadas em fevereiro, culminando para 2.856 em março e ainda com cortes mantidos altos em abril, com 1.607. Os sinais de que poderia haver uma melhora em breve só surgiram em julho, quando a eliminação de postos de trabalho caiu para menos 144.
Os números de agosto foram os primeiros de geração de emprego nesse período e a expectativa é que o pior já passou.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–