O prognóstico para o futuro das empresas fabricantes e fornecedoras de produtos e soluções de tecnologia da informação(TI) é pouco otimista, de acordo com o novo relatório FutureScape 2016 do IDC que destacamos recentemente aqui no VOIT. Até 2020, cerca de 30% das companhias desse setor devem entrar numa fusão/aquisição ou simplesmente desaparecerem do mercado.
O divisor de águas para esse cenário catastrófico já está entre nós e tem vários nomes. O IDC chama de Economia DX (Digital Transformation ou Transformação Digital), mas as forças que compõem isso são bem conhecidas e estão na sigla SMAC (Social, Mobile, Analytics/Big Data e Cloud).
O IDC aponta que boa parte das empresas desse mundo da TI não está fazendo mudanças necessárias para sobreviver no longo prazo. Cerca de um terço de cada segmento da TI estudado pelo instituto tem dado constantes sinais de que há dificuldades em fazer receitas, lucros e evitar a deterioração dos produtos e da marca.
A perda de mercado para algumas é relatada mensalmente nos relatórios do IDC. E pela cobertura que fazemos diariamente desse setor, é possível notar que as cúpulas de muitas dessas companhias parecem perdidas no turbilhão do SMAC. Parecem que ainda não perceberam que a TI mudou e exige novas estratégias e posturas. E isso precisa ocorrer o mais rápido possível.
O futuro não está garantido nem mesmo para quem tem saído em busca de sobrevivência. O IDC aponta que haverá uma grande consolidação no fornecimento de soluções em cloud até 2020. Por essa época, 80% do mercado será…[MAIS]