A japonesa Toshiba Corp. irá se desfazer da unidade de chips de memória que possui. Por US$ 18 bilhões, o negócio será comprado por um consórcio liderado pela Bain Capital, um fundo de investimento internacional com sede nos EUA. O conselho de administração da fabricante divulgou nota para a Bolsa de Tóquio nesta quarta-feira, 20 de setembro, e pôs fim a uma série de especulações sobre a venda que vinham tomando conta do mercado e apontavam outros possíveis compradores, entre eles a Western Digital.
O destino da venda da segunda maior fabricante de chips de memória NAND foi decidida em uma reunião na quarta-feira, no início do dia, relata o serviço noticioso de negócios Reuters. A oferta da Bain Capital acabou ficando a mais concreta. Autoridades americanas que cuidam de leis antitruste estavam vendo dificuldades na união com a Western Digital por uma concentração excessiva de mercado.
O acordo ainda não foi assinado. Mas isso deve ocorrer nas próximas semanas.
Dificuldades
A Toshiba tem enfrentado uma série de problemas administrativos e crises financeiras. A empresa chegou a apresentar resultados de balanço não auditados no primeiro trimestre de 2017 e isso colocou as ações da empresa sob supervisão na bolsa de Tóquio e com sérias ameaças de serem retiradas do mercado.
Antes, um escândalo contábil obrigou a empresa a reformular seu board administrativo, demitir funcionários e repensar suas práticas de governança. A crise quase levou a naufrágio a confiança dos consumidores em qualquer outro produto eletrônico japonês.
O negócio com a Bain deve ser um passo importante para normalizar a situação e recolocar a Toshiba na rota de estabilização administrativa e financeira.
A Bain Capital comprou a Bue Coat, de segurança digital, em 2015.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–