Home CORPORATE Empreendedorismo Sociedade latina demonstra interesse em pautas recicláveis

Sociedade latina demonstra interesse em pautas recicláveis



O Brasil é um dos países no mundo que mais gera resíduo plástico e diversas organizações têm repensado tanto o consumo quanto o descarte do material à medida que pautas ecológicas passam a compor cada vez mais o debate público e político. De acordo com o relatório “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, apenas 1,3% das 11,3 milhões de toneladas de plástico são recicladas no Brasil. Em termos globais, a pesquisa Perspetivas Mundial do Plástico aponta que mais de 90% do plástico no mundo não é reciclado.

A perspectiva da esfera pública é de atenção e cuidado em relação ao material. A WWF (Word Wild Fund for Nature) divulgou dados de uma pesquisa realizada pela Ipsos, apontando que uma média de 90% das pessoas entrevistadas em 28 países são a favor de um tratado global de plásticos para combater a crise causada pela poluição dos resíduos no meio ambiente. Segundo o relatório, os países latino-americanos lideram em termos de preocupação com ações de menor impacto que os resíduos causam, tendo 93% dos entrevistados mostrando interesse. Em seguida estão os países da Europa e Ásia.

A pressão das organizações ambientais, assim como a conscientização da população global, faz com que grandes corporações e multinacionais de diversos setores como mineração, alimentos e cosméticos, repensem e tracem estratégias de redução de danos que há tempos perpetuam no globo. É o caso da Unilever, por exemplo, fabricante mundial de bens de consumo, que utiliza em larga escala embalagens plásticas e inseriu, no último dia mundial da reciclagem, 17 de maio, outras 10 toneladas de plástico reciclado na confecção de embalagens de produtos de limpeza e cosméticos de marcas da companhia. Tal iniciativa tem a ver com a estratégia de negócios da Unilever Compass assim como contribui com projetos como o Movimento Repense o Plástico e demais agendas organizacionais que tem por objetivo, se não findar, repensar estratégias globais para o reaproveitamento máximo de resíduos plásticos da natureza.



Zita Oliveira, gerente de sustentabilidade da Unilever para a América Latina, afirma que a redução do uso de plástico virgem, substituído pelo material reciclado e reciclável no portfólio, faz com que a maioria das marcas de cuidados com a casa e cuidados pessoais da companhia apresentem avanços na agenda do plástico e comecem a atingir uma das principais metas da companhia: utilizar minimamente 25% de plástico reciclado nas embalagens até 2025

Essa iniciativa vai à esteira de outras empresas que buscam se adequar cada vez mais às pautas de sustentabilidade, seja no âmbito do plástico, seja em demais esferas ambientais, como o impacto que os produtos causam  na fauna e flora local.

“O consumidor já está mais exigente e, com isso, suas expectativas com relação ao papel das empresas em suas vidas aumentaram significativamente. As novas gerações apresentam maior preocupação e vínculo com questões sociais e buscam empresas e marcas que estão dispostas a unir objetivos do negócio aos objetivos da sociedade”, aponta Oliveira. De fato, a procura por uma sustentabilidade maior através do consumo de empresas conscientes é o mote da geração Z (nascidos na segunda metade dos anos 1990 até o ano 2010).

“Pesquisas recentes, como a da Nielsen, de 2019, deixam claro que 94% dos brasileiros acham importante que as empresas invistam em projetos de proteção ao meio ambiente. Aliás, essas pessoas estão dispostas a pagar até 73% mais caro por marcas que se preocupem com questões ambientais”, afirma a executiva. Sua perspectiva é de que as marcas devem criar uma relação de confiança com o consumidor, principalmente através de ações sustentáveis que influenciem hábitos igualmente sustentáveis e o consumo consciente.

 Para saber mais, basta acessar: https://repense.eco.br/

Sociedade latina demonstra interesse em pautas recicláveisSociedade latina demonstra interesse em pautas recicláveisSociedade latina demonstra interesse em pautas recicláveisSociedade latina demonstra interesse em pautas recicláveisSociedade latina demonstra interesse em pautas recicláveisSociedade latina demonstra interesse em pautas recicláveis