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Sua próxima pizza pode ser feita por um robô



marta
Marta, em pleno horário de trabalho

Na cozinha da mais nova pizzaria sensação de Mountain View, na Califórnia, o trabalho é incessante. Marta prepara a massa, passa o molho, distribui o recheio preferido do cliente e mandar a iguaria para assar. Nada de anormal até aí, a não ser que Marta é um robô, um dos vários que trabalham na Pizza Zume.

Se é verdade que os robôs irão dominar o mercado de trabalho, essa pizzaria pode ser a prova definitiva de que isso não demorará muito a acontecer. A ideia de seus fundadores é fazer algo altamente rentável. Se você mora em bairros que não sejam centrais de uma metrópole ou na periferia, já deve ter visto algumas dúzias de estabelecimentos desse tipo serem criados e sumirem um tempo depois.

O fenômeno não é só algo que ocorre perto de você. No mundo inteiro a opção de criar um pequeno negócio é, às vezes, muito maior do que o cuidado com a lucratividade. Esse erro os proprietários da Zume não querem correr. “Seremos a Amazon do mundo das pizzas”, relata um dos sócios, Alex Garden, ex-sócio de outro fenômeno do mundo tecnológico, o Zynga Studios, de mobile games.



A analogia está mais perto da perfeição do que se pensa. Um dos planos mais audaciosos da Zume está está a entrega de pizzas por veículos especiais que acabarão de assar a pizza no caminho da entrega. Mais fresquinha impossível.

E quem liga pra robôs pizzaiolos?
Garden acredita que as pessoas querem um boa pizza, não importa se ela é feita por um humano, um robô ou um castor alienígena fantasiado de jogador de futebol. Para isso, ele aposta forte no marketing e na engenhosidade do negócio. O objetivo é simples, entregar a pizza que o cliente quer, no tempo certo e com o máximo de lucro.

Antes de lançar o negócio, o empresário trabalhou quase secretamente com a fabricante de robôs ABB para definir qual modelo seria ideal para a pizzaria. Com a escolha feita, começou a conversar com engenheiros americanos, da Califórnia mesmo, em busca de um caminhão de entrega que pudesse completar o processo de preparo da pizza. No meio disso, trouxe gerentes e sócios do mundo dos restaurantes, gente experiente que não tivesse medo de tecnologia.

O resultado parece perfeito. O local também é estratégico. Está a minutos da sede do Google, Facebook e mais uma dezena de empresas de tecnologia. Clientela certa.

Marta, por enquanto, é a estrela da Zume. Mas em agosto, os caminhões devem começar a rodar e entregar a pizza mais fresca e crocante. Então, a pizzaiola robô deve perder o status de celebridade. Mas ela não liga. É apenas uma robô.

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