Seguindo movimento de outros apps de mensagens e conversas, o Skype passará a oferecer criptografadas de ponta a ponta (E2E, end-to-end). Com isso, os usuários ganham mais segurança e garantias de privacidade. A novidade só foi possível por uma parceria entre Microsoft e a Open Whisper Systems, fabricantes do Skype e Signal, respectivamente.
O recurso foi batizado de Skype Private Conversations e está em testes nas compilações do Skype Insider. Ele cria chaves criptográficas nas conversas entre os usuários que usam o app. Esse embaralhamento só é possível ser desfeito quando o outro lado recebe o conteúdo e tem a outra chave acionada. O sigilo será mantido nas imagens, arquivos de áudio ou vídeo enviados através do recurso de mensagens de texto do Skype.
É o protocolo de criptografia do Signal, considerado ultrasseguro, que será responsável por isso. O recurso é de código-fonte aberto e é também usado pelo Facebook Messenger e no app WhatsApp (de propriedade do Facebook). A Open Whisper Systems é uma organização sem fins lucrativos e alguns de seus produtos são usados por ativistas e pessoas que denunciam governos e empresas.
O movimento da Microsoft mostra que a indústria de tecnologia que trabalha com mensageiros eletrônicos está definitivamente apostando na privacidade dos usuários. O sigilo é considerado essencial para esse tipo de app ser usado por todos. Mas há questões controversas sobre isso.
Polêmico
Diversos casos de investigações policiais e de terrorismo internacional tiveram dificuldades de avançar por esbarrarem em criptografias fortes. Em geral, a polícia pede para as empresas liberarem os dados dos usuários. Mas nem sempre isso é atendido. Por outro lado, governos totalitários costumam espionar sem critério os cidadãos e chegam a usar tecnologia avançada para quebrar essas criptografias, sem qualquer aviso ou distinção.
O recurso novo está na versão Skype Insider 8.13.76.8 para Android, iOS, Linux, Mac e Windows. Ele só funciona se o outro lado tiver o mesmo app. Além disso, está em testes e pode haver falhas.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–