A Ludos Pro, startup de gamificação criada em 2018, viu a procura por sua solução gamificada aumentar ao longo dos primeiros meses da pandemia, fechando o ano de 2020 com um crescimento de 248% quando comparado a 2019. Nos últimos três anos a startup já treinou mais de 300 mil pessoas de diversos clientes.
Esse crescimento vem acontecendo já nos últimos anos, principalmente quando a empresa passou a vender a plataforma não apenas para grandes corporações, como Sicredi, Saint-Gobain e CPFL Energia, mas também para pequenas e médias empresas, que entenderam a necessidade da transformação digital e os benefícios da gamificação.
“No começo da pandemia, sentimos um impacto nos negócios. Mas em pouco tempo percebemos que muitas empresas estavam nos procurando para garantir mais engajamento, entregar treinamentos, incentivar as equipes e receber novos funcionários durante a pandemia”, afirma Danilo Parise, CEO da Ludos Pro.
“A pandemia só reforçou algo que já havíamos identificado: a necessidade de as empresas digitalizarem cada vez mais seus processos de treinamento e aprendizagem, utilizando metodologias mais modernas, que realmente engajem e tragam resultados. Independente do porte, as empresas perceberam a real necessidade da transformação digital.”, continua Danilo.
“O Ludos Pro é um parceiro chave da InvestPlay. Com a ferramenta, conseguimos entregar uma experiência ainda mais impactante para o nosso usuário. As trilhas nos ajudam a oferecer uma jornada de aprendizagem extremamente excitante com mecânicas interativas e lúdicas. Além disso, utilizamos os objetivos como formas de evidenciar o impacto real na vida dos nossos usuários. Atingimos NPS de 9,2 de indicação da ferramenta perante aos nossos usuários” afirma Iago Oselieri, CEO da InvestPlay.
“A ferramenta da Ludos Pro nos auxiliou a criar um engajamento ímpar entre nossos colaboradores, espalhados pelo Brasil. Através da utilização da solução gamificada, aumentamos nossos indicadores de utilização e performance da plataforma de CRM. A Ludos Pro permite que conteúdos complexos e muitas vezes maçantes possam ser absorvidos de forma lúdica e interativa pelos usuários. Além disso, a equipe está presente durante todas as etapas do projeto, fornecendo total apoio sempre que necessário.”, afirma Isadora Diehl, gerente de CRM da Sicredi.
O crescimento vem acompanhado de um aporte de R﹩1,5 milhão, realizado por um investidor estrangeiro, e que vai viabilizar mudanças na estrutura da empresa que serão, inicialmente, focadas em melhorias de tecnologia e inclusão de novas funcionalidades na plataforma. “A ideia de ter um investidor anjo estrangeiro propicia a expansão para outros mercados, um objetivo que deve ocorrer dentro dos próximos anos”, afirma Danilo.
Além da área de tecnologia, outra área que receberá atenção será o time comercial, que será estruturado visando a expansão via novos canais e também a criação de modelos de negócios para parceiros. “Ao longo destes três anos conseguimos criar um produto baseado na nuvem (SaaS) que nos permite dar escalabilidade ao negócio, independente da necessidade ou porte da empresa”, diz Eduardo Calixto, CTO da startup.
Atualmente, a Ludos Pro disponibiliza o serviço no modelo por assinatura, de acordo com o número de usuários. Com valores a partir de R$ 590 mensais para até 50 usuários, evoluindo até projetos de grandes volumes. A startup também oferece a possibilidade de realizar o teste grátis da plataforma por até 7 (sete) dias.
A plataforma
A Ludos Pro oferece uma plataforma gamificada que ajuda a transformar o ambiente de aprendizagem em uma experiência lúdica e inovadora. Por meio de técnicas de jogos, interatividade e dados, ela conduz o participante em uma trilha de pílulas de conhecimento. Toda a gestão da plataforma, personalização e conteúdo é feita pelo próprio administrador, sem a necessidade de códigos, de forma simples e intuitiva.
“Desde o início, tínhamos a premissa de democratizar o processo de aprendizagem por meio da tecnologia e da gamificação, que pudesse empoderar as pessoas a criarem seus próprios conteúdos gamificados, sem códigos ou complicações”, comenta Danilo.
Gamificação: Um mercado de bilhões
De acordo com dados apresentados pela Fortune Business Insights , o tamanho do mercado global de gamificação era de US﹩6,33 bilhões em 2019 e está projetado para atingir US﹩37 bilhões em 2027. O estudo também aponta um crescimento na adoção de soluções gamificadas baseadas em nuvem por parte das PMEs (Pequenas e Médias Empresas), que ocorre porque estas soluções são mais acessíveis e oferecem serviços avançados, em comparação com as soluções locais, além da redução nos custos por tratar-se de um serviço de larga escala.
No Brasil, um estudo realizado pela Mlabs em parceria com a Social Media Week SP FuTeCH para as tendências do mercado digital, aponta que a gamificação é a principal aposta estratégica para 22% dos entrevistados em 2021.
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