O novo impulso da robótica no mundo tem certas características que trazem esse setor muito perto do que conhecemos com tecnologia da informação (TI). O design evoluiu para algo do gosto das pessoas comuns, os conceitos de mobilidade e consumerização impulsionam as ofertas e o robô de hoje está muito longe de ser aqueles que dominaram as fábricas há cinco décadas. Parece mais um personagem de game ou o logotipo do seu app favorito.
Assim é o Kirobo, da Toyota. A maior montadora de automóveis do mundo tem, há tempos, demonstrado seu interesse no mercado de robótica e o pequeno autômato deve ganhar o mercado em algum momento de 2017, confirmou a empresa. O preço pretendido é por volta de 39.800 iens (cerca de US$ 400 ou R$ 1.300).
O Kirobo será apresentado na feira de tecnologia CEATEC, de 4 a 7 de outubro, em Tóquio. Ele é uma versão menor do seu irmão protótipo que a Toyota enviou par ao espaço com o astronauta Koichi Wakata, o primeiro astronauta japonês a comandar a Estação Espacial Internacional, em 2013.
O robô tem 10 cm e é bem simpático. Usando proporções humanas, dá para dizer que o robô que foi ao espaço assemelha-se a um adolescente de 12 anos e o que está prestes a ser divulgado parece uma criança de 3 anos.
Conexão e serviços
O objetivo do robozinho é ser um companheiro automatizado para as pessoas, um mercado dado como certo para a robótica nos próximos anos. Algo nada estranho se pensarmos nele como um computador com braços, pernas e expressões emotivas.
A montadora divulgou um vídeo sobre o Kirobo, mas não há muita informação sobre o produto. A empresa guarda os detalhes para o anúncio desta semana. O que sabemos é que o Kirobo funcionará com uma conexão a alguns serviços com inscrição mensal que deve ficar por volta de US$ 3 (menos de R$ 10). A Toyota também promete que o Kirobo será uma interface entre pessoas e os avanços da inteligência artificial.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–