Home NOTÍCIAS Tecnologia usada na Lava Jato pode desbloquear iPhone de suspeitos de atentado

Tecnologia usada na Lava Jato pode desbloquear iPhone de suspeitos de atentado



O FBI anunciou que usará a tecnologia da israelense Cellebrite para desbloquear o iPhone de um suspeito de atentado. A polícia resolveu apelar para um fornecedor especializado enquanto a briga judicial com a Apple não desata. As soluções da Cellebrite foram também utilizadas no Brasil para investigações da Lava Jato, rastreando conversas e mensagens de suspeitos de corrupção. Já mostramos isso em vídeo aqui no VOIT (acesse).

O atentado em questão ocorreu em San Bernardino, Califórnia. O FBI quer que a Apple abra brechas na segurança criptografada do smartphone usado pelos suspeitos para que locais, informações e possíveis planos possam ser recuperados e servir de provas nos tribunais. Mas a fabricante do aparelho se recusa a fazer isso, dizendo que isso pode comprometer toda a privacidade de usuários de smartphones, dessa ou de outras marcas e em qualquer lugar do mundo.

O caso está se tornando emblemático e ambos os lados veem uma disputa longa sobre isso. Disposto a não esperar, o FBI contratou a tecnologia forense da Cellebrite, divulgou o jornal israelense Yedioth Ahronoth. A empresa não comenta a notícia. O periódico diz que conseguiu a informação com…[LEIA MAIS]