Home Carros Conectados TomTom desenvolverá serviços de tráfego voltados para direção autônoma

TomTom desenvolverá serviços de tráfego voltados para direção autônoma



TomTom desenvolverá serviços de tráfego voltados para direção autônomaA TomTom, conhecida pelos seus equipamentos GPS, anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de tráfego para vias de alta velocidade como suporte à direção autônoma, para uma mobilidade mais inteligente.

Serão feitas pesquisas em colaboração com a Cisco para aproveitar ao máximo os dados capturados nas estradas pelo conjunto de sensores, roteadores e controladores administrados pela empresa e, assim, criar a próxima geração de tecnologia de informações de tráfego. A pesquisa combina os dados da Cisco com o conhecimento da TomTom, suportados pela plataforma de Internet das Coisas (IoT) da Cisco.

Um aspecto especialmente inovador dessa parceria é a utilização da tecnologia DAS – Sensores Acústicos Distribuídos, capaz de converter um cabo de fibra óptica em uma série de microfones virtuais que detectam e mensuram os movimentos dos veículos. Esses dados serão acoplados ao pool de FCD – Floating Car Data da TomTom, que determina a velocidade do tráfego a partir de mais de 500 milhões de dispositivos. Em seguida, serão mostrados e analisados no TomTom Traffic Pro, uma nova interface projetada especificamente para atender às necessidades dos Centros de Gestão de Tráfego.



“Com esse projeto, estamos conectando a infraestrutura viária, veículos, motoristas e autoridades rodoviárias, permitindo que compartilhem informações quase em tempo real. Essa é a função da Internet das Coisas. A TomTom – com seu conhecimento, e seu gigantesco banco de dados sobre tráfego e tecnologia inovadora – é uma empresa de peso para se trabalhar neste setor” afirmou Edwin Paalvast, Presidente de EMEAR na Cisco.

Essa pesquisa e desenvolvimento visa reduzir a latência e aumentar a precisão dos serviços de tráfego em tempo real, ajudando a reduzir os custos de infraestrutura e monitoramento de tráfego. Como, por exemplo, a instalação e manutenção da tecnologia DAS, que prometem ser bem mais em conta que os tradicionais sensores de laços indutivos. O objetivo desse projeto é desenvolver produtos melhores que suportem as exigências da direção autônoma em que os carros precisam saber o que encontrar além dos seus sensores em tempo real e em cada faixa de rodagem.

“Acreditamos firmemente que a Internet das Coisas e as tecnologias na nuvem sejam essenciais para o futuro da mobilidade e estamos empolgados por trabalhar com a Cisco no avanço da tecnologia de tráfego”, explica Anders Truelsen, Diretor Executivo de Licenciamento da TomTom.

 

 INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
TomTom desenvolverá serviços de tráfego voltados para direção autônoma