Home Novidades Transporte sustentável garante prêmio internacional a três capitais brasileiras

Transporte sustentável garante prêmio internacional a três capitais brasileiras

Iniciativas de promoção ao transporte sustentável garantiram reconhecimento internacional às capitais Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O prêmio Transporte Sustentável foi concedido às cidades pelo instituto americano de Políticas de Transporte e Desenvolvimento.

Na 11ª edição do prêmio, é a primeira vez que três cidades empatam em um quesito. O ITDP avalia para definir as cidades campeãs quesitos como os projetos que promoveram a mobilidade e a qualidade de vida de quem vive em grandes centros.

Belo Horizonte foi premiada por ter implantado o MOVE, com 23 quilômetros ao longo de dois corredores. O instituto também destacou as obras de revitalização da região central, que recebeu novas ruas, somente para pedestres, e cerca de 30 km de ciclovias.

Já a capital fluminense foi premiada por iniciar o funcionamento do segundo sistema de BRT. O Transcarioca é um corredor de 39 quilômetros que atende quase 300 mil pessoas todos os dias. A previsão é de, a partir da instalação de outros dois corredores, ampliar em 60% a capacidade de transporte.

As ciclovias foram a grande estrela que garantiu a premiação à capital paulista. As vias exclusivas para bicicletas devem atingir 400 quilômetros em 2015. Outro fator considerado pelo ITDP foi a instalação de 320 quilômetros de faixas de ônibus, que ampliou em 21% a velocidade dos ônibus em um dos centros mais congestionados do mundo.



Instituído há dez anos, o Prêmio Transporte Sustentável é concedido aos municípios responsáveis por boas práticas sustentáveis de transportes. As ações devem ser verificáveis, ou seja, que comprovadamente tenham melhorado a qualidade do transporte público para os moradores, além da segurança e as condições de circulação de pedestres e ciclistas, bem como a redução da emissão de poluentes.

O prêmio já reconheceu bons projetos em cidades como Buenos Aires (Argentina); Cidade do México (México); Medelim (Colômbia); São Francisco (EUA); Guangzhou (China); Ahmedabad (Índia); Nova Iorque (EUA); Londres (Reino Unido); Paris (França); Guaiaquil (Equador); Seul (Coréia do Sul); e Bogotá (Colômbia).



Previous articleRS: Equipes de blitze antiálcool também vão fiscalizar trânsito
Next articleSawana Carvalho é substituída por Traad, do Detran-PR, na presidência da AND