Home Cultura TDAH terá uma semana nacional de conscientização

TDAH terá uma semana nacional de conscientização



Um projeto de lei aprovado em 28 de junho pelo Senado Federal propõe a criação da Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ela deve acontecer sempre no período próximo do dia 1º de agosto, promovendo ações de conscientização e esclarecimento da população sobre o que é esse transtorno e a importância do diagnóstico e do tratamento precoce. O texto da lei, que também já passou pela Câmara dos Deputados, está agora sob a análise do presidente Jair Bolsonaro, que poderá sancioná-lo ou impor vetos. 

O TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece ainda na infância e acompanha o indivíduo durante toda a vida, ou seja, não tem cura. Ele requer diagnóstico médico específico e tratamento, que pode ajudar na redução de sintomas e convivência. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar no mundo, com prevalência maior no sexo masculino. 

Os sintomas iniciam-se exatamente nessa fase, e três sinais são considerados os principais indícios: desatenção, hiperatividade e comportamento impulsivo. 



De acordo com estudos, o TDAH é um transtorno de causa genética. Os indivíduos têm predisposição a partir de alterações nos neurotransmissores – dopamina e noradrenalina -, que fazem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro. Também existem pesquisas em desenvolvimento sobre possíveis fatores ambientais e neurológicos, mas ainda não há comprovação adequada.

O TDAH pode ser dividido em três tipos: com predomínio de desatenção, hiperatividade/impulsividade e combinado. No primeiro caso, os pacientes apresentam dificuldade de concentração e para se organizar, se distraem facilmente e cometem erros por descuidos. Já no segundo, os portadores são inquietos, agitados e falam muito. E no último, os sintomas se misturam. 

Como os sinais do transtorno aparecem na infância, geralmente antes dos sete anos, o diagnóstico é clínico, feito por especialistas, como neurologista, psicólogo, psiquiatra e pediatra, com investigação total no comportamento do paciente em diversos ambientes, como escola, casa e trabalho. 

“O primeiro passo, e mais decisivo, é o diagnóstico. Os sintomas podem ser erroneamente interpretados como maus comportamentos e esse erro pode impactar negativamente as relações escolares, familiares e sociais”, explica Ana Noriko, psicóloga e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco). 

Após a confirmação do TDAH, o tratamento é iniciado, variando de acordo com a existência de comorbidades ou outras doenças. Comumente é indicado a psicoterapia, acompanhamento de uma equipe multidisciplinar – especialmente quando se é criança – e a prescrição de remédios.

“Alguns casos irão precisar de abordagens mais diretivas, como as comportamentais, cognitivas, cognitivo-comportamentais, ABA, entre outras. As terapias ajudarão a criar estratégias para o controle de sintomas, além de auxiliar a pessoa a encontrar meios para conhecer mais a respeito do seu modo de funcionamento e como lidar com os sentimentos e emoções”, salientou a psicóloga.

As dicas que a psicóloga dá para familiares e amigos que lidam com pessoas com TDAH têm a ver com observação, paciência e escuta. “Se você cogita que algo não está dentro do esperado para seu filho, leve-o para uma avaliação, o diagnóstico é essencial. É preciso ter paciência e adesão aos tratamentos propostos, além de criar um ambiente estável, acolhedor e compreensivo. É necessário informação, cuidado e acolhimento”, afirmou Ana.

TDAH terá uma semana nacional de conscientizaçãoTDAH terá uma semana nacional de conscientizaçãoTDAH terá uma semana nacional de conscientizaçãoTDAH terá uma semana nacional de conscientizaçãoTDAH terá uma semana nacional de conscientizaçãoTDAH terá uma semana nacional de conscientizaçãoTDAH terá uma semana nacional de conscientizaçãoTDAH terá uma semana nacional de conscientizaçãoTDAH terá uma semana nacional de conscientizaçãoTDAH terá uma semana nacional de conscientização



Previous articleProjetos inteligentes: como otimizar a construção e economizar material?
Next articleFIPAN é vitrine para o segmento de confeitaria e panificação no Brasil
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna