O chamado “abandono de carrinho”, que ocorre quando o consumidor adiciona itens ao carrinho de compras, porém sai da loja on-line sem finalizar o pedido é mais comum do que se imagina. Segundo o Moosend, 69% dos carrinhos de compras on-line são abandonados mundialmente antes que a transação seja finalizada. Na América Latina, esse número é ainda maior, chegando a 75,3% e, no Brasil, ele alcança 82%, de acordo com o E-Commerce Radar.
De acordo com a Infobip, as razões para abandono de carrinho são várias, entre elas, fatores como custos (com o frete ou custos “escondidos” que só aparecem no momento de finalização do pedido) até a boa e velha pesquisa nos concorrentes, fazendo o cliente encontrar melhores oportunidades e assim, abandonar ou desistir da compra.
Foi identificando essa oportunidade e também a dor de alguns clientes que a Infobip trouxe ao mercado uma solução para lojas VTEX, principal plataforma de e-commerce do mundo. “Hoje o e-commerce e a mensageria são muito fortes. Muitas pessoas acessam e fazem compras pelo celular, por isso uma notificação por sms, WhatsApp ou qualquer outro canal é mais cômoda e segura”, explica Bruno Reczcki, Senior Partner Sales Engineer na Infobip.
Expertise da plataforma
A integração na plataforma VTEX foi desenvolvida em apenas 20 dias e isso só foi possível pela experiência da ACCT Global na tecnologia. “A ACCT é o parceiro mais valioso da VTEX e o conhecimento da plataforma foi essencial para uma entrega em um tempo tão curto”, assegura Bruno.
Para o desafio de fazer a mensageria da Infobip trabalhar junto com a VTEX, o time da ACCT criou um middle back-end para gerenciar dois fluxos: o de pedido criado e o de carrinho abandonado.
O primeiro foi criado para no momento que o cliente fazer o pedido no e-commerce, a VTEX “avisar” a Infobip com item, quantidade, preço e essas informações são enviadas via API e posteriormente inseridas dentro do CRM da Infobip, dentro de uma entidade chamada pedido. Já o fluxo de carrinho abandonado, quando o cliente adiciona produtos no carrinho, é gerada uma url que permanece a mesma, assim o cliente não corre o risco de ter uma URL expirada e e estas informações são encaminhadas para a Infobip.
Assim, é possível ter uma jornada completa de todos os produtos de cada cliente e a Infobip cria a régua de relacionamento de acordo com o perfil de cada negócio. Para Frederico Heitmann, CEO da ACCT Global, além do conhecimento em tecnologia, a solução foi viabilizada também pelo conhecimento de negócio, “essa integração dependia de conhecimento do business case e só foi possível ser feita em tão pouco tempo para gerar um resultado porque se entende bem mais do que tecnologia e desde o início entendemos qual era o objetivo e entendendo o objetivo propomos uma arquitetura diferente que atingia aquele objetivo uma integração via API com um mínimo esforço e valor agregado para a Infobip, para a VTEX e para o cliente”, finaliza.
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