… alumina, um óxido do alumínio. A dificuldade do projeto era justamente introduzir uma quantidade suficiente de alumina no vidro. As primeiras misturas cristalizavam antes de se unirem e deixavam o material frágil.
O problema foi contornado utilizando-se uma técnica de processamento industrial sem um contêiner recipiente. Os cientistas usaram gás para empurrar os componentes químicos em pleno ar. Foram adaptados dois lasers de CO2 a 200 graus centígrados para efetuar o processo. Com isso, sintetizaram o novo vidro reforçado. O resultado da experiência foi pequenas esferas do novo material de apensa 2 milímetros. O estudo foi publicado no Scientific Reports.
O super vidro resultante da experiência se mostrou incolor, suficientemente transparente e muito resistente. Não se sabe ao certo se ele será mesmo chamado de vidro, já que 50% dele é constituído de alumina.
A rigidez foi comprovada utilizando-se o Módulo de Young, um parâmetro mecânico de rigidez e elasticidade. Os resultados mostram-se duas vezes mais elevados do que o vidro mais resistente obtido com óxidos e extremamente muito próximos dos níveis do aço. Com a novidade, os pesquisadores dizem que podemos entrar numa nova era de telas resistentes.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–