Home Novidades Tratamento odontológico: saiba quais são os tipos e indicações

Tratamento odontológico: saiba quais são os tipos e indicações

Quer conhecer os principais tratamentos odontológicos? Confira os procedimentos que selecionamos para você cuidar do seu sorriso e da saúde bucal. Imagem: Pexels

Procurando por tratamentos odontológicos para transformar e cuidar do seu sorriso? É necessário ir periodicamente ao dentista para tratar da saúde bucal, a fim de evitar problemas, como desconfortos, dores, dentes amarelados ou com manchas, cáries, entre outros.

É através das consultas de rotina que o profissional consegue avaliar as necessidades do indivíduo, podendo indicar tratamentos específicos. Assim, é possível cuidar da saúde bucal, como também realizar procedimentos para conquistar um sorriso mais harmônico, cuidando da estética. Quer saber mais sobre os principais tratamentos e indicações? Continue a leitura!

Principais tratamentos odontológicos e suas indicações

Os tratamentos odontológicos visam cuidar e tratar da saúde bucal, como também da estética, de acordo com a especialidade odontológica. Procurar um profissional especializado no tratamento é essencial para obter uma avaliação adequada e bons resultados.

A diversidade de especialidades odontológicas é grande e estas podem focar tanto no problema ou no público. Por exemplo, se for tratamentos dentários focados nos problemas, podemos encontrar especialistas no tratamento de desalinhamentos e perda de dentes, ou tratamento da gengiva. Ou ainda, você pode encontrar profissionais especializados em um público específico, como a odontopediatria, que é focada nas crianças, ou odontogeriatria, que trata os idosos.



Mas, como na medicina, na odontologia há também os clínicos gerais que podem avaliar seu caso, e se houver necessidade, podem te encaminhar para o especialista mais adequado. O tratamento odontológico preventivo é a chave para conquistar um sorriso perfeito, além de promover o bem-estar e a auto-estima.

Afinal, o profissional pode prever problemas e fatores de risco, podendo indicar ações para evitar ou, ainda, corrigir problemas antes de se agravarem. E também, adequar os cuidados à sua necessidade para que você consiga realizá-las com mais praticidade e regularidade.

Os tratamentos podem ser simples ou complexos, necessitando de cirurgias e cuidados especiais. Inclusive, no pós-cirúrgicos pode ser requerido o uso de alguns itens para casos específicos.

Por exemplo, em casos de sangramentos, seja por rompimento de pontos ou hemorragias, são indicados o uso de compressas de gaze para estancar o sangue, até o atendimento ou retorno com o profissional. Nesses casos, obtenha produtos de qualidade conforme as orientações do seu dentista, adquirindo compressas de gaze para curativos estéreis para estancar o sangue, como também proteger a região.

Veja a seguir os principais tratamentos odontológicos e para que servem:

Extração dentária
Consiste em extrair um ou mais dentes, podendo ser de dois tipos: simples e cirúrgica. Vai depender de vários fatores que são avaliados detalhadamente pelo dentista, como existência de cáries profundas, ausência de espaço suficiente para o alinhamento dos dentes, dentre outros motivos. Também é requerido exames de radiografia para identificar o formato, posição, comprimento do osso do dente e região bucal.

extração do siso é o tratamento mais comum, pois pode comprometer outros dentes e a arcada dentária. O custo pode variar da complexidade e também da cidade ou região em que fará o tratamento.

Além disso, são necessários alguns cuidados pós remoção do dente, que são orientados pelo dentista. Para saber tudo sobre o assunto, acesse esse guia completo sobre extração dentária.

Clareamento dental
Se você possui dentes amarelados e sonha que eles voltem a ser brancos, este pode ser o tratamento odontológico mais adequado. O clareamento dental é um procedimento popular, que tem como objetivo clarear a tonalidade do esmalte dos dentes, a fim de eliminar tons amarelados e manchas indesejadas.

Possui dois tipos de técnicas: clareamento a laser e o clareamento com moldeira. A quantidade de sessões varia de acordo com a técnica e a tonalidade desejada. Hoje em dia, este tratamento já evita efeitos patológicos ao esmalte dental, sendo opções que podem evitar sensibilidades e trazer resultados rápidos.

Tratamento de canal
Quem aí já ouviu falar nesse procedimento? É realizado a recuperação da parte interna do dente, retirando o tecido pulpar, e logo após é vedado o canal. Assim, o objetivo deste tratamento dentário é manter o dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais. Pode ser indicado em casos como: cáries profunda, traumas dentários, dentre outras patologias ou problemas.

Restauração dentária
São procedimentos que tratam cáries ou traumas, reconstruindo o dente para evitar dores e desconfortos. É indicado para casos de cárie dentária, dor de dente, recuperar o formato original do dente e melhorar a aparência. Os materiais mais utilizados neste procedimento são a resina comporta, por se assemelhar com as características dos dentes, mas há também o amálgama, que é um material prateado. Possui duração média de 15 a 30 minutos e deve ser realizado com um profissional.

Tratamento ortodôntico
O principal objetivo deste tratamento é restabelecer a oclusão dentária, ou seja, alinhar os dentes e a mordida. É um dos procedimentos mais populares em que é utilizado o aparelho dentário para auxiliar a alinhar os dentes tortos, como também em problemas de dificuldade de mastigação e dores articulares.

Pode ser indicado aparelho fixo, móvel, extrabucal e contenção. O tratamento possui tempo variado, de acordo com as necessidades do paciente e de sua adesão, com boas práticas de uso.

Implante dentário
É um pino de titânio fixado na estrutura óssea para apoiar próteses dentárias. É parecido com um parafuso, e funciona como a raiz do dente, proporcionando sustentação para a colocação da prótese dentária. Muito utilizado em casos de ausência dentária, que podem ser causados, por exemplo, por cáries extensas e perda óssea.

É um procedimento mais complexo e demanda alguns meses de recuperação. Pode ser realizado em um ou mais dentes, de acordo com a necessidade do paciente.

Esses são os tratamentos odontológicos mais comuns que selecionamos para você. Procure um dentista e faça uma avaliação da sua saúde bucal para verificar quais são os cuidados indicados especificamente para você. Assim, você conquista seu sorriso perfeito! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!