Parece que os brasileiros não são os únicos a amarem esporte e tecnologia. Isso é o que mostra o recente estudo Connected Sports Fans 2016 feito pela Avaya – fornecedora global de software de comunicação, colaboração e serviços para empresas de todos os portes – em parceria com a Spider Marketing, e que ouviu 5 mil fãs de esportes do Reino Unido, EUA e Austrália (que frequentaram um estádio nos últimos 12 meses e que possuem dispositivo móvel).
As principais conclusões mostram que há um crescente apetite por mais informação digital e compartilhamento social, mas que os estádios ainda têm trabalho a fazer:
– Informações sobre o local, preços, comida, bebida e a logística estão entre as prioridades para solucionar as frustrações dos frequentadores de estádios: 70% dos entrevistados afirmaram que receber ofertas especiais relacionadas a alimentos e merchandising em seus dispositivos móveis iria melhorar sua experiência durante um jogo;
– É igualmente importante que eles possam acessar informações sobre as estatísticas do time, dos jogadores e do atleta;
– Os fãs digitais não querem acessar apenas informações estáticas, mas também acessarem novos conteúdos em tempo real e com tecnologia de ponta – mais de 50% dos fãs de esportes disseram que gostariam de ter realidade virtual do campo em seu dispositivo móvel e 63% querem replays de vídeo do jogo
– Cerca de 1/4 dos fãs acha que o sinal e o acesso à web são frustrantes, enquanto quase 1/3 deles afirmam se decepcionarem com a velocidade de download.
Diante das respostas, proprietários de estádios e times que oferecem experiências digitais mais personalizadas por meio de aplicativos com vídeo e recursos sociais, ofertas digitais direto em celulares e informações do jogo em boards digitais podem aumentar a interação dos fãs e gerar novas oportunidades de receita.
A comunidade esportiva está se tornando digital conforme os fãs se afastam de meros espectadores para uma posição de engajamento e divulgação ao vivo.
As características móveis padrão, como câmeras de vídeos e fotos, aplicativos de mídia social e troca de mensagens instantâneas mudaram a forma como os fãs de esportes se engajam com seus times e uns com os outros em eventos ao vivo nos estádios:
– 89% dos fãs tiram fotos dos outros durante um jogo;
– 71% tiram selfies;
– 89% dos jovens de 18 a 24 anos criam vídeos quando visitam estádios e 90% admitem postarem em mídias sociais enquanto estão no estádio.
Um fã conectado digitalmente está se tornando cada vez mais o maior influenciador online de um local. A tendência para as postagens públicas, particularmente em grupos jovens, é um sinal de que no futuro teremos muito mais conteúdo gerado pelo usuário. Os estádios podem se beneficiar desta divulgação pública para aumentar a cobertura da mídia, reforçar o apoio aos times e impulsionar o interesse futuro para a participação em jogos ao vivo.
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